Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Leaderboard

Popular Content

Showing content with the highest reputation on 07/20/22 in all areas

  1. Rapaz..... esta pergunta..... Vamos por partes Metsul disse que a AAO está desfavorável Realmente desde a segunda quinzena de Junho ela se mantém em campo positivo e mesmo esta queda prevista não é forte para levar para o campo negativo como foi a primeira quinzena de Junho. Oscilação MJO esta nos afetando com a fase negativa, mas isto deve mudar em Agosto. Anteontem no JN a tia do tempo disse que o atlântico está mais quente que o normal fazendo com que a Asas fique mais próxima do Brasil. Enfim diversas explicações, mas nada concreto. A atmosfera é um sistema caótico o cálculo de fluidos é a coisa mais difícil que existe na física é mais difícil que calcular órbita de planetas, cometas, asteróides, etc... Estatisticamente já até disse aqui que dificilmente um ano com tantas variáveis que estariam favorecendo o frio não teria como não fazer frio, mas.... sempre pode ter uma primeira vez, talvez este seja o primeiro ano do século XXI que o a mínima absoluta do ano terá sido em Maio em SP. As vezes faço analogia com futebol tbm, em 1982 e em 2006 o Brasil tinha o favoritismo para ganhar uma copa e não chegou nem nas semifinais. Em 1994 era pra ser um fracasso e deu no que deu, e foi em 1994 um ano com el niño, que teve um inverno ruim, mas teve 2mps espetaculares, O mirante de Santana atingiu uma rara marca de 0.8 em 10/07/1994 Está é a segunda menor temperatura da série histórica empatado com 09/08/1948 e atrás apenas dos -2.1 de 02/08/1955 a única negativa que eu tenho conhecimento que já aconteceu lá. Enfim, o que eu quero dizer com isto, é que nem tudo tem explicação fácil na vida. 😉
    14 points
  2. Esse baixo número de boias no hemisfério sul me faz reforçar um questionamento que tenho. Falamos tanto em El Nino e La Nina, mas será que as águas dessa região triangular entre a America do sul, África e Antártida também não possuem influência significativa na dinâmica climática da América do sul? Será que essa região apenas não foi estudada e monitorada o suficiente para ser incluída nos modelos e previsões do tempo? Uma vez que quase toda nossa tecnologia vem de países do norte e consequentemente as tecnologias de monitoramento tendem a ser mais voltadas para eles, acho que é um questionamento válido para buscar entender melhor a dinâmica aqui da América do Sul e também do hemisfério sul como um todo, no qual incluo também o pacífico sul e o oceano índico. Porque, como disseram, tudo parecia encaminhar um 2022 mais frio, mas se não foi assim, é porque a conta da nossa equação não está batendo com o conhecimento que temos atualmente. Faltam variáveis.
    14 points
  3. Como já previsto mais cedo, os ventos marítimos se espalharam por toda a capital paulista mais para o final da tarde. Esses ventos deixam a noite com céu encoberto com nuvens baixas. Antes dessa nebulosidade baixa tomar conta da cidade, tivemos (no início da noite) um grande aumento daqueles cúmulos que tinham surgidos durante à tarde. As temperaturas, nas estações do CGE, estão entre 15 e 17 graus com umidade entre 80 e 100% (há vários locais atingindo esses 100%). Os ventos estão soprando de sul, nas última horas, em uma velocidade média que varia de 16 a 22 km/h de acordo com dados do aeroporto de Congonhas Imagem do satélite das 21:30 mostra essas nuvens baixas sobre o vale do Ribeira, Grande SP e um pouco do litoral norte. PS.: Depois dos 40 graus de Londres, já começo a achar factível de Sampa chegar a essa temperatura até 2030 Hehehe (se bem que quando há a chance de recorde, sempre aparece alguma coisa para impedir isso, seja o aumento da nebulosidade ou até mesmo a entrada dos ventos marítimos)
    13 points
  4. Exatamente. Fora que tem trocentos exemplos de períodos (até longos) que fogem à "expectativa gerada pelos dados". Julho do ano passado, por exemplo, que 'não tinha' todo esse cenário a favor, registrou alguns recordes históricos de frio e deu um banho nesse atual. O clima tá mucho loko, mas tem uma pitada de desconhecimento aí também, no sentido de a gente não compreender o que realmente implica nas condições climáticas em nossas bandas. Me lembrei do desastre que foi a previsão para fevereiro de 2021, quando modelos indicaram seca pelo interior do Brasil (já há poucos dias do começo do mês) e aconteceu exatamente o oposto, com chuvas abundantes e muito acima da média em quase todo o SE, CO e parte do N e NE. Aqui em BH, tivemos um dos fevereiros mais chuvosos em 110 anos na ocasião. Esse caso me impressionou por ser um erro tão grosseiro em área tão grande (grosso modo, ~ a metade do território nacional). Os modelos simplesmente não entenderam nada. . . . Dia ameno em BH, com variação aproximada 16/25C com sol e vento fraco.
    12 points
  5. Vídeo que fiz na subida pra Gramado segunda passada na RS-115 no trecho de Três Coroas, logo no início do aclive. Fazia em torno de 18°.
    10 points
  6. Excelente Explicação! Também outro ponto que me chamou atenção nos ultimos 30 dias foi a posição da jet stream mais a oeste, o que contribuiu para a formação de um maior número de ciclones extra tropicais a oeste da costa chilena, causando intensas nevadas na cordilheira,mas também impedindo os avanços das massas de ar frio, pois como giram em sentido horário tem o efeito oposto do que quando se formam na costa argentina. Com o enfraquecimento do vortice polar e previsão de queda da AAO tudo indica uma reversão desse padrão em Agosto.
    10 points
  7. Confesso q tava com preguiça de ver o vídeo, mas valeu a pena pois foi citado o ano 1987 onde Julho foi absurdamente acima da média ao passo q Maio, Junho, Agosto e Setembro fizeram sua parte no inverno. Com dados do aeroporto: Maio teve 2 ondas de frio com geada e uma média máxima de 18,4°C. Junho também teve 2 (fortes) ondas de frio e geadas/mínimas negativas. Agosto seguiu o mesmo padrão de 2 ondas de frio/geadas. Julho teve uma única entrada de ar polar com geadas fracas e uma média mínima de 11,1°C (+2,5°C). Já a média máxima ficou em 23,2°C (+4°C). Já Setembro, um mês levemente abaixo da normalidade, com 1 onda de frio/geada e média máxima 20,7°C. A média mínima ficou em 10,0°C. Então, claro, levando em consideração q provavelmente o padrão era outro, já q tem muitos fatores envolvidos na história, pode ser q logo o frio "normal" retorne por um período de pelo menos 2 meses, antes q a primavera se instale definitivamente.
    10 points
  8. Neuquén vem tendo uma quarta feira com temperatura bem alta para a época por lá. O aeroporto de lá registra 21 graus ás 14 horas. Isso equivale a fazer 31 graus em São Paulo nessa época do ano ou 37/38 graus em fevereiro. Porém, a mínima foi de 2 graus (o que ainda não é tão alto). Mesmo com essa máxima, a situação por lá ainda é bem melhor do que a São Paulo em relação a média deste mês. Antes disso, a maior máxima deste julho foi de 17 graus no dia 12. O ar está bem seco com URA em 25%. Ventos sopram fortes a uma velocidade média de 44 km/h com rajadas chegando a 63 km/h (antes ultrapassou os 80 km/h).
    9 points
  9. Das 200 pessoas que responderam essa é o percentual.. Gosto de fazer enquetes , pra ver o conhecimento da população sobre fatos do clima na minha região .
    9 points
  10. Manhã sob forte nevoeiro em Lajeado, e agora finalmente temos um período de sol! Mas já percebo que não vai durar muito O sul do RS segue com frio 'prolongado' e pouco sofre com esse bloqueio megazord Mínimas pela manhã:
    9 points
  11. NOSSA... QUE MÁXIMAS ESTRANHAS ESTAS DE ONTEM (DIA 19), POIS AQUI FOI UNS 2°C MAIS FRESCA A TARDE COMPARADA ÀS ÚLTIMAS 3 TARDES... ONTEM MÁXIMA BATEU 30.8°C HOJE DIA COMEÇOU COM 14.9°C.
    9 points
  12. São Paulo vem tendo uma manhã de sol entre nuvens baixas vindas dos ventos que sopram do mar. Em grande parte das estações do CGE, as temperaturas estão entre 16 e 18 graus. No extremo sul, faz 14 graus. A URA varia de 80 a 100%. Quanto mais ao norte, menores os valores. Os ventos sopram de SE a uma velocidade que varia de 10 a 15 km/h, segundo dados do aeroporto de Congonhas.
    9 points
  13. Das oficiais seria o mirante de Santana, mas como já dito foi em Outubro de 2014, pelos dados da automática foi 38,x. Em Outubro de 2020 foi 37,x um milagre este recorde não ter sido batido. Pela convencional não chegou nos 38 em 2014 e em 2020 não estavam fazendo leituras por causa da pandemia. Já O IAG, teve seu recorde absoluto batido em 2020 e olha que o IAG tem medições desde 1933 foi 37,x. Barueri tbm teve recorde em 2020 assim como SESC Interlagos, que bateu 38,x porém é uma estação recente, não existia em 2014. Já falando de cge uma estação de Itaquera bateu nos 39°, mas o dado é duvidoso visto que outras ao redor estavam nos 37, 38, foi em 2020 Até aonde eu sei nenhum local da cidade de sp mediu 40°, se eu estiver errado me corrijam. Porém se alguma estação do cge chegar nesta marca seria a título de curiosidade, porque elas não são padronizadas. Mas do jeito que as coisas vão indo não vai demorar muito para sp entrar na lista das capitais que já registraram 40°. Outra cidade que vejo esta possibilidade acontecer é BH. Aliás falando em recordes de sábado em diante a cidade de sp pode ter dias seguidos com temperaturas de 30° Ou mais e lá pelo dia 28 poderia chegar num 32, 33. Julho era um dos meses que não tinha máxima absoluta de 30° até 2006. quando foi seu único registro, se estas previsões não mudarem isto será pulverizado com folga.
    9 points
  14. Perfeitamente, eu entendi seu ponto. Apenas aproveitei para adicionar mais lenha na fogueira com outros questionamentos que eu também tenho a respeito dos modelos de previsão como um todo na atualidade mesmo.
    9 points
  15. A neblina retornou no domingo devolvendo nossa identidade vampiresca. De lá pra cá vem aparecendo na metade ou final da tarde (como hoje). Na noite de ontem estava absurdamente intensa! Temperatura em 13°C neste momento.
    8 points
  16. POA teve mínima de 11,7° no INMET e 11,1° no aeroporto. Aqui em casa tive 12,0°. Base Aérea de Canoas 11,3°. Agora tenho 22,4° com 65%. Inverno cancelado por pelo menos 8 dias, no mínimo. O forte nevoeiro de hoje anulou os microclimas e persistiu até perto das 11 h! Segue o vídeo que fiz de manhã.
    8 points
  17. Gente uma coisa que eu estava reparando, eu não me lembro de episódios de friagem este ano, alguma MP avançou pelo interior do continente? Pq aquela MP de maio era grande e forte, mas fez aquele caminho torto pelo leste que não é o clássico que chega até o sul da região norte.
    8 points
  18. Bom dia! As temperaturas mínimas voltaram a cair em BH e região e registramos 14,9C na área central e 12,7C na Pampulha hoje cedo. Bom pra melhorar as médias que têm sido ruins nos últimos dias. A previsão até o final do mês melhorou um pouco, não por alguma dinâmica, mas pelo restabelecimento de temperaturas um pouco mais baixas (e bem próximas da média): Em termos de médias, não será um julho ruim. Acredito que fique poucos décimos acima. Diante do estrago pelo centro-sul, dá até pra comemorar.
    8 points
  19. E ninguém tem uma idéia da causa de um bloqueio tão anômalo e prolongado? Oq vem sendo discutido sobre? Quais interconexões estão diretamente associadas ao evento atual. Esse Julho de 2022 está tão bizarro, que deve já ser objeto de estudo desde já. Alguém viu uma boa explicação de um meteorologista operacional? Agora então que a perspectiva de mudança de chave não é nem garantida para o início da Agosto, que esse trabalho de compreensão de torna ainda mais importante. Já ouvi sendo ventilado, uma relação direta com o atual aquecimento do Atlântico Equatorial, da mesma forma que a mudança do albedo em grandes áreas do sul da Amazônia e Brasil Central pode ser um ponto importante. Esses fatores em conjunto associado a outra conexão no padrão de ondulação global seriam os responsáveis?
    8 points
  20. Hoje foi dia de ir nele: O fabuloso PNI. Recomendo fortemente a visita para todos vocês. A máxima chegou aos 14,6C após alguns períodos de sol lá em cima, mas o dia foi predominantemente com nevoeiros e nuvens passando por entre os picos. Ou seja , PRECISEI IR AO TOPO DA MANTIQUEIRA para ver uma dinâmica de tempo diferente neste Julho. Aqui está a estação do INMET: Este poste branco ao pé do morro é o mastro do anemômetro. O abrigo está logo embaixo.
    7 points
  21. Saindo da cidade situada no norte da Patagônia e indo para a cidade em que parte é cortada pelo Trópico de Capricórino e fica entre 40 e 70 km do Atlântico Sul, a tarde vem sendo de sol em grande parte de São Paulo. Como esta quarta feira está sendo um dia de influência dos ventos marítimos, temos aquela situação em que o extremo sul está frio e bem úmido (agora registrando 15/16 graus e URA entre 90 e 100%) e a zona norte, levemente quente (23 graus e URA na casa dos 60%). A tendência é que as temperaturas nessas áreas mais quentes também caiam com o passar do tempo.
    7 points
  22. Se eu não me engano, o recorde ainda fica por conta dos 37,8 graus feitos no dia 17/10/2014. Poderia ter subido ainda mais se não fosse os ventos marítimas que passaram a soprar com força à partir das 14 horas mais ou menos. ----------------------------------- Imagem da câmera do aeroporto de Congonhas mostrando o céu encoberto por nuvens baixas na capital paulista. Já em Sorocaba, céu limpo.
    7 points
  23. Nesse mês de Julho estamos zerados em chuva aqui em Socorro/SP. Não choveu nada mesmo. Ontem, pela CIIAGRO, a máxima passou dos 30°C aqui em pleno mês de Julho. Bizarro! Esse tem sido o mês de Julho aqui e a previsão pra cá. Vamos terminar esse mês zerados em chuva mesmo?
    7 points
  24. Há pouco houve queda de granizo na região sul dos Campos Gerais devido à uma grande formação de Cumulonimbus isolada q se desloca para norte/nordeste. Achei bem interessante o sistema e vi imagens lindíssimas dos relâmpagos vistos de Ponta Grossa q mostraram no noticiário local. Esse sistema já avançou sobre Curitiba mas somente como topo de Cbs.
    6 points
  25. Sim, isso se deve à metodologia do monitoramento da Ciiagro, a máxima da tabela do dia 19 na verdade é a do dia 18. O período (dia) contabilizado é de 07:00am-07:00am, exemplificado nos dados da tabela abaixo. O que foi monitorado das 07am de ontem (dia 19) até às 07am de hoje (dia 20) entra para o dia 20. Então as máximas na verdade são do dia anterior, apenas as mínimas representam o corrente dia de fato. As máximas e mínimas observadas entre as 07am do dia 19 e 07am do dia 20 entram como sendo os valores para o dia 20. Se você comparar com os dados da sua estação verás que as Tmáx que entraram para o dia de hoje batem com suas Tmáx de ontem. E se vc pegar as Tmáx aí de José Bonifácio do dia 18 verás que corresponde com as Tmáx que postei ontem do dia 19. Sinceramente não gosto dessa metodologia, nem a do INMet de 09:00am-09:00am. Na minha opinião, o correto seria padronizar tudo para meia-noite, tomando como referência o dia solar do nosso fuso horário, como ocorre normalmente no calendário.
    5 points
  26. O dia começou com sol, tive mínima de 11,4° e pensava que seria mais um dia como os outros. Porém, antes do meio-dia ficou nublado e tivemos uma tarde encoberta com máxima de 20 graus, trazendo de volta a sensação de friozinho o dia todo. Uma grata surpresa no batidão desse julho. Agora, 18:20, ainda nublado, faz 17 graus em Cons. Lafaiete
    5 points
  27. Aqui mais um dia igual os outros, fez 14,2° de mínima a máxima hoje está aparentemente menor, faz 27,7° deve ficar em uns 29... Euro segue no marasmo e o GFS indica mudança de padrão no mês que vem, mas nada surreal pra cá não, só o normal
    5 points
  28. Eita! O verão europeu ultimamente está lembrando o final de inverno e início de primavera no Brasil, ou seja, cada ano que passa a massa quente e seca esquenta ainda mais e vai cada vez mais avançando para as latitudes maiores. (fazendo uma analogia: o mediterrâneo seria o Brasil central e o norte europeu seria o sul do Brasil e metade sul de SP). Mas hoje o tempo deu uma bela mudanda em Londres. Enquanto ontem nessa mesma hora fazia 39 graus no aeroporto com céu limpo, hoje faz apenas 24 graus (já chegou a 25 graus) com bastante nuvens. Já em Paris, a queda foi ainda mais intensa. Agora 20 graus no aeroporto (contra 40 graus no mesmo horário de ontem) e pancadas fracas de chuva, sendo que a chuvca ocorre desde as 3 da manhã (horário de lá). Imagine a alegria desse pessoal! Um alívio imenso!
    5 points
  29. Rio de Janeiro vem tendo um dia bem nublado e chuvisco fraco aqui em inhauma pela manhã, graças ao tempo nublado temos uma temperatura mais agradável na casa dos 25 graus devido a frente esta avançando pelo mar os ventos marítimos consegue chegar na costa dando um alívio na temperatura mais elevada, acredito que esse período de temperatura mais elevada deva ser consequência do frio que fez em Maio e Junho, para nossos padrões.
    5 points
  30. Sim, temos uma certa abundância de chuvas no norte da Itália, e o verão é bastante tempestuoso. Porém esse ano tivemos somente 93,97 mm de chuva! Desde janeiro choveu somente isso, e o verão é bastante chuvoso geralmente. O padrão de clima mediterrâneo está avançando sim em direção ao norte da Europa, até algumas regiões da Alemanha vêm apresentando tais características, inclusive algumas apresentando até um clima parecido com o da Ucrânia, com pradarias áridas. Assustador.
    5 points
  31. Qual foi a máxima recorde registrada na estação metereologica mais quente do município de Sao Paulo?
    5 points
  32. Se depois disso viesse um agosto a moda 2012 ou 2015 e um setembro estilo 2017, seria a primavera mais antecipada da história. Mas muito difícil, e é até bom que faça frio em agosto e setembro, pq ao contrário seria mais provável que out e nov viessem amenos e frios, que é muito sem graça, outubro ameno com tardes ventosas de leste é um saco, out quente e tempestuoso é muito mais hardcore.
    5 points
  33. Foi assim: Outro ano semelhante a 2022 em termos de oceanos, 2007
    5 points
  34. Reage inverno pelo amor de deusssssssss Que atmosfera parada, metade de junho e julho inteiro assim ninguém esperava. Há alguma esperança na virada pra agosto.. Será que vai?
    5 points
  35. Extremos de hoje nas minhas estações: - Ibitipoca: 07,4C / 24,6C - Bandeirantes: 12,3C / 25,6C Nada a declarar. A única diferença que ocorreu hoje foi que o dia amanheceu nublado e com névoa úmida , mas logo se desfez e o sol predominou. Que bom que ficarei aqui na região da Mantiqueira até Domingo, uma forma de relaxar bastante e até esquecer desse Julho que é um dos piores já vivenciados por mim, se não for o pior (em termos de dinâmica atmosférica sim, nas médias já tivemos Julhos mais quentes). Esse local lindo faz a gente realmente esquecer da vida: Encontrei até mesmo uma estação meteorológica por aqui. Modelo Campbell. Preciso descobrir se está on-line: No meu termômetro digital , tenho 16C agora.
    5 points
  36. Boa tarde! Assustador!! Acho que já podemos descartar qualquer possibilidade de frio e chuva no Sudeste com exceção das zonas costeiras... Incluindo início de agosto. As rodadas estão sofríveis, nenhuma baixa decente consegue formar nesse Atlântico Sul... GFS 12Z Euro ilustrando em gráfico o significado de desespero kkkk Dados de JULHO em Borborema (Baixada) e Promissão (topo)☀️⛱️🔥🔥 - Ambas as estações com Tmáx absoluta de 33,7ºC - Promissão não teve NENHUMA média simples diária abaixo de 20ºC (inacreditável) - As mínimas foram até ok no primeiro decêndio, com 5,6ºC (Borborema) e 11,4ºC (Promissão) no dia 1º. - Em 19 dias Promissão teve 17 máximas igual ou acima de 30ºC, Borborema com 15 dias. Apesar do pesares, aqui em Bacuriti não há um desconforto térmico nos ambientes internos devido às baixas temperaturas no período noturno, principalmente em áreas de baixadas (aqui é uma semi-baixada). O que mais me incomoda no momento é o ar seco a ausência de qualquer projeção animadora... e as queimadas logo devem começar a dar as caras, infelizmente.
    5 points
  37. Ensemble do canadense: Sem tendência definida para o início do mês. Mas a tendência de um agosto mais frio que julho já é certa. Só não vê quem não quer. Volto a repostar a reanálise dos análogos de 2022. Pra quem não sabe, esse tipo de reanálise que é usada pra fazer projeção em relação às temporadas de furacões, que aliás deve ficar acima da média esse ano.
    4 points
  38. Eu vou com aquele vermelho que mostra a metade da bunda, vou arrasar com ele lá na roça 😍.
    4 points
  39. A tarde está bastante invernal hoje no RS, com o infame 'frio vampiro', especialmente na serra. Sensação intensa de frio, por conta da umidade, garoa e vento. Em Lajeado não passamos de 13,8°C
    4 points
  40. você consegue ser até mais pessimista que eu, haha Ainda acredito em pelo menos uns 2 meses abaixo da média até o final do ano
    4 points
  41. tomara que seja isso mesmo, pois na minha previsão de longo prazo do europeu, 14 dias tem nada mudança. Já sei que julho vai terminar pífio e agosto está começando quente , a não ser que mudem alguma coisa
    4 points
  42. Boa tarde! Estou em Itamonte , aos pés do PNI. Um dia bonito de sol e temperaturas agradáveis nesta tarde:
    4 points
×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.