Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Leaderboard

Popular Content

Showing content with the highest reputation on 07/20/23 in all areas

  1. Sabe um dia em pleno mês de julho que apesar de não ter registrado precipitações foi parecido? Este aqui: Olha como estavam as nuvens no céu naquela fatídica tarde. O vento parecia até estar querendo dizer alguma coisa...
    16 points
  2. Curioso que o gráfico de Curitiba não é aquele formato de U clássico, é meio bagunçadinho, Sp é mais uniforme mas se engana que o tempo no inverno seja seco. O verão sofre atuação do clima tropical, mas no inverno por estar próximo a faixa subtropical bizarrices acontecem com alguma frequência Tem muitos casos de transtorno com enchentes e problemas de parar a cidade em meses fora do verão como maio de 2005, vários meses de junho da década passada julho de 2019. Setembro de 2009 Uma curiosidade que eu acho que o @Aldo Santos até deve ter os gráficos bem afiados. Mas 2 das maiores chuvas da cidade de sp ocorreram em meses secos Maio de 2005 com 140mm e julho de 2019 com 123mm um verdadeiro absurdo para um mês tão seco. Só não desbancando o famoso dezembro de 1988 com 151mm. Falando de monitoramento eu estou fora de sp até meados de Agosto, e aqui aonde estou no sertão nordestino o tempo seco já se estabeleceu pra valer, chover de agora até Novembro é bem raro. Por enquanto as temperaturas estão comportadas, todo dia mínimas de 18, 19, máximas de 30 a 32, felizmente vou embora antes do B-R-Ó BRÓ dar as caras por aqui. Eu estava em sp no dia que fez 9,x de mínima, pelo visto não perdi muita coisa por estas bandas nestes dias que ando fora 😂.
    14 points
  3. Registro de sincelo e geada severa nos campos de Pedras Altas, no extremo sul do RS. A estação mais próxima registrou -4,2ºC. Imagens do pessoal da Barra Meteorologia.
    13 points
  4. Pois é... Quem olha as médias de chuva da cidade de São Paulo é levado a crer que os invernos aqui são sempre secos. Mas chuva no jun/jul/ago por aqui não é uma raridade como em Belo Horizonte, por exemplo. Embora normalmente no inverno, em Sampa, a chuva costume se concentrar em poucos dias. E mesmo em invernos secos, com pouquíssima chuva, podemos ter períodos de vários dias com umidade relativa alta devido aos ventos de SE e a infiltração marítima. A verdade é que o estado de SP está numa espécie de transição entre o sul e o Sudeste "típico". Vejam julho, por exemplo. A média 1991-2020 no Mirante é 48,4 mm Aí, a gente pega os julhos menos chuvosos da normal 91-20 (Mirante): 2008: 0,0 mm 2017: 0,8 mm 2011: 4,5 mm 2016: 6,4 mm 1996: 7,2 mm 2020: 12,6 mm Agora, os mais chuvosos: 2009: 179,7 mm 2019: 156,0 mm 2007: 148,3 mm 2004: 97,4 mm 2010: 93,5 mm 2013: 90,9 mm E, nesta época do ano, chuva aqui em Sampa é causada por frentes frias bastante ativas, áreas de instabilidade ou infiltração marítima. Chuvas puramente convectivas (Como no verão) são de extrema raridade por aqui no inverno.
    12 points
  5. Visão panorâmica da baixada onde está a estação no distrito do Horizonte
    12 points
  6. Uma característica interessante daqui dessa região onde eu estou, é que existem algumas árvores que perdem as folhas no outono e passam o inverno sem folhas (ou com poucas folhas), mas outras espécies têm folhas permanentes durante todo o ano. A foto que estou mandando mostra duas árvores com pouquíssimas folhas. Acredito que isso é devido à característica de transição entre o clima tropical e o subtropical, já que estamos na latitude 24 (porta de entrada da faixa subtropical), mas estamos a nível do mar. Observação: estou no município de Mongaguá, no litoral de SP. Latitude 24,11 Sul. O que vocês acham?
    12 points
  7. Ontem e hoje conheci as estações da cidade de Palmas-PR e do distrito do Horizonte. Segue primeiramente as fotos da estação da cidade, no bairro do Roscio.
    11 points
  8. Estarei no fim de semana na belíssima Arraial do Cabo. Apesar de ser um destino de praia o clima não estará tão propício pra mergulhos, ainda mais que as águas de lá são geralmente bem geladas. Pelo menos sem chuva. Pouquíssima variação de temperatura. Arraial tem um clima bem particular pro Estado do Rio: não faz muito calor, nem muito frio; tem uma vegetação de semiárido, mesmo na parte litorânea (o que torna o cenário lindíssimo) e chove pouco ao longo do ano. Além disso, como normal nas regiões litorâneas, tem um vento constante, o que alivia o calor e aumenta a sensação de frio.
    11 points
  9. Tabelinha da ZS do RS: O curioso é a Chácara J. Bubols estar com a média idêntica à SF de Paula ( Cheiro de Mato 883m ), inclusive com média máxima menor, 15,06° contra 15,09° de São Chico. Muito legal acompanhar essa estação de Herval, por causa do 8 ou 80, entre verão e inverno.
    11 points
  10. ☀️🌤️🌥️☁️☁️☁️🌧️ Máxima: 22,9°C em Caibi/Foz do Chapecó Energia Mínima: 2,1°C em Bom Jardim da Serra/Rio do Rastro Eco Resort Menores máximas até o momento: 5,6°C no Morro das Torres 5,7°C no Morro da Igreja 5,8°C↑ em Bom Jardim da Serra/Rio do Rastro Eco Resort 6°C↑ em Urubici/Serra do Corvo Branco 6,51°C em Urubici/Mundo Novo/PWS 7,3°C em Urubici/São José Rajada máxima: 77,6 km/h em Abelardo Luz/Linha Imigra Precipitação máxima: 21,8 mm em Garuva/Quiriri > Está ocorrendo advecção de ar quente agora de noite, e algumas máximas sairão provavelmente no fim da noite.
    11 points
  11. Boa noite, Ramirez, vou comentar pois fui mencionado no post. Primeiramente, sim: existe uma complexidade no regime pluviométrico da área de Curitiba e não é tão simples classificar esse regime como antigamente se classificava, por exemplo, o clima temperado: pelas isotermas entre 3°C e 18°C. Não se utiliza mais esse método ultrapassado. Se fosse tão simples afirmar q Curitiba possui um regime pluviométrico Tropical de Altitude, como explicar as grandes enchentes e inundações que vez por outra ocorrem em pleno Julho ou mesmo em Maio e Setembro? Existe sim, uma diminuição razoável na pluviometria no período mais frio, mas não acontece como um padrão estabelecido em TODOS OS MESES INVERNAIS. Outra coisa: um fator importante q é responsável por dias de certa "estabilidade" e bom tempo, não é o mesmo q produz esse tipo de tempo nas regiões tropicais, q basicamente seriam sistemas de altas pressões com característica "tropical" ou "subtropical". Aqui o q produz bom tempo nos 6 meses mais amenos, geralmente é a MpA ou Anticiclone Polar ainda com características de massa fria. No Brasil Central com seca no inverno (todo inverno) a massa de ar seco gera aquelas temperaturas extremamente elevadas. É bem diferente. Quanto ao clima: Se eu gostasse realmente de dias frios e nublados, com chuviscos e nevoeiros, estaria satisfeito com o nosso clima. Mas detesto. Por outro lado, as chuvas q acontecem no verão são um alento ao calor, pois tornam o dia agradável, algo impossível de vivenciar na maior parte da Europa Mediterrânea, com meses de calor insuportável e nenhuma gota d'água caindo pra refrescar. Tenho meus sobrinhos morando em Portalegre/Portugal e em Alicante/Espanha e me relataram inúmeras vezes o sofrimento nos verões sem chuva e sob calor fortíssimo. E não é somente lá, claro. Passei um verão na região da Lagoa dos Patos (Arambaré) e se vi 2 ou 3 chuvas isoladas em finais de tarde foi muito. Pra mim, clima com tendência ao "Mediterrâneo" é um dos piores q existem, pois não há sol o bastante no inverno (quando precisamos) e no verão o Sol torra (algo q não precisamos). Abraço. Máxima 12,9°C hoje. Outro dia cinzento e frio. Amanhã timidamente volta a esquentar e meu ânimo deve começar a melhorar. Outros dirão q isso é ruim, etc. Mas penso na minha felicidade neste momento.
    11 points
  12. Tenho orgulho de fazer parte dessa comunidade e em TODAS as oportunidades que tenho, faço questão de divulgar a qualidade das pessoas daqui.
    10 points
  13. Hoje de manhã teve entrevista na rádio Club de Palmas-PR, onde falamos sobre o projeto das estações meteorológicas. Segue o link da entrevista completa. https://rbj.com.br/novas-estacoes-confirmam-condicao-de-palmas-como-capital-estadual-do-frio/
    10 points
  14. 10 points
  15. São Paulo vem tendo uma manhã de quinta feira com céu nublado. Temos a presença de nuvens bem baixas e também nebulosidade média (ainda das instabilidades do sistema frontal, mas que estão perdendo força). Nas estações do CGE, 14/15 graus e URA na casa dos 80/90%. Os ventos sopram de ESE a uma velocidade média em torno dos 15 km/h, segundo dados dos aeroportos da Grande SP.
    10 points
  16. Misael, bom dia. Essa média "melhor" observada na região sul do RGS em relação à da região serrana mostra a dificuldade neste inverno de 2023 para os Anticiclones resfriarem os topos do Planalto Sul. O frio mais pesado tem se esparramado pelas áreas mais baixas, fato bem falado aqui por ocasião da friagem no Centro-Oeste em Julho (e provavelmente será falado até o próximo inverno e no seguinte - Primavera do Leste). A região da Campanha Gaúcha já tem uma vantagem q é a latitude (32/34°S) e é abraçada pelas Altas q algumas vezes nem chegam até SC. E com frio "raso", é uma dupla vantagem, já q os topos da Serra do Sudeste possuem metade da altitude dos topos da região de São Chico. Uma curiosidade q tirei de um livro antigo de Climatologia onde apareciam os registros das estações do Serviço de Meteorologia (como era chamado o INMET antigamente): Santa Vitória do Palmar, ao nível do mar teve mínima absoluta de -6,3°C.
    10 points
  17. Máxima hoje subiu bem em relação à de ontem: 12,9°C x 16,6°C Um céu nublado com melhorias na parte da tarde, inclusive com algum sol. Mas ainda frio, devido ao vento SE. Final da tarde..
    9 points
  18. Aqui no interior de SP ela é conhecida como Sete-Copas porque à medida que cresce vai lançando galhos em níveis, os quais, na percepção popular, vão formando como que copas sobrepostas até atingir o número de sete (foto abaixo). Eram relativamente comuns na arborização de calçadas e praças por aqui mas tal qual a Sibipiruna, com o tempo, foi sendo substituída por árvores menos trabalhosas na limpeza. Por um lado é uma pena porque ela fornece uma sombra muito boa, por outro, não faz falta nenhuma porque acho ela feia e de fato faz muita sujeira. Na infância era comum abrirmos os coquinhos que ela produz, depois de secos, para retirar a pequena castanha que ela tem dentro para comer. Dia ensolarado e feio por aqui, meio ventoso e meio empoeirado. 16°C ao amanhecer. Link da foto: https://pagina3.com.br/colunistas/banhodemato/ninguem-da-a-minima-pra-ela-mas-ela-da-sombra-da-alimento-da-remedio/
    9 points
  19. 9 points
  20. Infraestrutura criada para a estação do distrito do Horizonte
    9 points
  21. Bruno, é a espécie q tem em abundância no litoral paranaense. É exótica, como comentado. Se trata da Figueira da Índia. Eu trouxe mudas e plantei em vasos. Mas não cuidei adequadamente e faleceram...
    9 points
  22. Eu ia me abster sobre o vídeo da "neve" por motivos de não querer dar ibope pra esse tipo de desinformação. O cara é dono de uma pousada, então é claro que, em qualquer oportunidade, ele vai querer atrair turistas. E foi o que aconteceu: algumas pessoas subiram a serra pra ver a neve por volta das 22h de ontem. E pra mim essa que é a parte problemática. Até a secretaria de turismo do município, jornais e etc repostaram aquela vídeo. O que aparece naquele vídeo nada mais é do que aparece nesse que eu gravei na casa da minha irmã em junho: uma garoa muito fina, levada pelo vento, filmada próxima a alguma iluminação. Fica realmente bonitinho no vídeo, mas não passa de garoa fina. video1.mov
    9 points
  23. Difícil, as condições atmosféricas são nada favoráveis para neve. De acordo com os modelos, a cota para neve agora estaria em +/- 3800m. Só se os modelos erraram grosseiramente, ai para tirar alguma duvida, era legal tirar a sondagem dos aeroportos aos redores para ver como está a atmosfera. Eu acho que os aeroportos mais próximos que tem esse tipo de sondagem, deve ser de Florianópolis e de Caxias do Sul. Não é o ideal pela distância, mas da para ter um norte de quanto °C está em altitude e comparar com os modelos.
    9 points
  24. É verdade, é uma análise que já pensei em fazer e nunca fiz. Só tenho os dados completos do OCBA, preciso procurar outros. Ezeiza com certeza tem várias décadas de dados. Buenos Aires hoje: Mínima: 6,9°C Máxima: 12,5°C Apesar de a temperatura ter subido, ainda foi um dia de muito frio, principalmente pela máxima baixa e pelo vento. O dia comecou com tempo aberto e foi aumentando a nebulosidade ao longo do dia. Agora 11,1°C, URA de só 58%, vento norte a 22 km/h. Para amanha, previsao de céu parcialmente nublado e temperatura entre 9 e 17°C. O sol nasce às 7h55 e se poe às 18h04.
    9 points
  25. É nessas horas que a gente vê que a latitude pesa e falta muito no Brasil no período invernal. Nessa sexta/sab/dom o sul do RS/Uruguay terão um breve veranillo. Mas depois disso as condições de frio de inverno voltam e seguem pela semana toda. Enquanto que a porção norte do RS pra cima, experimentarão dias mornos. Fará mais frio no Chui do que em Gramado. Isso ajuda a reforçar a percepção de inverno. E conforme vamos avançado para primavera, essas diferenças ficam maiores. Em agosto/setembro é bem normal ver Buenos Aires com uma tarde de 15 graus e POA com 25, os bloqueios vão ficando mais fortes. Depois que chega novembro essas diferenças diminuem, e muitas vezes ficam a favor aqui de SC pra cima, com influência das MPs velhas + altitudes + chuva o clima aqui costuma ficar mais ameno do que mais pro sul. Dai chega abril e a latitude começa a pesar de novo.
    8 points
  26. Excelentes dados comparativos, Aldo. Sim: transição. As variações são imensas, algumas vezes puxando pro lado do Sudeste e outras pro lado do Sul. E Curitiba, longe de possuir estação seca.
    8 points
  27. Hmmm não conheço essa espécie, mas acredito que seja de fato exótica. A título de curiosidade, o que temos que mais se aproxima com uma floresta "decídua" no Brasil, e que mesmo assim está muito longe disso, seria a floresta estacional decidual do RS e do oeste de SC, que é um grupo florestal parte da Mata Atlântica. É uma floresta onde cerca de 50/60% das árvores perde as folhas no período frio. No RS, genericamente falando, temos duas subdivisões da Mata Atlântica, que seria a ombrófila mista (mata de araucárias) e a estacional decidual. Em SC ainda tem a ombrófila densa, que é a mesma da sua região no litoral de SP. No bioma Pampa, os capões e as matas de galeria, perto dos rios, também são decíduas, mas com árvores de pequeno porte.
    8 points
  28. Rio vem tendo um dia típico de frente fria do baixo verão. Céu totalmente encoberto, chuva indo e voltando, até sendo moderada em alguns momentos desde ontem a tarde. Brisa batendo firma, aumentando a sensação de frio. Temperatura praticamente sem variar na faixa dos 20º.
    8 points
  29. Bem, se realmente houve, deve ter vídeo datado, com os cristaizinhos caindo e aparecendo sobre alguma superfície escura, seja na manga de algum casaco ou algum local q realmente apareça. Caso não tenha, fica difícil.
    8 points
  30. Entrei na live e é o seguinte: Para mim, INCONCLUSIVO. Em termos de análise da atmosfera, do perfil em altitude, os modelos colocam zero chance para o fenômeno. O que a câmera do tiozão está filmando pode ser tanto um chuvisco quanto uma garoa de neve. Como eu não conheço ele, não sei de sua idoneidade, fico com os pés atrás.
    8 points
  31. Nevando agora em urubici ...ao menos instagram floripa mil grau postou ... Sera que é verdade?
    8 points
  32. @Moretão! Não é churrasco, mas está começando um entrevero no capricho nesta quarta-feira mais fria de julho até o momento. Céu encoberto com garoa fraca e 8,8°C aqui no bairro Rio Negro em SBS.
    8 points
  33. E volta a chover, alternando entre moderada a momentos de forte intensidade .. VID_20230719_182244.mp4
    8 points
  34. Voltando ao assunto do aquecimento nas médias, eu calculei a média das mínimas absolutas anuais do IAG conforme os períodos. E deu nisso: 1933-1960 => 2,3°C 1961-1990 => 3,1°C 1981-2010 => 4,2°C 1991-2020 => 4,6°C 2001-2020 => 4,7°C A estação fica num parque de 5,5 km² ou 550 hectares, no ponto vermelho na foto abaixo. Na foto, no fundo, se vê o aeroporto de Congonhas.
    7 points
  35. Eu não saberia dizer mas será que a perda de folhas não está mais ligada ao stress hídrico do que à variação de temperatura, a exemplo do que ocorre com a Mata Atlântica Semidecidiual aqui no interior de SP. Este ano a perda das folhas está bem menos uniforme e um tanto quanto tardia na vegetação nativa por aqui, haja vista o tanto que choveu em maio e junho.
    7 points
  36. Finalmente uma manhã mais agradável. As mínimas hoje foram menores na baixitude dos Vale do Taquari e Rio Pardo, na encosta da serra, do que na serra. A mínima em Lajeado foi de 8,4ºC (73 m) enquanto que nos Morro das Torres em Teutônia (595 m) marcou 11,9ºC. As máximas ontem, em Ausentes e Cambará do Sul, não passaram de 5,8ºC e 7,9ºC, respectivamente. Já dá pra sentir a virada no tempo (finalmente consigo secar roupa). Venta bastante no momento, principalmente nos topos.
    7 points
  37. https://instagram.com/quintadommanoel?igshid=MzRlODBiNWFlZA== Esse instagram transmitindo ao vivo a neve agora em urubici Parece ser verdade.
    7 points
  38. Boa noite a todos. Quarta-feira na RMRJ 🌧️ Caxias (Xerém) 19,0°C / 22,5°C Niterói (Barreto) 19,2°C / 23,2°C Rio (Vila Militar) 18,7°C / 23,4°C
    7 points
  39. Alta poderosa no oceano mandando ventos gelados e umidade para o leste do Paraná, Santa Catarina e São Paulo. Não é à toa q São Bento do Sul teve essas máximas abaixo dos 10°C. Aliás volta a esquentar de leve já nesta noite, com o afastamento da Alta e a entrada de vento do quadrante norte. Serra Dona Francisca está registrando a máxima agora ao anoitecer, com 9,8°C. @SandroAlex, será q essas máximas da tarde não serão pulverizadas antes da meia-noite? Nuvem altas no centro-leste, meio incomum para Julho.
    7 points
  40. Hoje chegamos a 17,3 °C às 15:00 na base aérea de Canoas, dia frio ainda. Mas ontem foi LOKO. Há pouco, logo depois do whatsapp voltar ao ar, já tínhamos em torno de 14 °C
    7 points
  41. De fato, já vi esta condição em todos os outros meses em algum momento, até mesmo em junho, mas em julho realmente foi inédito. Parece ser uma característica de anos com El Nino, chove menos no verão e faz menos frio no inverno, mas em alguns momentos isolados parece deixar a estação seca com aspecto de verão, com sol, calor e algumas nuvens mais escuras, mesmo que na maioria das vezes não tenham volumes expressivos ou mesmo nem chegue a chover. Alguns registros da chuva vista de Contagem às 16:30. Desde umas 17:30, chove fraquinho no meu bairro. Pelo radar, a situação é de um dia de verão com chuvas isoladas mesmo:
    7 points
  42. Boa tarde, BH (Pampulha) teve uma madrugada MUITO quente para a época do ano. Em pleno julho, a mínima hoje foi de bizarros 19,2°C, valor quase inacreditável para o local no inverno. Deve estar entre os maiores para julho desde o começo dos registros, em 2006, se não for o maior. E, pra completar o pacote de bizarrices do dia, temos pancadas de chuva na RMBH nesse fim de tarde: Resumindo, tivemos um dia de verão na cidade em julho, com todas suas características: 19,2/28,3 com sol, calor, abafamento e CHUVA no fim do dia. Isso em julho, JULHO! Inédito pra mim.
    7 points
  43. Sinceramente pra mim pareceu uma garoa filmada perto de uma luz à noite. Tenho vários vídeos assim aqui na minha casa. E os vídeos de neve filmados no evento anterior são muito parecidos com aquele, e no mesmo lugar. Sei não hein.
    6 points
  44. Que bizarra essa mínima ! Não tinha me atentado a isso. Por aqui tive 16,8C hoje cedo, bastante alto para Julho, mas até o final da noite talvez essa mínima seja revertida. Amanhã pode vir a segunda máxima sub-20 do mês.
    6 points
  45. Lindíssimas fotos mesmo. Formou um nevoeiro intenso sobre essa região na última madrugada. O motivo foi que além de estar úmido há vários dias nesse local, os arroios estão bem cheios, liberando calor latente sobre área. Podia ter caído um pouco mais e quem sabe ido a uns -5,x/-6°C! Ao invés disso formou esse nevoeiro espesso e consequentemente congelamento do que estava sendo depositado sobre as superfícies. Pelo menos rendeu ótimas imagens. Por outro lado os topos começaram a receber uma advecção um pouco mais quente e seca na madrugada, ainda assim conseguiram ter 3/3,x°C. Negativou também em Pelotas (Bairro Colina do Sol) e Jaguarão com -0,6°C e -0,1°C respectivamente. Em Herval fez -3,1°C na baixadinha do Bulbols. O Curral como sempre perdendo sinal durante as madrugada, jogando fora seus -5,x/-6,x°C por conta dos problemas com a pilha. Em breve vamos resolver.
    6 points
×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.