Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Centro-Sul - Dezembro 2013


Renan
 Share

Recommended Posts

Dia maravilhoso! Estou com o termômetro dentro de casa, está 21,6ºC. Estou fazendo um teste para verificar em qual temperaturas me sinto a vontade, durmo bem, etc. Percebo que, sem sol, abaixo dos 22ºC já coloco uma calça e ponho uma blusa bem leve.

 

Tá bem ameno mesmo....mas estávamos com 2,x acima na capital paulista..vamos ver se até o fim do mes, zeramos isso, mas acho dificil....Aqui na represa bilings, chuviscos forte com neblina fraca...vento moderado, tenho 16,1....cara de inverno, por causa da sensação em pleno mes de dezembro...

Link to comment
Share on other sites

Depois do inferno que foram os 9 primeiros dias de dezembro, parece que não teremos calor monstro em São Paulo (mais de 30ºC) pelo menos até o Natal. Espero não queimar a língua. Está bom demais! E não está chovendo, o que é melhor ainda.

 

Eu diria que até por volta do dia 20, é bem provável que não haja o "inferno". Depois disso, incluindo durante o Natal, parece haver uma tendência pra um novo aquecimento significativo... A acompanhar...

 

Sensação de "Frio Extremo" pra Dezembro por São Mateus City agora a noite. Temperatura em 17,4C

Link to comment
Share on other sites

Acompanhando o que o disse anteriormente... O Global do CPTEC indica pelo menos tudo agradável até por volta do dia 20, e depois disso voltando a esquentar repentinamente até por volta do Natal, ainda que a previsão não apresente grande confiança pra esse segundo período...

 

sghx.png

 

Mais por que esse frio fora do hora em São Paulo persistindo por vários dias, em pleno Dezembro??

 

A resposta está em grande parte no VCAN sobre o Nordeste.

 

Até o dia 20/12 mais ou menos, esse será o padrão geral da Atmosfera sobre o Brasil. A presença de um intenso e persistente VCAN sobre o litoral do Nordeste. Esse sistema irá barrar qualquer sistema frontal e/ou formar ZCAS/ZCOU's sobre o Norte de Minas e Bahia, além formar seguidos sistemas de baixa pressão (alguns deles com núcleo quente), o que irá resultar em volumes extremos de chuva (vide mapas abaixo). O GFS sugere localmente algo próximo de 500mm no litoral da Bahia em 8 dias!!! São volumes compatíveis com sistemas tropicais como furacões. Se confirmar, é extremamente preocupante o cenário. Como as frentes ficam barradas sobre o ES/BA, o Jato Subtropical consegue avançar a latitudes mais baixas, e com isso atinge o Sul/Sudeste, e com a formação de cavados em alta troposfera, colabora para o "resfriamento" do ar em pleno dezembro por vários dias, devido a barragem das frentes pelo VCAN. Daí o motivo desse friozinho prolongado em pleno mês de Dezembro.

 

shxh.gif

 

Modelos sugerindo volumes extremos de chuva para MG/BA/GO durante a próxima semana:

 

usit.png

koz.gif

 

Após o dia 20 e até por volta do Natal ao menos, o padrão atmosférico mudaria. A príncipio o GFS parece sugerir que o sistema de VCAN desça para latitudes mais elevadas, ficando próximo do litoral do Sudeste. Com isso o Jato Subtropical irá recuar para o Cone Sul, fazendo que as frentes fiquem barradas sobre o sul do país, talvez entre RS/SC (nesse cenário). Com esse cenário, o calor voltaria com força para o estado de São Paulo, uma vez que ficaria na frente da linha do bloqueio, favorecendo a condições de "pré-frontal". O lado bom, é que a chuva tenderia a perder força no Nordeste nesse período em relação a semana anterior... Veremos se isso se confirma... A acompanhar...

 

w5fn.gif

Link to comment
Share on other sites

Pq sabemos mais sobre as montanhas de outras terras ?

O fato é q gostamos de extremos e somos apaixonados por "números expressivos"..

Com algumas excessões, as montanhas brasileiras são desinteressantes!

Veja... Se abrir um atlas geográfico detalhado e observar o mapa da Bolívia, por exemplo, verá inúmeras montanhas e suas respectivas altitudes.

Se abrir no mapa de SP, encontrará 1 ou 2 pontos culminantes destacados.

De um modo geral são consideradas altitudes insignificantes e veja o mapa do Paraná... O ponto culminante do Estado (e tbm da Região Sul, diga-se de passagem) não aparece em mtos deles (na maioria deles).

Poucos são os q sabem realmente qual a montanha mais elevada do Sul (Pico Paraná 1.877m [medições antigas davam 1.962m]).

Resumindo: vc tem razão e não vai perder seu dinheiro!

Valorizamos mto o q tem lá fora, pq são coisas bem mais interessantes!

 

Perfeito, Carlos.

 

É só dar uma pesquisada na internet sobre mapas topográficos brasileiros: uma decepção! Não há quase nada a respeito. A real altitude dos maiores picos brasileiros e a classificação deles foi feita pelo Exército há menos de dez anos... Vergonhoso... Algumas elevações na Serra da Mantiqueira apresentavam diferenças de mais de 300 metros (pra menos que o real) em relações aos estudos realizados 2004. Constatou-se ainda que alguns acidentes aéreos podem ter sido causados por erro nas cartas aeronáuticas daquela região.

Link to comment
Share on other sites

Engraçado, chega essa época do ano ( natal e ano novo) ai as pessoas sabem que você observa o tempo e começam as perguntas para essas datas, frio? Chuva? Sol? Calor?

Estatisticamente temos aqui a chance de chuva maior no natal do que no ano novo, se bem que estamos a 3 anos sem chuva no natal nem na virada de ano..

Link to comment
Share on other sites

Bem o que eu falei no meu blog dias atrás, estamos nos encaminhando para mínimas na grande SP como um todo abaixo de 18 graus, e em alguns locais, pode bater no sub-15 esta madrugada.

 

Agora tenho 16,2 aqui no Assunção, faz semanas que não sentia um frio desses por aqui! Com o cenário no Nordeste, temos uma espécie de ASAS na costa do sudeste, cuja pressão central chega perto de 1020 hpa. Novamente, por estarmos na borda dessa alta pressão, a turbulência favorece formação de nuvens e garoa/chuva moderada nos topos da serra do Mar. Olhando o GFS, este cenário se extende do litoral de SC até o litoral do RJ.

 

sobre calor, teremos sensação de abafamento dias 15 e 16 e depois lá pelos dias 19 e 20, aqui em SP (faixa leste). Não há horizonte para calor acima dos 30 na faixa leste do sul e sudeste até dia 20. Litoral de SP pra cima talvez consiga essa façanha nos próximos dias.

Link to comment
Share on other sites

Engraçado, chega essa época do ano ( natal e ano novo) ai as pessoas sabem que você observa o tempo e começam as perguntas para essas datas, frio? Chuva? Sol? Calor?

Estatisticamente temos aqui a chance de chuva maior no natal do que no ano novo, se bem que estamos a 3 anos sem chuva no natal nem na virada de ano..

 

 

NATAL DE 2011/CLIMATERRA

 

24; 23,5/12,2/0,0 mm/16,2 DE MÉDIA DIÁRIA.

 

25; 14,7/11,2/5,2 mm/12,0 (MÉDIA MAIS BAIXA EM MAIS DE 30 ANOS

 

2012/CLIMATERRA

 

24; 30,2/13,4/0,0 mm/21,6

 

25; 29,3/19,0/0,0 mm/23,6 PODE TER SIDO O MAIS QUENTE JÁ REGISTRADO

 

1998 O MAIS BAIXO NAS MÍNIMAS, CLIMATERRA.

 

23; 20,4/5,4/0,5 mm/12,3/GEADA

 

24; 24,0/7,9/0,0 mm/15,0

 

25; 24,6/9,6/0,0mm/16,4

 

JÁ TIVE 4,7 DIA 26

 

ITAPIRANGA, CIDADE MAIS QUENTE NO VERÃO, JÁ TEVE UM NATAL COM 5,2/32,0°C, NÃO LEMBRO O ANO.

Link to comment
Share on other sites

Para minha surpresa, estamos amanhecendo aqui em CDJ com céu azul e poucas nuvens.

Minutos atrás registrei 11,2.

Um friozinho gostoso. :good2:

 

Já no Vale, Taubaté registrou mínima na casa dos 18C

 

A baixada do William arrebentando na mínima.

 

 

a correçao a baixada ficou com 9,8°C mesmo assim nada mal , falando em frio ...

 

 

Nao tem preço em Dezembro acordar enrolado no Edredon com 9°C la fora , céu azul e "fumacinha" saindo da boca , que delicia viva Dezembro !

 

Agora muito sol céu azul e 15°C :onthequiet:

Link to comment
Share on other sites

Temos q verificar a veracidade dos relatos da neve de natal em São Joaca!

Acredito q podem ser verídicos...

 

=======

Existe um incrível mas honesto relato de capuchos de neve em São Joaquim após a missa do galo.

=======

 

Natal com neve em São Joaquim em 25/12/59 e 25/12/60 :

 

Boa dia Sr. Carlos Dias,

foi feito levantamento em todo o banco de dados e nenhuma estação registrou ocorrência de neve no dia 25/12 aos respectivos anos

Atenciosamente,

 

Epagri/Ciram

Atendimento de Dados e Laudos Meteorológicos

Link to comment
Share on other sites

Beleza de mínima heim William. Se bem que, para mim, não precisa ser este frio

todo em Dezembro. Eu ficaria satisfeito com uns 15 graus, mas mesmo 15 graus é

bem raro de acontecer neste mês em minha cidade quente.

 

Tive mínima de 17,4ºC. Os próximos dias não alcançarão os 30ºC.

 

abraços amenos.

Link to comment
Share on other sites

Acabo de registrar por enquanto a menor mínima deste mês de Dezembro, 15,8 graus. E a tendência é começar um ligeiro aquecimento a partir de hoje, com nova possibilidade de sub-16 na próxima madrugada, ainda!

 

Temperaturas mínimas do dia: 13/12/2013

 

São Bernardo do Campo

 

Assunção PWS:15,8 graus

Riacho Grande PWS: 15,3 graus

Riacho Grande Areião CGE: 14,8 graus

 

São Paulo

 

Barragem Parelheiros CGE: 15,0 graus

Capela do Socorro CGE: 15,6 graus

Ipiranga CGE: 16,8 graus

Itaquera CGE: 16,5 graus

São Mateus CGE: 15,9 graus

Tremembé CGE: 17,7 graus

Santana/Tucuruvi CGE: 17,3 graus

Perus CGE: 17,5 graus

Vila Mariana CGE: 16,5 graus

Vila Prudente CGE: 16,4 graus

Anhembi CGE: 17,3 graus

Mirante de Santana INMET: 17,2 graus

Parque do Estado IAG/USP (convencional): 16,6 graus

 

Grande SP

 

Barueri INMET: 17,5 graus

Campo Limpo Paulista CIIAGRO: 18,0 graus

São Lourenço da Serra CIIAGRO: 16,3 graus

Guarulhos Aeroporto Internacional: 17 graus

Carapicuíba CETESB: 17,6 graus

Guarulhos Paço Municipal CETESB: 17,5 graus

Taboão da Serra CETESB: 17,9 graus

 

Interior e Litoral SP

 

Santos Moela INMET litoral: 20,9 graus

Sorocaba INMET faixa leste: 17,9 graus

Campos do Jordão INMET Mantiqueira: 11,6 graus

Piracicaba INMET centro: 17,5 graus

Barra do Turvo INMET sul: 15,3 graus

José Bonifácio INMET norte: 19,2 graus

Barretos INMET norte: 18,1 graus

Rancharia INMET oeste: 17,3 graus

Itapeva INMET sul: 15,6 graus

São Carlos INMET centro: 16,1 graus

Apiaí CIIAGRO sul: 14,2 graus

Atibaia CIIAGRO faixa leste: 15,7 graus

Campinas CIIAGRO centro: 18,0 graus

Caraguatatuba CIIAGRO litoral: 19,0 graus

Ilhabela CIIAGRO litoral: 19,8 graus

Jundiaí CIIAGRO faixa leste: 16,2 graus

Peruíbe CIIAGRO litoral: 20,5 graus

Registro CIIAGRO sul: 19,8 graus

Ubatuba CIIAGRO litoral: 19,1 graus

Link to comment
Share on other sites

Minimas de hoje na Serra da Mantiqueira :

 

9,8°C Maria da Fé - Sitio da Lage

 

10,3°C Monte Verde MG INMET

 

10,5°C Maria da Fé INMET

 

11,3°C Campos do Jordao - INMET

 

11°C Maria da Fé - ToaToa

 

A estação marca 7,8ºC

 

http://www.wunderground.com/weatherstation/WXDailyHistory.asp?ID=IMINASGE15&day=13&month=12&year=2013

Link to comment
Share on other sites

Temos q verificar a veracidade dos relatos da neve de natal em São Joaca!

Acredito q podem ser verídicos...

 

=======

Existe um incrível mas honesto relato de capuchos de neve em São Joaquim após a missa do galo.

=======

 

Natal com neve em São Joaquim em 25/12/59 e 25/12/60 :

 

Boa dia Sr. Carlos Dias,

foi feito levantamento em todo o banco de dados e nenhuma estação registrou ocorrência de neve no dia 25/12 aos respectivos anos

Atenciosamente,

 

Epagri/Ciram

Atendimento de Dados e Laudos Meteorológicos

Déjà vu !

Link to comment
Share on other sites

 

9,8°C Maria da Fé - Sitio da Lage

 

A estação marca 7,8ºC

 

http://www.wunderground.com/weatherstation/WXDailyHistory.asp?ID=IMINASGE15&day=13&month=12&year=2013

ventilador ainda ligado?

 

Déjà vu !

 

 

Sim estava , por isso coloquei "com correçao "

 

 

Frio vampirao aqui já estamos com 20°C

Link to comment
Share on other sites

 

São Paulo

 

Barragem Parelheiros CGE: 15,0 graus

Capela do Socorro CGE: 15,6 graus

Ipiranga CGE: 16,8 graus

Itaquera CGE: 16,5 graus

São Mateus CGE: 15,9 graus

Tremembé CGE: 17,7 graus

Santana/Tucuruvi CGE: 17,3 graus

Perus CGE: 17,5 graus

Vila Mariana CGE: 16,5 graus

Vila Prudente CGE: 16,4 graus

Anhembi CGE: 17,3 graus

Mirante de Santana INMET: 17,2 graus

Parque do Estado IAG/USP (convencional): 16,6 graus

 

Excelente esta lista Artur...me poupou trabalho..!! :mosking:

 

Completando o Marcilaq ficou com 15,5.

 

Sai de casa hoje com 15,3 com chuviscos e neblina fraca..nem parecia ezembro...

Sendo a média das mínimas para São Paulo em dezembro (MIRANTE) 18,3ºC

 

E sabendo que uma onda de frio se caracteriza por 6 dias consecutivos com 5ºC abaixo da média das mínimas. Parece evidente que estamos muito longe de 6 dias consecutivos com mínimas iguais ou inferiores a 13,3ºC

 

17,2ºC contra 18,3ºC não é lá muito emocionante.

 

Sendo a média de São Paulo 22,1ºC. Espero que entendam que variações entre 10 / 12ºC em torno da média são esperadas em qualquer época do ano para a latitude de São Paulo.

 

A variação em torno da média é proporcional ao seno da latitude.

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

 

São Paulo

 

Barragem Parelheiros CGE: 15,0 graus

Capela do Socorro CGE: 15,6 graus

Ipiranga CGE: 16,8 graus

Itaquera CGE: 16,5 graus

São Mateus CGE: 15,9 graus

Tremembé CGE: 17,7 graus

Santana/Tucuruvi CGE: 17,3 graus

Perus CGE: 17,5 graus

Vila Mariana CGE: 16,5 graus

Vila Prudente CGE: 16,4 graus

Anhembi CGE: 17,3 graus

Mirante de Santana INMET: 17,2 graus

Parque do Estado IAG/USP (convencional): 16,6 graus

 

Excelente esta lista Artur...me poupou trabalho..!! :mosking:

 

Completando o Marcilaq ficou com 15,5.

 

Sai de casa hoje com 15,3 com chuviscos e neblina fraca..nem parecia ezembro...

Sendo a média das mínimas para São Paulo em dezembro (MIRANTE) 18,3ºC

 

E sabendo que uma onda de frio se caracteriza por 6 dias consecutivos com 5ºC abaixo da média das mínimas. Parece evidente que estamos muito longe de 6 dias consecutivos com mínimas iguais ou inferiores a 13,3ºC

 

17,2ºC contra 18,3ºC não é lá muito emocionante.

 

Sendo a média de São Paulo 22,1ºC. Espero que entendam que variações entre 10 / 12ºC em torno da média são esperadas em qualquer época do ano para a latitude de São Paulo.

 

A variação em torno da média é proporcional ao seno da latitude.

 

Abraços

 

É o frio vampiro de verão. :good:

Link to comment
Share on other sites

 

Sendo a média das mínimas para São Paulo em dezembro (MIRANTE) 18,3ºC

 

E sabendo que uma onda de frio se caracteriza por 6 dias consecutivos com 5ºC abaixo da média das mínimas. Parece evidente que estamos muito longe de 6 dias consecutivos com mínimas iguais ou inferiores a 13,3ºC

 

17,2ºC contra 18,3ºC não é lá muito emocionante.

 

Sendo a média de São Paulo 22,1ºC. Espero que entendam que variações entre 10 / 12ºC em torno da média são esperadas em qualquer época do ano para a latitude de São Paulo.

 

A variação em torno da média é proporcional ao seno da latitude.

 

Abraços

 

Pois é, estamos tentando trazer dados para tornar a nossa estadia aqui pelo menos mais dinâmica.

 

Para botar pânico.

 

Aumento de atividade sísmica levanta rumores que Yellowstone está acordando.

 

Voltando a realidade.

 

Sabemos muito bem que (in) felizmente a nossa dinâmica grande Paulistanense não favoreçe sairmos da sonolência de dias parecidos, ora está um pouco mais quente, ora um pouco mais frio, mas não sairemos disso.

 

O negócio é achar motivos para discutirmos alguma coisa nova. E o Jaraguá não é o ponto mais alto do município de SP.

 

Abraços entusiasticamente monótonos.

Link to comment
Share on other sites

Sudeste - 13/12:

 

05,7 - Pq do Itatiaia RJ (PWS)

09,8 - Campos do Jordão SP (Horto Florestal)

10,3 - Monte Verde MG MG (Inmet/Aut)

10,5 - Maria da Fé MG (Inmet/Aut)

10,5 - Pico do Couto RJ (Inmet/Aut)

11,5 - Campos do Jordão SP (INPE/Aut)

11,6 - Campos do Jordão SP (Inmet/Aut)

11,6 - Campos do Jordão SP (PWS)

11,6 - Itararé SP (Ciiagro)

11,8 - Tatuí SP (Ciiagro)

12,4 - Capão Bonito SP (Ciiagro)

14,1 - Amparo SP (Ciiagro)

14,1 - Pedra Bela SP (Ciiagro)

14,2 - Apiaí SP (Ciiagro)

14,4 - São Pedro SP (Ciiagro)

14,7 - Caldas MG (Inmet/Aut)

14,7 - Extrema MG (Ciiagro)

14,8 - Paranapanema SP (Ciiagro)

14,8 - Pardinho SP (Ciiagro)

14,8 - Riacho Grande SBC (CGE)

14,9- Tapiraí (Ciiagro)

Link to comment
Share on other sites

Engraçado, chega essa época do ano ( natal e ano novo) ai as pessoas sabem que você observa o tempo e começam as perguntas para essas datas, frio? Chuva? Sol? Calor?

Estatisticamente temos aqui a chance de chuva maior no natal do que no ano novo, se bem que estamos a 3 anos sem chuva no natal nem na virada de ano..

 

 

NATAL DE 2011/CLIMATERRA

 

24; 23,5/12,2/0,0 mm/16,2 DE MÉDIA DIÁRIA.

 

25; 14,7/11,2/5,2 mm/12,0 (MÉDIA MAIS BAIXA EM MAIS DE 30 ANOS

 

2012/CLIMATERRA

 

24; 30,2/13,4/0,0 mm/21,6

 

25; 29,3/19,0/0,0 mm/23,6 PODE TER SIDO O MAIS QUENTE JÁ REGISTRADO

 

1998 O MAIS BAIXO NAS MÍNIMAS, CLIMATERRA.

 

23; 20,4/5,4/0,5 mm/12,3/GEADA

 

24; 24,0/7,9/0,0 mm/15,0

 

25; 24,6/9,6/0,0mm/16,4

 

JÁ TIVE 4,7 DIA 26

 

ITAPIRANGA, CIDADE MAIS QUENTE NO VERÃO, JÁ TEVE UM NATAL COM 5,2/32,0°C, NÃO LEMBRO O ANO.

Boa Coutinho, legal você ter colocado o dia 24 ( meu niver..kk), alias tenho sido atendido nesse dia, desde 2007 chove no dia 24 por aqui, o problema é o calor que sempre está acima de 32°C, já peguei um 37°C no meu aniversario de 2008. Belo natal o de 2011 ai em, vamos ver o que aguarda esse ano.

Link to comment
Share on other sites

Itaipú alterou o clima em alguma região? gostaria de discutir isso.

 

 

Sim,

 

alterou!

 

 

Abraços, e até a próxima discussão!

(vai pensando sobre o q iremos discutir...)

 

 

Ok, vamos lá, imagino eu que tenha alterado o clima local, nas proximidades do lago e da estação.

 

Meu tio vive me falando que antes da usina o clima no litoral paulista era diferente ( não acredito ), que aumentaram os dias nublados e com chuva.

Seria possível afetar até as dinâmicas das frente frias ??

 

Se achar que rende boa discussão abro tópico EXCLUSIVO.

 

Abraços praia grandenses.

Link to comment
Share on other sites

....Pois é, estamos tentando trazer dados para tornar a nossa estadia aqui pelo menos mais dinâmica.

Para botar pânico.

Aumento de atividade sísmica levanta rumores que Yellowstone está acordando.

Abraços entusiasticamente monótonos.

 

kkkkkk :rofl: :rofl:

 

Artur, aqui também é só para colocar pânico.

 

Sinceramente acredito que o sobrepeso afete a percepção climática.

 

Veja Urupema a estação mais fria em área urbana.

 

Os dados climatológicos para região apresenta algo do tipo ao longo do ano um desvio de -15ºC nas mínimas e um desvio de + 12ºC na máximas.

 

Assim o que eu espero de Urupema no inverno,

 

Sendo a média no inverno 9ºC (aproximadamente)

 

Em qualquer mes do inverno eu espero,

 

Mínimas de 9-15 = -6ºC

 

Suponho que seja razoável esperar uma sequência de 3 dias com mínimas na casa dos -7, -6, -5 raramente uma sequência de seis dias consecutivos nessa ordem de grandeza. É lícito pensar em um dia com temperatura negativa de dois dígitos acho altamente improvável algo superior a dois dígitos negativos em uma sequência superior a 2 dias.

 

Suponho que seja razoável que isso ocorra na frequência de duas semanas ao mes e num período interessante talvez até tres semanas.

 

O raciocínio para o mesmo período no sentido inverso também me parece lícito,

Assim uma sequência de tres dias com máximas na casa dos +26, +25, +24 raramente uma sequência de seis dias consecutivos messa ordem de grandeza. Da mesma forma é lícito pensar em um dia com temperatura positiva superior a 30ºC e acho altamente improvável algo superior a 30ºC em uma sequência superior a 2 dias.

 

No verão o mesmo raciocínio se aplica.

 

Sendo a média de Urupema em DJF próximo dos 18ºC....(interessante a média da cidade de São Paulo no período é 22,7ºC "APENAS" 5ºC no inverno a diferença sobe para 8ºC....quem sabe um dia a natureza nos devolva esses 3ºC ou acrescente os mesmo 3ºC à Urupema.

É razoável supor mínimas na ordem de 2 a 4ºC e máximas próximas a 30ºC.

 

Isto significa que todas as estações que estão no planalto sul catarinense apresentam o mesmo comportamento durante o mesmo período (evidente que durante a advecção de ar frio e durante algumas horas as condições locais variam.

 

O que torna irrelevante se estamos no verão ou no inverno.

 

Sem dúvida o clima no planalto sul catarinense e sua extensão ao RS apresentam eventos e dinâmicas interessantes no inverno mas as mesmas condições são apresentadas no verão.

 

Artur a Serra do Mar já foi mais alta que os Andes.

 

O tudo que está a oeste da Serra do Mar já foi (talvez) o maior e inóspito deserto deste planeta.

 

Neste ponto Artur você faz um levantamento impar dos "picos".

 

E sinto meio que em tom de lamentação (ninguém) disse mas alguém poderia dizer pelo menos um Aconcágua, né.

 

Resumindo: Todos adoram falar do INmet, Epagri Ciram, INPE, CPTEC, Funceme e outros órgãos oficiais.

 

O que eu ando vendo...?

 

Eu ando vendo um monte de estações particulares descalibradas com defeitos operacionais incríveis.

 

Artur, Pessoas como vc (não citarei outros) engrandecem o fórum pelo amor e dedicação às coisas do clima.

 

Veja o clima é uma ciência exata dentro da ferramente matemática utilizada para estudar as coisas do próprio clima.

 

Às vezes me sinto preocupado como se uma seita estivesse esperando o pouso de uma nave extraterrestre na praça da Sé.

 

As pessoas não verão no meu horizonte de eventos a seguinte tabela postada pelo Carlos,

mínimas de hoje:

Manuas 5ºC

Belém 32ºC

João Pessoa 8ºC

São Joaquim -7ºC

Urupema +25ºC

Porto Alegre 14ºC

Link to comment
Share on other sites

Itaipú alterou o clima em alguma região? gostaria de discutir isso.

 

Sim,

alterou!

Abraços, e até a próxima discussão!

(vai pensando sobre o q iremos discutir...)

 

 

Ok, vamos lá, imagino eu que tenha alterado o clima local, nas proximidades do lago e da estação.

 

Meu tio vive me falando que antes da usina o clima no litoral paulista era diferente ( não acredito ), que aumentaram os dias nublados e com chuva.

Seria possível afetar até as dinâmicas das frente frias ??

 

Se achar que rende boa discussão abro tópico EXCLUSIVO.

 

Abraços praia grandenses.

 

Alterou e muito.

Suponho que "toda" a energia gerada em Itaipu acaba sendo dissipada na forma de calor.

Veja a quantidade de ares condicionados ligados,

 

Troy, talvez teu Uncle Old Troy, tenha razão,

a obra iniciou em 1975 sabemos que em 1976 houve de great pacific shift.

Ela entrou em operação (creio) 1984. como o planeta aqueceu e muito até 1997.

 

É razoável que se consiga estabelecer alguma correlação.

 

Lembre-se correlação não é causalidade.

 

Agora a energia produzida em Itaipu não é nada no balanço energético do planeta.

 

Totalmente desprezível.

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

Resumindo: Todos adoram falar do INmet, Epagri Ciram, INPE, CPTEC, Funceme e outros órgãos oficiais.

 

O que eu ando vendo...?

 

Eu ando vendo um monte de estações particulares descalibradas com defeitos operacionais incríveis.

 

Artur, Pessoas como vc (não citarei outros) engrandecem o fórum pelo amor e dedicação às coisas do clima.

 

Veja o clima é uma ciência exata dentro da ferramente matemática utilizada para estudar as coisas do próprio clima.

 

Exato...tanto é que os desvios das médias simples em relação a média 24hs não é uma regra, como por exempmlo abater 1,0 como padrão... No verão o desvio tende a ser maior, no inverno menor. Tambem há o fator relevo, baixada, encosta, topo, etc..Também há o fator pluviosidade alem da amplitude térmica que são fatores que também alteram o desvio entre as médias.

 

Qto as estações que estão no Wunderground, já vi muitas bizarrices, e penso que uma parcela mínima é relamente confiável. Aqui mesmo na capital paulista em uma estação no bairro do Morumbi com dados muito estranhos...

 

Esta automáticas temos que verificar a marca da estação ( as Davis pra mim sao as + confiáveis), local da estação, cooler, etc....

 

No caso da estação de Maria da Fé por exemplo, não posso simplesmente somar 2 graus na minima...Num dia de chuva o erro pode ser 0,5 ou até inexistente e num dia de ceu limpo o erro poderá ser de 2,6 ou 2,x ..

 

Outro ponto para se refletir e nas máximas..tenho que somar, subtrair ou não há erro..??

 

tai , mais uma dúvida...

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.