Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e previsão Europa 2024

Leandro A M Leite
 Share

Recommended Posts

• 2 months later...
Em 30/08/2024 em 15:06, Leandro A M Leite disse:

Tenso...
Agosto aqui teve mais da metade dos dias com máxima de 32 ou mais e 10 dias com máxima de 34 ou mais... cruel!

Eu fiz uma viagem de 10 dias na região dos Bálticos pra tentar fugir do calor... comecei na Finlândia e fui descendo.
Em Helsinque tava bom, mas peguei mais de 30 na Lituânia.

• Like 5
  • Sad 1

Previsões indicando muita chuva em partes da Europa Central, principalmente entre o Norte da Áustria, o Leste da República Tcheca e o Oeste da Eslováquia(incluindo as capitais Bratislava e Viena). 

Situação de muito perigo! Se confirmar essa previsão, essas regiões terão chuva muitíssimo acima da média neste mês (até mesmo extremamente acima da média, com desvios positivos altíssimos, com a boca do pluviômetro sendo estourada literalmente). Não se descarta a possibilidade de chover metade da média anual em apenas uma semana!

gfs_apcpn_eu_13.png

• Like 5

• 4 weeks later...
  • 2 weeks later...

Enchentes catastróficas na Espanha. As cenas que estão circulando são as mais bizarras que eu já vi em termos de enchente. Em Valência, choveu quase 500 mm em 8 horas e a média ANUAL da região é de 475 mm. Extraordinário e inacreditável.

GbJQZWSXcAEU5US.thumb.jpg.22cae47de48b9ebf7ba878efbccf4930.jpg

Com oceanos fervendo há mais de 1 ano e essa sucessão de eventos extremos que tem ocorrido, eu tenho muito medo do que pode vir a acontecer aqui no Brasil nos próximos meses, agora em áreas mais a norte por causa da neutralidade/la niña. Outubro já teve volumes muito superiores à média em boa parte do SE e CO e essas anomalias que tivemos agora, nos meses de dezembro e janeiro, são uma bomba para as áreas mais susceptíveis.

Edited by LeoP
  • Like 4
  • Sad 1

• 3 weeks later...
  • 2 weeks later...

Estamos com a Tempestade Darragh aqui no Reino Unido. O vento bateu 150 km/h no norte do País de Gales!!

Aqui em Londres as rajadas bateram 83,4 km/h no Aeroporto de Heatrow! Aqui em Stratford tenho 5,6° com vento, mas a chuva praticamente parou. 

Edited by Marcos
  • Like 5

Acumulado de chuva em algumas cidades europeias em 2024 até 30 de novembro (dado aproximado Ogimet, na República Tcheca é dado do CHMI)

Colônia (Alemanha) 1020mm

Düsseldorf (Alemanha) 933mm

Munique Stadt (Alemanha) 1075mm

Paris Orly (França) 768mm

Lisboa (Portugal) 538mm

Porto (Portugal) 1069mm

Varsóvia (Polônia) 491mm

Cracóvia (Polônia) 669mm

Praga Karlov (República Tcheca) 442,3mm

Edited by Darley
  • Like 2

Em 14/12/2024 em 10:46, Darley disse:

Acumulado de chuva em algumas cidades europeias em 2024 até 30 de novembro (dado aproximado Ogimet, na República Tcheca é dado do CHMI)

Colônia (Alemanha) 1020mm

Düsseldorf (Alemanha) 933mm

Munique Stadt (Alemanha) 1075mm

Paris Orly (França) 768mm

Lisboa (Portugal) 538mm

Porto (Portugal) 1069mm

Varsóvia (Polônia) 491mm

Cracóvia (Polônia) 669mm

Praga Karlov (República Tcheca) 442,3mm

Lisboa,  Varsóvia e Praga seriam bem semi árido aqui no Brasil. 

Vim para Paris, onde ficarei até o final da semana que vem, hoje foi um dia de sol maravilhoso, com máxima diurna de 8,5°C na estação de Montsouris, e agora a noite já faz em torno de 5°C pela cidade, com a promessa de um dia GELADO amanhã, com mínima em torno de 0° e máxima por volta dos 3°C.

20241226_145623.thumb.jpg.4c1469428fcf3d8112fda2c795e9351a.jpg

• Like 3

Desde ontem Londres está travada em 6 e 7°. Hoje o nevoeiro tomou conta de parte da cidade ficando a uns 50 m do solo e cobrindo parte dos edifícios e os bairros mais altos.

Aqui em Stratford, no leste, tenho 6,2°. Segue o vídeo na região de Hampstead na tarde de hoje. Gelado e úmido!

• Like 2

Em 28/12/2024 em 00:27, Marcos disse:

Desde ontem Londres está travada em 6 e 7°. Hoje o nevoeiro tomou conta de parte da cidade ficando a uns 50 m do solo e cobrindo parte dos edifícios e os bairros mais altos.

Aqui em Stratford, no leste, tenho 6,2°. Segue o vídeo na região de Hampstead na tarde de hoje. Gelado e úmido!

Londres é muito nublada no inverno, o clima oceânico não contribui...

---

Hoje o dia foi inteiro de sol na região de Paris, a mínima foi de 1,9°C na estação oficial da cidade, mas esquentou mais que o previsto, com uma máxima de 8°C. Na vizinha Suresnes flagrei geada no telhado pela manhã:

20241227_091722.thumb.jpg.6aa28467b1c1a575c94229f50488512d.jpg

• Like 4

Em 27/12/2024 em 20:44, ricardosilva disse:

---

Hoje o dia foi inteiro de sol na região de Paris, a mínima foi de 1,9°C na estação oficial da cidade, mas esquentou mais que o previsto, com uma máxima de 8°C. Na vizinha Suresnes flagrei geada no telhado pela manhã:

Meu sonho ...um dia assim no Mirante ...

• Like 2

Em 27/12/2024 em 23:44, ricardosilva disse:

---

Vai descer um ar polar na Europa Ocidental a partir do dia 2. Aqui as máximas ficarão entre 3 e 5° com tempo bom nos dias seguintes. 

Pena que vou embora dia 7. A tendência será o frio continuar. 

• Like 2

Passei o dia hoje em Versalhes debaixo de MUITO FRIO, as mínimas na região foram de -1°C e a máxima ficou entre 0 e 1°C (em Paris Montsouris a variação foi de -1,1°C/+1,1°C).. Uma neblina constante fazia com que a sensação térmica fosse ainda mais baixa:

20241228_141200.thumb.jpg.0c74f1f6ab691addac91898fef57b955.jpg

Agora a noite de volta nos subúrbios da cidade-luz estou acompanhando os radares pois há uma pequena chance de neve/chuva congelada nas próximas horas.

• Like 4

Pela primeira vez na vida passei um período diurno todo praticamente abaixo de zero, em Estrasburgo, cheguei de manhã de trem com -1,5°C e mesmo com o sol saindo a máxima foi pontual em +0,1°C às 14h...quando o sol se pôs já desceu pra -2°C...

Abaixo o cenário hoje a tarde no Rio Reno, visto a partir da Alemanha, onde vi restos de neve num mirante:

20241231_151713.thumb.jpg.dcd98283a5cbed12779daa52d3fade82.jpg

20241231_152834.thumb.jpg.9e4dc6e79030b22ff0e203d00f72310f.jpg

• Like 2

Em 06/01/2025 em 09:41, Gabriel fontenelle disse:

Isso me faz lembra uma das tardes mais frias que passei na minha vida carioca da gema em plena Região serrana do Rio 2013 quando papa veio aqui eu estava em Petrópolis chuviscava neblina e saindo fumaça da boca o tempo todo até do nariz muitos de luva e gorro eu era um doía kkk na aquela tarde Petropolis temperatura variava de 6 a 8 graus no meio da tarde com o ar úmido e o vento soprando no alto da serra que sensação de frio gostosa kkkk todos reclamando do frio até primeira vez eu saindo e ligando a calefacao do meu carro saiu até Teia de aranha kkkk temperaturas raríssimas de acontecer no meio da tarde até na região serrana nos trópicos apesar que Campo Grande  MS mesmo na zona tropical nas ondas de frio forte brilha  e consegue poucas vezes ter tardes sub 10

• Like 1