Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Prev Regióes Centro-Sul - Setembro 2013


Recommended Posts

  • Replies 2k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Tempestade de poeira amanhã?

Como é de costume em um longo periodo sem chuva, vir uma forte ventania e com essa secura e as áreas agricolas sem plantio tem muito pó pra levantar, é um fenomeno até comum por aqui o céu fica literalmente laranja..

Lembrei agora dos tempos de criança/adolescente...

Nakela época, antes das grandes tempestades, verdadeiras nuvens de poeira cobriam toda a região.

Hj, raramente isso ocorre, pois não existem mais grandes áreas "vazias" e ocasionalmente empoeiradas...

(ao menos é o q penso...)

A última vez q vi nuvens de poeira, foi em outubro do ano passado, qdo uma tempestade atingiu o município pelo sudoeste, com rajadas de 80 km/h e pouca chuva!

Link to comment
Share on other sites

Gurizada,

 

Apesar do calor todo que está fazendo aqui na região sul, graças a Deus ainda não atingi os 30 graus.

 

As máximas beiram os 28/29 graus por duas ou tres horas e já caem rapidamente. As madrugadas têm sido bastante frescas ou até frias com mínimas abaixo dos 10 graus, diferentemente por exemplo da serra gaúcha onde as mínimas tem ficado acima dos 13/14 graus e máximas em 29/30 graus.

 

Nem ventilador foi necessário, aliás tenho ventilador só pra bonito, pois nem no auge do verão costumamos utilizar...

 

no momento tenho 27 graus sol, e as nuvens começam a aparecer nuvens, só aguardando o aguaceiro!

Link to comment
Share on other sites

Poxa Alexandre...desculpa minha franqueza, mas vc só aparece aqui no Fórum quando alguém diz que a Metsul errou ou alguma critica negativa seja postada, do contrário é um mero visitante leitor....Aquele velho Alexandre que participava de forma normal, assim como tantos outros das antigas aqui...não temos mais...virou um simples leitor só monitoramento o que é falado aqui da Metsul.. :-?

 

Meu direito. Liberdade de expressão pressupõe o direito de escrever O QUE se deseja, COMO se deseja e QUANDO se deseja*. Meu tempo de escrever no BAZ passou. Hoje prefiro ocupar a condição de leitor, como outros tantos fazem sem serem repreendidos. Abraço !

 

* Dentro dos limites da civilidade e legalidade.

Link to comment
Share on other sites

Esse é o espírito baziano. Parabéns pelo seu esforço Arthur. Sacrificando o pessoal em nome de uma paixão. :clapping: :clapping: :clapping:

Queria elogiar a organização do fórum, ficou bom.

 

Parabéns mesmo Artur..sua disposição é algo surpreendente, só não fui pois tinha um compromisso inadiável..pena!!

 

Fico no aguardo dos dados....

 

Rodrigo, também gostei do formato...muito melhor termos 15 tópicos fixos com diversos assuntos, do que dezenas que eram abertos todos os meses aqui. O espaço ficou mais enxuto e de fácil leitura no meu ver..

 

Bruno vc disse clima de Anapolina..na verdade é Anápolis....Anapolina é um time de futebol...Daqui a pouco vc vai querer debater o Clima do Gremio e não de Porto Alegre..

 

:mosking:

 

É verdade! É o trauma :mosking:

Link to comment
Share on other sites

Calor, muito quente em São Paulo,

 

agradável....não tem uma nuvem.

 

Anápolis

 

Base Aérea : SBAN

 

METAR SBAN 151300Z 08012KT CAVOK 27/09 Q1022

 

Base Aérea : SBSM ...Santa Maria

 

METAR SBSM 151300Z 13005KT 2300 BR OVC003 20/19 Q1013=

 

Já comecei a gostar do Anapolina,

 

6ahf-lQLpIA

 

Mafili, qdo eu ia cutucar o Bruno sobre a goleada sofrida pelo Grêmio para a Anapolina vi que vc tinha citado o jogo. A Anapolina já foi um grande time aqui de Goiás, mas já há muito tempo acabou, disputa somente a 2ª divisão do goianão.

:ok: :ok:

Link to comment
Share on other sites

Esse mês de setembro tem sido um dos mais comportados dos últimos tempos. Graças a Deus ainda não chegamos nem perto de 37/38°C e não será nessa próxima semana. Mas creio que o próximo bloqueio proporcionará isso. De qq forma será o menor período com altas temperaturas, graças a Deus.

E que venha a chuva na próxima 3ª.

Abraços

Link to comment
Share on other sites

Atualizando:

 

- Incursão polar tiro curto com os detalhes revelados depois da convergência geral.

 

- GFS incrementou o frio, melhorando o posicionamento da baixa pressão na costa.

 

- Mbar também seguiu esta linha, estava com o ciclone igualmente distante.

 

- Global insistente por algo mais forte, mais deu uma ligeira reduzida.

 

- Europeu estável, estava mais "certo" há algumas rodadas. O GFS o seguiu e o caminho intermediário com o Global foi achado pela maioria das rodagens.

 

- Madrugada gelada na quarta entre o RS e SC, na quinta pode já haver infiltração de nuvens por algumas rodagens.

 

- Há longo prazo vai se destacando uma erupção marítima por conta do bloqueio no Brasil, mas o Global indica algo continental.

 

- Setembro muito acima da média no Sul, algum desconto daqui para frente.

 

- Negativas em Urupema e baixadões frios nesta semana, podendo ser forte na quarta-feira.

 

Obs: O final de semana foi de verão e praias movimentadas em Floripa. A ilha da magia mostrou todo o seu encanto.

Link to comment
Share on other sites

Poxa Alexandre...desculpa minha franqueza, mas vc só aparece aqui no Fórum quando alguém diz que a Metsul errou ou alguma critica negativa seja postada, do contrário é um mero visitante leitor....Aquele velho Alexandre que participava de forma normal, assim como tantos outros das antigas aqui...não temos mais...virou um simples leitor só monitoramento o que é falado aqui da Metsul.. :-?

 

Meu direito. Liberdade de expressão pressupõe o direito de escrever O QUE se deseja, COMO se deseja e QUANDO se deseja*. Meu tempo de escrever no BAZ passou. Hoje prefiro ocupar a condição de leitor, como outros tantos fazem sem serem repreendidos. Abraço !

 

* Dentro dos limites da civilidade e legalidade.

Faz tempo q notei q Alexandre Aguiar só aparece aki como "seu próprio advogado de defesa" e da Metsul...

Não falei nada pq não tenho q dar "pitaco" sobre o q os outros fazem ou deixam de fzr!

Eu não estava aki na época "de ouro", como sempre é lembrado o "início do Baz"...

Tbm não sou cientista...

Minhas credenciais não me dão direito à nada, a não ser um banquinho atrás da última fileira!

Mas tenho uma constatação a fzr...

 

AAA,

enqt BAZ existir, vc não terá PAZ!

 

Mas,

 

me admira mto o fato de alguém q já teve a oportunidade de conhecer a Islândia, um lugar simplesmente indescritível, se incomodar com picuinhas!

 

Bem...

 

...chega um momento em q temos q nos retirar,

para a respeitabilidade....

 

Adiós!

Link to comment
Share on other sites

Começa a chover bem fraco por aqui. 23,3ºC! Ainda bem quente. Daqui a pouco deve parar pelas imagens de satélite, é uma chuva bem isolada.

Temos tbm 23°C aki no planalto !

Hoje fez mto calor, com temperatura máxima beirando os 30° C e ventos constantes de norte/noroeste.

Segundo o Simepar, a máxima atingiu 29,9°C em Ctba,

34°C em Maringá,

37,6°C em Antonina.

 

No sul do Estado, chuvas e temperatura em keda... Palmas tem agora 16° C.ª

 

Possivelmente, mtas localidades do noroeste paranaense tiveram máxima >35°C.

 

As chuvas se concentram no RS e em SC.

No Paraná, por enqt, chuvas isoladas no sudoeste e sul...

Mtos raios no Paraguai e nordeste da Argentina.

WUBLAST_10.png.1d141903b46b8183586f8fe465669941.png

Link to comment
Share on other sites

Alexandre, vc havia postado essa notícia em 2006. A expectativa continua?

 

Poxa Alexandre...desculpa minha franqueza, mas vc só aparece aqui no Fórum quando alguém diz que a Metsul errou ou alguma critica negativa seja postada, do contrário é um mero visitante leitor....Aquele velho Alexandre que participava de forma normal, assim como tantos outros das antigas aqui...não temos mais...virou um simples leitor só monitoramento o que é falado aqui da Metsul..

 

:-?

 

Parabéns, Carlos Dias! Foste brilhante na tua colocação. Assino embaixo. Abraços!

Link to comment
Share on other sites

.....Tbm não sou cientista...

Minhas credenciais não me dão direito à nada, a não ser um banquinho....

 

A ciência é um método....nada sofisticado.....mas...é um método.

 

Sobre credenciais.....SAIU DO MÉTODO [ teu hipotético adversário].....pode chamar para cima.....vai brigar, espernear....só besteira.

 

Se o trem vir de forma não cientifica pode chamar SEIS....Claro que voltei a ser encrenqueiro...errou....

 

Mafilinho paz e amor.

 

Na linguagem de consumo da internet....sei lá....contra a rapidez da futilidade.

 

O fórum deve ser lento....muito lento....very slow....

Link to comment
Share on other sites

Global apostando forte em uma erupção continental em 192h/216h. GFS e Europeu apostando forte que o bloqueio brasileiro vai maritimizar o anticiclone polar. Pelo GFS há ainda outros ataques ao Cone Sul pintando insistentemente nas rodadas de longo prazo.

 

O padrão negativo da AAO pode mesmo resultar em um setembro mais comportado em seu final. Faz sentido neste ano onde o ciclo das "baleias polares" vem ocorrendo a partir da segunda quinzena. E a depender da força do bloqueio brasileiro saberemos se a temperatura mais baixa será acompanhada de tempo seco ou chuvoso.

 

Além dos bazianos, tanto SC quanto PR devem torcer muito pelo Global.

Link to comment
Share on other sites

Extremos do dia - 15/09/13

 

02,4 / 16,4 - Parque do Itatiaia RJ (PWS - P Marcão)

11,5 / 20,6 - Pico do Couto RJ (Aut-Inmet)

12,6 / 21,9 - Morro da Igreja SC (Aut-Inmet)

 

04,7 / 22,5 - Campos do Jordão SP (PWS - Vl Inglesa)

05,0 / 27,7 - Maria da Fé MG (PWS - Lage)

06,8 / 25,7 - Monte Verde MG (Aut-Inmet)

07,3 / 28,5 - Caldas MG (Aut-Inmet)

08,6 / 22,4 - Campos do Jordão SP (Aut-Inmet)

 

08,4 / 26,1 - Bom Jardim da Serra (Aut-Epagri)

08,7 / 25,6 - São José dos Ausentes RS (PWS)

09,6 / 27,0 - São Joaquim SC (Epagri - St Isabel)

10,2 / 25,4 - Urupema SC (Aut-Epagri)

13,2 / 14,3 - Chuí RS (Aut-Inmet)

13,7 / 24,7 - São Joaquim SC (Aut-Inmet)

14,0 / 24,9 - São José dos Ausentes RS (Aut-Inmet)

15,6 / 24,4 - São Joaquim SC (Conv-Inmet)

15,6 / 25,4 - São Joaquim SC (Epagri-Chapada Bonita)

15,7 / 25,8 - Gramado RS (PWS)

16,0 / 28,1 - São Joaquim SC (Epagri-Bentinho)

16,2 / 25,4 - São Joaquim SC (Epagri-Boava)

17,5 / 27,9 - São Joaquim SC (Epagri-Despraiado)

Link to comment
Share on other sites

A máxima chegou aos 30 graus hoje, mais precisamente 30,2ºC. É o efeito ASAS indo embora e sendo

substituído pela onda de calor, conforme mencionei mais cedo. Pelo menos vai vir chuva boa na Quarta.

 

Engraçado como tem feito mais calor em Juiz de Fora que em BH.

 

Hoje meu termômetro não passou dos 27.6ºC.E olha que ele fica do lado de uma parede que esquenta muito.

 

Ainda tem um ventinho fresco marítimo chegando aqui.Bem diferente do calor infernal de 2012, quando registramos 37,1ºC, a mais alta temperatura da história.

Link to comment
Share on other sites

Extremos do dia - 15/09/13

 

02,4 / 16,4 - Parque do Itatiaia RJ (PWS - P Marcão)

 

Carlos e Artur,

 

Itatiaia: A Criança que gosta de brilhar sozinha.

 

A amada criança bota no bolso qualquer outra estação no Brazil.

 

FANTÁSTICO

 

 

Ehehehe e pensar que até um tempo atrás era um sonho, agora é realidade. e estamos vendo o potencial da altitude em dias de sol farto e calor a vontade para todos!

Link to comment
Share on other sites

....Ehehehe e pensar que até um tempo atrás era um sonho, agora é realidade. e estamos vendo o potencial da altitude em dias de sol farto e calor a vontade para todos!

 

Para esta criança até o momento não teve estação.

 

Ela vai negativar em outubro e novembro....tá bom, né.

 

Estamos aprendendo....com a criança...

Link to comment
Share on other sites

Calor e secura na capital paulista! Máxima de 33 graus na Penha (CGE). Já no aero de Congonhas, a máxima ficou aos 31 graus. Hoje as nuvens até se desenvolveram um pouco mais, só que não chegou a chover pelo menos aqui no começo da zona leste.

E assim como ontem, a noite continua muito seca. 36% em Congonhas! E além da secura, temos um ar muito poluído, que está complicado pra se respirar.

Agora basta torcer para que a pancada de chuva prevista pra amanhã se confirme. Está precisando chover pra dar uma boa limpada no ar.

Link to comment
Share on other sites

Sampa teve um bom aumento de nebulosidade na tarde de hoje, que acabou se dissipando no início da noite.

 

Mirante: 18,5°C / 31,5°C

IAG: 14,2°C / 32,2°C

Guarulhos (Conv.): 17,0°C / 32,0°C

Barueri: 12,2°C / 31,3°C

 

Agora, céu com poucas nuvens:

Mirante: 22,5°C

IAG: 18,6°C

 

Por aqui... Sunny & Helly: 20,3 a 33,4. Mas felizmente não sent este forno todo, pois passei o dia na PG da Cantareira.

Abraços infernais! :friends:

Link to comment
Share on other sites

1. Litoral paulista:

Guarujá (Base Aérea): 36°C

Santos: 36,4°C (13h)

Iguape: 34,5°C

 

Acredito que as temperaturas ficaram altas no litoral de SP já por conta da pré-frontal!

 

Já aqui no começo da zona leste de sampa dá pra ver algumas nuvens cúmulos em direção à São Miguel Paulista. Isso pode ser um bom sinal já que esse tipo de nebulosidade durante a noite em alguns casos prenuncia a entrada dos ventos marítimos!

Link to comment
Share on other sites

1. Litoral paulista:

Guarujá (Base Aérea): 36°C

Santos: 36,4°C (13h)

Iguape: 34,5°C

 

Acredito que as temperaturas ficaram altas no litoral de SP já por conta da pré-frontal!

 

Já aqui no começo da zona leste de sampa dá pra ver algumas nuvens cúmulos em direção à São Miguel Paulista. Isso pode ser um bom sinal já que esse tipo de nebulosidade durante a noite em alguns casos prenuncia a entrada dos ventos marítimos!

 

Por enquanto, eu que estou na linha de frente de entradas de ar maritimo, ainda não tenho este ar chegando aqui, estou com elevados 21,6 graus. Se nada mudar de madrugada, chance de mínima acima de 20 não está descartada.

 

E o PNI brilha muito nesta madrugada!!! 3,7 graus e caindo!!!

Link to comment
Share on other sites

Por enquanto, eu que estou na linha de frente de entradas de ar maritimo, ainda não tenho este ar chegando aqui, estou com elevados 21,6 graus. Se nada mudar de madrugada, chance de mínima acima de 20 não está descartada.!

 

Então acho que acabei me enganando ao achar que as nuvens que surgiram lá pros lados de São Miguel nem deva ter a ver com a entrada dos ventos marítimos hehe

Mas enfim, nessa segunda já começa o alívio por aqui!

Link to comment
Share on other sites

Por enquanto, eu que estou na linha de frente de entradas de ar maritimo, ainda não tenho este ar chegando aqui, estou com elevados 21,6 graus. Se nada mudar de madrugada, chance de mínima acima de 20 não está descartada.!

 

Então acho que acabei me enganando ao achar que as nuvens que surgiram lá pros lados de São Miguel nem deva ter a ver com a entrada dos ventos marítimos hehe

Mas enfim, nessa segunda já começa o alívio por aqui!

 

Pois eu espero q vc não tenha se enganado eheheheh tá um bafo quente aqui, ruim de dormir (tá certo, nem tanto assim!) e 21,4 graus

Link to comment
Share on other sites

É Artur. Acho que me enganei mesmo :(

Ainda 24 graus no aero de Congonhas às 1 am.

Já na Penha (CGE), tá algo parecido com Assunção, ou seja, temperatura na casa dos 21 graus.

No aero de Cumbica, está bem melhor e faz 18 graus por lá, com 73% de UR.

 

Felizmente não to sentindo calor dentro de casa hehe

Link to comment
Share on other sites

As nuvens carregadas avançam pelo Sul do Brasil...

No Paraná, chove em diversas localidades do oeste, sudoeste e sul do Estado.

Ainda faz calor nas áreas não afetadas pela forte instabilidade,

e Paranavaí (nw) registra 27°C neste momento...

20°C em Curitiba,

22°C em Paranaguá,

18°C em Foz do Iguaçu (chuvas),

15°C em Palmas (chuvas nas ult hrs)

WUBLAST_11.png.94f88a9a41bd12a88e70ef821f8da91e.png

Link to comment
Share on other sites

O mau tempo já atinge o planalto leste paranaense.

Há poucos minutos, uma frente de chuva e rajadas W 30/45 km/h deslocou-se sobre alguns bairros de Curitiba.

Faz 17°C na RMCtba.

 

Chove em boa parte do centro-sul e oeste do Estado.

Temperaturas em keda...

 

Imagem: Nuvens carregadas sobre Curitiba. (vista para norte)...

5a4e89521bbeb_2013-09-1606_58_04.jpg.8a998bd471077e1416826116cb887bb4.jpg

Link to comment
Share on other sites

1. Litoral paulista:

Guarujá (Base Aérea): 36°C

Santos: 36,4°C (13h)

Iguape: 34,5°C

 

Acredito que as temperaturas ficaram altas no litoral de SP já por conta da pré-frontal!

 

Já aqui no começo da zona leste de sampa dá pra ver algumas nuvens cúmulos em direção à São Miguel Paulista. Isso pode ser um bom sinal já que esse tipo de nebulosidade durante a noite em alguns casos prenuncia a entrada dos ventos marítimos!

 

Por enquanto, eu que estou na linha de frente de entradas de ar maritimo, ainda não tenho este ar chegando aqui, estou com elevados 21,6 graus. Se nada mudar de madrugada, chance de mínima acima de 20 não está descartada.

 

E o PNI brilha muito nesta madrugada!!! 3,7 graus e caindo!!!

 

Aqui no Flórida a tarde de ontem foi parcialmente nublada e a temperatura não chegou aos 31°C.

 

Hoje esta mais quente que ontem na Praia Grande, 26,7°C e subindo.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.