Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Leaderboard

Popular Content

Showing content with the highest reputation on 03/07/24 in all areas

  1. Para quem sofre de ansiedade: Faz no mínimo 15 dias que o EPS insiste em todas as rodadas com o início do outono mais ou menos coincidindo com o astronômico. Porém não significa que vamos ir para o "gelo", apenas sairemos da superfície do sol para uma normalidade da época. Média 850mb entre 23 e 30/03: Após isso temos uma tendência de aquecimento se desenhando para segunda semana de abril, mas nessa época o potencial de calor já é bem menor que o de março. PS: Neste outono até o começo de outubro, quanto menor a latitude maior a incerteza quanto a anomalias negativas, será um ano mais difícil para regiões tropicais.
    20 points
  2. Denver ser uma loucura viver nessa região. Entendeu?: Deve ... Denver
    11 points
  3. Estação automática do Inmet de Divinópolis, região centro-oeste de MG, já acumulou 99 mm de chuva nas últimas horas. Contudo, como o dia meteorológico já virou, parte disso não será contabilizado como as últimas 24 horas.
    11 points
  4. Me parece incrível. É um clima emocionante e diferente do que se possa imaginar, saudável. Agora, pense em alguém que passou boa parte da vida morando em Denver e tendo que se mudar para.... Lima, por exemplo 🫥 Os próximos dias em: Denver Lima E, diferente também do que se possa imaginar, o clima "limenho" é nocivo tanto pra saúde física quanto mental. Por isso eu disse aqui inúmeras vezes que Lima seria um dos últimos locais da face da terra que eu iria morar. Este artigo mostra um pouco da crueldade que é viver na capital peruana: https://www.folhadelondrina.com.br/geral/o-terrivel-clima-de-lima-202851.html Um trecho do artigo que achei interessante: Imagine contar apenas com 1.200 hs de sol por ano, 28 h de sol no mês de Julho, mesmo estando no paralelo quase idêntico ao de Salvador/Bahia e pior de tudo, recebendo 6 mm de precipitação anual, sendo o resultado de nevoeiros úmidos quase que diários. Aliás, como dito no artigo, um nevoeiro que destrói a saúde, por ser extremamente carregado de poluentes, já que nunca chove 😷 Viva Denver! Ou qualquer lugar bem diferente de Lima!
    9 points
  5. Moh água lá exatamente. Imagina estender isso pra uma cidade como Denver, teria umas 26 estações de transição e umas 45 de transição da transição, e dessas umas 15 iam ser transições reversas EDIT: 21 graus em Canoas
    9 points
  6. Acho difícil definir a transição entre estações no Brasil. Mesmo nas regiões de maior latitude, são apenas 10-12°C de diferença entre o mês mais quente e o mais frio, é uma variação muito sutil para comportar um grande número de estações diferentes. Quatro estações principais mais quatro estações de transição entre uma e outra, acabam sendo oito ao todo. Um pouco acima do RS a diferença entre uma e outra já começaria a se limitar aos décimos na média, sutil demais.
    9 points
  7. Aqui em Goiânia março segue dentro do padrão de verão, com chuvas no final do dia e noites abafadas. Aqui o "outono" só dá as caras a partir do final de abril, quando a primeira MP a nos atingir muda o padrão pra seco com noites amenas. Na 2ª quinzena de maio o frio normalmente chega, alguns anos com muita intensidade e outros com pequenos resfriamentos.
    8 points
  8. pontos de vista, crueldade pra mim é viver em Cuiabá sem ar condicionado. - Após uma noite nublada e abafada, a temperatura dispara com céu limpo em Leme-SP, dias piores virão ☀️
    8 points
  9. Caramba, é tipo chuva pesada durante horas e horas e horas. Falando nisso, o @BrunoSaoPauloCapital desapareceu faz alguns meses. Fica a nota.
    8 points
  10. Temperatura travou a queda aqui em POA. Tenho 21,1° com 73%. Mas está ótimo. Vídeo de há pouco.
    8 points
  11. Isso fica fácil de imaginar quando a gente lembra da relativa dificuldade de cidades do Sudeste e Centro-oeste, durante o inverno, baterem as menores máximas do verão. Às vezes, precisa chegar maio ou junho pra isso acontecer. Em locais mais a norte, na latitude 15°S pra baixo, muitas vezes o recorde de máxima baixa fica no verão mesmo. Agora pense que um dia de corredor de umidade pode gerar muito mais frio do que as primeiras MPs do outono astronômico, embora por motivos diferentes. Na prática, é inviável separar. Aqui, considero 3 estações fáceis de distinguir: - verão: morno, abafado e chuvoso; - inverno: ameno, ensolarado e com noites levemente frias; - primavera: aquecimento, com grandes ondas de calor, algumas de frio e aumento de chuvas. Fora isso, é tudo muito confuso. -------------------------------------------------- Voltou a chover de forma generalizada em BH ontem, embora sem as tempestades que caíram a oeste e sul da RMBH, inclusive Contagem. Foram 16 mm na Pampulha. Apesar disso, as temperaturas mal baixaram de 21ºC na cidade durante e após as chuvas.
    7 points
  12. Nunca me esqueço que em Dever um dia tava 30 graus e no outro dia nevou a noite kkkk.
    7 points
  13. Aqui no Rio segue mês de março quase 99% sempre abafado, doido logo para passar 2 meses para ficar interessante pois vamos lá. Tivemos ontem chuvisco ora sol aparece e calor abafado quase sempre com pouca variação, a noite foi toda nublado e amanheci com 25 graus aqui no cachambi sensação 0% de conforto térmico, tempo segue com sol aparecendo entre muitas nuvens e faz 28 graus me sentido dentro da Amazônia. Depois teremos o bloqueio que dizer não sentimos NADA de ar frio no Rio nem refresco mais serenos recompensado com bloqueio do calor úmido para o calor seco, porém na região serrana a vantagem da secura a temperatura cai a noite, aqui no subúrbio carioca com concreto para tudo que é lado. Significa o que noites abafadas novidade 0.
    7 points
  14. Choveu 328 mm na estação Cemaden de ontem para hoje , no litoral Sul de SP , na cidade de Mongaguá.
    7 points
  15. Para mim, também é um crueldade viver em Lima com esse tempo cinzento demais. Se eu já surto quando ficam dois dias de tempo encoberto por nuvens baixas por aqui, imagine meses! Kk Eu prefiro mesmo aguentar a opressão desse verão de 2023-2024. ------- Tarde começando com sensação de abafamento por aqui.
    6 points
  16. Clima Denver é de uma dinâmica ímpar Mas, após um certo período de pesquisa, hoje prefiro Wilmington, no Estado de Delaware ou Medford, no Oregon; Ambas proximas à praia Canberra, na Austrália, acho clima "ideal" para viver/morar. Problema é a falta neve. Mas há opção a 45 minutos de carro, com estacão esqui. E também próxima à praia!
    6 points
  17. O clima de Denver é muito louco ...pode ir de - 20 a + 20 em apenas uma semana . Se a pessoa não for nativa da região, deve ficar com a saúde em frangalhos hehe .
    6 points
  18. Infelizmente não tenho esses dados. A única coisa que eu sei, que já li na imprensa da época e que me lembro de comentários do falecido Narciso Vernizzi a respeito, é que choveu muito no dia 06/03/1966. Inclusive com grandes enchentes na cidade de São Paulo. E foi na chegada de uma frente fria bastante ativa, com massa polar relativamente forte para um mês de março, que pegou um ambiente quente e úmido por aqui. O IAG registrou 145,9 mm naquele dia. No Mirante foram: Dia 06: 10,2 mm Dia 07: 87,7 mm. Mas foi a mesma chuva. Começou de manhã cedo e o que caiu até 9h da manhã do dia 6 foi contabilizado naquele dia e o restante (Após as 9h) ficou para o dia 7. Isto é, o total daquele dia de chuva foi na verdade de 97,9 mm no Mirante. E.T.: Encontrei também um dado no Mirante de 83,1 mm em 05/03/1991.
    6 points
  19. Boa máxima de 27,9° aqui em casa depois de boa mínima de 16,9°. No Lami fez 11,8° (mas é lá no extremo-sul da cidade em área rural e entre dois morros)!! Agora tenho 21,9° com 71%. Segue o vídeo da tarde.
    6 points
  20. Logo teremos a inversão da situação atual, com calor úmido e forte abafamento. O refresco dura só até a manhã de amanhã aqui com mínima de 16°/17° e há tarde já faz 29°. Depois é pelo menos 8-10 dias de calor, ora mais intenso, ora menos intenso com tempo morno e úmido.
    6 points
  21. Lixo infinito, pra dizer o mínimo!! Por isso a atual mp não significa o fim do verão climático. Foi apenas uma pausa. Vamos sentir saudades desse dias mais frescos.
    6 points
  22. Torshavn, capital das ilhas Faroe, arquipélago pertencente à Dinamarca, situado mais ou menos a meio caminho entre a Escócia e a Islândia, tem menos sol do que Lima: 1.002 h/ano. A cidade fica a 62° N. A maior temperatura já registrada lá foi 22,0°C e a menor -11°C. A média máxima do mês mais quente (Agosto) é 13,3°C. Lá tem em média 192 dias de precipitações por ano, 44 dias de neve. Ah... tem dias e dias de tempo severo (E frio) quando vêm aquelas tempestades do mar do Norte, causadas por aquelas baixas pressões monstruosas que ocorrem por lá.
    4 points
  23. 2014 foi até interessante em BH enquanto 2017 foi memorável, o segundo mais frio perdendo para 2022. Por mim, que venha repeteco! Hehe
    4 points
  24. @Aldo Santos Março é um dos meses que mais aumentou a média de chuva do Mirante (aumentou mais de 60mm na 1991-2020 em relação a 1961-1990 e está quase com a mesma média de dezembro). Quais foram as cinco maiores chuvas 24h do Mirante em março? (sei que o recorde é de 1994, um dos meses com recorde 24h pré 2000). No IAG até 2019 os três maiores absolutos 24h ocorreram em março (um deles ocorreu em 2019)
    4 points
  25. Ele ainda participa de grupo de meteorologia pelo Whatsapp. Daqui, ele anda sumido mesmo.
    3 points
  26. Oba! Esse foi outro inverno muito bom por aqui. Não lembro direito pela sensação, mas fui conferir os dados e a dupla 2010-2011 foi excelente.
    3 points
  27. o tédio foi o refresco hoje, hehe. A previsão pra frente me desanimou... tiraram o refresco dois dias 12, 13 por ai. Dai colocaram calor e massa de ar quente e bloqueio pesado. Sem paciência pra essas incontáveis massas de ar quente, bloqueios que tem vindo pra cá desde agosto/ setembro do ano passado. Não tem um mês que se salva. Nenhum. Chega de El Nino. Ninguém aguenta mais. Falando em mês que se salva, Março é um que tá devendo alguma coisa faz tempo. EU não consigo lembrar de um março fresco nos últimos anos. Nenhum. Eu lembro que reclamei de setembro aqui nesses anos de fórum aqui presente. Dai veio o bom e frio setembro de 2022. Quem sabe eu reclamar, não trará um Março decente algum ano, tipo, logo?! hehe
    3 points
  28. ele não ia se mudar aqui pro Paraná? Lembro que comentou isso ano passado. Sobre o tempo: Ainda um dia fresco aqui, estação Cachoeira no extremo norte de Curitiba não chegou nem a 23 graus hoje.
    2 points
  29. Eu fui em 2022 pra lá a última vez e realmente é muito bom pra pegar um friozinho, mas a região ali de Salinas também é bastante competitiva no quesito. E tem esse hotel ali na Garganta do Registro que fica no alto de um pequeno morro a 1.700m de altitude, não sei como é o clima por lá, fora a proximidade com o PNI, localidade hors concours pra sentir frio no Rio de Janeiro.
    2 points
  30. Ao meu ver, o inverno 2024 teria como análogo o de 2010!
    2 points
  31. 2017 foi ruim no RS e SC, bom no Sudeste e Nordeste e normal/ levemente abaixo da média no Centro-oeste e norte. Foram quatro eventos importantes de frio naquela temporada: o primeiro, na última semana de abril, continental, o segundo, na primeira semana de junho, também continental, o terceiro, no começo de julho, oceânico e o último, meados de julho, continental.
    2 points
  32. Podes crê Para o RS, 2017 foi o CAOS! Boa parte de SC, também Resto região Sul, foi ruinzinho Sampa/Capital, "estranho": houve uma bela MP em julho se não falha a memória (a tal "híbrida", que o Renan costuma acertadamente se referir) No momento, bastante nublado em Pinheiros, aqui na Zona Oeste da Capital e 25°C No limite do " ainda agradável" devido a uma leve brisa, vestindo bermuda e regata Mínima de 20°C na estação do CGE de Pinheiros
    2 points
  33. ah verdade! Lembrei agora que 2017 foi um clássico caso de anticorrelação entre o RS e o sudeste. Aqui foi horroroso, mas parece que ali foi bom mesmo. Parece que 2018 foi o contrário né? Achei bom o inverno de 2018 aqui no sul (Julho foi fraco em mínimas, pq só choveu, mas as máximas foram baixíssimas em boa parte do mÊs). E se não me engano 2018 acabou sendo fraco aí. Não lembro bem se esses casos de anticorrelação entre nossas regiões são comuns, ou sem tem a ver tbm com o ano ter El Niño ou La Niña, ou se são apenas coincidências, mas são coisas interessantes de se observar. Em anos recentes não consigo lembrar de outros casos assim no inverno. 2016 parece ter sido estilo das antigas, bom pra todo mundo hehe.
    2 points
  34. O mesmo vale para SP. Aliás, não é raro Sampa registrar, no mesmo mês, temperaturas mais baixas em fevereiro e início março devido a outros sistemas do que aquelas causadas por massas polares que provocam mínimas significativas no sul. Infelizmente, se essas previsões se cumprirem, Sampa vai passar mais um verão praticamente sem chuvas duradouras (Causadas por canais de umidade, ZCAS, etc.), que são aquelas que realmente enchem represas e reservatórios. Mais uma vez passaremos um verão quase que exclusivamente só com chuvões à tarde... que ajudam, claro, mas não são o ideal. -------------- Apesar das temperaturas menos altas, tivemos um dia abafado hoje, com sol e muitas nuvens. Na 2ª metade da tarde, houve um período em que o céu deu uma boa limpada. Porém, as temperaturas máximas foram registradas antes de meio-dia. Na 2ª metade da manhã, parte das chuvas do litoral atingiu o extremo sul da capital paulista, com alguns acumulados significativos, tanto maiores quanto mais próximos da serra do Mar (CGE): Marsilac: 45,2 mm Barragem (Parelheiros): 30,8 mm Capela do Socorro: 3,8 mm No restante da cidade, praticamente nada até agora. Houve apenas alguma chuva fraca bem isolada. Mirante (Aut): 20,2°C / 28,9°C Interlagos: 21,0°C / 25,6°C IAG: 20,0°C / 27,9°C Mínimas altas denunciando predomínio de ar tropical, além de noite nublada.
    2 points
  35. Águas frias na região do NINO 3 finalmente submergindo. 28/02: 04/03: Para quem acompanha o CPC da noaa já estava aguardando por isso, conforme indicado na última imagem de 27/02.
    2 points
  36. Aqui em Saskatoon a máxima chegou a +1.1°C no dia 22, +2.2°C no dia 23, +0.6°C no dia 24 e -1.5°C ontem, dia 25. Sempre muitíssimo acima da média de Fevereiro, que é de -7.2°C. Fevereiro de 2024 está com média de -7.4°C, enquanto a normal seria -12.5°C. Forte anomalia positiva. Ontem estava assim aqui atrás de casa, com a neve derretendo: Porém, houve uma virada no tempo. Nevou ininterruptamente durante a última noite e hoje o dia todo. Houve complicações no trânsito com carros ficando atolados na neve. Hoje no fim da tarde já estava assim aqui no mesmo local: A temperatura despencou para -20°C. Para amanhã a previsão é de mínima de -30 e máxima de -22. Quarta feira, mínima de -34 e máxima de -14. Bem na finaleira do mês, acredito que esses três dias de frio forte darão conta de reduzir a média o suficiente para não se tornar o Fevereiro mais quente da história, mas ainda será um dos mais quentes.
    2 points
  37. Já fui para Maromba , e lá faz um frio bem generoso...e o lugar é belíssimo
    1 point
  38. Tem horas que eu penso que essas previões dos próximos 14 dias de Meteored deveriam deixar de existir ou, ao menos, encurtar para apenas 7 dias. Elas ultimamente tem trazido desgosto! Não aguento mais navegar ou por aqui ou em grupos de meteorlogia e me deparar com aqueles gráficos mostrando tendência de uma alta forte no final da grade ou altas se mantendo. Isso antecipa o meu sofirmento. Tento ignorar ao máximo, mas eles chamam a atenção demais e me pegam desprevenido. No verão do ano passado, o que se via nessas previsões era uma montanha russa um uma até mesmo uma "planície" (diga-se, máximas mais comportadas). Já nesse ano de El Niño, o que se vê ou é uma subida a uma montanha ou então um planalto do Tibete (diga-se, temperaturas bem altas e dar com pau). ----- Mas saindo desse desabafo de quem está indignado com tudo isso e indo para o monitoramento, temos uma tarde de quarta feira começando com temperaturas mais comportadas. PS.: Se não fosse aqueles famigerados gráficos do Meteored, eu não estaria já sofrendo com a possível nova onda de calor prevista pro centro sul, mas sim curtindo esses dias de alívio. Pra Sampa, 33 graus na SEGUNDA QUINZENA DE MARÇO!
    1 point
  39. aproveitando que a festa vai durar pouco por aqui: https://www.tempo.com/noticias/previsao/alerta-calor-padrao-de-bloqueio-atmosferico-promete-elevar-as-temperaturas-na-proxima-semana-no-centro-sul-do-brasil.html
    1 point
  40. Opa! Olhando agora esse mapa parece que está certa a mínima que aparece nos dados da base aérea de Canoas pelo Ogimet. Pelo visto rendeu mesmo a MP por aqui.
    1 point
  41. Boas temperaturas mínimas nessa área entre o RS, Uruguai e Argentina. O friozinho da manhã voltando a ser sentido, que saudades estou disso. Todo ano é assim: O friozinho aos poucos vai aparecendo em Março nas médias latitudes, e no mês seguinte ele já "sobe" pra cá, deixando tudo mais democrático.
    1 point
  42. Anomalias de até +7,5˚C na Polônia em Fevereiro, batendo recordes inclusive para Março. Na Áustria anomalias também de até +7,5˚C Na Alemanha a mesma coisa, áreas com anomalias de mais de 6˚C e a média do país com anomalia de +4,93˚C. E assim se repetiu a situação em quase toda a Europa Central e do Leste.
    1 point
×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.