Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Março/2016


Renan
 Share

Recommended Posts

Dia muito agradável aqui. Tive mínima de 20,4° e deu 19,7° no INMET. Foi um valor absolutamente escroto. POA teve a segunda maior mínima do RS, só perdendo para Tramandaí e praticamente igual ao Farol de Santa Marta. Ficou 7° acima de Santa Maria.

 

Agora faz 24,1° com 70% e temos muitas nuvens.

Link to comment
Share on other sites

Dia muito agradável aqui. Tive mínima de 20,4° e deu 19,7° no INMET. Foi um valor absolutamente escroto. POA teve a segunda maior mínima do RS, só perdendo para Tramandaí e praticamente igual ao Farol de Santa Marta. Ficou 7° acima de Santa Maria.

 

Agora faz 24,1° com 70% e temos muitas nuvens.

 

Espero que esse refresco chegue logo aqui em Indaial no vale do itajaí.

 

Mínima de 22°C e agora as 11h já faz 29°C :heat:

Link to comment
Share on other sites

Acumulados de chuva - Tocantins - Março 2016

 

Peixe: 18,4 mm

Palmas: 9,3 mm

Pedro Afonso: 56,5 mm

Araguaína: 64,2 mm

 

A situação está bem melhor que no mês de fevereiro, a previsão aponta para bons acumulados até o fim da primeira quinzena (semana que vêm). Depois tende a diminuir.

 

Resta Março e Abril com bons acumulados de chuva antes da estiagem que se inicia historicamente em Maio..

Link to comment
Share on other sites

Em Livramento, mínima de 8,2...excelente para o mês de março!!

Pra dizer que não apenas reclamo, essa semana será boa, sem picos de calorão, talvez a exceção fique por conta da quinta feira.

 

 

IH, IH, IH!!! VAI DAR CALOR EM SC!! KKKKKKKKKKKKKKKKK

 

Hahahaha, será que o clima responde de forma contrária às minhas indagações? :laugh: :laugh:

Link to comment
Share on other sites

É impressionante como a meteorologia ignora a sensação térmica no sol e só considera a umidade.Serio, esse sol do nosso verão queima muito mesmo em MarçO.o resultado disso é uma falsa sensação de temperatura....28c quando a sensação deveria estar em 32/33c ao meio dia...

 

Talvez pq os países ricos estejam em regiões mais frias onde o fato do sol queimar não conta tanto como em regiões tropicais.

Link to comment
Share on other sites

Em Livramento, mínima de 8,2...excelente para o mês de março!!

Pra dizer que não apenas reclamo, essa semana será boa, sem picos de calorão, talvez a exceção fique por conta da quinta feira.

 

 

IH, IH, IH!!! VAI DAR CALOR EM SC!! KKKKKKKKKKKKKKKKK

 

Assim, Dable, Vc é o William Siqueira dos Pampas. :mosking:

Da minha parte, eu me sentiria banhado em endorfia se tivesse mínima de 11,0 e máxima de 31 em pleno começo de março. A duras penas, tivemos uma única sub 11 na área urbana de Sampa em todo o ano passado. :hang1:

Link to comment
Share on other sites

Cidades do leste catarinense, mais precisamente de floripa pra cima estão tendo um dia quente, variando entre 30/34°

 

Sul catarinense vai oscilando entre 27/30°

 

Oeste e e meio oeste entre 25/28°

 

Planalto norte entre 23/26°

 

Vale do Itajaí entre 30/34°

 

Apenas o planalto sul vai tendo um dia mais agradável entre 19/23°

 

Extremo as 12:45h

 

Joinville 33°C

 

Morro da Igreja 16°C

Link to comment
Share on other sites

Assim, Dable, Vc é o William Siqueira dos Pampas. :mosking:

Da minha parte, eu me sentiria banhado em endorfia se tivesse mínima de 11,0 e máxima de 31 em pleno começo de março. A duras penas, tivemos uma única sub 11 na área urbana de Sampa em todo o ano passado. :hang1:

 

Março começou bem, e espero que siga assim.

Espero também, que o mês de abril faça jus ao outono, já que os últimos 2 meses de abril, foram um fiasco só.

Link to comment
Share on other sites

Cidades do leste catarinense, mais precisamente de floripa pra cima estão tendo um dia quente, variando entre 30/34°

 

Sul catarinense vai oscilando entre 27/30°

 

Oeste e e meio oeste entre 25/28°

 

Planalto norte entre 23/26°

 

Vale do Itajaí entre 30/34°

 

Apenas o planalto sul vai tendo um dia mais agradável entre 19/23°

 

Extremo as 12:45h

 

Joinville 33°C

 

Morro da Igreja 16°C

O ar mais agradável trazido pela baixa em alto-mar influencia com mais intensidade até o centro do RS. Para o norte as máximas estão altas. Tanto é que na última hora aqui em POA a máxima pelo INMET foi 27,9° e em Santa Maria 26,1°. Já em Lagoa Vermelha já bateu 26,0° e em Erechim e Passo Fundo 26,8°. De qualquer forma não há qualquer lugar frio. À exceção do Morro da Igreja, que ainda não passou dos 18,2°, todo o Sul está acima dos 20°.

 

Aqui tenho 28,1° com 52% e venta de OSO a 2,4 km/h. Benditos cumulus que estão segurando a máxima. Está bom, típico para março.

Link to comment
Share on other sites

Cidades do leste catarinense, mais precisamente de floripa pra cima estão tendo um dia quente, variando entre 30/34°

 

Sul catarinense vai oscilando entre 27/30°

 

Oeste e e meio oeste entre 25/28°

 

Planalto norte entre 23/26°

 

Vale do Itajaí entre 30/34°

 

Apenas o planalto sul vai tendo um dia mais agradável entre 19/23°

 

Extremo as 12:45h

 

Joinville 33°C

 

Morro da Igreja 16°C

O ar mais agradável trazido pela baixa em alto-mar influencia com mais intensidade até o centro do RS. Para o norte as máximas estão altas. Tanto é que na última hora aqui em POA a máxima pelo INMET foi 27,9° e em Santa Maria 26,1°. Já em Lagoa Vermelha já bateu 26,0° e em Erechim e Passo Fundo 26,8°. De qualquer forma não há qualquer lugar frio. À exceção do Morro da Igreja, que ainda não passou dos 18,2°, todo o Sul está acima dos 20°.

 

Aqui tenho 28,1° com 52% e venta de OSO a 2,4 km/h. Benditos cumulus que estão segurando a máxima. Está bom, típico para março.

 

Aqui bateu nos 34°C agora

 

Interessante no meio oeste, Fraiburgo chegou aos 30°C e Tangará que fica a uns 30km está em 24°C

Link to comment
Share on other sites

Boa tarde !

 

Assim como em outras cidades, dia típico de Março para cá também. O dia foi abafado, chegando a 29,1ºC ao meio dia. Depois foi nublando, nuvens de maior desenvolvimento se formaram a não chegamos aos 30 graus. Aliás não tivemos nenhuma máxima de 30 ou mais este mês.

 

O destaque foi na madrugada, quando tivemos uma boa tempestade, com trovoadas, relâmpagos e acumulados entre 11mm e 38mm pela cidade.

Link to comment
Share on other sites

Aqui em Sampa, tivemos manhã de céu limpo, coisa que não se via há tempos.

Fez calor mas nada de anormal para um começo de março, Mirante: 19,3°C / 31,4°C

 

A quantidade de cumulus aumentou rapidamente a partir do finalzinho da manhã.

E vamos tendo pancadas isoladas na cidade desde mais ou menos 14h.

 

Aeroportos entre 21 e 23°C.

Link to comment
Share on other sites

Hoje o dia amanheceu sem uma mínima interessante, mesmo com céu limpo durante boa parte da noite, e esquentou bastante ao longo do dia.

 

Aqui em casa tive 20,8C de mínima e 33,7C de máxima (a sensação de calor foi aliviada pela umidade baixa).

 

Infelizmente não estamos seguindo o padrão do resto de SC e do Rio Grande do Sul que tiveram temperaturas mais amenas durante o dia de hoje e a última madrugada :negative:

Link to comment
Share on other sites

Como previsto o calor voltou. Em SC ficou mais restrito ao Nordeste. Dale ar-condicionado!

 

SC:

 

Máxima: 35°C no Victor Konder/Blumenau

Mínima: 4,87°C no Centro/Urupema

Rajada máxima: 49,68 km/h no Morro da Igreja (tríplice divisa Bom Jardim da Serra/Orleans/Urubici)

Precipitação máxima: 32,4 mm na Barra do Rio Cerro/Jaraguá do Sul

Link to comment
Share on other sites

Boa noite! Em Buenos Aires dia ensolarado e ameno. Impressionante como mudou a dinâmica climática aqui e março já vai sendo 5,2ºC mais fresco que fevereiro. Hoje a temperatura variou entre 13,1ºC e 24,5ºC e agora faz 21ºC.

 

Para amanhã a previsão é de um dia de sol, com um pouco mais de calor à tarde. A mínima deve ser de 14ºC e a máxima de 28ºC. O sol nasce às 6h47 e se põe às 19h20 já.

Link to comment
Share on other sites

 

Boa mínima, por aqui creio que marcas de um dígito só no mês que vem, mas pelo menos já houve uma mudança de padrão. Mínimas que sempre estavam na faixa dos 20 a 22ºC agora estão entre 14 e 16ºC, já é um alento.

Link to comment
Share on other sites

POA destoando de quase a totalidade do RS com mínimas absolutamente deprimentes. Aqui não baixei dos 19,9°. O INMET não reporta dados das última horas, mas provavelmente ficou em 18,X°/19°. A cidade é PÉSSIMA de frio no outono ou em março devido ao efeito do Guaíba ainda aquecido. Isso que tivemos tempo bom à noite.

 

Agora faz 25,2° com 70% e venta de NNE a 3,7 km/h (predomina vento E).

Link to comment
Share on other sites

Choveu um pouco aqui ontem: 58,9 mm.

 

E tudo isso aconteceu em menos de 1 hora, foi uma chuva forte e constante por pelo menos 40 minutos.

 

Também ontem fomos de 18,3° C a 31,6° C.

 

18,5° C de mínima hoje.

 

25,6° C às 10:00 h.

 

A represa de Jundiaí está vertendo água.

 

E o Sistema Cantareira já opera com 58,8% da capacidade total. De ontem para hoje, houve um aumento de 0,8%.

 

Sem o volume morto, temos o chamado índice 3 : 29.52% da capacidade.

 

A situação então é ''confortável''. Deus queira que continue assim e que o sistema se recomponha totalmente dentro de 8 anos, que é o tempo estimado por alguns por aí.

Link to comment
Share on other sites

POA destoando de quase a totalidade do RS com mínimas absolutamente deprimentes. Aqui não baixei dos 19,9°. O INMET não reporta dados das última horas, mas provavelmente ficou em 18,X°/19°. A cidade é PÉSSIMA de frio no outono ou em março devido ao efeito do Guaíba ainda aquecido. Isso que tivemos tempo bom à noite.

 

Agora faz 25,2° com 70% e venta de NNE a 3,7 km/h (predomina vento E).

 

Quando falam da temperatura do Guaíba sempre me vem na mente aquele inverno (não me recordo se foi 2009 ou quando) que as águas estavam bem frias durante o inverno, inclusive formando denso nevoeiro em dias de maior aquecimento.

Link to comment
Share on other sites

Dia 8 de Março, dia internacional da mulher e também faltam só 12 dias para começar o outono astronômico. Na maior parte do Brasil, outono climático só mês que vem.

 

No momento faz 27,1ºC em JF e é pequena a chance de chuva hoje à tarde. As condições de trovoadas / temporais voltam com força a partir de Sábado.

Link to comment
Share on other sites

Quando falam da temperatura do Guaíba sempre me vem na mente aquele inverno (não me recordo se foi 2009 ou quando) que as águas estavam bem frias durante o inverno, inclusive formando denso nevoeiro em dias de maior aquecimento.

POA tem frio bom comparado ao resto do RS em dias de frio intenso e prolongado, ou depois de dias nublados e frios. Aí ocorre exatamente o que você disse: as águas ficam frias, o que diminui MUITO o efeito amenizador das águas sobre o ar frio.

 

Em agosto de 2013 o Guaíba bateu incríveis 6°!!! Este também é um dos fatores pelos quais invernos como, além do de 2013, 2000, 2007 e 2011 foram muito bons aqui.

 

Agora calor com 29,6° e 55%. A MetSul emitiu um alerta para chuva muito intensa no RS, principalmente no N e E do estado. Espero que não dê enchente, porque o friozinho que virá será excelente! :good2:

Link to comment
Share on other sites

Calor predominando em SC nesta terça-feira

 

Apenas a região do planalto sul e planalto norte (santa cecília) pra cima que estão mais amenas, entre 19/21° e 22/24°

 

As demais regiões, como oeste, litoral, norte, vale do itajaí, sul estão oscilando entre 28/31°

 

Aqui em Indaial mínima de 21°C e no momento já faz 28°C com céu encoberto.

Link to comment
Share on other sites

Onde posso ver os dados da estação de Morro dos Cavalos - PI? Essa estação aparece em boletins e na tabela de normais climatológicas do Inmet, mas não é possível de ser visualizada no site.

 

Durante o mês de novembro, duas frentes frias atuaram no litoral sul da Bahia e

influenciaram as condições de tempo (com formação de chuva) na região nordeste. A primeira

frente fria atuou com atividade fraca entre nos dias 11 e 12, enquanto que a segunda atuou sobre

a região entre o dia 16 a 19. Além disso, notou-se que a circulação média dos ventos em médios

e altos níveis da atmosfera intensificou as áreas de instabilidade associadas aos sistemas frontais,

o que favoreceu a formação de um canal de umidade entre as regiões norte, centro-oeste e

nordeste (Bahia em especial). Desta forma, esse cenário contribuiu para que duas estações no

Piauí e na Bahia registrassem os maiores totais diários de chuva do mês, acima de 100,0 mm:

Paulistana (PI): 128,0 mm e Morro dos Cavalos (PI): 110,0 mm, ambas no dia 19 e, Morro do

Chapéu (BA): 122,0 no dia 18 e em Caravelas (BA): 111,0 mm no dia 15. Ainda, o acumulado

de precipitação ocorrido em Paulistana (PI), corresponde ao maior total diário de chuva já

registrado em 24 horas desde 1961, superando o antigo recorde que era de 124,8 mm ocorridos

no dia 16/02/2014.

http://www.inmet.gov.br/portal/arq/upload/BOLETIM-AGRO_MENSAL_201411.pdf

 

 

Screenshot_169.png.a276584c36be10bf9fe2a104afe15d24.png

 

--------------------------------------------------------------------------------------------

 

Sobre a chuva entre o dia 18 e 19 de novembro de 2014 que é citada no boletim. Na minha cidade ela começou por volta das 21h do dia 18 e terminou na madrugada do dia 19. Se eu não estiver enganado, segundo pluviômetros de alguns moradores a chuva foi de 138 mm. Olhando o radar, me lembro que área de chuva com chance de ter chovido acima de 100 mm era gigantesca.

Link to comment
Share on other sites

As últimas saídas do GFS começam a sinalizar para um bloqueio que afetaria principalmente o Norte do RS para cima, com uma FF ficando bloqueada na fronteira do Uruguay.

 

Cy1BtVM.gif

 

BqkCMV6.gif

 

LkR6NO0.gif

 

smMDfCP.gif

 

Já o ECMWF não caracteriza algo deste tipo, já que duraria apenas 2 dias, o que é plenamente normal.Quem sabe o verão ainda não morreu...

Link to comment
Share on other sites

Onde posso ver os dados da estação de Morro dos Cavalos - PI? Essa estação aparece em boletins e na tabela de normais climatológicas do Inmet, mas não é possível de ser visualizada no site.

Existem várias estações convencionais nesta situação: estão operantes mas não aparecem no site do INMET.

 

Alguns exemplos:

Campo Bom-RS (Convencional)

Cambará do Sul-RS

Nhumirim-MS (Convencional)

Roncador-DF

Caldeirão-PI

Esperantina-PI (Convencional)

Luzilândia-PI (Convencional)

Vale do Gurguéia (Cristino Castro)-PI

Boa Esperança-ES

Muniz Freire-ES

Carmo-RJ

Angra dos Reis-RJ

Maricá-RJ

Maria da Fé-MG (Convencional)

E várias outras.

 

No BDMEP (Banco de dados do INMET), elas constam como operantes.

Mas não aparecem no site.

Não sei a causa.

 

Certa vez (Não me lembro quando), alguém comentou aqui que são estações agrometeorológicas. :?: :?:

Link to comment
Share on other sites

Onde posso ver os dados da estação de Morro dos Cavalos - PI? Essa estação aparece em boletins e na tabela de normais climatológicas do Inmet, mas não é possível de ser visualizada no site.

Existem várias estações convencionais nesta situação: estão operantes mas não aparecem no site do INMET.

 

Alguns exemplos:

Campo Bom-RS (Convencional)

Cambará do Sul-RS

Nhumirim-MS (Convencional)

Roncador-DF

Caldeirão-PI

Esperantina-PI (Convencional)

Luzilândia-PI (Convencional)

Vale do Gurguéia (Cristino Castro)-PI

Boa Esperança-ES

Muniz Freire-ES

Carmo-RJ

Angra dos Reis-RJ

Maricá-RJ

Maria da Fé-MG (Convencional)

E várias outras.

 

No BDMEP (Banco de dados do INMET), elas constam como operantes.

Mas não aparecem no site.

Não sei a causa.

 

Certa vez (Não me lembro quando), alguém comentou aqui que são estações agrometeorológicas. :?: :?:

Obrigado.

É uma pena ver que há tantas estações sendo desperdiçadas. :negative:

 

-------------------------------

 

Hoje mais um dia quente em Queimada Nova, a temperatura variou entre 25,5°C e 34°C.

Não chove faz 23 dias, existe possibilidade de pancadas nesta semana.

Link to comment
Share on other sites

Hoje também fez bastante sol e calor em Sampa.

 

Porém, diferente de ontem (Que teve ventos continentais na maior parte do dia), hoje tivemos ventos de E a SE que aliviaram bastante a sensação térmica.

 

Mirante (Conv.): 19,7°C / 29,6°C.

 

A partir do meio da tarde, o tempo "armou" por aqui.

Anunciou uma chuva que, por enquanto, não caiu.

 

Mesmo assim, as temperaturas já tiveram ligeira queda, estando entre 25 e 26°C nos aeroportos.

 

-----------------

Extraoficialmente, já tivemos 2 dias acima de 30° na estação do Mirante de Santana, em Sampa, neste mês de março de 2016:

30,8°C (Automática) no dia 6

31,4°C (Convencional) no dia 7 (Ontem)

 

Em março do ano passado, 2015, a estação do Mirante registrou 3 marcas de 30°C ou mais:

30,5°C (04/03)

31,6°C (05/03)

30,8°C (27/03)

Link to comment
Share on other sites

Primeira máxima acima de 30 graus este mês, já que atingimos hoje a marca de 31,2ºC.

 

Dia quente normal de Março...este verão, graças a Deus, nos recompensou em relação aos últimos dois...

Tive exatamente a mesma máxima de 31,2°! A u.r. não baixou dos 52%. Em compensação teremos MUITA chuva amanhã e 5ª-feira, principalmente na próxima noite e madrugada. Teremos dias fechados e bem amenos pela frente.

 

Agora faz 27,7° com 66% e venta de E a 6,4 km/h.

Link to comment
Share on other sites

Noite começando com céu com algumas nuvens aqui! Agora 24 graus na Mooca.

Na grande SP chegamos a ter algumas pancadas que caíram de forma mais isolada. Meu bairro não foi atingindo.

 

Hoje as pancadas no estado acabaram sendo mais isoladas e isso foi consequência do aumento do geopotencial em 500 hpa.

Link to comment
Share on other sites

Pelotas já com ares de outono. Hoje variamos de 14,3ºC a 27,4ºC. As mínimas nos últimos dias tem ficado entre 14/15ºC e as máximas entre 26/28ºC mesmo com predomínio de sol. O ar mais seco (50% e até menos durante a tarde) e os ventos tem mantido a sensação térmica bem agradável mesmo nas horas mais aquecidas do dia. É o paraíso comparado ao que foi fevereiro.

 

Por enquanto as parciais de março (até hoje, dia 8):

 

Média das mínimas 16,1ºC (-2,7ºC)

Média das máximas 26,7ºC (-1,1ºC)

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.