Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Leaderboard

Popular Content

Showing content with the highest reputation on 03/17/23 in all areas

  1. @RafaelBHZ, e o "pouco provável" aconteceu aqui também, mas pelo menos o Europeu indicava 30% de chance de chuva para hoje e 2mm, hehehe. Mas foi uma pancada moderada e rápida, sem trovoadas e muito menos granizo. O acumulado foi de singelos 2,6mm na minha estação. No momento, está garoando, e há pancadas de chuva isoladas no horizonte. Faz 19,9C
    12 points
  2. Terça-feira (14) foi um dia bem instável no sertão da Paraíba. Desde o início da tarde começaram a se desenvolver instabilidades em pontos da região, mas foi após as 16h30 que os Cbs se organizaram ocasionando chuvas fortes. Rafael Santos Esse sistema da foto 👆 evoluiu bem e chegou em Pombal por volta das 18h, embora tenha provocado chuva somente pra molhar a terra ele veio com fortes rajadas de vento e muitos raios e trovões. Em municípios mais próximos a chuva foi intensa. Satélite das 18h de terça-feira received_522372916743401.mp4 Esse vídeo 👆 mostra como estava a linha antes de chegar aqui. Mais próximo do fim da noite novas instabilidades se desenvolveram. Aqui em casa choveu por uns 20 minutos de 22h, com moderada intensidade. Satélite das 22h de terça-feira Mas foi na madrugada da quarta-feira (15) que a chuva caiu forte em Pombal, com duração de aproximadamente 1h (3h-4h10). Ao todo foram 27,7 mm no meu pluviômetro. Satélite de 3h de quarta-feira No estado os volumes foram mais ou menos generalizados, o mapa da AESA mostra isso bem. Serra Branca (Cariri) registrou a maior chuva do estado, as estações em seguida (Emas e Cajazeirinhas) ficam a menos de 30 km de Pombal.
    10 points
  3. Depois de quase 2 anos longe do fórum por simplesmente não conseguir entrar pela senha, voltei do fundo do inferno. Bom, o inverno de 2022 para mim foi muito bom aqui em Curitiba, frio constante, apesar de não extremo, e frio em novembro. O de 2021 teve eventos um pouco mais fortes onde o frio foi mais sentido por mim. Este verão em Curitiba tem sido não tão quente, mas também não faz frio, já sinto falta do frio por aqui, a previsão do início de outono é essa, vai começar quente:
    9 points
  4. A previsão para hoje: 0 milímetros A realidade aqui onde eu moro, com granizo: 20230316-155434_eL48QdDD.mp4 E tudo começou como se fosse uma nuvem inocente, do bem, até que de repente: E outra bizarrice disso tudo é que essa chuva é um pontinho isolado em um mar de calmaria provocada pela alta pressão:
    9 points
  5. Meu timing otem foi péssimo. Hoje provavelmente abriu mais o tempo e baixou um pouco as temperaturas. 🌤️⛅⛅☁️🌧️⛈️ Máxima: 34,06°C em Itapiranga/Linha Laranjeira Baixa Mínima: 6,8°C em Bom Jardim da Serra/Terra do Gelo Menor máxima: 16,74°C no Morro das Torres Rajada máxima: 56,52 km/h em Laguna/Cabo de Santa Marta Precipitação máxima até o momento: 14,6 mm em Itapema/Ilhota > Dia mais seco em SC com pouca chuva. Com exceção de um pequeno núcleo de trovoada que se formou no litoral agora há pouco.
    8 points
  6. São Paulo vem tendo um começo de manhã com céu aberto e temperaturas bem agradáveis. Nas estações do CGE, temos 19/20 graus e umidade na casa dos 80%. Os ventos sopram fraco de sudeste segundo dados do aeroporto de Congonhas das últimas horas.
    7 points
  7. Pois é... Aqui na capital paulista, ontem e hoje me lembraram vários dias de dezembro de 2017. Supressão das chuvas, ventos marítimos de uma MP lá em alto mar e... calor. Não um calor exagerado, claro... mas anos-luz do que se pode chamar de refresco. E vejam bem: eu disse refresco, não disse frio (Para a época, lógico). E, como previsto, nada de chuva em Sampa. A zona sul, mais próxima do oceano, ainda teve alguma diminuição no calor. Já no Mirante, por exemplo, na zona norte, a temperatura máxima continuou praticamente na mesma toada dos últimos 2 meses. Os ventos marítimos é que deram algum alivio. Mirante: 19,4°C / 29,8°C Interlagos: 19,2°C / 26,8°C IAG: 18,4°C / 28,9°C E as temperaturas mínimas diárias ainda continuam acima da média. Para não ser injusto, vamos aguardar os próximos dias... Embora eu não espere grandes coisas... E já estou começando a ver mais um mês de março com temperaturas acima da média no horizonte.
    7 points
  8. Contanto que não se repita aquele inverno horroroso de 2019, tá bom. Aquele ano só teve duas ondas de frio que prestaram, de resto foi ridículo. Era maio e a temperatura mais baixa foi 9/8 graus na cidade, pavoroso.
    6 points
  9. Tarde começando com bastante sol e poucas nuvens em São Paulo. Na maioria das estações do CGE, temos 26/27 graus e umidade na casa dos 40/50%. Assim como nos dois últimos dias, a chance de chover será baixa hoje.
    6 points
  10. Hoje o dia começou com céu azul e 22 ºC aqui em Mongaguá, na Região Metropolitana da Baixada Santista, litoral de São Paulo. Faz muitos dias que as mínimas estavam em 23 ºC com frequência. Parece que vai se tornar mais fácil amanhecer com 22 ºC e 21 ºC agora na segunda metade de março, de acordo com a grade estendida. Agora (10:26), tenho 28,8 ºC com 70% de Umidade Relativa do Ar. Espero que amanhã o dia comece com 20 ºC.
    6 points
  11. Bom dia. Minimas hoje - Salinas (Inmet): 10°C e Conselheiro Paulino (aqui em casa): 14,9°C. No momento (8:18) faz 21°C na área urbana.
    6 points
  12. Máxima de 33,5° em casa. Ao menos u.r. caiu a até 39%. Diminuiu o abafamento. Agora faz 24,5° com 87%. A noite será menos quente do que as anteriores (mas ainda assim uma porcaria, enfim). Segue o vídeo do fim da tarde de hoje.
    6 points
  13. E o dia inteiro teve esse tipo de variação de nuvens que ocorre agora: Nada de relevante, somente nuvens que não conseguem se desenvolver. O calor esteve presente, ainda que sem intensidade. O mês continua acima da média , mas a anomalia positiva está diminuindo aos poucos. Os extremos de hoje em Juiz de Fora e Ibitipoca foram: JF Alphaville: 16,6°C / 26,7°C JF Bandeirantes: 17,1°C / 29,1°C Ibitipoca: 13,9°C / 26,3°C
    6 points
  14. Nem o melhor dos meteorologistas, o mais assertivo dos modelos, consegue prever esse tipo de ocorrência tão isolada. Não considero como erro da previsão neste caso, é isolado demais, rsrsrs. Impressionante a supressão da convecção causada pela ASAS:
    6 points
  15. Hoje foi um dia bem clássico pra março, amanheci com mínima de 16 graus, a menor do mês, porém sem chuva nem nada, apenas evidenciando essa tendência de início da queda das mínimas em março; e uma tarde de calor, embora tolerável, com máxima de 26 graus, bem próximo da média máxima do mês (27°), indicando que as tardes de março ainda pertencem ao verão. Algumas nuvens no decorrer do dia mas sem ameaça de chuva. A primeira quinzena de março acumulou apenas 30mm, mas já é melhor que o março passado... Agora, 18:25, céu limpo, poucas nuvens, vento assoviando na janela, faz 22.7° em Conselheiro Lafaiete
    5 points
  16. 34 °C com sensação de 37 em Canoas. Ah vah. Tarde lixo. "é pra f. o c. do pa *h* ço".
    5 points
  17. Não. O outono climático de 2023 (março, abril e maio) será com neutralidade. Ainda não está formado o El Niño. A tendência é de se formar nos próximos meses. Então, só estará plenamente formado depois do inverno. talvez lá pra setembro.
    5 points
  18. Tempestade de GRANIZO em parte da RMBH agora de tarde, com chuva forte e raios: (como não consegui mandar o vídeo sozinho, coloquei no twitter pra mostrar aqui) Diante do que as previsões têm mostrado, BIZARRO!
    5 points
  19. Bueno, luego del infierno y los "records" van a empezar a registrarse temperaturas propias de la epoca, lo principal es que llovio ayer y vamos a tener un poco mas de lluvia, que no creo que sea suficiente.
    5 points
  20. Mínimas boas na capital mineira hoje também, com 15,9C no Buritis (bairros serranos), 17,0C na Pampulha, 18,9C na área central (Santo Agostinho). Durante a tarde, calor, mas moderado, com máximas em torno de 29C. Pelo 3º dia consecutivo, chuvas rápidas, isoladas e pontuais atingiram a RMBH. Muitas nuvens e cortinas de chuva entre Betim, Contagem e a parte oeste de BH no fim da tarde: A noite começa gostosa por aqui, com temperaturas na casa dos 23ºC às 19h35, céu limpo e um vento fraco. Bem cara de fim de verão mesmo, com essas chuvas pontuais e calor mais fraco.
    4 points
  21. bem vindo novamente. Também tive problema com senha (atrelado a conta Google). Mas não fiquei tanto tempo fora, foram uns poucos meses só.
    4 points
  22. Tem uma análise interessante para o Outono no seguinte link, considerando também a influência do dipolo do Oceano Índico. Em resumo, não parece que será ruim para o Paraná, mas o RS pelo visto seguirá acima da média. Anomalias de chuva e temperatura a partir do minuto 9:00 do vídeo.
    4 points
  23. Agora que saímos de La nina, e tem tendencia ao El nino, isso vai afetar negativamente o nosso outono e inverno? O outono e inverno de 2023 serão mais quentes?
    4 points
  24. Já é outono nos altos níveis atmosféricos. Agora so falta uma MP no capricho para inaugurar de vez aqui embaixo, não vejo a hora de dizer que BH está a sei lá quantos dias sem registrar 30ºC ou mais.
    4 points
  25. Mínima trágica de 23,1° aqui. Não há refresco algum em POA e nas terras baixas do RS há duas semanas. Calor constante, sempre acima dos 20°, e sempre abafado!! Agora tenho deprimentes 33,0° com 46%. Saco cheio desse tempo. Segue o vídeo dessa manhã.
    4 points
  26. A temperatura média do INMET do Jardim Botânico estava em 26,2° até ontem. Bate em 0,3° o recorde de março de 2002. Muito provavelmente teremos o recorde histórico de média mensal para o mês. Ademais, a cidade corre o risco de não baixar dos 20° ao longo de todo o mês de março, algo difícil até mesmo para janeiro e fevereiro!! Eu que andava entusiasmado com um certo padrão de normalidade climática no RS e no Sul do Brasil desde o segundo semestre de 2019 já começo a ficar preocupado. De recorde de calor já basta a década passada. Agora faz 32,8° com 50%.
    3 points
  27. Tarde começando com sol forte, calor e poucas nuvens em São Paulo. Na maioria das estações do CGE, temos 26-28 graus e umidade na casa dos 50/60%. Segundo dados do aeroporto de Congonhas das últimas horas, os ventos sopra de ENE/NE com a velocidade variando de 10 a 15 km/h.
    2 points
  28. É muito preocupante a aceleração do aquecimento global nestes últimos anos. Tenho a impressão que o AG está sendo mais rápido e intenso do que o esperado pelas projeções consideradas até então. Tivemos agora essa bizarrice acontecendo na Argentina, e alguns respingos pegando por aqui. Na China, entre Junho e final de Agosto do ano passado, tivemos talvez a maior onda de calor de toda história, em todo mundo, algo extremamente bizarro. Os exemplos de ondas de calor recentes e bizarras são inúmeros e sabe-se lá o que ainda teremos que enfrentar. Alguns hellcores locais: Os seguintes meses em POA foram os mais quentes da respectiva série histórica, tudo nos anos recentes: Abril de 2018 (logo após recém ter batido esse recorde em 2016, superando-o em seguida), Junho de 2019, Agosto de 2015, Setembro de 2017, apenas alguns que vem na memória. Talvez esse Março atual entre na conta. E devem ter muitos outros por aí que nem conseguimos lembrar de imediato, de tão rotineiro que virou isso.
    2 points
  29. Choveu fraco ontem na região metropolitana de BH, bem na hora do jogo do galo no Mineirão pela pré-libertadores. Os volumes foram baixos na capital: entre 1,4 e 3mm na forma de garoa, mas que umedeceu a terra. Em alguns pontos da região metropolitana, choveu mais. Com isso, foi uma madrugada fresca na cidade, com mínimas entre 16,7 e 19,8C de acordo com o bairro. Março vai melhorando aos poucos por aqui, apesar de dificilmente reverter a 1ª quinzena. Já dá pra dizer que será mais confortável que o forno que foi março do ano passado, o mês mais quente daquele verão. Passadas as 10h da manhã, a temperatura está entre 24 e 25ºC na cidade, com sol e um vento fresco.
    2 points
  30. Máxima porca de 33,8° aqui. Segue o time-lapse do final do dia. Comecei a gravação com 33,2° e acabei com 28,6°. Agora faz 28,3° com 67%.
    1 point
  31. Tempo nublado há 1 ano atrás (16/03/2022). Vídeo da manhã. Time-lapse da tarde.
    1 point
  32. Supercélula perigosa se aproximando de Dallas - TX
    1 point
  33. Não sei se aqui é o melhor lugar para falar ,talvez mover para o outro tópico de mudanças. Nós fomos poupados em 2022, assim como a Austrália, mas o resto do mundo sofreu com algumas bizarrices, mas não demorou muito para aparecer algo na América do Sul , a primeira já aconteceu, que foi este verão na Argentina, em alguns aspectos me lembrou a onda de calor de Abril de 2016. Mas me preocupo com a próxima primavera e verão, este El nino em formação está com cara de que pelo menos um evento moderado será, talvez forte, El nino qdo acopla com a atmosfera transfere calor, como já temos calor sobrando pode ser que teremos notícias de o Setembro, Outubro, Novembro mais quentes de todos os tempos e existe uma chance do aquecimento médio global chegar na marca de 1,5° algo que ultrapassaria o acordo de Paris de 2015 ainda que momentaneamente, mas a projeção era para isto acontecer na decada de 30 se não me engano.
    1 point
  34. Bom dia! Mais dois dados relacionados à incrível onda de calor que Buenos Aires atravessou este mes: - Em 116 anos de medicao, só tivemos 10 dias com mínimas maiores a 25°C em marco, até 2022. Só este ano foram NOVE mínimas acima desse valor. - Registramos tres mínimas seguidas acima de 27°C. Isso jamais tinha acontecido, em nenhum mes. Hoje, depois de seis dias seguidos acima de 25°C o dia todo, a temperatura finalmente baixou desse valor: mínima de 24,1°C. Agora parcialmente nublado, 26,2°C e sensacao térmica de 27,9°C.
    1 point
  35. Bem...pelo menos na região Nordeste há o que se comemorar neste Março, as chuvas são bem vindas e tomara que consigam deixar a caatinga bem preparada para o próximo longo período de seca. Por aqui, outra manhã bem fresquinha e agradável. Mínima de 17,1°C em casa e 16,6°C no Alphaville. INMET um pouco mais alto, com 17,3°C. A imagem de satélite deixa notória a circulação anticiclônica em grande parte do leste do Brasil:
    1 point
  36. Manhã começando com céu nublado por nuvens baixas em São Paulo, devido a situação dos ventos marítimos que se intensificaram a partir da tarde de ontem. Na maioria das estações do CGE, temos 20/21 graus e umidade na casa dos 80/90%, sendo que em alguns locais chega a 100%. Os ventos sopram de uma direção variando de leste a sudeste segundo dados do aeroporto de Congonhas das últimas horas.
    1 point
  37. fechando a primeira quinzena de Março, temos um desastre principalmente nas mínimas. Estou achando que será o Março mais quente dos registros por aqui também: notem essas anomalias, e as demais previstas:
    1 point
  38. madrugada insuportável em Canoas, e a partir de agora pior o calor:
    1 point
  39. Máxima de 33,7° hoje. Agora faz 25,6° com 74%. Vídeo dessa tarde.
    1 point
  40. Conforme o previsto, grandes acumulados tem ocorrido no setor norte do Nordeste desde ontem. Imagem das 12:00 UTC de hoje (15). Alguns acumulados das últimas 24 horas no Piauí: 103,0 mm Oeiras 100,4 mm Valença do Piauí - São 211,6 mm nos últimos 3 dias. 81,8 mm Paulistana (Convencional - INMET) 77,6 mm São João do Piauí 71,2 mm Canto do Buriti 65,2 mm Uruçuí 63,2 mm São Lourenço do Piauí 61,8 mm Santa Cruz do Piauí Extraoficialmente, houve relatados de acumulados de 120 mm em Nova Santa Rita e 147 mm em Dirceu Arcoverde. Em Pernambuco, esses foram os maiores acumulados (12 UTC de ontem às 12 UTC de hoje) - todos registrados na região do Araripe: 139,2 mm Ipubi (Serrolândia) 125,0 mm Exú 124,4 mm Araripina 105,0 mm Trindade 87,0 mm Ouricuri 94,0 mm Bodocó 69,0 mm Granito 68,0 mm Tuparetama No Ceará esses foram os acumulados acima de 100 mm no mesmo horário: 129,0 mm Tamboril 119,6 mm Madalena 113,0 mm Ererê 106,0 mm Brejo Santo 105,0 mm Porteiras Já é o terceiro dia seguido com acumulados acima de 100 mm no sertão do Ceará. Aqui em Queimada Nova o evento causou 36 mm até agora, sendo: 20 mm ontem à noite; 12 mm hoje de madrugada; e 4 mm hoje de manhã. Amanhã a previsão é de volumes menores.
    1 point
  41. Muita gente desconhece porque é uma porção minúscula do país mas a Austrália tem montanhas de clima alpino e neve farta durante o inverno, inclusive com estações de ski.
    1 point
  42. Auckland superou 400mm de chuva em um mês pela primeira vez na história. Apenas em janeiro, Auckland registrou 1/3 da chuva anual. O mais impressionante é que janeiro é o segundo mês menos chuvoso na escala anual, atrás apenas de fevereiro.
    1 point
×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.