Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão *NACIONAL* - Setembro 2014


Guest Administrador
 Share

Recommended Posts

  • Replies 4.2k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Tarde quente na cidade do Rio de Janeiro, temos sol entre muitas nuvens e uma névoa seca que está reduzindo bastante a visibilidade, está um calor horrivel, faz 33,7° com umidade 31%, sensação forte de abafamento :heat: .

 

Umidade altíssima na ZS. Tô me sentindo em Manaus.

 

SBRJ 201600Z 15008KT 8000 NSC 26/21 Q1010

 

z0F9d0k.png

Link to comment
Share on other sites

 

SBRJ 201600Z 15008KT 8000 NSC 26/21 Q1010[/color]

 

z0F9d0k.png

 

Calor úmido é terrivel, mais cedo estava num terreno em obras enorme e sem nenhuma sombrinha, mesmo com quase nenhum sol devido o cobertor de nuvens, as pessoas usavam guarda chuva pra tentar (sem sucesso) se proteger do calor, a sensação era de estar em uma sauna :heat:

Link to comment
Share on other sites

 

SBRJ 201600Z 15008KT 8000 NSC 26/21 Q1010[/color]

 

http://i.imgur.com/z0F9d0k.png

 

Calor úmido é terrivel, mais cedo estava num terreno em obras enorme e sem nenhuma sombrinha, mesmo com quase nenhum sol devido o cobertor de nuvens, as pessoas usavam guarda chuva pra tentar (sem sucesso) se proteger do calor, a sensação era de estar em uma sauna :heat:

 

Tô me sentindo um índio no meio da floresta Amazônica. Vontade de arrancar a roupa toda.

Link to comment
Share on other sites

De uma forma geral, os modelos estão indicando um padrão de muita instabilidade entre PR/SP e o Sul de Minas no final da próxima semana... Bem diferente do que vemos observando em Setembro e Agosto, ao menos para cá.

 

As frentes frias agora tendem a passam pelo Sul de forma mais rápida, mas ao chegarem em SP tendem a reduzem para a marcha 1, e passam bem mais lentamente, o que favorece a períodos mais prolongados de chuva... Isso é o que deve ocorrer a princípio na próxima semana.

 

É cedo para falar na configuração e confirmação desse padrão, tão cedo em volumes de chuva, mas a princípio os modelos estão otimistas, projetando mais de 100mm em SP para essa semana.

 

GlMTTfg.png

wxEDTlN.png

 

E mais uma vez o CFS caminha para acertar, se confirmar este padrão!

 

Só para recordar:

 

 

Rodolfo nao olhei hoje mais o ETA ainda sugere o canal de umidade ? E o bloqueio cede na terça mesmo ?

 

Menos consistente que antes, mas sim...

 

Não olhei os modelos pra semana que vem, até pq to meio sem tempo, mas vi o CFS indicando um padrão bem mais de chuva, e menos calor pra nós aqui na segunda quinzena do mês... Quem sabe...

Link to comment
Share on other sites

Boa tarde galera

Inicio de tarde abafada na cidade do Rio de Janeiro

Estou na expectativa da vinda da frente fria, que saudades de uma chuva!!

 

Vocês vão colocar a estação na wunderground ?

vão subistituir o marcão?

 

 

A que ta como "marcão " já é a de Furnas ! Só falta trocar o nome "

 

Aldo poderia ser assim entre Outubro e Março :sarcastic:

 

Jura? nem sabia

 

Então Marcão será desativado?

Resende ficará com 2 estações então

Enquanto lá chove, aqui na capital ainda não caiu uma gota

Link to comment
Share on other sites

Eae galera!

 

Finalmente depois de um dia infernal, no qual tivemos máxima de 33,7° e a umidade caiu para 29%, finalmente as instabilidades estão conseguindo avançar sobre do Rio de Janeiro, os ventos estão se intensificando e o céu ficando cada vez mais carregado.

 

igkf1y.jpg

 

Agora na zona norte do Rio de Janeiro 28,1°. UR de 47%, rajadas de 26km/h.

Link to comment
Share on other sites

Então Marcão será desativado?

Resende ficará com 2 estações então

 

Ricardo, a estacao que estava no Posto Marcão (Davis Pro), foi deslocada para em Frente a casa de Furnas e já está online no WU no mesmo endereço já conhecido (Falta trocar o nome). No lugar antigo não há mais estação pois deixei minha VUE do Riacho Grande lá por 16 dias pra que se fizesse um comparativo antes e foi retirada. Minha VUE irá provavelmente para o Horto Florestal de Campos do Jordão até o fim dom mês.

 

A estação de Furnas conta tb com meste endereço agora á que tem WeatherlinkIP e não mais Hautspot. Agora dá pra ver a estação em tempo real...inclusive

 

http://www.weatherlink.com/user/achiovitti01/index.php?view=summary&headers=1

Link to comment
Share on other sites

Então Marcão será desativado?

Resende ficará com 2 estações então

 

Ricardo, a estacao que estava no Posto Marcão (Davis Pro), foi deslocada para em Frente a casa de Furnas e já está online no WU no mesmo endereço já conhecido (Falta trocar o nome). No lugar antigo não há mais estação pois deixei minha VUE do Riacho Grande lá por 16 dias pra que se fizesse um comparativo antes e foi retirada. Minha VUE irá provavelmente para o Horto Florestal de Campos do Jordão até o fim dom mês.

 

A estação de Furnas conta tb com meste endereço agora á que tem WeatherlinkIP e não mais Hautspot. Agora dá pra ver a estação em tempo real...inclusive

 

http://www.weatherlink.com/user/achiovitti01/index.php?view=summary&headers=1

 

Desculpe minha ingenuidade, achei que tivessem posto uma nova estação alem do Marcão

 

Ótimo local, simplismente fantastico, acho eu que Furnas vai nos surpreender até mesmo no verão :good: :clapping:

 

Quem sabe antes do inverno 2015, conseguiremos por a estação no Campo Belo?!

 

Só falta mudar nome de Marcão para Furna

Link to comment
Share on other sites

Tarde chuvosa aqui , chove praticamente desde as 15h ora fraco ora com moderada intensidade , tenho 15mm em casa , INMET acumulou 17mm ,

 

13°C Reserva

 

15°C Lage

 

Que maravilha, heim? A estação seca vai se despedindo de Maria da Fé. Por aqui, chuva só amanhã, provavelmente! Se der algo hoje à noite, vai ser

coisa pouca.

Link to comment
Share on other sites

Virada do vento para sul no meio da tarde fechou o tempo e garoou aqui no Noroeste.

 

2090lt4.jpg

 

 

[attachment=0]ecmwf_tprecip_brazil_40.png[/attachment]

Projeção do modelo ECMWF das 12Z de chuva acumulada em até 234h. Atenção: quase toda a mancha que está sobre o Paraná deve cair entre os dias 25 e 29. São quase 400mm sendo projetados. Transtornos a vista. Vamos acompanhando.

 

Além dos alagamentos, pode prejudicar o trigo, acho. Isso sem falar que algumas cidades registraram até 90 mm ontem.

Link to comment
Share on other sites

http://i.imgur.com/TY6SVf9.png

 

GFS já mudou sua previsão dos acumulados e subiu de SC/PR para o PR/SP/MS ...

 

Claramente um novíssimo padrão se instalando.

 

12z do GFS mostra praticamente e mesma coisa no período 192-384 horas! Para ficar maravilhoso, só falta se concretizar!

 

==============================================================

 

Chuva cessa aqui no Tatuapé! E pelo visto se voltar a chover, será bem depois, pelo que se observa no radar de São Roque!

No cantareira, chuva fraca!

Link to comment
Share on other sites

FLASH | Instabilidade que trouxe tornado causa morte em Cerrito. Segundo BM, Danrlei da Rosa (17) foi atingido por raio na praça da cidade.

 

O Sul trazendo sempre surpresas!!! Mesmo sob atuação de um ar polar, o GFS chegou a pegar um pequeno núcleo de chuva. Já o WRF, acertou ... Só que ninguém apostava na duração longa dessa célula que mais tarde seria uma supercélula :

 

C9tqcES.png

Link to comment
Share on other sites

Acumulados no sistema Cantareira desde as 7h da manhã de hoje (SAISP: http://www.saisp.br/geral/logon.jsp?userid=Publico)

 

Barragem Jacareí: 7,6 mm

Barragem Cachoeira: 9,0 mm

Barragem Atibainha: 7,6 mm

Desemboque Túnel 5: 3,8 mm

Barragem Paiva Castro: 2,0 mm

Barragem Águas Claras: 1,8 mm

 

--------

Em Sampa, desde as 7h da manhã de hoje, os acumulados variaram entre 0,4 e 1,4 mm (SAISP e CGE). :sad:

 

Mirante: 18,5°C / 22,7°C

IAG: 17,4°C / 22,5°C

 

Agora, temos predomínio de nuvens médias e altas por aqui (Daí o CAVOK nos aeroportos), temperaturas entre 19 e 20°C.

 

E.T.: Mesmo que tenha chovido pouco por aqui, será de grande valia se estiver sinalizando uma mudança de padrão, além de aumentar a umidade.

Link to comment
Share on other sites

Durante a tarde o céu permaneceu encoberto com pekenas aberturas e temperatura amena.

Ventos de W moderados.

No início da noite uma tempestade desabou e ficamos sem energia por 20 min.

Chuva forte e uma frente de rajada de 50 km/h.

Muitas trovoadas.

Foram 13 mm acumulados.

Com isso, 84 mm neste Setembro/2014..

Link to comment
Share on other sites

RM do Rio de Janeiro . Acumulados . 20/09:

 

Marambaia (zona oeste/ orla): 16,2 mm

Seropédica (baixada fluminense): 5,2mm

Forte de Copacabana (zona sul/ orla): 5,0mm

Vila Militar (zonas norte e oeste): 4,4mm

Xerém (baixada fluminense): 0,0mm

 

Aqui na ZN chove de forma constante com intensidade fraca, a umidade está em confortáveis 88%, bem melhor que os 29% da tarde.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.