Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Leaderboard

Popular Content

Showing content with the highest reputation on 11/27/21 in all areas

  1. DEPOIS DE UM DIA CHEIO DE INSTABILIDADES E PANCADAS FORTES DE CHUVA, A TARDE TERMINOU ASSIM... HOJE CHOVEU EM CASA 41.6MM. QUASE 1/3 DA MÉDIA DO MÊS. NO MÊS, CHEGAMOS PERTO DOS 115MM. NO INMET HOJE CHOVEU 36MM. NO MÊS, BATEU 94MM.
    10 points
  2. Nasceram Cbs no centro do Pernambuco na região de Arcoverde, e no Cariri sul da PB, além do Vale do Piancó que inclusive provoca raios visíveis daqui de Pombal. Existem uns núcleos na região de Patos, pela direção dos ventos eles vão pro Vale do Piancó, então a chance de cair algo aqui é baixa.
    9 points
  3. Boa noite! Depois de alguns dias com umidade baixa, temperaturas altas e chuvas nulas ou bem isoladas, hoje tivemos um dia mais verão. O reforço da LI induziu a formação de instabilidades mais consistentes e abrangentes, e consequentemente tivemos o retorno das pancadas de chuva pela tarde, com ótimos volumes (37.2mm INMET (felizmente a estação voltou ao seu normal funcionamento) e 51.6mm Cemaden). Variações: 29,3ºC x 18,7ºC INMET 27,7ºC x 18,8ºC Aeroporto Fotos da chegada das instabilidades (por volta das 13h-13h30): A tendência para os próximos dias será o verão climático em sua pura essência, sempre havendo chance de alguma chuva:
    9 points
  4. SC 26/11: Máxima: 37,16°C em Garuva/São João Abaixo Mínima: 11,4°C no Morro da Igreja Menor Máxima: 16,1°C no Morro das Torres Rajada Máxima: 94 km/h no Morro da Igreja > Nas áreas mais baixas do Vale do Itajaí, as máximas variaram entre 30°C e 35°C. O começo de noite foi quase de verão com temperatura bem alta e ar seco. > Destaque hoje foi mais o calor, com algumas máximas bem altas em alguns pontos. Menos contraste que ontem. > No Oeste, desta vez máximas foram mais amenas e no Leste, foram mais altas. Ontem foi o inverso.
    8 points
  5. SUPERCÉLULA PASSOU POR JOSÉ BONIFÁCIO, E ZONA RURAL. PROVOCOU PANCADA BEM RÁPIDA DE CHUVA FORTE. TEVE GRANIZO MIÚDO. IMAGENS DO RADAR (AVANÇO DA NUVEM). IMAGEM COMPROMETIDA (RADAR DE PRUDENTE SAIU DO AR). _____________________________________________ DURANTE O AVANÇO DAS INSTABILIDADES, CURIOSAMENTE SEM VENTANIA, UMA BELA SHELF PASSOU SOBRE O MUNICÍPIO, SENDO QUE A LESTE FORMOU UMA QUE IA ATÉ O SOLO, GERANDO ATÉ UMA APREENSÃO, POR SER NOITE, QUE ERA ALGO MAIS SÉRIO.
    8 points
  6. TIVEMOS AINDA AQUI EM BONIFÁCIO, NA HORA DO ALMOCO, UMA BREVE PAUSA NAS CHUVAS HOJE, COM ABERTURA DE SOL, E ESTA LINDA NUVEM IRIDESCENTE. LOGO EM SEGUIDA FECHOU TUDO, E AS PANCADAS SEGUIRAM TARDE A DENTRO.
    8 points
  7. Mais uma vez a chuva ficou devendo para o oeste paulista. Ontem nas instabilidades pré-frontais uma pequena, mas forte chuva atingiu aqui e provocou 7,1mm. Já hoje agora no fim da tarde uma instabilidade passou e provocou 2,5mm. Muito pouco, teremos novamente chance de chuva no domingo/segunda. Mas tudo indica que teremos menos que 50mm acumulados. Algumas fotos da célula de hoje, baita mesociclone.
    8 points
  8. 7 points
  9. A noite foi chuvosa na região central de MG. Tivemos acumulados de pelo menos 30 milímetros na maioria dos municípios. E o sábado segue com tempo fechado e condições para pancadas de chuvas fortes no centro-norte e leste do estado. A estação convencional de BH acumula 235 mm no mês até agora, para uma média de 239 mm. Situação parecida nas estações automáticas. Ou seja, acabou sendo um mês de novembro totalmente dentro da normalidade.
    7 points
  10. Fim da noite de ontem e madrugada de hoje teve chuva volumosa no Vale do Piancó, no sertão da PB. Satélite de meia noite Em São José de Caiana caíram 140 mm, em Itaporanga foram 38 mm e em Igaracy, a norte de Itaporanga, 23 mm. Santa Teresinha, já na região de Patos, teve 50,5 mm. Há chance de chuvas isoladas hoje novamente, inclusive já tem Cb na região de Arcoverde no PE:
    6 points
  11. A manha de sábado está sendo de sol e poucas nuvens em Buenos Aires. Faz 21,5°C, URA de 78% e vento nordeste a 13 km/h. A máxima prevista para hoje é de 28°C. Mais tarde, o vento vira pra leste, comeca a refrescar e a nebulosidade aumenta.
    6 points
  12. Bom dia! A quarta-feira foi ensolarada e muito quente em Buenos Aires, com mínima de 19°C e máxima de 33,5°C. Na quinta, céu nublado e chuva fraca em boa parte do dia (6 mm, mes em 53,3 mm), com aberturas de sol depois das 19h. A madrugada, antes da mudanca do tempo, estava quentíssima e a máxima foi de 27°C pouco depois das 0h. Já a mínima foi de 18,8°C às 15h. Ontem esteve ensolarado e quente novamente, com mínima de 16,7°C e máxima de 30°C.
    6 points
  13. Fazia muito tempo mesmo que não dava uma tempestade com ventania como ontem, lembro de uma assim que deu no último dia do mês de novembro de 2009, aliás memorável mês que todo semana eram 2 ou 3 tempestades, esse de 2021 foi bem fraco de tempo severo. Fiquei sem energia elétrica até por volta das 2 da madrugada, o que é raro acontecer, só em casos assim. Deu uma chuva de moderada intensidade agora a pouco, até ouvi uma trovoada e foi registrado um raio nas proximidades no site de monitoramento da Metsul.
    6 points
  14. Imagens das câmeras da Avenida Paulista nesse final de noite de sexta feira. Leste Noroeste
    5 points
  15. Após um dia com algumas pancadas de chuva, alternadas com sol fraco, a noite está sendo de tempo estável. Temos algumas nuvens baixas no céu, mas dessa vez não se tratam de vindas do mar, já que os ventos continua a soprar de norte/noroeste. Nas estações do CGE, temos temperaturas em 20/21 graus. Imagem dos radares da UNESP 22:15 mostra que temos uma área de chuva no nordeste do estado.
    5 points
  16. Dia ameno em POA. Ciclone trouxe ar mais agradável, mas banda de nebulosidade voltou a causar chuva agora de tarde. A máxima não passou dos 24,9°. Acabou de chover moderado e faz 22,4° com 90%. Acumulado do dia já chega na casa dos 15 mm (houve chuva forte de manhã cedo). Segue o vídeo das 16:20 na Zona Leste.
    5 points
  17. As chuvas ainda estão devendo na cidade de São Paulo... Entre as estações do CGE, o maior acumulado desde ontem até o momento é 9,4 mm em Perus, no extremo NO do município. Mas... na grande maioria das estações do CGE, no Mirante e em Interlagos choveu menos de 4 mm até agora. O dia vem tendo predomínio de céu nublado, com aberturas de sol na hora do almoço e sol entre nuvens agora no final da tarde. Estamos tendo bastante vento o dia todo, de NO a NNO, com rajadas fortes (Para nossos padrões) mas... nada que não aconteça diversas vezes no ano. Maiores rajadas até o momento: Aeroporto de Congonhas: 57 km/h Aeroporto de Cumbica-Guarulhos: 57 km/h INMET-Mirante (Aut): 47 km/h INMET-Interlagos: 51 km/h Como aconteceu em outros locais, comentado por colegas, Sampa também teve uma noite quente. Mirante (Aut): 20,4°C / 24,3°C Interlagos: 19,1°C / 24,0°C IAG: 19,8°C / 24,2°C
    5 points
  18. Jornada soleada y agradable tenemos en Montevideo, 23°C a las 15hrs.
    4 points
  19. Boa noite, após 16 dias de comparação entre o abrigo de pratos de alumínio (com 2cm de espaçamento entre pratos) e a estação do INMET, ficou claro que o espaçamento de 2cm foi exagerado, permitindo a entrada de luz solar durante alguns períodos do dia. Já as mínimas foram ótimas na minha opinião, acredito que a pequena diferença em relação a estação do INMET esteja relacionada com a altura de instalação do meu abrigo, que ficou a 1,60m do solo, contra mais ou menos 2m do abrigo do INMET. A diferença na média mínima foi de 0,04°C e na média máxima de 0,94°C. Segue a tabela:
    2 points
  20. Temos 28°C com pressão em 999,1 hPa neste momento em Curitiba, valor um pouco incomum, muito vento com rajadas superando os 50km/h, baita ciclone.
    2 points
  21. Uma pergunta: Esse ciclone de hoje é daqueles que associado a uma MP forte traz neve para o sul do Brasil?
    2 points
  22. Vídeo do temporal ontem em POA! A linha de instabilidade entrou com um enorme Cb às 16:30. O grosso da chuvarada e do vento pegou mais a Zona Norte e as cidades da Grande POA. p.s.: há uma falha na edição. Assim que o vídeo for processado no YouTube será corrigido.
    2 points
  23. Muita chuva por aqui durante essa madrugada, tivemos chuva forte durante 2 momentos acompanhado de muitas trovoadas, foram 59 mm. No momento sol entre nuvens e 26°C.
    2 points
  24. Também amanhecemos com mínimas altas. Todas as estações na casa dos 17°C. Dia ventoso, mas nada de anormal até o momento. Temperatura em 23,3°C no momento.
    2 points
  25. Ontem tivemos variação de 15,0/26,2°C. Pelas 22h00m tivemos uma boa chuva com vento soprando forte de oeste e muitas trovões:
    2 points
  26. Chapecó 260715900_693157294991378_7344931432982779131_n.mp4 Satélite as 21:50 UTC
    2 points
  27. Rajadas de vento: 115km/h Chapecó (aeroporto) 87km/h Xanxerê - Inmet 84km/h Clevelândia - Inmet 82km/h Concórdia Davis 77km/h Joaçaba - Inmet 71km/h São Miguel do Oeste - Inmet
    2 points
  28. LI se aproximando do litoral Parece ter perdido bastante força
    2 points
  29. Segundo a normal do aeroporto que está no wikipedia, nada anormal.
    1 point
  30. Que beleza uma previsão dessa! Inverno dando as caras em Montpelier, Vermont.
    1 point
  31. Sim, quando eu fiz o meu com 1,5cm de espaçamento e o sensor não coube, já acabei fazendo direto com 2cm, nem me dei conta que se aumentasse apenas pra 1,6-1,7cm já seria suficiente, mas como você disse, de qualquer forma valeu muito a pena fazer esse teste, até pra talvez contribuir pra alguém que queira fazer futuramente. Além disso, como o local que está instalado o abrigo não atrapalha nada ali no cercado do INMET, me foi dito que ele pode ficar ali por tempo indeterminado, então vou continuar fazendo os testes, agora com 1,6cm de espaçamento, e daqui umas duas semanas com mais dois pratos e 1,3cm de espaçamento, porque os resultados do teu abrigo de 12 pratos foram ótimos, então já me empolguei e encomendei mas 2 pratos também kkk. Abraço.
    1 point
  32. Imaginei que com 2cm poderia dar uma aquecida quando vi que o meu, que já entra luz, fica com 1,6cm. De qualquer maneira excelente ter feito o teste. Eu fiz mais um abrigo com 12 pratos e vou deixar algumas semanas testando. No rápido teste que fiz antes não consegui dias de sol.
    1 point
  33. No final da tarde de ontem retirei o abrigo e diminui a distância entre pratos para 1,6-1,7cm, também tentei deixar o abrigo um pouco mais alto em relação ao solo, mas consegui pouca coisa, acredito que agora o sensor esteja em torno de 1,65m a 1,70m de altura. Já instalei de volta no mesmo lugar, a menos de 10 metros do abrigo do INMET. Daqui um tempo volto pra postar a comparação. Foto do novo espaçamento:
    1 point
  34. NUVENS EM FORMATO DE ONDAS. CHOVEU DURANTE A MADRUGADA, E AGORA VOLTA A CHOVER. CHUVA MUITO BOA PELA REGIÃO AQUI NESTE MOMENTO.
    1 point
  35. Itapiranga/SC perto das 18:00. Como já relatado, boa parte da região oeste ficou sem luz das 18:00 até as 21:00, por causa do vento. WhatsApp Video 2021-11-25 at 19.24.32.mp4
    1 point
  36. O dia começou quente com céu limpo e algumas cirrus. Depois muitas células convectivas se formaram, algumas severas, como já dito pelo colega Carlos Campos, por aqui a chuva foi fraca e só deu pra molhar o asfalto. Já agora de noite chuva mais generalizada, e muitos raios. VID_20211125_215434(0).mp4
    1 point
  37. SC 25/11: Máxima: 37,2°C em Itapiranga/Linha Presidente Becker Baixa Mínima: 3,4°C em Bom Jardim da Serra/Terra do Gelo Menor Máxima: 21°C em Vidal Ramos Rajada Máxima: 113,8 km/h em Garopaba > Um dia com consideráveis contrastes em Santa Catarina. > Frio de manhã na serra, mas com máximas muito altas de tarde. Bom Jardim da Serra/Vista Alegre teve sua máxima do ano hoje. > Calor forte no Oeste com trovoadas de tarde. > A menor máxima do estado acabou ficando aqui no alto Vale do Itajaí que teve tempo fechado e até chuva fraca em alguns períodos. Nas áreas mais baixas, as máximas variaram entre 23°C e 28°C.
    1 point
  38. Hoje, voltou a esquentar na cidade de São Paulo. Mais do que o previsto em áreas mais ao norte (Onde fica o Mirante), que teve alguns momentos de ventos continentais. A zona sul, que teve apenas ventos marítimos, aqueceu menos. Depois de amanhecer nublado, o tempo abriu e o dia todo foi de sol e pouquíssimas nuvens. Mirante (Aut): 18,0°C / 32,8°C Interlagos: 16,9°C / 28,8°C IAG: 17,4°C / 31,0°C
    1 point
  39. Boa noite pessoal, essa última semana vêm sendo muito quente e desconfortável aqui em Vacaria, a máxima beirou os 30°C quase todos os dias da semana na estação do INMET (na estação da Basf já alcançou os 30°C várias vezes esse mês). A alta temperatura em conjunto com o sol muito forte e umidade baixíssima causaram aquela sensação de que o sol está torrando de segunda até ontem. Hoje novamente muito quente, mas com a umidade mais alta e cobertura de nuvens a sensação era de mormaço, houveram algumas pancadas leves de chuva durante a tarde, mas a chuva mais forte e contínua começou pelas 19h e a previsão e que dure a madrugada inteira. Máximas e mínimas da semana, de domingo até hoje:
    1 point
  40. LI formada, já atravessando SC e deixando rajadas fortes no oeste do estado.
    1 point
  41. Hoje tivemos muito sol pela manhã. Máxima no incoterm foi 23,1ºC. Depois das 11h a neblina voltou e derrubou a temperatura para 18ºC. Hoje: A garoa de ontem acumulou 6mm. Por enquanto o acumulado do mês está em 200,4 mm. Chuva - novembro:
    1 point
  42. Essa noite teve que a primeira temperatura negativa da temporada aqui em Tallahassee: Noaa:
    1 point
  43. Enchente histórica provoca transtornos e fatalidades na região de Vancouver - os acumulados em apenas 3 dias (13 à 16 de novembro) foram da ordem de 150 à 250 mm nos arredores da terceira maior metrópole canadense, no estado da Colúmbia Britânica. https://www.accuweather.com/en/severe-weather/death-toll-climbs-following-catastrophic-flooding-in-british-columbia/1049096
    1 point
  44. Nos últimos meses, vasculhei bancos de imagens de satélite à procura de possíveis ciclones tropicais/subtropicais no Atlântico sul antes da Marinha nomear o primeiro ciclone, em março de 2011, até 1978, último ano que encontrei imagens. Como seriam muitas imagens a serem analisadas, restringi a busca ao período de dezembro até março (pré-1997) e de novembro a abril (pós-1997), época do ano em que esses fenômenos se formam com maior facilidade. Este tópico é o resultado desta pesquisa. Como não sou meteorologista, não tentei classificar os ciclones. Por isso, o tópico conterá apenas imagens, basicamente. Vale ressaltar que sistemas amplamente conhecidos (Tempestade tropical de Angola de 1991; Depressão tropical de janeiro de 2004; Furacão Catarina e Tempestade tropical Anita) não estarão nesta lista. Além disso, como foram muitas as baixas encontradas, o tópico ficaria muito grande, então coloquei aqui apenas as principais delas. MARÇO DE 1981 Animação entre 22/03 e 23/03/1981. 23/03/1981 - 3 UTC 22/03/1981 - 9 UTC JANEIRO DE 1983 Animação de 02/01/1983 FEVEREIRO/MARÇO DE 1983 Animação entre 28/02 e 03/03/1983 28/02/1983 - 15 UTC MARÇO DE 1984 Animação entre 24 e 25/03/1984 24/03/1984 - 15 UTC FEVEREIRO DE 1988 Animação de 12/02/1988 MARÇO DE 1989 Animação entre 12 e 13/03/1989 DEZEMBRO DE 1990 Animação entre 27 e 28/12/1990 DEZEMBRO DE 1991 Animação entre 28 e 30/12/1991 JANEIRO DE 1992 Animação entre 12 a 13/12/1992 FEVEREIRO DE 1995 Animação entre 10 e 11/02/1995 JANEIRO DE 1996 Animação entre 05 a 09/01/1996 MARÇO DE 1997 Animação entre 22 e 23/03/1997 MAIO DE 2001 Animação entre 05 e 09/05/2001. 07/05/2001 08/05/2001 Entre os sistemas desta lista, este é o único fora do período de análise citado inicialmente. Créditos a página do Twitter "South Atlantic Archives & Tracking" (@SAATanalysis) por ter encontrado esse ciclone e ao @Rodolfo Alves por ter divulgado esta baixa no fórum. Foi justamente este sistema que me motivou a fazer este tópico. FEVEREIRO DE 2006 Animação entre 21 e 24/02/2006 21/02/2006 23/02/2006 ABRIL DE 2010 Animação de 16/04/2010 16/04/2010 A quem interessar, esses foram os links da qual foram retiradas as imagens deste tópico: https://www.ncdc.noaa.gov/gibbs/ https://pics.eumetsat.int/viewer/index.html https://worldview.earthdata.nasa.gov/ http://satelite.cptec.inpe.br/acervo/goes.formulario.logic
    1 point
  45. PARABÉNS PELA PESQUISA!!! EXCELENTE TRABALHO!!! MOSTRA QUE CICLONES SUBTROPICAIS E ATÉ MESMO TROPICAIS NÃO SÃO NOVIDADE NA NOSSA BACIA.....
    1 point
  46. Deixo aqui minha contribuição, escrita no meu tópico de monitoramento e instrumentação, sobre sensores em abrigo de pratos. Esta é a mais nova atualização do meu sistema de monitoramento em Nova Santa Rita, e Portão. O grande benefício que me motivou a migrar para os pratos é a resposta instantânea à mudanças bruscas e o fim do amortecimento de extremos e da inércia térmica. O abrigo convencional agora será utilizado como apoio para armazenar com segurança baterias e componentes eletrônicos, vulneráveis à ação do tempo. Confesso que é algo libertador.
    1 point
×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.