Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Agosto/2015


Rafael D
 Share

Recommended Posts

Este Julho e Agosto não esta facil nem para o gelo na Antártida....

 

http://i.imgur.com/WGwFOEq.png

 

Nazar,

 

Ótimo. [mode=maionese/on]

 

Pense que isto é uma alteração do padrão circulação zonal em torno do polo.

 

Mesmo que a SAM [south annular mode] permaneça positiva [característica do atual padrão ENSO tanto pela componente EN como pela componente SOI].

 

É indicativo ao menos de uma mudança no padrão AAO [ EFO 1 daq SAM]

 

[mode=maionese/off]

 

Talvez

Link to comment
Share on other sites

Este Julho e Agosto não esta facil nem para o gelo na Antártida....

 

http://i.imgur.com/WGwFOEq.png

 

Nazar,

 

Ótimo. [mode=maionese/on]

 

Pense que isto é uma alteração do padrão circulação zonal em torno do polo.

 

Mesmo que a SAM [south annular mode] permaneça positiva [característica do atual padrão ENSO tanto pela componente EN como pela componente SOI].

 

É indicativo ao menos de uma mudança no padrão AAO [ EFO 1 daq SAM]

 

[mode=maionese/off]

 

Talvez

Link to comment
Share on other sites

Projeção do CFS continua insistindo, que a cidade de São Paulo verá seus primeiros 30 graus no final (ou um pouco antes) de Agosto... O que não é tão anormal assim vendo os últimos anos (vendo o lado bom da coisa).

http://i.imgur.com/1faziWj.gif

Realmente, 30/31°C na 2ª quinzena de agosto não é nada do outro mundo em Sampa.

Seria anormal se persistisse por muitos dias seguidos.

 

--------------

 

Recife registrou 18,4°C de mínima ontem.

Link to comment
Share on other sites

:vampire: Algumas mínimas de hoje no sudeste (INMET): :vampire:

 

Monte Verde-MG: 3,6°C

Nova Friburgo-RJ: 3,9°C

Caldas-MG: 4,7°C

Águas Vermelhas-MG: 5,6°C (Divisa com a BA)

Campos do Jordão-SP (Conv.): 5,6°C

Caparaó-MG (Conv.): 5,7°C

Maria da Fé-MG: 5,7°C

São Lourenço-MG (Conv.): 6,8°C

Florestal-MG: 7,0°C

São João del Rei-MG: 7,1°C

Rancharia-SP: 8,0°C

Conceição do Mato Dentro-MG (Conv.): 8,1°C

Machado-MG (Conv.): 8,7°C

Manhuaçu-MG: 8,7°C

Rio Pardo de Minas-MG: 9,0°C (Divisa com a BA)

Buritis-MG: 9,1°C

Montalvânia-MG: 9,1°C (Idem)

Patrocínio-MG: 9,1°C

Capelinha-MG: 9,2°C

São Luís do Paraitinga-SP: 9,4°C

Viçosa-MG: 9,5°C

Itamarandiba-MG: 9,6°C

 

---------------

Águas Emendadas-DF: 7,0°C

Vitória da Conquista-BA (Aut.): 8,9°C

Correntina-BA (Conv.): 9,5°C

Link to comment
Share on other sites

 

Quando a conta vier (pós EN) quero ver qual vai ser a notícia:

 

http://i62.tinypic.com/nqedeb.jpg

 

Essa é a tese do Bastardi. O El-Nino atual vai trazer um aquecimento no curto prazo pra depois vir um tombo.

 

Evidente que Joe Bastardi não diria que é o inventor do óbvio.

 

A temperatura global da atmosfera aumenta com El Niño com lag de 2 a 4 meses, portanto nenhuma novidade.

 

Sim, é resultado do mecanismo de oscilação per se, crédito aos pescadores peruanos/chilenos. O interessante do gráfico é sua tendência.

 

A temperatura global medida na LT (low troposphere) está estável há 18 anos ou mais (depende da barra de erros que a RSS utiliza nos dados de satélites)

(...) [highlight=yellow]O resultado líquido tem sido no meu entendimento um "novo" patamar de equilíbrio(...)[/highlight]

 

Conforme foi discutido no outro tópico: as cidades de São Simão, Pirassununga, São Carlos e Rio Claro (mais ao norte do estado de SP) apresentam no últimos 20-30 anos tendências de temperaturas médias crescentes e/ou decrescentes todas insignificantes. Vendo os dados rapidamente, o mesmo ocorre parece ocorrer para algumas cidades no sul do estado (nos gráficos apenas média das mínimas de julho, últimos 20 anos):

 

t9h98k.jpg

Link to comment
Share on other sites

:vampire: Algumas mínimas de hoje no sudeste (INMET): :vampire:

 

Monte Verde-MG: 3,6°C

 

 

Aldo, interessante, sempre vi, especialmente no Jornal Hoje da Globo diversas vezes eles relatando as mínimas espetaculares de Monte-Verde em Minas.

 

Já vi diversos sites por ai afora publicando Monte Verde como um município... "Hoje em Monte Verde, MG fez X temperatura"

 

E um dia publiquei aqui também o William até tirou um sarrinho de mim (sei que na esportiva) " Monte verde nem é cidade, é um distrito de camanducaia, kkk "

 

Acho que se você fizer uma enquete com o povo que já ouviu falar de Monte Verde, 95% vão dizer que é um município...

 

Como gostam de confundir a cabeça da turma né :laugh:

Link to comment
Share on other sites

FINALMENTE o americano pegou a baixa pressão no Atlântico no sábado, 15/8, e mostra a linha de 0° em 850 hpa chegando na fronteira do RS com o Uruguai de um alta de 1030 hpa. Seria o melhor cenário de frio deste ano até agora, porque seria o primeiro ciclone na nossa costa neste inverno com uma massa de ar frio intensa, ainda que nada excepcional.

 

Hoje máxima de 20,2°. O sol apareceu um pouco e deu até para sentir um (infeliz) calorzinho.

 

De amanhã em diante é SÓ CALOR até a chegada do sistema que descrevi acima.

Link to comment
Share on other sites

Dia de verão em Florianópolis. Pelo centro da cidade parecia carnaval, meados de fevereiro. Clima de festa e muito calor, motivados com a reinauguração do mercado público municipal.

 

Roupas de verão e os engravatados reclamando do calor sufocante.

 

 

UM DIA BEM FRIO DE VERÃO....17,2/24,9 QUE NEM AQUI...12,2/18,6

Link to comment
Share on other sites

Dia de verão em Florianópolis. Pelo centro da cidade parecia carnaval, meados de fevereiro. Clima de festa e muito calor, motivados com a reinauguração do mercado público municipal.

 

Roupas de verão e os engravatados reclamando do calor sufocante.

 

 

UM DIA BEM FRIO DE VERÃO....17,2/24,9 QUE NEM AQUI...12,2/18,6

 

Aqui o dia já foi primaveril, 18,2 / 26

 

Hoje já deu um frescor, comparado aos últimos dias que ficou entre 29/31C :good2:

 

Só essas mínimas que estão ridículas, não ta baixando dos 16/17C° hoje mesmo não baixou dos 18C

Link to comment
Share on other sites

 

Sim, é resultado do mecanismo de oscilação per se, crédito aos pescadores peruanos/chilenos. O interessante do gráfico é sua tendência.

 

A temperatura global medida na LT (low troposphere) está estável há 18 anos ou mais (depende da barra de erros que a RSS utiliza nos dados de satélites)

(...) [highlight=yellow]O resultado líquido tem sido no meu entendimento um "novo" patamar de equilíbrio(...)[/highlight]

 

Conforme foi discutido no outro tópico: as cidades de São Simão, Pirassununga, São Carlos e Rio Claro (mais ao norte do estado de SP) apresentam no últimos 20-30 anos tendências de temperaturas médias crescentes e/ou decrescentes todas insignificantes. Vendo os dados rapidamente, o mesmo ocorre parece ocorrer para algumas cidades no sul do estado (nos gráficos apenas média das mínimas de julho, últimos 20 anos):

 

t9h98k.jpg

 

Anderson,

 

Parabéns pelos gráficos. Isto mostra como o nível do fórum é agradável.

 

A parte fantástica de tudo isto com os dados é possível reproduzir muitas das teses e com um "agravante" detetar erros ou fazermos melhor.

 

Isto explica parcialmente a razão de certos dados estarem "perdidos" em porões obscuros.

 

Congrats.

 

Se houver tempo leia rapidamente a tese abaixo.

 

Ronaldo, Eu sei que você não lerá.

 

Abraços....inté manhã.....

 

 

 

Urussanga, SC

=======================================================================

 

Prudêncio et al. (1999), analisando dados de 32 estações pluviométricas do litoral de Santa Catarina, com séries de dados variando entre 1961 a 1995, constataram que em doze estações houve aumento significativo na precipitação total anual, em uma houve diminuição, e nas restantes não houve tendência significativa. [highlight=yellow]Esses dados mostram que muitas alterações têm caráter regional, e não estão relacionadas a uma mudança global do clima. Berlato et al. (1995), estudando dados de precipitação de 17 locais do Rio Grande do Sul, não identificaram tendências de longo prazo na precipitação pluvial anual, ressaltando que as reduções e incrementos que se observaram em curto período se referem, possivelmente, à flutuação natural da precipitação pluvial.[/highlight]Material e Métodos

 

Foram utilizados dados de precipitação mensal e temperatura média mensal da estação meteorológica de Urussanga, SC, relativos ao período de 1924 a 1998. A estação meteorológica, classificada como Estação Climatológica Principal, pertence à rede meteorológica da Empresa Catarinense de Pesquisa Agropecuária (Epagri), e está localizada na estação experimental (latitude 28º31' S, longitude 49º19' W, com altitude de 48,2 m), próximo ao centro urbano de Urussanga com aproximadamente 10.000 habitantes. No período anterior a 1955, a estação estava em local distante aproximadamente 2 km do atual.

 

 

 

Resultados e Discussão

 

Observa-se que pelo teste Run somente as séries de precipitação pluvial total anual e da temperatura média anual não podem ser consideradas como sendo homogêneas (Tabela 1). Pela análise de regressão, observa-se que há tendência significativa no aumento da precipitação total anual, da ordem de 3,4 mm por ano. Porém, quando analisada por trimestre, verifica-se que a tendência só é significativa no quarto trimestre do ano. Prudêncio et al. (1999), analisando dados de 32 estações pluviométricas do litoral de Santa Catarina, com séries de dados variando entre 1961 a 1995, constataram que em doze estações houve aumento significativo na precipitação total anual, em uma houve diminuição, e nas restantes não houve tendência significativa. Esses dados mostram que muitas alterações têm caráter regional, e não estão relacionadas a uma mudança global do clima. Berlato et al. (1995), estudando dados de precipitação de 17 locais do Rio Grande do Sul, não identificaram tendências de longo prazo na precipitação pluvial anual, ressaltando que as reduções e incrementos que se observaram em curto período se referem, possivelmente, à flutuação natural da precipitação pluvial.

 

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-204X2001000500001

Link to comment
Share on other sites

Quando a conta vier (pós EN) quero ver qual vai ser a notícia:

 

nqedeb.jpg

 

Esse gráfico mostra bem o que comentei lá no tópico de ENSO: vejam o quanto de energia o planeta está gastando/perdendo desde 2011/12 para formar esse Niño em meados de 2015! São mais de 3 anos gastando lentamente a energia para chegar onde chegou!

 

O El Niño é uma das formas encontradas pelo planeta para resfriá-lo (como bem lembrou o Mafili), liberando todo esse calor que estava aprisionado no oceano, o famoso missing heat que a turma do Anthony Watts, Bob Tisdale e Bastardi gostam de comentar ( http://wattsupwiththat.com/2015/03/14/bad-news-for-trenberths-missing-heat-new-study-finds-the-deep-oceans-cooled-from-1992-to-2011-and/ ). Todos fazem parte do também famoso downwelling/upwelling dos oceanos.

 

Ou seja: logo logo vem o tombo e aí também quero ver qual será a notícia!

Link to comment
Share on other sites

Porto Alegre esses últimos 2 dias teve uma coisa que gosto bastante. Temperatura minimas altas e máximas baixa com baixa amplitude térmica de apenas 4º variando entre 16º ~ 20º.

 

hedsgpa não é da minha conta... Mas você mora em Porto Alegre ou Curitiba ? ... Você deve ser natural do extremo sul gaúcho né, região de pinheiro machado e canguçu né... Pois sempre vejo você relatando que PM é uma das cidades mais frias do RS.

 

Pergunto pq vejo nos posts que sua localização é curitiba, ai só queria entender, :good2:

Link to comment
Share on other sites

Que linda a cidade de Curitiba! Não importa se está quente, ainda assim continua linda.

 

Eu ando pelas ruas daqui da capital paranaense e uma cena é comum: grandes filas para tomar sorvete!

 

Coutinho, eu devo passar aí em SJ, provavelmente, na Sexta. Na Segunda que vem eu acho que me hospedarei em Urupema.

 

Estou acompanhando o baz quanto a essa suposta MP do meio do mês. Caso aconteça, eu fico mais alguns dias para testemunhar.

Link to comment
Share on other sites

POwww quer dizer que o Rio de Janeiro pode ter uma anomalia de +2,0 no próximo verão???? gente isso é surreal quando se trata do Rio!! Estarei me sentindo em Dubai, porém sem luxo de ter ar condicionado em pontos de ônibus e contas de luz barata

 

Representaria uma compensada de 30,6° se tomado como referencia o mês de fevereiro. A efeito de comparação, o mês mais quente já registrado aqui, fev/1994 teve compensada de 31,3°(+2,7°). Se a previsão se confirmar, seria um mês semelhante a fevereiro de 2010, que teve 5 dias de máxima de 40° ou mais. Preparemo-nos!!

Link to comment
Share on other sites

Porto Alegre esses últimos 2 dias teve uma coisa que gosto bastante. Temperatura minimas altas e máximas baixa com baixa amplitude térmica de apenas 4º variando entre 16º ~ 20º.

 

hedsgpa não é da minha conta... Mas você mora em Porto Alegre ou Curitiba ? ... Você deve ser natural do extremo sul gaúcho né, região de pinheiro machado e canguçu né... Pois sempre vejo você relatando que PM é uma das cidades mais frias do RS.

 

Pergunto pq vejo nos posts que sua localização é curitiba, ai só queria entender, :good2:

 

Hoje moro em Curitiba, porém já morei em Porto Alegre também, e nasci em Caxias do Sul. E quanto a Canguçu e a Pinheiro Machado é verdade, uma cidade de 450mts de altitude tem médias bem próximas as de São Joaquim, por isso lamento a falta de estação em Pinheiro Machado que está mais ao sul.

Link to comment
Share on other sites

Aldo, interessante, sempre vi, especialmente no Jornal Hoje da Globo diversas vezes eles relatando as mínimas espetaculares de Monte-Verde em Minas.

Já vi diversos sites por ai afora publicando Monte Verde como um município... "Hoje em Monte Verde, MG fez X temperatura"

E um dia publiquei aqui também o William até tirou um sarrinho de mim (sei que na esportiva) " Monte verde nem é cidade, é um distrito de camanducaia, kkk "

Acho que se você fizer uma enquete com o povo que já ouviu falar de Monte Verde, 95% vão dizer que é um município...

Como gostam de confundir a cabeça da turma né :laugh:

Verdade.

 

Hoje mesmo, no site da Climatempo, estava: "Na cidade de Monte verde..." :shout:

 

------------

Aqui em Sampa, temos muitas nuvens (Não está totalmente fechado) que só estão servindo para brecar a queda da temperatura... :negative:

 

Às 20h, estava

Mirante: 21,6°C

IAG: 18,4°C

 

Esta temperatura do Mirante, neste horário, pode ser até de um dia de verão, depois de um belo "pé d'água" no final da tarde. :sad:

Link to comment
Share on other sites

Sábado vai ser um dia bem difícil para os gaúchos. Anomalias na ordem de +12/+14°C pela manhã, e +10/+12°C à tarde. Pela projeção do ECMWF das 12Z, a faixa leste do estado gaúcho terá anomalias positivas persistentes, em todos os momentos, de 0 a 240h. Em 174h inicia-se um avanço de ar frio pelo interior do continente, mas mesmo sobre o RS o ar frio tem dificuldades de avançar.

 

odT9sSF.png

XmhG4Rw.png

 

Destaque para as mínimas: de 25 a 28°C em Santa Maria, e mesmo 22/23°C em Bagé. Isso no sábado.

Link to comment
Share on other sites

Aldo, interessante, sempre vi, especialmente no Jornal Hoje da Globo diversas vezes eles relatando as mínimas espetaculares de Monte-Verde em Minas.

Já vi diversos sites por ai afora publicando Monte Verde como um município... "Hoje em Monte Verde, MG fez X temperatura"

E um dia publiquei aqui também o William até tirou um sarrinho de mim (sei que na esportiva) " Monte verde nem é cidade, é um distrito de camanducaia, kkk "

Acho que se você fizer uma enquete com o povo que já ouviu falar de Monte Verde, 95% vão dizer que é um município...

Como gostam de confundir a cabeça da turma né :laugh:

Verdade.

 

Hoje mesmo, no site da Climatempo, estava: "Na cidade de Monte verde..." :shout:

 

------------

Aqui em Sampa, temos muitas nuvens (Não está totalmente fechado) que só estão servindo para brecar a queda da temperatura... :negative:

 

Às 20h, estava

Mirante: 21,6°C

IAG: 18,4°C

 

Esta temperatura do Mirante, neste horário, pode ser até de um dia de verão, depois de um belo "pé d'água" no final da tarde. :sad:

 

 

Eis a metropole :rofl:

 

IMG_3455_1_1.JPG

 

 

Esse tempos atras teve emancipação de muitas cidade por aqui no sul de MG , porem Monte Verde nao ... estranho deve ter algum interesse nisso !

 

 

Noite fria entre 3°C e 5°C por aqui , parece que vamos aproximas de zero amanha !

Link to comment
Share on other sites

Algumas Mínimas do Nordeste hoje:

 

Vitória da Conquista - BA (879m): 8,9°

Piatã-BA (1284m): 12,8°

Brumado - BA (473m): 13,6°

Barreiras - BA (474m): 14,0°

Caracol - PI (515m): 14,7°

Garanhuns - PE (828m): 14,9°

Barra-BA (Próximo à divisa com Piauí)(408m): 15,1°

Cabaceiras - PB: (392m): 16,0°

São Gonçalo - PB(273m): 16,1°

Palmeira dos Índios - AL (278m): 16,2°

Arapiraca - AL (237m): 16,5°

Itabaianinha - SE (205m): 17,6°

Bom Jesus - PI (297m): 17,8°

 

Fonte: INMET

Link to comment
Share on other sites

Nosso mínima de 25/28C°no RS em pleno inverno é trolagem demais com as pessoas... Talvez nos piores verões a mínima tenha ficado nesse patamar ?

Mínimas desse valor no RS nesta época só ser for um caso EXTREMO em Santa Maria e no pé da serra com vento norte intenso e um violento aquecimento adiabático. Do contrário é onda de calor no verão, e das intensas. Esse dado me parece exagerado.

 

Hoje chegou meu irmão com a cunhada do Rio. Coitada. Ela queria um pouco de frio, mas vai pegar MAIS calor do que no Rio! Vá ter azar assim na %*$#%¨!!

 

Hoje tive variação de 16,1° a 20,2° com acumulado de 32 mm, quase tudo de madrugada. Agora faz 17,6° com +-88%. Vento E a 9,7 km/h e fechado com estratus. Não baixamos de 16° nem com 30 mil galinhas mortas.

Link to comment
Share on other sites

Mais do mesmo por aqui, frio :vampire: pela manhã, com rápido aquecimento, tardes quentes, e baixa umidade do ar

sempre apresentando aquela camada de poluição no horizonte.

 

Ontem a variação ficou em 11,1° a 30° :heat:

hoje variei de 10,3° a 29° :heat:

 

Na automática do INMET em Valença/RJ, os cinco primeiros dias de agosto ficaram assim:

 

11,7° - 29,3°

11,0° - 28,3°

12,0° - 29,3°

10,8°- 30,4°

11,2° - 29,4°

 

Med: 11,34° - 29,34°

Agosto....

 

Agora no INMET faz 14,1° e em casa, tenho 14,3°

Link to comment
Share on other sites

Por aqui hoje nada de infiltração marítima. O jeito é esperar por aquela MP que vai entrar primeiro no Rio de Janeiro e que poderá melhorar um pouco o tempo em Sampa no final de semana.

 

20c na Mooca-CGE e tristes 60% de umidade à meia noite!

 

Aqui deu uma nublada antes do anoitecer, indicando a presença de maritimidade (pra variar) e um ótimo clima pra dormir.

 

A nota curiosa é que a MP que passará por SP chegará ao Rio, e não o contrário eheheheh...salvo se for o ASAS se fortalecendo....

Link to comment
Share on other sites

Cada dia é um tiro.

 

Sábado será fenomenal, o RS vai ferver!

 

vai mesmo, nos pontos mais frios ai do RS mínima de 20/22C° e máxima de 30/32C° e nos pontos mais quentes mínimas de 24/26C° e máximas de 34/36C°

 

é triste, se não fosse inverno...

 

A região do vale aqui em SC também vai aquecer bem, mas nada comparado ao RS

 

:diablo: :diablo: :diablo:

Link to comment
Share on other sites

Por aqui hoje nada de infiltração marítima. O jeito é esperar por aquela MP que vai entrar primeiro no Rio de Janeiro e que poderá melhorar um pouco o tempo em Sampa no final de semana.

 

20c na Mooca-CGE e tristes 60% de umidade à meia noite!

 

Aqui deu uma nublada antes do anoitecer, indicando a presença de maritimidade (pra variar) e um ótimo clima pra dormir.

 

A nota curiosa é que a MP que passará por SP chegará ao Rio, e não o contrário eheheheh...salvo se for o ASAS se fortalecendo....

 

Notei que mais ao sul da Grande SP houve entrada da brisa marítima no final da tarde. Mas que não teve forças para chegar por aqui, infelizmente!

 

Então, pelo que foi comentado aqui uns dias atrás, a alta entraria pelo RJ primeiro e depois pegaria o leste paulista e pelo que vi no modelo GFS parece que realmente é isso.

Mas se não for MP, pode ser ASAS se fortalecendo como você mesmo falou.

Link to comment
Share on other sites

Semana folcórica do PNI!!!!

 

Dá até um aperto no coração quando vejo o cenário no Brasil apontando calor (não que não seja normal, mas poderia ser um pouco melhor).

 

Vou ter que cometer essa postagem:

 

-4,4 PNI/Furnas. Incrivelmente segue caindo e deve ficar negativa a noite toda.

 

Deve ir a -5 ou talvez beliscar -6 de novo. Média de mínimas nível canadense. :laugh: :laugh: :laugh:

 

Me perdoem a atrocidade que acabei de cometer.

Link to comment
Share on other sites

Deve ir a -5 ou talvez beliscar -6 de novo. Média de mínimas nível canadense. :laugh: :laugh: :laugh:

 

E não é verdade?

 

Claro que a média das mínimas está excepcional e tende a ficar assim até pelo menos por meados do mês. Nesse caminho são grandes as chances por uma média das mínimas negativa no PNI.

 

Aqui no litoral de Santa Catarina o clima é de verão, com pouco vento, sol já bem forte e ar condicionado bombando até de noite para poder dormir.

 

É sem dúvidas o pior inverno que já vivi por aqui, já passou 95, 97, 02, 05 e vai passar 2006 com folga.

 

Quando se falava lá atrás que seria quente, que as condições eram desfavoráveis, que poderíamos ter algo terrível, muita gente achou que era pessimismo.

 

O resultado está aí. E ainda teremos mais um período sufocante adiante. Que beleza!

Link to comment
Share on other sites

Bom dia !!

 

E para hoje, mais do mesmo. A mínima foi um pouco maior que a dos dias anteriores, 16,5 graus por aqui e já começou a subir, faz 17,7 no momento e com névoa forte, que vai diminuindo lentamente ao longo do dia. A máxima deve ultrapassar novamente os 30 graus e a umidade deverá baixar dos 35%, a camada de poluição segue firme e forte...

 

 

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Link to comment
Share on other sites

Este Julho e Agosto não esta facil nem para o gelo na Antártida....

 

http://i.imgur.com/WGwFOEq.png

 

Nazar,

 

Ótimo. [mode=maionese/on]

 

Pense que isto é uma alteração do padrão circulação zonal em torno do polo.

 

Mesmo que a SAM [south annular mode] permaneça positiva [característica do atual padrão ENSO tanto pela componente EN como pela componente SOI].

 

É indicativo ao menos de uma mudança no padrão AAO [ EFO 1 daq SAM]

 

[mode=maionese/off]

 

Talvez

 

Gosto muito de seus comentários, Mafili, mas ele tem um lado bom e um ruim:

O bom é que faz eu pensar sobre o assunto, o ruim que eu não consigo parar de pensar :)

 

Até

Link to comment
Share on other sites

Bom día, pessoal. Buenos Aires tem vivido dias de primavera, nos quais o agasalho não se faz necesario. Ontem, por exemplo, a máxima foi de 19,2ºC e o mais bizarro é que o valor foi alcançado por volta das 19h30.

 

Ainda ontem tivemos o inicio de um período de 6 días de muita chuva. Já sao 13 horas de chuva intensa por aquí, que já deixou 85 mm acumulados. Faz 17 graus e segue tudo escuro e com iluminacao pública acesa.

Link to comment
Share on other sites

 

Gosto muito de seus comentários, Mafili, mas ele tem um lado bom e um ruim:

O bom é que faz eu pensar sobre o assunto, o ruim que eu não consigo parar de pensar :)

 

Até

 

A liberdade de expressão pode ter controles externos.

 

A liberdade de pensar, não!.

 

Penso, logo existo.

 

========

Lembrando que em julho tivemos uma atividade monstro da MJO e mais ainda a MJO é calma em eventos definidos de ENSO seja El ou La, portanto foi um fato que transformou julho de 2015 no mais fantástico que presenciei.

MJO

[maionese/on] Entenda MJO como o deslocamento das chuvas "fortes" ao longo do Equador (algo assim, faz de conta que estão todas na linha do Equador, então: Uma semana chove em Quido, na seguinte nas ilhas Galápagos, na próxima na Austrália, na próxima na Indonésia, depois em Dakar, Manaus e depois de aproximadamente 45/60 dias começa a chover "forte" em Quito)]

 

Assim atividade "forte" da MJO é chover demais em uma dessas posições por muito tempo em uma dessas posições (na verdade são 8 posições definidas,....depois a gente evolui) e por consequência pouco em outras posições. Claro que isto deixa confuso os modelos e os utilizadores de tais ferramentas.

 

========

 

Eu não sabia que o El Niño era o ''radiador natural'' da Terra!

 

kkkkk

 

Melo, O pessoal reserva o termo radiador para os polos e para os trópicos "motor".

 

A radiação solar entra (e sai) pelos trópicos e o excesso é expelido pelos polos.

 

Agora, uma continha: A energia necessária para aquecer de 1ºC o primeiro metro d´água dos oceanos é suficiente para aquecer a atmosfera inteira de 10ºC.

 

Fortes Abraços

Link to comment
Share on other sites

Pelas última atualizações, calor garantido pelo menos até o final da próxima semana.

 

Até lá a média das mínimas no PNI continuará incrível, bem como outras baixadas da Mantiqueira vide Reserva em MDF.

 

Aqui teremos um final de semana de praia, calor, sol já bem forte, sensação de que o inverno já foi embora sem nem ter chego.

 

A tempestade perfeita que vivemos:

 

AAO em padrão positivo. E vai continuar, apesar das esperanças de que poderia entrar em terreno negativo mais forte do que as pequenas quedas observadas até agora.

 

44cuXxt.png

 

SST tenebrosa.

 

KVNUlzU.png

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.