Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Leaderboard

Popular Content

Showing content with the highest reputation on 04/05/24 in all areas

  1. Incrível o acumulado de chuva hoje em Petrolina. Foram 115 mm, sendo 108 mm entre a madrugada e as primeiras horas da manhã. A média de abril é de 45,2 mm. Ou seja, somente hoje choveu o equivalente a 27,5% da média anual que é de apenas 417 mm (1991-2020). No INMET o acumulado da manhã foi de 87,1 mm.
    17 points
  2. Para quem não lembra, aquele Abril foi quente, só mudou a chave no final do mês. Eu não estou alegando que nosso inverno será como 2016, só to comparando que a nesse mês a desgraça vai ser a mesma, kkkkkkkkkkkkkkkkkkk. E quanto ao inverno, eu não espero nada de animador
    11 points
  3. O mês é Abril mas o espírito (e as anomalias positivas) de março insiste em permanecer aqui em BH. Hoje tivemos 31,1°C de máxima e chuvas isoladas pela RMBH. As previsões para estes primeiros dias já foram melhores tanto nas temperaturas quanto nos acumulados de chuva, mas no final das contas ainda não aconteceu nenhuma mudança, apenas as chuvas deixaram de ser generalizadas. O jeito é aguardar essa possível MP da segunda quinzena. Como disseram anteriormente, estou começando a me lembrar de 2016 mesmo. Bem que disseram que era um ano análogo.
    11 points
  4. A previsão para SP capital , não tá lá essas coisas . Na verdade está acima da média...como vem sendo desde Julho do ano passado. Não será dessa vez que a chave irá virar
    10 points
  5. Temperaturas extremas durante el dia de ayer en Montevideo (Melilla): Jornada fria, ventosa y humeda, tormentosa, con gran acumulado de lluvias. Hoy, en cambio, la jornada se presento soleada y luminosa, con cielo "brigadeiro y seca", ligeramente calida, con maxima de 24°C en la estacion Prado y aprox. 25°C en la estacion Melilla. Actualmente, a las 23hrs, la noche se presenta fresca, despejada y humeda, tenemos 13°C en la estacion Prado y 11°C en la estacion Melilla, probablemente tengamos la primera minima sub10 en la estacion Prado de este otoño. La estacion de Lavalleja registra 8,8°C.
    10 points
  6. Boa noite Hoje foi um sufoco! Variação em casa 20,2 e 31,7°C, ambos os valores são muito raros para um mês de Abril, mas como estou sem as tabelas mensais, não tenho como dizer a frequência de situações como essa. Tanto calor e um aumento na condição de instabilidade geraram a formação de um núcleo muito poderoso e compacto logo ao sul. Ouvi trovões à distância e em pouco tempo um topo de Cb bem desenvolvida passava sobre a minha área. Como estava muito em cima do meu ponto de observação, só pude registrar a borda norte/noroeste da bigorna.
    10 points
  7. Abril ? 🤷‍♂️🤦‍♂️ Máximas horrorosas em todo o centro-sul neste dia 05/04, exceto nos pampas gaúchos que foram máximas "apenas ruins": Destaque para a região entre o noroeste do Paraná, oeste de SP e boa parte do MS, com várias máximas sob-35 e, acredito eu, com possíveis recordes de calor (diários ou mensais). Esse início de Abril está entre os mais quentes já vistos no Brasil, é impressionante como o maldito El Niño de 2023 não quer largar do nosso pé !!!
    9 points
  8. Buen dia, jornada soleada y despejada en Montevideo, agradable para caminar bajo el sol, 23°C en la estacion Prado, la minima fue de aprox. 11°C.
    9 points
  9. Mais uma tarde de muito calor aqui em Umuarama. O verão foi quente e seco. O outono, pelo menos neste início, não está sendo diferente. Estou traumatizado. Temperatura às 14h30 (Simepar):
    9 points
  10. Hoje foi um dia abafado por aqui, com mínima alta para a época de 23.1 e máxima 28.0 graus. O GFS acertou e o euro errou com seus 33 graus de máxima . Amanhã não deve passar dos 25 graus.
    9 points
  11. Deu GFS, pois parei em 26,7°. Mas a rodada de hoje de manhã dava 29° de máxima pra cá nos dois modelos. Vá entender... Ainda 23,2°.
    8 points
  12. Isso aí ta com cara de abril de 2016, com uma linda virada pra friozao apos dias de sofrimento. De repente pulamos pro inverno direto ate 😚
    8 points
  13. O essemble que eles se baseiam, é mais estável para tendências 15 dias a frente, mudam menos a cada rodada.
    8 points
  14. Aqui, uma pequena frente de rajada, que não resultou em nada. Somente algum vento e pingos. A tempestade estava muito ao sul/sudeste.
    8 points
  15. por aqui melhorou bastante hoje, mas essas mínimas não diminuem nem com sacrifício humano. não que eu tenha tentado.
    7 points
  16. Tempo nublado em POA com temperatura bem amena. Tenho 24,0° com 81%. Estou na expectativa pela chuva no domingo. o ECMWF dá 47,7 mm de acumulado no dia e o GFS 44,1 mm. O ICON é mais agressivo e dá 54 mm. Vamos ver no que vai dar, porque hoje tinha previsão de chuva e mal choveu. Deu 2 mm na Zona Sul e de forma isolada. Segue o vídeo do fim da manhã.
    7 points
  17. Outra mínima alta, 22.5 e a máxima deve ficar na casa dos 23 graus. Uma maravilha. O euro devolveu o frio pós dia 15 com força total, tanto que aqui secou e coloca temperaturas entre 10/20 graus mínima e máxima e vi 20/25 para Cuiabá, com uma pequena friagem. Já o GFS continua firme sem nada de frio, apenas com tardes amenas nos vinte e poucos graus, com umidade.
    7 points
  18. Flavio, quanto você espera de delay da atmosfera da região 3.4? Considera 1,5 m? A preocupação é com o fim do outono e com o inverno. Esse +1/+1,2°C vai refletir até quando? Acredito que o mês de Maio já está na maior parte, comprometido, não?
    7 points
  19. Te acalma tchê! Vai ficar bagual ainda! Kkkk... Por aqui máximas beliscando os 30°C. Todavia, o que mais tem incomodado são as mínimas altas!
    6 points
  20. Ya entramos en al epoca del año en la que la radiacion empieza a ser baja, lo que hace que caminar bajo el sol sea mas agradable:
    6 points
  21. Essas são notícias animadoras, mas estou achando ainda bem distante do evento para cravar previsões. Por enquanto segue como uma tendência, prefiro aguardar uns dias. E não está sendo fácil esse início de Abril, com temperaturas bem acima da média... hoje tive outra máxima sob-30, aliás as 4 máximas do mês até agora foram sob-30. Os extremos de hoje foram: 18,6C / 30,7C. Ficou nublado até o final da manhã, então saiu o sol e ficou praticamente sem nuvens de tarde, aquecendo bastante. Ainda aconteceu uma chuva surpresa anteontem à noite, porém bem fraca, mas tirou o pluviômetro do zero (tenho 2mm no mês).
    6 points
  22. A imagem de cima é a anomalia da TSM em relação a média do período 1981-2010. A imagem de baixo é a anomalia da TSM comparada a média global atual da TSM, ou seja: se a temperatura média global dos oceanos aumenta, as áreas que estão frias ficam mais frias porque a diferença é maior. Esse segundo mapa é bom para entendermos o contexto atual das anomalias em relação ao momento presente, o primeiro compara as anomalias com o contexto do passado.
    5 points
  23. Não tem como ficar bom para quem gosta de frio ou mesmo de um outono padrão com o Atlântico aquecido e o Niño ainda atuando. E mesmo que o Niño acabe rápido ainda tem a reverberação do fenômeno até a acoplagem com a atmosfera. São águas quentes dos dois lado do continente. NÃO TEM COMO isso dar certo para nós do BAZ. Ademais, Atlântico quente já é um problema complicado mesmo com Niña, principalmente para quem está no leste. No aero de Floripa a mínima não baixa de 20° desde 28 de março. Fez 24,3° dia 2, 24,2° dia 4 e 23,8° hoje. E máximas sempre de 29 a 31°. Um inferno! Nosso quadro atual é quase 100% de garantia de anomalia positiva. Agora tenho 23,5° com 72%. Felizmente o sol apareceu só no fim da tarde o que garantiu minha máxima de 25,0°.
    5 points
  24. Hoje fui agraciado por uma máxima de 26,7° (o INMET, pra variar, meteu 27,4° sei lá como, mas é o INMET). Vento virou de S às 15h e fui para os 24° logo depois. Agora faz 23,2° com 85%. Este foi o primeiro vídeo do dia.
    5 points
  25. GFS coloca 32 graus aqui RM POA dia 19 e 29 graus dia 18. Onde eles tiraram que o GFS está concordando? Nem o euro aqui coloca frio, mas sim 17/23 de temperatura
    5 points
  26. Quem tabela as temperaturas e analisa histórico sabe como a gente ainda tá seguindo o padrão de anomalia dos últimos 8 meses sob esse el niño intenso. Muitas vezes a gente se apega muito a recordes mensais e nem se dá conta da anormalidade que persiste, mesmo quando não há uma onda de calor pra trazer "marcas extremas". Por aqui, está muito frequente a temperatura, no mínimo, flertar com os top-10 do histórico quase que semanalmente há muitos meses, enquanto que nem me lembro a última vez que o inverso aconteceu. Pelos comentários que tenho lido aqui, algo que parece generalizado são as mínimas altas e aqui não é diferente. A frequência de mínimas acima de 20 é absurda a ponto de quase toda a cidade ter tido médias mínimas de 20/21 graus nos últimos 2 meses. Presenciei muitas vezes chuva persistente (tempo chuvoso) com temperatura de 21, 22 graus, o que demonstra a incapacidade de resfriamento da atmosfera de forma geral. A chuva tá vindo mais "morna". Choveu de forma muito satisfatória e frequente neste verão, o que amenizou o que poderia ter sido uma grande tragédia caso um bloqueio robusto resolvesse sentar em cima da gente com tais condições climáticas... ... foram 850 mm acumulados em 44 dias com registro de precipitação (JFM). Considerando os dias sob instabilidades nas redondezas que não atingem a estação de fato, pelo menos 2/3 da estação teve nuvens/chuva para amenizar o calor. Isso salvou o verão.
    4 points
  27. A chuva prevista pra noite e madrugada parece q vai flopar tbm. Que venha de forma tranquila 🙏
    4 points
  28. Edison, acho que eles estão se baseando na MÉDIA DOS MEMBROS dos modelos GFS e ECMWF (ensemble), e não aquela saída única que sai 4 vezes por dia. Em todo caso, quando os membros operacionais não batem com o Ensemble, isso é um sinal de que o cenário ainda é instável.
    4 points
  29. Materia da MeteoRed sobre o frio https://www.tempo.com/noticias/previsao/o-frio-esta-chegando-intensa-massa-de-ar-frio-ganha-forca-na-previsao-de-abril-sobre-o-centro-sul-do-brasil.html
    4 points
  30. Se vc for gaúcho, pelo bem de sua saúde mental, não veja a projeção recente no tempo.com
    4 points
  31. diminuiu a quantidade de mosquistos? Eu não aguento mais a presença deles todos os dias aqui
    4 points
  32. Se ha encontrado polen fosil de araucarias en varias zonas del pais e incluso proximo a la costa, antiguamente probablemente Uruguay era una tierra de araucarias gigantes como lo es gran parte de Brasil, hoy solo aparecen algunos ejemplares espontáneamente en las sierras del noreste del pais. Arechavaleta , el botánico mas famoso del pais, habia encontrado algunos ejemplares relicuales en el departamento de Rivera, cuando volvio tiempo despues habian sido cortados. Mas alla de la mano del hombre y su voracidad por madera de buena calidad en una región donde esta no abunda, lo que probablemente se extinguió a las araucarias por estas bandas fueron las faltas de lluvias y las sequias que transformaron las pampas y especialmente la pampa argentina. casi en un enorme desierto durante determinados y extensos períodos históricos. En el noreste del país se suelen ver algunos ejemplares que crecen espontáneamente en el medio de la nada, esta foto es en el departamento de Treinta y Tres:
    4 points
  33. Hola amigos luego de mucho tiempo regreso, como leve resumen del verano les dire que fue humedo y lluvioso, con inundaciones, fue el fin de la sequia. El verano no tuvo grandes o largas olas de calor, como si las tuvo el verano del 2023, solo un par de días la máxima superó los 35°C en la estación Prado, rondando los 36°C la máxima de toda la estación. Tampoco, a diferencia del verano del 2023 que tuvimos una máxima de 16°C invertida con una sorpresiva tarde de 12°C y lluvia a mediados de febrero, tuvo días muy fríos con máximas o mínimas muy bajas. No tuvimos ninguna maxima sub20 y diria que las minimas tendieron a ser sobre la media. Luego del breve resumen les digo que abril, desde el principio, ya posee una dinámica otoñal y que ya tuvimos dos máximas sub-20: Ayer martes 2/4 tuvimos la primera mínima sub10 en la estación Melilla de Montevideo: Mientras la estación Prado de Montevideo a las 7 de la mañana registraba 11,8°C . Hoy tuvimos una jornada muy lluviosa con tormentas y truenos, llovio mucho, la maxima en la estacion Prado de Montevideo rondo los 16,8°C , mientras que la maxima en la estacion Melilla de Montevideo fue de aprox. 16,3°C . La mínima en la estación Prado fue de aprox. 14°C y en la estación Melilla de aprox. 13,5°C. Actualmente tenemos una noche fresca y despejada, 14,6°C con 96% de humedad en la estacion Prado de Montevideo a las 23hrs.
    4 points
  34. A temperatura hoje oscilou entre 20.9/24.7 graus, com garoa. Amanhã deve ficar nos 15/26 graus, retornando a chuva no domingo, em torno de 45 mm com máxima de 21 graus. O cenário para a metade do mês ainda não está bem definido, nem a intensidade do frio, embora creio que aqui virá algo.
    3 points
  35. Alguém sabe me explicar a diferença entre estes dois mapas?
    3 points
  36. Terremoto profundo e não foi sentido pela população.
    3 points
  37. Nada indica sequer algo parecido com 2016 nos mapas para MJJ do EPS e CFS, ao contrário, temperaturas acima da média.
    3 points
  38. Que bom que conseguiu entender o gráfico de diagrama de fase, eu demorei um tempo pra entender! Quanto às suas perguntas, tentarei sintetizar: - A passagem da fase úmida no caso dos setores 1 e 8 que são os nossos, então , favorece a instabilidade nas latitudes tropicais ? Sim! A MJO interfere diretamente na faixa equatorial, na ZCIT e nas células de Walker. Diminui a chance de bloqueios atmosféricos? Ao interferir nas células de Walker, acabam influenciando na ondulação da corrente de jato subtropical, amplificando ou reduzindo os bloqueios. Quando a fase úmida está atuando em um local, um outro estará na fase seca justamente por conta de bloqueios e subsidências de altas pressões. Em latitudes médias e altas a influência da MJO é qual ? No restante do globo a influência é mais indireta, se somando a outros fatores que acabam tendo mais peso. Ex: Antarctic Oscillation, Southern Annular Mode, etc.
    3 points
  39. Paranaguá no litoral está 0,4°C mais fresca do que PG. Mas pela umidade, certamente está pior em Paranaguá..
    3 points
  40. Eu falei, não há condições em viver nessa latitude, o sol tá tão quente, que chegou a queimar a lente da câmera . Brincadeiras a parte, hoje ta terrível mesmo. Lembra muito um dia de verão, com aquele bafo e o sol translúcido. Tô achando que nesse ano teremos um repeteco de Abril 2016 hein.
    3 points
  41. Aliás, gostei muito da dinâmica he he Só lá é primavera...
    3 points
  42. 30,2°C agora. Praticamente sem vento e esse céu infernal:
    3 points
  43. Sol muito forte e calor nesse começo de tarde em São Paulo.
    3 points
  44. Uma das coisas que eu acho muito interessante no Uruguai, e que ocorrem principalmente na costa sul é a ação dos ciclones extratropicais adentrando o continente, com ventos tão fortes quanto furacões. Só um esclarecimento, Pablo. O @Eclipse POA não estava falando sério quando disse "Clima temperado não existe na América do Sul". Estava apenas fazendo um teatrinho. Ele adora representar, pena que não sabe, o bobinho. Ele fez você escrever um textão sem necessidade 🫣
    3 points
  45. Buen dia Eclipse! Muchas gracias, la vida y los viajes me tuvieron alejados del foro por un tiempo, yo aprendo mucho con el, para mi fue un antes y despues de haberlo conocido, el nivel de conocimiento climatico que se maneja en este foro me gustaria que se manejase en mi pais, en Brasil estan a otro nivel en ese sentido.
    3 points
  46. É sempre bom ver os posts descritivos do @Pablo MQL embora eu demore um pouco mais pra entender, do que a maioria dos colegas letrados aqui do fórum. Eu nunca me interessei pelo espanhol, essa que é a verdade e está tudo bem. Ou não, lembrando o episódio "Ayer" que me deixou com as bochechas rosadas (sorte que ninguém viu e não irei contar é óbvio 🫠). É engraçado, pelo menos pra mim: sempre que eu vejo esse mapa do país, penso em araucárias.
    3 points
  47. *TOP 20 - MIN ABS 2024* 00,6 - PNI C Belo Nasc RJ 01,4 - PNI C Belo 2 RJ 05,2 - S Joaquim Corujas SC 05,3 -PNI Furnas RJ 05,3 - D Moreira Charco MG 05,6 - Morro da Igreja SC 05,7 - Pico da Caledonia RJ 05,7 - S Joaquim Bandeira SC 05,8 - B J d Serra T d Gelo SC 05,9 - Camb d Sul Canyon RS 05,9 - Pedra da Mina SP 05,9 - PNI Morro d Antena RJ 06,1 - D Moreira Pauzinh MG 06,2 - S Joaquim Shimizu SC 06,3 - S Joaquim C d Neve SC 06,4 - Morro das Torres SC 06,6 - Canela Castelinho RS 06,7 - Urubici V Gordas SC 06,7 - S Joaquim Invernadinha 06,8 - Palmas Agrodala PR 06,8 - Bagé Conv Inmet RS
    3 points
  48. 2024 Porto Alegre Jan: 24,5 (-0,2) 233,8mm Fev: 26,1 (+1,6) 85,4mm Mar: 24,7 (+1,2) 81,6mm Curitiba Jan: 21,6 (+0,7) 160,6mm Fev: 22,2 (+1,2) 185,6mm Mar: 21,7 (+1,6) 46,6mm São Paulo Jan: 23,6 (+0,8) 307,2mm Fev: 24,1 (+0,9) 225,3mm Mar: 24,0 (+1,6) 270,2mm Rio de Janeiro Jan: 27,0 (-0,3) 434,8mm Fev: 27,3 (-0,2) 149,4mm Mar: 26,5 (+0,1) 224,4mm Belo Horizonte Jan: 24,5 (+1,1) 345,5mm Fev: 24,3 (+0,5) 232,6mm Mar: 25,1 (+1,7) 274,4mm Brasilia Jan: 22,1 (+0,3) 389,7mm Fev: 22,2 (+0,2) 142,2mm Mar: 22,8 (+1,1) 117,7mm Goiânia Jan: 25,1 (+0,9) 215,1mm Fev: 24,7 (+0,7) 288,5mm Mar: 25,1 (+1,0) 247,6mm
    3 points
×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.