Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Abril/2017


Recommended Posts

  • Replies 1.2k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Como de praxe, POA é uma gozação para o padrão gaúcho: teve a maior mínima da TOTALIDADE das estações do INMET no estado (16,3°, acima de TODO o litoral) e agora é o segundo ponto mais quente depois de Mostardas com vento oceânico.

 

Tenho 16,1°. Faz 13,4° na Lomba do Pinheiro e 17,4° no Moinhos de vento. O INMET tinha 16,0° à meia-noite. Amanhã o INMET chega a 13° e os pontos mais frios a 10°.

 

Entre 4ª e 6ª a linha de 0° em 850 hpa chega no extremo-sul do RS, a de 2° cobre todo o RS e a de 10° chega até Curitiba. A boa notícia é que a alta ficará estacionada na costa do Uruguai e do RS alcançando boa parte do Sudeste. Ou seja: manhãs frias por vários dias seguidos.

Link to comment
Share on other sites

Grande Renan, a expectativa semana que vem, acho que pega até bem o sudeste não?

 

Pois é PH, vai nos influenciar bastante sim, essa próxima alta polar. Perspectivas de vários dias seguidos com um padrão de temperaturas consideravelmente abaixo da média para a época. Ansiedade a mil aqui.

 

Agora 16C.

Link to comment
Share on other sites

LISTA PARCIAL DAS MENORES TEMPERATURAS DESTE DOMINGO:

SÃO JOAQUIM-PERICÓ/SC-F KEISER 0,7ºC

 

BOM JARDIM DA SERRA/SC-EPAGRI 1,5ºC

 

URUPEMA/SC-EPAGRI 2,0ºC

 

SÃO JOAQUIM/SC/CRUZEIRO-F KEISER 2,3ºC

 

SOLEDADE/RS-PAULO HENRIQUE 2,5ºC

 

VACARIA/RS-AGROCONNECT 2,7ºC

 

BOM JESUS/RS-AGROCONNECT 3,4ºC

 

CASTELINHO/RS 3,6ºC

 

PONTE SERRADA/SC 3,7ºC

 

SÃO JOAQUIM/SC-STA ISABEL(AGROCONCECT) 3,7ºC

 

BOM JARDIM DA SERRA/SC-ECORESORT 4,2ºC

 

SÃO JOAQUIM/BOAVA (AGROCONCECT) 4,2ºC

 

SÃO JOAQUIM/DESPRAIADO (AGROCONCECT) 4,2ºC

 

ÁGUA DOCE/SC-VILLAGGIO GRANDO/DIEGO SOARES 4,4ºC

 

BOM JARDIM DA SERRA/SC-FAZ STA RITA 4,6ºC

 

SÃO JOAQUIM/BENTINHO 4,6ºC

 

PEDRAS ALTAS/RS (BAZ) 4,8ºC

 

SÃO JOAQUIM/CHAPADA BONITA 4,9ºC

Link to comment
Share on other sites

Ontem fomos de 15,2º C a 23,6º C. :heart:

 

15,4º C hoje.

 

20,3º C às 10 horas.

 

O foreca dá 22 de máxima para hoje, mas me parece que vai passar disso. Inclusive por causa da luminosidade bem mais forte do que a de ontem.

 

O fresco vento sudeste de todo o modo não para! :girlwitch:

 

Bom dia!

Link to comment
Share on other sites

Não esperava que a temperatura fosse descer tanto nessa madrugada. Mínima em Blumenau foi de 12,4°C no Progresso/Felipe. Agora já fazem 20°C. Finalmente outono!

 

Inesperado mesmo, o céu se manteve limpo durante boa parte da madrugada mesmo com vento tendendo a soprar de leste.

 

Pra semana que vem o Europeu projeta temperaturas abaixo de 10C pra Blumenau... to na torcida.

 

E parabéns aos envolvidos da estação do Pericó, verdadeira potência do frio noturno :clapping:

Link to comment
Share on other sites

Não esperava que a temperatura fosse descer tanto nessa madrugada. Mínima em Blumenau foi de 12,4°C no Progresso/Felipe. Agora já fazem 20°C. Finalmente outono!

 

Inesperado mesmo, o céu se manteve limpo durante boa parte da madrugada mesmo com vento tendendo a soprar de leste.

 

Pra semana que vem o Europeu projeta temperaturas abaixo de 10C pra Blumenau... to na torcida.

 

E parabéns aos envolvidos da estação do Pericó, verdadeira potência do frio noturno :clapping:

 

Já to de olho há alguns dias no Europeu projetando abaixo de 10°C, e o GFS também concorda. Mas se for pelo CMC postado aqui há pouco, baixaria bem dos 10°C! Infelizmente para a agricultura, como o Coutinho disse, é terrível!

 

Abs

Link to comment
Share on other sites

Repeteco de abril de 1971, 1972 ou 1999?

 

A título de curiosidade, algumas mínimas de 25/04/1971:

 

São Paulo-SP

INMET-Mirante de Santana: 6,8°C

INMET-Horto Florestal: 3,5°C

IAG: 4,0°C

 

Na região metropolitana (INMET)

Cotia: 4,4°C

 

No estado de SP (INMET):

Campos do Jordão: 1,0°C (0,2°C nos dias 26 e 27 e 0,0°C no dia 28)

Itapeva: 2,9°C

Franca: 4,7°C

Paraibuna: 4,9°C

Taubaté: 5,4°C

Presidente Prudente: 5,8°C

São Carlos: 5,9°C

Lins: 6,0°C

Avaré: 6,7°C

Iguape: 7,4°C (Litoral sul)

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Não esperava que a temperatura fosse descer tanto nessa madrugada. Mínima em Blumenau foi de 12,4°C no Progresso/Felipe. Agora já fazem 20°C. Finalmente outono!

 

Inesperado mesmo, o céu se manteve limpo durante boa parte da madrugada mesmo com vento tendendo a soprar de leste.

 

Pra semana que vem o Europeu projeta temperaturas abaixo de 10C pra Blumenau... to na torcida.

 

E parabéns aos envolvidos da estação do Pericó, verdadeira potência do frio noturno :clapping:

 

Valeu, Felipe!

 

Isso tudo se deu graças ao Coutinho que fez a indicação do local e também ao Deivid Becker, sem eles não teria êxito nessa instalação. Acho que essa estação, junto com o Cruzeiro prometem nesse inverno.

Link to comment
Share on other sites

Repeteco de abril de 1971, 1972 ou 1999?

 

A título de curiosidade, algumas mínimas de 25/04/1971:

 

São Paulo-SP

INMET-Mirante de Santana: 6,8°C

INMET-Horto Florestal: 3,5°C

IAG: 4,0°C

 

Na região metropolitana (INMET)

Cotia: 4,4°C

 

No estado de SP (INMET):

Campos do Jordão: 1,0°C (0,2°C nos dias 26 e 27 e 0,0°C no dia 28)

Itapeva: 2,9°C

Franca: 4,7°C

Paraibuna: 4,9°C

Taubaté: 5,4°C

Presidente Prudente: 5,8°C

São Carlos: 5,9°C

Lins: 6,0°C

Avaré: 6,7°C

Iguape: 7,4°C (Litoral sul)

 

Hummmm...Sei não... :russian:

 

Mas acho que o Mirante tem chances de ir abaixo dos 10 graus, pelo menos... Para JF não creio que vá superar o frio da MP de Abril de 2014, quando tivemos o recorde de mínima absoluta em Abril: 09,6C. (Lá em casa minha estação registrou 08,6C neste dia!)

 

O que vai chamar mais a atenção nesta MP, pelo menos no Sudeste, será a durabilidade do frio. Já no Sul poderemos ter recordes, mas a durabilidade do frio será menor que no Sudeste.

Link to comment
Share on other sites

Espetacular o frio em Ausentes, Soledade, serra catarinense... !!!

 

Nani, estou aqui em Tuiutinga e tivemos chuva forte durante​ alguns momentos nesta tarde de Sábado. Em Guiricema também deu chuva forte e alguns trechos da serra entre Guiricema e Tuiutinga tiveram pequenas quedas de barrancos. Como foi a chuva aí em Laje ?

 

Lá em JF, deu chuva forte também e minha estação acumulou 23,2mm. O mês está com 61,6mm. Simplesmente espetacular o que nos aguarda para semana que vem, um evento raro e duradouro para a época !

 

Renan,

como o previsto pelo GFS e o Inpe/Cptec a chuva deu as caras a partir do final da tarde, choveu fraquinho de 17 horas até 19 h 25, a partir da daí intensificou, correndo uma boa enxurrada aqui na rua, durou uns 40 minutos. Medi 17,6 mm ás 22 horas, mas voltou a chover em pancadas fracas depois de meia-noite.

 

Medi 21,2 mm agora de manhã.Foi o melhor acumulado desde a noite de 19/03 até o amanhecer do dia 20/03, quando choveu 56 mm.

 

Janeiro até 23 de abril é o menor acumulado de chuvas para um quadrimestre desde que meço as chuvas em Laje do Muriaé.

 

35,8 mm Itaperuna/hidrológica/CPRM

14,0 mm Muriaé/rodoviária/Cemaden.

14,8 mm Patrocínio/CPRM

13,6 mm São Seb.Vargem Alegre

5,6 mm Miraí

 

30,5 mm Caparaó

29,0 mm Carangola/Cemaden

Link to comment
Share on other sites

Ontem por voltas das 20 horas quando a temperatura estava em 5.8C o tempo fechou, fui dormir a meia noite com vento e nublado e 10C, na madrugada o tempo abriu e a mínima chegou a 2.0C com geada fraca.

Mínima do RS hein Mario?! Expectativa a mil pro próximo final de semana!

 

Acho que foi a mínima mesmo, vamos ter ótimas mínimas para acompanhar.

Link to comment
Share on other sites

Ontem por voltas das 20 horas quando a temperatura estava em 5.8C o tempo fechou, fui dormir a meia noite com vento e nublado e 10C, na madrugada o tempo abriu e a mínima chegou a 2.0C com geada fraca.

Mínima do RS hein Mario?! Expectativa a mil pro próximo final de semana!

 

Acho que foi a mínima mesmo, vamos ter ótimas mínimas para acompanhar.

 

Foi sim. Segue tabelão da MetSul, tua estação vai começar a encabeçar essa tabela hehe:

 

pmy3KjF.jpg

 

PS.: desconsiderem os 2,6°C de São Chico, é da Accurite maluca de Várzea do Cedro.

Link to comment
Share on other sites

Florianópolis registrou hoje a mínima do ano em todas as suas estações. Na Carijós fez 11,7°C, no Itacorubi 13,1°C e no INMET 13,8°C.

 

Em POA, foi a segunda menor do ano. A mínima ficou em 12,0°C contra 11,9°C do dia 13 de abril. Apesar disso, o terror do início do mês ainda deixa as médias de abril bem deselegantes :negative::

 

Média compensada: 21,6°C (+1,7°)

 

Média das mínimas: 18,1°C (+1,8°)

 

Média das máximas: 27,0°C (+1,8°)

Link to comment
Share on other sites

NUVEM COLORIDA EM PALMAS - TO NESTA MANHÃ

Nunca tinha visto isso, perdoem a falação no vídeo, mas foi meio que a emoção.

Não sei oficialmente do que se trata. Se alguem puder ajudar a bater o martelo, agradeço.

 

SAM_0478_zps0yzdngja.jpg

 

É uma nuvem iridescente (neste caso são cirrus iridescentes). Os cristais de gelo funcionam como um prisma dividindo a luz solar nas cores do arco-íris (fenômeno ótico) muito comum! As vezes ocorre com halos...

Link to comment
Share on other sites

Repeteco de abril de 1971, 1972 ou 1999?

 

A título de curiosidade, algumas mínimas de 25/04/1971:

 

São Paulo-SP

INMET-Mirante de Santana: 6,8°C

INMET-Horto Florestal: 3,5°C

IAG: 4,0°C

 

Na região metropolitana (INMET)

Cotia: 4,4°C

 

No estado de SP (INMET):

Campos do Jordão: 1,0°C (0,2°C nos dias 26 e 27 e 0,0°C no dia 28)

Itapeva: 2,9°C

Franca: 4,7°C

Paraibuna: 4,9°C

Taubaté: 5,4°C

Presidente Prudente: 5,8°C

São Carlos: 5,9°C

Lins: 6,0°C

Avaré: 6,7°C

Iguape: 7,4°C (Litoral sul)

 

Aldo Santos,

 

que massa polar poderosa num mês de abril essa de 1971.

 

completando a lista;

8,0ºC em Ubatuba dia 25

Link to comment
Share on other sites

A massa polar de abril de 1971 foi incrível, com desenho julino:

 

bezLkjF.png

 

Eg1ZSN7.png

 

Complementando os dados trazidos pelo Aldo:

São Joaquim-SC: -2,2°C (24/04)

Castro-PR: 0,6°C (24/04)

Maringá-PR: 3,6°C (25/04)

Londrina-PR: 4,8°C (25/04)

Ponta Porã-MS: 5,0°C (24 e 25/04)

Florianópolis-SC: 7,7°C (25/04)

Cuiabá-MT: 10,8°C (26/04)

Link to comment
Share on other sites

A massa polar de abril de 1971 foi incrível, com desenho julino:

 

bezLkjF.pg

 

Eg1ZSN7.ng

 

Complementando os dados trazidos pelo Aldo:

São Joaquim-SC: -2,2°C (24/04)

Castro-PR: 0,6°C (24/04)

Maringá-PR: 3,6°C (25/04)

Londrina-PR: 4,8°C (25/04)

Ponta Porã-MS: 5,0°C (24 e 25/04)

Florianópolis-SC: 7,7°C (25/04)

Cuiabá-MT: 10,8°C (26/04)

 

 

Não vai ter análise da onda de frio dessa semana não ?

Link to comment
Share on other sites

NUVEM COLORIDA EM PALMAS - TO NESTA MANHÃ

Nunca tinha visto isso, perdoem a falação no vídeo, mas foi meio que a emoção.

Não sei oficialmente do que se trata. Se alguem puder ajudar a bater o martelo, agradeço.

 

SAM_0478_zps0yzdngja.jpg

 

É uma nuvem iridescente (neste caso são cirrus iridescentes). Os cristais de gelo funcionam como um prisma dividindo a luz solar nas cores do arco-íris (fenômeno ótico) muito comum! As vezes ocorre com halos...

Rola sempre esses efeitos aqui em São Paulo. Geralmente com cirriformes e pileus. Mas uma coisa me intriga. Por quê não sempre? Por que só alguns cirrus muito raramente formam esse efeito? Os pileus tem esse formato côncavo mas os cirrus... tem dias que desde o nascer do sol e até o pôr do sol o céu tá coberto de cirrus e nunca irridescem. As nuvens recebem os raios solares de todos os ângulos possíveis.

Link to comment
Share on other sites

NUVEM COLORIDA EM PALMAS - TO NESTA MANHÃ

Nunca tinha visto isso, perdoem a falação no vídeo, mas foi meio que a emoção.

Não sei oficialmente do que se trata. Se alguem puder ajudar a bater o martelo, agradeço.

 

SAM_0478_zps0yzdngja.jpg

 

É uma nuvem iridescente (neste caso são cirrus iridescentes). Os cristais de gelo funcionam como um prisma dividindo a luz solar nas cores do arco-íris (fenômeno ótico) muito comum! As vezes ocorre com halos...

Rola sempre esses efeitos aqui em São Paulo. Geralmente com cirriformes e pileus. Mas uma coisa me intriga. Por quê não sempre? Por que só alguns cirrus muito raramente formam esse efeito? Os pileus tem esse formato côncavo mas os cirrus... tem dias que desde o nascer do sol e até o pôr do sol o céu tá coberto de cirrus e nunca irridescem. As nuvens recebem os raios solares de todos os ângulos possíveis.

 

Obrigado pelas respostas! Esta tarde estive pesquisando sobre possíveis nomenclaturas para essa formação. Me deparei com uma tal: Arco Cirro-horizontal. Tanto nuvem iridescente quanto essa Arco Cirro me parecem representar esse fenômeno, então qual a diferença?

Link to comment
Share on other sites

Nani,

 

Parece que a chuva foi bem distribuída pela zona da mata e interior do estado do RJ. Fico contente que tenha chovido aí também !

 

Estou de volta a JF, cheguei no BAZ e para minha surpresa mais de 40 mensagens não lidas. Que bom que estamos voltando ao normal por aqui, essa semana certamente vai fazer muita gente retornar às atividades no fórum, após longo período de hibernação :lol:

Link to comment
Share on other sites

A massa polar de abril de 1971 foi incrível, com desenho julino:

 

Complementando os dados trazidos pelo Aldo:

São Joaquim-SC: -2,2°C (24/04)

Castro-PR: 0,6°C (24/04)

Maringá-PR: 3,6°C (25/04)

Londrina-PR: 4,8°C (25/04)

Ponta Porã-MS: 5,0°C (24 e 25/04)

Florianópolis-SC: 7,7°C (25/04)

Cuiabá-MT: 10,8°C (26/04)

 

Os dados do INMET da minha cidade apontam a mínima de 10,4ºC no dia 25/04/1971. Baita frio para o mês ! Entretanto, não superou a força da grande onda de frio de Abril-2014 aqui no leste do Sudeste, que foi histórica.

Link to comment
Share on other sites

Mínima do RS hein Mario?! Expectativa a mil pro próximo final de semana!

 

Acho que foi a mínima mesmo, vamos ter ótimas mínimas para acompanhar.

 

Foi sim. Segue tabelão da MetSul, tua estação vai começar a encabeçar essa tabela hehe:

 

pmy3KjF.jpg

 

PS.: desconsiderem os 2,6°C de São Chico, é da Accurite maluca de Várzea do Cedro.

Grande Mario, muito bom.Tem fotos da baixada pra gente ver o formato ?

Link to comment
Share on other sites

Mínima do RS hein Mario?! Expectativa a mil pro próximo final de semana!

 

Acho que foi a mínima mesmo, vamos ter ótimas mínimas para acompanhar.

 

Foi sim. Segue tabelão da MetSul, tua estação vai começar a encabeçar essa tabela hehe:

 

pmy3KjF.jpg

 

PS.: desconsiderem os 2,6°C de São Chico, é da Accurite maluca de Várzea do Cedro.

 

Tomás WRuas,

 

e quanto as máximas registradas na Várzea do Cedro,

 

e quanto as mínimas

de Várzea (2,6ºC) não seria um buraco com grande acúmulo de ar frio.

de Vacaria( 2,7ºC )

Bom Jesus( 3,3ºC),

Pedras Altas (4,8ºC)alt. 320 metros, lugar acumula frio sem vento e sem nuvens.

Pinheiro Machaco (10,2ºC) altitude 450 metros.

 

Agora marca 11,4ºC na Várzea do Cedro com vento de 15 km/h.

 

Repare no gráfico da estação do final da tarde(ontem sábado) para início da noite, vento parou totalmente e temperatura despencou de 13,6, tipo o que acontece em estações de baixada na serra da Mantiqueira.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

 

Acho que foi a mínima mesmo, vamos ter ótimas mínimas para acompanhar.

 

Foi sim. Segue tabelão da MetSul, tua estação vai começar a encabeçar essa tabela hehe:

 

pmy3KjF.jpg

 

PS.: desconsiderem os 2,6°C de São Chico, é da Accurite maluca de Várzea do Cedro.

Grande Mario, muito bom.Tem fotos da baixada pra gente ver o formato ?

 

 

À estação fica do lado da casa.

image.thumb.jpeg.d624837eeaf4f68f86a2de3b612e635e.jpeg

image.thumb.jpeg.9d4f1c8c1c0b557af3862025e805f466.jpeg

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.