Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Centro-Sul - Outubro 2013


Marcos
 Share

Recommended Posts

  • Replies 2k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Não podemos querer nos igualar aos americanos na dissimulação de alertas de curtíssimo prazo se a população brasileira não é preparada para isso. Não temos cultura de prevenção e, baseado em casos anteriores, quando se lança um alerta desse tipo o caos é muito maior, pois só gera confusão de interpretação..

Correto!

O prejú "pré-tempestade" seria mto maior q o efeito da tempestade em sí...

 

(sempre q penso em "tumultos", me vem à mente um galinheiro e uma raposa tentando entrar no mesmo)

 

(será q as galinhas naturais de SJakim são mais orgulhosas q as de CdJordão?)

 

———————————————————

 

Ekipe do Simepar, eu aprecio mto o trabalho de vcs!

Tdo smpre mto bem elaborado e atualizado!

 

Abraços camponeses!

Link to comment
Share on other sites

Vira essa boca pra lá, Sérgio, espero que este mês fiquemos zerados

de máximas acima dos 30! :lol:

 

Mas o normal é termos calor intenso em Outubro, coisa que não

aconteceu até o momento. Com certeza é algo bem raro fecharmos

uma quinzena inteira sem qualquer máxima de 30 graus.

 

E vem muita água entre hoje e Sexta. Alguns modelos colocando mais

de 100mm pra cá. A CONFERIR.

Link to comment
Share on other sites

Realmente Aldo, as chuvas vieram para cá .

Continua chovendo. Acumulado em 22 mm.

 

 

Aqui tambem mais foi pouco e só ontem a noite , 2,7mm em casa 1,7mm Top

 

Grande diferneça de minimas , 16°C topo e 10,6°C em casa

Aki, durante a tempestade (rápida) do início da noite de ontem, houve keda de granizo miúdo.

O acumulado em Piraquara foi de 13 mm.

A imagem é da chuva (com granizo) em Pinhais, onde eu estava (à caminho de cs).

5a4e89538bb02_2013-10-1419_24_31.jpg.8e4d8ff9df7b7f20260ff07f1f0c02df.jpg

Link to comment
Share on other sites

Apenas por Curiosidade: Se a chuva não cair hoje, chegaremos ao 12° dia sem chuva, ou seja, será o maior periodo sem chuva que já registro para um mês de Outubro.

 

Meu amigo JC [o pessimista] e desde quando é esse registro?

 

Se eu entendi vc está dizendo que em outubro vc """"nunca"""" registrou 12 dias consecutivos sem chuva?

 

Para o sudeste o início da estação chuvosa ocorre :

 

NA 55ª pêntada ( 28/09 a 02/10)

 

outros autores consideram como sendo 58ª pêntada (08 a 12 de outubro).

 

Todos as observações colocam o desvio padrão entre 1 e 2 pêntadas.

 

La Niña: As minhas observações indicam que na condição de La Niña existe um atrasono início do período chuvoso, porém não afetando os volumes totais de precipitação.

 

Jean, Aparentemente ainda dentro da normalidade.

 

Abração, e continue o bom trabalho.

 

===============================================

 

Ao grande Sergio Moreira,

 

Um estudo sobre o tema para a querida Taubaté [ Terra de Hebe Camargo, Sérgio Moreira, e....e....falsas grávidas.... :laugh: ]

AQUI

The rainfall distribution at Taubaté (SP) have been analysed using a data-set of 15 years

of daily measurements (1983-1997). The seasonal cycle is very well pronnounced with

a wet summer (months Dec-Jan-Fev) and a dry winter (Jun-Jul-Aug). The wet season

usually starts in the 2nd week of Oct, extending until the first week of May. This period

has an accumulated rainfall of 1068 mm (representing 79% of the yearly value), with

205 days of precipitation (rainfall higher than 1 mm.day-1). The probability of the

occurrence of 0 days interval between rainy events is small (less than 5%) during the

summer, increasing this probability to 25% for a 10-20 days of interval between rain in

the winter.

Link to comment
Share on other sites

Pois é Mafili, aqui temos de tudo. :sarcastic:

A única coisa difícil de aparecer nesses últimos tempos é um prefeito que cuide da cidade como ela merece. :sad: :negative: Acho que estou querendo muito. :hang1:

 

Depois de quase 6 horas seguidas de chuva, ela parou. Se não errei na conta, foram 33 mm acumulados. Serviu para dar uma refrescada. Ontem nesse horário tinha 28°C hoje tenho, 21°C.

 

Obrigado Mafili, vou imprimir e assim que tiver um tempinho irei ler o que você me mandou. :good2:

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Pois é Mafili, aqui temos de tudo. :sarcastic:

A única coisa difícil de aparecer nesses últimos tempos é um prefeito que cuide da cidade como ela merece. :sad: :negative: Acho que estou querendo muito. :hang1:

 

Depois de quase 6 horas seguidas de chuva, ela parou. Se não errei na conta, foram 33 mm acumulados. Serviu para dar uma refrescada. Ontem nesse horário tinha 28°C hoje tenho, 21°C.

 

Obrigado Mafili, vou imprimir e assim que tiver um tempinho irei ler o que você me mandou. :good2:

 

Legal, Sérgio.

 

Acho conveniente o Willian ler.....É um bom trabalho para caracterizar precipitações na MANTIQUEIRA.

 

Abração

Link to comment
Share on other sites

 

Carlos interessante esse canal que os ventos fazem

 

O que seria a tal " Confluência dos ventos " ? Obrigado

Sobrinho,

como se tratam de ventos em baixos níveis, dificilmente se obteria uma resposta com base nessas imagens de satélite...

Temos, o q eu diria, uma linha de instabilidades cruzando o Estado de sul à norte, inclusive com registro de chuvas fracas em algumas localidades...

Formou-se uma linha de baixas pressões, de pekena escala e os ventos tendem à convergir para essa área, q à meu ver, têm seus menores índices no norte/noroeste paranaense.

Confluência e convergência são sinônimos!

 

Abraços confluentes!

Link to comment
Share on other sites

Apenas por Curiosidade: Se a chuva não cair hoje, chegaremos ao 12° dia sem chuva, ou seja, será o maior periodo sem chuva que já registro para um mês de Outubro.

 

Meu amigo JC [o pessimista] e desde quando é esse registro?

 

Se eu entendi vc está dizendo que em outubro vc """"nunca"""" registrou 12 dias consecutivos sem chuva?

 

É um registro novo ainda, comecei em 2006, entao faz apenas 8 anos, mais sim desde lá nunca passei mais de 12 dias sem chuva num mês de Outubro..

Link to comment
Share on other sites

Carlão, quando tiver tempo, se tiver dê uma olhada em como anda a anomalia em MDF.[convencional]

Willian se tiver saco coloque as PSW que vc conhece no gráfico abaixo [pode ser apenas lat e long] creio que nas fronteiras há espaço para as coisas de Caldas, CDJ e PNI.

Jean Carlo, bom relato, posso especular que o início da estação chuvosa se dá com uma chuva de 15 mm em 24 horas. Por gentileza consulte teus registros e verifique o que ocorreu nos primeiros 15 dias de outubro. È importante para a caracterização.

Abraços

 

 

 

mhzpt0.png

Link to comment
Share on other sites

Carlão, quando tiver tempo, se tiver dê uma olhada em como anda a anomalia em MDF.[convencional]

Willian se tiver saco coloque as PSW que vc conhece no gráfico abaixo [pode ser apenas lat e long] creio que nas fronteiras há espaço para as coisas de Caldas, CDJ e PNI.

Jean Carlo, bom relato, posso especular que o início da estação chuvosa se dá com uma chuva de 15 mm em 24 horas. Por gentileza consulte teus registros e verifique o que ocorreu nos primeiros 15 dias de outubro. È importante para a caracterização.

Abraços

 

 

 

mhzpt0.png

Mafii estou pelo cel , para adiantar as coisas , lat S 22 19 0 , Lon W 45 21 17 my station

Link to comment
Share on other sites

Carlão, quando tiver tempo, se tiver dê uma olhada em como anda a anomalia em MDF.[convencional]

Willian se tiver saco coloque as PSW que vc conhece no gráfico abaixo [pode ser apenas lat e long] creio que nas fronteiras há espaço para as coisas de Caldas, CDJ e PNI.

Jean Carlo, bom relato, posso especular que o início da estação chuvosa se dá com uma chuva de 15 mm em 24 horas. Por gentileza consulte teus registros e verifique o que ocorreu nos primeiros 15 dias de outubro. È importante para a caracterização.

Abraços

 

Ah sim, inicio do mês foi de muita chuva, tive 111 mm nos 3 primeiros dias do mês...

Link to comment
Share on other sites

Depois da chuva da madrugada, a capital paulista vem tendo sol entre nuvens.

 

O Mirante já bateu em 26,2°C. Ontem já tinha chegado nos 30,8° neste horário.

O IAG chegou nos 24,8°C. Ontem já havia batido nos 30,6°C.

 

Diferentemente de ontem, sopra uma aragem fresca de SE/S.

Dia bem mais agradável... :good:

Link to comment
Share on other sites

Chove agora aqui em Itatiaia, faz 21.9C. Bem diferente de ontem, quando a máxima atingiu os 34.0C.

A mínima hoje foi de 19.0C e a máxima já atingiu 23.6C.

Sds.,

 

Do lado de cá em compensação, céu agora com poucas nuvens e sol forte. Temperatura deu uma disparada: 25,2

 

 

Só foi eu falar...rs.

A chuva parou, o sol está saindo e a temperatura está subindo, já faz 25.9C agora.

Link to comment
Share on other sites

PELA PRIMEIRA VEZ NO MÊS, acabamos de chegar aos 30 graus.

No momento, exatamente este valor, cravadinho, e sensação térmica

elevada devido à UR em 50%.

 

Agora sim, um calor digno de Outubro. WELCOME, hot weather. :mosking:

 

 

Que ótimo Renan, bem vindo a casa dos 30.

 

Eu infelizmente tenho que conviver com eles praticamente todos os dias.

 

E as notícias sobre o ciclone? Parece que já tem um atuando na costa do sul...

 

Mas tenho um protesto a fazer.

 

Estou me sentindo perseguido nesse fórum. Tudo que eu posto é removido para outro tópico, e estou bem chateado com isso. Vontade de nem entrar mais, se continuar desse jeito.

 

Como diria o Marcos, abraços revoltados!

Link to comment
Share on other sites

Estou me sentindo perseguido nesse fórum. Tudo que eu posto é removido para outro tópico, e estou bem chateado com isso. Vontade de nem entrar mais, se continuar desse jeito.

 

Como diria o Marcos, abraços revoltados!

 

desculpa Jordan, respondi lá pra você porque sua msg estava no tópico da região norte e nao no sul, eu mesmo já fui removido porque comentei de um cometa aqui uma vez e moveram minha mensagem para astronomia, não entendi nada!!

 

abraços revoltados (2)!!

Link to comment
Share on other sites

Estou me sentindo perseguido nesse fórum. Tudo que eu posto é removido para outro tópico, e estou bem chateado com isso. Vontade de nem entrar mais, se continuar desse jeito.

 

Como diria o Marcos, abraços revoltados!

 

desculpa Jordan, respondi lá pra você porque sua msg estava no tópico da região norte e nao no sul, eu mesmo já fui removido porque comentei de um cometa aqui uma vez e moveram minha mensagem para astronomia, não entendi nada!!

 

abraços revoltados (2)!!

 

 

Simples , se temos topicos certos pra determinados assuntos porque nao postar nele entao ? Se nao postam a gente move pra manter o topico em ordem como já foi dito

 

 

Se fosse pra postar tudo no " Monitoramento e Previsão - Centro-Sul - Outubro 2013 " tinhamos que mudar o nome pra , Noticias , Monitoramento , fofocas , acontecimentos , Universo 2013 , se temos regras porque nao seguimos ????? Fica a dica

 

 

Eu pelo menos vejos os post aonde for , aqui , no astronomia no Monitoramento Norte e Nordeste em todo o forum

Link to comment
Share on other sites

Estou me sentindo perseguido nesse fórum. Tudo que eu posto é removido para outro tópico, e estou bem chateado com isso. Vontade de nem entrar mais, se continuar desse jeito.

 

Como diria o Marcos, abraços revoltados!

 

desculpa Jordan, respondi lá pra você porque sua msg estava no tópico da região norte e nao no sul, eu mesmo já fui removido porque comentei de um cometa aqui uma vez e moveram minha mensagem para astronomia, não entendi nada!!

 

abraços revoltados (2)!!

 

 

Simples , se temos topicos certos pra determinados assuntos porque nao postar nele entao ? Se nao postam a gente move pra manter o topico em ordem como já foi dito

 

 

Se fosse pra postar tudo no " Monitoramento e Previsão - Centro-Sul - Outubro 2013 " tinhamos que mudar o nome pra , Noticias , Monitoramento , fofocas , acontecimentos , Universo 2013 , se temos regras porque nao seguimos ????? Fica a dica

 

 

Eu pelo menos vejos os post aonde for , aqui , no astronomia no Monitoramento Norte e Nordeste em todo o forum

 

Engraçado que isso é a coisa mais óbvia...impossível não entender.

 

Céu nublado em Sampa, não choveu mais desde o começo da manhã aqui na Penha.

Link to comment
Share on other sites

Estou me sentindo perseguido nesse fórum. Tudo que eu posto é removido para outro tópico, e estou bem chateado com isso. Vontade de nem entrar mais, se continuar desse jeito.

 

Como diria o Marcos, abraços revoltados!

 

desculpa Jordan, respondi lá pra você porque sua msg estava no tópico da região norte e nao no sul, eu mesmo já fui removido porque comentei de um cometa aqui uma vez e moveram minha mensagem para astronomia, não entendi nada!!

 

abraços revoltados (2)!!

 

 

Simples , se temos topicos certos pra determinados assuntos porque nao postar nele entao ? Se nao postam a gente move pra manter o topico em ordem como já foi dito

 

 

Se fosse pra postar tudo no " Monitoramento e Previsão - Centro-Sul - Outubro 2013 " tinhamos que mudar o nome pra , Noticias , Monitoramento , fofocas , acontecimentos , Universo 2013 , se temos regras porque nao seguimos ????? Fica a dica

 

 

Eu pelo menos vejos os post aonde for , aqui , no astronomia no Monitoramento Norte e Nordeste em todo o forum

 

Amigos! Tenham calma nesta hora!

 

O objetivo de se ter um fórum de discussão, é que para determinado tema, você terá um espaço para discutí-lo. Astronomia se discute astronomia, futebol se discute em futebol, e assim por diante, este é o principio básico de qualquer forum ao redor do mundo.

 

Estavamos notando que haviam usuários cadastrados das regiões norte e nordeste que, quando o assunto era a neve no sul, simplesmente não escreviam uma linha, e desculpe Jordan, vc mesmo era um deles, e não tenho a intenção de te criticar, apenas te lembro que tua participação a tempos atrás estava baixa. Quando separamos por centro sul e norte-nordeste, verificamos que muitos usuários com baixo indice de participação do norte e nordeste começaram a aparecer mais.

 

Depois se quiser, Jordan, pode pedir pro Carlos Dias um levantamento de participações e verá que você mesmo tem contribuido muito mais com o espaço desde a separação. Isto é chamado na linguagem do marketing, de processo subliminar. Mesmo não concordando com a separação, tua participação aumentou e isto é facilmente provado. Ou seja, no teu subconsciente, a separação e a criação de um espaço pro Norte e Nordeste te fez participar mais, como se criasse um espaço no teu cérebro dizendo que vc tem que contribuir lá naquele espaço, e não no centro-sul.

 

Mas a tua vontade real, é de escrever no centro-sul. É um paradoxo, e como ex-estudante de marketing, aprendi muito sobre esta área do conhecimento subliminar. Isto não é ruim, é uma peça que o seu próprio cérebro prega em você. Está provado, desde a separação dos topicos entre centro-sul e norte-nordeste, um aumento real nas mensagens condizente com um percentual de 200%. Então me desculpem, mas não entendo esta argumentação de que estamos movendo mensagens apenas estamos utilizando o que é o principio básico de qualquer forum no mundo, que é separar os assuntos por tema, para facilitar pesquisas futuras.

 

Vamos pensar num usuário novo, o cara entra no fórum porque está buscando informações sobre a neve em Gramado. De repente, ele encontra dados no topico do centro-sul, do norte-nordeste, em astronomia, em jardinagem, e aí o coitado ficará perdido e ficará desestimulado a participar do fórum. Agora pensa no mesmo cara, ao procurar sobre neve em gramado, encontra somente em tópicos relacionados, como o centro-sul, o fotografia, ou o tópico neve. Ai o cara terá vontade de entrar no tópico e ler, porque sabe que toda a informação que precisa vai estar em lugares específicos e adequados a sua pesquisa.

 

Desculpe se a verdade pode ser ruim pra vcs, mas tinha de ser dita. Não queremos perder as contribuições valiosas tuas, Jordan, mas se não gostar do jeito que ficou, tem a total liberdade de sair e procurar outros fóruns. MAs eu sei, e muita gente sabe, que hoje em termos não só de frio, como de climatologia, o BAZ é um baita espaço, e único no Brasil com o seu porte. Não é uma critica, mas entra no interativo do climatempo e veja a qualidade das mensagens postadas lá, compare com o BAZ e depois reflita se vale a pena nos abandonar.

 

Abraços não-revoltados!

Link to comment
Share on other sites

Tivemos um temporal aqui 90% da cidade ficou sem energia , acumulado baixo em torno dos 10mm mais o vento forte e os raios foram fortes

 

Minha estaçao parou de reportar dados la em casa deve ta sem energia ainda

 

A estaçao de topo a energia solar continuou reportando só interrompeu pela falta de internet

 

La 16°C com 5mm e rajadas de 30km/h

Link to comment
Share on other sites

Fim de tarde nublado na capital paulista.

Diferente de ontem, que estava abafado nessa hora, hoje já está bem mais fresco, faz 19C na Penha (CGE), após chegar na casa dos 27 graus.

Além da forte pancada no começo da madrugada, aqui no começo da zona leste voltou a chover bem forte por volta das 4:15 da manhã. Eu estava já dormindo e acordei com o barulho da chuva muito forte.

Ao olhar o radar de São Roque, dá pra ver que fortes áreas de chuvas estão próximas da Grande SP!

Link to comment
Share on other sites

Aqui em Sampa, voltamos à velha infiltração marítima, com ventos de SE a S e céu totalmente encoberto (Desde o meio da tarde, pelo menos).

 

Às 19h,

Mirante: 18,5°C

IAG: 18,2°C

Mais alguns poucos décimos e serão batidas as mínimas de madrugada/manhã...

 

Como disse o Daniel, bem diferente de ontem.

 

Radar de São Roque indica, há um bom tempo, grande área de chuva atravessando o centro-leste paulista.

Com essa temperatura amena na capital, acho difícil chuva mais forte por aqui nas próximas horas.

A conferir.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.