Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Leaderboard

Popular Content

Showing content with the highest reputation on 08/16/22 in all areas

  1. Registrei um amanhecer belíssimo hoje na zona rural aqui de Lima Duarte, MG. Medi uma temperatura de 05,4C durante as fotos. O nevoeiro completou o espetáculo :
    26 points
  2. Imagem do satélite das 22:30 mostra a linha de instabilidade avançando ainda mais pra norte e ganhando mais força. Pela projeção das 12z de hoje do europeu, a chuva deverá atingir o centro sul do MS (atingindo um pouco a capital Campo Grande) até as 22 horas de amanhã e com acumulados significativos, o que é ótimo já que é uma região bastante assolada pelas queimadas no final de inverno/início de primavera.
    20 points
  3. Essa próxima MP, pode ser uma versão de Agosto bloqueada da MP do final de Julho de 2007... Seria uma versão mais robusta em termos de advecção em 850°hpa no Sul, porém mais limitada em muitos aspectos devido ao bloqueio. Esse aspecto de bloqueio vai impedir o frio excepcionalmente democrático na totalidade leste do país, mas a característica híbrida do anticiclone, com isobaras na diagonal deve provocar um bom evento de frio na maior parte do leste do Sudeste. O grande destaque tem tudo pra ser o Leste de São Paulo, o evento de Julho de 2007, já foi excepcional em termos de frio de máximas, mas o próximo evento tem ingredientes a mais para um frio diurno ainda mais robusto nas terras paulistanas (A advecção será mais forte durante o seu pico, o que coincide com a disponibilidade de umidade e nebulosidade gerada pela presença do bloqueio), esses ingredientes somados devem gerar ao menos duas tardes completamente geladas na capital paulista (sexta e sábado).... Isso mantendo os últimos prognósticos. Aspectos de diferenciação: O próximo anticiclone rompe no continente de maneira muito mais continental do que o de Julho de 2007, o que explica a advecção mais forte no sul na camada 850°hpa. Mesmo híbrido desde de seu início, o anticiclone de 2007 era mais robusto e amplo, e ausência de bloqueio pronunciado, fez com ele jogasse suas isobaras por uma ampla área do leste do país, o futuro anticiclone vai evoluir de forma hibrida, mas o bloqueio vai limitar seu raio de ação, ele não vai muito além do leste de MG/RJ em seu pico. O futuro evento deve se destacar no frio de Máximas, enquanto Julho de 2007 foi um evento bom no geral: Máximas e Mínimas em uma ampla área do país. Um timing diferente, ou uma advecção mais robusta ainda de SC para cima, poderia gerar alguma precipitação invernal de rabeira de frente no PR ou até mesmo nas terras altas do extremo sul de São Paulo, alguns detalhes diferentes na sinótica e na evolução dos sistemas poderia gerar um evento do tipo.
    19 points
  4. Boa tarde a todos! São Paulo caminha para ter o 3° ano seguido com SUB-10 diário dentro do período em que se costuma registrar as máximas do dia na cidade (15h - 16h). Seguem algumas marcas registradas entre às 15 e 16 horas no inverno de 2020 e 2021. 28/07/21 - CGE PARELHEIROS: 6,4℃ - CGE MARSILAC: 7,3℃ - CGE CAPELA DO SOCORRO: 7,7℃ - CETESB PICO DO JARAGUÁ: 7,7℃ - INMET SESC: 7,9℃ - IAG: 8,1℃ - CGE SÃO MATEUS: 9,3℃ - CGE SANTANA: 9,4℃ - INMET MIRANTE: 9,5℃ 21/08/20 - CETESB PICO DO JARAGUÁ: 6,9℃ - CGE PARELHEIROS: 7,6℃ - CGE CAPELA DO SOCORRO: 7,7℃ - CGE MARSILAC: 7,8℃ - INMET SESC: 8,7℃ - CGE SÃO MATEUS: 9,0℃ - CGE SANTANA: 9,3℃ - INMET MIRANTE: 9,3℃ - IAG: 9,4℃
    16 points
  5. Em Adamantina os modelos foram tirando de pouquinho em pouquinho a MP que ela praticamente já desapareceu e se tornou algo comum para fins de agosto, previsão chegou indicar mínimas de 4ºC e máximas de 15ºC agora já está em 11/19. Apesar disso ainda estamos com o mês de agosto abaixo da média em temperatura e acima da média em chuva, essa próxima FF deve trazer mais chuva para cá.
    15 points
  6. Eu nem me empolgo com previsão de geada aqui na terra do Michel Temer! Ops! Desculpe! Quis dizer do Drácula! O negócio aqui é céu nublado, garoa e neblina. Quanto a essa MP... Tiro curtíssimo só p causar prejuízo na agricultura...
    15 points
  7. Registro da incrível tempestade elétrica dessa noite seguida pelo granizo!!
    15 points
  8. GFS 12z (1035hpa) no nordeste de SC... Tou sentindo que o frio em superfície está meio subdimensionado. Imagino mínimas muito baixas generalizadas na região sul. E até mesmo São Paulo com muita nebulosidade pode ter uma mínima na casa dos 6,x°C na madrugada de sexta para sábado. (A temperatura promete ficar por muitas horas na casa dos 1/3°C em 850°hpa na região), então difícil o Mirante não encostar nos 7°C ou mesmo abaixar disso, ele se dá bem com frio de advecção como este. Se nada mudar não descarto uns 8,x°C na leitura das 15hrs (18UTC) de sexta, e uma mínima de 6,x°C no sábado.
    14 points
  9. São Paulo vem tendo uma noite com céu limpo e temperaturas elevadas (em áreas urbanizadas). Nas poucas estações do CGE que estão no ar e atualizando (apenas 4), temos 23/24 graus e umidade na casa dos 40% (bem baixa para a hora). Os ventos sopram de NNE a uma velocidade de 9,8 km/h de acordo com os dados do aeroporto de Congonhas das 21 horas. Além disso, a temperatura por lá é de 23 graus e umidade está em 38%.
    14 points
  10. Ontem foi um dia de grande amplitude térmica em Eldorado, a manhã foi fresca com mínima de 12,8°C e a tarde foi ensolarada e quente com máxima de 32,6°C. A mínima hoje foi de 15,1°C e neste momento temos céu nublado por conta das nuvens altas (a frente está relativamente perto daqui): Os modelos indicam chuva só para amanhã, mas não descarto de chover ainda hoje. Só para descontrair, eu nunca tinha visto previsão de 0°C para Eldorado, ainda mais tão perto, não sei da onde o modelo tirou isso: Agora às 13:20 faz 28,1°C | 59,6% depois de uma (possível) máxima de 29,6°C às 12:20.
    13 points
  11. Acho que agora dá para bater o martelo sobre o final de semana em BH: MP comum e que apenas vai garantir mais uma boa sequência de mínimas variando de 10°C a 14°C e máximas de 21°C a 24°C, o que tem sido o resumo deste inverno por aqui, sem extremos porém agradável. 2020 não será igualado e certamente este será o último suspiro de frio antes da próxima estação do ano, o inferno, que começa em setembro.
    13 points
  12. Muito boa a análise e comparativos , Bruno. É nítido como o cavado do próximo evento é mais raquítico que o observado em Julho de 2007, razão pela qual este evento deverá ser inferior ao de 2007 na maior parte do Sudeste. De uma forma geral, o frio diurno muito intenso na Sexta e Sábado ficou em área relativamente restrita, mais na porção sul e leste de SP, além de certas áreas do RJ. Para o sul de Minas e zona da mata, houve uma redução significativa da projeção de máximas baixas, de forma que agora a menor máxima em Juiz de Fora seria absolutamente normal de ocorrer todo ano, por volta dos 16C de máxima. Mas é uma situação limítrofe entre muito ou pouco frio diurno , minúsculas alterações na expansão do frio trazido pelo cavado poderão trazer erros grosseiros na previsão. E a possibilidade de neve no Sul permanece restrita ao momento da passagem da frente fria junto com o congelamento em altitude , sem suporte importante de umidade do cavado ou de baixa pressão.
    13 points
  13. Olha isso! Curitiba fora da zona congelada no segundo dia (q deveria ser o melhor). Q ódio disso.
    13 points
  14. Boa tarde! Pelo menos no quesito chuvas essa primeira FF até que tá se saindo melhor que as expectativas. Região de Prudente com Cbs de forte intensidade, inclusive próximo de Marilha, longe de qualquer projeção de qualquer modelo. Tô começando a gostar disso kkkk. Tarde sob influência forte da pré-frontal, chegamos a 33,2°C e ventania acompanhada de um bafp quente, parecendo secador de cabelo. No momento muitos cumulus em desenvolvimento, tô começando a achar que pode sobrar algo pra cá também!😃🤞
    12 points
  15. O Lado bom da época que eu não acompanhava nada de meteorologia, é o fator surpresa. Só peguei a neve de 2013 em sua totalidade, pois tinha ido até a banca comprar cigarro. Lógico que sabia que estava muito frio, tanto que estava todo agasalhado, mas não sabia a temperatura e muito menos que tinha chance de nevar. Por isso foi um evento tão divertido, mesmo sendo neve fraca. Os flocos derretiam quando chegavam ao chão, mas meu casaco ficou todo branco. Foi o dia que me gerou interesse no tema.
    12 points
  16. Mais frio no final de agosto? o euro já indicou uma máxima de 10GRAUS pra cá no final de agosto. Vamos ver o que ele trará para nós nessa rodada.
    12 points
  17. Não tinha previsão de nada para hoje mas há núcleos ativos no Oeste e NO de SP desde a hora do almoço. Agora parece que um deles vai nos atingir de raspão. Quem sabe não erram com o frio também!
    12 points
  18. Céu totalmente encoberto por nuvens altas e Nimbustratus mais abaixo. Vista do norte/NW às 12h30 ... Vista norte às 14h...
    12 points
  19. Meteoblue insistente com neve pra Itatiaia. Tô indo pra Visconde de Mauá na sexta à noite.
    12 points
  20. Sinceramente, se for pra passar uma semana inteira sob garoa e frio, como indicam os acumulados (0,3/0,8 mm), vou desanimar de vez desse último suspiro de inverno por aqui. Prefiro os 26°C de ontem à 1 único dia com 0°C e uma interminável sequência de 8°C úmidos. Falei 🙊
    12 points
  21. E eu, desconfiante...de q possa ser uma espécie de repeteco de Agosto de 99. Evento q tinha tudo pra ser memorável em Curitiba mas não passou de uma entrada triunfante de ar seco polar, provocando geada negra (-1°C) pra horas depois nublar e a praga da MM avançar com tudo na virada do vento já no final da manhã. Depois teve garoa q durou muito tempo. Ainda no dia dessa geada seca, houve sleet em casa (Piraquara) com céu parcialmente nublado. A umidade avançou enquanto havia uma camada de ar congelante nos níveis baixos (1.200m/1.500m aproximadamente). Eu não guardo boas lembranças disso. E pela projeção dos ventos, vai ocorrer algo similar. Todos os modelos no windy mostram virada do vento ainda no primeiro dia gelado.
    12 points
  22. Não confie muito em previsão numérica bruta do modelo para a região de Curitiba, nenhum deles pega bem o relevo da região por falta de resolução, nem o Icon, é nessas horas que o dedo do meteorologista conta mais, estou confiante que a marca tem chance até para ser menor que isso.
    12 points
  23. Pode não ser racional, mas era quase impossível com o cenário que foi nos apresentado dias a trás, não se empolgar, é humano. Chegando perto é que começa a vir o choque de realidade. Por aqui, quebrando recorde do ano de 2.8, já estou satisfeito. Sempre nos dias mais frios, dou uma caminhada pelo bairro, para curtir o frio e ver a geada, olha que não estou longe do centro da cidade (3 km em linha reta), mas a topografia do bairro, com várias baixadas, ajuda no fenômeno. Se o que foi me apresentado hoje não mudar, talvez nem dê minhas voltas. Ano passado foram várias.
    12 points
  24. Friozinho voltou para São Bento do Sul depois de uma noite "quente" para época do ano. Tivemos uma boa chuva pela manhã e boas rajadas de vento neste dia cinzento. A máxima não ultrapassou os 18,6°C ficando abaixo dos 20 previstos pelo EURO. Hoje pelo visto teremos mínima invertida. Neste momento temperatura em 13,4°C e UR em 82% no bairro Rio Negro.
    11 points
  25. Europeu parece ter dado uma acanhada na advecção, ao passo que mostra 1036hpa em Santa Catarina, eu não me lembro de uma pressão dessas centrada ali... Mas acho que as temperaturas parecem um tanto quanto modestas para mínimas no sábado, um anticiclone pesado desses passando após uma poderosa advecção, é pra dar negativas generalizadas por toda a região, ainda mais que nuvens só parecem que irão afetar o extremo leste do PR, talvez SC.
    11 points
  26. Os últimos 3 dias foram bem quentes, com um pico de 32° ontem. Hj de madrugada as instabilidades começaram a chegar, e a chuva continua até agora, já foram 63mm acumulados até as 15h. Agora faz 15,7°, uns 16,5° a menos do que ontem no mesmo horário.
    11 points
  27. E a chuva já veio adiantada para cá, um núcleo isolado atuando aqui na região neste momento. A temperatura já está em agradáveis 24,7°C | 73,5% às 15h:
    11 points
  28. O temporal de ontem aqui não vou tão severo como em Canoas e Cachoeirinha, onde provavelmente houve microexplosão. Em torno de 1 h e 30 min depois do granizo houve outra enxurrada em POA! No total acumulei 30,4 mm no dia. Segue o registro.
    11 points
  29. É necessário considerar o vento em alto mar também, pois a umidade começa realmente a subir a serra quando forma aquela "esteira" de vento que traz a umidade deeesde alto mar até a serra, no que vejo nas simulações, isso só vai começar a acontecer no final da madrugada de sábado, até as 5h de sábado o tempo pode permanecer limpo no planalto, na serra do mar já pode ter alguma concentração de nuvens ao por do sol de sexta, isso digo com base na minha experiência do que observo nas interações das montanhas da serra do mar com as massas de ar. Basicamente, a situação abaixo ainda é boa: A situação abaixo é péssima: Note a diferença dos ventos em alto mar mas a igualdade dos mesmos em continente.
    11 points
  30. LI majestosa atravessando o MS!! Possivelmente com uma bela shelf cloud. O radar IPMet de Bauru registrou o eco de uma frente de rajada, oriundo do rápido deslocamento do ar mais frio da FF. Bauru registrou 42,3km/h às 17:30. Por aqui as rajadas foram mais leves, mas mesmo assim formou um belo Cumulo Congestus. (A linha azul dentro da área desenhada em vermelha é a frente de rajada) Bauru UNESP Momento em que a frente de rajada passou por aqui, deixando um rastro de Cumulos Congestus. Esse em especial chegou a formar uma base bem densa e plana, com topo definido. Provavelmente gerou alguma precipitação fraca.
    10 points
  31. Ss, mas foi um tanto mais que o previsto. Os 69,4mm de hj somados com o que já caiu no mês já dá 96mm, 21mm a mais que a média. Como ainda tem bons acumulados previstos para os próximos dias, o acumulado do mês baterá a média com muita folga.
    10 points
  32. Meteored aumentou a chuva, aumentou um pouco as mínimas, mas diminuiu as máximas, e também prevê uma subida muito gradual das temperaturas, provavelmente resultado da maritimização da MP, e agora também tá apontando um novo resfriamento no fim da grade:
    10 points
  33. Raios vermelhos ? Hmmm: Mundo Invertido ! 😅 (Só quem vê Stranger Things vai entender). Noroestão bombando por aqui hoje, já bati os 26,8C agora e o sol está definitivamente ardido. Felizmente, sem a poluição das últimas semanas graças a aquele ciclone extratropical que fez uma faxina atmosférica aqui.
    10 points
  34. Achei os vídeos assustadores, e mais assustador ainda vento de 120,5km/h a menos de 50m de cota (imagina em altitude). Será que houve formação tornádica?
    10 points
  35. Nem me fala, tô quase comprando ingresso p ir conferir hahahaha. Ano passado fui na grande FF peguei mto frio (-8.3) mas nada de nuvens.
    10 points
  36. Vendaval cessou cerca de 1h atrás em Lajeado, inclusive com granizo, mas foi bem menos intenso que na Grande Porto Alegre, onde houve estragos em vários municípios. Serra e litoral norte também.
    10 points
  37. Não tenho meios de saber. Talvez amanhã apareça algo à respeito. Parece...
    10 points
  38. Tempo instável e totalmente indeciso até há pouco. Agora finalmente chove.
    9 points
  39. Tarde começando com predomínio de nuvens altas e temperaturas já altas em São Paulo (apesar desaa maior nebulosidade). Nas estações do CGE, temos 26-28 graus com umidade na casa dos 30/40%. Os ventos sopram de norte de acordo com os dados do aeroporto de Congonhas das 12 horas. Radares da UNESP detectam alguns núcleos de chuva no oeste e sudoeste do estado de SP.
    9 points
  40. O pré-frontal de ontem rendeu a maior temperatura em quase 3 meses na parte baixa do Vale do Taquari. Em Lajeado foi a maior máxima desde 25/04: 30,9ºC Em Teutônia foi a segunda maior (30,2ºC), só perdendo para os 30,3ºC de julho:
    9 points
  41. Euro e GFS lapidando a previsão e convergindo para as áreas tradicionais de ocorrência. Uma boa reduzida:
    9 points
  42. São Paulo vem tendo uma manhã de sol e bastante cirrus no céu. As temperaturas para esse horário e essa época do ano na maioria das estações do CGE não estão tão baixas, 18/19 graus com umidade na casa dos 50/60%. Os ventos sopram de NE a uma velocidade de 18.5 km/h de acordo com dados do aeroporto de Congonhas da última hora.
    9 points
×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.