Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Centro-Sul - Dezembro 2013


Renan
 Share

Recommended Posts

Mauricio, São borja está igual, ja batemos os 33c com poucas nuvens, sem vento praticamente, calor dentro e fora de casa, nem ventilador, só ar condicionado. Pior de tudo é não ter previsão de chuva para os próximos dias.

 

Pois é Ismar, aqui tem previsão de bons volumes lá para o Natal... Tomara que o padrão de chuvas lá para cima do Brasil se quebre logo, porque aqui os rios estão secando. Enquanto isso, nos acostumamos com este calor até lá...

Link to comment
Share on other sites

O que eu não entendo é o seguinte. Hoje até que fez calor por aqui: máxima de 29ºC na Granja Viana. Porém, já estamos em rápida queda; tenho agora 24ºC, sabendo que amanhã já esfria em São Paulo. Parece-me que já estamos sentindo efeitos da FF. Entretanto, como isso é possível se no RS fez 41ºC neste domingo, e a própria Argentina está fria? A FF vai "pular" o RS?

 

Expliquem-me por favor.

Link to comment
Share on other sites

Tivemos hoje uma situação atmosférica não muito comum.

Nos níveis mais elevados os ventos sopraram de sul/sudoeste, empurrando todo o sistema de instabilidade para norte/nordeste.

Claro q é comum as instabilidades seguirem este caminho, mas o q é raro:

Cirrus rumando para norte..

Provavelmente o forte calor na Argentina modificou as correntes aéreas em altos níveis.

A imagem do satélite mostra os núcleos se deslocando para nordeste, e não para sudeste como é de costume..

5a4e895807003_2013-12-1517_08_07.jpg.0ab6778703b87de9fa9cbdf33a7beeb2.jpg

WUBLAST_4.png.a94ab34057d80b9db83c175b551b5618.png

Link to comment
Share on other sites

Enquanto nós aqui no sudeste vamos ter um domingo relativamente ameno, o norte da Argentina vai ter um dia infernal!
Aqui em Sampa o domingo não teve nada de ameno. :laugh:

 

Sol com nuvens altas (Cirrus, cirrocumulus) o dia todo e algumas médias (Altocumulus) durante boa parte da manhã.

Nem sinal de chuva. :roll:

 

Mirante: 18,3°C / 30,7°C

IAG: 16,1°C / 29,5°C.

 

Agora no início da noite entrou a brisa marítima, dando uma boa refrescada.

Campo de Marte: 22°C

Congonhas: 20°C

Cumbica: 20°C

 

E.T. Fotos interessantes, Carlos.

Link to comment
Share on other sites

Durante a formação da tempestade nesta tarde (q não atingiu Piraquara), os ventos sopraram de diversas direções, gerando turbulências e formações curiosas no céu, como está nuvem q chamarei de nuvem "rolo"...

Igualzinho formou um temporal aqui e percebia a turbulência nas nuvens negras e girando desordenadas , caiu 8mm e agora faz 17C

Link to comment
Share on other sites

Ai vou ver como está o Riacho Grande do seu Carlos Dias... 21ºC... Como queria que aqui fosse assim kkkkk...

 

A proximidade da serra do mar traz este refresco...é verdade, mas tem dias que nem aqui escapa..!!

 

Hoje por aqui 16,2 / 24,8 enquanto Santana na Zona Norte de SP ficou entre 18,7 / 32,4...abraço

Link to comment
Share on other sites

A estação de Santo Angelo, que maravilha a máxima foi de 41,3ºC

 

E máximas de 35ºC.....é mato pelo RS.

 

Os mapas como aquele que o Zie postou ficam bonitos com ´vários tons de vermelho.....

 

......uma pintura

 

Abraços

Santo Ângelo NUNCA deve ter registrado mais de 38°C nos últimos séculos nas piores ondas de calor. Estação sem abrigo e torrando no sol, devendo estar fora da grama. A Máxima por lá deve ter ficado nos 32°C hoje.

Link to comment
Share on other sites

21:00HS

 

09,7 - Pq do Itatiaia RJ

12,5 - Pico do Couto RJ

13,4 - Morrro da Igreja SC

14,0 - Morro da Antena SC

14,5 - Bom Jardim da Serra SC

14,7 - Urupema SC

15,1 - São Joaquim SC

15,7 - Campos do Jordão SP

15,7 - São José dos Ausentes RS

16,8 - Monte Verde MG

16,8 - Painel SC

16,9 - Maria da Fé MG

Link to comment
Share on other sites

Hoje tivemos um domingo ensolarado na capital paulista! Só que no meio da tarde, foi possível observar algumas nuvens do tipo CB e cúmulos congestos lá em direção a Atibaia/Mairoiporã. Imagino que deve ter tido algumas pancadas na Grande SP.

 

Na Penha (CGE), máxima na casa dos 32 graus. Hoje foi possível notar que já ficou bem quente, diferente de ontem que ainda estava agradável (talvez por causa da cobertura de nuvens altas).

Agora temos 20.4 graus e ventos soprando do mar que traz algumas nuvens baixas mas não fecha por completo o céu!

Link to comment
Share on other sites

Mas isso tudo aí é "café pequeno" perto dos megatsunamis, que podem ser causados pelo deslizamento de milhões de toneladas gerados pelo desmoronamento massivo em áreas litorâneas. Evento assim já aconteceu e pode estar por acontecer nas Canárias, na ilha La Palma, mais precisamente no vulcão Cumbre Vieja. O vídeo a seguir dá um ''medinho"...

Uma nova erupção do Cumbre Vieja não deve demorar muito tempo, visto que o vulcão entra em erupção em média a cada 70 anos e a última foi em 1971.

 

Em Patrocínio choveu durante a maior parte do dia, acumulando 63 mm em casa e 52 mm no INMET.

A máxima ocorreu nos raros momentos em que o sol conseguiu aparecer, chegando em casa aos 23,3ºC e no INMET a 24,4ºC.

Link to comment
Share on other sites

Ai vou ver como está o Riacho Grande do seu Carlos Dias... 21ºC... Como queria que aqui fosse assim kkkkk...

 

A proximidade da serra do mar traz este refresco...é verdade, mas tem dias que nem aqui escapa..!!

 

Hoje por aqui 16,2 / 24,8 enquanto Santana na Zona Norte de SP ficou entre 18,7 / 32,4...abraço

 

Aqui no Assunção foi um pouco masi quente, mas bem agradável perto de outras áreas da Grande SP. Máxima de 27,2 graus. Sábado estive no Guarujá, muito ventoso e com máximas que não devem ter chegado a 30 graus na orla. Na entrada de Guarujá, mais calor e provavelmente acima de 30 graus.

 

Noite de céu estrelado, agora está 18,2 graus e sensação de que está esfriando mais, noite perfeita por aqui!

Link to comment
Share on other sites

O que eu não entendo é o seguinte. Hoje até que fez calor por aqui: máxima de 29ºC na Granja Viana. Porém, já estamos em rápida queda; tenho agora 24ºC, sabendo que amanhã já esfria em São Paulo. Parece-me que já estamos sentindo efeitos da FF. Entretanto, como isso é possível se no RS fez 41ºC neste domingo, e a própria Argentina está fria? A FF vai "pular" o RS?

 

Expliquem-me por favor.

 

Caco, vou tentar lhe explicar de uma forma o menos técnica possível.

 

A movimentação de pulsos polares obedece um movimento que se assemelha a ondas, vem a onda, sobe a crista e depois desce. Coincidentemente, esta próxima frente fria, o movimento de subida da onda veio margeando o litoral do sul e sudeste. Desta forma, o que estava mais no interior, ficou de fora do movimento da onda, e ao mesmo tempo, o que está mais proximo do litoral, recebeu a crista da onda.

 

Como se trata de um pulso polar de fraca intensidade, áreas de menor altitude ainda assim devem ter um refresco bem pequeno, e como a grande SP se encontra relativamente próxima do litoral, além de contar com altitudes superiores a 750 metros na maioria, então o refresco se torna maior do que o do litoral, obviamente.

 

Se você tiver a curiosidade amanhã, compare as temperaturas na grande SP com as do eixo Campinas, Piracicaba e Limeira e verá como o interior do estado de SP mal será tocado pela massa polar.

 

Para concluir, não se esqueça que massa polar fraca = pequena espessura de camada de ar frio. Levando-se em conta que temos a serra do mar margeando praticamente todo o sul e sudeste, aí já forma uma barreira geográfica para pulsos de ar frio maritimos moderados, quanto mais fracos como o de amanhã, cuja crista vem varrendo o litoral das duas regiões.

Link to comment
Share on other sites

O que eu não entendo é o seguinte. Hoje até que fez calor por aqui: máxima de 29ºC na Granja Viana. Porém, já estamos em rápida queda; tenho agora 24ºC, sabendo que amanhã já esfria em São Paulo. Parece-me que já estamos sentindo efeitos da FF. Entretanto, como isso é possível se no RS fez 41ºC neste domingo, e a própria Argentina está fria? A FF vai "pular" o RS?

 

Expliquem-me por favor.

 

Caco, vou tentar lhe explicar de uma forma o menos técnica possível.

 

A movimentação de pulsos polares obedece um movimento que se assemelha a ondas, vem a onda, sobe a crista e depois desce. Coincidentemente, esta próxima frente fria, o movimento de subida da onda veio margeando o litoral do sul e sudeste. Desta forma, o que estava mais no interior, ficou de fora do movimento da onda, e ao mesmo tempo, o que está mais proximo do litoral, recebeu a crista da onda.

 

Como se trata de um pulso polar de fraca intensidade, áreas de menor altitude ainda assim devem ter um refresco bem pequeno, e como a grande SP se encontra relativamente próxima do litoral, além de contar com altitudes superiores a 750 metros na maioria, então o refresco se torna maior do que o do litoral, obviamente.

 

Se você tiver a curiosidade amanhã, compare as temperaturas na grande SP com as do eixo Campinas, Piracicaba e Limeira e verá como o interior do estado de SP mal será tocado pela massa polar.

 

Para concluir, não se esqueça que massa polar fraca = pequena espessura de camada de ar frio. Levando-se em conta que temos a serra do mar margeando praticamente todo o sul e sudeste, aí já forma uma barreira geográfica para pulsos de ar frio maritimos moderados, quanto mais fracos como o de amanhã, cuja crista vem varrendo o litoral das duas regiões.

 

Arthur, simplismente fantastico sua explicação

é por isso que vale muito apena vim aqui e ver as notícias que são muito mais interessante que um site meterologico

Link to comment
Share on other sites

Valeu, Artur!

 

Também estava precisando dessa explicação. E, de acordo com o que você fala, o GFS já projeta para hoje mais uma tarde quente para Campinas.

 

Pelas bandas da Serra do Japi, esse pulso já foi sentido no fim da tarde de ontem com a chegada de uma bela ventania fresca. Entre 17 e 21 horas, a temperatura levou um "tombo'' de 7,8º C. Delícia.

 

A noite foi agradável e a temperatura chegou a 15,3º C às 5:40 hs. :good2:

 

Hoje o calor volta a atacar. Mas a 7ª Cavalaria dos ventos da Serra do Japi nos resgatará no final da tarde.

 

Três vivas a essa polar fraca "desgarrada". Pobres ''hermanos"...

 

Bom dia a todos.

Link to comment
Share on other sites

Tbm tivemos um belo refresco nesta madrugada no planalto leste paranaense.

A infiltração do ar polar se restringe à estreita faixa q vai do litoral até o limite do segundo planalto (Ponta Grossa), conforme explicação do sr. Artur!

Ar frio raso, avançou ontem pelo sudeste provocando toda akela bagunça convectiva em Piraquara e arredores.

Até o meio da tarde ocorreram situações distintas, com observação de ventos kentes, depois frescos... kentes de novo e assim sucessivamente...

Só não houve formação de tornados pq a atmosfera apresentava estabilidade em altos níveis (dissipando rapidamente as "bigornas" das Cbs).

 

Temos nesta manhã céu claro e ventos soprando de sul/sudeste, com 14°C de temperatura.

Nas baixadas houve formação de nevoeiros.

5a4e89580d992_2013-12-1606_35_19.jpg.aaf68beb988cda0f08d95470f7fd796a.jpg

Link to comment
Share on other sites

seria ate bom se a PNI fosse uma cidade, olha temperatura agora, 5°C

 

Existe uma lei federal que nada por ser construído acima de 1.800 metros de altitude, só com autorização...Por isso que aquelas lojinhas no Pico Itapeva situado a 1.950m estão com processo na justiça até hoje..para desocupação..!!

Link to comment
Share on other sites

A estação de Santo Angelo, que maravilha a máxima foi de 41,3ºC

 

E máximas de 35ºC.....é mato pelo RS.

 

Os mapas como aquele que o Zie postou ficam bonitos com ´vários tons de vermelho.....

 

......uma pintura

 

Abraços

Santo Ângelo NUNCA deve ter registrado mais de 38°C nos últimos séculos nas piores ondas de calor. Estação sem abrigo e torrando no sol, devendo estar fora da grama. A Máxima por lá deve ter ficado nos 32°C hoje.

 

kkkkkk,,,,,,,Edison, provavelmente você está certo quanto a algum problema eventual da estação.

 

Na verdade estou fazendo profilaxia de verão nas estações anomâlas.

 

Não sei se você percebe que os problemas que você elenca de forma pertinente também serão responsáveis por essa e outras estações registrarem marcas expressivas no inverno.

 

Só que no inverno por uma razão misteriosa o núcleo da alta passou por Santo Angelo e os hipotéticos -10,3ºC se tornarão legítimos.

 

Edison, desculpe o amigo aqui e minha pretensão, mas de forma geral a cada dia que passa eu vejo o aumento de imagens falsas eu vejo o aumento de relatos falsos eu vejo estações deliberadamente descalibradas eu vejo HYPES descarados.

 

Sinceramente abraços ao antigo e dileto amigo Edison.

Link to comment
Share on other sites

Algumas mínimas na capital paulista e Grd SP

 

15,0 - São Mateus (CGE)

15,3 - Campo Limpo (CGE)

15,5 - Parelheiros (CGE)

15,5 - Riacho Grande SBC (CGE)

15,7 - Tremembé (CGE)

15,8 - Barueri (Aut/Inmet)

16,0 - Aeroporto de Cumbica (Guarulhos)

16,1 - Água Funda (IAG/USP)

16,2 - Riacho Grande SBC (PWS)

16,7 - Butantã (CGE)

17,0 - Campo Limpo (CGE)

17,0 - Itaquera (CGE)

17,3 - Ipiranga (CGE)

17,4 - Vl Formosa (CGE)

17,6 - Itaim Paulista (CGE)

17,6 - São Miguel Paulista (CGE)

17,7 - Vl Mariana (CGE)

17,7 - Vl Prudente (CGE)

17,8 - Vl Maria (CGE)

17,9 - Sto Amaro (CGE)

18,0 - Aeroporto de Congonhas

18,2 - Mirante de Santana (Aut/Inmet)

18,2 - Praça da Sé (CGE)

18,5 - Penha (CGE)

18,6 - Mooca (CGE)

18,6 - Santana (CGE)

18,8 - Anhembi (CGE)

18,9 - Lapa (CGE)

19,0 - Campo de Marte (Aero)

19,3 - Vl Madalena (PWS)

Link to comment
Share on other sites

Mínimas de hoje:

 

04,2 - Pq Nacional do Itatiaia RJ (PWS)

09,0 - Monte Verde MG (Aut/Inmet)

09,1 - Urupema SC (Epagri)

09,9 - Morro da Igreja SC (Aut/Inmet)

10,0 - Campos do Jordão SP (Aut/Inmet)

10,0 - Campos do Jordão SP (INPE)

 

11,0 - Bom Jardim da Serra SC (Epagri)

11,2 - São Joaquim SC (Epagri - Sta Isabel)

11,4 - Morro das Antenas SC (Epagri)

11,4 - São Joaquim SC (Epagri - Chapada Bonita)

11,6 - Maria da Fé MG (Aut/Inmet)

 

12,2 - São José dos Ausentes RS (Aut/Inmet)

12,4 - São Joaquim SC (Epagri - Boava)

12,5 - Pico do Couto RJ (Aut/Inmet)

12,6 - São Joaquim SC (Aut/Inmet)

 

13,4 - Barra do Turvo SP (Aut/Inmet)

13,4 - Passa Quatro MG (Aut/Inmet)

13,5 - Painel SC (Epagri)

13,6 - São Joaquim SC (Epagri - Despraiado)

13,8 - São Joaquim SC (Epagri - Bentinho)

13,8 - Tatuí SP (Ciiagro)

 

14,0 - Poços de Caldas MG (Aero)

14,1 - Caldas MG (Aut/Inmet)

14,1 - Campo Alegre SC (Epagri)

14,3 - São Mateus do Sul PR (Aut/Inmet)

14,9 - Água Doce SC (Epagri)

14,9 - São Bento do Sul SC (Epagri)

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.