Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Centro-Sul - Abril 2014


Recommended Posts

  • Replies 5.2k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Só quem mora no alto da coxilha sabe...

Vejam o que é o efeito do vento, temperatura de 14.7º agora aqui em casa e 15º no Parque das Tuias,mas com as rajadas de vento a sensação térmica está entre 6º e 8º.Rajada máxima de vento no Inmet até as 14h foi de 56 km/h :girlwitch: :girlwitch: :girlwitch:

Link to comment
Share on other sites

Continuam soprando ventos fortes no centro-oeste paranaense.

 

As rajadas ultrapassam os 50 km/h em várias localidades, como Cascavel e Guarapuava..

Será que vem chuva aqui Carlos ? Tempo limpinho.. não duvido de mudanças bruscas, no momento 25°C..

Não creio q irá chover no norte.

Até aki no leste, apesar do céu encoberto, nada ainda.

 

Enqt isso, lá no sudoeste/sul já caíram mais de 90mm.

 

Vai descarregar tudo por lá...

 

Abraço

É muito triste com essa notícia :cray: , até ontem era unamine a previsao de chuva pra ca amanha e temperaturas amenas, maximas entre 20-21°C, e depois fim de semana vai esquentar...

Link to comment
Share on other sites

Jean Carlo

 

Teremos q nos contentar com este clima monótono.

 

Se chover entre hj e amanhã, será pouco.

 

Abril é mês de pouca chuva no norte e no leste paranaenses, perdendo apenas para agosto, se não me engano.

 

Já, no sul do Estado, chove muito em abril.

 

A média pluviométrica da região de Palmas é de 180 mm.

 

São 100 mm a mais do q a média de Curitiba, por exemplo (q é de 80 mm/abril)

 

Portanto, qdo observar áreas de instabilidade sobre o sul/sudoeste, não pense q irão sempre produzir precipitações em todo o Estado, pois as mesmas muitas vzs são "produtos locais".

 

O sul/sudoeste do Paraná, oeste de SC e noroeste do RS recebem anualmente uns 800 mm a mais de chuvas do q a maior parte da Região Sul.

 

Abraço

Link to comment
Share on other sites

Jean Carlo

 

Teremos q nos contentar com este clima monótono.

 

Se chover entre hj e amanhã, será pouco.

 

Abril é mês de pouca chuva no norte e no leste paranaenses, perdendo apenas para agosto, se não me engano.

 

Já, no sul do Estado, chove muito em abril.

 

A média pluviométrica da região de Palmas é de 180 mm.

 

São 100 mm a mais do q a média de Curitiba, por exemplo (q é de 80 mm/abril)

 

Portanto, qdo observar áreas de instabilidade sobre o sul/sudoeste, não pense q irão sempre produzir precipitações em todo o Estado, pois as mesmas muitas vzs são "produtos locais".

 

O sul/sudoeste do Paraná, oeste de SC e noroeste do RS recebem anualmente uns 800 mm a mais de chuvas do q a maior parte da Região Sul.

 

Abraço

 

Exato.

 

Caso queiram olhar o mapa climatológico de chuva em SC, com a média por cada mês, acessem este link do CIRAM: http://ciram.epagri.sc.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=141&Itemid=363

 

Verão que aqui no nordeste catarinense, chove muito mesmo só nos meses de verão, enquanto no meio-oeste de SC chove mais regularmente ao longo do ano, principalmente por causa das frente frias, que ao chegar no oeste e Sul de SC perdem força, provocando então, por meio deste sistema, menos chuva de cá para cima. Já no verão, as pancadas ocorrem frequentemente aqui, diferentemente do oeste, onde é mais irregular.

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

Pré-frontal bombando ainda nesta hora! Quentes 24,2ºC, rajadas de vento norte e pressão em 1007 hPa despencando. Vai explodir! As tempestades avançaram um pouco mais e agora estão alinhadas sobre o noroeste do RS, pegando parte de SC e do oeste do PR, até o sul do MS. Pelo radar já chove muito fraco 30 km ao sul daqui.

Link to comment
Share on other sites

Jean Carlo

 

Teremos q nos contentar com este clima monótono.

 

Se chover entre hj e amanhã, será pouco.

 

Abril é mês de pouca chuva no norte e no leste paranaenses, perdendo apenas para agosto, se não me engano.

 

Já, no sul do Estado, chove muito em abril.

 

A média pluviométrica da região de Palmas é de 180 mm.

 

São 100 mm a mais do q a média de Curitiba, por exemplo (q é de 80 mm/abril)

 

Portanto, qdo observar áreas de instabilidade sobre o sul/sudoeste, não pense q irão sempre produzir precipitações em todo o Estado, pois as mesmas muitas vzs são "produtos locais".

 

O sul/sudoeste do Paraná, oeste de SC e noroeste do RS recebem anualmente uns 800 mm a mais de chuvas do q a maior parte da Região Sul.

 

Abraço

 

Exato.

 

Caso queiram olhar o mapa climatológico de chuva em SC, com a média por cada mês, acessem este link do CIRAM: http://ciram.epagri.sc.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=141&Itemid=363

 

Verão que aqui no nordeste catarinense, chove muito mesmo só nos meses de verão, enquanto no meio-oeste de SC chove mais regularmente ao longo do ano, principalmente por causa das frente frias, que ao chegar no oeste e Sul de SC perdem força, provocando então, por meio deste sistema, menos chuva de cá para cima. Já no verão, as pancadas ocorrem frequentemente aqui, diferentemente do oeste, onde é mais irregular.

 

Abraços

Impressionante:

 

OUTUBRO na região de Dionísio Cerqueira

 

JANEIRO na região de joinville

 

Abraço

Link to comment
Share on other sites

Curitiba teve um dia cinzento e morno. Por enquanto no Inmet: 11,8ºC/19,6ºC.

Dia extremamente chato!

 

E pensar q reclamei das garoas do final da semana passada/início desta semana...

 

Pelo menos acontecia alguma coisa!

 

O importante, pelo menos na minha opinião é a ausência de calor nestes últimos dias.

 

Tive mínimas entre 7-10ºC nos últimos 5 dias e faz um bom tempo que o mercúrio não passa dos 18ºC!

 

Já precisei ligar a calefação!

Link to comment
Share on other sites

Pré-frontal bombando ainda nesta hora! Quentes 24,2ºC, rajadas de vento norte e pressão em 1007 hPa despencando. Vai explodir! As tempestades avançaram um pouco mais e agora estão alinhadas sobre o noroeste do RS, pegando parte de SC e do oeste do PR, até o sul do MS. Pelo radar já chove muito fraco 30 km ao sul daqui.

Chuvas fortes em Toledo!

 

Quase 10mm/15min por duas vzs após às 16h.

Ventos acima dos 45 km/h.

Pressão muito baixa e 19°C.

 

Parte dessa instabilidade poderia vir para o leste..

Aguardando..

 

Abraço

Link to comment
Share on other sites

Estive consultando uns "alfarrábios" (http://meteorologiaeclima1.blogspot.com.br/) com as máximas absolutas mensais da normal 1931-1960 no Mirante.

Vejam só o ano de 1941. :shok:

 

Jan: 34,6°C (08/01/1941)

Fev: 35,2°C (11 e 12/02/1941)

Mar: 32,8°C (16/03/1942)

Abr: 31,8°C (15/04/1941)

Mai: 31,2°C (05/05/1941)

Jun: 27,8°C (07/06/1944)

Jul: 29,2°C (27/07/1941 e 07/07/1948)

Ago: 33,1°C (31/08/1955, recorde que perdura até hoje)

Set: 34,3°C (30/09/1952)

Out: 35,0°C (27/10/1941, 5 e 9/10/1944)

Nov: 34,2°C (03/11/1941)

Dez: 34,2°C (13/12/1942)

 

Será que 2014 repetirá 1941? :shok: :-o :heat:

Como dizia minha avó: "que Deus nos livre e guarde". :mosking:

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Curitiba teve um dia cinzento e morno. Por enquanto no Inmet: 11,8ºC/19,6ºC.

Dia extremamente chato!

 

E pensar q reclamei das garoas do final da semana passada/início desta semana...

 

Pelo menos acontecia alguma coisa!

 

O importante, pelo menos na minha opinião é a ausência de calor nestes últimos dias.

 

Tive mínimas entre 7-10ºC nos últimos 5 dias e faz um bom tempo que o mercúrio não passa dos 18ºC!

 

Já precisei ligar a calefação!

 

 

Aqui em Curitiba não é tão frio como São José dos Pinhais. Mas realmente a temperatura máxima nos últimos dias seja com sol ou com chuva tem sido muito amenas. Espero que continue assim para sempre até o próximo verão.

Link to comment
Share on other sites

Santos mais fria que SP...

http://i.imgur.com/Lmtg51f.png

Ainda não é a época mas...

 

O litoral paulista, por exemplo, é um forno entre novembro e começo de abril, aproximadamente, principalmente devido às mínimas altas.

Porém, de maio a outubro, costuma ser bem ameno, podendo ficar semanas sem chegar nos 30°C.

Nessa época, normalmente a temperatura só extrapola em dias de vento NO pré-frontal.

 

Além disso, aproximadamente entre meados de agosto e começo de novembro, a cidade de Santos, por exemplo, costuma ter uma série interminável de dias nublados.

As águas do Atlântico ainda estão frias enquanto o continente está esquentando e o paredão da serra do Mar ajuda a segurar as nuvens stratus por lá.

Nesses meses, é super-comum Santos ter máximas inferiores a Sampa.

Aliás, as médias das máximas em Santos e Ubatuba, no inverno e parte da primavera, são bastante baixas para cidades litorâneas nesta latitude.

Isto por causa do excesso de dias nublados.

 

Número de horas de sol/ano (Insolação) na normal 1961-1990 (INMET):

Curitiba: 2.006,2 horas

São Paulo (Mirante): 2.003,3 horas

Santos: 1.655,9 horas

Ubatuba: 1.670,1 horas

Iguape: 1.498,6 horas

Link to comment
Share on other sites

Santos mais fria que SP...

http://i.imgur.com/Lmtg51f.png

Ainda não é a época mas...

 

O litoral paulista, por exemplo, é um forno entre novembro e começo de abril, aproximadamente, principalmente devido às mínimas altas.

Porém, de maio a outubro, costuma ser bem ameno, podendo ficar semanas sem chegar nos 30°C.

Nessa época, normalmente a temperatura só extrapola em dias de vento NO pré-frontal.

 

Além disso, aproximadamente entre meados de agosto e começo de novembro, a cidade de Santos, por exemplo, costuma ter uma série interminável de dias nublados.

As águas do Atlântico ainda estão frias enquanto o continente está esquentando e o paredão da serra do Mar ajuda a segurar as nuvens stratus por lá.

Nesses meses, é super-comum Santos ter máximas inferiores a Sampa.

Aliás, as médias das máximas em Santos e Ubatuba, no inverno e parte da primavera, são bastante baixas para cidades litorâneas nesta latitude.

Isto por causa do excesso de dias nublados.

 

Número de horas de sol/ano (Insolação) na normal 1961-1990 (INMET):

Curitiba: 2.006,2 horas

São Paulo (Mirante): 2.003,3 horas

Santos: 1.655,9 horas

Ubatuba: 1.670,1 horas

Iguape: 1.498,6 horas

 

Obrigado pela explicação, Aldo. :good:

Link to comment
Share on other sites

Abril terminando com -0,9°C abaixo da média.

 

Como você compara uma estação mais fria que a da média está errado. Considero -0,3°C para a região... Com certeza não está -0,9°C. :good:

 

Sinceramente não entendo essa sua viagem de "estação mais fria ????." Já mostrei a fonte dos dados e ponto final.

Se em Brusque é -0.3°C ótimo, não significa, que Blumenau, Indaial, Itajaí, tenham que ter esse desvio também.

 

Na minha opinião, errado está seu ponto de vista!

Link to comment
Share on other sites

Dia de inverno por aqui, se fosse Julho eu não estaria estranhando nem um pouco, mas....Abril?

 

Máxima 22,9ºC

 

Mínima 08,6ºC

 

Hoje está mais difícil uma sub-10, pois faz 13,9ºC no momento e UR em 90%.

 

 

Juiz de Fora seria a cidade mais fria do estado de Minas Gerais considerando apenas as cidades médias e grandes ?

Link to comment
Share on other sites

Dia de inverno por aqui, se fosse Julho eu não estaria estranhando nem um pouco, mas....Abril?

 

Máxima 22,9ºC

 

Mínima 08,6ºC

 

Hoje está mais difícil uma sub-10, pois faz 13,9ºC no momento e UR em 90%.

 

 

Juiz de Fora seria a cidade mais fria do estado de Minas Gerais considerando apenas as cidades médias e grandes ?

 

Tem Poços de Caldas, que é uma cidade de porte médio e é bastante fria para nossos padrões. Agora, das cidades acima de

500 mil habitantes, creio que JDF seja mesmo a mais "fria". BH, Betim e Uberlândia são ligeiramente mais quentes e Montes

Claros é bem mais quente.

Link to comment
Share on other sites

Artur só tenho estas máxima por enquanto..

 

29/04

 

-6,1 / 14,8 - Rebouças

-4,9 / 13,9 - Marcão

 

 

Um grau a menos nas mínimas e um grau a mais nas máximas, condizente com baixadas mais fechadas. Perdem e retém calor com mais facilidade.

 

Veremos boas mínimas por lá, impressionantes na verdade. Mas as sugestões de -10oC ontem do Bruno, quando na verdade foi a -2, foram exageradas. Se essa proporção fosse levada a cabo, o local chegaria nos -20oC nas mais fortes, Brunão.

 

Mas que o local é provavelmente o mais frio do Brasil na média, isso é uma certeza.

 

Vai ganhar na média do Morro da Igreja.

 

Mas perde no quesito neve, sensação térmica, menor máxima e provavelmente menor mínima absoluta.

Link to comment
Share on other sites

Ta chegando o dia da instalaçao da 3° Estaçao BAZ , na pousada SerraVista em Gonçalves MG 1700 Metros de Altitude !

 

 

01227549161.jpg

 

 

Mesmo que eu arrumasse um carro ou uma carona, não poderia ir... neste domingo tenho um compromisso em Biritiba Mirim, cidade vizinha à Mogi das Cruzes. :negative:

 

 

Mirante convencional: 12,0°C

IAG: 10,3°C

Ia me esquecendo...

 

Barueri registrou 9,4°C de mínima hoje.

 

Ainda quero descobrir onde que fica essa estação de Barueri...

 

Mínima de 6,2ºC hoje cedo na minha casa em Itapevi. Ontem à noite meu irmão mais novo, que voltou do trabalho por volta das 22hs, reclamou da diferença de temperatura entre o centro da cidade e o bairro em que moramos.

Link to comment
Share on other sites

MEU E O PNI com 11C URA 14% P.O -15,4C QUE QUE ISSOOOOOOOOOO , A TEMPERATURA NAO DEVIA DESPENCAR LA ?

 

 

 

To quase alcançando la já 11,6C aqui , 81%URA

 

 

Não, nao deveria!!! Já cansei de ver PO absurdo de baixo como esse e 9, 8 graus no PNI! O que vale é de onde vem o ar que a estação do Marcao recebe, se vem das menores altitudes de MG ou se vem de dentro do parque. Estou desconfiado, vendo os dados do Marcão, que as mínimas teriam uma forte correlação Rebouças x Marcao. Quero dizer que caso o Rebouças congele e o vento vire pros lados do Marcao, as mínimas vão acompanhar!

 

Ano passado eu e o Bruno já haviamos observado este comportamento e falado aqui no fórum.

Link to comment
Share on other sites

Alo Tazianos!

 

Podem começar a fazer as contas pra bater o Rebouças!

 

-6,1 foi só o aperitivo de Abril.

Que TAZ que nada, achei a Sibéria brasileira MOGAZ Mogi da Cruzes -40.2º huuahuhuahuhuahhuhauhuhah :rofl: :rofl: :rofl:

http://www.wunderground.com/personal-weather-station/dashboard?ID=ISPMOGID3#history/data/s20140430/e20140430/mtoday

Link to comment
Share on other sites

Há um detalhe que eu ainda não toquei aqui no fórum com relação ao PNI.

 

A distancia entre o posto Marcão e o Abrigo Rebouças beira os 3 km. A elevada altitude das montanhas próximas ao topo do Agulhas Negras facilita o bloqueio das nuvens que se formam nos paredões das montanhas. Visualmente, o tempo fecha bem antes nas proximidades do Agulhas Negras que no Marcão. Então imaginem vcs que se tivermos advecção de ar polar precedido de umidade da frente fria, onde as nuvens vão ficar penduradas?

 

EXATAMENTE onde vcs estão pensando! Agulhas Negras principalmente!

 

Numa situação dessas, hipotéticamente, o Rebouças pode receber uma carga tão espessa de nuvens acompanhadas de ar polar, que pode literalmente "congelar", enquanto o Marcão pode ter confortáveis 5 ou 6 graus positivos.

 

Esta situação hipotética será testada nas grandes chegadas de ar polar, a partir de Junho. Sobre o Marcão, podem ter dias que o vento não tenha soprado do Rebouças para fora, pelo visto serão nestes dias que veremos grandes diferenças entre os dois pontos.

 

Na advecção de ar polar seco e estável, como agora, creio que o ar frio consegue escorrer do Rebouças para fora do parque, nivelando a temperatura. Agora, diferença de 1 grau a menos no Rebouças a menos de 3 km do Marcão, é uma boa diferença. Só seria maior se o Rebouças fosse um panelão a 2600 de altitude. Ou se ficasse no vale do Ruah.

Link to comment
Share on other sites

Alo Tazianos!

 

Podem começar a fazer as contas pra bater o Rebouças!

 

-6,1 foi só o aperitivo de Abril.

Mínima absoluta de -6 a -8º, normal todos os anos aqui em baixada,de vez em quando podemos buscar os -9º e em menor ocorrência, mas nada fora da realidade em alguns extremos -10º a -12º... :mosking: :sarcastic:

Link to comment
Share on other sites

Abril terminando com -0,9°C abaixo da média.

 

Como você compara uma estação mais fria que a da média está errado. Considero -0,3°C para a região... Com certeza não está -0,9°C. :good:

 

 

SEM CONSIDERAR O VALOR, TANTO -0,3/-0,9 É MUITO SIGNIFICATIVO, POIS ESTAVA, ATÉ MEADOS DE 12/15, COM MAIS DE 2°C ACIMA DA MÉDIA....

Link to comment
Share on other sites

PH o que acha ? Baixada 5,4°C , TOATOA 13,7°C , apenas 8,3°C de diferença em 2km !

-Começando a rever meus conceitos, depois deste primeiro mês observando o Tuias, tenho que reconhecer que é apenas uma baixada comum por aqui... :sad:

-Desnível acentuado é mais importante do que eu imaginava... :ok:

-Uma baixada com maior desnível,mesmo com menor altitude terá mínimas menores. :good:

-Com base nestas observações, seguirei a corrida em buscada baixada cuiúda com 500m a 550m, cercada de coxilhas de 750 a 770m :good: :mosking:

-O potencial do Tuias embora seja muito grande,ficará em torno de 2º a diferença em relação ao Vicentina e Castelinho na mínima absoluta...

-Por isto que mantenho minhas convicções, de que estão na Serra do Botucaraí, as baixadas com força para ter 2 dígitos negativos, em massa de ar extremas...

Link to comment
Share on other sites

Artur Jacobus

 

Chuva das últimas 24h (até 19h): 195,4 mm em Dionísio Cerqueira (SC), 166,2 mm em São Miguel do Oeste (SC), 152,4 mm em Planalto (PR).

No RS, choveu mais nas últimas 24h (até 19h) em Frederico Westphalen: 136,6 mm. Em Santo Augusto, choveu 70,4 mm. Em Santa Rosa, 69,0 mm.

Link to comment
Share on other sites

Boa noite pessoal, aqui mais um dia ameno, com manhã levemente fria e tarde agradável, nublado na maior parte do tempo.

Em casa mínima de 13,2 e máxima de 20,2 ºC.

Agora tenho 17,9 ºC e céu encoberto, com nuvens mais espessas a sudoeste.

Só esperando virar o dia para fazer o balanço de abril.

 

Radar do Simepar mostra chuvas moderadas/fortes em toda a metade oeste do PR:

 

MSC_PR_N4_1.gif?1398906484072

Link to comment
Share on other sites

Artur andei pesquisando a melhor alternativa pra deixar o Rebouças online é colocar o extensor de sinal e deixar o console no Marcao , la em cima creio que nao devemos ter muita interferencia , agora resta saber se a Davis tem um extensor que de pra 3km !

 

 

William, tem q ter 10 extensores cara, cada um a 250 dolares lá fora! Creio que a brincadeira aqui fique cada extensor uns 800 a 1000 reais. O alcançe deles a céu aberto fica em 300 metros, e um deles que de problema, adeus internet! Não compensa sinceramente! Mas fiquem tranquilos que meu datalogger esta lá no Rebouças! Pelo menos de 4 em 4 meses creio eu q consigo ir la pegar os dados.

 

Tem q ter outra forma, nao é possivel que nao consigamos os dados online!!

 

Aceitamos ajuda do Inmet e outros institutos!

Link to comment
Share on other sites

Dia de inverno por aqui, se fosse Julho eu não estaria estranhando nem um pouco, mas....Abril?

 

Máxima 22,9ºC

 

Mínima 08,6ºC

 

Hoje está mais difícil uma sub-10, pois faz 13,9ºC no momento e UR em 90%.

 

 

Juiz de Fora seria a cidade mais fria do estado de Minas Gerais considerando apenas as cidades médias e grandes ?

 

Tem Poços de Caldas, que é uma cidade de porte médio e é bastante fria para nossos padrões. Agora, das cidades acima de

500 mil habitantes, creio que JDF seja mesmo a mais "fria". BH, Betim e Uberlândia são ligeiramente mais quentes e Montes

Claros é bem mais quente.

 

Tenho parentes que já foram a Poços de Caldas e disseram que a cidade é GELADÍSSIMA!

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.