Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão *NACIONAL* - Setembro 2014


Guest Administrador
 Share

Recommended Posts

  • Replies 4.2k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Caraca que vendaval aqui no Rio de Janeiro, e o pior que não virá nada depois da ventania, amanhã será mais um dia de sol e calor

pelo menos dará para dormir sem ar condicionado, neste momento faz 20 graus na zona norte

 

PNI chegou a 1,5 grau agora a noite mas o vento bateu por lá e subiu de novo para 7 graus

Link to comment
Share on other sites

Sai sem blusa pensando que o bafo da frente iria chegar por aqui , resultado cheguei tremendo de frio , nem sinal de chuva nem de nuvens aqui que tristeza , falando com o Daniel do De Olho , ele me disse que é o temido bloqueio em 500 hpa , fui procurar saber imagens e fiz essa edição , eu estou certo ? É isso mesmo ? Por causa do bloqueio a chuva não chegou aqui , e onde o bloqueio não atua é onde ela chegou , enxerguei certo alguem pode me explicar ?

 

6y9iMbk.jpg

Link to comment
Share on other sites

Chuva acumulada hj em Piracity 26,0 mm.

No mês já são 109,0 mm.

A média mensal no período 1970/1997 é de 121,0 mm em 12 dias.

Até o momento foram 6 dias > 1mm:

 

Até agora 26,4 mm aqui também, mas começando a chover fraco novamente. Tive uma rajada de 50 km/h na chegada da linha de tempestade no meio da manhã. 16,9ºC agora.

Link to comment
Share on other sites

Aqui na capital paulista, nada de chuva até agora.

Porém, uma grande área de chuva se aproxima lentamente a SO.

Vamos ver o que acontece nas próximas horas...

 

Mirante: 15,6°C / 32,1°C

IAG: 13,4°C / 32,3°C

 

Céu nublado na zona norte paulistana, 18°C nos 3 aeroportos.

 

-------------

Isto é assunto para o Rodolfo e demais colegas "experts" em modelos...

Mas parece que as notícias não são nada boas para a maior parte de MG, do RJ, ES, nos próximos dias... :negative:

As instabilidades tenderiam a ficar bloqueadas de SP para o sul. :sad:

Link to comment
Share on other sites

Máximas absolutas das capitais (2014) - INMET:

 

Rio de Janeiro: 41,4°

Porto Alegre: 40,6°

Palmas: 40,4°

Cuiabá: 40,1°

Teresina: 39,3°

Goiânia: 37,9°

Boa Vista: 37,7°

Manaus: 37,7°

Aracaju: 37,4°

Porto Velho: 37,2°

Rio Branco: 37,0°

São Paulo: 36,4°

Campo Grande: 36,3°

Vitória: 35,3°

Macapá: 35,1°

Maceió: 34,6°

Curitiba: 34,5°

Florianópolis: 34,4°

Belém: 34,4°

Belo Horizonte: 33,6°

Fortaleza: 33,4°

Recife: 33,2°

Brasília: 33,1°

São Luís: 32,9°

João Pessoa: 32,0°

Salvador: 31,9°

Natal: 31,8°

Link to comment
Share on other sites

Isto é assunto para o Rodolfo e demais colegas "experts" em modelos...

Mas parece que as notícias não são nada boas para a maior parte de MG, do RJ, ES, nos próximos dias... :negative:

As instabilidades tenderiam a ficar bloqueadas de SP para o sul. :sad:

 

fkocch.jpg

 

:cray: :cray: :cray: :cray: :cray: :cray:

Link to comment
Share on other sites

Estamos já no final da noite e as imagens dos radares da UNESP continuam uma coisa linda de se ver. :heart:

 

YFOsoBd.png

(Imagem http://www.ipmet.unesp.br/cgi-bin/integrado.cgi)

 

Mas pra ficar perfeito, a chuva poderia atingir a Grande SP. Só que creio que só na manhã de amanhã. conforme a 18z do GFS continua a indicar!

 

==================================================

 

Por aqui nublado. Temos 18 graus nos postos do CGE próximos daqui do Tatuapé!

Link to comment
Share on other sites

Depois das tempestades severas de ontem no Estado, noite calma...

 

Amanhã mínima sub-10 no INMET e abaixo dos 5ºC nos pontos baixos da cidade. Noite tranquila no más...

 

OFF-TOPIC

 

Linda foto de perfil. :good2:

 

Algumas pessoas não podem com esta imagem(Na américa Latina muitas).... :sarcastic:

 

Abraço :hi:

Link to comment
Share on other sites

Esse ano realmente é o ano pra tempestades e chuva em Bagé...Várias vezes os modelos sempre indicavam verdadeiros hecatombes tempestuosos e nada se confirmava bem aqui na região(outros anos)... Já este ano, mesmo quando os modelos principais , GFS e ECMWF pegam nada significativo, sempre acontece algo severo!!!

 

WRF pega tempestades severas se formando na fronteira com o Uruguay amanhã a noite e isto que estamos com uma noite fria e calma e a 24 horas tivemos um forte temporal !!!

 

sXjTQeJ.png

 

Como não amar 2014, eis a questão. Tenho até medo quando resolver secar de vez em Bagé(acontece periodicamente, só que desta vez esta demorando muito para ocorrer)...

 

Vinicius, sobre este período incomum, Bagé é o exemplo ao contrário de SP... Estamos a muito tempo sem nem ameaças de que a Sanga Rasa irá secar!!! E isso que no início do Meteobrasil quando entrei, tu lembras que aqui era um pacto para cair água!!

Link to comment
Share on other sites

Máximas absolutas das capitais (2014) - INMET:

 

Rio de Janeiro: 41,4°

Porto Alegre: 40,6°

Palmas: 40,4°

Cuiabá: 40,1°

Teresina: 39,3°

Goiânia: 37,9°

Boa Vista: 37,7°

Manaus: 37,7°

Aracaju: 37,4°

Porto Velho: 37,2°

Rio Branco: 37,0°

São Paulo: 36,4°

Campo Grande: 36,3°

Vitória: 35,3°

Macapá: 35,1°

Maceió: 34,6°

Curitiba: 34,5°

Florianópolis: 34,4°

Belém: 34,4°

Belo Horizonte: 33,6°

Fortaleza: 33,4°

Recife: 33,2°

Brasília: 33,1°

São Luís: 32,9°

João Pessoa: 32,0°

Salvador: 31,9°

Natal: 31,8°

 

E as 4 cidades com máximas mais agradaveis são do nordeste

vai entender

Link to comment
Share on other sites

 

E as 4 cidades com máximas mais agradaveis são do nordeste

vai entender

 

Eh uma característica das cidades litorâneas do nordeste, pouquíssima variação térmica ao longo do ano, nem muito quente e nem muito frio. Já o Rio quer ser subtropical e apresentar grandes variações térmicas, mas esquece de variar pra baixo no inverno :laugh:

Link to comment
Share on other sites

BOM DIA!

Dia de sol em Porto Alegre, com temperaturas em torno de 16°c. Na parte da tarde, segundo a METROCLIMA, chegaremos a 27°c.

Previsão de instabilidade para amanhã, mas melhorando no decorrer do final de semana, com temperatura mais amena.

Abraços a todos e uma excelente quinta-feira, com paz, saúde e prosperidade!

Link to comment
Share on other sites

MÉDIAS SETEMBRO - 14:

 

08,1 - Pq do Itatiaia RJ

10,4 - Morro do Massena RJ

10,4 - Morro da Igreja SC

11,0 - Morro das Torres SC

13,0 - Pico do Couto RJ

 

12,9 - Urupema SC

12,9 - São José dos Ausentes RS

13,2 - São Joaquim SC

13,7 - Bom Jardim da Serra SC

14,0 - Campos do Jordão SP - Horto

14,0 - Painel SC

14,2 - Bom Jesus RS

14,7 - Vacaria RS

14,9 - Canela RS

15,0 - Monte Verde MG

15,1 - Água Doce SC

15,3 - Caçador SC

15,3 - Papanduva SC

15,6 - Curitibanos SC

Link to comment
Share on other sites

O dia amanheceu com forte garoa e temperatura de 14 °C.

Ventos SE fracos...

Esses dias frios e chuvosos com ar melancólico são os melhores :hang1:

Concordo!

E qdo há trovoadas, então...

No litoral do Paraná, são comuns dias assim e eu curto bastante. Mas chega um momento em q tudo q kero é Sol e céu azul..

Link to comment
Share on other sites

 

E as 4 cidades com máximas mais agradaveis são do nordeste

vai entender

 

Eh uma característica das cidades litorâneas do nordeste, pouquíssima variação térmica ao longo do ano, nem muito quente e nem muito frio. Já o Rio quer ser subtropical e apresentar grandes variações térmicas, mas esquece de variar pra baixo no inverno :laugh:

Exatamente! É preciso sair da casinha do modelo do clima tropical... Nos Eua as maximas absolutas são maiores a 30-35 do que a 23 N (Hawaii) e a 17N (Puerto Rico) mesmo se eu desconsiderar os climas secos do meio oeste e ficar só com os verões umidos....

Link to comment
Share on other sites

tá na hora de chover na horta do sudeste.

 

Tem que chover muito para recuperar os recursos hídricos.

 

Primavera a pleno em Porto.

 

Realmente, o inverno passou batido por aqui. Nem tanto pela falta de frio, que até tivemos com temperaturas negativas, mas pela permanência do frio por períodos maiores. Duraram 1 ou dois dias o período de frio forte. Já esquentando imediatamente.

Link to comment
Share on other sites

tá na hora de chover na horta do sudeste.

 

Tem que chover muito para recuperar os recursos hídricos.

 

Primavera a pleno em Porto.

 

Realmente, o inverno passou batido por aqui. Nem tanto pela falta de frio, que até tivemos com temperaturas negativas, mas pela permanência do frio por períodos maiores. Duraram 1 ou dois dias o período de frio forte. Já esquentando imediatamente.

 

Amigo Gamboa,

Sem querer causar polêmicas desnecessárias, mas coisa boa que tem alguém que concorda comigo pelo menos! KKKKKKK

Abraços e um bom dia!

Link to comment
Share on other sites

Médias Parciais - (Setembro - 24 dias)

 

15,1 (+1,6) - Sta Vitória do Palmar RS

 

16,0 (+1,0) - Bagé RS

 

18,3 (+2,1) - Santa Maria RS

 

16,1 (+1,9) - Caxias do Sul RS

 

18,1 (+1,8) - Torres RS

 

20,2 (+2,8) - Iraí RS

 

18,8 (+2,2) - Chapecó SC

 

19,9 (+1,8) - Indaial SC

 

14,9 (+1,4) - Lages SC

 

21,9 (+1,8) - Londrina PR

Link to comment
Share on other sites

Em 1924/1925 Sampa teve uma seca severa.

O abastecimento de água entrou em colapso.

Por causa disso é que se construiu a represa do Guarapiranga.

 

Segundo reportagens da época, o nível do rio Tietê (Que ainda não era retificado) baixou tanto que podia ser atravessado a pé, com água abaixo dos joelhos em vários pontos.

 

No período de 1924-1925 a falta de chuvas foi muito severa, sendo que o índice pluviométrico atingiu apenas 900 m/m em 1924: “foi a seca mais forte ocorrida nestes últimos trinta e seis anos” (Revista Brasileira de Engenharia, 1926). “A estiagem de 1924 ligou-se a de 1925, produzindo esgotamento das represas da Light e da repartição de águas e ocasionando com isso os pavorosos dias que atravessamos no correr deste ano, que pusseram em sério risco a atividade pública, a atividade industrial, a vida da população, a higiene e a riqueza de São Paulo” (Prado, 1928). A estiagem de 1924-5 reduziu o volume de água distribuído a 90 milhões de litros por dia, ou seja 136 litros por habitante. A falta absoluta de água, quer para o consumo doméstico, quer para o consumo industrial teve como decorrência o “racionamento da provisão de água, a redução compulsória de fornecimento de energia, a diminuição da iluminação pública e particular, a quase paralisação da produção fabril, com a conseqüente restrição das horas de trabalho” (Santos, 1928a). Até o transporte público foi afetado pela redução do serviço de bondes.

 

GENIAL....Aldo

 

E o incrível é que os canadenses da Ligth Brazil participaram ativamente da exploração do primeir El Nino bem documentado 24/25

 

E novamente burros na água. ....com relação a precipitação em São Paulo

Link to comment
Share on other sites

Sem querer causar polêmicas desnecessárias, mas coisa boa que tem alguém que concorda comigo pelo menos! KKKKKKK

Abraços e um bom dia!

KKKKKKKKKKKKKKKK

 

JT na boa tem algo q vc precisa saber:

 

Você ñ é um cara "polêmico"!

Toda essa história de "verdades inconvenientes" já está mais do q batida há anos.. décadas...

Polêmica ocorreria se ng nc tivesse ouvido falar do assunto e derrepente vc surgisse com ele, contrariando cientistas e escandalizando na mídia suas descobertas.

 

A única "verdade inconveniente" é q vc fala q vai e ñ volta... e volta!

 

Vc ñ é polêmico! !!

 

Abraço

Link to comment
Share on other sites

Concordo!

E qdo há trovoadas, então...

No litoral do Paraná, são comuns dias assim e eu curto bastante. Mas chega um momento em q tudo q kero é Sol e céu azul..

 

Trovoadas?. Nessa época do ano eu não sei o que é trovoada. Uma coisa que fiquei impressionado em Pelotas, foi a forma que a FF chegou la, com raios, ventania e granizo, visto que aqui elas chegam lentamente, sem fazer barulho e algumas vezes sequer chove, só provoca uma ventania quando chega...

Link to comment
Share on other sites

 

E as 4 cidades com máximas mais agradaveis são do nordeste

vai entender

 

São Luís e Salvador tem clima agradável? Tu não tem noção da bobagem que está falando!

 

João Pessoa e Natal talvez seja "agradável" por causa da umidade mais baixa.

 

 

Tudo é questão de preferência, Ziemann. Há algum tempo atrás eu postei que um dos fatores que me levaram a escolher Curitiba para morar era o seu clima ameno, com pouca variação anual nas médias (13oC-22oC), noites sempre frescas no mínimo. Aí teve gente falando que Curitiba era fria. Para mim não é, pois minha referência são alternativas fora do Brasil para onde tive oportunidade de mudar na minha vida! Se eu pudesse escolher moraria numa cidade com o mesmo clima de Curitiba em termos de média, mas ao nível do mar, com montanhas nevadas no inverno a menos de 3 horas de carro como Santa Bárbara, na Califórnia.

Link to comment
Share on other sites

Concordo!

E qdo há trovoadas, então...

No litoral do Paraná, são comuns dias assim e eu curto bastante. Mas chega um momento em q tudo q kero é Sol e céu azul..

 

Trovoadas?. Nessa época do ano eu não sei o que é trovoada. Uma coisa que fiquei impressionado em Pelotas, foi a forma que a FF chegou la, com raios, ventania e granizo, visto que aqui elas chegam lentamente, sem fazer barulho e algumas vezes sequer chove, só provoca uma ventania quando chega...

No RS é comum as Frentes chegarem ainda se fortalecendo (frontogêneses) e geram todo akele alvoroço, ao passo q no RJ elas já chegam enfraquecidas (frontólises). Ao invés de chuvas e trovoadas, geram ventanias.

Isso em, digamos, 70% dos casos.

Link to comment
Share on other sites

Eu, pessoalmente, acho o clima do NOrdeste brasileiro uma FILIAL DO INFERNO!!!!!!

 

Mas olhando apenas o verão...Orlando e Miami acho que sao piores..

 

 

Com certeza...Mas pelo menos você tem um pouco da percepção das estações e pode esperar pelo frio. Acho bem melhor que o Nordeste do Brasil, mas não me agrada. Na verdade eu já morei na Flórida, mas só no inverno. É agradável, com alguns dias quentes, daria um ótimo verão (kkkk)! Na minha opinião particular um clima perfeito para se viver é aquele que tem mudanças suficientes para que as estações diferentes se façam notar em termos de temperatura mas ao mesmo tempo não tenha frio nem calor extremo no inverno/verão. E tem o fator surf e a infraestrutura/cultura, que são impossíveis de separar da minha percepção climática...

No meu ranking para viver em termos climáticos:

1) Litoral Central da Califórnia;

2) Ilha do Norte da Nova Zelândia;

3) Litoral Sul de New South Wales (AUS);

4) Litoral Português entre Peniche e Matosinhos;

5) Região de Perth na Western Austrália;

 

O sul do Brasil, como vocês podem perceber acaba sendo uma solução improvisada. Amaria morar no clima/surf do Farol se Santa Marta ou até mesmo nas praias da Região de SVP no RS, mas lá não tem a cultura/infraestrutura e também faltam as montanhas nevadas (neve certa, he he he) no inverno a menos de 3 horas de carro. Então Curitiba foi meu "ótimo local", onde a altitude faz as vezes da latitude e a proximidade do litoral substitui a necessidade de estar na praia sempre, he he he!

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.