Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Leaderboard

Popular Content

Showing content with the highest reputation on 12/10/22 in all areas

  1. Mas não é raro o fato de Porto Velho esfriar primeiro que São Paulo em massas polares continentais. Às vezes, o Acre esfria primeiro do que Curitiba. O corredor de baixas altitudes do Pantanal, vale do rio Guaporé (Rio Iténez para os bolivianos) e áreas baixas da Bolívia são um caminho livre para a penetração do ar frio.
    12 points
  2. Realmente um dia de forte calor , aqui na minha região não foi diferente , porém a noite está bastante agradável. A máxima atingiu os 32,3C na minha estação e chegou a 30,2C lá no @sjmolive, portanto voltando a fazer 30 graus lá nos topos de JF também. E nesta noite observa-se uma inversão térmica, pois ainda faz 21,3C lá em cima e 17,1C aqui embaixo. Em Ibitipoca, máxima de 30,7C e agora já faz apenas 14 graus. A umidade desceu a quase 30% de tarde por lá. Acredito que possa até mesmo registrar uma sub-10 amanhã cedo. O clima da Mantiqueira é muito interessante!
    10 points
  3. Variação hoje na minha estação 19,7/32,0°C e o acumulado pluviométrico atingiu incrível 1 mm kkkk Foi uma noite difícil, e precisei dormir com janela aberta. Um abafamento horrível. Depois das 13h choveu bem fraco, enquanto gelo se acumulava nas ruas e gramados em alguns bairros da capital. O acumulado atingiu 59 mm
    10 points
  4. Boa noite, o fatídico dia de hoje foi o primeiro do mês inteiramente de sol (entre nuvens) em BH e região metropolitana. Com isso, fez muito calor, com máximas acima de 31ºC na cidade, bem desagradável, mesmo com a menor umidade, que caiu abaixo de 40% no horário da máxima. Apesar dessa janela de tempo aberto, um padrão bem sombrio nos espera pela frente, o que é a cara de dezembro aqui: Essa sequência longa de dias chuvosos tem a cara de ZCAS clássicas. Vamos aguardar.
    9 points
  5. As Cbs se formaram logo após às 11h30 e passaram à oeste daqui, vindas do Sul/SW e posteriormente estacionaram por lá. Trovejou bastante em Curitiba.
    9 points
  6. Perfeito! Até Comodoro Rivadávia é bem decepcionante em se tratando de máxima sub 5°C se considerarmos a latitude, mas independente disso, Julho de 2020 houveram 25 máximas abaixo dos 10°C, sendo q a média Max ficou em 8,6°C. Em compensação, Rio Gallegos, pouco ao sul já é muito mais gelada e consegue ter mínimas bem inferiores à Ushuaia, muito provavelmente pela questão de os ventos polares cruzarem uma área continental até atingirem a cidade, fato q não acontece em Ushuaia. Quanto à máximas abaixo de zero, Rio Gallegos teve 2 em Julho/2020, sendo a menor -4,9°C. E foram 9 mínimas abaixo de -10°C. É simplesmente incrível à meu ver. RIO GALLEGOS USHUAIA Julho/2020 Ushuaia teve 1 máxima negativa no aeródromo e ficou praticamente no 0°C ao passo q Rio Gallegos teve 2 e uma delas se -5°C. Embora pouco comentada, esta última(Rio Gallegos), cidade à beira mar possui características térmicas parecidas com muitas cidades da Costa Leste americana.
    8 points
  7. Tempo nos aeroportos às 22 horas horário de verão Brasília-DF: Trovoadas com chuva fraca | 19 graus | Umidade em 88% | ventos de 18,5 km/h (direção leste). Salvador-BA (Dois de Julho): Muitas nuvens | 27 graus | Umidade em 84% | Ventos de 22,2 km/h (direção NE) que impedem que a cidade vire uma "sauna" devido a temperatura + URA altas. Rio Branco-AC: 25 graus | Céu limpo (imagem do satélite confirma isso, não é só CAVOK) | Umidade em 100% | Ventos de apenas 5,6 km (OSO). Situação contribui para sensação de muito abafamento. São Paulo-SP (Congonhas): Céu limpo (realmente está) | 21 graus | Umidade em 73% | Ventos marítimos (SE) de 11,1 km/h. Noite agradável.
    8 points
  8. Noite interessante na RMBH. Enquanto aqui temos um céu totalmente limpo e uma bela lua cheia, ao fundo podemos ver muitos raios em uma CB gigantesca que atinge as proximidades de Conceição do Mato dentro, a uma distância de 120 km a nordeste da capital e próximo à Serra do Cipó. Segue muito calor, e meus termômetros marcam 25°C lá fora e 26°C aqui dentro, com portas e janelas abertas. Vai ser difícil dormir!
    8 points
  9. Fiz um teste de temperatura deixando meu carro 30 minutos sob o sol da tarde de hoje. Eis o resultado.
    8 points
  10. Não só em Santa Catarina e Paraná. Dá pra ir descendo pelo RS, Uruguai, Argentina, que acho que só lá por Ushuaia tem algumas máximas de 0 ou menos, e bem de vez em quando. Um dia com mínima de -5 e máxima de 0 seria considerado extremamente gélido por lá, pelo que vi. Incrível como pouco ganhamos em números extremos de frio conforme vamos avançando graus e mais graus de latitude ao sul do continente. A principal mudança é que lá permanece frio e não esquenta.
    7 points
  11. Reforço no calor desde quinta no RS. Canoas registrou as seguintes temperaturas (base aérea -dados Ogimet): QUINTA - 15,1 / 35,1 °C SEXTA - 19,9 / 34,3 °C previsão weather.com: SÁBADO - 21 / 36 °C DOMINGO - 23 / 35 °C SEGUNDA - 18 / 33 °C TERÇA - 17 / 30 °C QUARTA - 20 / 34 °C
    6 points
  12. Hoje nem Curitiba escapou, com máxima de 32,0°C na automática do INMET (Antes do temporal). Ainda no INMET: Colombo (Vizinha a Curitiba): 31,6°C Itapeva (SO paulista): 32,3°C
    6 points
  13. São aproximadamente 11 horas de manhã e já temos 30 e até 31 graus nas estações do CGE. Assim como nós últimos dois dias, o céu se encontra bastante limpo e o sol, forte. A umidade está na casa dos 40 e até mesmo 30%, inclusive no extremo sul da cidade. Os ventos sopram fraco de oeste, segundo dados do aeroporto de Congonhas. Está assim nas últimas duas horas. Já durante a madrugada, sopraram fraco de sul. Ontem foi possível notar, em direção a norte e também a oeste, algumas CBs. Os radares chegaram a capitar pancadas de chuva na região de Sorocaba (conforme foi até comentado) vindas delas.
    5 points
  14. Madrugada muito desconfortável nos ambientes internos aqui de casa (resultado do sol escaldante de ontem durante a tarde), em que pese a mínima do Mirante ter sido de 19ºC não consegui dormir até praticamente umas 5h da manhã.
    5 points
  15. Na teoria, "verão" remete à " sorrisos, praia, piscina, clube, passeio, sorvete, tardes animadas cá galera, parque náutico, parque de diversões, etc".... Na prática, é só gastos excessivos, frustações, desconforto e tristeza..... mas sempre com os maravilhosos produtos 𝙸𝚅𝙾𝙽𝙴 🧡
    5 points
  16. Com 21°C já é desconfortável dormir, Nani A mínima no quarto ficou nos 24,7°C mesmo com janela aberta.
    5 points
  17. Pois é... Hoje realmente fez bastante calor em Sampa. A zona sul (Mais próxima do mar) teve máximas um pouco mais baixas porque a brisa marítima entrou mais cedo, freando uma elevação maior. Mirante (Aut): 18,4°C / 33,5°C Interlagos: 17,9°C / 31,6°C IAG: 16,0°C / 32,6°C E as previsões são de um fim-de-semana quente. Vai dar piscina.
    5 points
  18. Pra mim o que tem de mais interessante neste País e a contra correlação em ondas de frio, fenômeno muito conhecido nos EUA, e que no Brasil chega a ser também absurda em alguns eventos, este ano Primavera do Leste registrou uma máxima absoluta de 37,6 C no dia 11 de setembro, entre 17 h e 18 h UTC, e na mesma hora cheia, o Sesc Interlagos em Sampa teve uma máxima de 13,2 C, também a máxima diurna desse domingo, avançando pra 1 de novembro, entre 16 h e 18 h UTC, Primavera do Leste teve mínima de 11,9 C, a mínima do mês, enquanto o Sesc Interlagos em Sampa teve mínima horária de 15,4 C, mais inusitado ainda foi Porto Velho está mais frio que São Paulo na manhã de 1 de novembro.
    4 points
  19. As máximas dispararam hoje em Minas e RJ. Os modelos estão indicando os dias mais quentes no Noroeste do RJ e Zona da Mata de Minas no domingo e segunda, com os temporais voltando na tarde/noite de segunda. Na Mantiqueira as mínimas despencaram hoje de manhã. -2,1 na PWS Campo Belo 1/Alto do Itatiaia 1,4 na PWS baixada do Bairro do Charco/Delfim Moreira 3,4 na PWS fazenda Pauzinhos 3,4 na PWS Tinho Vila Inglesa/C. do Jordão. 4,4 na PWS fazenda Retiro/Maria da Fé 5,9 na autom. Monte Verde/Camanducaia.
    4 points
  20. Tarde muito quente e novamente com sol em São Paulo, porém com temperaturas começando a cair nesse momento em locais mais ao sul devido a entrada dos ventos marítimos. Nas estações do CGE, temos de 27 graus e umidade na casa dos 70% no extremo sul a até 33 graus em alguns locais da zona norte da cidade (onde a umidade está na casa dos 40%). Imagens dos radares mostram núcleos de chuva na metade oeste do estado de SP. Além disso, há áreas isoladas na região de Sorocaba (já próxima a grande SP).
    4 points
  21. Imagem do satélite de alguns instantes atrás Um "bumerangue" de instabilidades que vai desde o PR, passa pelo centro oeste e termina no sudeste de BA.
    4 points
  22. https://weather.msfc.nasa.gov/sport/viewer/?dataset=goeseastabifulldisk&product=10p35um
    3 points
  23. Cuidado amigo @Eclipse POAo tempo pode ser severo hoje em partes do RS.
    3 points
  24. Carlos Campos, qual a temperatura no seu quarto na madrugada/amanhecer. Como moro em cidade de clima quente, abaixo de 26ºC no quarto não sinto calor
    3 points
  25. Máxima de 34,5° por aqui hoje. E a u.r. chegou a incríveis 20% !!!! Mas fomos salvos pelo vento E que começou a partir das 14 h, mais ou menos. Agora céu limpo e 29,3° com 56%. Segue o vídeo com o vento ainda quente.
    3 points
  26. Após o começo de Novembro com frio fora de época, tivemos alguns dias interessantes aqui em Londrina (região norte central do Paraná ); chamou atenção o volume da chuva alguns dias - ou pela mudança no tempo repentina que desperta uma curiosidade extra . Dito isto, nos últimos dias estamos com calor bastante desagradável pela UR elevada. Nas últimas semanas não foram muitos dias calorosos, pelo contrário, muitas noites e manhãs frescas e umidade comportada. Ontem (08/12) * PWS Rolândia Sítio Tapir: 20,6 - 34.0 C. * PWS Sertanópolis Faz. Sta Terezinha: 22,4 - 33,9 C. * PWS Cambé Faz. Alto Alegre: 21,3 - 33,2 C. * Londrina Simepar: +/- 20,5/21.0 - 32,2 C. * Londrina Fornarolli: +/- 21.0 - 31,5 C. * PWS Londrina Lerroville: 20,4/ 30.0 C. * Apucarana Simepar: +/- 20.0/20,5 - 29.0 C. Agora 31.0 C em Londrina com UR na casa dos 65%. Horrível.
    3 points
  27. 3 points
  28. Hoje novamente vamos tendo uma tarde de calor insuportável em grande parte do país. Em Buenos Aires temos tempo ensolarado, 32,1°C e sensacao térmica de 34,8°C, já sendo 19h. O SMN subiu o alerta de onda de calor para VERMELHO, o que significa que estamos vivendo uma onda de calor com efeito alto a extremo na saúde, afetando a todas as pessoas (e nao só grupo de risco). Em quase nove anos morando aqui, dá pra contar nos dedos de uma mao as vezes que lancaram esse alerta, mas dessa vez acho que lancaram pela duracao muito longa desta onda de calor. Pelo interior do país, novamente muitas cidades acima dos 40°C. Rivadavia, em Salta, é a mais quente, com 43,6°C agora. Aliás, Rivadavia tem média das máximas superior a 35°C em dezembro e janeiro!
    3 points
  29. > Primeira geada de Dezembro em SC. Variação de 0,6°C/29,9°C é a maior da ano. > Outro dia calor no Vale do Itajaí. Mas assim como antes de ontem, o calor foi maior no Alto Vale do Itajaí: Máxima de 37,2°C em Presidente Nereu/Centro. Nas áreas baixas do Vale, as máximas parecem ter ficado na casa dos 31/33°C nas estação mais confiáveis. > No Oeste Catarinense fez menos calor que ontem. Máxima de 36,5°C em Guatambu.
    3 points
  30. Boa tarde! Buenos Aires ontem: Mínima: 25,7°C Máxima: 34°C Foi uma madrugada quentíssima e logo cedo a temperatura comecou a subir rápido. Mas, felizmente, a partir do meio da manha o tempo esteve nublado, impedindo maior elevacao da temperatura. Durante a noite, muito quente, com temperatura sempre entre 28 e 30°C até meia-noite.
    3 points
  31. Anomalias de temperaturas no Brasil nesses primeiros 9 dias de dezembro Mínimas acima da média em grande parte do país e máximas acima da média em SP, sudoeste de MS e sul do Brasil.
    2 points
  32. obrigado pelo aviso, amigo. Realmente tem muitas instabilidades pipocando no RS, principalmente na metade norte. Aumentou muito a umidade hoje, sendo que ontem estávamos com ar super seco. Hoje estamos tendo aquele céu mais esbranquiçado e com ar bem úmido, bem diferente de ontem que foi um céu bem azul com ar bem seco. Vou pegar os dados INMET de POA como comparação: Ontem a umidade chegou a um mínimo de 18 % em POA, ar super seco. Hoje POA (INMET) não baixou de 50 %, portanto realmente há mais chance de instabilizar a atmosfera. Além disso, está insuportável a sensação térmica de hoje por aqui, abafamento fortíssimo.
    2 points
  33. E o acumulado foi bem expressivo na estação INMET. Com isso, o acumulado de chuva de dezembro em Curitiba está bem perto de bater a média nos próximos dias.
    2 points
  34. São Paulo vem tendo novamente uma manhã de bastante sol e céu limpo. As temperaturas já estão bem altas para esse horário. Nas estações do CGE, temos 27/28 graus e unidade na casa dos 40/50%. Os ventos estão calmos, pelo menos desde ontem a noite, segundo dados do aeroporto de Congonhas.
    2 points
  35. Olhando essas fotos do céu azul e limpo , quase sem nuvens , faz lembrar das famosas tarde agradáveis de inverno, mas é possível observar na foto a luminosidade bem mais forte do que em Junho ou Julho. Por aqui também assim: Muito sol, e o calor veio forte até nos topos da cidade. Mas as temperaturas aumentam ainda mais nos próximos dias , ajudando a diminuir as anomalias negativas de temperatura.
    2 points
  36. Aqui máxima de 36,2°! O maior valor desde o último verão. Agora 25,0° com 73%. Noite morna. Até achei que estivesse mais quente do que isso. Segue o vídeo no momento mais quente do dia.
    2 points
  37. Curiosamente, essa situação incomum para essa época do ano está ocorrendo após mais de 2 semanas com chuvas praticamente todos os dias. Paradoxal. Mas de qualquer forma, é algo bem vindo em meio a toda essa umidade. Ao andar pelas ruas, as calçadas em locais mais arborizadas estão verdes devido à presença de musgo. Devido a essa secura, as temperaturas apresentam grandes diferenças. Dos 15/16 graus em áreas não urbanizadas a 26 graus em áreas próximas do centro (nesse local a umidade está apenas na casa dos 50%). ------------------------------------ Imagem do satélite dessa noite mostra uma área "seca" em grande parte do sudeste (realçado em amarelo). Em meio a ela, há até 3 pequenos núcleos isolados. Já no centro sul do Paraguai, instabilidades se desenvolvendo (realçado em verde).
    2 points
  38. Vc confunde máxima baixa com temperatura instantânea baixa (uma tarde fria, por exemplo). Mesmo que tenha feito 12C às 16h, se a máxima foi perto de 20C na madrugada ou de manhã, é esse valor que deve ser considerado, até porque esses horários fazem parte das 24h do dia. . . . Como estava previsto, o tempo mudou a partir da tarde e, finalmente, tivemos sol por algumas horas seguidas na RMBH. Com isso, a temperatura disparou e chegamos aos 30ºC. Sensação de calor, o que não vinha ocorrendo nos últimos dias. O dia terminou completamente diferente de ontem: 19h e 25ºC na cidade, com muitas estrelas no céu.
    2 points
  39. Ontem 23 estacoes passaram dos 40°C na Argentina: 46°C - Rivadavia (Salta) - igualou o recorde absoluto de dezembro 44,7°C - Santiago del Estero 44,5°C- Las Lomitas (Formosa) 43,9°C - Orán (Salta) 43°C- Tartagal (Salta) - novo recorde absoluto para dezembro 42,8°C - La Rioja 42,5°C - Villa de María del Río Seco (Córdoba) 42,2°C - Tucumán 42,1°C - Chamical (La Rioja) 42°C - San Juan 41,8°C - Catamarca 41,7°C - Ceres (Santa Fe) 41,4°C - Sunchales (Santa Fe) 41,2°C - Córdoba 40,8°C - Pilar (Córdoba) 40,7°C - Villa Dolores (Córdoba) 40,5°C - Córdoba Aeroporto 40,4°C - Corrientes 40,4°C - Presidencia Roque Saenz Peña (Chaco) 40,3°C - Jujuy Aeroporto 40,2°C - Marcos Juárez (Córdoba) 40°C - Resistencia 40°C - Tinogasta (Catamarca)
    2 points
  40. 2 points
  41. Máxima de 32,6°C na automática de Palmas 11 mm acumulados durante a tarde
    2 points
  42. Entre el niño e la niña, prefiro a la niña. El niño trás poucos benefícios, as chuvas no centro-norte da Argentina, Uruguai, sul do Brasil, MS, SP e RJ quase sempre vem em forma de tempestades violentas, encharcando de uma vez o solo e causando estragos pelas enchentes. Fora que vem aqueles bloqueios infinitos em julho e agosto, quando muito não mata o período frio. Só nos salvamos quando a atmosfera está saindo da la niña para o el niño; daí a amosfera só começa a respoder ao aquecimento depois de julho, dando espaço pro frio aparecer em abril e se intensificar em maio e junho. Ou quando o atântico sul na costa sul-americana está abaixo da média, suavizando os efeitos do el niño.
    2 points
  43. E se passaram apenas 3 dias desde o último evento de chuva extrema e não é que a RMBH já mostrou sua cara novamente? Chove sem parar com fortíssima intensidade a mais de 1 hora em partes de Betim, Contagem e BH, sobretudo nas regiôes Oeste e do Barreiro. Muitos pontos de alagamento e transtornos, nos locais de sempre. Aqui na minha porta para chegar nesse nível a chuva tem que ser excepcional. VID-20221210-WA0100.mp4 Provavelmente muitas imagens dos danos causados pela chuva devem surgir nas próximas horas. Aqui em casa a chuva está mais forte do que quarta-feira, vamos aguardar os acumulados. Nota-se a capital bem no centro da área de tempestades às 20:30:
    1 point
  44. Nada como um bom temporal aqui em Curitiba para curar a ressaca...
    1 point
  45. Tudo é relativo, Brownswille no Texas tem a mesma média anual de Goiânia, e já teve máxima negativa, enquanto Goiânia muito dificilmente vai registrar uma máxima ou tarde inteira sub-15.
    1 point
  46. Tinha um cavado sobre a região, que impediu o avanço do ar frio. Mas lá em maio, várias cidades tiveram máxima de 15°C, como JB. Lá no centro oeste paulista, Marília, numa estação em cima de um conteiner teve máxima de 10.0°C! Depende muito de cada evento. Ano passado mesmo, enquanto a campanha gaúcha tinha frio relativamente comum pra época, estas cidades que tu citou aí tinham mínimas que beliscaram em alguns pontos -2°C, -3°C. Tudo depende do evento. Até Cuiabá pode ser mas gélida num evento que São Paulo. OBS: SOBRE O EVENTO QUE VOCÊ MENCIONOU, PRIMAVERA DO LESTE SE SAIU MUITO BEM NA TARDE DIA 1, MAS NÃO CHEGOU A TER UMA MÁXIMA SUB-20. SENÃO VEJAMOS: MAS INTERIOR PAULISTA, QUANDO VEM AQUELAS FRENTE FRIAS CONTINENTAIS TEM VALORES BEM LEGAIS. ANO PASSADO CHEGUEI A TER 8°C COM CHUVA NO FIM DA TARDE. 2013, NA HORA DO ALMOÇO, AQUI NO PLANALTO QUE FICA A CIDADE, CHEGOU A TER 7.5°C COM CHUVA. NESTA ÉPOCA INMET FUNCIONAVA. NO OUTRO DIA MÁXIMA DE 14°C, COM CÉU PARCIALMENTE NUBLADO. SENÃO VEJAMOS: ESTES EVENTOS ISOLADOS DÃO UMA CERTA ENGANADA QUANTO AO CLIMA EM SI DE UMA REGIÃO. POR ISTO PRECISA ANALISAR O TODO. EM RELAÇÃO ÀS MÁXIMAS, COSTUMO FAZER A SEGUINTE ANÁLISE: NO CASO DE PRIMAVERA DO LESTE, TEMOS O CLIMA QUE CHAMO DE TROPICAL CONCAVO (MÁXIMAS MÉDIAS MAIORES NO INVERNO E PRIMAVERA, DO QUE NO VERÃO). OU SEJA, TIRANDO EVENTOS BEM ISOLADOS, GERALMENTE O VERÃO É MAIS FRESCO NA TARDE QUE O INVERNO, O QUE NÃO SE VERIFICA NOS DEMAIS CLIMAS QUE MENCIONAREI ABAIXO. O INTERIOR DE SP SERIA O QUE CHAMO DE TROPICAL PARCIALMENTE CONCAVO. POIS ATÉ AGOSTO OBSERVA UMA CURVATURA CONVEXA, QUANTO A MÁXIMA MÉDIA, DISPARANDO EM SETEMBRO E OUTUBRO, E VOLTANDO PARA A LINHA DOS 30°C EM NOVEMBRO. JÁ O TROPICAL COM LINHA CONVEXA, TROPICAL RAIZ, HOJE ESTÁ DIFICIL OBSERVAR. MAS, GERALMENTE SUL DE SP, NORDESTE PR...
    1 point
  47. Enquanto isso, aqui no litoral de São Paulo estou com mínimas de 24 ºC e 23 ºC. Com as previsões de mínimas de 21 ºC pra essa semana, estou comemorando o frio! hahaha
    1 point
  48. Bah, não consigo nem imaginar aquele antigo local no INMET na época mais quente do ano com um monte de telhados de zinco e brasilit à volta. Fiquei suado só de ver!!
    1 point
×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.