Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Leaderboard

Popular Content

Showing content with the highest reputation on 04/05/23 in all areas

  1. O dia amanheceu com friozinho de 14,7°C (a segunda sub-15 seguida), e agora temos um calor moderado, faz 28,2°C. Por enquanto sol entre nuvens, mas a perspectiva é de chuva nos próximos dias, devido à influência de uma área baixa pressão seguida de uma frente fria. Precipitações que os modelos colocam variando entre 50mm a 65mm, ajudando o mês a atingir quase a sua média normal.
    10 points
  2. Bom dia à todos.. Chuva à caminho, aqui no Sul ... hoje ainda na forma de pancadas e temporais isolados, mas amanhã deve ter bons acumulados em grandes áreas. Ontem fez novamente muito calor e a variação em casa ficou em 14,5°C e 27,9°C Nuvens do tipo Cumulus cobriram uma parte do céu no meio da tarde, com vento morno continental soprando. Por fim o céu limpou ao anoitecer. 15h 👇
    10 points
  3. Sempre morando quase ao nível do mar no RS, pra mim, a primeira metade de Abril é uma época que ainda pode fazer calor com regularidade, sinto a casa ainda quente e abafada. Já na segunda metade, o calor já se torna escasso com dias amenos e algumas manhãs frias ou geladas, continua desse modo na primeira metade de maio, considero esse período o outono clássico, bem curto. Já a segunda metade de maio em diante, é comum o inverno climático já se estabelecer, as noites começam a ficar longas, e o auge do inverno vindo a seguir em junho e julho. Tem variações de um ano para outro, mas geralmente é o que eu observo.
    10 points
  4. Boa noite. Hj tive mínima de 16,7°C em Conselheiro Paulino (a mesma de ontem). No momento (quase 21:00) faz 19°C aqui em casa.
    10 points
  5. Hoje fez um certo calorzinho por aqui. Em Bento Gonçalves variação de 16,1⁰C a 26,5⁰C. Em Lagoa Vermelha de 14,3⁰C a 28,8⁰C. Em Serafina Corrêa de 12,7⁰C a 29,3⁰C. Mas no geral, Abril está começando com cara de início de Abril mesmo. Mínimas abaixo de 15 e máximas abaixo de 25 passam a ser a regra, não mais a exceção. Máximas acima de 25 são poucas, e as que chegam a 30 são raras. Máximas próximas e abaixo de 20 aparecem com mais frequência. Visivelmente já estamos em um patamar abaixo do verão, como é pra ser. Por ser um dos principais meses de transição no clima, temperaturas assim no início de Abril são consideradas normais, mas uma previsão assim na segunda quinzena do mês já seria considerada quente. Em breve será esperado que faça algum episódio de frio mais significativo.
    10 points
  6. Nas baixas altitudes é assim mesmo. O calor, podendo ser mais ou menos intenso, mas ainda calor, se estende por bastante tempo. Proporcionalmente, o resfriamento na RMPOA e vales conforme passam os meses não difere tanto do que ocorre na Serra, porém nas baixas altitudes o que ocorre é que deixa de ser mortalmente quente para ser apenas quente, enquanto onde há mais altitude deixa de ser quente para ser ameno. As sensações são diferentes. Em um caso deixa de fazer os 22/32 do auge do verão e passa a fazer 18/28, já em outro caso deixa de fazer 18/28 pra fazer 14/24. É a mesma queda na temperatura, mas no primeiro caso por enquanto é uma mudança que apenas reduz a quantidade de suor e a dependência de ar condicionado, enquanto no segundo caso é uma mudança que já faz o povo começar a tirar as primeiras roupas de frio do armário.
    9 points
  7. Vídeo de ontem aqui no bairro depois do tempo já estar nublado. Hoje tive mínima de 19,7°. Agora 25,3° com 64% e nublado de novo.
    7 points
  8. Infelizmente não é o que os modelos apontam... para a maioria já teríamos El Niño configurado em julho:
    6 points
  9. Balanço das temperaturas mínima e máxima em João Pessoa/PB (estação A320) Março apresentou uma primeira quinzena relativamente quente, com máximas frequentemente acima de 32 °C, e com pouca chuva, que só veio com maior frequência na segunda quinzena. A média das mínimas foi de 24,4 °C e máximas 31,6 °C. Quanto à chuva, o mês terminou com 217,2 mm, sendo o maior acumulado de 100 mm entre os dias 18 e 19, quando um pequeno núcleo vindo do oceano atingiu a cidade e provocou chuva forte, especialmente no local da estação automática.
    6 points
  10. E o festival de descargas elétricas voltou ao Sudeste nesta (triste) tarde:
    6 points
  11. Manhã começando com céu nublado por nuvens baixas em São Paulo (assim como foi ontem). Na maioria das estações do CGE, temos 18/19 graus e umidade na casa dos 80/90%. Os ventos sopram fraco de sul-sudeste, segundo dados do aeroporto de Congonhas das últimas horas.
    6 points
  12. Tarde começando com temperaturas não tão altas em relação a ontem no mesmo horário. Temos a presença de alguns cúmulos no céu, mas em estágio inicial. Na maioria das estações do CGE, temos 25-27 graus e umidade na casa dos 50/60%.
    5 points
  13. Hoje esquentou mais que ontem variou entre 17,8° e 31,5° a sensação de abafamento se fez presente durante a tarde mas a noite com os ventos mais frios acaba que ficando mais agradável. Nos próximos dias nada de muito emocionante, pelo euro nem sub 15 teria, mas teria o retorno das chuvas por uns dias. Só resta aguardar mesmo algo de relevante vir, por agora pelo visto nada se alterou
    5 points
  14. Vai se aproximando o feriado e a expectativa de uma virada definitiva para o padrão do outono. Neste triste dia por enquanto sol e temperatura amena (agradável) em CWB.
    4 points
  15. Boa tarde! Estou de férias na Itália. Agora em Roma, partindo pra Florença. Muitas nuvens e 13ºC aqui. Florença vai amanhecer perto de 0ºC amanhã!
    4 points
  16. A atual estação de chuva teve um comportamento semelhante à 2021/22 aqui em BH: muita chuva por vários meses e abrupta mudança de padrão atmosférico mais ou menos na metade do verão. Ano passado, a mudança foi absurda: de mais de 400 mm em fevereiro para 7 mm em março (é como se a gente saísse de um dezembro acima da média para um agosto típico). Esse ano, ocorreu antes (na virada para fevereiro), mas foi um pouco menos intensa, já que tivemos chuvas ocasionais nas semanas seguintes. Ainda assim, a temporada de chuva enfraqueceu repentinamente assim que acabou o mês de janeiro. Em ambos anos, faltou muita chuva e sobrou sol e calor em março, mas isso não trouxe nenhum impacto quanto à escassez de água ou estiagem. O trio NDJ, responsável por quase 60% da chuva do ano, não falhou e garantiu o suporte hídrico para o outono e o inverno, e com folga. Daí a gente vê que estiagem em Minas Gerais ocorre pela irregularidade pluviométrica nesses três meses (NDJ). Garantido esses três, há "gordura" suficiente para que um ou até mais dos outros meses acessórios da temporada (outubro, fevereiro, março e abril) fique(m) irregular, sem que cause transtorno, como foi o caso dos 2 últimos anos. 2023, por exemplo, teve muita chuva e ZCAS até a virada pra fevereiro e, de lá pra cá, o tempo ficou beeeem mais seco: juntando fevereiro e março, choveu somente 145 a 222 mm em 10 dias com precipitação nas estações de BH, sem nenhum corredor de umidade ou sistema que organizasse as instabilidades. Não houve mais aquela dinâmica de verão, com várias mudanças de tempo em curto período, todas as chuvas que caíram foram de verão, algumas fortes, mas não houve mais chuva contínua ou intermitente. Ainda assim, começaremos o outono assim, absolutamente confortáveis: . . . Hoje foi um dia mais seco na RMBH, com bem menos áres atingidas por chuvas de fim de tarde. A área central de BH variou entre 19,4 e 28,7ºC, condição bem típica de começo de abril, quando o calor começa a arrefecer. Há uma brisa ao longo do dia e a sensação está sensivelmente mais agradável que nos 2 últimos meses. Às 19h, faz 21/22ºC, o mesmo valor de algumas mínimas do alto verão.
    3 points
  17. Bom, aqui pra BH, resolveram colocar chuvas moderadas a fortes com raios para os próximos dias (feriado de páscoa) e, pela previsão, a umidade (com alguma chuva) continuaria abril adentro: É o famoso "verão light", quando fica relativamente fresco, faz pouco calor e ainda chove, algo típico de abril e que é a cara da primeira parte do outono aqui. Nada de frio, por enquanto, o que é normal. Pra mim, a previsão tá excelente assim, eu torço sempre por chuva em abril, já que é o último mês com média ainda relevante. Minha balança começa a pesar para o frio a partir do dia 25.
    2 points
  18. Começo do mês de Abril ...e ainda tem cidades Russas com mínimas perto dos - 40 graus . A Sibéria é realmente algo incrível , quando o assunto é frio .
    2 points
  19. Finalmente, trago Conceição do Ibitipoca (baixada, 1168m de altitude, a única área urbana da zona da mata mineira na serra da Mantiqueira) - O volume de chuva por lá foi muito superior ao observado aqui em Juiz de Fora, apesar da distância em linha reta ser de meros 56km para oeste. O acumulado mensal ficou em 259,6mm - A média das mínimas caiu bastante em relação a Janeiro e Fevereiro. Média das máximas igual à média máxima do INMET de Juiz de Fora.
    2 points
  20. 2 points
  21. Pois é... Aqui na cidade de São Paulo, foi a noite de céu encoberto com as boas e velhas nuvens stratus que ferraram com as mínimas de hoje. Além do afastamento do ar polar para alto mar. E, como já comentado pelo Daniel, o calor voltou. Como, aliás, estava mais ou menos previsto... aquecimento hoje, amanhã e 5ª feira. Houve apenas formação de cumulus inofensivos à tarde. E, pelo menos, não houve aquele abafamento horroroso do verão. Mirante: 18,2°C / 29,0°C Interlagos: 18,3°C / 29,4°C IAG: 18,3°C / 30,2°C
    2 points
  22. Sim, o MEI é confiável e estável, mas ele costuma demorar mais para mostrar os reflexos dos Niños porque é composto por muitas variáveis, então precisa que a maioria delas já estejam no mesmo modo para definirmos em qual fase estamos do ENSO (tanto que nesse momento o MEI ainda mostra La Niña). Outro fator importante é que a OLR pode nos trollar quando temos El Niño Modoki porque pode "fugir" ao parâmetro habitual de ENSO.
    2 points
  23. Estava consultando aqui mesmo no fórum e no dia 16/04/2020 houve uma mínima de 8.2 graus em Curitiba. Será que esse ano vem algo parecido nesse mês?
    2 points
  24. Ocorreu hoje a minha PRIMEIRA MÍNIMA SUB-15 DO ANO, em minha estação no bairro Bandeirantes (716m alt). O valor foi de 14,5°C. Será a primeira de muitas, pois praticamente todas as mínimas do inverno são sub-15 aqui (o problema são as máximas). E pensar que no fatídico outono de 2019, minha primeira sub-15 veio bizarramente só no dia 22 DE MAIO. Foi um inverno mediano, pois teve algumas ondas de frio de destaque, mas pecou em vários dias com calor fora de época. Agora muito sol e 27,3°C com 62%. Está um leve calor lá fora, e bem agradável em casa.
    2 points
  25. Obrigado por perguntar Matheus, é muito legal da sua parte questionar... SOI é abreviação em inglês do Índice de Oscilação-Sul. De forma simples e resumida, esse índice é a resposta que a atmosfera começa a dar devido a mudança na temperatura da superfície do mar no Pacífico Equatorial. Quando as águas do Pacífico ficam mais quentes, a SOI cai, quando ficam mais frias a SOI sobe. Veja no gráfico que devido ao longo período de La Niña que tivemos, a SOI ficou quase sempre positiva, isso ocorre porque a SOI é calculada com base na pressão atmosférica comparada entre Tahiti (no meio do Pacífico Sul) e Darwin (no norte da Austrália). O normal é Tahiti sempre ter pressão mais alta que Darwin, porque as águas no Tahiti costumam ser mais frias. Quando temos El Niño, as águas no Tahiti ficam mais quentes, diminuindo a pressão e ficando proporcionalmente mais baixa que em Darwin, por isso a SOI cai, ficando negativa. Resumindo: se a SOI continuar caindo e permanecer pelos próximos meses com valores abaixo de -5, podemos dizer que o El Niño está configurado, pois não basta apenas as águas do Pacífico ficarem quentes, a atmosfera acima precisa responder, mudando a circulação (célula de Walker). Mas aí vem outra discussão...
    2 points
  26. E a SOI começa a fazer sua parte, desabando e mostrando que a teleconexão está iniciando com o acoplamento oceano-atmosfera (não negativava desde junho de 2021):
    2 points
  27. Nuvens seguraram o aquecimento por aqui. Bom, na verdade não temos ar tropical, estamos num padrão outonal. Como de costume, nessa época se formam baixas no N da Argentina que causam chuva aqui ou deixam o tempo nublado. Não passei dos 25,5°. Agora faz 22,2° com 69%. Segue o vídeo de hoje de tarde.
    1 point
  28. Mas esse lugar que tu mora é quente também né, absurdo, Curitiba as vezes nem no verão tem tanto dia assim seguido um do outro. Variação hoje 16-24 e vento leve no momento, próximos dias serão chuvosos.
    1 point
  29. Agora trago Março/2023 na minha estação, que fica pouco mais de 200m mais baixa que o INMET, numa baixada e cercada de vegetação: Os desvios de temperatura média bastante semelhantes aos observados no INMET. Choveu um pouquinho mais do que no INMET (tive 82,6mm)
    1 point
  30. INMET - JUIZ DE FORA - MARÇO/23: - A média COMPENSADA foi de 22,1°C (desvio de +00,9) - A média das máximas teve desvio de +01,0 - A média das mínimas teve desvio de +00,5 Março é geralmente o mês mais sem graça do ano em matéria de dinâmica atmosférica por aqui, e em 2023 esse padrão xoxo foi ainda maior do que o normal. Além disso, pelo segundo Março consecutivo, tivemos chuvas abaixo da média: Foram apenas 73mm no INMET.
    1 point
  31. Célula em Illinois poderia ser um problemão para Peoria em breve:
    1 point
  32. O Coutinho disse que o El nino começaria a se estebelecer de fato lá pelo fim do inverno, sei que terá El nino, mas que pelo menos ele não atrapalhe o inverno. Se chegar na primavera, paciência, espero um inverno intacto ou se tiver anomalia, que seja baixa.
    1 point
  33. Matheus, esperamos que não, mas quase todos os anos análogos a 2023 foram péssimos pra frio.
    1 point
  34. Pelo cenário atual, você acredita que vai ter um El nino que atrapalhe este inverno de 2023 e impeça ondas de frio?
    1 point
  35. oremos que sim, pq daí em POA e região tbm viria mínima boa kk dia fechado, úmido com leve abafamento em Canoas. 26 °C, mas uma bênção comparado com o que tivemos em Janeiro e Março inteiros, e na primeira quinzena de Fevereiro.
    1 point
  36. 1 point
  37. Calor retornando com mais força nessa terça feira em São Paulo. O sol, nesse começo de tarde, aparece entre poucas nuvens. Na maioria das estações do CGE, temos 27-29 graus e umidade na casa dos 40/50%.
    1 point
  38. Apesar da mínima do ano ter sido renovada por aqui, caiu bem aquém do que era esperado. Teve municípios que tiveram mínimas mais altas do que ontem por conta deste nevoeiro que o @Carlos Camposmencionou. Algumas mínimas pela região: 10,9°C Bom Sucesso de Itararé (870 m | Fazenda São Benedito) 11,6°C Barra do Turvo (659 m | INMET) 11,7°C Tapiraí (~708 m | CIIAGRO) 12,8°C Capão Bonito (728 m | CIIAGRO) 14,4°C Itapeva (743 m | INMET) 15,8°C Iguape (Litoral | CIIAGRO) 16,2°C Iguape (Litoral | INMET) 16,8°C Registro (35 m | INMET) 16,9°C Eldorado (27 m | CIIAGRO) 17,0°C Pariquera-Açu (~40 m | CIIAGRO)
    1 point
  39. Manhã começando com muitas nuvens e sim tentando aparecer em São Paulo. Na maioria das estações do CGE, temos 18/19 graus e umidade na casa dos 80/90%, sendo que algumas delas chega a 100%. Segundo dados do aeroporto de Congonhas das últimas horas, os ventos sopram de leste-nordeste a uma velocidade média entre 10 e 15 km/h.
    1 point
  40. EUROPEU COLOCA MUITA ÁGUA A PARTIR DA TARDE DE HOJE ATÉ PRÓXIMA SEGUNDA, MAS PRINCIPALMENTE NO DOMINGO DE PÁSCOS, PRO INTERIOR DE SP. ACUMULADOS NOS PRÓXIMOS 10 DIAS PODE CHEGAR NA MÉDIA DO MÊS POR AQUI. ONTEM O NORDESTE DE SP TEVE FORTES INSTABILIDADES, EM ESPECIAL REGIÃO DE BEBEDOURO. AGORA EM JB, PELO INMET:
    1 point
  41. Segunda-feira com aquecimento maior que o esperado. Tanto o ECWF como o GFS colocavam 24°C de máxima, mas passou disso. Todavia fiquei o dia todo de manga longa sem desconforto. Foi mais um belo dia de outono. Estou aproveitando ao máximo esses dias secos, pois não são frequentes por aqui. Máximas de hoje nas oficiais: 27,5°C Epagri Mato Preto 26,5°C Epagri Rio Vermelho.
    1 point
  42. Uma vida dura em boa parte do ano... como a de todos os povos antigos que viviam (Alguns ainda vivem na mesma luta) em áreas de condições climáticas adversas (Índios de grande parte dos EUA, Canadá e Alaska, Inuits, povos do Saara e demais desertos da Terra, do Tibet, etc, etc). Mesmo em boa parte da Europa, até o século XIX as coisas não eram fáceis. ----------------- A capital paulista teve um dia de sol, ventos marítimos e poucas nuvens na maior parte do tempo. Com exceção do Mirante (Que não superou os 15,2°C registrados nos dias 6 e 7 de janeiro), as demais estações oficiais tiveram as menores mínimas do ano até agora. De manhã cedinho estava até "friozinho", para organismos acostumados a mais de 2 meses de calor direto. As máximas formaram a famosa "escadinha", conforme se caminhava de sul para norte. Mirante: 15,4°C / 27,2°C Interlagos: 15,1°C / 24,0°C IAG: 13,7°C / 25,8°C
    1 point
  43. Ontem o dia foi bem quente mas a noite a temperatura tombou e tive mínima invertida, variou entre 17,9/33,2° Hoje cedo estava friozinho, tive quase uma sub 15, mas agora a temperatura disparou de novo, cedo fez 15,1° e agora tá o dobro com 30,2° a máxima deve ficar nos 31 e amanhã deve ter mais uma mínima próxima dos 15, pelas previsões as chuvas retornam nos próximos dias derrubando as máximas. Só de ter noites mais frescas já é um avanço hahaha
    1 point
  44. Brasil - março de 2023 Temperaturas Chama a atenção a situação no Rio Grande do Sul. Chuva Sudeste, no geral, abaixo da média. SP com algumas "ilhas" acima da média em SP. Situação complicada no centro norte de MG, onde há locais que não tiveram acumulados acima dos 2,1 mm. ES também com desempenho bem ruim.
    1 point
×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.