Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Leaderboard

Popular Content

Showing content with the highest reputation on 05/04/23 in all areas

  1. Cara, eu amo esse fórum! O BAZ é o local da internet onde eu encontro as pessoas mais maduras! É um lugar onde eu encontro outros iguais a mim, que gostam de meteorologia, que é um dos meus assuntos preferidos (apesar da minha área ser a Engenharia de Computação). É muito bom ver que muitos aqui se importam em manter a conversa de forma adulta, séria e imparcial pela maior parte do tempo. Parabéns a todos os participantes que prezam pela seriedade e pela boa convivência!
    14 points
  2. Anomalia de temperatura entre os dias 15 a 19/05 que o Coutinho apresentou no vídeo postado a pouco:
    13 points
  3. Aqui os últimos dias (começo de maio) tem tido temperaturas altas para o período, uma concordância dos modelos de previsão para cá. Hoje a variação em casa foi de 18,3°/31,1°C calor para o período, a previsão é que o calor aumente no decorrer dos próximos dias, com tempo seco. O ensemble do modelo europeu para o período entre 04/05 a 11/05: Na semana passada o ensemble já indicava um resfriamento para depois do dia 06/05 ao longo das rodadas foi modificando a projeção e agora aponta uma MP para depois do dia 11/05. Ensemble entre 11/05 a 18/05: Pelas rodadas de hoje seria um frio dentro do padrão para maio, nada de muito significativo. Haverá diversas modificações no decorrer dos próximos dias.
    12 points
  4. Bom dia, Renan... e demais colegas O Hedsgepa já faz esse tipo de "coisa" há vários anos, pelo q me lembro. E além dessas bobagens (tipicamente infantis, o q mostra claramente q o sujeito só amadurece na idade), nunca vi um único post de sua autoria q fosse relevante e de alguma serventia para uma possível discussão frutífera. Até mesmo quando ele apresentava alguma informação verídica sobre, por exemplo, temperaturas, era meramente provocação barata insinuando q "tal lugar" (Pinheiro Machado) era indiscutivelmente melhor do q qualquer outro, no Brasil. Eu entendo (e a maioria aqui também entende) q atiçar discussões é de certa forma interessante e de fato já produziu bons conteúdos em tempos passados, mas isso já ficou para trás. Hoje em dia o conhecimento, mesmo q superficial, da realidade climática de cada localidade já está bem implantado na mente de cada um de nós, portanto não há muita surpresa quando vemos os dados das estações. E não nos importamos mais tanto com isso, até pq, nossa....e daí se faz mais frio em tal lugar? E ele já entendeu isso, então deu uma diminuída nesse tipo de provocação, pq sabe q não há mais espaço pra essas besteiras, mas não parou de incomodar: agora com provocações(zinhas) infantis e quando não isso, com emojis dando risada (😄) q não representam alegria ou bom humor e sim chacota. Claro q fazemos vista grossa, tanto q essa pessoa ainda está aqui, depois de tanto tempo atuando da mesma forma. Eu sinceramente acredito q ele faça o mesmo em outros sites de assuntos variados, q não somente clima, então só resta lamentar por ele e seguir em frente. Um probleminha q poderia ser meio q resolvido se alguns colegas não respondessem às suas idiotices propositais. @Matheus Vinicius, o Ifreitasrosa não tem interesse em discussões sérias. Pare de ser tão ingênuo e não dê corda pra essa pessoa. - Maio é costumeiramente um mês de "alegrias e tristezas" para os q amam sentir frio intenso (aos padrões daqui). Em Curitiba (e numa vasta área ao redor), as temperaturas mínimas nesse mês podem variar entre -2°C e 8°C. Já tivemos alguns Maio's em q não sentimos frio de fato (frio o dia inteiro) e por outro lado, já tivemos também dias bem gelados, com geada pela manhã e clima bem frio durante a tarde. Não há como saber o q nos espera, com um longo prazo de antecedência, e (isso vale principalmente pro Matheus): focar exclusivamente na NOSSA REALIDADE, e esquecer q existem lugares muito gelados em Maio, uma vez q não estamos nesses lugares (esse conselho vale pra mim também). Repetir infinitamente, dia após dia, q está chato, está calor, desconfortável, q não tem luz no fim do túnel.... etc, etc, etc, só empobrece a visão da página. Isso é o q eu tenho pra dizer no momento.
    11 points
  5. SP ficará do lado da eterna pré frontal nesses proximos dias hehe ...tudo que eu estava pedindo para esse Outono . #ironic
    10 points
  6. Observando as projeções do Ensemble, dá para perceber que os estragos desses primeiros 10 dias aqui no setor leste do país serão um tanto menores se comparados ao Sul e SP. Curiosamente, aparece o Centro-oeste com anomalias bem comedidas também. No caso do Sul, creio que o maior motivo da anomalia positiva seja devido ao excesso de umidade sem ar polar atribuído, gerando aqueles dias com temperaturas mínimas muito acima da média, puxando a anomalia pra cima. No caso de SP, não sei se seria pelo mesmo motivo. No caso daqui, o mês de Maio não está perdido. Se a previsão se concretizar, o período de 11/05 a 18/05 não só vai anular, como vai reverter as anomalias positivas até o dia 10. Aqui no leste do SE, o pior cenário possível nesta época é quando temos um bloqueio ao leste no oceano, e ao mesmo tempo uma massa polar bloqueada com uma baixa pressão puxado ar quente do interior do continente em direção ao Sudeste. Situação que pode perdurar por dias, configurando o que é conhecido aqui no BAZ por “eterna pré frontal “.
    10 points
  7. E a cidade de São Paulo teve mais um dia de calor, com sol e poucas nuvens. Os ventos sopraram do continente a partir do final da manhã, antes eram marítimos. Com as noites predominantemente nubladas, as mínimas continuam altas para a época. Para dar uma idéia, as médias de maio no Mirante na 1991-2020 são: Mínimas: 14,7°C Máximas: 23,4°C Hoje, Mirante: 19,0°C / 28,4°C Interlagos: 18,1°C / 28,8°C IAG: 17,2°C / 29,2°C Para ver como este começo de mês não está com temperaturas nada outonais no estado de SP, a cidade de Apiaí, a 925 m de altitude, lá no sul do estado, registrou 27,9°C na estação do CIIAGRO, na leitura das 15 h de hoje. Foi a maior leitura de 20 em 20 minutos. A máxima sai amanhã cedo e, provavelmente, foi alguns décimos mais alta.
    9 points
  8. O mínimo que eu esperaria seriam temperaturas mais civilizadas para o outono na parte da tarde, no máximo em torno ali dos 26°C/25°C com maior frequência (como é a nossa média) e esses picos de 28°C ou mais serem a exceção. Mas como querer não é poder... -------------------------------- Nesta quinta, a Pampulha chegou a 29,3°C e o céu é esse. Além do calor deve até estar chuviscando em alguns pontos isolados. Esse mês de maio está me lembrando muito outros meses ruins que tivemos em anos anteriores. Até o céu fica com uma característica diferente, mais acinzentado, com uma névoa fraca. "Aqueeeeela MP" que limpa tudo e vira a chave ainda não veio. A esperança está na MP prevista para o dia das mães, cujas projeções chegam a indicar até 8°C atualmente. Iríamos do verão ao inverno de uma só vez, sem meio termo. Mas até lá o jeito é torcer.
    9 points
  9. Temperatura mais alta desde 16 de abril aqui em Curitiba. Céu nublado lá fora, sol entre nuvens e com um vento leve.
    9 points
  10. Um termômetro caseiro consegue, sim, te dar informações precisar sobre temperatura e umidade. Eu tenho um termômetro digital igualzinho a esse da imagem, e ele me dá temperatura interna, temperatura externa e umidade relativa do ar. Um conselho que eu te dou, é tentar deixar o sensor externo de temperatura num local que NÃO receba a incidência direta do sol, pois a aferição da temperatura do ar deve ser feita na sombra. Coloque num site de comércio digital e busque por um "Termômetro higrômetro digital", e você acha uns bons e baratos. Obs.: eu também não sou da área da meteorologia. Sou da área da Engenharia de Computação, mas a meteorologia é um dos assuntos pelos quais me interesso.
    9 points
  11. @ifreitasrosa, vai ficar mesmo reagindo a todas as mensagens postadas pelos usuários de formas totalmente inapropriadas ? Que fique aqui a primeira (e última) advertência.
    9 points
  12. Umidade lá em cima hoje em POA e ainda por cima ficou morno!! A mínima foi de 20,1° à meia-noite, e agora estou com 22,8° e elevados 90%! Isso dá p.o. de 21,1° em pleno maio! Segue o vídeo do início da tarde.
    8 points
  13. Salve Chove sem parar o dia todo já, 108mm até o momento hoje aqui em Iporã do Oeste na Linha Taquarussu Ontem deu 3mm e na terça 54mm t.mp4
    8 points
  14. obrigado meu xará!!! a mínima de hoje foi de 19,7 °C, igual à máxima de ontem, pelas estreitas amplitudes térmicas típicas desses dias chuvosos. Hoje vai aquecer um pouquinho mais, e temos 22 °C com 91 % de umidade e um leve abafamento.
    8 points
  15. Primeira metade da manhã com o tempo abrindo aqui em São Paulo. Temos a presença de nuvens baixas e que, com o passar do tempo, deverão se dissipar. Na maioria das estações do CGE, temos 18-20 graus e umidade na casa dos 80/90%. Os ventos sopram fraco de NE segundo dados do aeroporto de Congonhas das últimas horas.
    8 points
  16. EURO começa a mudar a tendência para os próximos dias. Se não me engano já são três rodadas sinalizando:
    8 points
  17. Abril foi um mês muito irregular nas chuvas no sertão da Paraíba. Pombal teve apenas 71,2 mm, bem abaixo da média, ao mesmo tempo que tivemos cidades a menos de 30 km que conseguiram superar com folga a média do mês, a exemplo de Cajazeirinhas (241 mm acumulados) e Coremas: Esse volume registrado em Coremas foi o maior volume mensal para abril desde 2009, quando o abril daquele ano acumulou 514,7 mm, ao mesmo tempo que o dado de 71,2 mm de Pombal representa o abril mais seco desde 2016 (o daquele ano teve apenas 71,1 mm). Essa irregularidade seguiu na troca do mês, enquanto já temos cidades que atingiram suas médias em apenas 4 dias deste maio (Catingueira é o destaque com mais de 110 mm), temos outras que nem sequer viram uma gota de chuva ainda. Ontem mesmo áreas de forte instabilidade se formaram na nossa região mas atingiram pontos bem isolados. Aqui em casa tivemos uma chuvinha mas foram mais raios e trovões fortes que água mesmo: Em Catolé do Rocha foram 30,4 mm no CEMADEN.
    7 points
  18. Ontem tivemos a menos máxima do ano pela base aérea de Canoas, 19,9 °C, e hoje ela foi renovada com 19,7 °C. A mínima foi de 17,2 °C, um pouco menos que os 19 °C de ontem. Mesmo com essas duas primeiras máximas sub-20 de 2023, não foram as tardes mais frias do ano por aqui. A tarde do dia 19/04 foi muito mais fria (apesar da máxima maior de 20 °C que ocorreu no final da manhã), com ~15 °C no meião da tarde e sensação de frio reforçada pelo vento, garoa e umidade.
    7 points
  19. A previsão de frio marítimo pra segunda quinzena ainda mostra uma mp menos fria que a passada de abril. Maio, em qualquer cenário, se desenha a ser ruim. Vai ser o mais ruim desde o Maio/2019.
    7 points
  20. Ontem e hoje foram dias praticamente idênticos, céu limpo e calor a tarde. ontem 15,5°/28,9° hoje: 16,5°/29,7° amanhã não escapa dos +30, nesse veranico não duvido chegar até os 32 graus por aqui a diferença pra março é que o calor é mais seco e as noites conseguem ser amenas o que não gera tanto desconforto assim... Euro coloca mínima de 10 graus na 12z pra próxima mp que deve chegar depois do dia 14 aqui... Que mantenha ou até intensifique... 🤞
    6 points
  21. a latitude ai nem é tão mais alta que aqui, pouca diferença... o que indica claramente que o bloqueio está sobre a ragião que moro. Acontece, é chato, mas faz parte. O que resta agora é torcer para que ele seja rompido.
    6 points
  22. senti isso também hoje haha lembrando vários dias daqueles dois meses de Maio de 2017 e 2019, que aparentemente ficaria fresco ao olharmos os números, mas a sensação térmica era de leve abafamento. deve ser um dia similar àquele em Curitiba, com ~20 graus, que o @Matheus Vinicius relatou ter sentido um pouco de abafamento.
    6 points
  23. Tempo fechado com garoa quase constante por aqui o dia todo. Por um momento pensei que poderia estar batendo 30° ou mais com bloqueio, sem perspectiva de mudança. Quando o tempo está fechado como hoje, penso nisso, e para mim é muito reconfortante, inclusive quando os dias carrancudos começam a encher o saco. A máxima chegou a 19,7° há pouco. Agora chove fraco e faz 19,6° com 97% e há instabilidades mais fortes nas proximidades. Segue o vídeo dessa tarde enquanto havia só chuvisco.
    6 points
  24. Help! 😺 Pessoal, acredito que aqui não seja o melhor local para eu perguntar, mas me bateu uma dúvida. Moro um pouco longe da base aérea em Canoas, numa região mais urbanizada, então acredito que as temperaturas que relato aqui - que são os dados da base aérea coletados no ogimet - tem algumas diferenças do que realmente eu e boa parte da população sentem na pele caminhando diariamente pelas áreas mais urbanizadas da cidade. Porém, relato os dados da base aérea pois é a única fonte oficial que tenho como referência para a cidade. Mas eu gostaria de dar valores mais reais de onde eu moro, caminho, etc. Então, como eu moro em apartamento, e não tenho conhecimentos sobre construir estações etc (não sou da área de meteorologia, apenas um leigo curioso e entusiasta do assunto), pensei em colocar um termômetro caseiro na estreita sacada do apartamento que uso pra secar roupa (hehe). Pode parecer meio bagaceira a ideia, mas mesmo assim acho que eu teria dados mais reais de onde estou do que pegar uma estação que está numa região menos urbanizada da cidade. Aí eu poderia reportar ambos os dados. Um termômetro caseiro numa sacada de AP consegue capturar razoavelmente bem as variações de temperatura? Acredito que eu deveria deixá-la aberta para evitar uma superestimação das temperaturas pelo calor confinado no ambiente sendo acumulado por várias horas numa deliciosa tarde de janeiro, por exemplo. Obrigado, e se aqui não for o lugar adequado pra perguntar isso, fiquem a vontade pra mudar ou pedir que eu reposte em outro tópico.
    4 points
  25. 21,1 com umidade de 99%. Muito estranho. No limite de agradável e abafado. Próximos dias mais vão lembrar começo de primavera chuvosa do que outono.
    4 points
  26. Que situação de barril hein? Não tava nem entrando no baz pra não desanimar ainda mais kk Parece que só melhora lá pro dia 12 e olhe lá 😐
    4 points
  27. Temperaturas horrendas em São Paulo para Maio…mas… por causa dos raios solares fracos e os dias mais curtos, esses 28/29 graus são incomparavelmente mais toleráveis do que se fosse Janeiro, mesmo com essas mínimas dignas de verão. Acredito que teremos boas sequências assim nesse outono x inverno, que como sabemos, devemos manter baixas expectativas. Por aqui, máximas altas, boas amplitudes. Sobretudo em Ibitipoca, que variou dos 10,3C a 27,4C e agora já tem 14,0 graus. Baita potencial de resfriamento noturno quando não há vento. Aqui em casa, variou de 15,9 a 28,3C e a sensação foi de leve desconforto de tarde.
    3 points
  28. Chuva e trovoada aqui em Curitiba as margens do parque barigui, bem vindo março...
    3 points
  29. Pra cá continua longe de ser grande coisa ainda, esse ano de 2023 o frio está mais distante de chegar do que nos últimos três, 2020, 2021, 2022. Em todos os últimos três anos já havia feito um frio maior ou já havia previsão de mais frio.
    3 points
  30. Grande parte de São Paulo vem tendo uma tarde quente (considerando os padrões de maio). Apesar de termos algumas nuvens no céu, hoje as chances de chuva são bem menores. Pela manhã, o tempo abriu à partir das 10 horas. Em grande parte das estações do CGE, temos 26/27 graus e umidade na casa dos 40/50%. Já no extremo sul, 19 graus e umidade encostando os 100% (devido a influência dos ventos marítimos por lá).
    3 points
  31. Buenas noches, no esta funcionando el sitio de NImbus, pero les muestro como estaba el tiempo hoy martes 2 de mayo a las 6 de la mañana en el litoral sur de Uruguay: A las 6 de la mañana 6,5°C en la estación Prado, 1,1°C en la estacion oficial del departamento de Lavalleja. Mañana muy frḯa en la capital del Uruguay, el resto de la jornada fue absolutamente soleada y estupenda, cielo "brigadeiro", maxima de aprox.16,6°C.
    3 points
  32. Dias cinzentos pela frente. Vou fazer um estoque de antimofo rsrsrsr...
    2 points
  33. Pacífico não tá querendo paz não: https://metsul.com/aquecimento-acelerado-do-pacifico-deve-trazer-el-nino-mais-cedo/ alguns trechos em destaque do link acima (fonte- MetSul): A projeção da MetSul Meteorologia é que nos próximos 30 a 60 dias se instale um evento de El Niño no Oceano Pacífico, mais provavelmente em junho e no mais tardar na primeira quinzena de julho. Muitas projeções publicadas em meios de comunicação brasileiro indicam que o Niño se instalaria no inverno e seus efeitos seriam sentidos a partir da primavera, mas para a MetSul tanto o fenômeno chega antes do que está sendo previsto como seus efeitos já serão percebidos também antes a muito antes do que se crê, com base no comportamento histórico dos reflexos do fenômeno no Sul do Brasil. Modelos de previsão do tempo indicam que em duas semanas haverá no Pacífico o que se chama de “estouro de vento de Oeste”, tradução livre para “Westerly Wind Burst”. Quando isso ocorre há tendência de aquecimento maior das águas tanto em superfície como abaixo da superfície do mar, gerando o que se denomina de Onda Kelvin. Vai se somar ainda para acelerar este processo de aquecimento a passagem da fase da Oscilação de Madenn-Julian, que percorre os trópicos a cada 30 a 60 dias com aumento da instabilidade, e que tende a se deslocar do Oceano Índico para o Pacífico nesta segunda metade de maio. A média de uma dezena de modelos de clima dinâmicos processada pela Universidade de Colúmbia de Nova York indica o pico de intensidade do evento de El Niño para o trimestre de outubro a dezembro deste ano com anomalia média de +1,54ºC, ou seja, no patamar de um El Niño de moderado a forte. Ocorre que alguns modelos, sendo que vários entre os principais usados internacionalmente e gerados por grandes centros meteorológicos mundiais, indica um aquecimento para o segundo semestre deste ano em patamar de El Niño muito forte a intenso, mesmo em patamar do que se convencionou chamar de Super El Niño. Vários destes modelos indicam para o segundo semestre anomalias na região do Pacífico Centro-Leste (Niño 3.4) acima de 2ºC, ou seja, El Niño muito forte. Mais do que isso, há modelos sinalizando anomalias entre 2,5ºC e 3,0ºC, o que é um Super El Niño. Chama muito a atenção a projeção do modelo australiano, historicamente mais conservador e sem viés de exagerar, que indica 2,8ºC. O fenômeno El Niño deve provocar um significativo aumento da chuva no Sul do Brasil. Após três anos de La Niña com sucessivas estiagens, o El Niño deve trazer uma sequência de meses de chuva acima a muito acima da média no Sul do país, em particular no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. Podem ocorrer eventos extremos de precipitação com inundações, enchentes e deslizamentos de terra. Algumas enchentes podem ser de maiores proporções. Muitas previsões indicam que os efeitos do El Niño somente se sentirão a partir da primavera, mas as consequências do forte aquecimento do Pacífico devem se sentir já no inverno, quando se espera os índices de precipitação aumentem no decorrer da estação. O período mais crítico, conforme a climatologia histórica e as projeções dos modelos, é que seria na primavera com muita chuva e temporais frequentes. Desenha-se, assim, um segundo semestre extremamente chuvoso. A reprodução em parte dos conteúdos da MetSul é autorizada desde que citada a fonte e publicado o hyperlink para o original https://metsul.com/aquecimento-acelerado-do-pacifico-deve-trazer-el-nino-mais-cedo/ .
    2 points
  34. Tomara q venha uma MP forte na 2° quinzena pra compensar esse calor 🙏
    2 points
  35. Eu particularmente me empolgo muito mais com MP´s que trazem máximas sub-10 para minha região do que MP´s que trazem valores negativos. Mas cada um curte o inverno a sua maneira. Sem fugir do tópico. Vamos com um dia de céu nublado com nuvens altas e brisa agradável soprando de leste. Hoje as mínimas foram altas ficando na casa dos 14/15º. No momento temos 21,1ºC ao sul da cidade e 23,1ºC ao norte.
    2 points
  36. São Paulo vem tendo as primeiras horas da manhã com céu nublado. Na maioria das estações do CGE temos 19/20 graus e umidade na casa dos 80/90%, sendo que alguns locais chegam a 100%. Segundo dados do aeroporto de Congonhas das últimas horas, os ventos sopram fraco de leste.
    2 points
  37. Nada de relevante na primeira quinzena de maio em BH, só o mínimo que se espera do mês: Agora (23:49), 16 a 17C na Pampulha.
    2 points
  38. Não sou expert no assunto mas o meu palpite é que foi uma condição parecida com o verão mesmo: calor, talvez a entrada da brisa marítima, cumulus um pouco desenvolvidos... Foram formações isoladas que pegaram partes das zonas oeste e norte. Aqui em casa (Tucuruvi, zona norte), chegou a chover forte por alguns breves minutos. Os maiores acumulados nas estações do CGE foram na zona norte: Freguesia do Ó: 18,0 mm Vila Maria: 13,8 mm Pirituba: 10,4 mm A automática do Mirante somou 9,8 mm. Hoje foi mais um dia de sol com muitos cumulus na céu em Sampa. Aliás, os últimos 2 dias não tiveram nenhuma cara de outono... Parte da zona sul inclusive teve mais nebulosidade, o que influiu nas temperaturas máximas. Mirante: 18,4°C / 28,2°C Interlagos: 17,5°C / 24,7°C IAG: 17,2°C / 27,4°C E as perspectivas até o próximo fim-de-semana (Pelo menos) por aqui não são nada animadoras para quem já tinha ficado saturado com o calor sem tréguas deste último verão.
    2 points
  39. A ZCIT no mês de março se posicionou na maior parte do mês ao norte de sua posição normal. No período de 11 a 15 de março ela desceu até o Ceará o que favoreceu o período de chuvas intensas e volumosas em vários pontos do norte do Nordeste, período esse que durou até o fim do mês. Em abril ela permaneceu atuando ao norte de sua posição normal. Atuou ao sul apenas em dois períodos: de 6 a 10 e de 11 a 15 de abril. Em alguns dias desses intervalos a ZCIT estimulou a formação de áreas de instabilidades que provocaram chuva volumosa no sertão da Paraíba, mas de modo geral a chuva em abril foi muito irregular, não foram muitas cidades que conseguiram superar a média do mês.
    1 point
  40. E vamos ao mês de Abril em Ipiabas, distrito serrano de Barra do Piraí-RJ. A minha estação ficou levemente mais fria nas mínimas e exatamente igual as máximas se comparada a estação do amigo de Juiz de Fora @Renan. Em relação as chuvas, tivemos bons volumes. 22.37 °S, 43.87 °W Altitude: 695 m Temperatura média 24h: 20,1°C Temperatura média simples: 21,4°C Precipitação mensal: 151,9 mm
    1 point
  41. Resumo de abril nas estações oficiais da cidade de São Paulo. (Anomalias em relação a normal 1991-2020) 1. INMET-Mirante de Santana (Aut) - Média das mínimas: 17,1°C (-0,4°C) - Média das máximas: 25,7°C (-0,9°C) - Média simples: 21,4°C (-0,6°C) - Média compensada: 20,3°C (-0,9°C) - Precipitações (Convencional): 104,6 mm (20,2% acima da normal 1991-2020, que é de 87,0 mm) Chuva igual ou acima de 1 mm: 8 dias Maiores totais em 24 h: 55,0 mm (Dia 19); 11,8 mm (1); 10,2 mm (15) - Maiores máximas: 30,5°C (1); 29,2°C (13); 29,0°C (4); 28,8°C (12); 28,5°C (5) - Menores máximas: 18,6°C (28); 22,3°C (8); 22,4°C (7); 22,5°C (20); 23,0°C (9) - Menores mínimas: 12,4°C (21); 13,9°C (22); 14,5°C (20); 15,2°C (25); 15,4°C (3) - Maiores mínimas: 19,7°C (18); 18,8°C (8 e 17); 18,6°C (6); 18,5°C (1); 18,4°C (15) Mirante-Convencional: - Insolação: 180,4 horas (6,6% acima da normal 1981-2010 [Última disponível], que é de 169,3 h) 2. INMET-Interlagos (SESC) - Média das mínimas: 16,5°C - Média das máximas: 24,0°C - Média simples: 20,3°C - Média compensada: 19,5°C - Precipitações: 145,6 mm Chuva igual ou acima de 1 mm: 11 dias Maiores totais em 24 h: 62,6 mm (19); 32,2 mm (1); 14,0 mm (8) - Maiores máximas: 29,8°C (13); 29,4°C (4); 29,2°C (12 e 17); 28,5°C (1); 26,3°C (25) - Menores máximas: 19,0°C (28); 20,1°C (21); 20,9°C (20); 21,1°C (29); 21,2°C (2 e 9) - Menores mínimas: 11,2°C (21); 13,8°C (20); 13,9°C (22); 14,5°C (25); 15,1°C (3) - Maiores mínimas: 18,9°C (18); 18,5°C (1); 18,4°C (13); 18,3°C (4, 7 e 14); 18,2°C (8) 3. IAG Obs.: Na estação do IAG, as precipitações são medidas normalmente mas não disponibilizadas ao público. E os dados constantes no site do INMET frequentemente têm falhas. - Média das mínimas: 15,8°C (-0,4°C) - Média das máximas: 25,2°C (-1,1°C) - Média simples: 20,5°C (-0,7°C) - Média compensada: 19,7°C (-0,6°C) - Maiores máximas: 30,2°C (4); 29,7°C (1 e 13); 29,3°C (12); 28,9°C (17); 27,5°C (16) - Menores máximas: 18,6°C (28); 22,0°C (20); 22,1°C (8); 22,4°C (15 e 21); 22,7°C (2, 7 e 29) - Menores mínimas: 9,8°C (21); 11,8°C (22); 12,2°C (25); 13,2°C (20); 13,3°C (24) - Maiores mínimas: 19,5°C (18); 18,7°C (14); 18,5°C (13); 18,3°C (4); 18,2°C (8 e 15)
    1 point
  42. Tá meio que feia a coisa no médio prazo para frio, hein? Fazemdo já calorzinho em Sampa, e assim continuará. Temp xoxo.
    1 point
  43. Marcos, 900 m aqui na vila.. Com baixadas próximas entre 880, 890m e topos (não tão próximos) com 940, 960m. A Vila já foi uma mata subtropical com araucárias principalmente e o maravilhoso Pinheiro Bravo, comum lá em Cambará do Sul, por exemplo. Tem tantos dessa espécie (Pinheiro Bravo) q compete com a araucária, inclusive. A Vila foi colonizada por imigrantes alemães mas infelizmente as invasões estão chegando cada vez mais perto, destruindo toda a vegetação e transformando tudo num lixo. A poucos km daqui tem ruas inteiras só com comércio (horroroso) e nenhuma árvore. Eu sou grato por saber q vivenciei dias melhores e q quando não restar mais muita coisa de bom, não estarei mais nesse plano. Abraço
    1 point
  44. Quando sugeri que maio seria uma b* teve gente que achou desnecessário o comentário, tá aí...
    1 point
  45. essas formações de bloqueios é característica de El Niño? Tipo, aparecer uma baita MP, e do nada o jogo virar pra uma frente estacionária bloqueada em algum lugar. Seria isso que aumenta as chuvas na região sul em épocas de El Niño (ou de transição pra E.N., como agora) ? Pelas chuvas ficaram trancadas sobre a região sul devido aos bloqueios de MP que não conseguem chegar ao Brasil Central?
    1 point
  46. Maio começando de maneira típica aqui no Pontal do triângulo mineiro, com mínima de 12c segundo o inmet . Tivemos também a formação de cerração nos vales do rio tijuco,prata e Paranaíba . A próxima madrugada e amanhecer prometem ser ainda mais geladas com modelos como icon, wrf e gem, prometendo mínimas até em torno de 11
    1 point
  47. Hoje amanhecemos com céu limpo nas regiões altas e nevoeiro nas baixadas. Já temos a primeira mínima abaixo dos 10°: 9,4°C Epagri Rio Vermelho 10,6°C Epagri Mato Preto 10,9°C Incoterm Rio Negro Meu avô diria que hoje o céu está dando sinais de chuva:
    1 point
  48. Varia de floresta ombrófila mista (mata de araucárias) na parte alta para floresta estacional decidual (floresta caducifólia) na parte baixa. A floresta estacional decidual se apresenta, não por coincidência, nos vales do oeste, que passam o outono-inverno com nevoeiros diários e tem o número de horas de sol drasticamente reduzido no inverno, por causa dos nevoeiros e do relevo. A região do Rio das Antas próxima ao Rio Uruguai tem muitos dias nos quais o nevoeiro perdura até o meio dia ou passado disso. As espécies nativas mais comuns que me vem na cabeça é araucária, cabreúva, angico, paineira, cedro, canafístula, erva-mate, açoita-cavalo, louro, e diferentes canelas e ipês. Pegando um dia qualquer do outono/inverno com céu limpo, a área dos nevoeiros se encaixa perfeitamente com a área que é comumente designada como floresta estacional decidual Iraí na sua normal 81-10 tem 238 hora de sol em janeiro e 125 horas em junho. Acredito que Iraí tem mais sol que outros locais dos vales do oeste, no inverno, pois lá costuma ter menos nevoeiro e fica do outro lado do rio, sem efeito ou com pouco efeito do relevo (o local da estação). Outro fator que impacta é o solo. Araucárias gostam de solo profundo, e isso também favorece a maior ocorrência delas na parte de planalto e não de vales, já que vales normalmente tem solos mais rasos, com laje. Num geral, varia de um lugar para o outro a vegetação, conforme fatores de microclima, relevo, solo, atividade humana, etc, mas é isso. Nas fotos que eu havia publicado, aparecem ambos os tipos. Para exemplificar: nas primeiras três fotos, uma área de mata nativa (ciliar) de floresta estacional decidual, e na última, uma área de floresta ombrófila mista. Em preto a área com floresta estacional decidual (430m de altitude) e em azul a área com floresta ombrófila mista (550m de altitude). Esses locais ficam apenas 1,5km um do outro. Fotos do dia 06/07/2019. 455m, em um vale, área com laje - estacional decidual 550m- ombrófila mista, solo profundo, região já de transição para planalto. Na foto da cachoeira em Descanso, a parte de mata ciliar também é mata nativa de floresta estacional decidual, o local fica perto do Rio das Antas. (reflorestamento de pinus atrás 🙄). Acho que me alonguei um pouco, mas acho bem interessante esse assunto. Infelizmente há pouca mata nativa restante, mais como mata ciliar mesmo. Hoje a agricultura e pecuária é forte. As araucárias foram quase todas tiradas antigamente. A cidade de Iporã do Oeste se chamava Vila Pinhal e foi colonizada justamente por causa do incentivo à extração de pinheiros.
    1 point
×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.