Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Leaderboard

Popular Content

Showing content with the highest reputation on 11/26/20 in all areas

  1. Pensem num dia quente....agora lembrem que esse dia quente vai ocorrer sob praticamente o máximo de perpendicularidade dos raios solares sobre a superfície. Vai ser brabo...
    16 points
  2. Que tempor absurdo em São Carlos agora a tarde. N3cOGvon9pLCMJ_w.mp4 gkO4oWe7WeabBUYv.mp4
    15 points
  3. Ontem tivemos as temperaturas mais altas para novembro dos últimos anos. A cidade de Itapiranga recebeu bastante fuligem de queimadas na mata nativa do lado Argentino. Hoje amanheceu com chuva fraca na região. Os incêndios no parque/reserva do Yaboti já duram 5 dias.
    15 points
  4. Mínima de 25°, e máxima de 37,2°, passei algum tempo no sol sem proteção no meu pulso direito, e ele está queimado como se eu tivesse ido em uma piscina e não tivesse usado filtro solar. Foto de ainda bem de manhã, já estava quente, mas suportável: E essa já do meio da tarde, num calor infernal, ventava muito, hoje as rajadas chegaram aos 49km/h.
    14 points
  5. Carlos, em Manaus também há bem poucos mosquitos (Pernilongos). Estive lá uma vez, durante alguns dias, e realmente não fui incomodado, nem à noite No caso da capital amazonense, a explicação que eu já vi é que as águas do rio Negro são ligeiramente ácidas e dificultam a proliferação desses insetos. ----------------------------------------- Dia de calor na cidade de São Paulo, com bastante sol, aumento da quantidade de cumulus à tarde mas... sem sinal de chuva. INMET-Mirante de Santana: 17,7°C / 32,2°C INMET-Interlagos: 16,6°C / 29,4°C IAG: 17,0°C / 30,5°C Como ontem, as temperaturas máximas vão numa escadinha ascendente conforme se caminha de sul para norte. Ao que tudo indica, teremos calor até o início de dezembro. Alguns modelos, como o europeu, prevêm recordes até comparáveis aos do início de outubro para SP. A época não é mais propícia pra isso, devido à maior umidade, maior quantidade de nuvens, situação mais propícia a temporais, etc. Porém, como anda tudo maluco em termos de clima, vamos acompanhando...
    14 points
  6. Semana de tempo seco e agradável em Queimada Nova, e também monótoma (mas isso não é nenhuma novidade pra cá). De modo geral os dias tem sido de muitas nuvens no início da manhã, com diminuição durante o dia. A tarde restam poucas nuvens no céu, já as noites são de céu totalmente limpo. As temperaturas têm variado entre 22º e 31ºC com muito vento pela manhã (rajadas de até 49 km/h) deixando a sensação um pouco menor. Hoje não têm sido diferente, só há mais nuvens altas no céu. Este novembro deve terminar como o mais frio dos últimos 20 anos, considerando a estação de Petrolina que está com médias de 22,5ºC (-1,0) e 32,4ºC (-2,4), em pleno mês mais quente do ano. Em relação as chuvas, novembro deve finalizar com 196 mm em Queimada Nova. Vai ser meu novembro mais chuvoso registrado e o 5º mês com mais chuva no ranking geral (desde 2013). Pra finalizar o post, deixo fotos do belo fim de tarde de ontem, que seguiu exatamente o padrão citado no início do post:
    13 points
  7. O sol reapareceu forte no Rio nesta quinta-feira (26) faltando 4 dias para o fim do mês. Novembro teve dias nublados e chuvosos. Mar cristalino na Zona Sul do Rio - Foto: Marcos Serra Lima/G1 Praias da Zona Sul do Rio recebem banhistas - Foto: Marcos Serra Lima/G1 Canga em homenagem a Maradona trazia a frase 'A mão de Deus' - Foto: Marcos Serra Lima/G1 TABELÃO INMET/ALERTA RIO 37,5°C - Irajá/Rio 37,4°C - São Cristóvão/Rio 36,5°C - Santa Cruz/Rio 35,7°C - Barreto/Niterói 35,7°C - Barra/Riocentro/Rio 35,4°C - Xerém/Caxias 35,3°C - Vila Militar/Rio 34,8°C - Jacarepaguá/Rio 34,4°C - Eco Agrícola/Seropédica 34,2°C - Guaratiba/Rio 32,7°C - Jardim Botânico/Rio 32,3°C - Alto da Boa Vista/Rio 28,1°C - Forte de Copacabana/Rio 34,6°C - Média Máxima
    11 points
  8. 26/11/2020 - 00:00 UTC 26,0°C | 80,2% - Barra/Riocentro/Rio 25,0°C | 78,0% - Base Afonsos/Rio 24,7°C | 74,0% - Jacarepaguá/Rio 24,0°C | 83,0% - Aero Galeão/Rio 22,5°C | 00,0% - Xerém/Caxias 21,5°C | 99,4% - Alto da Boa Vista/Rio
    11 points
  9. Noite com grande amplitude nas temperaturas entre o extremo sul e grande parte de São Paulo. Enquanto o extremo sul registra algo entre 16 e 18 graus com umidade nos 100%, o restante da cidade está com temperaturas que chegam a 25 graus e umidade em torno dos 60%. Imagem do satélite desta noite mostra uma São Paulo praticamente limpa. Nada de MM em nenhum local da Grande SP.
    11 points
  10. Barretos agora (Clima ao Vivo)! Nordeste e extremo norte de SP seguem com pancadas isoladas, como tem sido de costume há vários dias! Morro Agudo com chuva agora.
    11 points
  11. Mais um mês horrível para a conta do ano de 2020. Precipitação muito abaixo da média e tivemos a terceira maior máxima absoluta para o mês de novembro. Máxima absoluta para novembro desde 1961: 35,8°C (1997) 35,6°C (2003) 35,5°C (2020) Precipitação para novembro desde 1961: 62,3 mm (1993) 109 mm (2020) 115 mm (1986) E como não tem nenhuma previsão de chuva significativa até o fim do mês, então é muito provável que este mês termine como um dos mais secos da história para novembro. E se tá ruim, ainda pode piorar um pouco mais. Pois essa previsão de calorão para o início de dezembro, caso se confirme, poderá trazer novos recordes de máxima absoluta. Para cá, a previsão do modelo europeu hoje é de máxima de 35°C/36°C. A máxima absoluta para Dezembro é de 34,4°C de 2003. O ano de 2020 veio para mostrar que o fundo do poço pode ser sempre mais fundo.
    10 points
  12. Bom dia! Ontem tivemos dia de sol e muito poucas nuvens em Sao Paulo. Fez muito calor à tarde, com mínima de 17°C e máxima de 30°C na estacao da Penha do CGE. Hoje, bem quente: mínima de 20°C e agora já faz 27°C, sendo ainda 9h40. A máxima prevista para hoje é de 32°C e podemos ter algumas pancadas de chuvas isoladas. Em Buenos Aires, depois da chuva volumosa de madrugada, a manha foi nublada e a partir do meio da tarde o tempo comecou a abrir. A temperatura variou entre 19,8°C e 27,7°C. Hoje entrou ar mais fresco e bem seco, por isso agora faz 19,8°C com URA de apenas 26%! A mínima foi de 17,5°C e a máxima prevista é de 26°C.
    10 points
  13. Renan, o maior acumulado de chuva em Juiz de Fora é da estação São Pedro/Cemaden, com 395 mm até a terça, tem outras com acumulados acima de 350 mm.Os maiores acumulados em Minas nesse novembro estão em Juiz de Fora. Aqui em Laje do Muriaé a média de novembro não foi atingida, mas na estação convencional de Itaperuna a média foi ultrapassada. Ano passado a convencional de Itaperuna registrou seu maior valor para novembro em 24 h, com 102 mm. Na cidade de Muriaé, a média do mês foi superada em 2 estações do Cemaden, na automática do Inmet não somei. Aqui pertinho de Laje(apenas 11,5 km linha reta a oeste/noroeste), na estação de Patrocínio/Cemaden a média igualou, com 235 mm.
    10 points
  14. Meu amigo, mesmo em anos de La niña nosso verão infelizmente tem vários dias quentes e/ou quase insuportáveis, então melhor se preparar, faz parte. Felizmente a questão mais importante de todas, que é o regime de precipitação, este ano está absolutamente normal por aqui, mas em MG como um todo vejo que está bastante irregular. Dezembro pode ser decisivo para todos nós, oremos.
    9 points
  15. SEGUE FORTE INTENSOFICAÇÃO DAS INSTABILIDADES NA REGIÃO DE SÃO BERNARDO (ABC).
    9 points
  16. Renan, espero que chova acima da média em dezembro no Noroeste do Rio e Zona da Mata, ano passado aqui em Laje do Muriaé, dezembro, foi levemente abaixo da média(novembro foi mais chuvoso com 331 mm). Postaram um mapa do CFS uns dias atrás, com chuvas abaixo da média em Minas, ES e RJ para dezembro, espero que erre totalmente.
    9 points
  17. O legítimo outubrão em dezembro... 2020 é paulada atrás de paulada!
    9 points
  18. Eu estava no centro no momento da chuva! De moto ainda, me abriguei por mais de hora, que nem um pinto molhado amedrontado, rs. Porém estava numa parte mais alta, sem alagamentos; essas imagens são da baixada do mercadão. Ali sempre alaga demais, sempre. Foi um temporal de respeito, com pouquíssimo vento, mas muuuuuita água.
    8 points
  19. Bom, por aqui o clima já virou totalmente para o verão, e sem previsão de qualquer mudança nos próximos 15 dias... começou bem mais cedo esse ano (geralmente essa virada ocorre pelos dias 15 ou 20/12). Ontem tive variação de 21,4°C / 29,3°C. Hoje a mínima foi de 22,1°C e posso alcançar até os 37°C caso tudo dê "certo". A partir de agora começa a luta para baixar de 20. O ponto interessante desse bananismo todo: risco altíssimo de tempestades severas (essa época do ano é a melhor que tem no leste de SC pra isso).
    8 points
  20. O calor quando chega pra valer em Canoas é bizzarro. Pelos nossos padrões, claro. Nessas situações, faz calor desde a madrugada até a madrugada seguinte 🙄, ou seja, sem refresco como geralmente ocorre em cidades de planalto quando anoitece. Meu filho foi conhecer a possível futura "esposa" em Belém e eu o alertei q não iria ser nada fácil aguentar akele clima kente e úmido, sabendo q ele odeia calor, mas depois eu peskisei e vi q Novembro é o mês q menos chove por lá e q portanto a umidade excessiva não seria um problema grave. Engraçado q hoje numa video-chamada ele me disse q o calor está "normal" e é como se estivesse passando alguns dias na praia. Outra coisa q perguntei e a resposta foi negativa: "tem muito moskito?" No caso "pernilongos"... Fikei de cara! Como assim? Sem moskito em plena quase floresta equatorial? Outra coisa também q nem precisei perguntar pq ele me contou admirado: o céu é de um azul desbotado, nada parecido com o azulão daki de Curitiba e do Sul/Sudeste em geral. Isso eu imagino q deva ser devido à grande quantidade de vapor em suspensão na atmosfera... Sem estiagem, com florestas em todos os lados etc.. Enfim, curiosidades interessantes. Dia 7 ele retorna... Abraço
    8 points
  21. Pombal teve uma chuvinha ainda agora. Está bem carregado lá fora, céu cheio de nuvens. Está bem abafado e não tem nenhum vento. Quem vê assim pensa que a estação chuvosa já começou, com 2 meses antes. O ponto vermelho (provavelmente tá muito pequeno) é onde estou. 👆 No dia de ontem as áreas de chuva que estavam em cima da serra no Pajeú pernambucano morreram ao descer para a PB, por isso que não tive nada além de um ou outro pingo esporádico, mas o céu ficou encoberto a noite toda.
    8 points
  22. Garanhuns PE ontem teve máxima de 24.3 C e mínima de 18.3 C, a umidade foi lá em cima com 2.2 mm de precipitação.
    8 points
  23. Tarde muito quente em Cafelândia-SP. Agora às 14:30 estamos em 35,2°C com sol extremamente forte (UV máximo) e céu super azul. Vários cumulus surgiram entre o fim da manhã e início da tarde, mas parece que todos viraram pó e pelo visto alguma pancadinha vai ficando só na vontade mesmo. Entrando no verão climático com uma aberração dessas, a onda de calor + veranico, sem nenhuma chuva significativa, faz desses dias absurdamente insuportáveis, mais até que a onda de setembro/outubro, já que nessa época espera-se as famosas chuvas de verão. É trágico porque as pastagens com solo mais raso e exposto voltam a secar aqui e estamos praticamente em dezembro e ainda não conseguimos nem chegar perto de uma regularidade hídrica. Sem dúvidas o ano mais seco e quente que presencio em vida aqui no interior de SP. É agonizante, queria eu ter aquele controle do Adan Sandler (filme O Click) e passar 1 semana a frente. Não me apetece vivenciar isso. O último mês com chuva acima de 100mm aqui foi em fevereiro (rsrsrs).
    7 points
  24. O verão nem começou e já estou de saco cheio de passar calor...espero que isso flope com as chuvas de fim de tarde, que tem mais chances de ocorrer agora nessa época.
    7 points
  25. Ahh não só me faltava essa, 40 graus de novo em Campinas não! O Foreca utiliza o modelo europeu?
    7 points
  26. Boa noite, pessoal. A máxima hoje aqui em Umuarama foi de 36.4˚C (Simepar). Temperaturas máximas (Simepar e Inmet):
    7 points
  27. Hoje tivemos uma madrugada agradável aqui em Brasília, a mínima chegou a 16,9ºC e a tarde não passou dos 26ºC. Fez até um friozinho que já não é tão comum para esta época.
    7 points
  28. Tenho um amigo da época que morei em canoas que tava me mandando mensagem hoje, sabe que eu gosto de clima. Dizendo que tava quase morto hoje de tanto calor kkkkkkkkkk Foi um dia sofrido no rio grande
    7 points
  29. Não tenho muito o que dizer. Os dias tem estado muito iguais. Esses dias pra trás até andei pensando que o clima do nordeste tinha migrado pra cá com aquelas chuvinhas matinais e sol depois. As temperaturas seguem amenas, sem grandes variações. Hoje foi de 17° a 25°, o que tem sido mais ou menos por aí nos últimos dias. E realmente aqui e o RS são completamente opostos. Quando tá chuvoso lá, aqui tá seco (e vice-versa). Quando aqui tem onda de calor, lá tá de boa e agora o contrário... Agora, 18:25, um bonito fim de tarde em Conselheiro Lafaiete, temperatura de 22,3°
    7 points
  30. Mais um bloqueio nojento e asqueroso chegando. A acurácia do Euro será de praticamente 100% neste evento, pois ele é realmente muito bom para prever calorão pra nós. Mais uma vez sem chance de recordes pra cá, mas será um período prolongado de calor constante. No entanto, poderá ser um calor com trovoadas fortes e isoladas se formando pela região, inclusive com chance de granizo bem isolado. Dá pra perceber que, mais uma vez, o epicentro do evento será justamente no estado de SP. QUE ANO TERRÍVEL PARA OS PAULISTAS ATÉ MESMO NO QUESITO CLIMÁTICO.
    7 points
  31. É desse verão que eu gosto, uma brisa geladinha pré-tempestade se aproximando, 21,5º no CGE Santana:
    6 points
  32. Bom dia a todos. Então minhas medições não estão tão fora do padrão. Vejam abaixo. É muita chuva aqui quase todo dia, exceto estes últimos dois dias.
    6 points
  33. Hoje a temperatura máxima aki na vila chegou à 32,9°C na minha estação e 33,2°C na PWS q recebe mais intensamente os raios solares do q no local q faço meus próprios registros. Pra ter uma idéia de "insolação", o índice UVA chegou ao nível máximo, 13 👇 Foi um dia muito kente, e comparando com ontem, a máxima se elevou 7,5°C o q já provocou bastante desconforto, sem dúvida. Amanhã a situação deve ser ainda pior e espero por pancadas de chuva/trovões neste fds.
    6 points
  34. Boa noite a todos. Amanhã vai dar uma "esquentadinha" aqui no Rio. 🌞
    6 points
  35. Calor segue intenso também no interior de SP. O mesmo ocorre em boa parte do centro-sul, em especial a metade oeste do país (MT e MS) e a região Sul. Leste de GO, MG, RJ, ES e BA com temperaturas bem mais civilizadas comparadas com o resto do país. Promissão 35,6°C (Ciiagro) Rancharia 35,6ºC (INMet) Borborema agora com 35°C (Ciiagro) Bacuriti 34,8°C. Previsão do modelo COSMO para Cafelândia, SP. Aterrorizante a previsão, sem nenhuma chuva até dia 02 de Dez com elevação dia após dia das Tmáx e Tmín, que já estão bem altas. Estamos na estação chuvosa mas parece que estou em setembro (com o plus do índice UV máximo). Que ano lixo!
    6 points
  36. 6 points
  37. Que dia surreal!!! Cerro Largo/RS aniquilou a máxima de Fevereiro de 2014 (39,2C), que era a maior do curto histórico, às 14:15: obs: ignorar a UR, ta desregulada
    6 points
  38. Nome: São Borja - INMET Altitude: 83 m VARIÁVEL METEOROLÓGICA T(ºC) Máxima = 39,5 Data Ocorrência: 25/11/2020 13:00
    5 points
  39. Segundo o ECMWF o último dia do mês tem chance de evitar que os três meses de primavera fechem com chuva abaixo da média. Até o momento tem 91mm acumulados no pluviômetro do centro de Blumenau e a média 1991/2018 é 154mm
    5 points
  40. Em Buenos Aires, ontem o dia foi com muitas nuvens e pesado. A máxima foi de 31,8°C, alta, mas bem inferior aos praticamente 40°C de Rosário, que está só a 300 km a noroeste. A capital argentina escapou por pouco de um calor bizarro! Logo comecou a ventar bem de leste (velocidade sustentada de 35 km/h), comecou a chover por volta das 21h e a temperatura baixou para 22,5°C, alterando os 24°C de mínima da manha. Ainda assim, foi a primeira mínima acima de 20°C da temporada e a mais alta desde 8 de marco, quando nao baixamos de 23,6°C. Depois das 21h e durante a madrugada de hoje choveu bem, acumulando ao todo 50 mm e elevando o acumulado de novembro para 56,1 mm, bastante abaixo da média de 117,7 mm. Mas nem assim refresca, hoje a mínima ainda foi de 19,8°C. O padrao verao vai se estabelecendo também em Buenos Aires, como é comum acontecer no fim de novembro. Agora céu nublado, 21°C, mas mais tarde o sol pode chegar a aparecer e a máxima chega aos 27°C.
    5 points
×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.