Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão *NACIONAL* - Setembro 2014


Guest Administrador
 Share

Recommended Posts

  • Replies 4.2k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Idem!

Normalmente o verão trás belos episódios de chuvas e tempestades. Algumas vzs granizo e formações bem interessantes no céu.

No inverno as chuvas geralmente frontais passam rápido e dp fica akele "vazio" por alguns dias. Qdo a ausência de algo interessante é compensada com geadas ou algo mais ainda vai, mas clima de meia-estação sob influência de Alta eu ñ aprecio mto.

 

Essas altas de estações de transição pra cá só servem pra esquentar mesmo, a mínima pode ficar pouco abaixo de 20° e a máxima ultrapassar os 35° e a umidade cair pra 15% ou menos no meio da tarde (pra quem tem rinite é a morte), esse ano foi um grande exemplo, as altas que trouxeram manhãs frias e tardes frescas ficaram restritas no período de junho ao início de agosto. Em relação à chuva, ai na região de Curitiba são comuns as granizadas?. Aqui no Rio é extremamente raro uma chuva de granizo e quando acontece não é muito expressivo, podemos ficar cerca de 3 anos sem ver, visto que nosso verão é quente e úmido, mas não é chuvoso...

Link to comment
Share on other sites

Essas altas de estações de transição

pra cá só servem pra esquentar

mesmo, a mínima pode ficar pouco

abaixo de 20° e a máxima ultrapassar

os 35° e a umidade cair pra 15% ou

menos no meio da tarde (pra quem

tem rinite é a morte), esse ano foi um

grande exemplo, as altas que

trouxeram manhãs frias e tardes

frescas ficaram restritas no período

de junho ao início de agosto. Em

relação à chuva, ai na região de

Curitiba são comuns as granizadas?.

Aqui no Rio é extremamente raro uma

chuva de granizo e quando acontece

não é muito expressivo, podemos

ficar cerca de 3 anos sem ver, visto

que nosso verão é quente e úmido,

mas não é chuvoso...

Em verões chuvosos é comum ocorrer keda de granizo semanalmente em algum município do planalto curitibano.

Tenho em cs mtas fts de granizadas q ocorreram em Pinhais/Piraquara e eu tive a oportunidade de registrar.

Como normalmente a área atingida é pekena, se torna uma kestão de sorte estar no lugar certo e na hr certa.

 

Pela média, aki chove no verão praticamente o dobro do volume pluviométrico do RJ, mas na região de Petrópolis/Nova Friburgo deve chover mais do q aki.

Nc pensou em se mudar pra lá?

Link to comment
Share on other sites

Em verões chuvosos é comum ocorrer keda de granizo semanalmente em algum município do planalto curitibano.

Tenho em cs mtas fts de granizadas q ocorreram em Pinhais/Piraquara e eu tive a oportunidade de registrar.

Como normalmente a área atingida é pekena, se torna uma kestão de sorte estar no lugar certo e na hr certa.

 

Pela média, aki chove no verão praticamente o dobro do volume pluviométrico do RJ, mas na região de Petrópolis/Nova Friburgo deve chover mais do q aki.

Nc pensou em se mudar pra lá?

 

Na verdade, me mudarei para Curitiba devido alguns assuntos familiares, ai estou procurando estudar mais o clima da sua região, talvez seremos vizinhos... :mosking:

Link to comment
Share on other sites

Em verões chuvosos é comum ocorrer keda de granizo semanalmente em algum município do planalto curitibano.

Tenho em cs mtas fts de granizadas q ocorreram em Pinhais/Piraquara e eu tive a oportunidade de registrar.

Como normalmente a área atingida é pekena, se torna uma kestão de sorte estar no lugar certo e na hr certa.

 

Pela média, aki chove no verão praticamente o dobro do volume pluviométrico do RJ, mas na região de Petrópolis/Nova Friburgo deve chover mais do q aki.

Nc pensou em se mudar pra lá?

 

Na verdade, me mudarei para Curitiba devido alguns assuntos familiares, ai estou procurando estudar mais o clima da sua região, talvez seremos vizinhos... :mosking:

 

 

Curitiba vai chegar aos 10 milhões de habitantes com tanto gente migrando pra lá.

Link to comment
Share on other sites

Gente uma duvida , por causa de problemas de sinal e segurança com animais , tive que colocar a estação do Bairro Reserva 10 metros mais perto da casa , sera que vai dar muita diferenças nas minimas ? Se der vou ter que fazer um cercado e colocar ela no mesmo local denovo :

 

A casa fica em um morrinho , porem a diferença do morrinho pra baixada em baixo é de 3 metros apenas na altura e + ou - 10 metros na distancia, sera que da alguma diferença ? Pensei na questão dos ventos apenas que deve ser mais forte !

 

Como era e como ficou

 

BNoqU5U.jpg

 

LnHen89.jpg

Link to comment
Share on other sites

Última manhã astronômica de inverno se despedindo com artigo de luxo neste setembro, com frio! Vampírico é verdade, mas tivemos uma boa mínima.

 

Como não estou conseguindo ter acesso aos dados das estações do Ceops suponho que tranquilamente a mínima ficou sub 10ºC nos cantos mais afastados da cidade, pois na RBS a mínima foi de 12.4ºC e lá é péssimo para as mínimas.

 

Not bad.

Link to comment
Share on other sites

A título de curiosidade, chuvas em setembro na estação do Mirante (INMET) em Sampa, nos últimos anos:

 

2000 - 111,1 mm....LA NIÑA

2001 - 88,5 mm.....NEUTRO

2002 - 54,8 mm.....EL NIÑO

2003 - 34,5 mm.....NEUTRO

2004 - 9,3 mm EL NIÑO

2005 - 138,8 mm NEUTRO

2006 - 77,7 mm EL NIÑO

2007 - 15,7 mm LA NIÑA

2008 - 43,9 mm NEUTRO

2009 - 192,2 mm EL NIÑO

2010 - 104,8 mm LA NIÑA

2011 - 7,4 mm LA NIÑA

2012 - 19,2 mm NEUTRO

2013 - 81,3 mm NEUTRO

 

Well, ainda tem gente que faz previsão para São Paulo baseado em ENSO (LA NINA E EL NINO PARA SETEMBRO)

 

E O PIOR tem gente que acredita.

 

É completamente aleatório.

 

Abraços

 

LA NIÑA

2000 - 111,1 mm....LA NIÑA

2007 - 15,7 mm LA NIÑA

2010 - 104,8 mm LA NIÑA

2011 - 7,4 mm LA NIÑA

MÉDIA= 68,0 mm

 

NEUTRO

2001 - 88,5 mm.....NEUTRO

2003 - 34,5 mm.....NEUTRO

2005 - 138,8 mm NEUTRO

2008 - 43,9 mm NEUTRO

2012 - 19,2 mm NEUTRO

2013 - 81,3 mm NEUTRO

 

MÉDIA = 94,8 mm

 

EL NIÑO

 

2002 - 54,8 mm.....EL NIÑO

2004 - 9,3 mm EL NIÑO

2006 - 77,7 mm EL NIÑO

2009 - 192,2 mm EL NIÑO

 

MÉDIA = 83,4 mm

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Talvez pq até lá eu já esteja na cadeira de rodas e vc de bengala..

:cray:

 

Ai vai ser um velho gordo quase sem forças, mancando empurrando o outro na cadeira de rodas, lutando pra não ir barranco abaixo reclamando de dor nos ossos, com os netos correndo e fazendo barulho brincando na neve :laugh: :laugh: :laugh:.

Link to comment
Share on other sites

Sudeste - 22/09

 

4,7 - Pico do Couto RJ - Inmet

6,4 - Campos do Jordão SP - Con/Inmet

6,7 - Campos do Jordão SP - PWS

 

7,0 - Campos do Jordão SP - Horto

7,0 - Campos do Jordão SP - Aut/Inmet

7,0 - Maria da Fé MG - Inmet

7,0 - Poços de Caldas MG (Aero)

7,7 - Caldas MG - Inmet

7,8 - Monte Verde MG - Inmet

7,9 - Maria da Fé MG - Reserva

 

8,0 - Campos do Jordão SP - INPE

8,1 - Maria da Fé MG - Lage

9,7 - Teresópolios RJ - Inmet

Link to comment
Share on other sites

Talvez pq até lá eu já esteja na cadeira de rodas e vc de bengala..

:cray:

 

Ai vai ser um velho gordo quase sem forças, mancando empurrando o outro na cadeira de rodas, lutando pra não ir barranco abaixo reclamando de dor nos ossos, com os netos correndo e fazendo barulho brincando na neve :laugh: :laugh: :laugh:.

...aí os pestes dos netos fazem o velho gordo tropeçar la no alto da colina... e ele sem kerer empurra a cadeira do amigo barranco abaixo...

 

+

 

Muitas nuvens e vento frio.

Temperatura agora de 16 graus.

Link to comment
Share on other sites

Algo como 300.000 a 400.000 marchando contras as mudanças climática (equivocadas).

E eu atendendo aos caprichos de meia duzia que se sentem indignados com as verdades joãoturianas, com os caprichos comparativos hesgpoarense, com os consoles do lado de lá da cerca e outras

Enfim,

https://farm6.staticflickr.com/5588/15313281815_e320ba3a0e_z.jpg

http://peoplesclimate.org/

Uma marcha mais discreta..

Contra o uso de galinheiros para fins meteorológicos..

06-1.jpg.0e154950c5c9bb342422d822dced4c67.jpg

Link to comment
Share on other sites

Algo como 300.000 a 400.000 marchando contras as mudanças climática (equivocadas).

E eu atendendo aos caprichos de meia duzia que se sentem indignados com as verdades joãoturianas, com os caprichos comparativos hesgpoarense, com os consoles do lado de lá da cerca e outras

Enfim,

 

E o pior é ler no meio da foto uma idiota dizendo que temos de estudar ciencias... Al Gore plantou a semente do mal e já está disseminada. :laugh: :laugh: :laugh:

Link to comment
Share on other sites

Algo como 300.000 a 400.000 marchando contras as mudanças climática (equivocadas).

E eu atendendo aos caprichos de meia duzia que se sentem indignados com as verdades joãoturianas, com os caprichos comparativos hesgpoarense, com os consoles do lado de lá da cerca e outras

Enfim,

15313281815_e320ba3a0e_z.jpg

http://peoplesclimate.org/

 

Eu acho que a coisa chegou a tal ponto que mesmo por motivos errados é melhor deixar eles protestarem mesmo, embora isso não vá fazer com que o desmatamento diminua nem as industrias poluírem menos no curto prazo.

Link to comment
Share on other sites

Algo como 300.000 a 400.000 marchando contras as mudanças climática (equivocadas).

E eu atendendo aos caprichos de meia duzia que se sentem indignados com as verdades joãoturianas, com os caprichos comparativos hesgpoarense, com os consoles do lado de lá da cerca e outras

Enfim,

 

file.php?id=5486

Uma marcha mais discreta..

Contra o uso de galinheiros para fins meteorológicos..

 

Creio que todos recordam que o galo Chantecler encontra é na galinha Pertelote o seu refúgio e também sabemos que ela não compreende as angústias e as reponsabilidades que o afligem por ser o rei do terreiro. Não é necessário dizer que Pertelote não entende exatamente as razões de Chantecler.

 

E o pior é ler no meio da foto uma idiota dizendo que temos de estudar ciencias... Al Gore plantou a semente do mal e já está disseminada. :laugh: :laugh: :laugh:

 

Sim para a multidadão aquecimentista a ciência é firmada e consolidada. [ A causa de todos os males do mundo é CO2]

 

Agora vamos fazer um exercício de tolerância.

 

Vou supor que estou certo [ o CO2 não é problema algum]

 

Se você acha que nos blogs desta multidão,

 

Eu seria tratado como troll ...disque 1

 

Alguns até desejão me queimar [ não o fazem, pois é crime] disque 2

 

A intolerância é um saco.

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

com as verdades MODERADO, com os caprichos comparativos MODERADO, com os consoles do lado de lá da cerca e outras

 

:laugh:

 

Parei por aqui...

 

--

 

Mínima de 10°C, finalmente abaixo da média. porém será a última do mês. Este mês não serviu pra nada...

 

[moderado em respeito ao Parmera :laugh: :laugh: :laugh: ]

Link to comment
Share on other sites

Eu acho que a coisa chegou a tal ponto que mesmo por motivos errados é melhor deixar eles protestarem mesmo, embora isso não vá fazer com que o desmatamento diminua nem as industrias poluírem menos no curto prazo.

 

Beto concordo contigo,

 

Agora, o povo na rua normalmente é um problemão.

 

O povo na rua em NYC costuma ser problemão dos grandes.

 

A massa ignara protestando contra [ou favor] da ciência.

 

É algo pós ciência.

 

Apavorante

Link to comment
Share on other sites

Hedsgpa

Vc volta pra POA e o Gvieira assume teu lugar.

Simples assim...

 

 

Olha a principio vou ter que mudar mesmo, não é certeza ainda. Mas seria para Caxias do Sul.

A pergunta é: Como será o clima de Caxias daki uns 20/30 anos, se pessoas de outras regiões resolverem tbm se mudar pra lá?

O q vale pra uma, vale pra tdas..

Ñ me surpreenderei se em breve os parrerais forem substituídos por cafezais.. (à exemplo de Soledade)

:laugh:

Link to comment
Share on other sites

Hedsgpa

Vc volta pra POA e o Gvieira assume teu lugar.

Simples assim...

 

 

Olha a principio vou ter que mudar mesmo, não é certeza ainda. Mas seria para Caxias do Sul.

A pergunta é: Como será o clima de Caxias daki uns 20/30 anos, se pessoas de outras regiões resolverem tbm se mudar pra lá?

O q vale pra uma, vale pra tdas..

Ñ me surpreenderei se em breve os parrerais forem substituídos por cafezais.. (à exemplo de Soledade)

:laugh:

 

 

MODERADO

 

E não vou mudar para Cxs por motivos climatológicos e sim profissionais. E é ainda não é uma certeza.

Link to comment
Share on other sites

A pergunta é: Como será o clima de Caxias daki uns 20/30 anos, se pessoas de outras regiões resolverem tbm se mudar pra lá?

O q vale pra uma, vale pra tdas..

Ñ me surpreenderei se em breve os parrerais forem substituídos por cafezais.. (à exemplo de Soledade)

:laugh:

 

Se as pessoas entende-se a profundidade deste comentário ao invés de acharem um provocação teríamos evoluídos 10 anos em 2 minutos.

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

Primavera começa hoje; Estação das flores será marcada por clima quente e chuvas

 

A Primavera terá inicio às 23h29 do dia 22 de setembro e vai até o dia 21 de dezembro. E, talvez, nunca se esperou tanto por essa estação, como neste ano. Uma de suas principais características é o retorno da chuva a grande parte do país, inclusive no Sudeste que passa por um quadro recorde de reservatórios muito baixos.

 

Há previsão de formação de um El Niño de fraca intensidade, que deve se desenvolver ao longo dos próximos meses. Ele deve garantir que a chuva comece na hora certa, mas com mais calor do que a normalidade de Norte a Sul do Brasil. A maior parte dessa chuva deve ocorrer em forma de pancadas que, geralmente, ocorrem nos períodos da tarde e da noite e vão se tornando mais frequentes à medida que nos aproximamos do verão. De forma geral, teremos mais calor do que o normal e a chuva deve ficar um pouco acima da média em parte do Sul, Sudeste e Centro-Oeste. O Norte e o Nordeste podem ter um pouco mais de chuva em outubro, mas como a média normal é muito baixa neste mês, de forma geral pode-se dizer que a primavera será mais seca e bem mais quente do que a normalidade nestas Regiões.

 

CBN

Link to comment
Share on other sites

Primavera começa hoje; Estação das flores será marcada por clima quente e chuvas

 

A Primavera terá inicio às 23h29 do dia 22 de setembro e vai até o dia 21 de dezembro. E, talvez, nunca se esperou tanto por essa estação, como neste ano. Uma de suas principais características é o retorno da chuva a grande parte do país, inclusive no Sudeste que passa por um quadro recorde de reservatórios muito baixos.

 

Há previsão de formação de um El Niño de fraca intensidade, que deve se desenvolver ao longo dos próximos meses. Ele deve garantir que a chuva comece na hora certa, mas com mais calor do que a normalidade de Norte a Sul do Brasil. A maior parte dessa chuva deve ocorrer em forma de pancadas que, geralmente, ocorrem nos períodos da tarde e da noite e vão se tornando mais frequentes à medida que nos aproximamos do verão. De forma geral, teremos mais calor do que o normal e a chuva deve ficar um pouco acima da média em parte do Sul, Sudeste e Centro-Oeste. O Norte e o Nordeste podem ter um pouco mais de chuva em outubro, mas como a média normal é muito baixa neste mês, de forma geral pode-se dizer que a primavera será mais seca e bem mais quente do que a normalidade nestas Regiões.

 

CBN

 

CORTO MEU BRAÇO ESQUERDO [ by juca kfouri]...PODEM ATÉ ACERTAR....MAS É TIRO DE META [by Bruno]

 

A título de curiosidade, chuvas em setembro na estação do Mirante (INMET) em Sampa, nos últimos anos:

 

2000 - 111,1 mm....LA NIÑA

2001 - 88,5 mm.....NEUTRO

2002 - 54,8 mm.....EL NIÑO

2003 - 34,5 mm.....NEUTRO

2004 - 9,3 mm EL NIÑO

2005 - 138,8 mm NEUTRO

2006 - 77,7 mm EL NIÑO

2007 - 15,7 mm LA NIÑA

2008 - 43,9 mm NEUTRO

2009 - 192,2 mm EL NIÑO

2010 - 104,8 mm LA NIÑA

2011 - 7,4 mm LA NIÑA

2012 - 19,2 mm NEUTRO

2013 - 81,3 mm NEUTRO

 

Well, ainda tem gente que faz previsão para São Paulo baseado em ENSO (LA NINA E EL NINO PARA SETEMBRO)

 

E O PIOR tem gente que acredita.

 

É completamente aleatório.

 

Abraços

 

LA NIÑA

2000 - 111,1 mm....LA NIÑA

2007 - 15,7 mm LA NIÑA

2010 - 104,8 mm LA NIÑA

2011 - 7,4 mm LA NIÑA

MÉDIA= 68,0 mm

 

NEUTRO

2001 - 88,5 mm.....NEUTRO

2003 - 34,5 mm.....NEUTRO

2005 - 138,8 mm NEUTRO

2008 - 43,9 mm NEUTRO

2012 - 19,2 mm NEUTRO

2013 - 81,3 mm NEUTRO

 

MÉDIA = 94,8 mm

 

EL NIÑO

 

2002 - 54,8 mm.....EL NIÑO

2004 - 9,3 mm EL NIÑO

2006 - 77,7 mm EL NIÑO

2009 - 192,2 mm EL NIÑO

 

MÉDIA = 83,4 mm

Link to comment
Share on other sites

A pergunta é: Como será o clima de Caxias daki uns 20/30 anos, se pessoas de outras regiões resolverem tbm se mudar pra lá?

O q vale pra uma, vale pra tdas..

Ñ me surpreenderei se em breve os parrerais forem substituídos por cafezais.. (à exemplo de Soledade)

:laugh:

 

Se as pessoas entende-se a profundidade deste comentário ao invés de acharem um provocação teríamos evoluídos 10 anos em 2 minutos.

 

Abraços

Nosso clima (Sul e parte do Sudeste) é um dos mais sensíveis à mudanças nas áreas super-povoadas.

Ñ podemos impedir o crescimento populacional, mas podemos cuidar dakilo q está ao nosso alcance.

O assunto é complicado e nem vou me alongar nele, mas um exemplo q vejo acontecer por aki já há um bom tempo: A população de baixa renda, sem casa própria, mas a maioria com carro na garagem. Áreas de invasão se tornam vilas enormes sem uma única árvore pra substituir as nativas q derrubaram.

Lixo por toda parte. Lugares horríveis cada vez ocupando áreas maiores do município.

Dp ainda reclamam q o clima ñ é mais o mesmo de antes.

Se ocorrem mais enchentes, ñ é pq tem chovido mais..

Se ng vê mais geadas com a mesma frequência com q se via nas outras décadas, ñ é pq o clima eskentou.

As pessoas simplesmente modificam o micro-clima de onde vivem, pra melhor ou pra pior..

 

No caso, pra pior...

Link to comment
Share on other sites

CHUVAS - RESERVATÓRIO CANTAREIRA

 

SETEMBRO 13 – 37,5 mm (91,9 mm esperado)

 

OUTUBRO 13 – 123,4 mm (132,6 mm esperado)

 

NOVEMBRO 13 – 97,0 mm (163,8 mm esperado)

 

DEZEMBRO 13 – 62,9 mm (226,8 mm esperado)

 

JANEIRO 14 – 87,8 mm ( 259,9 mm esperado)

 

FEVEREIRO 14 – 73,0 mm (202,6 mm esperado)

 

MARÇO 14 – 193,3 mm (184,1 mm esperado)

 

ABRIL 14 – 85,7 mm (89,3 mm esperado)

 

MAIO 14 – 37,3 mm (83,2 mm esperado)

 

JUNHO 14 – 15,8 mm (56,0 mm esperado)

 

JULHO 14 – 40,4 mm (49,9 mm esperado)

 

AGOSTO 14 – 22,6 mm (36,9 mm esperado)

 

SETEMBRO 14 – 40,0 mm (91,9 esperado)

---------------------------------------------------------------------------------------------

 

OUTUBRO 14 – (132,6 mm esperado)

 

NOVEMBRO 14 – (163,8 mm esperado)

 

DEZEMBRO 14 – (226,8 mm esperado)

 

ULTIMOS 12 MESES – 876,7 mm (1577,0 mm esperado) -44,4%

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.