Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Leaderboard

Popular Content

Showing content with the highest reputation on 11/08/21 in all areas

  1. Na manhã de hoje, a chuva já foi bem distribuída por todo o município. O acumulado foi de 70 mm aqui no sítio, sendo superior a média de novembro que é de uns 62 mm. Foi também a segunda chuva mais forte do ano aqui. A chuva forte foi forte entre 9h e 10h, mas continuou garoando até por volta das 15h. Durante o restante do dia, o céu permaneceu encoberto, impedindo uma elevação maior da temperatura. A máxima foi de 24,9ºC no meu termômetro, 10ºC abaixo da média máxima do mês. Na cidade, a soma dos acumulados de ontem e hoje foi de 78 mm (estimo 7 mm ontem e 71 mm hoje), chegando a 83 mm em novembro. A previsão é de mais chuva forte amanhã.
    14 points
  2. Ontem a noite tive uma pancada de chuva que acumulou entre 20 e 30 milímetros aqui em Contagem. Na capital mineira, a chuva chegou um pouco mais branda. Durante o dia, tivemos um clássico da primavera-verão: muitas nuvens e chuvas em pontos isolados. O famoso "chove lá, não chove cá, chove cá não chove lá." Essa foto foi no final da tarde, antes da chuva. Houve uma formação bem interessante. Para hoje e para o resto da semana, a previsão é de chuvas fortes e eventualmente volumosas, com tempo bastante fechado. Expectativa também de uma queda acentuada na temperatura, como os colegas anteciparam. Em BH isso não é tao comum mas também não é tão raro em novembro.
    12 points
  3. Boa tarde... Simplesmente um quadro desastroso para o leste do Paraná q necessita de bons acumulados de chuva e não de temperaturas abaixo da média, condição q aliás só vem mostrando a bagunça do clima atual. Nada de diferente vem acontecendo nos últimos dias: nuvens, vento marítimo, temperaturas baixas durante as tardes ao longo da semana. Hoje, fiz um passeio de balão 🎈 no município de Campo Largo 😁 Já q o clima não ajuda nada no humor, o jeito é apelar para a aventura... Nuvens baixas cobrindo todo o planalto de Curitiba ao amanhecer e nuvens baixas, porém mais elevadas fazendo um "segundo teto" e no meio disso, no horizonte, o Sol...
    12 points
  4. Bastante chuva aqui em Anápolis/GO. A Temperatura diminuiu drasticamente e agora está bem fresquinho com 19ºC, com 40mm acumulados e a chuva ainda caindo.
    11 points
  5. Sei que necessitamos de chuva, mas após um período tão longo de dias cinzentos, confesso que estou amando esses dias mais ensolarados por aqui! Fazia muito tempo que não tínhamos dias ensolarados do início ao fim como estamos tendo agora, além disso as temperaturas estão bem agradáveis! Ontem em Mauá, a máxima foi de 23°C. Hoje mais um amanhecer bonito e com friozinho de 14°C. Ótima semana a todos!
    10 points
  6. Nasceu um bonito sistema no Vale do Piancó, no sertão da PB. Em Pombal céu encoberto pelas densas Cirrus dessa formação e com muitos raios iluminando o céu. Esse que tá a sudeste perdeu força, mas ainda consegui ouvir uns trovões baixos dele.
    10 points
  7. Ontem depois do meio dia, um forte núcleo avançou de sul para norte (deslocamento muito raro por aqui) e provocou muita chuva no setor oeste do município. Esse núcleo ficou estacionado por 1h30m provocando chuva forte (laranja/vermelho no radar) nos mesmo locais, o que indicaria acumulados próximos dos 100 mm favorecido pela orografia da região. Como resultado, os riachos dessas áreas ficaram bem cheios como mostra o vídeo abaixo. Enquanto aqui no sítio só chuviscou (9 km ao leste da cidade). Na cidade, a chuva também foi fraca. VID-20211107-WA0000.mp4
    10 points
  8. Na verdade, numa parte dela, a mais próxima da serra do Mar. Como postei lá em cima, nas áreas mais afastadas do oceano, como mostram Mirante, Barueri e IAG, as temperaturas máximas têm sido mais altas, embora normais para a época. Em consequência, tem feito calor nessas áreas. Hoje não foi diferente, num dia de sol e muitas nuvens altas (Cirrus e cirrostratus) até o começo da tarde. Depois, a brisa marítima entrou forte e vamos tendo a 1ª tarde com muitas nuvens em vários dias. Agora às 16 h, Mirante: 21,7°C Interlagos: 18,9°C Podemos ver como as temperaturas máximas de hoje vão subindo conforme se caminha de sul para norte, se afastando da serra do Mar, CGE-Marsilac: 11,4°C / 22,2°C (Extremo sul do município de S. Paulo, próxima da serra do Mar) INMET-Interlagos: 14,9°C / 23,2°C IAG: 13,3°C / 26,5°C Mirante: 16,3°C / 28,2°C No lado oeste da região metropolitana, INMET-Barueri: 15,2°C / 28,3°C (Fica mais ou menos na mesma distância do mar que o Mirante)
    9 points
  9. A questão da lá nina não é que traz secura total, e sim períodos muito longos sem chuva e períodos curtos com muita chuva, como o sul do país não é sazonal no quesito chuvas ou seja ela no normal é mais distribuída ao longo do ano, 30 dias sem chover no Rs já da um stress danado, diferente de regiões centro do país que já estão mais adaptadas a grandes períodos sem chuva. O que é ruim no meu ponto de vista é o estado de SP e MS. Outubro que seria o primeiro mês da estação chuvosa até foi bem, mas nada indica que deve continuar assim. Tudo indica que novembro pode ficar abaixo do normal. E toda hora vejo nos modelos jogando a chuva muito ao norte, ou seja de BH pra cima o mundo acaba em água e pra baixo uma eterna pós frontal 1979 foi assim. O coutinho já informou em alguns vídeos que o frio tende a se antecipar, qdo isto ocorre a segunda quinzena de março já tende a cessar o período chuvoso foi assim este ano. Aí fico pensando se novembro não será bom em chuvas resta o trimestre DJF.
    9 points
  10. Como já comentado, os últimos 4 dias têm sido um pouco atípicos para a época na cidade de São Paulo. Embora as temperaturas estejam mais ou menos na média 1991-2020 para novembro, estamos tendo dias ensolarados e praticamente sem nuvens, o que não é normal para a época. Com isso, nem sinal de chuva. As noites têm sido frescas e ventosas, como sempre comentado pelo Daniel, o que dá uma sensação de friozinho em locais ao ar livre. Necessitando um agasalho leve... mais para o final da noite/madrugada, devido principalmente ao vento. Novembro até agora no Mirante (°C): 01 => 16,5 / 24,9 02 => 17,0 / 23,9 03 => 17,4 / 25,9 04 => 17,0 / 30,1 05 => 16,7 / 28,6 06 => 15,5 / 29,7 07 => 16,5 / 28,1 Média das temperaturas mínimas: 16,7°C (-0,5°C) Média das temperaturas máximas: 27,3°C (+0,4°C) Médias em Interlagos Mínimas: 16,0°C Máximas: 24,1°C Médias no IAG, Mínimas: 15,5°C Máximas: 26,1°C Conforme nos afastamos do oceano, a cada 10/15 km em direção ao interior, nota-se um aumento nas temperaturas. Hoje, Mirante (Aut): 16,5°C / 28,1°C Interlagos: 15,7°C / 23,8°C IAG: 14,8°C / 25,7°C
    9 points
  11. Paisagem bem bacana em Campo Largo, com muito verde e baixadas profundas entre algumas montanhas. Mesmo numa manhã cinzenta e chata, a sensação era muita boa..
    9 points
  12. 9 points
  13. Dia com variação de 14,2/21,8°C. Alternou céu encoberto e períodos de sol com muitas nuvens. Agora pouco a cidade foi tomada de neblina, vento forte e trovões... Chuva de moderada a forte nesse instante e temperatura em 16,8°C.
    8 points
  14. Últimos dias foram marcados pelo calor esperado para o mês de Novembro em Varginha. A média do mês no Inmet é de 21,9°C. Mínima de 15,9°C e máxima de 27,9°C. Máximas mais altas e mínimas mais ou menos dentro da média. Em baixadas fez um friozinho, com registros de 11, 12°C pela manhã e calor de 32/32,5°C à tarde. De qualquer forma, é sempre confortável de noite e na madrugada. Não é necessário ar condicionado e até ventilador se o ambiente for arejado. Ultimos dias por aqui: 05/11: 15,1/30.0°C 06/11: 15,4/30,9°C 07/11: 15,4/30,9°C 08/11: 17.0°C Esperando a volta da chuva.
    8 points
  15. Noite sendo um repeteco das noites anteriores em São Paulo, ou seja, temperaturas bem frescas por conta dos ventos que sopram do mar e algumas nuvens baixas (devido a esses ventos). Nas estações do CGE, temos 16/17 graus e umidade que varia de 75% (áreas mais ao norte) e 100% (extremo sul). Imagem da câmera da Avenida Paulista mostra as nuvens baixas trazidas por esses ventos marítimos.
    8 points
  16. https://metsul.com/grande-massa-de-ar-frio-vai-trazer-semana-incomum-para-novembro/
    7 points
  17. Isso sem falar dessa mp que vai chegar na metade da semana! Tomara que essa do fim do mês se confirme.
    7 points
  18. ENTRE 11 E 13 DE NOVEMBRO ALGUNS MODELOS APONTAM UM VOLUME EXPRESSIVO PARA O TRIÂNGULO MINEIRO, NOROESTE E NORDESTE PAULISTA, ALEM DE SUL DE GOIAIS. A COMBINAÇÃO DA CHUVA PERSISTENTE E CICLONE EM ALTO MAR JOGANDO POUCO DE AR FRIO PRO CONTINENTE DEIXARIA ESTES DIAS BEM AMENOS NESTAS REGIÕES. *FONTE: Freemeteo. Acredito que utilizam o modelo EUROPEU. Está bastante semelhante.
    7 points
  19. Absurdo! Mas já sabemos que o GFS é biruta no final da grade... O mais surpreendente é que o responsável desta erupção toda, não seria um anticiclone forte (em valores de pressão ele seria bem irrisório)... Mas sim um poderoso cavado, com morfologia e intensidade totalmente invernais:
    7 points
  20. Um período de temperaturas muito abaixo da média se espera para o leste do Brasil, sobretudo na região Sudeste, entre os dias 11 e 16. A tendência é consensual entre os modelos e a responsável pelo resfriamento acentuado será uma massa polar intensa para a época que vai se estabelecer em alto-mar. O CFS é ainda mais extremo quanto às anomalias previstas, mas o ECMWF também mostra algo significativo. - Alta polar responsável pela onda de frio: - Mais uma vez o principal destaque deverá ser as máximas. Sim, o cenário nebuloso, chuvoso e frio vai voltar DE NOVO. Alguns sites indicam máximas de até 15°C ou 16°C em Juiz de Fora, o que deve ser suficiente para quebrar facilmente meu recorde de menor máxima para Novembro, que atualmente é de 18,7°C no dia 20/11/2018. Vamos aguardar.
    7 points
  21. O evento de ontem no sertão da PB (que perdurou na madrugada de hoje) gerou bons volumes em locais isolados. Em Piancó foram 55 mm embora a AESA não tenha publicado o dado: Há chance de novos eventos hoje nessa região no final da noite, inclusive já choveu no Vale do Piancó próximo da fronteira PB/PE/CE no começo da tarde. Na imagem de satélite tem um núcleo mais forte próximo de São José do Belmonte-PE:
    6 points
  22. Dia encoberto e muito ameno no leste catarinense, no satélite dá pra ver bem a atuação do ar frio raso: 23,1ºC 70% e calmo em Blumenau às 13:20.
    6 points
  23. PRIMAVERA... PARECE QUE A FF ATRASOU. MAS VENTOS FRIOS COMECAM ENTRAR PELO EXTREMO SUL DA CIDADE.
    6 points
  24. Por aqui apenas trovões acompanhado de chuva moderada e algumas rajadas, mas nada demais. Neblina intensa agora e 15,7°C.
    5 points
  25. Enquanto isso na Grande SP, ou pelo menos em boa parte dela, estamos vivendo o mês de Abril em Novembro :P
    5 points
  26. Fim de semana com o tempo ficando instável aqui no norte do PR, pancadas isoladas de forte intensidade formaram nas tardes de sexta,sábado e hoje, por aqui foram 12 mm na sexta e 19 mm hoje.
    5 points
  27. @Peregrine, compartilhe conosco os artigos completos que embasam seu argumento para que possamos entender melhor!
    4 points
  28. Não teve temporal? Vi q havia refectividade extrema bem perto daí.. Aliás teve ao norte e ao sul de Curitiba. Aki somente chuviscos e ar fresco/frio marítimo.
    3 points
  29. dias de janeiro aqui no interior de sp, ventilador noite e dia, e tempo firme
    3 points
  30. Hj o dia começou com uma leve névoa, e poucas nuvens. Rio Xambrê Agora de tarde está começando a pipocar instabilidades no centro do estado, pode ter alguns temporais.
    3 points
  31. Aqui no interior não vai ter nada de frio nessa próxima MP, vai continuar o mesmo calor opressivo dos últimos dias, talvez só fim de semana as mínimas possam ser mais agradáveis, mas as máximas continuarão altas. Várias instabilidades pipocaram no meio da tarde, mas em casa foi só um chuvisqueiro fraco. Depois o céu foi limpando, e ficou algumas células de chuva mais isoladas. Arco Íris fraco CBzão no fim de tarde, esse teve várias descargas elétricas:
    2 points
  32. Se o sistema Alta Polar + baixa (e cavado), se posicionasse de forma um pouquinho mais próximos do continente, o estrago poderia ser histórico.... A intensidade da baixa/cavado polar é bem atípica pra época, assim como sua perfeita interação com o anticiclone, se todo o sistema ficar uns 200km mais a Oeste, poderíamos ter recordes sendo quebrados.... Mas do jeito que tá sendo projetado, já teremos frio úmido em intensidade pouco habitual para Novembro.
    2 points
  33. 98,0 mm acumulados em Palmas nas últimas 24h segundo as medições da estação convencional do INMET na cidade. Este é o maior acumulado de chuva em 24h desde 07/11/2018 (104,3 mm) No mês já temos 150,2 mm acumulados (61,5% da média mensal) 20211106_220932.mp4
    2 points
  34. Hoje algumas CBs isoladas se formaram de tarde, e embelezaram o por do sol. Até agora no mês a chuva só está caindo de maneira isolada, e vai continuar assim nos próximos dias.
    2 points
  35. Resultado do teste: Com sol o abrigo metálico de 12 pratos se destacou bastante, abrindo por vezes (geralmente entre 11h e 14h) 4 a 5 décimos de diferença pro abrigo de plástico. Com céu encoberto esquentava mais que o abrigo de plástico. Infelizmente a situação perversa de sol sem vento no fim da tarde não foi verificada nenhuma vez nesse período. Aliás, poucos foram os dias realmente ensolarados como o da foto
    1 point
  36. O que não aceito é ver um Meteorologista usar expressão do tipo La Nina Fake.
    1 point
  37. 1-La Nina é um fenômeno de circulação atmosférica (acoplamento Oceano/Atmosfera) e não só um resfriamento do Pacífico Equatorial. 2- A circulação atmosférica na América do Sul é influenciada pela região do Nino 3. 3- A ocorrência de La Nina ocorre quando os ventos em superfície na costa oeste da América do Sul sopram forte em direção ao Equador. Assim, o que tenho observado, é que ao invés do resfriamento característico de la nina (águas frias do Nino 3 para o 4, o que está ocorrendo é justamente o contrário: Nino 4 bem mais frio que 3. Se estou errado, contesta !
    1 point
  38. Tu tem que contestar as análises que compartilhei do Climatologista russo George Vangeingeim. Por outro lado, o efeito "Dunning Kruger" pela ótica da Filosofia, é pura idiotice. Leia mais, estude mais !
    1 point
  39. Consegui um vídeo dessa tempestade VID-20211104-WA0033.mp4
    1 point
  40. https://metsul.com/la-nina-ganha-forca-e-atinge-intensidade-moderada/?fbclid=IwAR3ZbL5nBRUNHZPNioDtu15fuWiYNbRw43xH4qHNR5nKRn8E7y4pRE0dh_A
    1 point
  41. Outubro foi bom demais pra ser verdade. Saudade de quando realmente existia um período de chuvas no interior de São Paulo. Acumulado anual de chuva não chega nem a 700 mm na rede ciiagro. Trágico!
    1 point
  42. Bom dia... Há exatamente 1 ano atrás eu tive a oportunidade de presenciar e fotografar a maior granizada da minha vida: o dia 3/11/20 foi marcado pela repentina passagem de uma violenta frente fria q trouxe ao leste do Paraná, não somente uma das maiores tempestades de granizo, quanto um forte resfriamento q produziu até mesmo geada tardia nas baixadas. A menor temperatura na minha estação (na época) chegou à 3,6°C (já mencionado outras vezes), mas tal registro não foi tão surpreendente quanto as imagens q eu fiz durante a chegada e após o temporal do final da tarde do dia 3. Deixo algumas imagens pra relembrar o evento.. Supercélula chegando pelo oeste/sudoeste da vila 👇 Acumulação de gelo às 20h, cerca de 2 horas após o temporal 👇 Manhã do dia 4/11 ainda com muito gela na rua de casa 👇 Outras cidades do Sul também foram castigadas pelo granizo e entre elas se destacam: Papanduva e São Joaquim/SC q tiveram acumulação semelhante à Curitiba. A dinâmica do meio da primavera/2020 foi incrível, bem diferente de 2021, infelizmente.
    1 point
  43. Ainda sobre o aparecimento dos musgos principalmente nas calçadas das ruas daqui de São Paulo, segue algumas fotos que eu cliquei hoje no meio da tarde.
    1 point
  44. Formação única e muito potente q surgiu ao entardecer no extremo norte de Curitiba. Primeiramente vi q se tratava de uma grande Congestus evoluindo para Cumuloninbus por volta das 17h30. Infelizmente não resistiu ao ataque dos ventos frios de leste e se dissolveu antes do poente.
    1 point
  45. A título de curiosidade, abaixo um mapa da cidade de São Paulo de 1916. Para quem ainda não viu, observem como era o curso do rio Tietê antes da retificação, repleto de meandros (Atravessa a parte superior do mapa de leste para oeste, da direita para a esquerda). No canto inferior esquerdo se vê um trecho do rio Pinheiros, também cheio de curvas. O rio Tamanduateí também era assim mas na época deste mapa ele já estava retificado num bom trecho.
    1 point
  46. Mesma situação está acontecendo em muitas partes do leste do país, como já vimos pelos inúmeros comentários dos nossos colegas, de Santa Catarina ao Rio de Janeiro. Tenho observado duas situações bem interessantes aki na região de Curitiba, a primeira é a exuberância da primavera q veio com muito mais força do q nos anos passados. O crescimento da vegetação, ou a recuperação depois das geadas severas de Julho é inacreditável. O q mais chamou atenção e fiz os registros ontem de tarde é a "Maria-Mole" como popularmente conhecida. Eu nunca vi tantas flores cobrindo esses arbustos, como tenho visto ultimamente 👇 Outra coisa é o surgimento do musgo nas calçadas, como vc mencionou. E não somente nas calçadas mas nos telhados e algumas paredes e muros. O q me chamou atenção também foi o aparecimento de uma espécie de "cogumelo" nos troncos de algumas árvores 👇 Não conheço a espécie, mas basta dar uma pesquisada no Google pra descobrir, algo q não fiz ainda. Acredito q o aparecimento exagerado desse fungo tenha a ver com a pouca luminosidade e excesso de umidade (do ar)/baixa temperatura num período em q a primavera está avançada. Abraço
    1 point
  47. Hoje dei continuidade aos testes tentando aprimorar a medição de temperatura. Fiz um abrigo metálico de alumínio com 12 pratos ao invés dos 10 que compunham o abrigo anterior, o que resulta em menos radiação (e menos chance de chuva) atingindo o sensor: A escuridão interna durante a montagem me animou: Os dados dos sensores: https://www.ecowitt.net/home/index?id=35138
    1 point
×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.