Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão Brasil/América do Sul - Agosto 2014


Felipe F
 Share

Recommended Posts

 

Você não diz, mas no fundo é isso mesmo. Espero que não fique ofendido, mas pra mim a ideia é essa mesmo. E se orgulho pesa, na minha visão está pesando mais para POA. E olhe que estou de fora, não tenho parente em nenhuma das duas cidades. Já disse, traga todos os números de Julho de 2000, e pergunte aos outros do Fórum qual eles vão achar mais frio, Curitiba ou POA. Com estes números que trouxe a maioria irá preferir Curitiba, só você, o Heds%*pa e alguns poucos iriam preferir o mês de POA.

 

Vou parar porque o nosso amigo Charles Fields está aborrecido. Não gosto de vê-lo aborrecido. :cray:

 

Pelo amor de deus...

 

Moretão, fatos não se discutem:

 

FATO 1: CTBA tem e sempre teve JJA mais frio que POA

FATO 2: CTBA tem, sempre teve e sempre terá média anual mais baixa que POA

FATO 3: CTBA tem tido o bimestre JJ mais quentes que POA desde 2007, especialmente o mês de julho.

FATO 4: em grandes eventos do passado POA apresentou - na maioria dos casos - médias compensadas (que é a padrão da meteorologia mundial), mais baixas que CTBA.

FATO 5: POA é a cidade de clima do RS mais chata climatologicamente falando

 

Isso não é orgulho. Isso é informação.

 

Por mais que goste de morar na minha cidade, não misturo sentimentos.

 

Espero não precisar desenhar da próximas vez.

 

Vc me conhece há pouco tempo, logo deve achar que me comporto como mais um "cego apaixonado" aqui dentro do BAZ. Não é o caso.

Link to comment
Share on other sites

Depois de tanto trabalho para reunir todos os fóruns.

 

O MB, Meteoclima e BAZ...viviam às moscas 2 ou 3 mambros pingados em cada um.

 

Meses com 4 páginas de 25 mensagens cada.

Preferia que tivesse continuado separado, era muito melhor.

No MB, o movimento ao contrário daqui era praticamente igual durante o ano, pois o pessoal não vivia só de frio, até o mês de Outubro costumava ter mais de 65 páginas de 50 mensagens cada.

Além disso, o pessoal saía mais do tópico de Monitoramento e Previsão Nacional e postava em outros.

 

Tchau, até mais tarde.

Link to comment
Share on other sites

 

Qualquer discussão sobre a CAPITAL DO UNIVERSO termina em confusão.

 

Não entrem em discussões prolongadas com a CAPITAL DO UNIVERSO.

 

É neste momento que a panela de Porto Alegre se manifesta o apoio bairrista solidário.

 

Kim, Não entre nessa discussão....é perder amigos.

 

Abraços

 

Mafili, vc sabe que comigo nunca foi assim. Não entendi essa tua...

Link to comment
Share on other sites

Bruno, Eu tenho essa tabela também! São os dados do Inmet das normais 31-60 e 61-90. O NASA fez um recalculo e "esquentou" as décadas de 50/60/70.

 

Lembro que na época, 2/3 anos atrás, vc que me chamou a atenção para esse fato! Inclusive, vc deu umas cornetadas dizendo que o presente de Curitiba não era tão diferente do passado!

Bruno, você é o Zé Vicente na época discutiram muito sobre essa mudança nos dados do NASA!

 

Na tabela antiga, o mês de Jul/1942, o mais frio da história, aparecia com média na casa dos 9C, e hoje foi p/ 10.5C, algo assim!

Quem tem dados do Inmet de 4/5 anos atrás deve ter esses 11C em jul/2000, e 11C também em jul/1975.

 

Sds.

 

Cornetei!! :mosking:

 

Afinal foi uma bela revolução em cima de algumas premissas que tínhamos.

 

Devia ter algum erro no cálculo, não acha? Ou vc acha que a NASA é composta por vários "Hedsgpa" e que formam um complô contra Ctba? Claro que não... O critério foi revisto para todas as cidades do mundo, inclusive POA.

 

Abs!

 

Aí é que está o problema. O critério não mudou p/ todos, muitas cidades estão com os dados idênticos, inclusive SP. Além disso, os dados de Curitiba viraram uma verdadeira "peneira", com inúmeros meses apontando "9999".

 

O mais estranho é o gráfico da temperatura global. Lembra que ele apontava a década de 1930 como a mais quente? Especificamente o ano de 1936 era o mais quente do século! Advinha o que o gráfico atual aponta agora??

 

Anos 1990 e 2000 como mais quentes que a década de 30 do séc. passado! O Mafili postou esse gráfico há alguns meses atrás aqui no BAZ... A curva do gráfico simplesmente alterou-se...

Qual o critério utilizado pelo NASA para "resfriar" os anos 30 e aquecer os anos 2000?? Nesse caso, da temperatura global, parece óbvia a motivação!!

 

Não estou dizendo que o NASA Giss está incorreto, mas é. No mínimo estranho dados como Jun 2008 com 12.5C de média em Curitiba, e julho de 2000 com 11.6C, quando 2008 teve apenas uma onda de frio forte, e 2000 foram quatro bombas e 10 negativas!

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

 

Temos uma nova verdade absoluta. :mosking: Só importa a média das máximas, sem bairrismo nenhum, é claro. :rofl:

 

Onde eu disse isso?

 

Você tem que separar suas mensagens de algumas de outros usuários nascidos em POA. Nem tudo que eu posto é referente a você, ou a uma mensagem sua. Outra vez já ficou um mal-entendido e fui julgado como anti-gaúcho. Releia as mensagens. Abraço pacificador!

Link to comment
Share on other sites

Pessoal me chamando de bairrista em 3, 2, 1 ....
BAIRRISTA, BAIRRISTA,

BAIRRISTA, BAIRRISTA,

BAIRRISTA,

BAIRRISTA, KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK :rofl: :rofl: :rofl: :rofl: :rofl: :rofl:

 

Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk... :rofl: :rofl:

 

Ronaldo, não podemos culpar o Bruno, ele ficou assim depois de passar uns dias em Soledade para instalar a Davis no Tuias.

O poder de persuasão do Paulo Henrique é realmente algo brutal!!! :shok: :shok:

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

E ai pessoal...

 

Agora céu parcialmente nublado e 13,2C...

 

É pessoal, de tanto reclamar parece que o clima se cansou e resolveu atender aos nossos choros, como uma criança birrenta pedindo um brinquedo para a mamãe...

 

Convergência legal entre europeu e GFS por algo muito bom por volta do dia 18/19...e ainda pode melhorar... o cenário indicado não chega próximo do que ocorreu nesse mesmo período em julho de 2013 mas já é sinal finalmente da quebra do padrão xoxo... em 192h o europeu mostra a isoterma de 0C em 850hpa certinho sobre as serras gaúcha e catarinense que, combinado à chance de precipitação e ao forte frio em superfície nesse período pode nos trazer a branquinha finalmente, que pra mim é o ápice de um bom inverno, a tão almejada neve... e o mesmo mostra a linha de 5C sobre o sul paulista, nada mal,nada grandioso, mas nada mal.. GFS em 180h também mostra essa mesma isoterma de 0C chegando até à serra gaúcha, pelo GFS um pouquiiiinho mais bloqueada mas esse cenário tende a melhorar... o CFS é que mostra essa incursão mais bloqueada com um cenário que tem sido bem comum nesse inverno, mas pela convergência dos dois principais modelos, ele deverá seguir os mesmos... Padrão USA, tão polêmico e para tantos sem sentido nenhum pode estar começando a se concretizar por aqui... e o gráfico da tendência do AAO postado pelo Caio indicando uma provável "quedona" pode ser a chave que estava perdida e foi encontrada para abrir a porteira do gelo... fábrica de MP's fortes está a todo vapor e se a porteira abrir, agosto será quase um revival de agosto de 2013... minha descrença de uma reviravolta monstro acho que foi aniquilada... a gente não aprende mesmo né, 2013 foi o exemplo a ser deixado... um dia eu aprendo... :mosking:

Link to comment
Share on other sites

Vc me conhece há pouco tempo, logo deve achar que me comporto como mais um "cego apaixonado" aqui dentro do BAZ. Não é o caso.

 

Eu te conheço (via Fórum) a mais tempo do que imagina. Pois acompanho o Fórum há bastante tempo, apesar de algumas pausa repentinas. Só este cadastro que é novo. Sei que não é do tipo parcial.

 

A questão é a insistência exarcebada de querer pegar um fator como a média compensada, para tentar provar alguma coisa. Pra mim cai por terra por exemplo, cai por terra quando o Charles Fields colocou as negativas. Ali já foi 10x1. Pior que o Brasil. A média simples também foi menor em Curitiba.

 

Eu entendo que por um lado, você queira busca a ciência extrema em um fator único, mas por outro lado acho sim que há um certo bairrismo nisso, pois outros dados, como o das negativas, parece ignorar, e pouco traz ao Fórum quando Curitiba realmente supera POA. Claro que de outros lados, também há bairrismo, como em todo lugar.

 

É a verdade é? É. Mas porque só este fator é tão evidenciada? Me parece que é porque beneficia POA.

 

Em um fator único = 100% de atenção, postagem diária, semanal...

Em outros fatores = postagem a cada Copa.

 

Eu acho curioso a comparação Curitiba x POA aparecer recentemente somente quando POA supera Curitiba. Se acontecer o inverso, acho que não seria postado tão frequêntemente. :sarcastic:

 

Mas agora é questão de opinião, não me leve a mal, abraço!

Link to comment
Share on other sites

Tá pintando um sábado e domingo de céu azul gelado no ENBAZ. Pessoal, é a melhor forma de aproveitar a região!

 

Pelo europeu das 12Z, máximas entre 7 e 10°C em Gramado sábado e domingo do ENBAZ! Que sorte a de vocês. Vão ver geada antes das 19h :ok:

 

Céu azul vai ser perfeito! Melhor até do que neve... :mosking: (vou ser trucidado)

Dá pra fazer todos os passeios.

O pior cenário seria chuva com temperatura baixa!

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Já falei e vou repetir o frio verdadeiro que as pessoas sentem são as temperaturas máximas baixas. Não adianta se fazer temperatura extremamente baixas quando a maioria das pessoas está dormindo.

Ou seja a pessoa sem clubismo prefere máximas baixas do que minimas extremas. Isso se ela gostar de frio, e não seja extremamente fanático, pq só alguém fanatico para acordar muito cedo para sentir por alguns minutos temperaturas extremas.

E os milhares (Mais de milhão em Sampa) que acordam cedo para trabalhar ou ir à escola?

 

Durante muitos anos, saí de casa às 6/6h10 da manhã para trabalhar.

Para mim, o frio não era nada vampiro. :mosking:

Era real mesmo. :laugh:

De duas, uma: ou o Hedsgpa acha q as mínimas mais baixas do ano ocorrem no meio da madruga ..ou pensa q todos dormem até às 10 da manhã.

Nesses anos todos de observações, tenho registrado as principais mínimas entre às 6:30/8:00 da manhã.

 

Às 6:20 meu filho já está no ônibus escolar.

6:30 estou fzndo corrida/caminhada e vejo a enorme fila de veículos praticamente parada pelo congestionamento, na rodovia JLJacomél, q liga Piraquara à Pinhais-Ctba.

 

Por volta das 7h quase metade dos trabalhadores/estudantes já estão à caminho da capital.

A mínima ocorre preferencialmente neste horário.

Acredito q em outras cidades ocorra a mesma situação.

Ou será q em determinadas cidades brasileiras o frio matutino se prolonga durante toda a manhã, como ocorre em regiões de altas latitudes?

 

Outra coisa é dizer q ñ adianta ter mínima baixa por alguns minutos e sofrer com o calor durante o dia.

Desconheço este "quadro climático" em Curitiba.

Normalmente em dias mto frios pela manhã, temos ventos gelados durante o dia, isso qdo ñ ocorre akela infiltração marítima terrível q gela os ossos.

 

Aldo, abraço.

 

Moretão, obrigado pelas palavras.

 

Lord Mafili ...

 

Sílvio Collety, obrigado por lembrar da antiga tabela onde aparece o valor de 11,0° q era o único q eu conhecia.

Como foi reformulada, ñ tenho o q discutir, já q ñ sou especialista em médias.

 

Bruno, vc sabia da antiga tabela mas preferiu me perguntar qual o link do giss onde aparecia o dado incorreto... isso ñ mudará em nada o q eu penso sobre a importância de debates honestos.

Link to comment
Share on other sites

 

Qualquer discussão sobre a CAPITAL DO UNIVERSO termina em confusão.

 

Não entrem em discussões prolongadas com a CAPITAL DO UNIVERSO.

 

Não foi o Bruno, nem o Torales, mas um gaúcho aqui disse uma vez que POA é a cidade mais quente do Brasil no verão. :rofl:

 

A mais das mais. Welcome to Porto Alegre!

 

images?q=tbn:ANd9GcT2KaoWHBvw-_V3HfTwZha1g7J3OnNxxVhyVQMYX0yyXEDJzkJyWA

 

:rofl: :rofl: :rofl:

Link to comment
Share on other sites

 

Qualquer discussão sobre a CAPITAL DO UNIVERSO termina em confusão.

 

Não entrem em discussões prolongadas com a CAPITAL DO UNIVERSO.

 

Não foi o Bruno, nem o Torales, mas um gaúcho aqui disse uma vez que POA é a cidade mais quente do Brasil no verão. :rofl:

 

A mais das mais. Welcome to Porto Alegre!

 

 

Das capitais, sem dúvidas... Mas mais quente que a região de Joinville e Blumenau ( com Brusque incluída) não há... :mosking:

 

Abraço

Link to comment
Share on other sites

Vou confessar. Ganho 50 reais por dia em que POA ten média (compensada, é claro) mais baixa que

curitiba. E 500 reais por cada baziano "convertido" por achar POA mais fria! O grupo que me paga é o mesmo que manipula os jogos da Copa e inventou a lesão do Neymar.

 

POA é absurdamente mais quente que Curitiba no verão. Equilibra mais no inverno pela latitude e receber mais MP's, podendo "ganhar" em situações de bloqueio ou de ciclone, pois aqui fica encoberto e segura a máxima, enquanto esquenta bastante em Curitiba e sobe mais a temperatura. Essa é a única explicação para Ctba ter dez mínimas negativas contra nenhuma de POA e ainda assim ficar com média mais baixa! Estes momentos merecem destaque por serem mais intrigantes ou fora do normal. Agora, o que acontece atualmente que faz isso ser mais recorrente passa muito mais pelo aquecimento na estação do Inmet de Ctba do que pelo resfriamento em POA. Nossas anomalias aqui são bem mais comportadas.

 

Quanto bairrismo!!

Link to comment
Share on other sites

Debate tri-bom este POA x CWB.

Como profundo conhecedor do clima curitibano, fico me segurando pra não entrar nesta peleja, porém não vou colocar mais gasolina na fogueira, pois acredito que há assuntos muito mais interessantes para serem debatidos!

 

no mais tivemos hoje mais um dia razoavelmente frio e maravilhosamente cinzento! Chuviscou praticamente a tarde toda.

 

A mínima ficou nos 7,1ºC e máxima em 13,0ºC.

 

No momento 11,2ºC e garoa!

 

As médias acumuladas pra Julho continuam baixando.

 

Média simples:

Aero: 13,95ºC

Casa: 13,44ºC

 

Média ponderada:

Aero: 13,95ºC

Casa: 13,38ºC

Link to comment
Share on other sites

 

Temos uma nova verdade absoluta. :mosking: Só importa a média das máximas, sem bairrismo nenhum, é claro. :rofl:

 

Onde eu disse isso?

 

Você tem que separar suas mensagens de algumas de outros usuários nascidos em POA. Nem tudo que eu posto é referente a você, ou a uma mensagem sua. Outra vez já ficou um mal-entendido e fui julgado como anti-gaúcho. Releia as mensagens. Abraço pacificador!

 

Tranquilo!

Link to comment
Share on other sites

Aí é que está o problema. O critério não mudou p/ todos, muitas cidades estão com os dados idênticos, inclusive SP. Além disso, os dados de Curitiba viraram uma verdadeira "peneira", com inúmeros meses apontando "9999".

 

O mais estranho é o gráfico da temperatura global. Lembra que ele apontava a década de 1930 como a mais quente? Especificamente o ano de 1936 era o mais quente do século! Advinha o que o gráfico atual aponta agora??

 

Anos 1990 e 2000 como mais quentes que a década de 30 do séc. passado! O Mafili postou esse gráfico há alguns meses atrás aqui no BAZ... A curva do gráfico simplesmente alterou-se...

Qual o critério utilizado pelo NASA para "resfriar" os anos 30 e aquecer os anos 2000?? Nesse caso, da temperatura global, parece óbvia a motivação!!

 

Não estou dizendo que o NASA Giss está incorreto, mas é. No mínimo estranho dados como Jun 2008 com 12.5C de média em Curitiba, e julho de 2000 com 11.6C, quando 2008 teve apenas uma onda de frio forte, e 2000 foram quatro bombas e 10 negativas!

 

Sds.

 

Bom, se os dados estão incorretos, realmente não posso concluir nada....

 

Mas, mantenho o argumento que de 2007 para cá os JJ de Ctba estão mais quentes que os de POA. São dados que não foram revisados (ou foram?).

Link to comment
Share on other sites

Discussão sobre disputa Curitiba x Porto Alegre: ainda bem que moro em Caxias e não há nenhuma outra cidade do país do tamanho de Caxias pra maior que possa competir com ela... te amo Caxias... :laugh: :mosking: (sem qualquer bairrismo)...

 

com Caxias diria que não, porém várias cidades na faixa de 850 ~ 950m de altitude do planalto leste paranaense rivalizam seguramente com cidades de 600 ~650m próximas a Caxias, como Veranópolis, Bento e Garibaldi.

Link to comment
Share on other sites

Vc me conhece há pouco tempo, logo deve achar que me comporto como mais um "cego apaixonado" aqui dentro do BAZ. Não é o caso.

 

Eu te conheço (via Fórum) a mais tempo do que imagina. Pois acompanho o Fórum há bastante tempo, apesar de algumas pausa repentinas. Só este cadastro que é novo. Sei que não é do tipo parcial.

 

A questão é a insistência exarcebada de querer pegar um fator como a média compensada, para tentar provar alguma coisa. Pra mim cai por terra por exemplo, cai por terra quando o Charles Fields colocou as negativas. Ali já foi 10x1. Pior que o Brasil. A média simples também foi menor em Curitiba.

 

Eu entendo que por um lado, você queira busca a ciência extrema em um fator único, mas por outro lado acho sim que há um certo bairrismo nisso, pois outros dados, como o das negativas, parece ignorar, e pouco traz ao Fórum quando Curitiba realmente supera POA. Claro que de outros lados, também há bairrismo, como em todo lugar.

 

É a verdade é? É. Mas porque só este fator é tão evidenciada? Me parece que é porque beneficia POA.

 

Em um fator único = 100% de atenção, postagem diária, semanal...

Em outros fatores = postagem a cada Copa.

 

Eu acho curioso a comparação Curitiba x POA aparecer recentemente somente quando POA supera Curitiba. Se acontecer o inverso, acho que não seria postado tão frequêntemente. :sarcastic:

 

Mas agora é questão de opinião, não me leve a mal, abraço!

 

Cara, se vc fizer uma pequena pesquisa no botão search aqui do fórum verás que não falo isso de agora. Falo há no mínimo 2 ou 3 anos.

 

Sobre usar apenas a compensada, sempre a usei.

 

Sobre as menores mínimas de Ctba, nunca neguei.

 

Sobre a média das máximas de POA ser menor que a de Ctba em julho/2000, eu não citei nada. E agora?

 

É a verdade é (como vc bem disse), mas não é pq beneficia POA, mas sim pq é coincidentemente a cidade que mais estudo em termos de clima junto com Gramado. Acabei descobrindo isso. Agora, se vc acha isso bairrismo.... fazer o quê?

Link to comment
Share on other sites

 

Bruno, vc sabia da antiga tabela mas preferiu me perguntar qual o link do giss onde aparecia o dado incorreto... isso ñ mudará em nada o q eu penso sobre a importância de debates honestos.

 

Meu deus.... tu acha que eu menti, então?

 

Vc diz que o dado do GISS tá incorreto e depois eu não sou honesto? :negative:

Link to comment
Share on other sites

Debate tri-bom este POA x CWB.

Como profundo conhecedor do clima curitibano, fico me segurando pra não entrar nesta peleja, porém não vou colocar mais gasolina na fogueira, pois acredito que há assuntos muito mais interessantes para serem debatidos!

 

no mais tivemos hoje mais um dia razoavelmente frio e maravilhosamente cinzento! Chuviscou praticamente a tarde toda.

 

A mínima ficou nos 7,1ºC e máxima em 13,0ºC.

 

No momento 11,2ºC e garoa!

 

As médias acumuladas pra Julho continuam baixando.

 

Média simples:

Aero: 13,95ºC

Casa: 13,44ºC

 

Média ponderada:

Aero: 13,95ºC

Casa: 13,38ºC

 

Bettega, pode trazer o teu ponto de vista. Não há nada mal nisso.

 

O pessoal tem que ser menos passional nesse fórum, meu deus...

 

Não conseguir debater a ponto de perder as estribeiras, isso sim é paixão enlouquecida! Depois eu é que sou bairrista... bairrismo para mim é amor cego e incondicional. Podem ter certeza que não sou essa pessoa.

Link to comment
Share on other sites

Discussão sobre disputa Curitiba x Porto Alegre: ainda bem que moro em Caxias e não há nenhuma outra cidade do país do tamanho de Caxias pra maior que possa competir com ela... te amo Caxias... :laugh: :mosking: (sem qualquer bairrismo)...

 

com Caxias diria que não, porém várias cidades na faixa de 850 ~ 950m de altitude do planalto leste paranaense rivalizam seguramente com cidades de 600 ~650m próximas a Caxias, como Veranópolis, Bento e Garibaldi.

Ah sim com certeza, mas colocando como critério a população acima de 400mil por exemplo, não há rival... demais cidades do entorno possuem rivais no PR e SC, sem sombra de dúvida...

Link to comment
Share on other sites

Discussão sobre disputa Curitiba x Porto Alegre: ainda bem que moro em Caxias e não há nenhuma outra cidade do país do tamanho de Caxias pra maior que possa competir com ela... te amo Caxias... :laugh: :mosking: (sem qualquer bairrismo)...

 

com Caxias diria que não, porém várias cidades na faixa de 850 ~ 950m de altitude do planalto leste paranaense rivalizam seguramente com cidades de 600 ~650m próximas a Caxias, como Veranópolis, Bento e Garibaldi.

 

Verdade. A normal de Ctba (média compensada!!!) para JJA é parecida com Bento Gonçalves.

Link to comment
Share on other sites

Moretão, a evidência de que estudo o assunto há muito mais tempo. Tenho uma planilha que atualizo a cada fim de JJA. Seria tudo fruto do meu bairrismo?

 

 

Porto Alegre------junho-------julho-------agosto-------JJA

1951/1960--------14,3---------14,0-------15,1----------14,5

1961/1970 --------14,4---------14,2-------15,2----------14,6

1971/1980--------14,7---------15,1-------15,4----------15,1

1981/1990--------14,3---------14,4-------15,8----------14,8

1991/2000--------14,3---------13,5-------15,3----------14,3

2001/2010 --------15,3---------14,4-------15,8----------15,2

2011/2013--------14,4---------13,4-------15,9----------14,6

Normal 61-90-----14,5---------14,6-------15,5----------14,8

S-Normal 91-13---14,7---------13,9-------15,6----------14,7

 

Uruguaiana--------junho-------julho-------agosto--------JJA

1951/1960 --------14,5---------14,4--------15,9----------14,9

1961/1970 --------14,7---------14,5--------15,4----------14,9

1971/1980--------14,6---------14,8--------15,5----------14,9

1981/1990--------14,2---------14,5--------16,5----------15,1

1991/2000--------15,3---------14,4--------16,9----------15,5

2001/2010 --------14,0---------13,8--------15,6----------14,4

2011/2013 --------13,8---------12,8--------15,2----------13,9

Normal 61-90-----14,5---------14,6--------15,8----------15,0

S-Normal 91-13---14,5---------13,9--------16,1----------14,8

 

Curitiba------------junho-------julho--------agosto-------JJA

1951/1960 ---------12,4--------12,1---------13,5---------12,7

1961/1970 ---------12,7--------12,4---------13,4---------12,9

1971/1980---------12,9--------12,9---------13,8---------13,2

1981/1990 ---------13,2--------12,9---------14,0---------13,4

1991/2000---------13,9--------13,4---------14,4---------13,9

2001/2010---------15,1--------14,3---------15,4---------15,0

2011/2013---------13,8--------13,7---------15,0---------14,2

Normal 61-90------12,9--------12,7---------13,7---------13,1

S-Normal 91-13----14,4--------13,8---------14,9---------14,4

Link to comment
Share on other sites

Discussão sobre disputa Curitiba x Porto Alegre: ainda bem que moro em Caxias e não há nenhuma outra cidade do país do tamanho de Caxias pra maior que possa competir com ela... te amo Caxias... :laugh: :mosking: (sem qualquer bairrismo)...

 

É melhor não falar muito. É porque Lages é pequena... Senão teríamos um Caxias x Lages no Fórum :laugh:

 

O Bruno já disse uma vez que o clima de Caxias seria bom para mim. Uma hora vou visitar esta linda cidade! E ainda passarei por esta baixada cuiúda chamada Galópolis. Abraços!

Link to comment
Share on other sites

Massena 3,6 graus... chance de neve? :shok:

 

Agora está 3,2ºC. :clapping:

 

Olha como foi o dia de hoje por lá:

 

Máx 07,1ºC

 

Mín 03,2ºC (até o momento).

 

Padrão London! :mosking:

 

QUanto a chance de neve, acho que não. Precisamos de mais frio em 700hpa.

 

Linha do 0C em 700hpa bem próximo do litoral fluminense.. se avançasse um pouco mais... em rodadas passadas já chegou a ficar bem mais próximo... to loko pra ver uma neve no PNI... :good2:

Link to comment
Share on other sites

Discussão sobre disputa Curitiba x Porto Alegre: ainda bem que moro em Caxias e não há nenhuma outra cidade do país do tamanho de Caxias pra maior que possa competir com ela... te amo Caxias... :laugh: :mosking: (sem qualquer bairrismo)...

 

É melhor não falar muito. É porque Lages é pequena... Senão teríamos um Caxias x Lages no Fórum :laugh:

 

O Bruno já disse uma vez que o clima de Caxias seria bom para mim. Uma hora vou visitar esta linda cidade! E ainda passarei por esta baixada cuiúda chamada Galópolis. Abraços!

 

Hehe... sim Moretão... uma pena Lages não ter mantido seu crescimento que tinha na década de 70...seria uma bela Caxias catarinense... e a competição climática seria braba entre as duas... morei quatro anos em Lages e meu pai é dessa linda cidade... friiiiaa... em dias de minuando soprando... quase congelei em esquinas em Lages :mosking: ...mas aqui também não fica nada longe... quando vier e passar por Galópolis, será um prazer te recepcionar para conhecer essa panelona de Caxias...

 

Abs...

Link to comment
Share on other sites

Massena 3,6 graus... chance de neve? :shok:

 

 

Se la tiver como cá ta limpo .... apenas neblina mantendo aquela umidade de 99%

 

 

Frost se pintar branquinha na semana que vem no PNI , eu , voce , Renan e os outros amigos vamos fazer um ENBAZ la em cima , já pensou ? ENBAZ sob neve no sul e mini encontro sobre neve no Sudeste :sarcastic:

Link to comment
Share on other sites

Boa noite galera,hoje o tempo limpou na madrugada e amanhecemos com o céu azul e temperatura de 12 graus com um pouco de cerração,mas ao longo do dia as nuvens tomaram conta do céu e temos agora até uma garoa.A temperatura máxima foi de 20,8 graus.E que venha o tão esperado frio mais forte e constante!Valeu. :pleasantry:

Link to comment
Share on other sites

Essa fase de discussão sobre o que vale mais, média normal, média das mínimas ou das máximas já aconteceu lá em 2004 e 2005 aqui no BAZ, muitos que estão falando agora não chegaram a pegar.

 

Na época a briga era qual cidade seria mais fria, CDJ ou SJ. O principal motivo era que as médias ficavam próximas, especialmente no anual. Muitos diziam que CDJ esquenta muito durante a tarde e então não seria tão fria. Para outros o importante era a temperatura baixa constantemente ao longo do inverno com mínimas não tão expressivas porém frequentes em CDJ. Para outros o componente NEVE importava mais.

 

Nunca chegaremos a uma conclusão. Vejam bem:

 

Para o PHP o que vale é a mínima absoluta, pois Soledade não tem como vencer na média (esquenta muito durante o dia).

Para CDJ a média das mínimas costuma ser boa, porém a das máximas é alta também.

SJ tem a vantagem das máximas mais baixas, porém sofre com bloqueios e o tempo varia muito ao longo do inverno.

 

No caso de POA x Curitiba, POA tem a vantagem de ter mais máximas comportadas e mais tempo sob efeito de massa de ar polar. Curitiba tem a vantagem de mínimas absolutas mais baixas e também em casos como agora, com forte alta pressão no mar amenizando o leste e se beneficiando pela altitude. Não há nenhuma que "vença" em todos os critérios.

 

Então, às vezes, o que vale é a média, outras são as mínimas negativas.. etc.

 

Curitiba quase sempre terá mínimas absolutas mais baixas que POA em um ano. Talvez o contrário nunca tenha acontecido. Bem como média das mínimas em geral. Se ela perde na média compensada é devido a temperatura máxima ao longo do dia. E aí vai ter gente que vai dizer que o bom é o frio do início da manhã, outros que vale é durante o dia... enfim. Todos estão certos..

 

Abs!

 

Embora esse comentário não contenha toneladas de dados, pra mim é dos mais sensatos.

 

E não simplesmente pelo tom "apaziguador" de polêmicas, mas por ser razoável mesmo.

 

O fato é que a verdade absoluta não está ao alcance dos mortais, a tendência é cada um usar de critérios como os quais se identifica (e com os quais se leva vantagem também).

 

É bacana entender que até na medição do frio não dá para impor um bairro, município, cidade ou estado "campeão". Quem tentar estabelecer um ranking pra isso vai morrer lôco.

Link to comment
Share on other sites

Moretão, a evidência de que estudo o assunto há muito mais tempo. Tenho uma planilha que atualizo a cada fim de JJA. Seria tudo fruto do meu bairrismo?

 

 

Porto Alegre------junho-------julho-------agosto-------JJA

1951/1960--------14,3---------14,0-------15,1----------14,5

1961/1970 --------14,4---------14,2-------15,2----------14,6

1971/1980--------14,7---------15,1-------15,4----------15,1

1981/1990--------14,3---------14,4-------15,8----------14,8

1991/2000--------14,3---------13,5-------15,3----------14,3

2001/2010 --------15,3---------14,4-------15,8----------15,2

2011/2013--------14,4---------13,4-------15,9----------14,6

Normal 61-90-----14,5---------14,6-------15,5----------14,8

S-Normal 91-13---14,7---------13,9-------15,6----------14,7

 

Uruguaiana--------junho-------julho-------agosto--------JJA

1951/1960 --------14,5---------14,4--------15,9----------14,9

1961/1970 --------14,7---------14,5--------15,4----------14,9

1971/1980--------14,6---------14,8--------15,5----------14,9

1981/1990--------14,2---------14,5--------16,5----------15,1

1991/2000--------15,3---------14,4--------16,9----------15,5

2001/2010 --------14,0---------13,8--------15,6----------14,4

2011/2013 --------13,8---------12,8--------15,2----------13,9

Normal 61-90-----14,5---------14,6--------15,8----------15,0

S-Normal 91-13---14,5---------13,9--------16,1----------14,8

 

Curitiba------------junho-------julho--------agosto-------JJA

1951/1960 ---------12,4--------12,1---------13,5---------12,7

1961/1970 ---------12,7--------12,4---------13,4---------12,9

1971/1980---------12,9--------12,9---------13,8---------13,2

1981/1990 ---------13,2--------12,9---------14,0---------13,4

1991/2000---------13,9--------13,4---------14,4---------13,9

2001/2010---------15,1--------14,3---------15,4---------15,0

2011/2013---------13,8--------13,7---------15,0---------14,2

Normal 61-90------12,9--------12,7---------13,7---------13,1

S-Normal 91-13----14,4--------13,8---------14,9---------14,4

 

Interessantes as tabelas acima.

Chamou a minha atenção de que, como de 1991 a 2000, julho teve uma média baixa (13,5°c) em Porto Alegre. De fato, tivemos anos de frio bem intenso nesta década. Somente 2000 mesmo já valeu por muitos ( a partir de 11/07, por aí até uma parte de agosto).

Curitiba que impressiona, como as médias aumentaram a partir de 2001! Bem gritante a diferença para os anos 60, 70, 80...

Hoje, na linda capital paranaense, tiveram um dia frio do início ao fim! Meu irmão, que mora lá, me comentou. Sensação de frio intenso e muito frio dentro dos ambientes. Estavam com a estufa ligada.

Abraços a todos!

Link to comment
Share on other sites

Se vai nevar, não sei...lá no PNI, a maior dificuldade para nevar é a pouca disponibilidade de nuvens carregadas. Muitas vezes

há frio em altura suficiente. Basta ver Setembro/2012 por exemplo, fazia 1 grau com chuva lá no Pico do Couto. Aquilo lá foi

"na trave", muito mesmo!

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.