Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Centro-Sul - Dezembro 2013


Renan
 Share

Recommended Posts

Hoje:

 

6,2 - Morro da Igreja SC

6,5 - São Joaquim SC (Chapada Bonita)

6,6 - Cruzeiro / São Joaquim SC

6,9 - São Joaquim SC (Climaterra)

7,7 - São Joaquim SC (Inmet/Aut)

8,0 - Painel SC

8,5 - São Joaquim SC (Bentinho)

9,1 - São José dos Ausentes RS (Inmet)

9,2 - Urupema SC

9,7 - São José dos Ausentes RS (Corede)

9,8 - Bom Jardim da Serra SC

Link to comment
Share on other sites

Hoje:

 

 

6,5 - São Joaquim SC (Chapada Bonita)

6,6 - Cruzeiro / São Joaquim SC

6,9 - São Joaquim SC (Climaterra)

===================================

7,7 - São Joaquim SC (Inmet/Aut)

8,0 - Painel SC

8,5 - São Joaquim SC (Bentinho)

===================================

9,1 - São José dos Ausentes RS (Inmet)

9,2 - Urupema SC

9,7 - São José dos Ausentes RS (Corede)

9,8 - Bom Jardim da Serra SC

 

Opa, o que aconteceu,,,,(não tenho ponto interrogação neste teclado....nem sei a tecla de atalho)

 

Interessante tres grupos distintos na mesma região.

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

Opa, o que aconteceu,,,,(não tenho ponto interrogação neste teclado....nem sei a tecla de atalho)

 

Abraços

 

 

Tenta ALT GR + W

 

??????????????????,,,,,,,,,,funciona......????????????????????????

 

obrigado Troy.

 

================================

 

Mafili,

Maravilha!!

Pode-se dizer q a metade sul do continente está cercada por águas frias, com excessão de uma estreita faixa situada na costa brasileira?

 

No visual daquela imagem, sim.

 

Olhando de perto, não.

 

Vou procurar os dados de 0S 40S ;;;;;0W:50W

 

f3exzq.jpg

Link to comment
Share on other sites

Lembrei agora de qdo eu acompanhava "o tempo na Guaíba" (rádio Guaíba, POA) em 85/90 e eram frequentes os boletins citando a máxima de Campo Bom como a mais elevada do dia no estado gaúcho!

 

Realmente, é algo tipo a base aérea de Santa Maria, se precisar de uma máxima "das boas" não nega,

 

A média da SSTa Lat 0S : 40S Long OW : 50W

 

= a -0,09ºC,,,,,

 

Sim Carlos Campos no período 10 de novembro a 07 de dezembro a anomalia foi -0,09ºC.

 

aBRAÇOS

Link to comment
Share on other sites

.......( segunda parte para nós gordinhos )....

 

Será que este é o ponto.

 

O frio afeta minha saúde...e pronoto...detesto frio.

 

Agora vc lança uma nova luz.

 

Será que a maioria dos amantes do frio são amigos com sobre peso

 

Se assim for minhas esperanças serão altas quanto ao futuro do fórum?o

 

O sobre peso aumenta a probabilidade de doenças coronarianas....sendo assim.....qualquer desconforto causado pela temperatura é brincadeirasa perto das dores ocasionadas pela vasoconstrição.

 

É sensato abrir um tópico sobre alimentação saudável....antes que a galera dos amantes do calor aumente.]

 

Abraços...... :sarcastic: :sarcastic: :rofl: :rofl: :rofl: :rofl:

Link to comment
Share on other sites

O Artur tá empolgado mesmo..primeiro diz qu o Areião não fica no Riacho Grande e agora diz que Jundiai faz parte da Grande SP....Daqui a pouco ele vai dizer que o PNI fica na Grande Rio...

 

:mosking:

 

 

Carlão, é que eu esqueci de escrever uma coisa ontem quando citei a Serra do Japi (sono desgraçado :laugh: :laugh: :laugh: )...o topo da serra na verdade fica no município de Pirapora do Bom Jesus, seguindo a sua divisa com Jundiaí, por isso citei que ficava em Jundiai, uma vez que 80% da serra do Japi está naquela cidade. O resto tem parte em Cajamar e parte em Pirapora do Bom Jesus. Na verdade o topo da serra do Japi faz a divisa entre os tres municípios: Jundiaí, Caieiras e Pirapora do Bom Jesus.

 

Oficialmente, o topo do Japi ficaria em Pirapora do Bom Jesus. Teria de mudar meu ranking, mas quis homenagear Jundiaí, linda cidade. Há projetos futuros de desincorporar Jundiai da região de Campinas e incorporar sua área à grande SP, sobretudo após a inauguração do trecho Norte do Rodoanel.

 

Sobre o Areião...melhor ilustrar porque acho que não faz parte do Riacho Grande. Se administrativamente responde para o Riacho Grande, aí tudo bem, mas fisicamente, é separado do Riacho Grande pela própria Represa Billings.

 

Inclusive, tanto Areião, como Montanhão, e como o próprio Riacho Grande, são de ocupação irregular do solo. O RG fica em vantagem pois a alguns anos, foi feito pedido pelos moradores da área para terem a posse definitiva na região do RG.

 

OJQkivz.png

 

 

E aqui está a lista de todos os bairros e áreas que são considerados de ocupação irregular aqui em São Bernardo. Isto não quer dizer que hoje a ocupação de todos os bairros é ilegal.

 

http://www.saobernardo.sp.gov.br/dados1/SHAMA/PLHIS/3DadosAssentamentosPrec%C3%A1rioeIrregulares-1oF%C3%B3rum.pdf

Link to comment
Share on other sites

.......( segunda parte para nós gordinhos )....

 

Será que este é o ponto.

 

O frio afeta minha saúde...e pronoto...detesto frio.

 

Agora vc lança uma nova luz.

 

Será que a maioria dos amantes do frio são amigos com sobre peso

 

Se assim for minhas esperanças serão altas quanto ao futuro do fórum?o

 

O sobre peso aumenta a probabilidade de doenças coronarianas....sendo assim.....qualquer desconforto causado pela temperatura é brincadeirasa perto das dores ocasionadas pela vasoconstrição.

 

É sensato abrir um tópico sobre alimentação saudável....antes que a galera dos amantes do calor aumente.]

 

Abraços...... :sarcastic: :sarcastic: :rofl: :rofl: :rofl: :rofl:

 

Prefiro quinhentas vezes o calor, o frio é bom duas noites apenas depois de uns dias de calorão e suor a flor da pele ou pelo.

 

Sou a favor do tópico, alimentos, regiões e sua distribuição ao tempo.

 

( segunda parte para nós gordinhos )

 

Dizem que os gordinhos sentem muito mais calor que os magrinhos (a gordura age como isolante térmico). :mosking:

 

Tenho a vantagem de : Ir para Campos do Jordão, sair da balada com 4°C e ir para casa sem camisa.

 

Tenho a vantagem, tempo meio borocho, dormir com o ventilador ligado a tona e não reclamar do frio na madrugada.

Link to comment
Share on other sites

Artur, obrigado pela homenagem e ao elogio feitos a Jundiaí.

 

Mas isso de você dizer que junto o topo do Japi não é ''nosso" teve um efeito reverso. Não que eu vá fazer um harakiri... :hysteric:

 

22,4º pelo CIIAGRO. Tempo cada vez mais claro e aberto, com um suave vento desviado pela Serra do Japi. Mais um dia agradável.

 

Abraço.

Link to comment
Share on other sites

CURIOSIDADE:

O ano de 2013 é o que eu noto a maior diferença de chuva de um semestre para o outro, claro que na maioria das vezes ( 6 de 8 anos o 1° semestre foi o mais chuvoso) porém a diferença entre 1° e 2° semestre tem aumentado nos utimos anos, destacando para esse ano.

2013:

1° Semestre: 1456 mm

2° Semestre: 546 mm

Diferença: 910 mm

Link to comment
Share on other sites

Mafili, ontem tinham pessoas cobrando R$ 2,00 para carregar no colo quem quisesse atravessar a passagem subterrânea da estação de trens de São Francisco Xavier, na zona norte do Rio.

Há relatos de pessoas que faturaram R$ 300,00 das 6 h ao meio-dia.

 

Já o tempo, permanece tudo muito nublado aqui em Campos. Temperatura de 16°C.

Link to comment
Share on other sites

CURIOSIDADE:

O ano de 2013 é o que eu noto a maior diferença de chuva de um semestre para o outro, claro que na maioria das vezes ( 6 de 8 anos o 1° semestre foi o mais chuvoso) porém a diferença entre 1° e 2° semestre tem aumentado nos utimos anos, destacando para esse ano.

2013:

1° Semestre: 1456 mm

2° Semestre: 546 mm

Diferença: 910 mm

 

Jean, o homem de chuva.

 

Tem como mudar para trimestre

 

dê preferência para distribuir assim;

 

DJF verão MAM outono JJA inverno e SON primavera

 

facilita porque os dados são classificados desta forma,

 

abraços

Link to comment
Share on other sites

CURIOSIDADE:

O ano de 2013 é o que eu noto a maior diferença de chuva de um semestre para o outro, claro que na maioria das vezes ( 6 de 8 anos o 1° semestre foi o mais chuvoso) porém a diferença entre 1° e 2° semestre tem aumentado nos utimos anos, destacando para esse ano.

2013:

1° Semestre: 1456 mm

2° Semestre: 546 mm

Diferença: 910 mm

 

Jean, o homem de chuva.

 

Tem como mudar para trimestre

 

dê preferência para distribuir assim;

 

DJF verão MAM outono JJA inverno e SON primavera

 

facilita porque os dados são classificados desta forma,

 

abraços

KKK.. também tenho por trimestre, tenho uma tabela como faço pra por aqui? Abraço.

Link to comment
Share on other sites

Ronaldo,

Não sei a razão dos dois buraquinhos.

note que ele são comuns,,,veja a que há contornos de anomalias linhas amarelas

2wej2w5.png

 

RONALDO, Como conversamos pela manhã ao telefone.

 

Desconheço totalmente sobre a anomalia ( a ausência de gelo cercada de gelo por todos os lados)

 

Mas minha ignorância sobre o tema é tanta que os americanos lá estão presentes estudando e trabalhando.

 

Como ainda não achei a localização exata.

 

Por enquanto é o seguinte uma região chamada Dry Valleys assolada constantemente por ventos de 320 km por hora.

 

Sem gelo,

 

Vou tentar obter uma análise mais completa da região,

 

ixebkl01uxQ

Link to comment
Share on other sites

Segue a garoa intermitente aqui no Extremo Sul da capital .Aliás do alto dos meus 31 anos , não me lembro de um ano tão garoento aqui na minha região como nesse ano de 2013 .Se contar os dias que ocorreu alguma garoa em algum momento do dia , com certeza passa dos 100 dias , além disso aumentou muito as garoas que ocorre no início da tarde o que nos outros anos tinha diminuído .Agora o que cada ano tem menos e a diferença é gritante comparado com os anos 90 é a névoa/neblina , essas estão em risco de extinção .

Mas, até os anos 60/70, a garoa era super frequente em toda a cidade.

Não é à toa que São Paulo tinha o apelido da "Terra da Garoa" ou "São Paulo da garoa".

 

Chegava a durar dias e dias, até mais de uma semana.

Me lembro de uma semana, em março (Se não me engano) de 1991, que garoou praticamente sem parar da 2ª até a 6ª feira. :shok:

Já estávamos virando sapos, com tanta umidade... :laugh:

 

A neblina (Cerração, nevoeiro) da madrugada/manhã ainda resiste.

Mas a neblina que começava já pelas 8/9h da noite, frequente até os anos 70, praticamente desapareceu, ficando restrita às áreas mais próximas da serra do Mar.

Link to comment
Share on other sites

Monitoramento de altitudes na grande São Paulo do Jordão

 

6) Pico do Jaraguá - São Paulo - Serra da Cantareira: 1135 metros de altitude. Maior altitude dentro da cidade de São Paulo.

Verdade.

O Pico do Jaraguá está praticamente dentro da área urbana de São Paulo.

As casas chegam praticamente na base do pico.

 

Porém, na serra da Cantareira mesmo, próximo ou nas divisas Sampa/Mairiporã e Sampa/Caieiras há pontos mais altos que o Jaraguá, chegando a 1.213 metros (O Alto do Cipó).

http://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/mapas/GEBIS%20-%20RJ/SF-23-Y-V-III-4.jpg

Link to comment
Share on other sites

Artur, obrigado pela homenagem e ao elogio feitos a Jundiaí.

 

Mas isso de você dizer que junto o topo do Japi não é ''nosso" teve um efeito reverso. Não que eu vá fazer um harakiri... :hysteric:

 

22,4º pelo CIIAGRO. Tempo cada vez mais claro e aberto, com um suave vento desviado pela Serra do Japi. Mais um dia agradável.

 

Abraço.

 

 

Caro amigo de Jundiai, vou estudar melhor o mapa altimetrico, olhando no google maps fica dificil precisar se o topo mais alto é de Jundiai ou Pirapora.

 

Sabem o que é mais engraçado? Aposto cem reais agora com quem quiser que sabemos mais de montanhas na Bolívia, Himalaia, Andes, Alpes, e não sabemos quase nada das montanhas da grande SP. Pela proeminencia vertical, juro que já li em algum lugar alguem dizer que nada é mais alto que o Jaraguá, sendo ele somente o sexto ponto mais alto da grande SP...seguem as pesquisas! Ups com o Alto do Cipó, Jaraguá vira a setima da lista!

Link to comment
Share on other sites

Desse lado da Mantiqueira, vejo algumas aberturas na nebulosidade. Nesse exato momento, tem até um solzinho por aqui. Será que se tivermos uma noite/madrugada com menos nuvens, a temperatura cairá mais??? Ou não tem ar frio para tanto. Uma sub 10 é impossível ???

Por enquanto, continuo com 16°C.

Link to comment
Share on other sites

Desse lado da Mantiqueira, vejo algumas aberturas na nebulosidade. Nesse exato momento, tem até um solzinho por aqui. Será que se tivermos uma noite/madrugada com menos nuvens, a temperatura cairá mais??? Ou não tem ar frio para tanto. Uma sub 10 é impossível ???

Por enquanto, continuo com 16°C.

 

 

Idem , incrivel como é parecido , céu limpando SE , ventinho frio 18°C

Link to comment
Share on other sites

Monitoramento de altitudes na grande São Paulo do Jordão

 

6) Pico do Jaraguá - São Paulo - Serra da Cantareira: 1135 metros de altitude. Maior altitude dentro da cidade de São Paulo.

Verdade.

O Pico do Jaraguá está praticamente dentro da área urbana de São Paulo.

As casas chegam praticamente na base do pico.

 

Porém, na serra da Cantareira mesmo, próximo ou nas divisas Sampa/Mairiporã e Sampa/Caieiras há pontos mais altos que o Jaraguá, chegando a 1.213 metros (O Alto do Cipó).

http://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/mapas/GEBIS%20-%20RJ/SF-23-Y-V-III-4.jpg

 

Creio que este ponto se situa em Caieiras, pois na área do município é o Jaraguá mesmo (não só área urbana) e em Mairiporã é o pico Olho dágua. Vou pesquisar em casa isso

Link to comment
Share on other sites

Enquanto os próximos dias serão mais agradáveis no leste paulista, o centro oeste da Argentina e acredito eu que até mesmo o norte da Patagônia vão torrar, segundo o modelo GFS. Média das temperaturas por lá podem ficar até acima dos 30 graus nos próximos 7 dias!

 

fonte da imagem: http://wxmaps.org/pix/temp8.html

mdfDCMM.png?1

 

Ah! Se eu postei no local errado, peço perdão e agradeço se moverem esse post! É que tentei procurar, mas não achei o tópico de monitoramento de toda a América do Sul.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Artur, obrigado pela homenagem e ao elogio feitos a Jundiaí.

 

Mas isso de você dizer que junto o topo do Japi não é ''nosso" teve um efeito reverso. Não que eu vá fazer um harakiri... :hysteric:

 

22,4º pelo CIIAGRO. Tempo cada vez mais claro e aberto, com um suave vento desviado pela Serra do Japi. Mais um dia agradável.

 

Abraço.

 

 

Caro amigo de Jundiai, vou estudar melhor o mapa altimetrico, olhando no google maps fica dificil precisar se o topo mais alto é de Jundiai ou Pirapora.

 

Sabem o que é mais engraçado? Aposto cem reais agora com quem quiser que sabemos mais de montanhas na Bolívia, Himalaia, Andes, Alpes, e não sabemos quase nada das montanhas da grande SP. Pela proeminencia vertical, juro que já li em algum lugar alguem dizer que nada é mais alto que o Jaraguá, sendo ele somente o sexto ponto mais alto da grande SP...seguem as pesquisas! Ups com o Alto do Cipó, Jaraguá vira a setima da lista!

 

Olá Artur.

 

Vou ver se tiro alguma certeza sobre o Japi. Nesse caso, talvez uma carta do IBGE resolva. Se é que vou conseguir algo pela internet.

 

Abraço!

Link to comment
Share on other sites

Enquanto os próximos dias serão mais agradáveis no leste paulista, o centro oeste da Argentina e acredito eu que até mesmo o norte da Patagônia vão torrar, segundo o modelo GFS. Média das temperaturas por lá podem ficar até acima dos 30 graus nos próximos 7 dias!

 

fonte da imagem: http://wxmaps.org/pix/temp8.html

http://i.imgur.com/mdfDCMM.png

 

Ah! Se eu postei no local errado, peço perdão e agradeço se moverem esse post! É que tentei procurar, mas não achei o tópico de monitoramento de toda a América do Sul.

 

Aquele tópico de monitoramento de toda a América do Sul simplesmente desapareceu.

 

[OFF]

 

Acho um erro o fórum ter sido totalmente fechado para acesso exclusivo de usuários logados. Me desanima ter que por usuário e senha para acessar do celular ou do tablet. :negative:

Link to comment
Share on other sites

Sabem o que é mais engraçado? Aposto cem reais agora com quem quiser que sabemos mais de montanhas na Bolívia, Himalaia, Andes, Alpes, e não sabemos quase nada das montanhas da grande SP. Pela proeminencia vertical, juro que já li em algum lugar alguem dizer que nada é mais alto que o Jaraguá, sendo ele somente o sexto ponto mais alto da grande SP...seguem as pesquisas! Ups com o Alto do Cipó, Jaraguá vira a setima da lista!

Pq sabemos mais sobre as montanhas de outras terras ?

O fato é q gostamos de extremos e somos apaixonados por "números expressivos"..

Com algumas excessões, as montanhas brasileiras são desinteressantes!

Veja... Se abrir um atlas geográfico detalhado e observar o mapa da Bolívia, por exemplo, verá inúmeras montanhas e suas respectivas altitudes.

Se abrir no mapa de SP, encontrará 1 ou 2 pontos culminantes destacados.

De um modo geral são consideradas altitudes insignificantes e veja o mapa do Paraná... O ponto culminante do Estado (e tbm da Região Sul, diga-se de passagem) não aparece em mtos deles (na maioria deles).

Poucos são os q sabem realmente qual a montanha mais elevada do Sul (Pico Paraná 1.877m [medições antigas davam 1.962m]).

Resumindo: vc tem razão e não vai perder seu dinheiro!

Valorizamos mto o q tem lá fora, pq são coisas bem mais interessantes!

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

Olá Artur, consegui a carta, aí vai o link:

 

ftp://geoftp.ibge.gov.br/mapeamento_sistematico/topograficos/escala_50mil/pdf/jundiai27671.pdf

 

E a excelente notícia é que a cota 1205m. está no município de Jundiaí.

 

Ela pode ser observada bem no canto inferior direito da carta. O interessante é que essa cota está localizada em uma área relativamente plana no alto da Serra do Japi, onde, pasmem, a algumas décadas atrás construíram um loteamento. Já visitei esse lugar que é de acesso muito restrito. As poucas casas continuam lá, mas são propriedades com todo o tipo de limitações administrativas e ambientais.

 

Abraços "bairristas"! :prankster:

Link to comment
Share on other sites

Enquanto a infiltração oceânica mantém as temperaturas baixas no leste do Paraná, nas regiões mais afastadas do mar faz calor.

Em Paranavaí 29°C agora.

Em Palmas (cidade fria), 22°C

(16°C em Ctba).

 

No centro-sul e sudoeste do Estado, as altas temperaturas e a umidade atmosférica geraram nuvens de grande desenvolvimento vertical q produziram chuvas e trovoadas em áreas isoladas.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.