Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Centro-Sul - Dezembro 2013


Renan
 Share

Recommended Posts

Mafili,

plenamente de acordo com tuas sábias ponderações!

Infelizmente tudo q temos para apresentar num tópico sobre o centro-sul de um país gigantesco em termos de extensão territorial, mas diminuto em termos de variedade climática, é isso q vc está vendo aki todos los dias!

 

Entretanto, há mtas coisas q poderiam ser discutidas, q não apenas temperaturas...

Vejo teu empenho diário em tentar desviar um pouco do tema "aki a mínima foi de chatos 18°C",

tudo em vão!

Lamento!

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

Vcs viram que Campo Bom, uma das cidades mais quentes do RS no verão, está com estação online do INMET? Coisa linda! :clapping:

 

por Carlos Dias » Qui Dez 12, 2013 10:15 am

 

Nova Estação no RS

 

CAMPO BOM-A884

 

Estação Aut

 

Latitude: -29.6744º

Longitude: -51.0642º

Altitude: 24 metros

 

Esta estação é mais fria que a automatica de Porto Alegre..??

Link to comment
Share on other sites

Penso o seguinte:

 

Todos os bazianos que tem uma estação automática ou que tem o costume de ver todo dia suas temperaturas, seria interessante os que ainda não fizeram calibração, usar um termometro analógico para calibrar suas estações, além de outras referencias como uma simples ligação para um INPE ou INMET da vida. Eu fiz isso, e vejo dados coerentes saindo da minha estação. A estação do Carlos Dias, também vejo como coerentes seus dados. As estações de Teutônia, também estão excelentes e coerentes.

 

No caso da estação do William, estamos aumentando o problema, lá tem que calibrar o cooler pra que não resfrie, apenas puxe o ar de fora. Um potenciometro vagabundo de 3 reau lá da Santa Efigenia resolveria o problema, aí é só dosar a força do cooler que mata a pau o problema. Acrescentar 2 graus nas mínimas nada mais é que mascarar dados, um dia sempre será diferente do outro e a diferença de 2 graus exatos não se sustenta em muitas ocasiões. Por incrível que pareça, o valor de 7 e qualquer coisa de hoje, que o William tranformou pra 9 e qualquer coisa, seria bem mais coerente, pois o ar frio já está se acumulando em baixadas, logo não houve diferença pra mais de 2 graus nas medições desta noite.

 

Estou apenas tentando botar na cabeça de todo mundo que poderiamos criar uma rede baziana com padrão de qualidade, seja ela disponível no Wunderground ou não, independente do equipamento que cada baziano possua. A estação do PNI foi calibrada exaustivamente, então quando ela de vez em quando reporta dados online, sabemos por referencias regionais que seus dados são coerentes à sua localização.

 

O Mafili, brilhantemente, cansou de dizer que existem formas simples de se determinar a acurácia de um equipamento, e um termometro de 30 reais pode produzir resultados tão precisos quanto uma Davis de 10 mil reais, pois o principio de medição de temperaturas, se pararmos pra pensar, é o mesmo.

Link to comment
Share on other sites

Vcs viram que Campo Bom, uma das cidades mais quentes do RS no verão, está com estação online do INMET? Coisa linda! :clapping:

 

por Carlos Dias » Qui Dez 12, 2013 10:15 am

 

Nova Estação no RS

 

CAMPO BOM-A884

 

Estação Aut

 

Latitude: -29.6744º

Longitude: -51.0642º

Altitude: 24 metros

 

Esta estação é mais fria que a automatica de Porto Alegre..??

 

No inverno, sim.

 

POA é uma das estações menos frias do RS em JJA.

Link to comment
Share on other sites

Penso o seguinte:

 

Todos os bazianos que tem uma estação automática ou que tem o costume de ver todo dia suas temperaturas, seria interessante os que ainda não fizeram calibração, usar um termometro analógico para calibrar suas estações, além de outras referencias como uma simples ligação para um INPE ou INMET da vida. Eu fiz isso, e vejo dados coerentes saindo da minha estação. A estação do Carlos Dias, também vejo como coerentes seus dados. As estações de Teutônia, também estão excelentes e coerentes.

 

No caso da estação do William, estamos aumentando o problema, lá tem que calibrar o cooler pra que não resfrie, apenas puxe o ar de fora. Um potenciometro vagabundo de 3 reau lá da Santa Efigenia resolveria o problema, aí é só dosar a força do cooler que mata a pau o problema. Acrescentar 2 graus nas mínimas nada mais é que mascarar dados, um dia sempre será diferente do outro e a diferença de 2 graus exatos não se sustenta em muitas ocasiões. Por incrível que pareça, o valor de 7 e qualquer coisa de hoje, que o William tranformou pra 9 e qualquer coisa, seria bem mais coerente, pois o ar frio já está se acumulando em baixadas, logo não houve diferença pra mais de 2 graus nas medições desta noite.

 

Estou apenas tentando botar na cabeça de todo mundo que poderiamos criar uma rede baziana com padrão de qualidade, seja ela disponível no Wunderground ou não, independente do equipamento que cada baziano possua. A estação do PNI foi calibrada exaustivamente, então quando ela de vez em quando reporta dados online, sabemos por referencias regionais que seus dados são coerentes à sua localização.

 

O Mafili, brilhantemente, cansou de dizer que existem formas simples de se determinar a acurácia de um equipamento, e um termometro de 30 reais pode produzir resultados tão precisos quanto uma Davis de 10 mil reais, pois o principio de medição de temperaturas, se pararmos pra pensar, é o mesmo.

 

Artur, MP pra você!

Link to comment
Share on other sites

 

Esta automáticas temos que verificar a marca da estação ( as Davis pra mim sao as + confiáveis), local da estação, cooler, etc....

 

No caso da estação de Maria da Fé por exemplo, não posso simplesmente somar 2 graus na minima...Num dia de chuva o erro pode ser 0,5 ou até inexistente e num dia de ceu limpo o erro poderá ser de 2,6 ou 2,x ..

 

Outro ponto para se refletir e nas máximas..tenho que somar, subtrair ou não há erro..??

 

tai , mais uma dúvida...

 

 

Carlos, olha só. O problema de Maria da Fé é que as máximas também são mascaradas em demasia pela velocidade do cooler. Por isso que falo, o ponto crucial é solucionar a velocidade do Cooler. Abrigada a estação já está. Não adianta atacar um só problema se não solucionar o todo. Se pararmos pra pensar, fica mais trabalhoso pro William ficar todo dia tirando 2 graus do que resolver o problema e não precisar ficar tirando temperaturas diariamente.

 

William, estou certo?

 

Sobre a estação do Morumbi, desconheço o equipamento utilizado, e não é Davis ou outra marca conhecida.

 

"Hardware: DIY Arduino Fio, BMP085, DHT22 and some more sensors"

 

Alguem daqui do Baz conheçe o Wagner Sartori Junior, o dono desta estação?

Link to comment
Share on other sites

Mafili,

plenamente de acordo com tuas sábias ponderações!

Infelizmente tudo q temos para apresentar num tópico sobre o centro-sul de um país gigantesco em termos de extensão territorial, mas diminuto em termos de variedade climática, é isso q vc está vendo aki todos los dias!

 

Entretanto, há mtas coisas q poderiam ser discutidas, q não apenas temperaturas...

Vejo teu empenho diário em tentar desviar um pouco do tema "aki a mínima foi de chatos 18°C",

tudo em vão!

Lamento!

 

Abraços

 

Carlos, também vejo teu empenho.

 

Veja aprendi muito sobre Piraquara e sabe porque.....

 

Simplesmente por que Carlos Campos fala sobre Piraquara,

 

Acho que conheço Soledade melhor que o PHP....ele nos entope com informações de Soledade,

 

Aqui em São Paulo...uma sexta-feira extremamente agradável.

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

Ok, vamos lá, imagino eu que tenha alterado o clima local, nas proximidades do lago e da estação.

 

Meu tio vive me falando que antes da usina o clima no litoral paulista era diferente ( não acredito ), que aumentaram os dias nublados e com chuva.

Seria possível afetar até as dinâmicas das frente frias ??

 

Se achar que rende boa discussão abro tópico EXCLUSIVO.

 

Abraços praia grandenses.

Eu diria que a extensão do lago de Itaipu é muito pequena (Em relação ao estado do PR, por exemplo) para mudar o clima do litoral paulista. :mosking:

Também já ouvi muito essas histórias.

 

Acredito numa eventual influência local, apenas.

 

Até onde eu sei, até os Grandes Lagos, na América do Norte, têm influência apenas no clima de áreas próximas.

 

Na normal 1931-1960, Santos tinha apenas 1.8xx horas de insolação por ano, inferior a São Paulo e Curitiba.

Link to comment
Share on other sites

Itaipú alterou o clima em alguma região? gostaria de discutir isso.

 

 

Sim,

 

alterou!

 

 

Abraços, e até a próxima discussão!

(vai pensando sobre o q iremos discutir...)

 

 

Ok, vamos lá, imagino eu que tenha alterado o clima local, nas proximidades do lago e da estação.

 

Meu tio vive me falando que antes da usina o clima no litoral paulista era diferente ( não acredito ), que aumentaram os dias nublados e com chuva.

Seria possível afetar até as dinâmicas das frente frias ??

 

Se achar que rende boa discussão abro tópico EXCLUSIVO.

 

Abraços praia grandenses.

Se houveram mudanças climáticas, estas se restringem apenas às cercanias do lago!

Talvez um pekeno aumento nas precipitações convectivas e consequentemente ligeira diminuição nas temperaturas máximas.

O interessante seria uma verificação dos históricos das localidades próximas à Itaipu, antes e depois da formação do lago.

Mas kem poderia fzr isso?

 

Uma pergunta: As cheias periódicas no Pantanal Matogrossensse alteram o clima de SP, PR, GO, etc?

Estas mesmas cheias são um reflexo das próprias cheias? (qto mais água, mais evaporação e por sua vez, mais chuvas ?)

 

Aff!

 

Abraços piraquarenses!

Link to comment
Share on other sites

Na normal 1931-1960, Santos tinha apenas 1.8xx horas de insolação por ano, inferior a São Paulo e Curitiba.

Corrigindo: normal 1961-1990.

 

Santos: 1.655,9 horas/ano

Curitiba: 2.006,2 h/ano

Sampa (Mirante): 2.003,3 h/ano

 

Ou seja, Santos é nublada e chuvosa faz tempo. :laugh:

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

.....Até onde eu sei, até os Grandes Lagos, na América do Norte, têm influência apenas no clima de áreas próximas.

 

Na normal 1931-1960, Santos tinha apenas 1.8xx horas de insolação por ano, inferior a São Paulo e Curitiba.

 

A conversa vai mudar para o Guaíba em 3, 2, 1.

 

(se eu não provocar....é provocação sim.....se os grandes Lago s é apenas local)

 

Tem também a Billings no Riacho Grande.

 

Tem algumas coisas interessantes em Piraquara.

 

Apenas provocações.

 

Em tempo as imagens de temperaturas do Lago, Rio, Guaíba são sintéticas devido a profundidade e salinidade,

Link to comment
Share on other sites

Com a chuva intensa que caiu nos últimos dois dias sobre Goiânia, o volume acumulado em dezembro superou a média normal para o mês. O Instituto Nacional de Meteorologia registrou 301,8 mm do dia 1 até a manhã do dia 12. Mas entre 7 e 12 choveu aproximadamente 258 mm, que é a média de chuva normal para a Goiânia em dezembro.

 

Os temporais que ocorreram entre quarta e sexta-feira, dia 13, foram decisivos para a que a chuva superasse a média antes mesmo de fechar a primeira quinzena. Foram 76,9 mm entre 11 e 12 de dezembro e mais 55,1 mm entre os dias 12 e 13 de dezembro. Com quase 302 mm de chuva acumulados em 12 dias, a chuva de dezembro em Goiânia está 17% acima da média.

 

Fonte: Climatempo

 

OBS: No momento mais chuva e temperatura de agradáveis 22ºC.

Link to comment
Share on other sites

..e pra mim o destaque do ano na minha estação aqui na represa bilings é ter uma máxima de apenas 7,4...nunca iria imaginar uma marca desta....até em Campos do Jordão e mesmo o PNI não tiveram estes valores...

 

Este local que estou há 33km do Mirante de Santana, 28km do Oceano Atlantico, 23km de Paranapiacaba e , 21km do Aeroporto de Congonhas, é um destaque mesmo no quesito frio..

Link to comment
Share on other sites

Na normal 1931-1960, Santos tinha apenas 1.8xx horas de insolação por ano, inferior a São Paulo e Curitiba.

Corrigindo: normal 1961-1990.

 

Santos: 1.655,9 horas/ano

Curitiba: 2.006,2 h/ano

Sampa (Mirante): 2.003,3 h/ano

 

Ou seja, Santos é nublada e chuvosa faz tempo. :laugh:

 

Que dados interessantes!

Onde conseguiu Aldo?

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

O Mafili, brilhantemente, cansou de dizer que existem formas simples de se determinar a acurácia de um equipamento, e um termometro de 30 reais pode produzir resultados tão precisos quanto uma Davis de 10 mil reais, pois o principio de medição de temperaturas, se pararmos pra pensar, é o mesmo.

 

Acabei de encontrar meu antigo termômetro analógico de ALTA PRECISÃO da Incoterm! :rofl:

 

QZQ8CIg.jpg

Link to comment
Share on other sites

..e pra mim o destaque do ano na minha estação aqui na represa bilings é ter uma máxima de apenas 7,4...nunca iria imaginar uma marca desta....até em Campos do Jordão e mesmo o PNI não tiveram estes valores...

 

Este local que estou há 33km do Mirante de Santana, 28km do Oceano Atlantico, 23km de Paranapiacaba e , 21km do Aeroporto de Congonhas, é um destaque mesmo no quesito frio..

 

Neste dia, o Mirante teve 8,5ºC de máxima. Aqui na Granja Viana, tive 7,6ºC de máxima. Não são raros os dias em que Sampa tem máximas menores que CJ. Já há uma mudança até certo ponto considerável do ponto de vista climático; aquele velho papo de X% subtropical e Y% tropical de altitude. Sampa é mais subtropical que CJ, chove mais no outono/inverno, CJ se dá melhor com ASAS, e por aí vai.

Link to comment
Share on other sites

Temos q verificar a veracidade dos relatos da neve de natal em São Joaca!

Acredito q podem ser verídicos...

 

=======

Existe um incrível mas honesto relato de capuchos de neve em São Joaquim após a missa do galo.

=======

 

Natal com neve em São Joaquim em 25/12/59 e 25/12/60 :

 

Boa dia Sr. Carlos Dias,

foi feito levantamento em todo o banco de dados e nenhuma estação registrou ocorrência de neve no dia 25/12 aos respectivos anos

Atenciosamente,

 

Epagri/Ciram

 

COM TODO O RESPEITO, O LAUDO DELES E NADA É A MESMA COISA. MELHOR SERIA TER PERGUNTADO A MÍNIMA/MÁXIMA DOS DIAS 24 E 25.

 

PEÇA PARA ELES OS DIAS DE NEVE/GEADA DE 2013, SERÃO BEM DIFERENTES DOS MEUS DADOS....

Atendimento de Dados e Laudos Meteorológicos

Link to comment
Share on other sites

..e pra mim o destaque do ano na minha estação aqui na represa bilings é ter uma máxima de apenas 7,4...nunca iria imaginar uma marca desta....até em Campos do Jordão e mesmo o PNI não tiveram estes valores...

 

Este local que estou há 33km do Mirante de Santana, 28km do Oceano Atlantico, 23km de Paranapiacaba e , 21km do Aeroporto de Congonhas, é um destaque mesmo no quesito frio..

 

AQUI FOI REGISTRAR UMA MÁXIMA DE 0,2°C/INMET E 0,4°C/CLIMATERRA (ISTO SIM, POIS É FACE NORTE COM INCLINAÇÃO) NUMA TARDE DE SOL!

Link to comment
Share on other sites

Na normal 1931-1960, Santos tinha apenas 1.8xx horas de insolação por ano, inferior a São Paulo e Curitiba.

Corrigindo: normal 1961-1990.

 

Santos: 1.655,9 horas/ano

Curitiba: 2.006,2 h/ano

Sampa (Mirante): 2.003,3 h/ano

 

Ou seja, Santos é nublada e chuvosa faz tempo. :laugh:

 

Nossa! Cheguei a pensar que Curitiba tivesse menos horas de insolação do que São Paulo!

 

Mas hj aqui o sol apareceu com mais força e a máxima chegou aos 26 graus na Penha (CGE). Agora temos 23 graus!

As previsões continuam a indicar pouca chuva não só na Grande SP como em boa parte do estado paulista pros próximos dias!

Link to comment
Share on other sites

..e pra mim o destaque do ano na minha estação aqui na represa bilings é ter uma máxima de apenas 7,4...nunca iria imaginar uma marca desta....até em Campos do Jordão e mesmo o PNI não tiveram estes valores...

 

Este local que estou há 33km do Mirante de Santana, 28km do Oceano Atlantico, 23km de Paranapiacaba e , 21km do Aeroporto de Congonhas, é um destaque mesmo no quesito frio..

 

AQUI FOI REGISTRAR UMA MÁXIMA DE 0,2°C/INMET E 0,4°C/CLIMATERRA (ISTO SIM, POIS É FACE NORTE COM INCLINAÇÃO) NUMA TARDE DE SOL!

 

Aparentemente a mesma coisa uns 8/9 graus abaixo da média..

Impossível seria o contrário, né.

 

 

Coisas do destino.

 

Sério. Gostei dos comentários.

 

Pena que não posso reproduzí-los.

 

Abraços

 

Elson Kiotaka Outuki morreu em 02 de Outubro de 2007 após uma escultura em formato de um anjo cair sobre ele.

Link to comment
Share on other sites

Na normal 1931-1960, Santos tinha apenas 1.8xx horas de insolação por ano, inferior a São Paulo e Curitiba.

Corrigindo: normal 1961-1990.

 

Santos: 1.655,9 horas/ano

Curitiba: 2.006,2 h/ano

Sampa (Mirante): 2.003,3 h/ano

 

Ou seja, Santos é nublada e chuvosa faz tempo. :laugh:

 

Interessante, eu sempre tive uma impressão de que Curitiba fosso mais "nublada" do que Sampa.

 

O dado de Santos não surpreende. Chove no verão e é bem nublada/chuvosa/"garoenta" no inverno.

 

Abraço.

Link to comment
Share on other sites

Engraçado que as rodadas do GFS do último final de semana e começo dessa semana chegavam a indicar o recuo do canal de umidade mais pra sul à partir da semana que vem, trazendo mais de 200 mm em áreas de SP, RJ e sul de MG na próxima semana. Só que de uma rodada pra outra, a chuvarada foi jogada mais pra norte, atingindo boa parte do interior do NE, centro norte de MG e ES e deixando SP quase na secura!

Link to comment
Share on other sites

Noite de céu estrelado em CDJ; temperatura caindo......

A aut. do Inmet reportou 14,2 nessa última hora.

Aqui em casa, tenho 15,1.

 

Só para não deixar passar; desde criança, sempre gostei de saber as temperaturas dos lugares. Mas, sempre gostei mais dos termômetros digitais, era fascinado por eles. Ficava olhando o mostrador, apenas para ver o exato momento em que os númerozinhos mudavam para mais ou para menos. Achava o máximo. E quando saíram os primeiros relógios que marcavam a temperatura então; enquanto o meu pai não me deu um não sosseguei. Devia tê-lo guardado.

E por aí vai.

Link to comment
Share on other sites

Que dados interessantes!

Onde conseguiu Aldo?

No site do INMET.

Aos poucos eles estão disponibilizando mais informações.

O problema é que (Acho eu) não divulgam. Achei por acaso.

http://www.inmet.gov.br/portal/index.php?r=clima/normaisClimatologicas

 

Nas planilhas estão os dados numéricos da normal 1961-1990.

 

Foi lá que achei dados da antiga (Desativada) estação do INMET no Horto Florestal, zona norte de Sampa.

viewtopic.php?f=119&t=15288

 

E.T. Como nem tudo é perfeito, existem alguns erros nos dados, em termos gerais, falando em termos do Brasil como um todo.

Um dado que suscita sérias dúvidas, por exemplo, é a mínima absoluta de Natal-RN.

Link to comment
Share on other sites

Ok, vamos lá, imagino eu que tenha alterado o clima local, nas proximidades do lago e da estação.

 

Meu tio vive me falando que antes da usina o clima no litoral paulista era diferente ( não acredito ), que aumentaram os dias nublados e com chuva.

Seria possível afetar até as dinâmicas das frente frias ??

 

Se achar que rende boa discussão abro tópico EXCLUSIVO.

 

Abraços praia grandenses.

Eu diria que a extensão do lago de Itaipu é muito pequena (Em relação ao estado do PR, por exemplo) para mudar o clima do litoral paulista. :mosking:

Também já ouvi muito essas histórias.

 

Acredito numa eventual influência local, apenas.

 

Até onde eu sei, até os Grandes Lagos, na América do Norte, têm influência apenas no clima de áreas próximas.

 

Na normal 1931-1960, Santos tinha apenas 1.8xx horas de insolação por ano, inferior a São Paulo e Curitiba.

 

Sobre alterações climáticas no litoral, penso que não procedem, pois sabemos que o vento que sopra ao final da tarde é MARAL, ou seja, não tem origem nas represas. A influencia se dá sobretudo na questão do lake effect, pena que eu não tenho dados pra provar minha teoria, mas tenho certeza que a região do Riacho Grande deveria ter menos chuviscos antes da represa.

Link to comment
Share on other sites

As últimas atualizações do Inpe dão temperaturas agradáveis para Sampa até dia 28/Dez! Nada de calorão acima dos 30ºC! Excelente! As chuvas em Dezembro estão abaixo da média por enquanto. Agora sim, está uma delícia: sol, máximas por enquanto em torno dos 25ºC e mínima ao redor dos 16ºC. Está parecendo outono em pleno Dezembro! Até dia 28 esquenta um pouco, obviamente, mas o importante é não chegar aos 29/30ºC de dia, e a mínima ficar abaixo dos 18ºC, pelo menos. Já está de bom tamanho.

Link to comment
Share on other sites

Não reabriram o tópico de futebol ainda? Bom, o Brasil, se ganhar a Copa, é porque jogou muito mesmo, já que, se der a lógica: pegará Holanda ou Espanha nas 8ªs, Uruguai, Inglaterra ou Itália nas 4ª, Alemanha nas Semi e Argentina na Final. A Argentina já está com meio caminho andado para a Final!!!!! Está com o caminho livre, livre!!! Deu a maior sorte do mundo.

Link to comment
Share on other sites

Olhando alguns modelos de previsão, percebe-se que os mesmos estão colocando temperaturas amenas para essa época do ano, durante a próxima semana toda; principalmente aqui para a faixa leste e partes de MG. Isso significa que teremos novamente dias chuvosos, creio eu; já que, céu azul, sol e temperaturas abaixo dos 25C, é difícil de acontecer às vésperas do verão. Enfim, fiquei um tanto canfuso. :prankster: :prankster:

 

Já esse sábado amanheceu com muita neblina aqui em CDJ; minha mínima foi de 12,5.

A aut. registrou 11,2

Parece que a mínima mais baixa da Mantiqueira foi em MV com 9,8.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.