Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Marllon

Members
  • Posts

    22
  • Joined

  • Last visited

Everything posted by Marllon

  1. Boa noite pessoal ! Acompanho vcs desde 2016 , gosto de mais ! Esse forum é show ! Tenho uma pergunta ... devido ao lockdown, o nivel de poluição baixou bastante, é visivel a melhora, principalmente em grandes centros. Será que esta menor camada de poluição nao poderia facilitar a perda de calor e contribuir para eventos de geadas mais severas ? 1994 foi a ultima geada massiva que tivemos no sudeste, lá naquela epoca os niveis de poluicao eram menores e depois disso, não tivenos eventos tão extremos. Isso pode fazer sentido ?
  2. Boa tarde pessoal! Já é possível ter indícios de como será o padrão das chuvas de setembro a novembro para o sudeste, se abaixo ou acima da média? Abraços!
  3. Caro Vinicius! Climatempo soltou ontem um breve report, apontando para risco de geada dia 18 para áreas com plantações de cana e café. Isso seria norte de SP (cana) e Sul/sudoeste de MG (café). Olhando os modelos até o momento, parece não indicar qualquer risco, mas você como doutor no assunto vê alguma configuração que poderia desencadear uma geada mais seria para estas regiões? ONDE A CLIMATEMPO VIU RISCO PRA MG????? O FRIO VAI BLOQUEAR TODO NO SUL DE SP.NEM O O NORTE DE SP VAI PEGAR ALGO QUE PRESTA: Exatamente ... por isso achei estranho o alerta.
  4. Caro Vinicius! Climatempo soltou ontem um breve report, apontando para risco de geada dia 18 para áreas com plantações de cana e café. Isso seria norte de SP (cana) e Sul/sudoeste de MG (café). Olhando os modelos até o momento, parece não indicar qualquer risco, mas você como doutor no assunto vê alguma configuração que poderia desencadear uma geada mais seria para estas regiões?
  5. João, onde posso conseguir esse trabalho? Tenho interesse. Eu também... Tenho este estudo também, consigo mandar por whatsapp se quiser. Só preciso do número
  6. Realmente Renan, foi por muito pouco, apenas algumas lavouras pontuais com problemas de queimadura em folhas. Não afetou a estrutura das plantas. O café passa por um momento delicado de equilibrio entre oferta e demanda mundial, exigindo que todas as origens produtoras ao redor do mundo tenham produções recordes seguidas para dar conta do consumo. Hoje a relação entre estoque e uso está em apenas 16% mesmo com safra recorde no Brasil O clima teria que funcionar em prol da produção sistematicamente de agora em diante. Sabemos que a historia pode não ser bem essa. Vamos acompanhando!
  7. Acredito num repeteco com leve aumento das mínimas no leste de SP. OBS: Mantiqueira pode socar o relho a partir de agora. Que ano fantastico!! não só pelas mínimas mas também pelas chuvas que vimos ... totalmente atípico. Fica melhor ainda acompanhando aqui com vcs. Nunca vi um fórum tão legal ! Inigualável! Abração a todos!
  8. Grande BAZ!! Ao que parece as temperaturas agora estão bem parecidas com as de ontem para o sudeste neste mesmo horário, vcs estão vendo condições para um repeteco das temperaturas mínimas na madrugada de hoje para amanha? Em campinas agora venta um pouco, céu completamente limpo.
  9. Ao menos a safra atual é recorde e os frutos desta não são afetados, apenas as duas safras seguintes 2017 e 2018 devido a recuperação das lavouras. Abraço a todos e parabéns pelo divertido fórum, sou fã!
  10. Valeu grande William Realmente fiquei sabendo sobre chuvas de granizo. Estou morando em Campinas atualmente mas sempre ligado na boa terrinha mineira.
  11. Pessoal! Parabéns pelo BAZ, acompanho sempre. Fico um pouco preocupado com agricultura, principalmente café que sustenta Sul de MG. Alguém vê risco de geada severa neste inverno?
  12. Sol e frio! Na boa? Amanhã você chega a uns -5C, William. Willian, vc ta com sorte mesmo, até a Climatempo com todo seu conservadorismo ja aponta geadas para boa parte do Sul de MG. Interessante esta "rebarba" que sobrou para o Sudeste. Para quem gosta de olhar micro climas, o site da Cooxupe disponibiliza dados de algumas estacoes meteorologicas: https://www.cooxupe.com.br/index.php/estacao-online.html
  13. Apesar de morar no Sul de Minas, minhas raízes sao de Londrina e Cornelio Procopio, adoro essa terra, to na torcida para que vcs tenham grandes momentos, dale neveeee! Que belo evento!!! Pergunta: vcs acham que o Sudeste ja pode esquecer temperaturas abaixo dos 2 graus para dia 24, ou pela magnitude da MP ainda corremos risco de ver algo como 1994? Abracos e bons momentos a vcs do Sul! :pleasantry:
  14. Tenho acompanhado este site também, acabaram de atualizar, colocando a linha de zero graus bem próximo do SMinas. http://www.weather-forecast.com/maps/Brazil?symbols=none&type=lapse Acho tb que não vamos ficar de fora não.
  15. Entre várias coisas no mundo que eu não entendo, segue uma delas: Como é que Somar e outros institutos colocam minimas de 6 para extremo norte do Parana! Para eles é como se nada estivesse acontecendo. Uso muito o Somar para chuvas, mas na questao de frio, estao dando uma de "altistas". Detalhe: na area do assinante, ou seja tem gente pagando para lei isso! Sobre Metsul, achei bem legal o ultimo post sobre perguntas e respostas, principalmente as fotos historicas. Pessoal de Curitiba ... que inveja! A neve já é certa! So falta saber o quanto! Kkk Willian, sorry! Fui responder sobre seu post e sem querer clikei como improprio, desculpe a todos do BAZ Marllon
  16. Nao sei onde climatempo e somar estao com a cabeça , indicam minimas de 10°C aqui , e estao ignorando o frio no sul e sudeste Entre várias coisas no mundo que eu não entendo, segue uma delas: Como é que Somar e outros institutos colocam minimas de 6 para extremo norte do Parana! Para eles é como se nada estivesse acontecendo. Uso muito o Somar para chuvas, mas na questao de frio, estao dando uma de "altistas". Detalhe: na area do assinante, ou seja tem gente pagando para lei isso! Sobre Metsul, achei bem legal o ultimo post sobre perguntas e respostas, principalmente as fotos historicas. Pessoal de Curitiba ... que inveja! A neve já é certa! So falta saber o quanto! Kkk
  17. Que louco isso, é como coloquei hoje de manha: um americano que investe em café e entende de meteorologia, disse que corremos o risco de ter um repeteco de 1994 no sudeste, que seria ums rapida mudança de trajetoria da MP de oeste para leste. To surpreso!
  18. Caramba William!!! Essa atualização é recente??? Se for isso mesmo vamos nao teremos do que reclamar aqui no sudeste!! Abraços
  19. Apesar dos modelos terem atenuado bastante o frio para o Sudeste, no geral ainda tem bastante gente acreditando na intensificação, tanto que as cotações internacionais do café e laranja estão subindo, todos de olho no clima Brasil. Isso acaba servindo um pouco como termômetro do "índice do medo" para o frio.
  20. Valew Fernando! Realmente, na quarta-feira parecia que o Brasil ia acabar em gelo, loucura aquilo! vamos acompanhando Abraços
  21. Oi pessoal! admiro muito o trabalho de vcs, o BAZ é além de divertido, bem profissional também! Muito legal isso! Me registrei agora, mas visito aqui sempre. Hoje de manhã eu estava conversando com um operador do mercado de café nos EUA, que atua desde os anos 80, ele me disse que está impressionado com a semelhança deste sistema com o de 1994. Segundo ele, na sexta-feira (dois dias antes de acontecer a grande geada para o café) todos já haviam descartado as possibilidades de geada, tanto que o mercado de café caiu 3% na véspera da geada, isso porque os operadores que estavam apostando na geada, abandonaram as posições, vendendo contratos na bolsa de Nova Iorque. ... E não é que para o azar deles, no domingo acabou acontecendo a geada de 1994! Segundo este operador, a formação e trajetória do sistema de alta pressão caminhou da região sul sentido leste do Mato Grosso e de forma rápida acabou tomando outra direção, indo direto para a região sudeste, queimando as lavouras de café de MG, SP e PR. No Sul de Minas Gerais tivemos temperaturas negativas naquela ocasião. Ele está impressionado com a forma em que este sistema de agora está se desenvolvendo e não descarta que aconteça o mesmo agora em 2013. Isso me preocupou bastante, esta região (especialmente do Sul de MG depende basicamente do café). Pergunta: Alguém de vocês vê possibilidade de que isso possa acontecer para a Região sudeste? Abraços e que vocês do Sul tenham boas diversões na neve! Marllon
×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.