Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Centro-Sul - Outubro 2013


Marcos
 Share

Recommended Posts

  • Replies 2k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Agora o MBAR também mostra um 998hpas, do lado de Florianopolis... O que levaria pelo modelo a ventos de 12m/s lá pra 120h pra capital catarinense.

 

gsaf.png

 

O Access-G segue com a mesma idéia de ontem, com a baixa descendo rente a costa de SC, ao invés de ir pro mar, porém, agora sugere ela se formando mais ao sul, não tendo muito tempo se intensificar, enquanto estiver perto da costa. CMC/JMA parecem também querer seguir tal cenário a distância.

 

il13.png

 

Outro modelo que intensificou a baixa foi o ETA, só que pra São Paulo, e se afastando pro mar. Demais modelos seguem inalterados, mostrando uma baixa fraca, e o GFS segue insistindo na baixa se formando sobre o Sudeste enquanto o Euro no RS,e em ambos os casos se afastando direto pro mar.

 

n6bu.png

Link to comment
Share on other sites

Agora o MBAR também mostra um 998hpas, do lado de Florianopolis... O que levaria pelo modelo a ventos de 12m/s lá pra 120h pra capital catarinense.

 

gsaf.png

 

Muito, mas muito interessante o cenário, Rodolfo. Muito bem observado!

 

Uma baixa de 998mb tão próxima de Floripa eu me recordo de poucas ocasiões, como o Catarina.

 

O ciclone me parece extratropical, estando associado a entrada de ar frio continental. Mas com uma formação até certo ponto incomum, mas não raríssimo de se ver.

 

 

A bomba do CFS para os primeiros dias de novembro:

 

bU0MHZ7.png

 

Anomalias muito expressivas denotando possível entrada de ar frio continental.

Link to comment
Share on other sites

wCIMKCm.jpgBelos cirrus na zona norte de Sampa, por volta de 7h da manhã de hoje

 

No momento, céu parcialmente nublado por aqui, sensação de calor e abafamento nas ruas.

 

A automática do Mirante já tocou nos 27,2°C.

Já é a temperatura mais alta em 15 dias.

 

E.T.: Climatempo já está falando nas instabilidades antecipadas pelo Rodolfo, nesta semana aqui em SP.

Link to comment
Share on other sites

Uma baixa de 998mb tão próxima de Floripa eu me recordo de poucas ocasiões, como o Catarina.

 

O ciclone me parece extratropical, estando associado a entrada de ar frio continental. Mas com uma formação até certo ponto incomum, mas não raríssimo de se ver.

 

Olha Caio, há diagramas mostrando temperaturas aquecidas dentro do seu núcleo, o que pode indicar Ciclone Subtropical inicialmente, mas varia de modelo pra modelo...

 

O cenário apresentado pelo Rodolfo não só traria muitos transtornos para o litoral de SC, mas também tempo muito severo em sua banda frontal, que passaria por PR, MS, SP e posteriormente GO e MG.

 

E.T.: Climatempo já está falando nas instabilidades antecipadas pelo Rodolfo, nesta semana aqui em SP.

 

Exatamente. Esse era meu foco. Tempo Severo pra cá! Mas a Baixa chamou a atenção também.

Link to comment
Share on other sites

Tempo muito agradável e aproveitável neste Domingo. Temos sol forte,

nenhuma nuvem no céu e 25,9ºC. A UR baixa de 39% impede qualquer

sensação de calor. Outubro continua perfeito por aqui.

 

Parece que enfim chegaremos aos 30 graus na Terça, antes da chuva.

Quarta e Quinta prometem ser dias chuvosos na região.

Link to comment
Share on other sites

Um dos modelos que seguem a distância o MBAR e o Access-G, o CMC indica um sistema subtropical nos diagramas.

 

No primeiro diagrama relacionado a natureza da baixa, temos "Núcleo Quente Assimétrico", ou seja tem núcleo quente (nada a ver com sistema extratropical) mas associado a uma frente.

 

s15l.png

 

No segundo diagrama relacionado a termal em altos níveis, nota-se temperaturas mornas, quando sistemas extratropicais tem ventos frios em alta troposfera... Creio que a solução do MBAR possa estar nos mesmos moldes. Muito Interessante e não muito comum digamos.

 

w3f0.png

Link to comment
Share on other sites

Considero uma tremenda perda de tempo ficar analisando mapas e modelos pra entender como o tempo irá se comportar nas próximas hrs, ou nos próximos dias!

 

Carlos acho que faz parte e interessante ficarmos aqui analizando os modelos e vendo o que está sendo projetado para 10 ou 15 dias para frente...O que acho , é que o correto seria conferir depois se aquela analise feita aqui foi certa ou não...Isto é muito difícil de acontecer...Outra coisa é que muitos olham só as mínimas aqui...tudo gira em torno de mínimas e se esquecem do resto como sensação térmica, vento, pluviosidade, máximas, nuvens, etc..

 

 

Então, aki está:

 

"PREVISÃO DO TEMPO ATRAVÉS DA OBSERVAÇÃO DAS AVES, ANIMAIS E INSETOS"

 

...asas abertas no galinheiro, sinal de aguaceiro...

 

...galinha numa perna só e cabeça escondida, chuva garantida...

 

...qdo o galo canta antes de beber, chuva e trovoadas vamos ter...

 

Bem, aí está minha fórmula infalível pra não ser pego desprevenido em qker época do ano...

 

Abraços!

:laugh:

 

Cacá, :rofl: :rofl: :rofl: :rofl: :laugh: :laugh: :laugh:

 

Realiza, imagine a cena no galinheiro.....

Link to comment
Share on other sites

Radar do MI indica fortíssimo temporal a norte de Rio do Sul e a oeste daqui. Incrível valor de 75 dBz, potencial tornádico. Sigo acompanhando. Parece que está se deslocando bem para cá...

 

Xiiiii!!! Negócio Brabo!!

 

Olho nas cidades de Apiúna, Ibirama, Rodeio, Timbó e Indaiá... Pertinho de Blumenal do Maurício...

 

m8a1.png

Link to comment
Share on other sites

Ao contrário do ETA 15 que dá a semana inteira de tempo seco por aqui com uma gradativa queda na temperatura, a MetSul dá alguma instabilidade a partir de 4ª-feira até o outro final de semana. Provavelmente efeito da baixa projetada na costa de SC. De qualquer forma, teremos ar fresco no Sul.

 

Hoje o dia está bem abafado. Choveu 14,2 mm durante a madrugada em pancadas fortes, mas não baixei dos 19,2°. Agora faz 27,4° com 61% e a pressão está em 1008,0 mb.

Link to comment
Share on other sites

Analisando melhor o radar, parece que o buraco é mais em baixo...

 

Pra mim isso aqui é um Bow Echo... Tem formato de arco.

 

ye2m.png

 

E alguns minutos depois, parece ser um Hook Echo... Formato de gancho entre Presidente Getúlio e Ibirama ... Tenso!!

 

bboe.png

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Passou raspando por aqui, provavelmente atingiu bairros mais ao norte de Blumenau e região de Rodeio/Indaial assim como citado pelo Rodolfo. Choveu no máximo forte por pouco tempo com muitas trovoadas. Estou esperando atualizar a estação do CEOPS na Itoupava, que fica mais ao norte. Mas foi uma famosa chuva de verão, pois já há sol.

Link to comment
Share on other sites

E o Mbar incrivelmente e quase que sozinho manteve a baixa fechada a se formar em 84h frente a costa de SC/PR/SP.

 

Cenário curioso. Quase nenhum sinal semelhante na maioria dos modelos globais.

 

Será???

 

Baixa fechada e com 15°C em 850hpas no núcleo.... (Se eu estiver errado, me corrijam por favor).

 

Não creio em Extratropical, pra mim é Subtropical e depois se convertendo a extratropical pelo MBAR... Interessante!

 

bx2n.png

Link to comment
Share on other sites

E o Mbar incrivelmente e quase que sozinho manteve a baixa fechada a se formar em 84h frente a costa de SC/PR/SP.

 

Cenário curioso. Quase nenhum sinal semelhante na maioria dos modelos globais.

 

Será???

 

Baixa fechada e com 15°C em 850hpas no núcleo.... (Se eu estiver errado, me corrijam por favor).

 

Não creio em Extratropical, pra mim é Subtropical e depois se convertendo a extratropical pelo MBAR... Interessante!

 

bx2n.png

 

Rodolfo, neste possível cenário , preocuparia a chuva ou o vento aqui?

Link to comment
Share on other sites

As instabilidades desta tarde passaram pelo extremo sul do planalto curitibano e mais uma vez não atingiram Piraquara.

Tivemos um dia (e principalmente, uma tarde) com ventos de NW constantes e rajadas de até 40 km/h, temperatura elevada (25 a 27°C) e sensação de abafamento.

As nuvens em alguns momentos chegaram a se aglomerar, dando a impressão q produziriam precipitações, mas devido aos ventos fortes logo se afastavam e o Sol (fraco) retornava.

No final da tarde era possível observar à olho nú o aglomerado de Cb's no extremo sudeste (a tempestade q atingiu Blumenau)... Alguns municípios da divisa com SC registraram chuvas com trovoadas neste final de tarde.

 

Pôr-do -Sol em Piraquara (nebulosidade média se afastou para leste/sudeste, devido aos ventos, restando as camadas cirrosas)...

5a4e895376422_2013-10-1318_27_54.jpg.75241ce5036f164d9871f0bfce9c64c2.jpg

Link to comment
Share on other sites

Rodolfo muito interessante o cenário que se desenha para esta segunda metade da semana. Merece muita atenção por sinal quanto ao tempo severo.

E falando em tempo severo o Ipmet classificou o tornado de Taquarituba:

http://www.ipmet.unesp.br/noticia.php?menu_esq1&id=205

 

Retorno hoje de pois de um dias de tempo quente e atarefado. Neste sábado a chuva chegou boa a região, com volumes elevados que a tempo não vinha. Em Vila Nova do Sul acumulado de 30mm na localidade que monitoro, porém na cidade a chuva foi mais volumosa. Aqui em casa, São Gabriel, a chuva acumulou 39,6mm e no interior há relatos de volumes mais altos assim com mais baixos, resultantes da irregularidade das precipitações.

Link to comment
Share on other sites

Aqui em Sampa temos uma noite quente (Ainda fresco dentro de casa, porém mais quente fora) como não tínhamos há tempos...

 

Hoje,

Mirante: 15,7°C / 28,7°C (A temperatura mais alta em 23 dias, desde os 31,1°C registrados em 20/09)

IAG: 14,1°C / 28,7°C

 

No início da noite, houve um rápido chuvisqueiro aqui na zona norte paulistana, que mal molhou o chão.

 

Agora, céu com muitas nuvens,

Mirante (Aut.): 23,0°C

Congonhas: 25°C

Cumbica: 22°C

 

E.T.: Esta última noite (De ontem para hoje) foi tórrida em Palmas-TO: 28,3°C / 38,4°C :heat: :heat:

Link to comment
Share on other sites

Rodolfo muito interessante o cenário que se desenha para esta segunda metade da semana. Merece muita atenção por sinal quanto ao tempo severo.

E falando em tempo severo o Ipmet classificou o tornado de Taquarituba:

http://www.ipmet.unesp.br/noticia.php?menu_esq1&id=205

 

 

Com todo respeito ao profissional José Carlos Figueiredo, mas dizer que esse tornado foi um F3 para mim é um exagero, então o de Indaiatuba devia ser o que então, um F4 ou F5? E muito menos concordo totalmente com o ultimo parágrafo do IPMET ( a ultima linha se salva!):

 

"Embora a ocorrência de tornados no país não seja tão comum, vários eventos foram verificados no país nos últimos anos, especialmente no estado de São Paulo e nos estados localizados na região Sul, o que confirma a necessidade de maiores investimentos em radares e mecanismos de alerta da população."

Link to comment
Share on other sites

Com o afastamento das áreas de instabilidade para o oceano, durante a noite de ontem, houve uma melhora significativa nas condições do tempo aki no leste do Estado e tbm no interior.

As temperaturas diminuíram bastante em muitas áreas paranaenses (em relação às máximas observadas durante a tarde e às mínimas da manhã) em resposta ao avanço do sistema frontal no oceano e à rápida diminuição da nebulosidade, entretanto sem entrada de ar polar...

Temos uma manhã de céu parcialmente nublado, vento calmo, 16°C de temperatura e 85% de umidade relativa.

5a4e89537b0f2_2013-10-1406_09_24.jpg.f25ff9a92d23b5abdb69d449b3fad150.jpg

Link to comment
Share on other sites

 

A menino está acordando muito cedo..... :laugh:

Dia, estrelado[/u] e bem ameno, agora estamos com 12,5°C/Climaterra.[/b][/i]

 

Nevoeiro forte em S.Joaquim e 11,2°C. Maior parte de SC terá pouca ou nenhuma chuva nesta segunda.

Seria assim:

 

"Dia! (bom dia)...

Estrelado... "

 

A, hj é o dia do meteorologista!

 

Vamos fzr uma linda festa, gente!!!

 

TÉ + (ELE)

Link to comment
Share on other sites

Outubro 2013 (13dias) - Desvio (1981/2010)

 

(-1,5) 22,2 - Rio de Janeiro (Aero Internacional do Galeão)**

 

Rio de Janeiro

 

Já que não é possivel fazer o desvio pela estação do Inmet, elaborei a normal 1981/2010 do Galeão , e desta maneira é a 1a vez que consigo ver o que de fato está o Rio de Janeiro em relação a desvios.

Link to comment
Share on other sites

William, conforme o esperado, esta estação de topo é muito mais quente

do que a sua baixada. A diferença de altitude não é tão grande assim, se

fosse como aqui em JF a história seria outra. A diferença entre minha

estação e o INMET é de grandes 250m, neste caso o topo se sai melhor

em vários casos.

 

Hoje mínima de 13,2ºC e já faz 24,9ºC agora. Será que chega nos 30? A

conferir.

Link to comment
Share on other sites

Outubro 2013 (13dias) - Desvio (1981/2010)

 

(-1,5) 22,2 - Rio de Janeiro (Aero Internacional do Galeão)**

 

Rio de Janeiro

 

Já que não é possivel fazer o desvio pela estação do Inmet, elaborei a normal 1981/2010 do Galeão , e desta maneira é a 1a vez que consigo ver o que de fato está o Rio de Janeiro em relação a desvios.

 

:heart: :heart: :heart: :heart:

 

Carlos,

 

Obrigado por me proporcionar um dia mais feliz!

 

Abraços!

Link to comment
Share on other sites

William, conforme o esperado, esta estação de topo é muito mais quente

do que a sua baixada. A diferença de altitude não é tão grande assim, se

fosse como aqui em JF a história seria outra. A diferença entre minha

estação e o INMET é de grandes 250m, neste caso o topo se sai melhor

em vários casos.

 

Hoje mínima de 13,2ºC e já faz 24,9ºC agora. Será que chega nos 30? A

conferir.

 

Sim Renan sao 200 Metros de diferença quase , a estaçao do topo poderia ser mais alta , tem um pico ao lado a 1600 Metros , mais deixamos ela no topo/encosta a 1500

Link to comment
Share on other sites

Outubro 2013 (13dias) - Desvios (1981/2010)

 

(-0,9) 16,3 - Buenos Aires (Observatorio)**

 

(-1,3) 18,5 - Porto Alegre (Salgado Filho)

 

(-0,8) 19,4 - Florianópolis SC (Hercílio Luz)

 

(-1,3) 15,8 - Curitiba PR (Conv/Inmet)

 

(-1,7) 18,2 - São Paulo SP (Conv/Inmet)

 

(-1,5) 22,2 - Rio de Janeiro (Aero Internacional do Galeão)

 

** 61/90

 

 

Impressionante o desvio de SP neste início de Outubro! A sensação de Outubro frio está sendo traduzida em números!

Link to comment
Share on other sites

Carlos,

 

Obrigado por me proporcionar um dia mais feliz!

 

Abraços!

 

Vlw Ziemann, tambem fico feliz pois é a primeira vez na historia do forum desde 2001, que temos agora a informação de anomalia na cidade do Rio de Janeiro e penso que o Galeão não poderia ser o Aero melhor, pois o St Dimont por exemplo, sofre muita influencia do mar.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.