Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Leaderboard

Popular Content

Showing content with the highest reputation on 10/07/22 in all areas

  1. Boa tarde! Viajando ontem de Londrina à Cruz Alta no RS a trabalho cruzei com 2 Lis, nunca peguei tanta chuva na vida (600km pelo menos debaixo de muita água). Ventania e raios, um trecho próximo de Foz do Jordão tinha uma árvore inteira estirada na pista, desviando pelo acostamento. Trecho próximo de Faxinal Vi mais chuva nessa viagem que em todo 2020 se duvidar kkkk
    11 points
  2. Eu não aguento mais tanta chuva, depois de um setembro super úmido, outubro começa a caminhar pelo mesmo caminho. Tivemos apenas um dia sem chuva até aqui, no dia 02/10. Ontem tivemos o maior acumulado do mês numa chuvarada que despejou 25,2 mm com muitos raios (algo que já fazia falta). A 1° semana até aqui em Eldorado (27 m): E o prognóstico para os próximos dias não é nada animador... Chuva, chuva e chuva... Eu nem sei se passaremos de fato dos 30°C hoje como a previsão indica, o céu está parcialmente nublado e às 10:40 faz 24,1°C | 87,5%.
    10 points
  3. Tempo severo pelo estado de sp. Meu barômetro de enfeite de água teve uma queda de pressão absurda em questão de poucas horas
    9 points
  4. Manhã começando muito nublada e sem chuva em São Paulo. Temos um céu com o predomínio de nuvens médias. As temperaturas, na maioria das estações do CGE, estão em 20/21 graus com umidade na casa dos 80%. No extremo sul, 18/19 graus com umidade entre 90 e 100%. Os ventos sopram de norte a uma velocidade de 20 km/h segundo dados do aeroporto de Congonhas das 7 horas.
    8 points
  5. Por aqui estamos há mais de um mês sem trintar, algo pouco frequente nessa época do ano. E não há perspectiva de aquecimento significativo nas próximas duas semanas. A boa notícia é a chuva. E na semana que vem poderemos ter uma das menores máximas em outubro em décadas, caso confirme.
    8 points
  6. Recebi algumas que me impressionaram tbm _storage_emulated_0_Android_data_com.fawazapp.blackhole_files_DCIM_TKKIJ1LWKIGUVGBGGTQ2.mp4 _storage_emulated_0_Android_data_com.fawazapp.blackhole_files_DCIM_DVMYB3NGDJFQWRWVBYOE.mp4
    8 points
  7. Ontem a chuva deu uma trégua e fez bastante calor, mas hoje ela já retornou à BH e região. Tempo bastante nublado e com pancadas alternadas de chuvas, as vezes fortes, as vezes mais fracas. Também acredito em chuvas acima da média (110 mm) neste mês de outubro, e é graças às chuvas que o calor está mais light este ano.
    7 points
  8. Os dias tem sido bastante nublados, no Vale do Itajaí. Tivemos calor no final de semana passado e hoje voltou a esquentar. As máximas até o momento estão entre 24/25 graus e deve esquentar mais ainda. Só refresca na segunda agora, quando teremos boas máximas.
    7 points
  9. Entre ontem a noite e hoje pela madrugada tivemos os maiores acumulados de chuva/24hrs desde do inicio do ano. E tudo graças a essas CB's em sequência que surgiram pela noite e madrugada, indo para o leste: Os acumulados foram: 89,8 mm - Franca, SP 86,8 mm - Passos, MG 65,8 mm - São Sebastião do Paraíso, MG
    7 points
  10. Se setembro foi uma loucura... Esse outubro tem tudo p ser um deboche! Dos 5 anos que estou em São Bento do Sul esse é o mais cinzento e úmido que já passei.
    7 points
  11. 7 points
  12. E o calor retornou à capital paulista. Como já comentado pelo Darley, depois de 26 dias o Mirante voltou a superar os 30°C. Após o início de manhã nublado, o dia foi de sol com variação de nuvens altas (Cirrus e cirrostratus). Nuvens altas que prenunciam a chegada de áreas de instabilidades por aqui. Mirante (Aut): 16,4°C / 31,9°C Interlagos: 14,9°C / 32,1°C IAG: 14,8°C / 32,2°C
    6 points
  13. Setembro e Outubro de 2022 surpreendendo em termos de temperatura e chuvas, se julho tivesse ajudado teria sido um excelente ano
    6 points
  14. Tarde começando com céu nublado e bastante vento em São Paulo. As temperaturas, nas estações do CGE, estão em 23/24 graus com umidade na casa dos 60/70%. Os ventos sopram a uma velocidade média de 25 km/h vindos de noroeste segundo dados do aeroporto de Congonhas das 12 horas. Por lá, temperatura mais baixa. 21 graus (mais cedo chegou a 22 graus). Pelo radar de São Roque, não há área de chuva significativa no leste paulista.
    5 points
  15. Boa noite, ontem foi um dia de muito calor aqui na RMBH, um dos que senti mais desconforto desde o último verão, por causa da combinação altas temperaturas + sol forte dessa época + poucas nuvens + vento calmo. As máximas ficaram perto dos 31ºC, porém teve um agravante: mesmo com poucas nuvens ao longo da noite, a mínima não baixou de 20,3C na Pampulha! Muito abafado para o que estamos acostumados nos últimos meses. Hoje, apesar de a temperatura ter caído muito pouco, achei o dia mais confortável, por causa do aumento da nebulosidade (tivemos períodos nublados) e dos ventos moderados ao longo do dia, fatores que atenuam a sensação de calor. Diferente de ontem, na 2ª metade da tarde tivemos a formação de chuvas isoladas na RMBH: A chance de chuva aumenta até o final de semana.
    5 points
  16. A chegada da instabilidade aqui no leste por volta das 13h30.
    5 points
  17. Primavera agitadíssima realmente....quando a severidade não está mais para os lados de cá, ela acontece com toda força também no oeste...hoje o JBN está bastante ativo na região de desenvolvimento dessas tempestades: E hoje tudo tranquilo por aqui, após uma Segunda e Terça com tempestades severíssimas. Mínima bem alta hoje cedo, típica de Janeiro, com 18,6°C. Muita umidade e tempo ainda nublado por agora, com 20,7°C. Amanhã as trovoadas retornarão pra cá, mas sem a fúria deste início de semana.
    5 points
  18. Q emocionante! Gostaria de estar nessa viagem 🙂 Aqui, dia ventoso com Sol e nuvens altas. Final da tarde..
    4 points
  19. Tempo bem nublado no Rio e abafado, as pessoas aqui no Rio parece que tempo nublado é frio pelo vejo de pessoas de roupa de frio hoje na rua. Tempo está bem nublado e abafado na rua faz 28 graus aqui no bairro de Inhaúma a mínima foi de 23 graus. Até agora a chuva não veio mais tô vendo uns núcleos
    4 points
  20. Noite com algumas pancadas de chuva em São Paulo. As temperaturas já tiveram uma queda por conta disso. Na maioria das estações do CGE, temos 20/21 graus e umidade acima dos 90%. No extremo sul, 17-19 graus e umidade encostando nos 100%. No extremo norte, 22/23 graus e umidade na casa dos 80%. De acordo com os dados do aeroporto de Congonhas, os ventos sopram de SO, trazendo até nuvens baixas. Porém, muito provavelmente, não se trata de infiltração marítima mas sim da presença de instabilidades. Imagem da câmera mostrando a presença de nuvens baixas.
    4 points
  21. O Mirante voltou a superar os 30 graus, o que não acontecia desde o dia 10 de setembro.
    4 points
  22. Tarde começando com temperaturas altas predomínio de nuvens altas em São Paulo. Hoje nota-se um clima típico de verão. As temperaturas, nas estações do CGE, estão em 28/29 graus com umidade na casa dos 40/50%. Os ventos sopram de norte a uma velocidade de 13 km/h segundo dados do aeroporto de Congonhas das 12 horas. Pelos radares, ainda sem chuva no leste paulista (apesar da previsão).
    4 points
  23. Quarta-feira começou com céu nublado. No final da manhã clareou, mas sem abrir completamente no lado sul da cidade. No lado norte teve sol e maior aquecimento. A estação do Mato Preto registrou máxima de 22°C hoje. Já no lado sul (mais próximo a borda da serra) o sol durou pouco tempo! A neblina foi adentrando e pelas 16h45 já havia tomado o centro da cidade mais uma vez. Subi na torre da Makrobom chocolates e fiz umas fotos: Hoje às 16h45: Mesmo ângulo noutro dia com sol: Hoje: Outro dia com sol: Vista para o centro hoje: Vista para o centro com sol: Máximas nas demais estações: 17,2°C Epagri Rio Vermelho 19,4°C Samae Centro 19,9°C Incoterm Rio Negro
    4 points
  24. Algumas imagens de radar flagrando as super células: Essa ⬇️ é que trouxe o granizo graúdo hoje na zona norte (não passou pela área urbana da cidade) Esta outra tempestade a SE de Ubá se deslocou para Muriaé e trouxe uma ventania absurda pra lá . Uma visão geral ! Enfim…por mais que eu pessoalmente não tenha presenciado nada disso, o evento ficará marcado na minha memória !
    4 points
  25. Vendaval (micro explosão) causou o colapso de estruturas em 3 Corações:
    4 points
  26. Não está frio aqui, mas bem ventoso. Ciclone ao sul, no oceano, trazendo vento O moderado, e muitas nuvens passando por aqui. Mínima de 15,9°. Agora faz 23,0° com 54%. Ontem acumulei 12,7 mm e nessa madrugada 4,9 mm. Total de 17,6 mm. Segue o time-lapse de hoje. Ficou legal devido às nuvens já voando rápido ao natural.
    3 points
  27. Nossa, há MESES que não temos uma trovoada de verdade aqui na minha região. Mais ou menos desde abril. La Niña é assim mesmo, diminui muito as tempestades aqui na região, tanto no verão quanto no inverno.
    3 points
  28. Muitos temporais no oeste paulista neste momento, a temperatura atingiu 34,2ºC aqui em casa, um bom combustível para tempestades.
    3 points
  29. Tive de sair de casa a pé hoje de manhã e peguei uma boa chuva no caminho. Agora nublado e faz 20,3° com 90%.
    3 points
  30. Embora não haja sinais (no radar) de tempestade próxima, ouço muitos trovões no lado sul. Curioso... Enquanto isso o interior do Paraná tem tempestades severas com ventos ultrapassando 80 km/h e sinais claros de granizo.
    3 points
  31. Pela 1° vez, vou acompanhar o Outono/Inverno do HN, não mais pela dinâmica das Ondas de Rossby e sim pela proposta de Leroux. Uma coisa para mim é fato: Extremos de frio em parte dos EUA trazem chuvas para grande parte do Norte do Nordeste brasileiro.
    3 points
  32. Agora é acompanhar a dinâmica da Circulação Atmosférica do hemisfério Norte. O Ártico começa a esfriar rapidamente. Hoje, a Groelândia já bem mais fria pode sinalizar um inverno rigoroso para a Europa, o que pode ocasionar problemas ao Velho Continente, principalmente pela baixa demanda de energia.
    3 points
  33. Finalmente a Antártica começa aos poucos a aquecer. Esse aquecimento faz surgir Anticiclones com pouca dinâmica. Nesse 1° ano que acompanhei o Inverno na ótica de Marcel Leroux, parece que fiz alguns acertos, principalmente na "profecia" de Ar frio estendendo-se pela Primavera, bem como extremos de chuvas em parte do Nordeste brasileiro durante o Inverno.
    3 points
  34. Calor? Niente! Aquecimento gradual? Niente! Umidade? Muita! Frio? Sem fim!
    3 points
  35. No verão, as médias da cidade ficam em 18/29C, com precipitação entre 200 e 350mm por mês e insolação (nº de horas de sol) moderada a baixa. . . . As chuvas ontem, apesar de intensas e com granizo em alguns pontos, foram mais isoladas que na segunda e trouxeram um acumulado de 7 mm na área central de BH. Por aqui, a primavera já está muito bem estabelecida e o calor/abafamento já aparece em vários momentos, embora também haja períodos frescos por causa da chuva. Ainda teremos ar fresco (ou até frio, com sorte) de MPs nas próximas semanas, mas aí já entra na conta da primavera mesmo, que guarda um restinho de inverno. Obs: a MP mais tardia que me lembro aqui foi no dia 16.12.2019, quando a cidade variou entre 15/22C com céu nublado e vento - sensação de friozinho já quase no solstício de verão. Hoje o dia começou fresquinho, com 17,0C na Pampulha mas, com o sol forte desde cedo, a sensação já é de calor no fim da manhã. Mais uma vez, podemos ter chuvas de verão no fim do dia.
    3 points
  36. Agora vou postar o mês em Ibitipoca: OBS: Temperaturas máximas nos dias 29 e 30 são ESTIMATIVAS, pois houve perda do sinal de internet durante toda a tarde nesses dias e a estação AW não os recuperou.
    2 points
  37. Vamos falar sobre o excelente Setembro-22. Vou começar com os dados registrados pela minha estação Davis Vue, no bairro Bandeirantes em Juiz de Fora: - A média simples de 19,27°C foi a menor já registrada para o mês de Setembro; - A média das máximas foi a menor já registrada para Setembro e a média das mínimas foi a segunda menor; - A mínima absoluta de 07,4°C é recorde de frio para o mês; - Finalmente, a máxima de 17,5°C do dia 16 é a menor máxima já registrada neste mês. Agora vamos mostrar as precipitações não somente em Setembro, mas no ano todo: O total do ano está em 915,8mm (em torno de 100mm abaixo da média). (Banco de dados com início em Setembro-2012).
    2 points
  38. Temperaturas em São Paulo nesse final de noite com algumas nuvens baixas devido a infiltração marítima.
    2 points
  39. Tive máxima de 24,0° com céu quase limpo e vento aumentando. Agora faz 20,6° com 61% e venta de E. Nem parece que o tempo vai virar pra valer! Segue o vídeo dessa tarde.
    2 points
  40. Imagens do satélite desta tarde do Brasil Topo de nuvens Visível
    2 points
  41. São as médias de janeiro e fevereiro no Mirante na normal 1931-1960. Jan: 17,6°C / 27,7°C Fev: 17,9°C / 27,6°C --------------- Abaixo, São Paulo, zona norte agora:
    2 points
  42. Tarde começando com sol e temperaturas em elevação em São Paulo. As nuvens e o fraco nevoeiro se dissiparam ainda no meio da manhã. Na maioria das estações do CGE, temos temperaturas em 23/24 graus com umidade na casa dos 50/60%. No extremo sul, 21/22 graus e umidade na casa dos 70%. Os ventos estão calmo.
    2 points
  43. Manhã começando com céu nublado e um pouco de nevoeiro em São Paulo. As temperaturas nas estações do CGE estão em 14/15 graus. Na maioria delas, a umidade está chegando aos 100%. Os ventos sopram fraco de ESE segundo dados do aeroporto de Congonhas.
    2 points
  44. Boa noite a todos. Ontem e hoje a zona da mata mineira viveu um evento de tempo severo que há tempos não se via aqui. O evento foi muito intenso também em certas partes do sul de Minas e no campo das vertentes. Várias cidades registraram os seguintes tipos de severidade: Granizo graúdo, micro explosão, chuvas torrenciais. Foram vários casos de super células. Tudo já antecipado pelo Prevots e também pelo modelo de tempo severo do GFS e WRF. Não irei me alongar nos detalhes. Vou deixar aqui alguns dos registros. E hoje em Juiz de Fora também tivemos uma super célula, porém ela passou bem ao norte, em poucas áreas habitadas, o que fez o evento não causar tanto prejuízo. Mas as cidades de Três Corações e São João del Rei, além de Muriaé, sofreram pesadamente. - Granizo pesado nas redondezas do bairro Igrejinha , Juiz de Fora: IMG_5107.MOV
    2 points
  45. A propósito, essas intermináveis incursões de FF´s têm impossibilitado o inverno dar um Adeus final em São Paulo, Curitiba. No domingo das eleições, já deu para notar que, quando o sol dá as caras, já dá aquela "ardida". Mas aí vem uma FF e acaba logo com a sensação do calor. A mim, estamos já ao menos no início da primavera, porém ofuscada por um frio tardio e contínuo por aqui, que sisma em não dar trégua. Neste aspecto da longevidade do frio, que iria até a primavera, congratulações ao Coutinho, que acertou na mosca!
    2 points
×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.