Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Centro-Sul - Dezembro 2013


Renan
 Share

Recommended Posts

seria ate bom se a PNI fosse uma cidade, olha temperatura agora, 5°C

 

Existe uma lei federal que nada por ser construído acima de 1.800 metros de altitude, só com autorização...Por isso que aquelas lojinhas no Pico Itapeva situado a 1.950m estão com processo na justiça até hoje..para desocupação..!!

 

Triste!

Preferia que virasse cidade ali em cima também! kkkk

Enfim, lei meio estúpida, pra começar, a maioria dos lugares com altitude acima de 1800 metros estão sob preservação ou dentro de parques nacionais, e alem de tudo, que lugar não precisa de autorização para se construir? :wacko:

Link to comment
Share on other sites

A estação de Santo Angelo, que maravilha a máxima foi de 41,3ºC

 

E máximas de 35ºC.....é mato pelo RS.

 

Os mapas como aquele que o Zie postou ficam bonitos com ´vários tons de vermelho.....

 

......uma pintura

 

Abraços

Santo Ângelo NUNCA deve ter registrado mais de 38°C nos últimos séculos nas piores ondas de calor. Estação sem abrigo e torrando no sol, devendo estar fora da grama. A Máxima por lá deve ter ficado nos 32°C hoje.

 

kkkkkk,,,,,,,Edison, provavelmente você está certo quanto a algum problema eventual da estação.

Magoa não amigo Mafili, não vale à pena. :sarcastic: a gente sabe que há estações PWS por aí completamente descalibradas e fora do padrão.

abraço.

 

Na verdade estou fazendo profilaxia de verão nas estações anomâlas.

 

Não sei se você percebe que os problemas que você elenca de forma pertinente também serão responsáveis por essa e outras estações registrarem marcas expressivas no inverno.

 

Só que no inverno por uma razão misteriosa o núcleo da alta passou por Santo Angelo e os hipotéticos -10,3ºC se tornarão legítimos.

 

Edison, desculpe o amigo aqui e minha pretensão, mas de forma geral a cada dia que passa eu vejo o aumento de imagens falsas eu vejo o aumento de relatos falsos eu vejo estações deliberadamente descalibradas eu vejo HYPES descarados.

 

Sinceramente abraços ao antigo e dileto amigo Edison.

Link to comment
Share on other sites

seria ate bom se a PNI fosse uma cidade, olha temperatura agora, 5°C

 

Existe uma lei federal que nada por ser construído acima de 1.800 metros de altitude, só com autorização...Por isso que aquelas lojinhas no Pico Itapeva situado a 1.950m estão com processo na justiça até hoje..para desocupação..!!

 

Acho que qualquer construção irregular acima dos 100m de altitude deveria ser punida com pena de morte (manter preso custa caro)! Infelizmente este país é uma bagunça, terra de ninguém...

 

------------------------------------

 

Por aqui sol entre muitas nuvens.

 

25ºC Santos Dumont

Link to comment
Share on other sites

seria ate bom se a PNI fosse uma cidade, olha temperatura agora, 5°C

 

Existe uma lei federal que nada por ser construído acima de 1.800 metros de altitude, só com autorização...Por isso que aquelas lojinhas no Pico Itapeva situado a 1.950m estão com processo na justiça até hoje..para desocupação..!!

 

Acho que qualquer construção irregular acima dos 100m de altitude deveria ser punida com pena de morte (manter preso custa caro)! Infelizmente este país é uma bagunça, terra de ninguém...

 

------------------------------------

 

Por aqui sol entre muitas nuvens.

 

25ºC Santos Dumont

 

Desta lei eu não sabia, o que sei é que lá é um parque nacional e não deve ter construções, eu falo que seria bom, porque la tem capacidade de formar uma cidade de pelo menos 3 mil habitantes,e seria um forte ponto turístico, mas prefiro como ele é agora bem protegido, mas que tem capacidade, dai tem!

Link to comment
Share on other sites

Vejam a foto que encontrei, Pico das Agulhas negras visto pela Serra da Bocaina.

 

1075192.jpg

 

 

Sensacional a foto, creio que aquela represa lá embaixo, ao centro da imagem, deve ser a tal da represa do Funil. Estive em Cunha, no final de Novembro, e tive o privilégio de ver esta mesma paisagem ao vivo e a cores. Se não me engano, foi você que comentou da Serra da Bocaina outro dia, e posso testemunhar que lá mereceria uma estação meteorológica em altitude, hein! As noites acima de 1000 metros de altitude por lá são realmente frias! Fora que há o efeito da maritimidade muito forte lá no topo da Bocaina!

Link to comment
Share on other sites

Vejam a foto que encontrei, Pico das Agulhas negras visto pela Serra da Bocaina.

 

1075192.jpg

 

 

Sensacional a foto, creio que aquela represa lá embaixo, ao centro da imagem, deve ser a tal da represa do Funil. Estive em Cunha, no final de Novembro, e tive o privilégio de ver esta mesma paisagem ao vivo e a cores. Se não me engano, foi você que comentou da Serra da Bocaina outro dia, e posso testemunhar que lá mereceria uma estação meteorológica em altitude, hein! As noites acima de 1000 metros de altitude por lá são realmente frias! Fora que há o efeito da maritimidade muito forte lá no topo da Bocaina!

 

Sim, abri um tópico em meteorologia geral sobre a Serra da Bocaina!

viewtopic.php?f=139&t=15428

Link to comment
Share on other sites

Frio tardio na primeira quinzena de dezembro em SC

 

A primeira quinzena de dezembro foi marcada por temperatura ligeiramente abaixo da média, na maioria das regiões catarinenses, como mostra as Figuras 1 e 2. Chama-se atenção na Figura 2, à região entre a Grande Florianópolis, Vale do Itajaí, Planalto Norte e Litoral Norte, em tons de azul, onde a temperatura máxima ficou em torno de 2.0 a 2.5ºC abaixo do normal (média climatológica), devido ao predomínio de dias mais nublados por influência da circulação marítima (entrada de umidade do mar em direção ao continente

 

http://ciram.epagri.sc.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=990:frio-tardio-na-primeira-quinzena-de-dezembro-em-sc&catid=26:notas-meteorologicas&Itemid=10199999

Link to comment
Share on other sites

Relação de estações bazianas online

 

São Bernardo do Campo, Riacho Grande - Carlos Dias

São Bernardo do Campo, Assunção - Artur

Resende, PNI - BAZ

Maria da Fé, Lage - William Siqueira

São Paulo, Vila Madalena - João

Campos do Jordão, Vila Inglesa - João

São Joaquim, Climaterra - Coutinho

Juiz de Fora, Bandeirantes - Renan

Porto Alegre, Passo da Areia - Bruno

Gramado, Alphaville - Bruno

Joinville, Zona Sul - Diego Soares

Joinville, Serra Dona Francisca - Diego Soares

Agua Doce, Herciliópolis - Diego Soares

 

Quem quiser colocar a sua PWS na lista, é só informar abaixo da última. Preferencialmente quem tiver uma estação que ou esteja online, ou consegue tirar os dados diariamente e guardá-los.

 

Depois disso poderiamos criar algum procedimento conjunto pra realizarmos a calibragem de todas as estações da mesma forma, os que tiverem interesse, claro! Seria interessante enfim termos uma rede Baziana com selo de qualidade kkkk

 

Carlos Campos e Mafili, creio que temos tudo pra darmos um jeito nessas discrepâncias de valores que ando vendo também, pelo menos aqui no BAZ dá pra fazermos um bom trabalho de varredura! Uma sugestão aos que já tem uma estação e não está online, seria investir ao menos em uma Davis Vue e/ou em um datalogger para jogar dados na internet. Sei que há bazianos que possuem estação Davis e não está online.

Link to comment
Share on other sites

Mínimas de hoje:

 

04,2 - Pq Nacional do Itatiaia RJ (PWS)

09,0 - Monte Verde MG (Aut/Inmet)

09,1 - Urupema SC (Epagri)

09,9 - Morro da Igreja SC (Aut/Inmet)

10,0 - Campos do Jordão SP (Aut/Inmet)

10,0 - Campos do Jordão SP (INPE)

 

11,0 - Bom Jardim da Serra SC (Epagri)

11,2 - São Joaquim SC (Epagri - Sta Isabel)

11,4 - Morro das Antenas SC (Epagri)

11,4 - São Joaquim SC (Epagri - Chapada Bonita)

11,6 - Maria da Fé MG (Aut/Inmet)

 

12,2 - São José dos Ausentes RS (Aut/Inmet)

12,4 - São Joaquim SC (Epagri - Boava)

12,5 - Pico do Couto RJ (Aut/Inmet)

12,6 - São Joaquim SC (Aut/Inmet)

 

13,4 - Barra do Turvo SP (Aut/Inmet)

13,4 - Passa Quatro MG (Aut/Inmet)

13,5 - Painel SC (Epagri)

13,6 - São Joaquim SC (Epagri - Despraiado)

13,8 - São Joaquim SC (Epagri - Bentinho)

13,8 - Tatuí SP (Ciiagro)

 

14,0 - Poços de Caldas MG (Aero)

14,1 - Caldas MG (Aut/Inmet)

14,1 - Campo Alegre SC (Epagri)

14,3 - São Mateus do Sul PR (Aut/Inmet)

14,9 - Água Doce SC (Epagri)

14,9 - São Bento do Sul SC (Epagri)

 

Grande, Carlos..durante a madrugada o tempo abriu aqui a na serra Dona Francisca chegou a 12,7ºC...

Link to comment
Share on other sites

Depois de uma manhã quase sem nuvens, a nebulosidade foi aumentando e agora não temos mais sol.

Temperatura marcando 21,2.

Em Taubaté, deve estar um pouco abafado. Por lá, 26°C.

 

Só para não deixar passar, naquela listagem do Carlos Dias podemos incluir São Luís do Paraitinga com 14,8 hoje.

 

A título de curiosidade, usando um aplicativo de celular, mnha está a 1620 m de altitude.

 

Quando era criança, ia muito a Cunha. Meu pai nasceu lá e nós íamos visitar os parentes.

Link to comment
Share on other sites

Relação de estações bazianas online - atualização 1

 

São Bernardo do Campo, Riacho Grande - Carlos Dias

São Bernardo do Campo, Assunção - Artur

Resende, PNI - BAZ

Maria da Fé, Lage - William Siqueira

Maria da Fé, Sitio Toa Toa - William Siqueira

São Paulo, Vila Madalena - João

Campos do Jordão, Vila Inglesa - João

São Joaquim, Climaterra - Coutinho

Juiz de Fora, Bandeirantes - Renan

Porto Alegre, Passo da Areia - Bruno

Gramado, Alphaville - Bruno

Joinville, Zona Sul - Diego Soares

Joinville, Serra Dona Francisca - Diego Soares

Agua Doce, Herciliópolis - Diego Soares

Teutônia, Bairro Languiru - Frederico Wessel

Teutônia, Lagoa da Harmonia - Frederico Wessel

Link to comment
Share on other sites

Tenho uma amiga muito kerida q mora em Cunha-SP. Ela sempre comenta sobre o tempo nakela cidade e vejo q principalmente as temperaturas máximas são parecidas com as daki do planalto curitibano.

(ela é membro do fórum... ClauLabanca é seu nome de usuária)

Em Cunha existem araucárias.

 

Descer a serra do Mar até Parati por aquela estradinha (Na verdade pouco mais que uma "picada") é (Pelo menos era...) uma aventura à parte.

O ônibus (Literalmente "o" ônibus, pois só tinha um horário por dia...) que fazia a linha Cunha-Parati não circulava em dias de chuva... :roll:

 

Existe uma PCD do CPTEC lá: http://sinda.crn2.inpe.br/PCD/metadados.jsp?uf=24&id=30885&tipo=AGROMET

E lá já teve estação do INMET, que foi desativada... :sad:

Link to comment
Share on other sites

Certa vez comentei sobre existirem estações descalibradas (propositadamente ou acidentalmente) e só não me mataram pq me desculpei ...

Com o tempo, entendi q todos os registros de todas as estações estão corretos..

E somos felizes (para sempre)!

Eu incluiria algumas estações do CGE, aqui em Sampa.

 

Até hoje, nos jornais locais da TV, o pessoal se refere a São Mateus como o bairro mais quente da capital paulista.

Eu e alguns colegas arranjamos brigas "homéricas" no interativo da Climatempo, pois dizíamos que uma estação localizada perto de uma área verde enorme (Parque do Carmo) não poderia ser tão mais quente que o resto da cidade.

Agora, São Mateus está "comportadinha".

Mudou o clima de lá?? :sarcastic:

Lógico que não. A estação que estava completamente descalibrada ou instalada de forma/em local inadequado.

Butantã já registrou coisas absurdas como a maior máxima do estado. Só ela. :laugh:

Itaim Paulista fica em cima de um telhado, recebendo radiação de calor, e por aí vai.

Quanto à estação do Tremembé, ainda não consegui descobrir onde fica. :russian:

Se fica na subprefeitura, como quase todas as estações do CGE, aquelas mínimas baixas que ela registra estão totalmente furadas.

Pois trata-se de área completamente urbanizada.

Se fica próximo da serra da Cantareira, então são as máximas que estão furadas.

 

É por isso que eu não cito e tenho "o pé atrás" com as temperaturas das estações do CGE. :negative:

Link to comment
Share on other sites

Concordo Aldo...tem algumas estações que não condizem com a realidade e tem valores bem estranhos... A Praça da Sé é um exemplo..mais fria que varias estações que estão em sua volta.

 

Qto as 100% confiáveis na minha opinião....citaria apenas :

 

Penha, Santana, Lapa, Vl Formosa, Mooca, Vl Prudente, Anhembi, Vl Maria e Vl Mariana e o Riacho Grande

 

Estação do CGE do Itaim Paulista

 

itaimem_2408201001.jpg

itaimem_2408201002.jpg

itaimem_2408201003.jpg

 

As estações geralmente ficam em cima de prédios das sub-prefeituras que estão espalhadas pela capital, assim como esta no Itaim Paulista.

Link to comment
Share on other sites

Concordo Aldo...tem algumas estações que não condizem com a realidade e tem valores bem estranhos... A Praça da Sé é um exemplo..mais fria que varias estações que estão em sua volta.

 

Qto as 100% confiáveis na minha opinião....citaria apenas :

 

Penha, Santana, Lapa, Vl Formosa, Mooca, Vl Prudente, Anhembi, Vl Maria e Vl Mariana e o Riacho Grande

 

Estação do CGE do Itaim Paulista

 

itaimem_2408201001.jpg

itaimem_2408201002.jpg

itaimem_2408201003.jpg

 

As estações geralmente ficam em cima de prédios das sub-prefeituras que estão espalhadas pela capital, assim como esta no Itaim Paulista.

 

 

Só essa ai deve elevar 1°C pela altura e uns 3°C do bafo quente da lage

Link to comment
Share on other sites

Vendo o vídeo do Climatmepo News, as previsões insistem na configuração de uma ASAS à partir da semana que vem no sudeste.

Esse sistema é um pesadelo para parte de MG e estados de MG e ES, já que fica semanas atuando bloqueando as frentes frias no sul do Brasil e impede que nuvens de chuva possam se desenvolver bastante.

 

Entre janeiro de 2011 e fevereiro do mesmo ano, uma ASAS perdurou por 5 semanas e faz com que BH ficasse mais de um mês se chover, em plena época úmida.

Já no começo de fevereiro de 2012 uma ASAS atuou com força em SP, trazendo dias quentes e secos, onde a umidade na capital paulista ficava abaixo dos 30% algumas vezes.

 

Aqui na zona leste de Sampa temos algumas nuvens no céu e ventos soprando do mar. Faz 26 graus na Penha (CGE).

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Vendo o vídeo do Climatmepo News, as previsões insistem na configuração de uma ASAS à partir da semana que vem no sudeste.

Esse sistema é um pesadelo para parte de MG e estados de MG e ES, já que fica semanas atuando bloqueando as frentes frias no sul do Brasil e impede que nuvens de chuva possam se desenvolver bastante.

 

Aqui na zona leste de Sampa temos algumas nuvens no céu e ventos soprando do mar. Faz 26 graus na Penha (CGE).

 

A ASAS é uma desgraça!

 

Ela causa um calor do capeta, 0% de nuvens, nenhum vento... :(

Link to comment
Share on other sites

Vendo o vídeo do Climatmepo News, as previsões insistem na configuração de uma ASAS à partir da semana que vem no sudeste.

Esse sistema é um pesadelo para parte de MG e estados de MG e ES, já que fica semanas atuando bloqueando as frentes frias no sul do Brasil e impede que nuvens de chuva possam se desenvolver bastante.

 

Aqui na zona leste de Sampa temos algumas nuvens no céu e ventos soprando do mar. Faz 26 graus na Penha (CGE).

 

 

Ele ira se configurar mais no centro de MG como semana passada ou mais ao sul ?

 

Então, pelo que entendi vai atuar em parte de MG, ES, RJ e interior da Bahia! Agora eu não sei se o sistema vai também atingir SP.

Link to comment
Share on other sites

Sei não....

Eu estou vendo a mesma coisa que o Rodolfo está vendo, estou vendo a mesma coisa que o Artur.

E pasmem curiosamente o Cptec/Inpe também está vendo a mesma coisa.

E lançaram um aviso.

 

Meus protestos ao INPE.....essas coisas só os amadores podem ver ´ :rofl: :rofl:

 

Vou esperar a rodada 0Z.

 

Algumas imagens podem ser interessantes.

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

Não tem como eu não me estressar com essa situação, 3 dias seguidos as chuvas se formando na mesma região e avançam, quando se aproximam perdem a força.

Mais hoje foi demais em, choveu em 90% do municipio, minha vó me ligou da casa dela e foram 32 mm acumulados com mais os 15 mm de ontem já são 47 mm lá, hoje choveu em toda a cidade praticamente, menos aqui que nem se quer chuviscou.. :sarcastic: é rir pra não chorar.

Link to comment
Share on other sites

Próxima do ramo mais ao sul da represa Billings.

Talvez por isso registre mínimas mais altas que a Capela do Socorro...

 

Depois do calor de ontem, a massa polar fraca comentada pelo Artur baixou um pouco as temperaturas em Sampa.

O dia todo teve sol entre muitas nuvens e ventos de SE/SSE.

 

Mirante: 18,0°C / 26,1°C

IAG: 16,1°C / 25,8°C

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.