Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão Brasil - Julho 2013

Recommended Posts

O pessoal do Sul do Brasil só comenta sobre a região deles , aí eu espero uma analise do pessoal do Sudeste sobre nossa região e pimba ... eles também só falam do Sul rsrs ...espero que a verdade não me renda uma punição rsrs...

Juzinho, também faço análise para o Sudeste, especialmente São Paulo, é só ler ao longo do Tópico. Também tem o Marcelo que acabou de comparar os modelos, e outros usuários experientes que também postam análises para Sudeste. Relaxa que também olhamos pra cá :good:

Previsão Rivadavia 850hpa -7,5C, sondagem -8,7C. (0z 21/07)

Previsão Neuquen 850hpa -5,5C, sondagem -6,1C.

Previsão Santa Rosa (Arg) 850hpa -6C, sondagem -5,7C.

Previsão Ezeiza 850hpa -2,5C, sondagem -2,9C.

Previsão Cordoba 850hpa 0C, sondagem 0,6C.

Previsão Resistencia 850hpa 4,5C, sondagem 2,8C.

Não consigo acessar nenhuma do sul brasileiro.

Previsão Rivadavia 850hpa -7,5C, sondagem -8,7C. (0z 21/07)

Previsão Santa Rosa (Arg) 850hpa -6C, sondagem -5,7C.

Previsão Ezeiza 850hpa -2,5C, sondagem -2,9C.

Previsão Cordoba 850hpa 0C, sondagem 0,6C.

Previsão Resistencia 850hpa 4,5C, sondagem 2,8C.

Não consigo acessar nenhuma do sul brasileiro.

Não consegue acessar nenhuma sondagem pro sul?

O radar de São Roque mostra que há um núcleo de chuva que está com dificuldade para avançar para a Grande SP nessa noite já que faz mais de uma hora que está estacionado na região de Sorocaba!

O 18Z do GFS diminui um pouco a umidade após a quarta que vem a aumentou o frio durante a madrugada. Na quarta (24/07), a capital paulista poderá mínima de 1 grau! Já o sul do estado paulista poderá mínimas negativas para o mesmo dia!

Luciano, só é preocupante se o carro ficar ao relento na madrugada ou enfrentar temperaturas abaixo de -7 a -8 graus.

Os fluidos anticongelante são apenas pra os postos arrecadarem um pouco mais, especialmente se o teu carro for novo. O que precisa ter cuidado é com gelo na pista e dirigir devagar e com firmeza e atenção.

Os líquidos de arrefecimento dos carros mais recentes somente congelam em temperaturas inferiores a -30°C. O perigo, mesmo, como dito pelo Torales, está no gelo que se forma na pista. Além disso, eu somaria o número considerável de pessoas absolutamente não acostumadas a dirigir em estradas e/ou sob condições adversas que saem correndo atrás da neve. Eis o maior risco. Para terem uma ideia, hoje, na estrada de acesso ao MI, dois veículos colidiram de frente...

Boa viagem para quem pegar a estrada!

Dia quente e ensolarado em Itapevi, com pancada de chuva isolada no meio da tarde.

13,1ºC / 23,0ºC

No momento, chuva fraca a moderada com trovoadas: 18,6ºC.

===================================================================

Sobre essa MP que vem aí, só vou classificá-la como histórica caso role por aqui máxima sub-10 junto com geada ampla e severa.

Quanto às mínimas, posso classificar as MPs que passam por aqui da segunte maneira:

a) +02ºC à -01ºC = forte, porem não raro;

b) -01ºC à -03ºC = fortíssima, digna de respeito

c) abaixo de -03ºC = histórica

Ainda não dá pra dizer o que vem por aí aqui na roça, mas acredito que vai rolar algo entre as letras b e c. Para quem acha que estou exagerando, aqui não é o Mirante de Santana ou a Zona Leste e todo ano registro, no mínimo, de três a quatro geadas no meu quintal.

-

Nem para o sul nem para campo de marte e galeão, não abre nenhuma.

Realmente eu olhei aqui, desde as 12z não tá abrindo mesmo.

Se ajudar, no site do CPTEC abriu as 12z no Skew-T apenas. E aguardando a 0z. http://bancodedados.cptec.inpe.br/

Não saiu mesmo, deve ter havido algum atraso no envio das informações.

O 18Z do GFS diminui um pouco a umidade após a quarta que vem a aumentou o frio durante a madrugada. Na quarta (24/07), a capital paulista poderá mínima de 1 grau! Já o sul do estado paulista poderá mínimas negativas para o mesmo dia!

Estou torcendo muito para o Mirante descer até a casa dos 4º. Pelo amor de Deus, esse jejum precisa ser quebrado...São Paulo ainda poderia "brilhar" na quinta (25), mas aquela instabilidade sendo apontada, vai ser fatal nas mínimas...

BrunoC, esses dados de sondagens certamente serao inputados nos modelos e teremos uma leve correçao para o frio mais forte nas proximas rodadas.

Jogando os modelos com a realidade, o navgem continua o mais próximo. GFS, CMC, Euro, se aproximam entre si, com poucas diferenças para navgem (isso em termos macro). Por exemplo, me parece que a linha de 0C em 850hpa demoraria um pouco para atingir o Brasil nas próximas horas.

Se ajudar, no site do CPTEC abriu as 12z no Skew-T apenas. E aguardando a 0z. http://bancodedados.cptec.inpe.br/

Valeu! Nunca tinha achado no inpe. Mas prefiro numérica, só que conheço apenas um site (http://weather.uwyo.edu/upperair/sounding.html).

Bruno, no site do Master tem também da América do Sul:

http://master.iag.usp.br/ind.php?inic=00&prod=sondagem

Na parte de perfis termodinâmicos tem o SkewT log-p e em texto e na parte de plotagens isobáricas tem os mapas com os valores por nivel, bem legal, veja um exemplo:

2013072100.850.1.gif

Veja que não tem nada pro Brasil, talvez por não estar atualizado, mas pra dias anteriores dá pra ver tudo preenchido.

O radar de São Roque mostra que há um núcleo de chuva que está com dificuldade para avançar para a Grande SP nessa noite já que faz mais de uma hora que está estacionado na região de Sorocaba!

Bastou eu ter dito isso para que as áreas de chuva finalmente se deslocassem para leste. Teremos uma chuvinha para refrescar o abafamento!

Linha de instabilidade punk acabou de passar por aqui. Ventos fortes, atividade elétrica ininterrupta e até granizo pequeno. Mas já passou, foram 12,4 mm em quase 15 minutos, bem light.

O alinhamento de tempestades simplesmente cruza o estado de ponta a ponta!

335fg51.png

Fonte: SIMEPAR

Edited by Guest

Noite quentíssima em grande parte do sudeste, muitas cidades estão com temperatura acima dos níveis típicos de janeioro e fevereiro para o horário tanto na serra quanto no litoral por causa do vento norte, entre os exemplos temos agora 21ºC em Teresópolis, 16ºC em Campos do Jordão, 23ºC em São Paulo e 30ºC na zona sul do Rio (onde estou), nem em fevereiro que foi o mês mais quente do ano tivemos uma madrugada quente assim.

Semana que vem será fresca (RJ) para compensar.

Bastou eu ter dito isso para que as áreas de chuva finalmente se deslocassem para leste. Teremos uma chuvinha para refrescar o abafamento!

Hahahaha... Elas te ouviram!

Detalhe que as chuvas vem acompanhadas de rajadas de vento (Outflow Boundary), que são vísiveis nas próprias imagens do MaxCappi no Radar de São Roque, em forma de caudas entre 15 e 20dbz, como se fossem ecos precipitantes.

Não a toa, nós temos agora o Aeroporto de Cumbica marcando 56km/h de rajadas de vento.

Edited by Guest

Como o wundergorund basseia para a previsao do tempo pras estaçoes ?

Coloca minima de -5°C aqui

E coloca 1°C com chance de 70%de precpitaçao !

:heart:

Tenho acompanhado este site também, acabaram de atualizar, colocando a linha de zero graus bem próximo do SMinas.

http://www.weather-forecast.com/maps/Brazil?symbols=none&type=lapse

Acho tb que não vamos ficar de fora não.

Hahahaha... Elas te ouviram!

Detalhe que as chuvas vem acompanhadas de rajadas de vento (Outflow Boundary), que são vísiveis nas próprias imagens do MaxCappi no Radar de São Roque, em forma de caudas entre 15 e 20dbz, como se fossem ecos precipitantes.

Não a toa, nós temos agora o Aeroporto de Cumbica marcando 56km/h de rajadas de vento.

Aqui no Tatuapé caiu alguns pingos, mas parou. Realmente estou percebendo que venta mesmo sendo de noite e estava estranhando bastante isso!

É! Quem pensou que esse padrão de umidade fora de época acabaria logo após aquela ASAS, acabou se enganando hehe

O post da MetSul é tão épico que o site saiu do ar MAIS UMA VEZ!!

Aqui 9,9° e chuvisco bem fraco. Bizarro é que agora só terei 12° na 5ª-feira!!! Amanhã devo ficar em 11°, batendo 9° na segunda e na terça e 10° na 4ª-feira. Na 5ª devo atingir algo como 12°/13°. Será incrível!!

É! Quem pensou que esse padrão de umidade fora de época acabaria logo após aquela ASAS, acabou se enganando hehe

Aqui também está atípico este mês, já tivemos duas a três noites com chuva forte e trovoada típica de verão e agora para coroar 30ºC no meio da madrugada depois de não passar de 27ºC à tarde, tirando aqueles 3 dias com ar seco (5 a 7 de julho), quando as mínimas despencaram nos vales, tem sido um mês de julho muito úmido no RJ, e junho foi também úmido e um dos mais quentes de todos os tempos (média simples de 06/13 na cidade de 22ºC no subúrbios mais "frios" a 24ºC na zona central). Para verem como junho foi quente, a mínima mais baixa (não a média) do mês no Santos Dumont foi 19ºC.

E tudo indica que a umidade vai continuar alta aqui até o fim do mês, só que no lugar deste calor infernal vem um ar mais fresco (borda da MP), menos mal.

Aqui também está atípico este mês, já tivemos duas a três noites com chuva forte e trovoada típica de verão e agora para coroar 30ºC no meio da madrugada depois de não passar de 27ºC à tarde, tirando aqueles 3 dias com ar seco (5 a 7 de julho), quando as mínimas despencaram nos vales, tem sido um mês de julho muito úmido no RJ, e junho foi também úmido e um dos mais quentes de todos os tempos (média simples de 06/13 na cidade de 22ºC no subúrbios mais "frios" a 24ºC na zona central).

E tudo indica que a umidade vai continuar alta aqui até o fim do mês, só que no lugar deste calor infernal vem um ar mais fresco (borda da MP), menos mal.

Ah sim! No final de semana passada, no domingo houve pancadas isoladas no leste paulista, mas que não atingiu meu bairro!

Alguns modelos (GFS inclusive) indica instabilidade entre o leste paulista, sul de minas e RJ mesmo com a atuação da massa de ar fria!

Tem modelo 00Z indicando muita precipitação sobre SC na segunda e terça pela frente em lento deslocamento. Começa a preocupar, ainda mais que há um forte cavado avançando pelo sul na terça.

Muitos pontos das rodovias mais importantes podem ter problemas. BR 116, BR 282, BR 470, SC 430, SC 448, todas ultrapassam a cota dos 1200m.

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

• Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.