Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Leaderboard

Popular Content

Showing content with the highest reputation on 05/18/24 in Posts

  1. Matheus. O tópico é monitoramento. Se a gente não fizer isto, não há nada pra postar. Todos sabem o objetivo do BAZ. Está explicito que não é previsão do tempo. Mas monitoramento de modelos. E não estamos passando pano. Muito pelo contrário. Todos os dias as anomalias de +7, +8 estão sendo postadas aqui a exaustão, inclusive. A questão é que estamos monitorando justamente pra saber quando o bloqueio será quebrado. Quando surge um indício disto aqui será postado, goste ou não. Pois este é o objetivo do BAZ, fazer monitoramento e análise dos modelos.
    13 points
  2. @Matheus b Santos, você tem uma bose dose de realismo nos comentários, porém sempre com uma pitada de pessimismo também. Pelos mapas postados, dá para perceber que o ENS do Euro também está confuso, haja vista que mudou de forma signficativa de um dia para o outro. Não só o controle ou operacional oscilando, mas todo o conjunto. Mesmo em tempos de GW, com o qual todos concordamos que é um fato, cuja causa todos (ou melhor, quase todos) também concordamos que se trata principalmente de causas humanas...dá para crer que este bloqueio bizarro vai se estender indefinidamente assim ? Mudança climática é um processo lento, não me parece concebível crer que este padrão atual se tornou do nada o "novo normal" e que ficaremos sob essas anomalias no decorrer do inverno. ESTE BLOQUEIO HAVERÁ DE CAIR, ISSO É INEVITÁVEL. E então entraremos num padrão mais normal, com o estilo do inverno mesmo. Eu estaria sendo muito inocente se eu acreditasse que a mudança de padrão será seguida de um inverno com temperaturas abaixo da média, não creio nisso....mas também acho LITERALMENTE IMPOSSÍVEL o padrão atual se sustentar por muito tempo mais. Eu aposto que isso não dura além do mês atual, pode até não chegar MP nenhuma dia 26, mas Junho não terá essas anomalias históricas. Uma coisa é o GW provocar esses eventos extremos, que são passageiros....outra coisa é ele mudar drasticamente nosso padrão de um ano para o outro, isso não faz sentido algum. Em suma: Pode não ser agora no dia 26, talvez não seja mesmo...mas esse bloqueio VAI CAIR , e a própria imensa instabilidade dos modelos é uma prova de que a longo prazo o cenário está bem incerto, sem chance de cravar que o bloqueio continuará (aí entra a parte do pessimismo, não é mais realismo).
    11 points
  3. Eu ia comentar sobre isso. Eu acompanho o clima, como os amigos aqui, há bastante tempo. As vezes fico com a impressão de que a previsão do tempo deu uma estagnada ou até piorou, de uns anos pra cá. Os modelos até mostram bem as tendências, com 4, 5 dias de antecedência, mas dentro de uma grande margem de erro. E principalmente nas estações intermediárias (Primavera e Outono). Acho que acertam mais quando estamos no auge do verão ou no meio do inverno (onde tem, aqui no RJ é um baixo verão). Estou em Jacarepaguá, zona oeste do Rio. Agora 22°. Aqui é um dos locais mais frescos da cidade. Estou tendo um alívio.
    9 points
  4. Eu também não crio expectativa em relação às previsões. É muito mais fácil de eu acreditar em uma onda de calor/bloqueio que está sendo previsto no médio/longo prazo do que em uma previsão de forte MP ou de bastante chuva (até porque é mais fácil de um modelo acertar um bloqueio do que chuva). ------ Outro Hobby interessante e quem tem a ver com meteorologia é passar a acompanhar as previsões e o tempo em locais como o Chile, Uruguai, Argentina e até mesmo Austrália, Nova Zelândia e Africa do Sul, enquanto esse desastre não se despede. ------ Noite com grande diferença entre um e outro local da capital paulista. Dos frios 15 graus no extremo sul aos 25 graus em áreas bastante urbanizadas. Temos a presença de céu limpo.
    9 points
  5. Sou técnico em Transportes e Trânsito, embora não esteja mais atuando no ramo. Conheci 2 caras deste vídeo aqui, um deles inclusive hoje é meu amigo e o maior hobbie dele é aviação. Mas se quiser, passo o seu contato para te iniciarem na busologia! https://youtu.be/798Qi-d0Gwk?si=cVi-hM63G6BTrEp1
    9 points
  6. Floripa com chuva e trovoadas nas últimas horas. Temperatura entre 14/15ºC e caindo. WhatsApp Video 2024-05-17 at 19.56.45.mp4
    9 points
  7. Realmente o europeu tirou todo o frio e colocou novamente aquele marasmo de 16/30 até o fim da grade aqui pra Taubaté kkkkkkk
    9 points
  8. Praticamente todos aqui viram essa "tendência" com muita cautela e não criaram expectativa. E acompanhar a previsão faz parte do monitoramento, que é o objetivo do fórum, afinal. É monitorar o tempo, as tendências e as previsões, sejam elas corretas ou não. É justamente esse monitoramento rodada a rodada do modelo que gerou conhecimento de como elas devem ser analisadas e criou a cautela que já é padrão aqui. E não há necessidade de "procurar outro hobby". Ano passado, a Argentina e o Uruguai viviam anomalias positivas grotescas, como postei aqui dias atrás, enquanto nós tínhamos alguns meses seguidos sob anomalia negativa. A situação claramente se inverteu e, hoje, todo o cone sul vive um ótimo outono, abaixo da média histórica. É esperado que essa situação mude também. Ademais, o aquecimento global provoca essas alterações climáticas como estamos vivendo, mas não anula o comportamento da atmosfera, inclusive pode potencializar extremos de frio também. Curiosamente e de forma contra-intuitiva, aqui pra BH, após os grandes el niños recentes (1998, 2016...), apesar do aquecimento global geral, os períodos frios se acenturaram. Alguns exemplos: Agosto/1999 - menor máxima de TODO o histórico após o super El Niño de 1998; Abril/2006 - recorde absoluto de menor máxima para o mês; Outubro/2014 - recorde absoluto de frio para o mês; Julho/2017 - um dos meses mais frios desde 1961, após o super El Niño de 2016; Agosto/2020: terceira menor máxima de todo o histórico e recorde absoluto para Agosto; Maio/2022: maior onda de frio em, pelo menos, 4 décadas para todos os meses e a maior da história para o mês de maio desde 1961; Considerando desde 1986 - quando a estação de referência climatológica de Belo Horizonte mudou-se para o local em que está atualmente - esses são os meses em que os recordes de frio ocorreram nos últimos 10 anos, após super El Niños: Janeiro Abril Maio Agosto Setembro Outubro Dezembro É evidente pra mim que a gente vai ter uma virada de chave em algum momento. Negócio é ter paciência e cautela e um pouco de realidade também. Já foi muito avisado que o GW vai prolongar períodos de calor e acentuar extremos, inclusive de frio. É o que está acontecendo. Esse negócio de decretar o fim da vida nos trópicos por causa dessas anomalias é pior do que se iludir com uma rodada dos modelos. Em tempo, a média de maio/24 na Pampulha está em 17,5 / 29,7.
    9 points
  9. Extremas hoje aqui foram 11.8 a 17.5 graus com sol,nublando e uma pancadinha de chuva. Eu não crio mais expectativa em relação ao clima, me limito a registrar e acompanhar a previsão.
    8 points
  10. Também acho absurdo, estamos entrando na era da inteligência artificial, e não vejo nenhum avanço substancial nos modelos de previsão atmosférica.
    8 points
  11. Várias pancadas seguem em direção a ilha. Amanhã podem ocorrer acumulados +100 mm em alguns pontos de Santa Catarina. Aero Floripa desde às 19h com trovoadas. Existe informação de bastante turbulência nos voos.
    8 points
  12. Entendo que devemos manter os pés no chão, mas acho que você está sendo um tiquinho dramático. Se você acha que 2013 já está longe demais, então pegue 2021 como exemplo. Tivemos 3 bombas que gelaram o centro sul naquele Julho. Ou mesmo Maio de 2022 com aquela Mp que deu geada até no cerrado. E até onde eu sei o AG não começou ano passado…
    8 points
  13. Cara, entendo perfeitamente sua revolta, 34°C - 35°C de máxima por vários dias a essa altura do campeonato faz qualquer um coringar mesmo. Eu no teu lugar já teria perdido a sanidade mental com essas temperaturas a muito tempo! Mas note nos gráficos que o aquecimento ele sempre é gradual ao longo dos anos, não há nenhum fator novo para nos levar a um padrão totalmente fora da curva de uma hora para outra. Essas coisas assim acontecem apenas em filmes de hollywood. Vamos ter outros eventos bizarros como este? Sem dúvidas! Mas na maior parte do tempo, vamos permanecer perto da média, em condições mais toleráveis. Não é uma questão de se, mas sim de quando a normalidade voltará. Pode ate não ser em 2024, mas uma hora volta. #VaiPassar
    7 points
  14. Anomalias mensais do Galeão em 850 hPa (sondagens) esse ano: De longe é a maior anomalia registrada desde 1961 quando começaram as sondagens. Até o começo dessa semana a anomalia estava em +6,x Outro dado: A altura média do nivel de 500 hPa nesse mês está em 5930 m. O famoso janeiro e fevereiro de 2014 tiveram respectivamente 5896 m e 5891 m.
    7 points
  15. Não há necessidade pra tanto... Sejamos mais ponderados... O mundo não acabou por causa disso e em algum momento do inverno dará certo... Faz parte e se você quer saber, essa é a graça de acompanhar o clima e a previsão dos modelos... E seguimos acompanhando...
    7 points
  16. Maio 2019 x maio 2002 x maio 2024 (Adamantina Ciiagro). Esses são os maios mais quentes da história de Adamantina (1992/2024).
    7 points
  17. SOBRE O BLOQUEIO, E SE VAI SER QUEBRADO AINDA EM MAIO... Screen_Recording_20230706-125523_Samsung Internet_360x760.mp4
    6 points
  18. eu já não sei mais nada, íamos ter uns 20 mm de chuva hj, e abriu sol. AINDA BEM, na verdade. Não estou reclamando. Mas realmente mostra a dificuldade dos modelos. Eu digo isso com base no tempo.com, que acho que usa o europeu. No weather.com, que é aquela previsão padrão que aparece no google, que não sei qual modelo usa, já dizia que não choveria hj. E o tempo.com insistiu em chuva. Então realmente tá tudo muito confuso mesmo, e não devemos sofrer antes da hora.
    6 points
  19. Oi Renan, na minha opinião de leigo (mas de leigão mesmo, daqueles bem leigo) talvez o cenário seja mais propício pra uma Primavera abaixo da média, mesmo que venha um inverno meia boca né? Só pra confirmar se estou interpretando corretamente as postagens aqui do pessoal que manja mais dos paranauê.
    6 points
  20. Europeu tá completamente louco e instável... O bichinho não tá entendendo nada que está acontecendo na atmosfera esse ano... Kkkkk Até o GFS tá melhor do que ele... Decepcionante pois sempre me fiei no ECMWF 🫠
    6 points
  21. infelizmente não é isso que estou vendo no fórum, atualmente qualquer rodada virá motivo de alarde aqui, tem que ter cautela para não enganar principalmente os usuários ocultos aqui. E quanto a frio na América do Sul, ninguém está dizendo que foi anulado, mas que eventos do passado dificilmente irão se repetir, infelizmente não veremos mais um mês com médias de 1960/1970, não iremos mais ver temperaturas do pré-2000, não adianta, se a estação for de qualidade e pegar dados padrões não haverá frio a altura. A QUESTÃO É QUE ESTAMOS VIVENDO O PERÍODO MAIS QUENTE DA HISTÓRIA NO CENTRO DO PAÍS E PASSANDO PANO PARA ISSO. Você acha comum anomalia de latitude 50 na latitude 21? Eu não acho, você acha comum bater recorde com margem de 2°C? você acha comum superar a média de um mês em 3°C do mês mais quente? Você acha comum Cuiabá e alhures estar batendo recordes consecutivos de calor? Eu não acho, e não irei me iludir com frio nesse período. E quem não quiser se decepcionar eu acho bom fazer o mesmo, é muito melhor ser pego de surpresa.
    6 points
  22. EUROPEU JÁ DESENHOU TODOS CENÁRIOS POSSÍVEIS. AGORA VEM COM UMA BOMBA MAIS MARÍTIMA. MODELOS ESTÃO MUITO RUINS. POR INCRIVEL QUE PARECE, GFS SE MOSTRA MAIS ESTÁVEL. OSCILANDO A INTENSIDADE, MAS MANTENDO O FRIO. VAMOS VER...
    6 points
  23. Pois então! A gente tem que olhar lá pra baixo pra não ter a impressão de que não está tendo frio na América do Sul.
    6 points
  24. Pessoal vão arrumar outro hobby, o frio é restrito a Argentina e RS, esqueçam qualquer frio forte no sudeste esse mês, e dependendo o inverno todo. Não queiram ficar, ah mais 1996 teve frio, 2000 o primeiro frio veio em junho, ah não, 2013 ele só deu a cara em julho, em tempos de GW não existe mais isso, esqueçam essas comparações. Outra coisa, deixem de olhar rodadas (sozinhas de um ou outro modelo) ou ouvir alguns "gurus do tempo" que prometem, prometem, mas o tal do frio nunca chega. Se não cada vez mais vocês irão se decepcionar e criar frustrações à toa. O ENSEMBLE do europeu em nenhum momento mostrou frio forte avançando na semana que vem, e isso tem sido comum, o controle e determinístico vem com rodadas com o fim do bloqueio e com o avanço das rodadas a "massa quente" domina. E será assim de novo, somente com muita sorte essa MP irá avançar. Essa é a 12z de hoje no período mais frio de 5 dias. A 12z de ontem estava melhor (muito por conta da paulada que o euro controle colocou e puxou a média dos membros para baixo), mesmo assim mostrava esse bloqueio em SP. A 0z de hoje já começava retirar o frio, o que foi confirmado na 12z:
    6 points
  25. 5 points
  26. Não sei o que você quis dizer com "gurus do tempo", mas tem um cara que eu confio em relação às previsões, pois ele já se mostrou correto quando muita gente duvidava. E isso não é de hoje! O cara é o Ronaldo Coutinho. O bicho é monstro em relação à interpretação dos modelos e previsão para curto e médio prazo. O @coutinhoajuda muita gente que trabalha com agricultura (que não é o meu caso, mas eu curto as previsões dele). Mas a intenção do meu post não é provocar discórdia. Vamos ser otimistas em relação a esse inverno, pois há chances, sim, de ele ser bem próximo à média da normal 91 - 20.
    5 points
  27. 🌥️☁️☁️☁️☁️🌧️⛈️ Máxima: 27,4°C em Rio Negrinho/Centro Mínima até o momento: 8,2°C↓ em Urubici/Serra do Corvo Branco Menor máxima até o momento: 12,5°C↑ no Morro da Igreja Rajada máxima: 91,37 km/h no Morro das Torres Precipitação máxima até o momento: 89,69 mm↑ em São Joaquim/Fabrini > Mais um dia com frio bloqueado no sul catarinense. Segue um padrão diferente e a serra não consegue acompanhar (proporcionalmente). Serra teve chuva e bastante vento NO. Mas amanhã a situação muda, e volta a esfriar na serra. > O Vale do Itajaí teve mínimas bem altas novamente. As máximas estão boas e não faz calor. > A máxima ficou na região do @SandroAlexoutra vez. Região que está absurdamente quente.
    5 points
  28. El pronostico para los proximos dias es, simplemente, la continuacion de los dias frios. Si mayo esta asi que nos espera para junio/julio?
    5 points
  29. A previsão do Google usa mais de um modelo. Eles tentam fazer uma média dos modelos, junto com previsões locais com interpretação dos modelos por agências de previsão.
    4 points
  30. Não sei se meus colegas da RMPOA vão concordar, posso estar exagerando, mas pelas projeções recentes entramos em 2016 desde o começo da onda de frio e o gelo parece que vai longe
    4 points
  31. Se esse mapa do Coutinho pra junho se concretizar, me dou por satisfeito. SP capital dentro da média seria um sonho pros padrões atuais.
    4 points
  32. Hoje tivemos um dia agradável em SBS com máximas variando entre 26,6/27°C. No final da tarde registrei as nuvens adentrando a cidade como de costume: Foto acima tirada do bairro 25 de julho onde podemos ver o bairro Serra Alta (devia se chamar Serra Baixa kkk) sendo coberto aos poucos pelas nuvens. Na foto abaixo da pra ver as nuvens vindo da região do bairro Rio Vermelho Estação e cobrindo o bairro Schramm: Aqui no meu bairro a neblina começou a cair por volta das 17h30: Agora está tudo fechado e temos 17°C.
    4 points
  33. En Chile hablan del mayo mas frio de la historia en el centro del pais (no es el caso aqui en Uruguay, a lo sumo va a ser un mayo promedio o un poco bajo la media, el promedio de maxima es 15,6°C y el de minimas es 7,2°C). Totalmente antirrelacionado con el sur/sureste de Brasil:
    4 points
  34. Pós 2000 foi um marco de mudança climática, e pós esse vulcão aí negócio ficou mais louco ainda, no mais sextou pra mim e tô sem condições de escrever o que penso kkkkk Amanhã faço textão ou textinho sobre o que achou dessa bagunça aí.
    3 points
  35. Caraca, que paulada, quase chorei aqui (tou exagerando, mas seu post me abalou mesmo)
    3 points
  36. bem lembrado sobre o vulcão!!! Tá aí um assunto que seria MUITO legal ver a opinião do pessoal com experiência e conhecimento aqui do forum, tipo vc e vários outros, mas eu vou só ler pq não tenho tanta base técnica (e nem empírica kkkkkkkkk)
    2 points
  37. Sobre o debate dos modelos, desde que acompanho aqui no BAZ percebi que nos últimos 4 anos eles estão "enlouquecendo" pessoal aqui já percebeu a tempos que a previsão estendida está horrível (MPs sempre jogadas pro fim da grade que simplesmente somem e aparecem no outro mês ou bolha do inferno que não se concretiza), algo que lembro até 2020 por aí não era tão sofrível essa previsão. Quero jogar pra quem entende aí o que Eu no leigo leigo penso, tivemos o Vulcão aí que jogou uma quantidade de partículas absurdas na Atmosfera, quem não lembro do por do sol rosado/avermelhado que tomou conta do Brasil? + Transição de La Nina forte pra El nino forte + transação pra La nina forte de novo. Então nos últimos 4 anos teve vulcão e transição El nino/nina fortes + bolhas de água fria e quente no pacífico que quem vê os vídeos do Coutinho sabe. São muitos parâmetros, acho que só uma atualização absurda de parâmetros pros modelos conseguirem pegar tudo e calcular corretamente a previsão .
    2 points
  38. Depois dos 30 a gente começa a entender as mensagens passadas nestes desenhos, são brilhantes. Outro clássico é aquele do frajola com insônia, assistam que vale a pena: 12 grau
    2 points
  39. O @Maicon já resumiu bem o que penso, mas só gostaria de frisar esse ponto que você escreveu aqui. Eu te dei dezenas de exemplos recentes de "temperaturas pré-2000" e médias das décadas de 60 e 70 medidas no 5° DISME do centro de Belo Horizonte - topo urbanizado e verticalizado. Alguns, inclusive, superaram qualquer registro de qualquer década. Sobre as anomalias, infelizmente não há o que fazer. É sentar e aguardar.
    2 points
  40. Diferença de quase 6°C entre Eldorado e Sete Barras, distantes apenas ~25 km, tudo por conta da nebulosidade. Planalto mais quente do que aqui também, ontem até as estações dos municípios mais altos do Vale do Ribeira (Apiaí, Tapiraí, Juquitiba etc) tiveram máximas maiores, tudo graças a nebulosidade que, felizmente, segura as pontas em algumas regiões do vale:
    2 points
  41. De acordo com o que os modelos mostraram ontem, nós que estamos no sul do sudeste (sul-leste de SP) vamos receber um bom frio entre os dias 24 e 31 de maio. Até mesmo o pessoal lá do norte de SP vai.
    2 points
  42. Lamentáveis essas imagens, toda solidariedade com o Povo do RS. Um ponto que tenho pensado vai ser o debate público sobre como proceder com a reconstrução da região, a última cheia do Guaíba nesses níveis foi em 1941 e certamente se a população fosse grande como a atual, teria tido mais fatalidades na época, mas o problema é o seguinte, segundo esse mapa que peguei na CNN, essas foram as áreas mais afetadas. Algo parecido aconteceu na cheia de 1941 tanto que deram início a construção das comportas que foram finalizadas nos anos 70 e pelo que procurei saber, não teria os devidos cuidados de manutenção desde então. O ponto que quero chegar é que ou se faz um sistema de diques e contenções nível Holanda, ou a população deve ser remanejada dessas áreas para locais mais seguros visto que se antes, a cada 80 anos o rio/estuário transbordava, agora com esses bloqueios que se instalam no Brasil onde justamente o R.S está no meio do encontro entre a massa fria e quente, pode ser bem mais comum esse tipo de tempo severo, enfim um longo debate pra sociedade cívil chegar a uma solução.
    1 point
  43. Sinimbú, Roca Sales, Arroio do Meio e Mussum quase sem comércio e emprego. Sem renda. Lajeado, Estrela, RM POA, Montenegro, São Sebastião do Caí muitas pessoas sem casa e sem trabalhar. Aeroporto ficará uma semana fechado, sem metrô desde sábado, sem muitas estradas, localidades do interior isoladas, sem energia elétrica, sem água, sem comida. Foi pior que a tragédia de 2009 no Vale do Itajaí.
    1 point
  44. Incrível a devastação da enchente no RS. Eu achava que não veria nada pior que a enchente de 82/83!😔
    1 point
  45. Juro que nunca tinha visto algo parecido em termos de devastação por enchente. Está pior do q na ocasião do Katrina. Edifícios e igrejas derrubados pela força da correnteza em tantas localidades é quase q inédito pra mim. Quase se assemelha ao q houve na Líbia em 2023 porém lá foi barragem q desabou. No RS muitas cidades foram arrasadas pela força da correnteza dos rios. Q tristeza sem fim.
    1 point
  46. Impressionante essas cenas postadas pelo @Felipe Fdas outras cidades, não dá para negar, é cenário de guerra! Por aqui segue o calorão infinito, mínima horrorosa de 22,4°C em Eldorado, só no aguardo de pelo menos um refresco nesta bizarrice toda.
    1 point
  47. Há uma luz no fim do túnel porém ainda é incerto, estou vendo tanto o modelo europeu, como canadense mostra uma massa de ar polar vai adentrar nos trópicos com muita dificuldade vai conseguir romper esse bloqueio, teremos uma outra massa de ar frio dia 8 anti Brasileira que vai atingir o Paraguai e subindo até a Bolívia porém não o bloqueio não vai deixar passar, torço logo para por fim nessa chuva no RS porém a situação vai ser bem preocupante dessas duas massas de ar porque já sabe frente estacionária com dificuldade de passar do RS para cima e despejando a água toda onde não deveria ocorrer tanto a do dia 8 como a 2a do dia 14, porém espero que após do dia 14 volte o padrão normal. Dia 15 modelo prevendo máxima de 23 graus com chuva no Rio parece até um sonho. Segue mais um control +V sol calor o dia amanheceu aqui no cachambi zona norte do Rio de Janeiro com 22 graus, agora sol brilhar forte e faz já 29 graus. Ao menos na serra graças a umidade baixa tem feito um friozinho noturno .
    1 point
×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.