Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Prev Regióes Centro-Sul - Setembro 2013


Recommended Posts

Charles Fields....muito bonita

终南山 太乙近天都 连山到海隅 白云回望合 青霭入看无 分野中峰变 阴晴众壑殊 欲投人处宿 隔水问樵夫

Vou buscar uma pizza...e depois

continuaremos....a incrível

discussão....

 

(tempo kerendo abrir por aki...

da até para avistar a tão estimada lua e algumas estrelas, q talvez já tenham se apagado [mas isso não importa agora]...)

 

Já volto...

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 2k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Antes da onda de tempo severo, tudo muito calmo por aqui. Faz 23,3ºC, sem vento, pressão atmosférica em 1014 hPa.

 

De acordo com o GFS, o momento crítico para a formação de Supercélulas na região Sul nesta sexta-feira será no meio da tarde. O local com maior potencial para atividade tornádica seria... aqui.

 

2u6k4qp.jpg

Link to comment
Share on other sites

A pouco começaram a explodir instabilidades devido ao jato no E de SC, pegando bem a região de Floripa até o Litoral Norte. Começou a pancadaria.

 

Aqui variação de 7,2° a 21,3°. A u.r. caiu a até 39%. Interessante como aqui nem chega a esquentar e o tempo já vira. Amanhã sequer veremos o sol. Talvez não o veremos até segunda-feira!!!

 

Agora faz 13,5° com 76%. Venta de SSE a 14,0 km/h e temos alguns cumulus. Esse vento e o aparecimento de nuvens tipo cumulus é TÍPICO da instabilização da atmosfera. Pressão ainda em 1017,6 mb.

Link to comment
Share on other sites

Antes da onda de tempo severo, tudo muito calmo por aqui. Faz 23,3ºC, sem vento, pressão atmosférica em 1014 hPa.

 

De acordo com o GFS, o momento crítico para a formação de Supercélulas na região Sul nesta sexta-feira será no meio da tarde. O local com maior potencial para atividade tornádica seria... aqui.

 

2u6k4qp.jpg

 

Complexo cenário amanhã!! E o melhor é que o Radar do Simepar tá fora do ar, e o de Cascavel por enquanto nada...

Link to comment
Share on other sites

Avaliação dos 19 primeiros dias de Setembro em Passo Fundo INMET, em comparação com a normal 1976-2005.

 

Média máxima: 22,6ºC (+1,4ºC)

Média mínima: 11,3ºC (+0,4ºC)

 

Máxima absoluta: 30ºC (+8,8ºC)

Menor máxima: 12,5ºC (-8,7ºC)

 

Maior mínima: 16,2ºC (+5,3ºC)

Mínima absoluta: -0,5ºC (-11,4ºC)

 

O mês se encaminha pra uma média final melhor do que eu esperava, e comparando com PoA a anomalia de Passo Fundo não é nada. Capaz de acabar na normalidade.

 

12,2ºC agora na RBS

Link to comment
Share on other sites

Fim de noite com céu encoberto na zona leste da capital paulista.

17 graus na Penha (CGE). A sensação ao andar na rua não é de tanto frio!

De acordo com os institutos de meteorologia, partir de amanhã o calor começa a voltar por aqui e o tempo volta a ficar mais firme em quase todo o sudeste, após 3 dias de instabilidade.

Link to comment
Share on other sites

Então galera acabo de voltar de Balneario Camboriú agora 4:00 da manha, e de lá até aqui em Indaial são 90km, vim os 90km com o limpador do parabrisa no máximo e quase não dava conta, assustador o volume de chuva que está caindo!

 

Se realmente chover desse jeito até domingo/segunda coisas feias irão acontecer !

 

Temperatura variando de 12.5C há 14.5C de lá até aqui.

No momento aqui na minha casa em meu ponto de medição faz 12.8C

 

Abraços !

Link to comment
Share on other sites

As instabilidades já rondam o sul paranaense...

Chove em diversas localidades na divisa com o Estado de Santa Catarina, onde ocorre uma incrível qtdade de descargas atmosféricas, de leste à oeste.

É o começo...

 

Bem, temos as seguintes temperaturas no PR:

20°C Toledo,

20°C Foz do Iguaçu,

19°C Paranavaí,

19°C Umuarama,

19°C Maringá,

18°C Campo Mourão,

18°C Cascavel,

17°C Londrina,

17°C Pato Branco,

16°C Paranaguá,

16°C Fco Beltrão,

15°C Guarapuava,

14°C Ponta Grossa,

13°C Curitiba,

13°C União da Vitória,

13°C Palmas

 

Céu nublado com névoa úmida em Curitiba:

5a4e895227d21_2013-09-2007_25_03.jpg.3abd313b1424f2073577c3afb0868287.jpg

Link to comment
Share on other sites

A emoção da semana ficará por questãod a chuva, e deve chover muito sobretudo no oeste paranaense e litoral de SC. Históricamente, um evento desses sobre florianopolis eu já iria pra algo em torno de 200 a 300 mm, pois o efeito orográfico é impressionante!!! Vou deixar meu palpite: 220 mm durante a passagem das chuvas.

Link to comment
Share on other sites

O normalmente preciso modelo WRF mostra as instabilidades pipocando no oeste paranaense/catarinense a partir das 18h.

 

wqpm.png

 

Modelo mostra potencial tornádico, e alguma helicidade. Creio que seria uma situação pra tornados muito isolados, se ocorrerem.

 

o8ws.png

n3fw.png

 

Enquanto isso em SC, muita chuva, com volumes ultrapassando os 150mm nas próximas 24h, e depois nas próximas 48h. próximo ao sul do PR.... Tempos de Primavera pro Sul!

 

fi88.png

l7pt.png

Link to comment
Share on other sites

Como eu tinha reparado em alguns modelos, esta chuva de hoje demoraria a chegar com intensidade aqui no extremo nordeste catarinense. A poucos km ao sul, em Barra Velha, o acumulado já chega perto dos 40 mm. enquanto aqui ainda temos chuva fraca...

 

Vamos monitorando..por algumas rodadas de ontem os maiores volumes para cá seriam entre domingo e segunda feira....

Link to comment
Share on other sites

Algumas médias de Setembro (19 dias):

 

07,9 - PNI (PWS)

10,9 - Morro da Igreja SC (Aut-Inmet)

12,8 - Pico do Couto RJ (Aut-Inmet)

13,6 - Maria da Fé MG (PWS)

13,6 - São Joaquim SC (Aut-Inmet)

13,8 - S José dos Ausentes RS (Aut-Inmet)

14,0 - Monte Verde MG (Aut-Inmet)

 

O que me chama atenção é toda região sul e sudeste as médias subiram de forma considerável em relação ao mes passado e o PNI praticamente não, a alteração foi minima. mantendo esta tendencia , o PNI com certeza alem do Inverno o verão terá a menor média do País....

Link to comment
Share on other sites

Algumas médias de Setembro (19 dias):

 

07,9 - PNI (PWS)

10,9 - Morro da Igreja SC (Aut-Inmet)

12,8 - Pico do Couto RJ (Aut-Inmet)

13,6 - Maria da Fé MG (PWS)

13,6 - São Joaquim SC (Aut-Inmet)

13,8 - S José dos Ausentes RS (Aut-Inmet)

14,0 - Monte Verde MG (Aut-Inmet)

 

O que me chama atenção é toda região sul e sudeste as médias subiram de forma considerável em relação ao mes passado e o PNI praticamente não, a alteração foi minima. mantendo esta tendencia , o PNI com certeza alem do Inverno o verão terá a menor média do País....

 

Impressionante a média do PNI... um pedaço dos Andes encravado entre SP, RJ e MG. Fantástico!

 

Aqui em Sampa até ouço, às vezes, "chovendo canivete".

Para dinheiro é como dizem boa parte dos portugueses: "paus". Fulano me deve 200 paus.

.

 

Utilizo o termo 'contos', que também é muito comum entre os portugueses: Preciso de 200 contos. Acima de R$ 1.000, o velho e brasileiríssimo 'Barão'. :mosking:

 

Manhã abafada com madrugada relativamente quente em Itapevi: mínima na casa dos 16ºC. Diferença grande comparado com o dia de ontem.

 

Ontem passei em Cotia para fazer manutenção da Yamaha 250cc... resolvi voltar por VGP e Mailasqui (Raposo) ao invés de seguir pela Estrada da Roselândia (SP 29) no final da tarde. Entre Caucaia do Alto e VGP peguei garoa fraca, enquanto que o Alto da Serra (S. Roque) tinha neblina muito intensa. Estranho que na face norte da serra, onde fica Mailasqui, o tempo estava apenas encoberto e seco. De lá segui pra casa sem qualquer sinal de chuvisco ou neblina.

Link to comment
Share on other sites

Para quem não viu a baixaria do Mafili ontem a noite em direção a minha família é uma pena saber que apagaram tudo. Tudinho.

 

Peço aos moderadores que me enviem todas as mensagens para que sejam tomadas as devidas providências legais pelos ataques proferidos a honra de meus familiares.

 

Para quem não viu aqui vai uma pitadinha:

 

Mafili escreveu:

Agora, mude a página....vamos discutir....mamatas, corrupção, e correlacionados.

 

coisas que não entendo....nada....gostaria de aprender.

 

Peloamordedeus....me ensina essas maracutaias....só para eu não passar fome como hoje...sem dinheiro para comprar um x-salada.

 

É esse o nível de gente que o BAZ quer ter como membro?

Link to comment
Share on other sites

Mafili, meu velho,

 

tenho a explicação:

 

....No sábado, as instabilidades dão origem a uma nova frente fria ...

 

Entendeu?

Bjs, lord!

:laugh:

 

Entendi.... Um supercomputador montou o loop ao contrário.....um caso típico de dislexia computacional.

 

Viu, coisas de trás pra frente.

 

d11371f15c160330df1632f80fabbe93_normal.jpeg

Notíciário diz que frente FRIA traz chuva forte neste feriado no Sul do Brasil. Frente fria em que a instabilidade avança de Norte pra Sul ?

 

O que ativará a instabilidade será ar quente avançando de Norte. Clássico de frente quente. No domingo acopla ar frio e frente passa à fria.

Link to comment
Share on other sites

Já está sob análise, Caio.

 

 

Ok Bruno. Só peço que me enviem as mensagens apagadas via MP.

 

Obrigado!

 

Caio...as msg's não foram apagas...aliás nenhuma aqui é apagada. Eu as movi para moderação e estamos chegando num consenso para o que fazer com o ocorrido de ontem...

 

Ok, Carlão. Apenas gostaria de ter acesso as mesmas, é um direito que eu tenho no caso de ataque direto a honra.

Link to comment
Share on other sites

— Nós não temos muito o que fazer antes de começar a chuva, só durante. Temos que esperar para ver se se configura essa situação de chuva forte e contínua no fim de semana e dentro do que vai ocorrer, colocamos nosso planejamento em prática — explica o diretor da Defesa Civil, Telmo Duarte.

 

Essa é a posição da defesa civil...primeiro tem que chover muito.

 

http://diariocatarinense.clicrbs.com.br/sc/noticia/2013/09/previsao-de-chuva-a-partir-desta-sexta-feira-deixa-defesa-civil-de-blumenau-em-alerta-4275252.html

 

A meteorologia fez sua parte. EMITIU ALERTAS...

É evidente a falta de ação preventiva horas antes do problema.

 

Isto evidência a ausência de política.

 

E quem faz política?

 

Políticos.

 

Errei, sim.

 

Chamei políticos de corruptos.

 

Peço desculpa em público e já estou corrigindo,

 

Não há político corrupto no Brasil

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

Para quem não viu a baixaria do Mafili ontem a noite em direção a minha família é uma pena saber que apagaram tudo. Tudinho.

 

Peço aos moderadores que me enviem todas as mensagens para que sejam tomadas as devidas providências legais pelos ataques proferidos a honra de meus familiares.

 

Para quem não viu aqui vai uma pitadinha:

 

Mafili escreveu:

Agora, mude a página....vamos discutir....mamatas, corrupção, e correlacionados.

 

coisas que não entendo....nada....gostaria de aprender.

 

Peloamordedeus....me ensina essas maracutaias....só para eu não passar fome como hoje...sem dinheiro para comprar um x-salada.

 

É esse o nível de gente que o BAZ quer ter como membro?

 

 

CAIO SE ACALME!!! ESTAMOS ESTUDANDO O CASO E AS MENSAGENS NÃO FORAM APAGADAS!

 

São Bernardo do Campo não viu luz do sol nos últimos dias...estamos mofando!

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.