Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Temas Gerais


Alexandre Aguiar
 Share

Recommended Posts

Repare que o centro da alta fica na patagônia, porém ela será "catapulteada" para todo o centro-sul

devido à atuação de um poderoso ciclone em alto-mar. Bem parecido com Junho/85.

Essa onda de frio deve ter sido muito forte aqui no Triângulo Mineiro, pois não há dados disponíveis de nenhuma cidade no BDMET.

Em Jataí, GO fez -0,4ºC, 0,5ºC, 0,8ºC e 1,4ºC. :shok:

Em Catalão, GO fez 2,8ºC e a máxima foi de 14,2ºC. :shok:

 

Ontem a temperatura variou entre 16,9ºC e 26,9ºC.

No INMET choveu 5,8 mm e em casa 0 mm.

Agora céu parcialmente nublado faz 17,8ºC.

Link to comment
Share on other sites

O verão 2013/2014 em São Paulo foi o mais quente que eu presenciei. Foi longo, com picos insuportáveis de calor, sequência de dias muito quentes que eu nunca vi. Acho que não houve ZCAS neste verão, coisa que eu nunca vi.

 

Acho que nosso verão foi um verão Porto-Alegrense "comum" ou pouco abaixo da média, com pouca chuva. Mas deu para aguentar.

 

Somente a região de SJ este verão foi curto e grosso?

 

O que sei é que no sul do RS (Bagé, etc..) o verão foi mais ameno, como na Argentina, o que mostra grande co-relação, e que o sul do RS é uma mundo a parte. Não foi em 2002, ano péssimo no inverno, em que o sul do RS teve um inverno bem rigoroso e o resto ficou chupando o dedo, com excessão da MP do início setembro de 2002, que foi bem forte?

 

Aqui nunca segue o padrão normal BR. Anos como 1965, foi um dos piores invernos por aqui, nada aconteceu, nem friozinho.

 

Este 2014 não teve nenhuma onda de Calor, coisa que é muito comum em todos os Verões, pela classificação da OMM.

 

E a melhor MP de 2013 aqui na região ?? Não foi a de Julho e nem a que nevou na Serra do RS. Mas sim um monstro Polar extremamente bloqueado na Argentina, em Agosto. Chegou a nevar na ocasião. E máximas de 8ºC. Foram dias sem passar de 10ºC.

 

È o que eu falo. Você está numa localização que TOTALMENTE distinta. O verão. inverno, segue uma outra régua do que temos por aqui. Já foi bem diferente de POA....

Link to comment
Share on other sites

Estou tentando te falar que o sul do RS já tem uma outra dinâmica. "Mais" diferente que POA.

 

Vou te dar uma dica: acompanhe o Ensbemble, CPTEC. Vc vai ver...

 

Veja a "linha" das temperaturas.

 

È nessa projeção que digo que Curitiba é mais parecida com SP> do que POA; em termos de 'DINÂMICA".

 

Lages...

 

tem uma dinâmica mais parecida

SP em relação a ou Bagé?

 

Não conte a opinião do Shimutz, heinn, a qual é inhfluenciável.

 

Vai ver que SJ Pinhais é mais parecida "dinâmicamente" com o sul do RS que SP.

Link to comment
Share on other sites

Moretao, olha como fica com um zoom maior:[attachment=0]anomalia 120.png[/attachment]

 

Agora Itajaí, Balneário Camboriú, Joinville e o litoral viveram um verão normal, só aqui no Vale houve calor.

 

Se eu fosse olhar este mapa sem saber nenhum dado, diria que Itajaí está viveu um verão na média.

 

Um mapa artístico como diria Mafili.

Link to comment
Share on other sites

O Bruno tem dados, tem informação, tem análise e tratamento de tudo isso.

 

O Bruno já provou por A + B. Cientificamente.

 

O foco mudou. Sem um único argumento sustentado vem o JT com o coitadismo beirando o ridículo.

 

De fato, pela insistência absurda desprovida de qualquer fundamento, o coitadismo está virando um exercício de auto-humilhação. O JT está ele mesmo fazendo o serviço que diz estar sendo feito pelo Bruno.

 

Pronto. Dados expostos, sem discussão.

Link to comment
Share on other sites

Melhor é quem vota no PT né...

 

Prove que eu sou petista, Vitor. Caso contrário, seu comentário não tem o menor crédito.

E ainda vou dar uma dica: entre nos tópicos sobre política e votação.

 

Estou cansado dessa lengalenga de classificar de "petista" quem não gosta de tucanos. Considero uma dicotomia pobre e desonesta, no mínimo.

Link to comment
Share on other sites

Podemos ate ter um inverno com temperatura abaixo da média para boa parte do país

Mas oq é claro, é que os verões estão sim cada vez mais quente, este verão foi terrivel, pode ser que em bagé ou oeste de nao sei onde tivemos temperaturas "amenas" , mas pesquisam se a média da decada passada era bem inferior a dessa década atual

Alem do mais, o próximo verão será pior, mais seco e mais quente

Se Rio não teve dias mais quentes no mundo, pelo menos esteve nos top 10

se acha pouco então não sei oq dizer

Como vc sabe que o próximo verão vai ser pior? Me fale onde vc comprou essa bola de cristal que eu também quero uma.

Link to comment
Share on other sites

Olha, amigo João, você sabe que gosto de você e fiquei muito feliz com seus elogios à minha pessoa, sério

mesmo.

 

Porém, gostaria que reconsiderasse sua posição acerca do clima em Porto Alegre...ao menos refletisse um

pouco mais. Por todos os dados que os amigos têm postado, não lhe parece evidente que sua percepção de

"mais frio no passado" pode ser só uma percepção mesmo, mas não um fato?

 

Aqui em minha cidade eu tenho certeza que não é só percepção...é fato!

 

Pense direito...anualmente, POA pode até ter aquecido sim, mas...no inverno? Tem certeza? Os dados não

deixam mentir.

 

Abraços, amigo!

 

Bom dia, Renan!

Também gosto muito de ti e te admiro demais, por dois motivos: sabes o que estás falando e tens educação para colocar as coisas, sem querer "rebaixar" as pessoas a um "quase lixo", o que na verdade ENCANTA O BRUNO.

Não é o fato do BRUNO discordar de mim que me deixa magoado, mas a falta de educação, de sensibilidade e tato para lidar com as pessoas. Ele quer se sobressair a qualquer custo e usa de termos e maneiras totalmente errôneas para isso. E o pior: acha que está certíssimo sendo assim. No fundo é digno de pena por se comportar dessa forma.

Eu já o chamei em MP diversas vezes, tentando ficar numa boa com ele, como fiz e aconteceu com o VITOR VM e outros aqui do BAZ. No entanto, com esta última dele, DESISTO DE VEZ.

Posso até repensar algumas coisas sobre o clima de POA e sei que no passado sempre houve calores fora de época. Isso faz parte da dinâmica do clima gaúcho. NUNCA DISSE AO CONTRÁRIO EM RELAÇÃO A ISSO. No entanto, a sequência de frio era maior antigamente sim. Como eu digo: fazem meses e dias e dias de calor e, quando vem um frio extremo, todos ficam em polvorosa e felizes. Claro, com toda razão, pois todos aqui gostamos do frio! O que acontece? Esses 4 ou 5 dias de FRIO EXTREMO, MASCARAM TODO CALOR QUE FEZ POR DIAS E DIAS SEGUIDOS. Te afirmo: hoje em dia meu guarda roupa é de 80% de roupa de verão, 10% de meia estação e 10% de roupa de inverno mesmo. Antigamente usava bem mais meus casacos, pois a sequência de frio era maior.

Mas tudo bem... Acredite e entenda quem quiser.

Faça uma enquete nas ruas com uns 20 portoalegrenses e pergunte sobre os invernos de antigamente. Ao menos uns 17 ou 18, se tiverem mais de 40 anos, concordarão com o que eu falo e percebo. NÃO SOU UM LUNÁTICO NEM BURRINHO (termo que o Bruno adorou usar contra mim uma vez...). Sou um Bacharel em Turismo, tenho 20 anos de profissão, leio muito e sou EDUCADO com todos os que convivo.

Obrigado pela postagem EDUCADA COMO SEMPRE.

Pena o BRUNO ter tanto asco da minha pessoa (o que já ficou claro nas mensagens dele). Poderíamos ser até amigos, pois moramos na mesma cidade.

Mas... não posso obrigar uma pessoa a me conhecer melhor e entender os meus motivos.

AQUI EM PORTO ALEGRE o dia amanheceu nublado, mas NADA DE CHUVA ainda. Um pouco abafado e desconfortável.

Abraços a todos e um bom feriado, com paz e saúde! :good:

Link to comment
Share on other sites

Pessoal essas trocas de farpas e explicações de ambas as partes não faz bem a ninguém! Tampouco ao fórum!

 

Quantas pessoas se abstiveram de participar aqui devido as rusgas entre participantes?

 

Boa sexta feira santa àqueles que acreditam e bom feriado àqueles que não seguem o cristianismo.

 

:good2:

Link to comment
Share on other sites

O risco da aferição incorreta: -14,1oC no Morro da Igreja em 2013?

 

http://www.fab.mil.br/noticias/mostra/15733/TRÁFEGO-AÉREO-–-Militares-da-FAB-trabalham-a-14,1°-graus-negativos

 

i1372514524782735.jpg

 

Por isso muito pé atras com aquelas medições do MI e PNI de mínimas absurdas.

Tem razão Caio ou se tem um padrão científico para medições, ou vira um "vale-tudo"ou Vale qq coisa"... :ok:

Link to comment
Share on other sites

Pessoal essas trocas de farpas e explicações de ambas as partes não faz bem a ninguém! Tampouco ao fórum!

 

Quantas pessoas se abstiveram de participar aqui devido as rusgas entre participantes?

 

Boa sexta feira santa àqueles que acreditam e bom feriado àqueles que não seguem o cristianismo.

 

:good2:

 

Concordo, amigo Diego!

Por mim, jamais haveria isso.

No entanto, há pessoas que sentem prazer em rebaixar os outros. Fazer o quê? Eu e tu mesmo já tivemos nossas intrigas, mas te chamei em MP e resolvemos tudo. Pedi até desculpas por ter me excedido.

Te admiro muito, pois colocas tuas opiniões sem querer aparecer mais do que os outros. Isso é louvável.

Como está o tempo hoje na tua cidade?

Abraços e um excelente dia, com paz e saúde! :good:

Link to comment
Share on other sites

João Tur, grande pessoa, o seguinte:

-O verão aqui para minha cidade foi o mais quente que já vi,fato. :ok:

-O abril teve uma sequência de dias acima de 30º que não tem precedentes nas últimas décadas, fato. :ok:

-Vão continuar no mesmo ritmo, as temperaturas, assim, acima da média?Não. :ok:

-Será mais quente que a média histórica o inverno climático?Acredito que não. :ok:

Sua percepção de calor é um tanto exagerada. :mosking:

Em POA vai sentir pouco frio comparado às regiões mais frias do RS...fato. :ok:

Então fica tranquilo, leve na esportiva, vc é gente boa,abraço. :friends:

Quando quiser sentir sensação congelante venha para a Cerca Velha em dia de minuano... :sarcastic: :mosking: :laugh: :ok:

Link to comment
Share on other sites

Sobre Poa...A explicação do Bruno de se comparar o inicio da decada de 70 e hoje é incontestável.....Então dizer que **antigamente era mais frio* nesta cidade e tambem nesta epoca , mostra que é um equivoco...mas....

 

Podemos achar que antigamente era mais frio porque..?? As nossas casas antigamente não eram como hoje..digo estrutura....temos o fator de roupas...Qdo eu era criança , não lembro de usar blusas de la ou casacos no inverno como hoje ...pq a criança não está nem ai pra isso...e isto leva a sentirmos mais frio...naquela epoca...Acho que é isso....

Link to comment
Share on other sites

Pessoal essas trocas de farpas e explicações de ambas as partes não faz bem a ninguém! Tampouco ao fórum!

 

Quantas pessoas se abstiveram de participar aqui devido as rusgas entre participantes?

 

Boa sexta feira santa àqueles que acreditam e bom feriado àqueles que não seguem o cristianismo.

 

:good2:

Mas eu não estou tendo rusga com ninguém. Estou apenas no debate. O problema é que cada dado q eu trago soa como uma falta de respeito ou xingamento ao JT. O quê devo fazer? Concordar com ele?

Link to comment
Share on other sites

Pessoal essas trocas de farpas e explicações de ambas as partes não faz bem a ninguém! Tampouco ao fórum!

 

Quantas pessoas se abstiveram de participar aqui devido as rusgas entre participantes?

 

Boa sexta feira santa àqueles que acreditam e bom feriado àqueles que não seguem o cristianismo.

 

:good2:

Mas eu não estou tendo rusga com ninguém. Estou apenas no debate. O problema é que cada dado q eu trago soa como uma falta de respeito ou xingamento ao JT. O quê devo fazer? Concordar com ele?

 

Prometo que é a ÚLTIMA VEZ QUE TE RESPONDO ALGUMA COISA. TUDO O QUE TU ESCREVERES, POR PIOR QUE SEJA QUANTO A MINHA PESSOA, NÃO OBTERÁ RESPOSTA ALGUMA MAIS. DESISTO de tentar ficar numa boa contigo.

1) CONTESTAR NÃO É HUMILHAR E REBAIXAR A OUTRA PESSOA, ESPONDO-A AO RIDÍCULO. ISSO SEMPRE FAZES COMIGO.

2) Há muitos que discordam do meu pensamento e nem por isso se utilizam de meios para parecerem mais inteligentes e menos "burrinhos" como eu.

3) A UNIVERSIDADE DÁ O CONHECIMENTO, MAS A EDUCAÇÃO QUEM DÁ É A VIDA E A CONVIVÊNCIA COM OS OUTROS E AS DIFERENÇAS. ISSO AINDA FALTA MUITO PRA TI.

4) Sei que vai demorar... mas um dia AINDA VERÁS E TE DARÁS CONTA DOS ABSURDOS SEM SENTIDO QUANTO A MINHA PESSOA que já me escreveste por MP ou mesmo para todos verem e "rirem".

PENA, BRUNO. DESISTI DE TENTAR SER TEU AMIGO E FICAR NUMA BOA CONTIGO.

SEI QUE TENS COSTAS QUENTES AQUI NO BAZ, mas com as atitudes e maneira que respondes a um forista, tentando diminuí-lo, eu, se fosse administrador, te excluía daqui. Sério mesmo.

ATITUDE E RESPEITO SÃO TUDO NUM DEBATE SAUDÁVEL, MEU CARO.

ABRAÇOS, FIQUE EM PAZ E SEJA FELIZ. :hi:

Link to comment
Share on other sites

Moretao, olha como fica com um zoom maior:[attachment=0]anomalia 120.png[/attachment]

 

Agora Itajaí, Balneário Camboriú, Joinville e o litoral viveram um verão normal, só aqui no Vale houve calor.

 

Se eu fosse olhar este mapa sem saber nenhum dado, diria que Itajaí está viveu um verão na média.

 

Um mapa artístico como diria Mafili.

 

Moretão, o mapa está longe de ser perfeito e sabe pq? Pq falta estações em muitas regiões e cidades do mundo. Balneario Camboriú, Itajaí e Joinville não tem normal, logo é impossível para o mapa dizer se ali foi mais quente ou mais frio que o normal. Portanto, o computador extrapola dados de bóias no oceano e de outras estações mais próximas para fechar o coloridinho do mapa. De certa forma, vc tem razão, é um "mapa artístico", pois estas falhas tem que ser "tapadas". Veja a aba "estações metar e inmet" daqui do BAZ que o Marcelo disponibiliza. Ali também há cores sobre todo território nacional! O computador do Marcelo extrapola dados entre uma estação e outra para formular a cor. Agora, uma coisa é fato: o valor da anomalia global apresentada lá em cima do mapa é real, pois ele leva em consideração todas estações que ajudaram a construir o mapa e as suas respectivas normais.

 

Resumindo: o mapa é generalista. O tipo de erro que vc encontrou no litoral de SC por falta de estações, vc também encontrará na borda de outras regiões onde foi mais frio que o normal, mas que a falta de estações impediu um desenho perfeito. Ele apenas dá uma idéia geral de como está o mundo.

 

Por fim, não pense que estou sendo preconceituoso com vc. Também não estou te xingando. Também não estou sendo mal educado. Estou apenas debatendo com vc. Por favor! Isso aqui não é uma ditadura.

Link to comment
Share on other sites

Faxinal do Céu-PR..

Eu fiquei muito impressionado com essa acumulação em Faxinal do Ceu.

Ela deve ter uns 800m de altitude, mas o paralelo 24 passa nesse

Município, que fica a uns 80 km ao sul de Londrina!

 

Muito interessante mesmo, dizer que não nevou em 2013 no norte do PR é desconhecer totalmente a história. Em Maringá o Luiz observou chuva congelada. No mesmo dia, ao amanhecer, nuvens mammatus acompanhando nuvens com grande desenvolvimento vertical. Registrei chuva na madrugada com apenas 3ºC! Esse inverno ficou marcado na minha memória.

Link to comment
Share on other sites

É EXTREMANETE CONSTANTE NA MÉDIA, EM QUASE TODAS AS DIVISÕES (DÉCADA CHEIA, DÉCADA PELA METADE, VÁRIOS 30 ANOS) E SEMPRE DÁ 16,7°C. O QUE NOTO É QUE TEM COMEÇADO TARDE E TERMINADO CEDO E, QUASE SEMPRE, DE MEADOS DE 200 P/CÁ, TEM UM PERÍODO DE CALOR FORTE (DIAS SEGUIDOS ACIMA DOS 26/27°C) POR UMA OU DUAS SEMANAS E ATÉ 30 DIAS, O OUTRO LADO É QUE TEM DADO MAIS GEADA QUE O COSTUME DURANTE O VERÃO, OU SEJA EXTREMADO, MAS DENTRO DA MÉDIA E MAIS CURTO NO JÁ INEXISTENTE VERÃO DA SERRA.

 

O INVERNO O CONTRÁRIO, ESTÁ FICANDO MAIS LONGO E MAIS FRIO.

 

VERÃO

 

55/84 60/89 65/94 70/99 75/04 80/09 85/13 90/13

 

D 16,2 16,2 16,4 16,4 16,3 16,3 16,5 16,5

J 17,3 17,2 17,2 17,2 17,1 17,1 17,1 17,1

F 17,4 17,4 17,4 17,3 17,2 17,1 17,0 17,1

M 16,1 16,1 16,2 16,2 16,2 16,3 16,2 16,2

ME 16,8 16,7 16,8 16,8 16,7 16,7 16,7 16,7

 

INVERNO

 

55/84 60/89 65/94 70/99 75/04 80/09 85/13 90/13

 

M 11,5 11,5 11,7 11,3 11,0 11,0 10,6 10,8

J 09,7 09,7 09,9 09,6 09,8 09,8 09,8 09,9

J 09,9 09,9 09,7 09,6 09,3 09,2 09,2 09,2

A 10,6 10,8 10,6 10,7 10,9 11,0 11,0 11,0

S 11,9 11,7 11,4 11,2 11,1 10,9 11,1 11,3

M 10,7 10,7 10,7 10,5 10,4 10,4 10,3 10,4

 

OU SEJA OS NÚMEROS PROVAM QUE OS INVERNOS ATUAIS SÃO MAIS FRIOS QUE OS MAIS"ANTIGOS", AGORA A PERCEPÇÃO MUDOU DEVIDO OS MELHORAMENTOS NO AQUECIMENTO E ROUPAS, OS NÚMEROS NÃO SE IMPORTAM COM O ACHO, PELE, TEMPOS ATRÁS, OU SEJA O QUE FOR, ISTO É ARGUMENTO CONCRETO.

 

OUTRO DETALHE QUE VENHO OBSERVANDO, DE 2004 PARA CÁ AS GEADAS TARDIAS TEM TRAZIDO MAIS DANOS QUE O USUAL. E VERÕES BEM ALTERNADOS, ORA FRIOS ORA COM PICOS FORTES DE CALOR.

 

 

 

55/84 E 90/13

11,5 10,8/-0,7

9,7 9,9/+0,2

9,9 9,2/-0,7

10,6 11,0/+0,4

11,9 11,3/-0,6

10,7 10,4/-0,3 EM 5 MESES!

 

VERÃO

 

55/84 90/13

D 16,2 16,5/+0,3

J 17,3 17,1/-0,2

F 17,4 17,1/-0,3

M 16,1 16,2/+0,1

ME 16,8 16,7/-0,1

 

VERÃO MAIS ESTÁVEL, COM QUEDA NO MIOLO.

 

EM 2007/2008 FPOLIS TEVE VERÕES BEM BRANDOS E COM MUITAS NOITES FRESCAS, EM JANEIRO E FEV FORAM, SOMADOS, MAIS DE 20/25 DIAS ABAIXO DOS 20,0, QDO O NORMAL É 0/3 DIAS. DIZER QUE OS VERÕES ESTÃO CADA VEZ MAIS QUENTES SEM MOSTRAR NÚMEROS, QUALQUER UM PODE DIZER, ASSIM COMO PODERIA DIZER QUE OS INVERNOS ESTÃO MAIS FRIOS AGORA QUE OS "ANTIGOS", A DIFERENÇA SÃO OS NÚMEROS!

Link to comment
Share on other sites

[

Muito interessante mesmo, dizer que não nevou em 2013 no norte do PR é desconhecer totalmente a história. Em Maringá o Luiz observou chuva congelada. No mesmo dia, ao amanhecer, nuvens mammatus acompanhando nuvens com grande desenvolvimento vertical. Registrei chuva na madrugada com apenas 3ºC! Esse inverno ficou marcado na minha memória.

 

 

OUTRO DETALHE, TEVE TROVOADA COM NEVE NA CIDADE DE S.JOAQUIM E FOI A SEGUNDA VEZ NESTE SÉCULO, EM 2005 TAMBÉM.

Link to comment
Share on other sites

Melhor é quem vota no PT né...

 

Prove que eu sou petista, Vitor. Caso contrário, seu comentário não tem o menor crédito.

E ainda vou dar uma dica: entre nos tópicos sobre política e votação.

 

Estou cansado dessa lengalenga de classificar de "petista" quem não gosta de tucanos. Considero uma dicotomia pobre e desonesta, no mínimo.

 

Adiantando: não votei em Geraldo Alckmin nas últimas eleições e não voto nem sob tortura em qualquer candidato do PSDB, mas pago caro por quem votou nele. Se eu escrever aqui o que penso de eleitores tucanos, vou ser suspenso por alguns dias.

 

Tu generalizou. Então tu acha que são partidos que não prestam ? Não tem nenhuma pessoa honesta neste mesmo ?? Isso me parece pior que alguém ser Anti-PT. Pior, pelo o que tu pensa de quem vota no PSDB , sem comentários....Aliás, não preciso provar que tu é ou não petista,tanto faz, o que falastes acima já é suficiente.

Link to comment
Share on other sites

Em agosto de 2012 o GLOBO REPÓRTER fez uma reportagem sobre o frio na serra catarinense!

Por ironia do destino, pegou um AGOSTO SEM PREDECENTES E TOTALMENTE FIASQUENTO EM MATÉRIA DE FRIO PARA TODO O SUL! FOI RIDÍCULO AQUELE ANO.

Lembro que estava na casa de uns amigos, num jantar, enquanto a reportagem passava naquela sexta-feira e um deles comentou: FRIO? QUE FRIO? EM PLENO AGOSTO, MÊS DE PLENO INVERNO, ESTAMOS HÁ DIAS COM MANGAS CURTAS. PATÉTICO.

Era patético mesmo.

O próprio Coutinho, o qual respeito muito, disse que nem estava frio quando foram fazer a reportagem lá e ele teve que vestir uma roupa mais pesada para parecer mais frio. Deve até ter nos registros do BAZ este comentário dele.

Portanto... sejamos realistas. O frio forte acontece nas serras gaúchas e catarinenses, mas os "fiascos" de calorões com os turistas tem sido cada vez mais frequentes.

Um amigo que trabalhava com malhas em Gramado me disse estes tempos: cada vez mais esta indústria se reduz. "Não temos mais os invernos que tínhamos aqui, desde que nasci há 45 anos atrás. Ou vendemos mais roupas de meia estação ou "morremos de fome".

Cada um tire a conclusão que quiser...

Abraços a todos!

Link to comment
Share on other sites

O verão 2013/2014 em São Paulo foi o mais quente que eu presenciei. Foi longo, com picos insuportáveis de calor, sequência de dias muito quentes que eu nunca vi. Acho que não houve ZCAS neste verão, coisa que eu nunca vi.

 

Acho que nosso verão foi um verão Porto-Alegrense "comum" ou pouco abaixo da média, com pouca chuva. Mas deu para aguentar.

 

Somente a região de SJ este verão foi curto e grosso?

 

O que sei é que no sul do RS (Bagé, etc..) o verão foi mais ameno, como na Argentina, o que mostra grande co-relação, e que o sul do RS é uma mundo a parte. Não foi em 2002, ano péssimo no inverno, em que o sul do RS teve um inverno bem rigoroso e o resto ficou chupando o dedo, com excessão da MP do início setembro de 2002, que foi bem forte?

 

Aqui nunca segue o padrão normal BR. Anos como 1965, foi um dos piores invernos por aqui, nada aconteceu, nem friozinho.

 

Este 2014 não teve nenhuma onda de Calor, coisa que é muito comum em todos os Verões, pela classificação da OMM.

 

E a melhor MP de 2013 aqui na região ?? Não foi a de Julho e nem a que nevou na Serra do RS. Mas sim um monstro Polar extremamente bloqueado na Argentina, em Agosto. Chegou a nevar na ocasião. E máximas de 8ºC. Foram dias sem passar de 10ºC.

 

È o que eu falo. Você está numa localização que TOTALMENTE distinta. O verão. inverno, segue uma outra régua do que temos por aqui. Já foi bem diferente de POA....

 

Sim, eu também concordo contigo sobre isto. Aqui as melhores MP's raramente são as melhores por exemplo já para o RS. Aqui segue o padrão Uruguaio. O padrão já é totalmente diferente a partir de Santa Maria.

 

Exemplo é que cada vez mais,se investe em roupas pesadas aqui na região, seguindo o padrão contrário de ''Aquecimento'' do Inverno do Brasil. Aliás, quero de volta o inverno do passado, me parece que era mais quente aqui na cidade.

 

O Mito Agosto de 2012 por exemplo, na Estação RBS de Bagé não chegou a 30ºC... Até Gramado teve essa marca na Estação RBS, cujo estava em um topo em cima de uma antena. E olha que eu já tinha visto máximas de 30/32 em vários Agostos.

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

Aumentou bastante a quantidade de nuvens e está soprando um ventinho frio. Temperatura entre 21/22°C.

 

João, eu trabalho com artigos para o inverno também e posso te garantir que de 2000 prá cá, as vendas vieram numa crescente até 2011; os dois anos seguintes (2011 e 12) esses sim, foram fracos. Isso é lógico, aqui na minha região. Pode ser que aí prá baixo, a situação seja diferente.

Abraço.

:ok: :good2:

Link to comment
Share on other sites

Em agosto de 2012 o GLOBO REPÓRTER fez uma reportagem sobre o frio na serra catarinense!

Por ironia do destino, pegou um AGOSTO SEM PREDECENTES E TOTALMENTE FIASQUENTO EM MATÉRIA DE FRIO PARA TODO O SUL! FOI RIDÍCULO AQUELE ANO.

Lembro que estava na casa de uns amigos, num jantar, enquanto a reportagem passava naquela sexta-feira e um deles comentou: FRIO? QUE FRIO? EM PLENO AGOSTO, MÊS DE PLENO INVERNO, ESTAMOS HÁ DIAS COM MANGAS CURTAS. PATÉTICO.

Era patético mesmo.

O próprio Coutinho, o qual respeito muito, disse que nem estava frio quando foram fazer a reportagem lá e ele teve que vestir uma roupa mais pesada para parecer mais frio. Deve até ter nos registros do BAZ este comentário dele.

Portanto... sejamos realistas. O frio forte acontece nas serras gaúchas e catarinenses, mas os "fiascos" de calorões com os turistas tem sido cada vez mais frequentes.

Um amigo que trabalhava com malhas em Gramado me disse estes tempos: cada vez mais esta indústria se reduz. "Não temos mais os invernos que tínhamos aqui, desde que nasci há 45 anos atrás. Ou vendemos mais roupas de meia estação ou "morremos de fome".

Cada um tire a conclusão que quiser...VERÍSSIMO!!

Abraços a todos!

 

 

REALMENTE É PERDA DE TEMPO.

 

A VANTAGEM É QUE O CARLÃO JÁ TEM AS NORMAIS ATUALIZADAS DO INMET.

 

19,8 E DIA VENTOSO, SEMANA QUE VEM PODEREMOS TER UM BOM FRIO DE SEXTA PARA SÁBADO.

Link to comment
Share on other sites

Aumentou bastante a quantidade de nuvens e está soprando um ventinho frio. Temperatura entre 21/22°C.

 

João, eu trabalho com artigos para o inverno também e posso te garantir que de 2000 prá cá, as vendas vieram numa crescente até 2011; os dois anos seguintes (2011 e 12) esses sim, foram fracos. Isso é lógico, aqui na minha região. Pode ser que aí prá baixo, a situação seja diferente.

Abraço.

:ok: :good2:

 

E isso que nossos invernos, aqui no Sudeste, têm sido mais fracos que o normal, a maioria deles.

Link to comment
Share on other sites

Gostaria que em Minas a gente tivesse uma cobertura como no sul do Brasil.Aqui dependemos basicamente do INMET.Tem muitos lugares esquecidos por aí.

 

Só recentemente o CEMADEN instalou pluviômetros na região metropolitana que melhoraram e muito a previsão de temporais.

 

Na verdade, MG é muito carente de informações climatológicas e profissionais sérios. No RS a Metsul faz um brilhante trabalho; em SC é o Ronaldo;

no PR é o Simepar. E o quê temos aqui? Ruibran dos Reis? Cemig? Não dá...sorry.

Link to comment
Share on other sites

Gostaria que em Minas a gente tivesse uma cobertura como no sul do Brasil.Aqui dependemos basicamente do INMET.Tem muitos lugares esquecidos por aí.

 

Só recentemente o CEMADEN instalou pluviômetros na região metropolitana que melhoraram e muito a previsão de temporais.

 

Na verdade, MG é muito carente de informações climatológicas e profissionais sérios. No RS a Metsul faz um brilhante trabalho; em SC é o Ronaldo;

no PR é o Simepar. E o quê temos aqui? Ruibran dos Reis? Cemig? Não dá...sorry.

 

Tinha uma estação wunderground no topo da Serra da Moeda, no sul de BH até ano passado.Parou de transmitir dados, não sei o fim que deu.Era interessante pq lá os ventos não tinham influência nenhuma de outras montanhas, etc:

 

Aqui tem os ultimos dados registrados:

 

Aparentemente essa estação pertencia ao Clube de Voo livre de BH, e funcionou de junho-setembro 2013 (período de estiagem).

 

http://www.pwsweather.com/archivewx.php?id=CVLBHSM&d=20130701#

 

DSC00763.JPG

 

AAMqN58.jpg

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Pessoal essas trocas de farpas e explicações de ambas as partes não faz bem a ninguém! Tampouco ao fórum!

 

Quantas pessoas se abstiveram de participar aqui devido as rusgas entre participantes?

 

Boa sexta feira santa àqueles que acreditam e bom feriado àqueles que não seguem o cristianismo.

 

:good2:

Mas eu não estou tendo rusga com ninguém. Estou apenas no debate. O problema é que cada dado q eu trago soa como uma falta de respeito ou xingamento ao JT. O quê devo fazer? Concordar com ele?

 

Certamente os dados não foram o problema Bruno, alguns comentários soaram como falta de respeito e xingamento para mim também.

 

Parabéns JT por mandar as MPs, sempre tentando ficar em harmonia com todos, isso é muito bacana.

Link to comment
Share on other sites

Gostaria que em Minas a gente tivesse uma cobertura como no sul do Brasil.Aqui dependemos basicamente do INMET.Tem muitos lugares esquecidos por aí.

 

Só recentemente o CEMADEN instalou pluviômetros na região metropolitana que melhoraram e muito a previsão de temporais.

Mas a cobertura do INMET em SP também era péssima.

E só ver o número e convencionais em SP.

Fecharam algumas como Ubatuba, Santos, Itu, Presidente Prudente (Tem automática), etc.

Mas mesmo com essas, a cobertura era falha.

Melhorou bem com a instalação das automáticas.

 

O que salvava o estado de SP eram as estações administradas pelo CIIAGRO.

São estações que vinham sendo abertas pelo IAC (Instituto Agronômico de Campinas, hoje apenas Instituto Agronômico) desde fins do século XIX.

Só que o CIIAGRO computa os dados das 7h da manhã de um dia às 7h da manhã do dia seguinte. :roll:

Isso às vezes dá conflito com dados do INMET (Máximas computadas em dias diferentes, diferenças nos volumes de chuva, por exemplo).

Link to comment
Share on other sites

Aumentou bastante a quantidade de nuvens e está soprando um ventinho frio. Temperatura entre 21/22°C.

 

João, eu trabalho com artigos para o inverno também e posso te garantir que de 2000 prá cá, as vendas vieram numa crescente até 2011; os dois anos seguintes (2011 e 12) esses sim, foram fracos. Isso é lógico, aqui na minha região. Pode ser que aí prá baixo, a situação seja diferente.

Abraço.

:ok: :good2:

 

E isso que nossos invernos, aqui no Sudeste, têm sido mais fracos que o normal, a maioria deles.

 

Renan e Sérgio,

Eu trabalho com TURISMO direto. Faço para todas as partes do RS, SC, Brasil, mundo inteiro venda de pacotes e roteiros.

Conheço muitos comerciantes das serras gaúcha e catarinense! A queixa deles é sempre a mesma: a tal "indústria do frio" está cada vez mais ameaçada. MESMO QUE TENTEM ILUDIR AS PESSOAS QUE O BRASIL TEM FRIO, "CLIMA EUROPEU" EM ALGUMAS CIDADES, ETC, não adianta. Cada vez reduzem mais as vendas ligadas aos artigos de inverno.

A tendência, infelizmente, é só piorar! Por isso que eles precisam aproveitar os pouquíssimos dias de frio que restam no Brasil. Se é que faz frio no Brasil, se compararmos a tantos lugares do mundo. Se criou mais um mito do que uma realidade propriamente dita.

Isso não sou eu que estou afirmando, mas muita gente com quem converso e mora desde que nasceu nestas regiões "frias".

Tirem suas próprias conclusões.

Abraços, amigos! :good:

Link to comment
Share on other sites

Pois é, ano passado foi um horror o Inverno, não teve frio e nem neve, o turismo ficou abalado.

 

:mosking:

 

Amigo Vitor VM,

Ano passado teve muita neve, inclusive no final de agosto. No entanto, estou falando dos invernos últimos de um modo geral. E também o contexto em si do frio e não somente nos dias que houve os eventos das nevadas!

Uma nevada como a do ano passado, só daqui a uns 15 ou 20 anos agora. O máximo que vem este ano, pode escrever, é uma nevezinha isolada em alguma região, com pouca acumulação. O pessoal mesmo do BAZ falava dessa escassez de neve nos últimos anos.

Infelizmente, a indústria do frio não tem sido beneficiada nem no RS, nem em SC, nem no PR. O tempo de frio que temos em 365 dias do ano é quase nulo. Isso é uma realidade.

Abraços e bom feriado, amigo! :good:

Link to comment
Share on other sites

Pois é, ano passado foi um horror o Inverno, não teve frio e nem neve, o turismo ficou abalado.

 

:mosking:

 

Amigo Vitor VM,

Ano passado teve muita neve, inclusive no final de agosto. No entanto, estou falando dos invernos últimos de um modo geral. E também o contexto em si do frio e não somente nos dias que houve os eventos das nevadas!

Uma nevada como a do ano passado, só daqui a uns 15 ou 20 anos agora. O máximo que vem este ano, pode escrever, é uma nevezinha isolada em alguma região, com pouca acumulação. O pessoal mesmo do BAZ falava dessa escassez de neve nos últimos anos.

Infelizmente, a indústria do frio não tem sido beneficiada nem no RS, nem em SC, nem no PR. O tempo de frio que temos em 365 dias do ano é quase nulo. Isso é uma realidade.

Abraços e bom feriado, amigo! :good:

 

Não existe e nunca existiu frio em 365 dias. O Inverno passado não teve só ''Nevada'' foi frio forte e duradouro, ou vai dizer que não lembra disso ?

 

E como tu sabe que não vai ter nevadas ?? E como tu sabe que só daqui 15/20 anos ??? :mosking:

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

Mas aqui no Brasil, João, só conheço um lugar onde no inverno faz frio todos os dias, ao

menos durante a noite e manhã: O Parque Nacional do Itatiaia.

 

Entretanto, o turismo na região é incipiente pela falta de estrutura. Na serra gaúcha, muitos ainda

pensam que sempre faz frio no inverno, quando sabemos que não é bem verdade. Mas, acredite em

mim, amigo, isso sempre foi assim. Vamos precisar de mais dados para concluir se, de fato, os períodos

de calor no inverno têm sido cada vez mais frequentes. Acho que só o tempo dirá mesmo.

 

Abraços!

Link to comment
Share on other sites

Faxinal do Céu-PR..

Eu fiquei muito impressionado com essa acumulação em Faxinal do Ceu.

Ela deve ter uns 800m de altitude, mas o paralelo 24 passa nesse

Município, que fica a uns 80 km ao sul de Londrina!

 

Muito interessante mesmo, dizer que não nevou em 2013 no norte do PR é desconhecer totalmente a história. Em Maringá o Luiz observou chuva congelada. No mesmo dia, ao amanhecer, nuvens mammatus acompanhando nuvens com grande desenvolvimento vertical. Registrei chuva na madrugada com apenas 3ºC! Esse inverno ficou marcado na minha memória.

rsrs

vcs estão confundindo Faxinal [centro-norte paranaense e 720m de altitude] com Faxinal do Céu [centro-sul do Estado e 1.240m de altitude] q é a localidade das fts.

 

Faxinal do Céu fica à 40 km ao sul de Pinhão. É uma região fascinante e já fui até lá com meu filho qdo ele era "Lobinho" [escoteiro] em 2012.

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

Amigo VITOR VM,

Por favor, cara, não distorce o que eu disse! Eu não falei em frio 365 por ano. Seria loucura demais da minha parte! Falei que em 365 dias, o que faz de frio no Brasil é quase nada, mesmo aqui no Sul!

E quanto à neve, ela virá este ano, como sempre vem, nem que seja pouca todos os anos, mas, na proporção que veio ano passado, acredito que só daqui a uns 15 anos mesmo. Difícil repetir.

Abraços!

Link to comment
Share on other sites

Kem não mora em planalto não sabe como é stressante sair de casa todos os dias, sem levar consigo um agasalho.

Esse papo de q as lojas de roupas estão falindo no Sul pela falta de frio é a maior piada meteorológica q já li.

Compro roupas de inverno TODOS OS ANOS (enjôo fácil das mesmas) mas não uso só no inverno.

Detesto passar frio!

Isso q Curitiba é uma cidade mediana, se comparada com cidades de serra, como SJ, CdJ etc..

Não adianta usar o guarda-roupas como argumento em defesa do akecimento global q não cola.

Números, sim: Quais são os números q comprovam q houve akecimento SIGNIFICATIVO ao longo dos últimos anos?

Eventos isolados (comprovados com números) não ditam tendências do q passaremos a vestir nos próximos anos.

É isso aí!

Podem me chamar de burrinho, de porta, de cabeça de vento, de miolo mole, de Bob Esponja ... do q kiserem!

Link to comment
Share on other sites

João Tur, vou dar minha opinião em relação a queda de vendas de roupas de inverno, não seria a grande quantidade de brasileiros viajando para o exterior e comprando lá fora roupas com qualidade e preços bem menores do que no sul do Brasil.

Tenho dois amigos que são irmãos que viajam todo ano para Nova York com duas amigas fluentes no inglês,vão com as malas vazias e voltam abarrotados de malas de roupas e algumas bugigangas.

Já me convidaram, para ir, mas meu interesse nos Estados Unidos são bem diferentes de fazer compras, etc.

Link to comment
Share on other sites

Kem não mora em planalto não sabe como é stressante sair de casa todos os dias, sem levar consigo um agasalho.

Esse papo de q as lojas de roupas estão falindo no Sul pela falta de frio é a maior piada meteorológica q já li.

Compro roupas de inverno TODOS OS ANOS (enjôo fácil das mesmas) mas não uso só no inverno.

Detesto passar frio!

Isso q Curitiba é uma cidade mediana, se comparada com cidades de serra, como SJ, CdJ etc..

Não adianta usar o guarda-roupas como argumento em defesa do akecimento global q não cola.

Números, sim: Quais são os números q comprovam q houve akecimento SIGNIFICATIVO ao longo dos últimos anos?

Eventos isolados (comprovados com números) não ditam tendências do q passaremos a vestir nos próximos anos.

É isso aí!

Podem me chamar de burrinho, de porta, de cabeça de vento, de miolo mole, de Bob Esponja ... do q kiserem!

 

Amigo Carlos,

Tira tuas próprias conclusões.

Umas das matérias abaixo, inclusive, é da METSUL.

Abraços!

 

http://nomapadamoda.com.br/?p=779

 

http://www.metsul.com/blog2012/Home/home/145/Ano_de_extremos_foi_o_mais_quente_em_um_século_em_Porto_Alegre

Link to comment
Share on other sites

Bom dia pessoal

Prontos para uma bacalhoada hoje? :laugh:

 

PNI teve minima de 4 graus com tempo fechado?

cada vez mais fico surpreso com esse lugar

3 estações é minimo que merecia ter

Este ano teremos fortes emoções

Sul é mais frio? não.. é Sudeste, mas exatamente no RJ famoso pelas praias e calor

Ironia geográfica :laugh:

 

Boa tarde!

 

Ricardo, perdoe-me, mas não entendo sua insistência em dizer que o PNI é todo no estado do RJ? Na

verdade é divisa com MG...

 

abraços :good2:

 

A parte Mais fria e onde fica o local de visitação e acampamento é tudo do RJ, não falei nada demais

O parque é do RJ, MG e ate de SP mas o local mesmo de frio maior e de turismo, fica todo no RJ

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.