Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão Brasil/América do Sul - Agosto 2014


Felipe F
 Share

Recommended Posts

AS TOP 9 ...MAIS FRIAS (MED MAX JULHO 14)

 

PNI MORRO DO MASSENA.....10,2

 

PNI - POSTO MARCÃO........ 12,9

 

MORRO DA IGREJA SC.........12,9

 

MORRO DAS TORRES SC.......13,9

 

SÃO JOAQUIM SC...............15,9

 

PICO DO COUTO................16,2

 

SÃO JOSÉ DOS AUSENTES RS..16,7

 

PAINEL...........................16,7

 

URUPEMA........................16,9

 

Moretão: :laugh: :laugh: :rofl: :rofl: :rofl: :rofl: :rofl: :rofl:

Link to comment
Share on other sites

Já falei e vou repetir o frio verdadeiro que as pessoas sentem são as temperaturas máximas baixas. Não adianta se fazer temperatura extremamente baixas quando a maioria das pessoas está dormindo.

Ou seja a pessoa sem clubismo prefere máximas baixas do que minimas extremas. Isso se ela gostar de frio, e não seja extremamente fanático, pq só alguém fanatico para acordar muito cedo para sentir por alguns minutos temperaturas extremas.

E os milhares (Mais de milhão em Sampa) que acordam cedo para trabalhar ou ir à escola?

 

Durante muitos anos, saí de casa às 6/6h10 da manhã para trabalhar.

Para mim, o frio não era nada vampiro. :mosking:

Era real mesmo. :laugh:

Link to comment
Share on other sites

Essa fase de discussão sobre o que vale mais, média normal, média das mínimas ou das máximas já aconteceu lá em 2004 e 2005 aqui no BAZ, muitos que estão falando agora não chegaram a pegar.

 

Na época a briga era qual cidade seria mais fria, CDJ ou SJ. O principal motivo era que as médias ficavam próximas, especialmente no anual. Muitos diziam que CDJ esquenta muito durante a tarde e então não seria tão fria. Para outros o importante era a temperatura baixa constantemente ao longo do inverno com mínimas não tão expressivas porém frequentes em CDJ. Para outros o componente NEVE importava mais.

 

Nunca chegaremos a uma conclusão. Vejam bem:

 

Para o PHP o que vale é a mínima absoluta, pois Soledade não tem como vencer na média (esquenta muito durante o dia).

Para CDJ a média das mínimas costuma ser boa, porém a das máximas é alta também.

SJ tem a vantagem das máximas mais baixas, porém sofre com bloqueios e o tempo varia muito ao longo do inverno.

 

No caso de POA x Curitiba, POA tem a vantagem de ter mais máximas comportadas e mais tempo sob efeito de massa de ar polar. Curitiba tem a vantagem de mínimas absolutas mais baixas e também em casos como agora, com forte alta pressão no mar amenizando o leste e se beneficiando pela altitude. Não há nenhuma que "vença" em todos os critérios.

 

Então, às vezes, o que vale é a média, outras são as mínimas negativas.. etc.

 

Curitiba quase sempre terá mínimas absolutas mais baixas que POA em um ano. Talvez o contrário nunca tenha acontecido. Bem como média das mínimas em geral. Se ela perde na média compensada é devido a temperatura máxima ao longo do dia. E aí vai ter gente que vai dizer que o bom é o frio do início da manhã, outros que vale é durante o dia... enfim. Todos estão certos..

 

Abs!

Link to comment
Share on other sites

 

A antiga tabela ñ aparece mais pelo link.

Tenho ela salva, mas é mto extensa pra enviar por MP.

Ñ duvidei de vc, mas como eu tenho o valor de 11,0° na tabela, mencionei apenas. Outros valores aparecem diferentes da nova.

Sempre abaixo.

 

Ñ kero mais continuar com este assunto.

 

Nem devia ter começado.

Isso aborrece.

 

Pq aborrece?

 

É um debate super sadil! Falo sério.

 

O problema é que quando o orgulho passa a frente da ciência a coisa realmente fica chata. O debate tem que ser de coração aberto. Podemos concluir, inclusive, que POA tem inverno amazônico. Realmente não me importo. O que importa é a busca pelo conhecimento.

 

Bruno, infelizmente teu bairrismo excessivo está manipulando as médias compensadas. Procure tratamento psiquiátrico.

Link to comment
Share on other sites

Mafili...excelente post...!! Muito se fala em mínimas aqui ..mas as máximas são poucos citadas.....São Joaquim (Inmet) com certeza é imbativel neste quesito, superando Urupema com folga... Nos pontos remotos a briga é boa....e a surpresa está sendo a estação do Massena há 2.590m , que está de forma folgada liderando todas as estações no Brasil. Parece um sonho termos colocado uma estação lá em cima e ainda por cima on-line..!!

 

Morro do Massena (2.590metros)

 

Ao fundo Morro do Couto (2.680 mts)

 

yvmn9fZ.jpg

 

Posto Marcão abaixo (2.451 mts)

 

vcZJ3EO.jpg

 

dPpyCPE.jpg

 

Agulhas ao Fundo (2.791 mts)

 

CLYVbSM.jpg

 

Vista fontal da est. Casa de Furnas abaixo (2.470m) , Morro da Antena acima (2.603m)

 

fnVZdrI.jpg

 

Posto Marcão (2.451m) abaixo

 

P478mIb.jpg

 

Agulhas ao Fundo 2.791 mts (esquerda)

5G8O1bm.jpg

Link to comment
Share on other sites

E ai Frost....será que tivéssemos colocado a estação há 2.610m no alto do Massena...iria ter alguma diferença..?? Achei o local lá em cima mais protegido...e no lugar atual muito mais aberto e consequentemente mais ventoso..

 

:laugh: :laugh:

 

Centímetros da discórdia:

 

Enquanto uns pesquisam os locais mais baixos, outros vasculham os mais altos... :laugh: :laugh: :laugh:

Link to comment
Share on other sites

Depois do meio dia, começaram a aparecer algumas aberturas no céu. De vez em quando, sai até um solzinho.

 

A máxima hoje ficou nos 13°C.

 

Agora, a temperatura já caiu para 11°C.

 

Acho que a tendência agora é ir limpando o tempo e a alta pressão tomar conta da região; até pelo menos a próxima quinta-feira.

Link to comment
Share on other sites

Mafili...excelente post...!! Muito se fala em mínimas aqui ..mas as máximas são poucos citadas.....São Joaquim (Inmet) com certeza é imbativel neste quesito, superando Urupema com folga... Nos pontos remotos a briga é boa....e a surpresa está sendo a estação do Massena há 2.590m , que está de forma folgada liderando todas as estações no Brasil. Parece um sonho termos colocado uma estação lá em cima e ainda por cima on-line..!!

 

Morro do Massena (2.590metros)

 

Ao fundo Morro do Couto (2.680 mts)

 

yvmn9fZ.jpg

 

Posto Marcão abaixo (2.451 mts)

 

vcZJ3EO.jpg

 

dPpyCPE.jpg

 

Agulhas ao Fundo (2.791 mts)

 

CLYVbSM.jpg

 

Vista fontal da est. Casa de Furnas abaixo (2.470m) , Morro da Antena acima (2.603m)

 

fnVZdrI.jpg

 

Posto Marcão (2.451m) abaixo

 

P478mIb.jpg

 

Agulhas ao Fundo 2.791 mts (esquerda)

5G8O1bm.jpg

 

Fantastico Carlos :clapping: :clapping: :clapping: :clapping:

 

Lindas fotos e que paisagem, mostra tb que caberia facil uma cidade com tamanho médio encima

Link to comment
Share on other sites

GFS 12Z coloca a isoterma de 0oC sobre Gramado com precipitação em 180h, durante o ENBAZ!

 

Europeu ainda não coloca tanto frio, mas já mostra a mesma erupção.

 

Agora sim Caio!!!! :pleasantry: :clapping:

Ano passado o GFS pegou melhor o frio de jul/2013 do que o Europeu no prazo de 1 semana!

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

CLIMATERRA ‏@Climaterra 1 min

 

71 dias de inverno/2014; Climaterra; 16,0/7,3 e média de 10,8 em 2013; 16,2/6,2/10,4. Inmet; 15,3/7,9/ e média de 11,0, 2013; 15,6/7,5/11,0

Coutinho, tem como trazer os numero de geadas entre estes anos....

Pois acho que deste ano esta mais úmido que o ano passado.

Assim temos menos geadas e pico de frio porém com as máximas mais baixas..... mantendo a média.

 

 

42 2013

65 2014

 

Tiro n'agua

Link to comment
Share on other sites

A antiga tabela ñ aparece mais pelo link.

Tenho ela salva, mas é mto extensa pra enviar por MP.

Ñ duvidei de vc, mas como eu tenho o valor de 11,0° na tabela, mencionei apenas. Outros valores aparecem diferentes da nova.

Sempre abaixo.

Ñ kero mais continuar com este assunto.

Nem devia ter começado.

Isso aborrece.

Bruno, infelizmente teu bairrismo excessivo está manipulando as médias compensadas. Procure tratamento psiquiátrico.

 

Entendo, Carlos Campos.

 

Qualquer discussão sobre a CAPITAL DO UNIVERSO termina em confusão.

 

Depois de tanto trabalho para reunir todos os fóruns. [ participação fundamental do Bruno]

 

O MB, Meteoclima e BAZ...viviam às moscas 2 ou 3 mambros pingados em cada um.

 

Meses com 4 páginas de 25 mensagens cada.

 

Voltamos às ofensas gratuitas, as comparações malucas, teses egocentradas,

 

Verdades absolutas.

 

Não entrem em discussões prolongadas com a CAPITAL DO UNIVERSO.

 

Vai sair do controle,

 

A ADM esta rigosa.

 

E rigor demais pode eventualmente provocar um novo racha.

 

PAZ.

 

==========================

 

É neste momento que a panela de Porto Alegre se manifesta o apoio bairrista solidário.

 

==========================

 

Algo aconteceu ao clima do Rio de Janeiro, a Zona da Mata Mineira até BH, São Paulo.

 

E agora a mesma onda atinge Curitiba.

 

A seca de NEVE apesar de algo estupendo em 2013....não me parece que chegou ao fim.

 

Muita coisa para pensar.

 

Kim, Não entre nessa discussão....é perder amigos.

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

Finalmente algo a atualizar nos modelos:

 

- Sinto que finalmente estamos nos encaminhando para um período mais frio, possivelmente o core do inverno, que deve começar atrasado.

 

- Os modelos de longo prazo começam a sinalizar a quebra de padrão ocorrendo possivelmente entre os dias 19 e 20 com a chegada de um anticiclone continental.

 

- GFS e Europeu estão convergindo fortemente quanto a trajetória, amplitude e intensidade deste sistema.

 

- Pelas rodagens de hoje a isoterma de 0oC pode finalmente (pela primeira vez no ano!) atingir a serra geral no sábado, dia do encontro ENBAZ.

 

- Depois de uma semana de ASAS, onde a Mantiqueira deve brilhar, com marcas também muito interessantes entre o ES e o sul da BA.

 

- Tudo indica que na próxima sexta este padrão é quebrado e este sistema então começa a dominar o centro-sul.

 

- A seqüência deste sistema só é captada pelos modelos de mais longo alcance.

 

- O GFS já indica uma possível seqüência de novos pulsos polares, assim como o Global do Inpe.

 

- Mas o mais importante é começar a notar uma convergência nos modelos de clima. Especialmente o CFS e outro que de vez em quando acerta bem.

 

- Nesta vez o CFS segue insistentemente indicando em suas rodadas um período muito frio entre o dia 21/07 e 10/08.

 

Anomalias

 

21/07 a 31/07

 

YTFBII5.png

 

26/07 a 05/08

 

jd2klwd.png

 

23/07 a 10/08

 

RUF5lLd.png

 

- Outro de mais longo alcance converge para as projeções do GFS por este período abaixo da média.

 

24/7 a 06/08

 

uoEi07o.png

 

- O CFS também segue firme na rodada de hoje por um agosto que poderá ser o mês mais frio deste JJA.

 

IVkx03j.png

 

 

Deste modo temos o seguinte cenário se estabelecendo:

 

0h a 144h - intensificação do ASAS, tempo ameno na costa do centro-sul e resfriamento possivelmente intenso na Mantiqueira e serras do SE/Sul da BA para os padrões locais.

 

144h a 210 h - Quebra de padrão de poucas invasões por uma nova erupção continental possivelmente forte capaz de levar a isoterma de 0oC a serra geral.

 

210h a 240h adiante - Seqüência de novas e fortes erupções continentais mais amplas e intensas.

 

Virada de julho a começo de agosto com muito frio.

Link to comment
Share on other sites

E ai Frost....será que tivéssemos colocado a estação há 2.610m no alto do Massena...iria ter alguma diferença..?? Achei o local lá em cima mais protegido...e no lugar atual muito mais aberto e consequentemente mais ventoso..

 

Tinha uma área bem fechada lá em cima com mato queimado e tudo, mas também tinham espaços abertos... acho que iria ventar mais constantemente ali, mas é pouca coisa mesmo, não vale o risco de ficar fora do alcance do console hehehe

Link to comment
Share on other sites

Friagem chega ao Norte do país e temperaturas ficam 4°C abaixo da média

 

Em Rio Branco, capital do Acre, os termômetros estão mais baixos que o normal há 13 dias

Por: Rafaela Vendramini

 

A chegada de massas de ar seco de origem polar no Sul do país nesta época do ano, provocam um fenômeno conhecido como friagem na região Norte. O fim de junho e início de julho estão mais frios nesta área do Brasil, a temperatura máxima está 4°C mais baixa que a média para o mês em algumas cidades.

 

Em Rio Branco, capital do Acre, a média de temperaturas entre os meses de junho e julho é de 30,8°C, mas nos últimos 13 dias os termômetros ficaram em torno dos 25,7°C.

 

“Olhando anos anteriores, tivemos baixas temperaturas máximas em 2011. Também por 13 dias, entre o fim de junho e início de julho, a máxima ficou mais baixa que o normal, com valor de 27,5°C”, explica o meteorologista da Somar, Celso Oliveira. Uma outra época com frio não muito forte, porém constante aconteceu entre 03 e 26 de julho de 2000 em Rio Branco, com máxima em torno dos 28,2°C contra uma média de 31,3°C.

 

A causa destas friagens no Norte do país está na temperatura dos Oceanos. As ondas de frio mais persistentes ocorreram na La Niña do ano 2000 e quando o Pacífico estava resfriado em 2011.

 

“No caso deste ano, apesar do aquecimento do Pacífico, ele não tem sido forte suficiente para que a atmosfera respondesse como El Niño em todas as partes do país e do globo, tanto que a NOAA, em seu último boletim, afirma que as influências do El Niño na atmosfera ainda não estão claras. É como se estivéssemos em neutralidade”, conclui Oliveira.

Link to comment
Share on other sites

Finalmente algo a atualizar nos modelos:

 

 

26/07 a 05/08

 

jd2klwd.png

 

 

210h a 240h adiante - Seqüência de novas e fortes erupções continentais mais amplas e intensas.

 

Virada de julho a começo de agosto com muito frio.

 

Anomalias de -4C entre o Paraná/MS e norte do RS, e entre o sudeste/centro-oeste s Chaco Paraguaio!! :shok:

Simplesmente um Armageddon, maior que os 7x1 de uma certa semifinal! :mosking:

 

Sds.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

O que está me impressionando muito, muito mesmo, é a potência do frio deste ASAS em 700mb indicado pelo Mbar.

 

Segundo o modelo a linha de 0oC em 700mb chegará com muita facilidade ao nordeste (!!!) dominando desde São Paulo até o Sul da Bahia com muita consistência. E vejam que a linha de -5oC em 700mb vai muito, muito ao norte, se aproximando até do litoral do NE, incrível!!!!

 

2ULNCuc.png

 

Por este modelo, espero marca MUITO significativas no PNI, Mantiqueira no geral, Sul de MG, e entre o MG e a BA.

 

O que o Mbar indica é um evento de ASAS muito intenso, que levará ar frio desde os mares do sul ao NE brasileiro. Será interessantíssimo de acompanhar as marcas nesta semana. Não descarto a quebra de recordes pelo que o Mbar vem indicando. Outros modelos são um pouco menos intensos.

Link to comment
Share on other sites

AS TOP 9 ...MAIS FRIAS (MED MAX JULHO 14)

 

PNI MORRO DO MASSENA.....10,2

 

PNI - POSTO MARCÃO........ 12,9

 

MORRO DA IGREJA SC.........12,9

 

MORRO DAS TORRES SC.......13,9

 

SÃO JOAQUIM SC...............15,9

 

CLIMATERRA...................16,0

 

PICO DO COUTO................16,2

 

SÃO JOSÉ DOS AUSENTES RS..16,7

 

PAINEL...........................16,7

 

URUPEMA........................16,9

 

Moretão: :laugh: :laugh: :rofl: :rofl: :rofl: :rofl: :rofl: :rofl:

Link to comment
Share on other sites

Re: XI ENBAZ 2014 - ENCONTRO NACIONAL DO BAZ

 

Mensagempor coutinho » Dom Abr 27, 2014 1:10 am

RECOMENDO 12/13 OU 19/20 DE JULHO. DENTRO DESTE PERÍODO TEREMOS ALGO BEM INTERESSANTE.

http://saojoaquimonline.com.br/climater ... a-serrasc/

 

DADOS CORRETOS SOBRE A SERRA DE SC.

http://www.climaterra.com.br

 

Pois é!

Foi isso que me referi na mensagem acima. Na mosca, amigo!

Abraços.

Link to comment
Share on other sites

Caio por esse modelos que postou to querendo subir o PNI se o frio pegar em algum fim de semana ,algum Baziano topa subir lá ?

 

 

Por aqui limpando e caindo rapido 14°C , amanha instalo outra estaçao aqui na cidade , em uma baixada de 1500 Metros de Altitude !

 

Se tiver chance de precipitação invernal talvez eu vá!

Link to comment
Share on other sites

 

E da onde você tirou que temos tempo....

 

Juro que não vou discutir Porto Alegre contra ninguém...já basta eu.

 

Once we arrive at filled monthly values for all 30

years, the monthly normals of maximum and minimum temperature are computed as the

simple averages of the 30 values for each station-month. We report a completeness flag with

each normals value describing the relative completeness of each data record (before filling).

The completeness criteria are an extension of the guidelines provided by the World

Meteorological Organization (WMO 1989). The monthly average temperature (diurnal

temperature range) normal is computed as the mean (difference) of the monthly maximum

temperature normal and the monthly minimum temperature normal. We also compute the

standard deviations across the 30-year period for the four variables.

 

Mafili, comigo vc pode debater. Sou e sempre fui um cara isento, pois como vc bem sabe, sou auditor. Meu trabalho é encontrar números que convém e determinar ajustes. Faço isso há 11 anos. Torno valores convenientes em verdades inconvenientes.

 

Sobre o método que trazido por vc acima, 3 perguntas:

 

1- isso é uma proposta?

2- é utilizado em algum lugar?

3- algum dos nossos dados (que sempre trabalhamos) utiliza esse critério?

Link to comment
Share on other sites

Simples, Mafili !

 

Acho q é isso mesmo...

 

Kim, uma das poucas coisas que realmente existe um consenso é a seguinte;

 

Não importa como a média foi obtida [ simples, 24 horas, minuto a minuto, segundo a segundo, compensada, aleatória, harmônica, biquadrática, quadrática, logaritímica, e sei lá mais qual]

 

O que interessa é a anomalia desta forma de média.

 

Tanto faz....

 

Abraços.

 

Nunca foi meu caso, e vc sabe bem disso.

 

Para mim sempre utilizei um único critério para trabalhar um clima: a média padrão OMM (que agora vc diz que não é a padrão mundial e me pegou de surpresa). Afinal todas as normais e médias que conhecemos por aí (normal de Ctba de 12,8C para julho, de 14,3C para POA em julho, de 9,4C para SJ em Julho, etc) são valores de média compensada.

 

Quando trouxe os números de média compensada que mostram POA mais fria que Ctba no JJ dizem que pego o método que convém a mim. Parece que não me conhece... O método que convém a mim convém ao INMET também?

Link to comment
Share on other sites

Já falei e vou repetir o frio verdadeiro que as pessoas sentem são as temperaturas máximas baixas. Não adianta se fazer temperatura extremamente baixas quando a maioria das pessoas está dormindo.

 

Ou seja a pessoa sem clubismo prefere máximas baixas do que minimas extremas. Isso se ela gostar de frio, e não seja extremamente fanático, pq só alguém fanatico para acordar muito cedo para sentir por alguns minutos temperaturas extremas.

 

Mas isso é um critério seu para dizer que uma cidade é mais fria que a outra. Até pode ser debatido, mas não é o que é comumente utilizado na climatologia.

 

Quando se fala que o mundo esquentou X graus nos últimos anos é utilizando dados de média compensada.

Link to comment
Share on other sites

Fim de tarde frio aqui na zona leste de Sampa (e claro que em toda a Grande SP). No momento temos algumas nuvens baixas no céu.

Temperaturas de 16 graus nas estações do CGE próximas daqui do Tatuapé. Apesar disso, a sensação de frio é maior lá fora por conta dos ventos de sudeste que sopram do mar.

Link to comment
Share on other sites

Well, parece que temos uma nova revolução no fórum.

 

A cidade, estação, com ou sem padaria, mais fria é aquela que apresenta a menor média das máximas.

 

Carlão,

 

O top 5...ficaria como?

 

Anual, mensal,

 

Veremos

 

Não é o meu caso. Sou conservador. Para compararmos com eficácia temos que utilizar dados históricos (calculados com base na média compensada)

Link to comment
Share on other sites

Europeu 12Z detalhado mostra precipitação e isoterma de 0oC em 850hpa chegando a Serra Gaúcha na sexta a noite (00Z sab)!!!!

 

Convergência incrível com o GFS 12Z!

 

Vai ter nego infartando até o ENBAZ!

 

Coração já palpitando :heart: :heart:

 

É disso que vive o BAZ :mosking:

 

Coisa boa!

Será que viria uma sequência de MPS, parecido com o que ocorreu em 1990?

Nunca esqueço aquele ano. Foi um final de julho memorável.

Abraços!

Link to comment
Share on other sites

14:00HS:

 

06,2 - PNI Morro do Massena / PWS

07,2 - PNI Posto Marcão / PWS

07,6 - Morro da Igreja SC / Inmet

 

10,8 - São José dos Ausentes RS / Inmet

11,2 - Inacio Martins PR / Inmet

11,4 - Pico do Couto RJ / Inmet

11,8 - São Joaquim SC / Inmet

 

12,8 - Campos do Jordão SP / Inmet

13,2 - Bom Jardim da Serra SC / PWS

13,5 - General Carneiro PR / Inmet

13,5 - Monte Verde MG / Inmet

13,6 - Rio Negrinho SC / Inmet

13,7 - São Paulo SP / Parelheiros CGE

 

14,1 - União da Vitoria PR / Simepar

14,2 - Água Doce SC / Herciliópolis PWS

14,4 - Lapa PR / Simepar

14,4 - São Bernardo do Campo / Riacho Grande SBC CGE

14,6 - São Mateus do Sul PR / Inmet

14,8 - Curitiba PR / Simepar

14,8 - Palmas PR / Simepar

14,8 - Ponta Grossa PR / Simepar

14,9 - Ventania PR / Inmet

14,9 - Urupema SC / PWS

 

15,0 - Lagoa Vermelha RS / Inmet

15,2 - Canguçu RS / Inmet

15,4 - Nova friburgo RJ / Inmet

15,5 - Farroupilha RS / PWS

15,6 - Vacaria RS / Inmet

15,7 - São José dos Ausentes RS / PWS

15,8 - Gramado RS / PWS

15,8 - Guarapuava PR / Simepar

 

14:00 Aero Afonso Pena - 13,6ºC

Link to comment
Share on other sites

Well, parece que temos uma nova revolução no fórum.

 

A cidade, estação, com ou sem padaria, mais fria é aquela que apresenta a menor média das máximas.

 

Carlão,

 

O top 5...ficaria como?

 

Anual, mensal,

 

Veremos

 

Não é o meu caso. Sou conservador. Para compararmos com eficácia temos que utilizar dados históricos (calculados com base na média compensada)

 

Concordo, aliás, é o óbvio!

 

Mas não posso concordar para não parecer um bairrismo da "panela de POA". Panela esta que é composta por dois usuários, sendo que o Bruno posta umas 10x mais que eu. Quase uma panela de um cozinheiro só! Cuidado, ninguém pode mexer com ela. É terrível!

Link to comment
Share on other sites

Bruno, Eu tenho essa tabela também! São os dados do Inmet das normais 31-60 e 61-90. O NASA fez um recalculo e "esquentou" as décadas de 50/60/70.

 

Lembro que na época, 2/3 anos atrás, vc que me chamou a atenção para esse fato! Inclusive, vc deu umas cornetadas dizendo que o presente de Curitiba não era tão diferente do passado!

Bruno, você é o Zé Vicente na época discutiram muito sobre essa mudança nos dados do NASA!

 

Na tabela antiga, o mês de Jul/1942, o mais frio da história, aparecia com média na casa dos 9C, e hoje foi p/ 10.5C, algo assim!

Quem tem dados do Inmet de 4/5 anos atrás deve ter esses 11C em jul/2000, e 11C também em jul/1975.

 

Sds.

 

Cornetei!! :mosking:

 

Afinal foi uma bela revolução em cima de algumas premissas que tínhamos.

 

Devia ter algum erro no cálculo, não acha? Ou vc acha que a NASA é composta por vários "Hedsgpa" e que formam um complô contra Ctba? Claro que não... O critério foi revisto para todas as cidades do mundo, inclusive POA.

 

Na minha visão os valores do passado não eram comparáveis com os dados atuais, pois tinham critério diferente. Os dados de hj são de média compensada, logo devem ter transformado o passado em compensada, também.

 

A informação certamente agora é mais verdadeira. Ou vc acha que a NASA tá de "sacanagem" com Ctba? Menos, né, Silvião! Vc é um cara de mercado e, assim como eu, não curte maquiagem de informações. Exigimos governança sobre todas informações.

 

Abs!

Link to comment
Share on other sites

 

Mafili, comigo vc pode debater. Sou e sempre fui um cara isento, pois como vc bem sabe, sou auditor. Meu trabalho é encontrar números que convém e determinar ajustes. Faço isso há 11 anos. Torno valores convenientes em verdades inconvenientes.

 

Sobre o método que trazido por vc acima, 3 perguntas:

 

1- isso é uma proposta?

2- é utilizado em algum lugar?

3- algum dos nossos dados (que sempre trabalhamos) utiliza esse critério?

 

Entendi, vou ter que pensar...é um parto decifrar os FTP da NOAA [ readme]

 

Veja como foi dura minha semana nos fóruns,

 

Por incrível que pareça nenhuma dessas mensagens era OFF....mais ou menos dentro do mesmo contexto desta que estamos tendo.

 

Abraços

 

July 8, 2014 at 6:56 pm

Germany demolished Brazil 7-1 today in the World Cup. While this event is not directly tied to climate change, it is a sentinel of what could happen to the rain forest if….oh forget it.

=========

“While these events are not directly tied to climate change…”

 

The stunt: single out an event and use it in conjunction with the (meaningless) term climate change, even while denying a link. The result: effective subliminal advertising.

 

Oh, and while Brazil’s shocking defeat and Australia’s unexpected snowfalls and Ukrainian unrest are not directly linked to climate change…

=========

 

Germany demolished Brazil 7-1 today in the World Cup.

 

I’m sorry, but that is not correct.

 

Your problem is, you are using the raw score. When the proper pairwise homogenization algorithm is applied, comparison to similar soccer games played within a 1500 km radius flags the score 7-1 as a soccer score discontinuity. To correct this obvious error, the anomalous values are replaced with regional average scores. After adjustment, Brazil won 3-2.

 

============

 

We have a winner!

 

Hilarious …

 

=============

 

Your 3:2 Brazil win was correct as at 10:55pm but as part of the realignment of the Index to account for some late reporting vuvuzelas – the score has now been updated is is much more realistically described as Brazil 3.012 Germany 1.994

 

Thank you

 

==============

 

lol

 

Guys, you are asuming that Brazil defeated Germany 3-2, but you are forgetting that the homogeneization procedure used works with past and also future games played in the surrounding 1500km, Which means that, although today we think that yesterday Brazil won 3-2, it is entirely possible that tomorrow we will realise that Germany actually suffered a much more ominous defeat, with Brazil winning 5-0.

 

==============

 

Who cares what the actual score was, the models predicted a Brazil win, and so, let it be done. The IPCC (Institute of Prevaricators Cause we Can) has issued a decree based on sound reanalysis of past games which have been adjusted to make up for known biases giving Brazil a 2.5 degree victory

=============

 

@ Nylo et. al.

 

It was quietly published that, though it has been reported in the past that Germany and Brazil won the world cup, due to recalibration we are reinstating Italy (the 1938 champion) as the actual winner.

 

===============

Link to comment
Share on other sites

17:00HS:

 

05,2 - PNI Morro do Massena RJ

06,1 - PNI Posto Marcão MG

06,7 - Morro da Igreja SC

08,8 - São José dos Ausentes RS

09,3 - Pico do Couto RJ

 

10,3 - Bom Jardim da Serra SC

10,6 - Campos do Jordão SP

10,7 - Inacio Martins PR

11,3 - Água Doce SC

11,6 - Urupema SC

12,1 - Gonçalves MG

 

17h - Aero Afonso Pena 11ºC

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.