Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Agosto/2015


Rafael D
 Share

Recommended Posts

E setembro vai seguindo dentro da normalidade, hoje a variação aqui em casa foi de 16,6° a 32,8° e a umidade mínima chegou a 22%. Para os próximos dias, mais do mesmo, apenas no domingo, com a passagem da frente no oceano, deverá acontecer uma maior movimentação do ar por aqui, uma breve melhoria na qualidade do ar, depois disso retoma-se o padrão de noites frescas e máximas dentro da normal para Palmas-TO...

 

Faz 23,3° em casa agora...

Link to comment
Share on other sites

Meu Deus do Céu: o americano TIROU o frio do dia 15 em diante, pegando de raspão apenas o O e S do RS e reestabelecendo a drenagem de ar tropical do Chaco logo em seguida. Já o ETA dá um refresco... de 10° a 20° para POA nesses dias. Nem frio é. É apenas a média.

 

Espero que sejam apenas rodadas isoladas, porque se isso se mantiver eu chuto o balde. Um novo 2012. E que esperança se tem do futuro com El Niño forte e Atlântico quente na costa do Sudeste e Sul do Brasil? Vocês têm ideia do que isso significa para os próximos meses? CALOR, CALOR E CALOR com CHUVA, CHUVA e CHUVA.

 

Esse quadro é o sufoco com enchente. Por sinal, desde o início do outono a MetSul vem alertando para MUITA chuva no Sul da segunda metade do "inverno" e na primavera. Na minha opinião o quadro que começa a se desenhar é preocupante... e insuportável.

 

Agora 24,6° com 58%. Às 22 h de 6 de agosto...........

Link to comment
Share on other sites

Meu Deus do Céu: o americano TIROU o frio do dia 15 em diante, pegando de raspão apenas o O e S do RS e reestabelecendo a drenagem de ar tropical do Chaco logo em seguida. Já o ETA dá um refresco... de 10° a 20° para POA nesses dias. Nem frio é. É apenas a média.

 

Espero que sejam apenas rodadas isoladas, porque se isso se mantiver eu chuto o balde. Um novo 2012. E que esperança se tem do futuro com El Niño forte e Atlântico quente na costa do Sudeste e Sul do Brasil? Vocês têm ideia do que isso significa para os próximos meses? CALOR, CALOR E CALOR com CHUVA, CHUVA e CHUVA.

 

Esse quadro é o sufoco com enchente. Por sinal, desde o início do outono a MetSul vem alertando para MUITA chuva no Sul da segunda metade do "inverno" e na primavera. Na minha opinião o quadro que começa a se desenhar é preocupante... e insuportável.

 

Agora 24,6° com 58%. Às 22 h de 6 de agosto...........

 

 

Quente ai hein Marcos ...

 

Aqui super hiper agradavel

 

Reserva 3,7°C

 

Casa 5,5°C

Link to comment
Share on other sites

SINAL AMARELO, DA SEGUNDA QUINZENA DE AGOSTO AOS 20 DIAS DE SETEMBRO, MUITA CHUVA EM SC.
Bloqueio a vista no sudeste...? :russian: :sad:

 

-----------

Sampa em agosto...

 

Mirante (Normal 1981-2010: 13,0°C / 24,1°C)

01 - 14,3 / 26,4

02 - 13,8 / 26,3

03 - 14,9 / 26,9

04 - 15,2 / 27,4

05 - 15,0 / 27,2

06 - 16,3 / 27,7

 

IAG

01 - 12,2 / 27,9

02 - 11,2 / 27,5

03 - 8,6 / 28,1

04 - 11,9 / 28,7

05 - 12,2 / 28,3

06 - 15,7 / 28,2

 

--------------

 

E.T.: O recorde do Mirante para agosto é 33,1°C em 31/08/1955.

É o único recorde de calor da normal 1931-1960 que persiste até hoje.

 

O recorde do IAG para agosto é 33,0°C, registrados em 28/08/1961 e 31/08/1963.

Link to comment
Share on other sites

Indaial Agosto:

 

+3,1 nas mínimas

+6,2 nas máximas

 

Era tudo o que eu queria após 23 meses de anomalia positiva. Mais um pouco e chegamos nas anomalias parciais do começo de Janeiro e Fevereiro de 2014. É um filme de terror que não acaba nunca.

 

Moretão, estamos bem na foto desde Minas Gerais até Río Gallegos! Viva o ASAS!!!

Link to comment
Share on other sites

Indaial Agosto:

 

+3,1 nas mínimas

+6,2 nas máximas

 

Era tudo o que eu queria após 23 meses de anomalia positiva. Mais um pouco e chegamos nas anomalias parciais do começo de Janeiro e Fevereiro de 2014. É um filme de terror que não acaba nunca.

 

Moretão, estamos bem na foto desde Minas Gerais até Río Gallegos! Viva o ASAS!!!

image.thumb.jpg.331881d239a97cb321dfeb4d4d4d2696.jpg

Link to comment
Share on other sites

Quase 23h e registro 27ºC em Teutônia. Na Linha Welp a temperatura saltou de 19,1ºC para 27,4ºC em menos de 50 minutos. Vento quente e seco segue soprando forte. Rajadas de 53 Km/h no Morro das Antenas.

Essa temperatura creio ser um aquecimento adiabático, como em Santa Maria, que agora tem 28ºC. Na região de Taquara, Igrejinha e Parobé também faz por volta de 28ºC. Estações mais ao sul aqui no Vale do Taquari tem temperatura mais amena do que aqui em Teutônia.

wunder.gif.6ebce89cdb3e88286cafbe519380c0ea.gif

Link to comment
Share on other sites

NÃO É PIORAR O TEMPO, SIM O AMBIENTE NO FÓRUM. ACHO QUE ENTENDESTES MUITO BEM.

 

Discordo absolutamente. Como assim piorar o ambiente do fórum?

 

Sendo realista? Trazendo uma infinidade de mapas, constatações e algumas análises? Dando nome aos bois sem dourar a pílula?

 

Você é meu amigo e tenho o maior respeito e consideração por você, pelo que representa e por ser um professor para muitos aqui dos quais me incluo. Mas temos que concordar em tudo?

 

Ronaldo, acho que neste ponto não estás sendo justo comigo em afirmar que estou agindo de modo a piorar o ambiente do fórum.

 

Se as coisas não estão como você e todos aqui gostariam, vamos fazer o que? Se estamos atravessando um dos invernos mais quentes em partes do Brasil, vamos ignorar algo que pode entrar para história?

 

Gostaria de estar falando de projeção de frio, neve, negativas. Mas o quadro é oposto, e é este o tema, goste ou não, que domina o debate.

 

Obs: a propósito são 23h00 de 6 de agosto e o Rio Grande do Sul experimenta 28oC a 27oC em alguns pontos.

Link to comment
Share on other sites

Quase 23h e registro 27ºC em Teutônia. Na Linha Welp a temperatura saltou de 19,1ºC para 27,4ºC em menos de 50 minutos. Vento quente e seco segue soprando forte. Rajadas de 53 Km/h no Morro das Antenas.

Essa temperatura creio ser um aquecimento adiabático, como em Santa Maria, que agora tem 28ºC. Na região de Taquara, Igrejinha e Parobé também faz por volta de 28ºC. Estações mais ao sul aqui no Vale do Taquari tem temperatura mais amena do que aqui em Teutônia.

Esses dados são muito impressionantes. Alguém aqui disse a uns dois dias atrás que o RS poderia ter mínimas de 25°/28° nalgum desses dias e eu achei exagero. Agora eu não acho mais. O pé da serra está FERVENDO! Seria muito calor mesmo para o auge do verão.

 

Aqui está mais "agradável". Tenho 23,8° com 59%. Mas como as coias podem piorar SEMPRE, para usar o meu pessimismo a la 2012, além desse calor temos tempo quase nublado!! Isso gente! Além de uma noite tórrida para os padrões de agosto ainda temos a famosa MM para ferrar um pouco mais!!!

 

De agora em diante tratarei esse ano como 2012: chutando o balde geral.

Link to comment
Share on other sites

Ue, chove muito no sul culpam o El Nino, dias quentes e secos culpam o El Nino...

É exatamente o que o El Niño traz: calor fora de época e chuva acima da média. Só que neste ano a coisa tende a piorar MUITO, porque temos El Niño forte e Atlântico MUITO quente!

 

O mapa que o Bruno postou é o resumo do que é este "inverno" 2015. E digo mais: a coisa vai piorar com a chegada da primavera, tanto quanto à chuva como quanto ao calor. Essa é minha aposta Padrão 2012: vai ferrar geral.

Link to comment
Share on other sites

Previsão da MetSul para POA: 20° a 34° na 6ª e 22° a 35° no sábado. Não, não é a previsão de janeiro passado, só para avisar. Sem uma chuva sequer até pelo menos 5ª-feira que vem, dia 13. Até o momento os prognósticos ainda dão chuva para o dia 14.

 

Ainda... mas é melhor não comentar muito.

 

Agora ESQUENTOU: faz 23,9°. Yessss!!!

Link to comment
Share on other sites

Quase 23h e registro 27ºC em Teutônia. Na Linha Welp a temperatura saltou de 19,1ºC para 27,4ºC em menos de 50 minutos. Vento quente e seco segue soprando forte. Rajadas de 53 Km/h no Morro das Antenas.

Essa temperatura creio ser um aquecimento adiabático, como em Santa Maria, que agora tem 28ºC. Na região de Taquara, Igrejinha e Parobé também faz por volta de 28ºC. Estações mais ao sul aqui no Vale do Taquari tem temperatura mais amena do que aqui em Teutônia.

Esses dados são muito impressionantes. Alguém aqui disse a uns dois dias atrás que o RS poderia ter mínimas de 25°/28° nalgum desses dias e eu achei exagero. Agora eu não acho mais. O pé da serra está FERVENDO! Seria muito calor mesmo para o auge do verão.

 

Aqui está mais "agradável". Tenho 23,8° com 59%. Mas como as coias podem piorar SEMPRE, para usar o meu pessimismo a la 2012, além desse calor temos tempo quase nublado!! Isso gente! Além de uma noite tórrida para os padrões de agosto ainda temos a famosa MM para ferrar um pouco mais!!!

 

De agora em diante tratarei esse ano como 2012: chutando o balde geral.

 

Marcos, foi eu, pelos mapas que alguém tinha postado as mínimas ficariam ente 25/28C°durante a noite na região central do RS e as máximas ficariam perto dos 35/36C°

 

Hoje por exemplo São Gabriel acho que registrou a maior do RS né, com impressionantes 34C° e acho que entre amanhã e segunda tem de a piorar, com certeza vai ter cidades que vão encostar nos 36C° e se duvidar chegue na casa dos 37C° (o que seria catastrófico se tratando de início de agosto)

 

Aqui na região do vale do itajai o calor tem se feito presente, mas de forma menos intensa, noites entre 19/21C° e durante o dia entre 26/27C°

 

Mas acredito que no final de semana iremos encostar entre 30/32C° por aqui também com aquelas noites abafadas entre 21/23C°

 

:negative: :negative: :negative: :negative: :negative: :negative:

Link to comment
Share on other sites

Cheguei aqui em Floripa com uma temperatura super agradável, brisa fresca.

 

Enquanto isso, em JF, faz 12,7C.

 

Bruno, eu acho que MG aparece com anomalias positivas devido às estações serem em topos, pois nas baixadas o frio matinal tem compensado as tardes mais quentes. Esta tudo normal em MG, eu garanto!

Link to comment
Share on other sites

Vento norte está muito forte hoje, como não via há tempos. Meia-noite e meia e temperatura de 28,1ºC no INMET com rajadas de 53,7 Km/h e URA em queda. No bairro Languiru faz 27,2ºC, na Linha Welp baixou um pouco agora, faz 26,5ºC, na Lagoa da Harmonia 23,3ºC e no Morro das Antenas, 22,8ºC.

Link to comment
Share on other sites

Vento norte está muito forte hoje, como não via há tempos. Meia-noite e meia e temperatura de 28,1ºC no INMET com rajadas de 53,7 Km/h e URA em queda. No bairro Languiru faz 27,2ºC, na Linha Welp baixou um pouco agora, faz 26,5ºC, na Lagoa da Harmonia 23,3ºC e no Morro das Antenas, 22,8ºC.

 

INCRÍVEIS esses valores daí, Frederico! Agosto mais uma vez entrando para os anais de calor no Sul. Eu vim para cá passar uma estadia de 12 dias, mas está parecendo mais que estou no nordeste brasileiro, kkkkkkkkkkkkk.

Link to comment
Share on other sites

Vento norte está muito forte hoje, como não via há tempos. Meia-noite e meia e temperatura de 28,1ºC no INMET com rajadas de 53,7 Km/h e URA em queda. No bairro Languiru faz 27,2ºC, na Linha Welp baixou um pouco agora, faz 26,5ºC, na Lagoa da Harmonia 23,3ºC e no Morro das Antenas, 22,8ºC.

 

INCRÍVEIS esses valores daí, Frederico! Agosto mais uma vez entrando para os anais de calor no Sul. Eu vim para cá passar uma estadia de 12 dias, mas está parecendo mais que estou no nordeste brasileiro, kkkkkkkkkkkkk.

 

Tua primeira vez aqui no sul Renan ?

Link to comment
Share on other sites

Vento norte está muito forte hoje, como não via há tempos. Meia-noite e meia e temperatura de 28,1ºC no INMET com rajadas de 53,7 Km/h e URA em queda. No bairro Languiru faz 27,2ºC, na Linha Welp baixou um pouco agora, faz 26,5ºC, na Lagoa da Harmonia 23,3ºC e no Morro das Antenas, 22,8ºC.

 

INCRÍVEIS esses valores daí, Frederico! Agosto mais uma vez entrando para os anais de calor no Sul. Eu vim para cá passar uma estadia de 12 dias, mas está parecendo mais que estou no nordeste brasileiro, kkkkkkkkkkkkk.

 

 

Tua primeira vez aqui no sul Renan ?

 

Não. É a Quinta vez que venho, na verdade. Já fui tanto no verão quanto no inverno aqui em Floripa. A última que vim, em Julho de 2012, estava bastante frio lá na serra gaúcha. Naquela ocasião, peguei o momento mais frio daquele inverno mixuruca. Já neste de 2015, praticamente não houve períodos frios, e desta vez estou pegando aqui no Sul o auge deste veranico.

Link to comment
Share on other sites

Não é só pra vocês que o pau tá quebrando, as noites aqui também tem sido umas tragédias, já é de conhecimento de todos que esse ano está conseguindo ser pior que 2014, não tem mais salvação, só um evento de frio catastrófico pra salvar a pátria. Ainda bem que praticamente todos já tinham conhecimento do que estava por vir.. É a asas fazendo história no inverno brasileiro! :sarcastic:

 

________________________________________________________

 

 

Começou a ventar N/NNE aqui constante, em 1hr subiu mais de 3 graus e a umidade caiu na baixada, agora 21,7ºC 68% NNE 5km/h e segue subindo! Por conta do maldito vento a diferença entre topo e baixada está praticamente nula. Aqui em cima tenho 22,2ºC 56% agora.

 

INCRÍVEL Cuiabá na ultima atualização estava com 26,8ºC, vento norte e apenas 36%!!

 

É RIR PRA NÃO CHORAR..

Link to comment
Share on other sites

Finalmente os modelos vão convergindo por algum alívio ao calor sufocante no Sul do Brasil por volta do dia 15.

 

CFS, CMC e Europeu são os que mostram algo um pouco mais consistente. Um avanço de ar frio ainda fraco, mas já suficiente para aliviar a panela de pressão que vivemos.

 

Mas ainda como o prazo é longo e o padrão do jato subtropical intenso devemos ficar com os dois pés atrás. E apesar do alívio previsto por alguns modelos, podemos dizer que a situação é tão ruim, mas tão ruim, que até o Global do Inpe aposta neste momento que o alivio chega bastante bloqueado e que logo o padrão de calor volta.

 

A mínima no Morro da Igreja foi de 12oC! A média coletada nestes anos de estação até o momento para o mês é de 8,7oC, só para ter uma dimensão a mínima ABSOLUTA nestes sete dias ainda não atingiu a MÉDIA prevista para o mês.

Link to comment
Share on other sites

MetSul Meteorologia ‏@metsul 1 hHá 1 hora Brasil

 

CALOR | Acredite! Estação meteorológica do bairro Planalto em Santa Rosa teve hoje a mínima mais alta de 2015. Fez 23,2ºC.

 

 

CALOR | Às 7h #VeraoNoInverno Teutônia: 27ºC Santa Maria: 27ºC Canoas: 26ºC Santa Rosa: 24ºC Campo Bom: 25ºC Livramento: 24ºC

 

CALOR | Previsão de máximas hoje: POA: 33º/35ºC Vales: 34ºC/36ºC Noroeste: 33º/35ºC Centro: 33ºC/35ºC Serra: 28ºC/30ºC

 

 

:beach:

Link to comment
Share on other sites

MetSul Meteorologia ‏@metsul 1 hHá 1 hora Brasil

 

CALOR | Acredite! Estação meteorológica do bairro Planalto em Santa Rosa teve hoje a mínima mais alta de 2015. Fez 23,2ºC.

 

 

Sem precedentes. Para mim, a pior onda de calor no começo de agosto desde que comecei a acompanhar meteorologia.

 

Aqui em Florianópolis o forte nordestão vai trazer alívio do mar. A que ponto chegamos! Contar com o vento nordeste para não passar mais calor...

Link to comment
Share on other sites

O amanhecer de hoje não foi o mais quente já registrado aqui, mas a temperatura é muito elevada. Ficou em 26,4ºC no bairro Languiru e o vento além de não parar a noite inteira, se intensificou agora pela manhã. As rajadas máximas até o momento foram de 57,6 Km/h no INMET, 69,0 Km/h no Morro das Antenas e 80,0 Km/h na Linha Welp.

A URA se manteve a noite inteira entre 30% e 40%, agora está em 33% no INMET. Coisa de louco isso!

Link to comment
Share on other sites

Bizarra também foi a mínima na cidade de Urupema: 15,6ºC! No Morro das Torres o vento norte reinou e pode ser a explicação dessa alta temperatura na cidade.

 

Aqui os dias estão amanhecendo com neblina/cerração alta..mínimas altas também..mas no alto da serra a neblina tem sido pouco frequente, o que garante mínimas de 8 a 10ºC neste tempo xoxo, sendo uma das regiões com mínimas mais interessantes desse agosto horrendo em SC

Link to comment
Share on other sites

Bizarra também foi a mínima na cidade de Urupema: 15,6ºC! No Morro das Torres o vento norte reinou e pode ser a explicação dessa alta temperatura na cidade.

 

Aqui os dias estão amanhecendo com neblina/cerração alta..mínimas altas também..mas no alto da serra a neblina tem sido pouco frequente, o que garante mínimas de 8 a 10ºC neste tempo xoxo, sendo uma das regiões com mínimas mais interessantes desse agosto horrendo em SC

 

 

Dona Francisca fugiu né , com minima na cada dos 8°C .....

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.