Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão *NACIONAL* - Setembro 2014


Guest Administrador
 Share

Recommended Posts

  • Replies 4.2k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Final de tarde bastante úmido na região metropolitana do Rio de Janeiro:

 

Maramabaia (zona oeste/orla): 20,3° / 26,4mm

Seropédica (baixada fluminense): 19,3° / 22,4mm

Vila Militar (zonas norte e oeste): 19,7° / 20,2mm

Forte de Copacabana (zona sul/orla): 19,5° / 18,2mm

Xerém (baixada fluminense): 18,9° / 17,2mm

 

*Valores acumulados desde a chegada a frente fria na tarde de ontem.

 

Só ontem e hoje já choveu na zona norte mais do que tinha chovido entre os dias 01 e 19/09!

Link to comment
Share on other sites

Formação estranha agora há tarde em São Paulo. Tirei essas fotos na Marginal Tietê hoje 16:25, aproximadamente.

Não durou nem um minuto e sumiu. Além de eu quase bater o carro para conseguir tirar as fotos :mosking:

Nuvem funil?

http://i.imgur.com/Y5IeSEY.jpg

 

http://i.imgur.com/wKBsXfM.jpg

As nuvens parecem Sc e ñ geram tornados mas o q provavelmente ocorreu foi uma mudança repentina na direção dos ventos na base delas, formando uma especie de redemoinho. Desses q vemos às vzs logo após longas calmarias em dias kentes.

É o q eu penso.

Já vi por aki.

Link to comment
Share on other sites

Inauguraram o radar de Tres Marias.

Olha ae Felipe! Agora vai dá pra monitorar não só tempestade, como qualquer tipo de chuva em Patrocínio agora :sarcastic:

Verdade. :good2:

Nesse primeiro dia de teste, o radar não se saiu bem, mostrou chuva sobre a cidade, mas nem se quer chuviscou.

 

4KoMVHS.png

Link to comment
Share on other sites

Formação estranha agora há tarde em São Paulo. Tirei essas fotos na Marginal Tietê hoje 16:25, aproximadamente.

Não durou nem um minuto e sumiu. Além de eu quase bater o carro para conseguir tirar as fotos :mosking:

Nuvem funil?

http://i.imgur.com/Y5IeSEY.jpg

 

http://i.imgur.com/wKBsXfM.jpg

As nuvens parecem Sc e ñ geram tornados mas o q provavelmente ocorreu foi uma mudança repentina na direção dos ventos na base delas, formando uma especie de redemoinho. Desses q vemos às vzs logo após longas calmarias em dias kentes.

É o q eu penso.

Já vi por aki.

 

Concordo também... Parece ter sido uma espécie de redemoinho... Nuvem funil se formam somente, quando embutidas em uma CB, e não tinha CB's hoje em SP.

Link to comment
Share on other sites

Verdade. :good2:

Nesse primeiro dia de teste, o radar não se saiu bem, mostrou chuva sobre a cidade, mas nem se quer chuviscou.

 

4KoMVHS.png

 

Normalmente ecos de menos 20Dbz são "interferências" no radar, e nem sempre são chuva... O limiar preferencial para precipitação em Radar, é a partir de 20Dbz (na cor verde), ou ainda, pode até acontecer de ter chuva, mas a mesma não ter chegado em solo. Esses Radares são de ponta! Não podem ser ruins hahaha.

Link to comment
Share on other sites

GFS segue mostrando com grande confiabilidade dentro do seu Ensemble, um padrão de tempo instável, com chuvas constantes, por vários dias na RMSP

 

O modelo estima entre 70-90% de chance de chover em vários períodos, começando a partir da quinta (25), indo até terça/quarta da outra semana (30/09 ou 1/10)... Esses valores de probabilidade são altíssimos para um período distante ainda na previsão.

 

Eq6DXi6.png

 

Cenário de padrão instável, se confirmar, ajudará no balanço das chuvas de Setembro.

 

Até as 9h da manhã desse domingo, o Mirante acumulou 36,5mm. Isso corresponde a apenas 45,3% da média normal do mês (80,5mm)

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Pois é....a frente fria passou e não trouxe praticamente nada de chuva pra cá. Pode-se mesmo dizer que não trouxe chuva alguma,

pois no INMET o acumulado foi de irrisórios 00,2mm. Assim, vamos nos encaminhando fortemente para o ano mais seco que se tem

registro.

 

Se ocorrer o que o climatempo prevê para os próximos 3 meses, a parte sul de MG não será bem servida pelas chuvas

 

1zvuad.jpg

23kpunm.jpg

2r3vw3b.jpg

 

Em outubro pode-se perceber uns nucleos de anomalia levemente negativa no sul de MG, entretanto em novembro segundo o instituto teremos anomalias levemente positivas e dezembro sem comentários...

Link to comment
Share on other sites

Normalmente ecos de menos 20Dbz são "interferências" no radar, e nem sempre são chuva... O limiar preferencial para precipitação em Radar, é a partir de 20Dbz (na cor verde), ou ainda, pode até acontecer de ter chuva, mas a mesma não ter chegado em solo. Esses Radares são de ponta! Não podem ser ruins hahaha.
Estava pesquisando qual era o tipo de nuvem que estava a oeste, durante o momento em que o radar mostrava algo entre 20/25Dbz e descobri que era "Nimbostratus virga", o que explica o motivo de ter aparecido precipitação no radar e nem se quer ter chuviscado. :good2:
Link to comment
Share on other sites

Formação estranha agora há tarde em São Paulo. Tirei essas fotos na Marginal Tietê hoje 16:25, aproximadamente.

Não durou nem um minuto e sumiu. Além de eu quase bater o carro para conseguir tirar as fotos :mosking:

Nuvem funil?

http://i.imgur.com/Y5IeSEY.jpg

 

http://i.imgur.com/wKBsXfM.jpg

Parece ser um landspout.
Link to comment
Share on other sites

A título de curiosidade, chuvas em setembro na estação do Mirante (INMET) em Sampa, nos últimos anos:

 

2000 - 111,1 mm

2001 - 88,5 mm

2002 - 54,8 mm

2003 - 34,5 mm

2004 - 9,3 mm

2005 - 138,8 mm

2006 - 77,7 mm

2007 - 15,7 mm

2008 - 43,9 mm

2009 - 192,2 mm

2010 - 104,8 mm

2011 - 7,4 mm

2012 - 19,2 mm

2013 - 81,3 mm

Link to comment
Share on other sites

Tenebroso esse mapa aí para Dezembro, heim GVieira?

 

Por outro lado, a mesma Climatempo indica uma precipitação muito acima da média em

Janeiro. Um verão de chuvas irregulares, talvez?

 

Temperatura em queda: 16,9C e vento.

 

Depois de fechar fevereiro com precipitação de 40mm é tudo que precisamos :mosking:. Seria uma espécie de um bloqueio sobre o oceano?. Note que o litoral do norte do RS até o sul de SP terá também anomalias negativas expressivas !!

Link to comment
Share on other sites

FernandoDK, desistiu da estação em Ponte Serrada.

Consultei meu guia rodoviário, a altitude oficial de Ponte Serrada é de 798 metros. Na estação Epagri a altitude parece que ultrapassa os 1000 metros.

 

Primeiro eu pretendo colocar em Itaiópolis, pois conheço bem a cidade e sei do frio que faz por lá.

Link to comment
Share on other sites

A frente fria vai se despedindo do estado do RJ e do sul de MG e segue rumo ao Espirito Santo, algumas cidades do ES já registram acumulados consideráveis:

 

Alegre - ES: 12,2mm

Alfredo Chaves - ES: 16,6mm

 

Até na capital Vitoria já chove, 1,6mm por enquanto por lá.

 

33cxkw2.jpg

 

Aqui na zona norte do Rio de Janeiro chove fraco no momento, mas as instabilidades já estão ficando esparsas, visto que há duas horas atrás tinhamos várias aberturas no céu, temperatura de 19,3° e umidade de 87%. Amanhã já deveremos ter aberturas de sol, mas a temperatura não subirá muito, ficará em torno dos 22° pelo GFS.

Link to comment
Share on other sites

A depressão pós inverno baziana chegou mais cedo para nós aqui do sul. Normalmente ocorre em outubro, agora dessa vez chegou em meados de setembro.

 

Daqui por diante o entusiasmo vai ficar mais por contato do pessoal do sudeste pois tem motivos para torcer pelas chuvas, para nós que não temos previsão nem pra enchente e muito menos de estiagem tudo isso fica no campo da trivialidade.

 

Não tivemos e pelo jeito nem vamos ter nenhuma onda polar fora de época como saidera para temporada 2014, normalmente sempre ocorre 1 ou 2 MPs fortes na primavera dignas de inverno.

 

Ano passado tivemos muito mais dias frios durante a oktoberfest do que neste setembro quente.

 

Pelo menos hoje o dia foi extremamente limpo, céu azul prateado muito seco, ventoso e temperatura máxima na casa dos 25/26ºC.

 

Ontem tivemos uma trovoada louca, o tempo estava com e em questão de 15/20 minutos veio a trovoada com muitos trovejos e muita chuva!

Link to comment
Share on other sites

A depressão pós inverno baziana chegou mais cedo para nós aqui do sul. Normalmente ocorre em outubro, agora dessa vez chegou em meados de setembro.

 

Daqui por diante o entusiasmo vai ficar mais por contato do pessoal do sudeste pois tem motivos para torcer pelas chuvas, para nós que não temos previsão nem pra enchente e muito menos de estiagem tudo isso fica no campo da trivialidade.

 

Éh..., é notável a queda de movimento aqui no BAZ, mas ainda bem que tem um numero considerável de pessoas aqui que se interessa também pelo monitoramento no verão, eu sou uma delas, embora odeie o calor com todas as minhas forças :mosking:. O verão na minha opinião rende muitos episódios muito interessantes como os grandes recordes de calor, que acho bem legal a nível de monitoramento e também algo que me atrai muito nessa estação é a formação das tempestades convectivas, é o que me dá ânimo nessa época. Agora em relação a frio em 2015 estou bem otimista, será um ano lindo, com frio constante. Será tão frio que vou ver geada aqui no Rio de Janeiro :laugh: :laugh: :laugh: :laugh: (temos que pensar positivo né), espero ainda pegar um inverno com frio de respeito antes de me mudar daqui, enfim, aos que só gostam do frio: 2015 vai vir com tudo!, e aos demais é vida que segue, o que nos basta é acompanhar o ciclo da natureza...

Link to comment
Share on other sites

Éh..., é notável a queda de movimento aqui no BAZ, mas ainda bem que tem um numero considerável de pessoas aqui que se interessa também pelo monitoramento no verão, eu sou uma delas, embora odeie o calor com todas as minhas forças :mosking:. O verão na minha opinião rende muitos episódios muito interessantes como os grandes recordes de calor, que acho bem legal a nível de monitoramento e também algo que me atrai muito nessa estação é a formação das tempestades convectivas, é o que me dá ânimo nessa época. Agora em relação a frio em 2015 estou bem otimista, será um ano lindo, com frio constante. Será tão frio que vou ver geada aqui no Rio de Janeiro :laugh: :laugh: :laugh: :laugh: (temos que pensar positivo né), espero ainda pegar um inverno com frio de respeito antes de me mudar daqui, enfim, aos que só gostam do frio: 2015 vai vir com tudo!, e aos demais é vida que segue, o que nos basta é acompanhar o ciclo da natureza...

 

 

Isso que eu comentei na noite de sábado rs Ultimamente tem sido normal de ficar mais 1 hora sem haver um novo post em horários que não sejam a madrugada. Geralmente setembro e outubro é uma época que a movimentação diminui por aqui.

 

Como o meu maior interesse é a chuva, então eu acabo por participar ainda mais no verão já que acabo postando sobre alguma chuva que cai seja no interior paulista ou então dela se aproximando de onde eu moro!

 

==========================================================================================

 

Frio mesmo aqui em S Bernardo do Campo...chuva , vento e 12 graus...gelado!! Na capital paulista a temperatura está entre 14/15 graus ..

 

Já aqui no Tatuapé o céu ficou encoberto (na postagem minha de antes eu tinha comentado de que havia algumas nuvens baixas).

Link to comment
Share on other sites

Éh..., é notável a queda de movimento aqui no BAZ, mas ainda bem que tem um numero considerável de pessoas aqui que se interessa também pelo monitoramento no verão, eu sou uma delas, embora odeie o calor com todas as minhas forças :mosking:. O verão na minha opinião rende muitos episódios muito interessantes como os grandes recordes de calor, que acho bem legal a nível de monitoramento e também algo que me atrai muito nessa estação é a formação das tempestades convectivas, é o que me dá ânimo nessa época. Agora em relação a frio em 2015 estou bem otimista, será um ano lindo, com frio constante. Será tão frio que vou ver geada aqui no Rio de Janeiro :laugh: :laugh: :laugh: :laugh: (temos que pensar positivo né), espero ainda pegar um inverno com frio de respeito antes de me mudar daqui, enfim, aos que só gostam do frio: 2015 vai vir com tudo!, e aos demais é vida que segue, o que nos basta é acompanhar o ciclo da natureza...

 

 

Isso que eu comentei na noite de sábado rs Ultimamente tem sido normal de ficar mais 1 hora sem haver um novo post em horários que não sejam a madrugada. Geralmente setembro e outubro é uma época que a movimentação diminui por aqui.

 

Como o meu maior interesse é a chuva, então eu acabo por participar ainda mais no verão já que acabo postando sobre alguma chuva que cai seja no interior paulista ou então dela se aproximando de onde eu moro!

 

Só vai sobrar nós trÊs fazendo dança da chuva aqui. :laugh: :laugh: :laugh: :rofl: :rofl: :rofl:

Link to comment
Share on other sites

Inauguraram o radar de Tres Marias.

Olha ae Felipe! Agora vai dá pra monitorar não só tempestade, como qualquer tipo de chuva em Patrocínio agora :sarcastic:

Verdade. :good2:

Nesse primeiro dia de teste, o radar não se saiu bem, mostrou chuva sobre a cidade, mas nem se quer chuviscou.

 

4KoMVHS.png

 

 

Ta uns 20 minutes atrasado.Soh tristeza mesmo.

 

Se no Brasil ta dificil chover, aqui tb.Passou uma super frente fria aqui, mas soh pingou.A maxima de amanha não passa dos 14c.Desde que morei em Sampa não sinto uma maxima dessas. :mosking:

Link to comment
Share on other sites

Só vai sobrar nós trÊs fazendo dança da chuva aqui. :laugh: :laugh: :laugh: :rofl: :rofl: :rofl:

:laugh: :laugh: :laugh: :laugh: eu vou fazer a dança de dentro de um quarto com ar condicionado, pq se for na rua não sairei íntegro, já sou preto, pra virar carvão só um passeio no sol de 40 graus me basta :rofl: :rofl:

Link to comment
Share on other sites

 

Isso que eu comentei na noite de sábado rs Ultimamente tem sido normal de ficar mais 1 hora sem haver um novo post em horários que não sejam a madrugada. Geralmente setembro e outubro é uma época que a movimentação diminui por aqui.

 

Como o meu maior interesse é a chuva, então eu acabo por participar ainda mais no verão já que acabo postando sobre alguma chuva que cai seja no interior paulista ou então dela se aproximando de onde eu moro!

 

As tempestades de verão me fascinam tanto quanto as incursões polares, você consegue observar a dinâmica da atmosfera em um curtíssimo espaço de tempo e logo após a fúria da natureza, com raios, chuva forte e ventania, eu acho demais! (sem contar que depois da chuvinha dá uma boa refrescada :ok: ).

Link to comment
Share on other sites

A infiltração marítima q teve início no final da tarde de ontem trouxe nuvens baixas pra nossa região.

A madrugada foi de céu nublado/parcialmente nublado e temperatura mínima chegando à 8,2 °C.

No momento o Sol ainda aparece, mas logo as nuvens devem cobrir novamente todo o leste do Estado. Chance de alguns chuviscos.

20140922_065720-1.jpg.f6832d2ba7ddd4074aa26a81ad74bcca.jpg

20140922_064940-1.jpg.0c991b04c0240bd51838e9a8896094ea.jpg

20140922_064933-1.jpg.f0b4dc0011aca5b9620449d48f45559c.jpg

20140922_064443-1.jpg.853dc85e1ee643fc0e675f0fe3f741c1.jpg

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Dia começando bonito, com sol entre poucas nuvens. A tarde o aquecimento deve ser rápido, mas depois da chuva que tivemos não vou nem reclamar.

 

2agohgw.jpg

23lzbm8.jpg

 

Temperatura de 16,7° e ST de 13° por causa do vento de 15km/h, bastante agradável, na próxima madrugada se não ventar ou nublar deveremos ter uma mínima interessante.

Link to comment
Share on other sites

Como o meu maior interesse é a chuva, então eu acabo por participar ainda mais no verão já que acabo postando sobre alguma chuva que cai seja no interior paulista ou então dela se aproximando de onde eu moro!

 

As tempestades de verão me fascinam tanto quanto as incursões polares, você consegue observar a dinâmica da atmosfera em um curtíssimo espaço de tempo e logo após a fúria da natureza, com raios, chuva forte e ventania, eu acho demais! (sem contar que depois da chuvinha dá uma boa refrescada :ok: ).

Idem!

Normalmente o verão trás belos episódios de chuvas e tempestades. Algumas vzs granizo e formações bem interessantes no céu.

No inverno as chuvas geralmente frontais passam rápido e dp fica akele "vazio" por alguns dias. Qdo a ausência de algo interessante é compensada com geadas ou algo mais ainda vai, mas clima de meia-estação sob influência de Alta eu ñ aprecio mto.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.