Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão Brasil - Julho 2013


Recommended Posts

Pessoal tem algo que não consigo entender, a manhã deste domingo é bem diferente do que eu imaginava, faz 19.3°C ( tá quente) o céu está com pouco nebulosidade... O pessoal fica me perguntando cadê o frio, eu esperava um domingo chuvoso na região... :russian:

 

o frio subira mais ao longo da segunda em diante. hoje a turbulencia sera aqui no sul. mas, algo tao intenso devera causar estragos na atmosfera. uma grande patrola que vem com tudo. e raro, aguarde.

Posso esperar chuvas fortes hoje então? e quem sabe a noite comece a esfriar...

Link to comment
Share on other sites

Jean

aguarde algo incrível e muito frio.

Amigo,

Tu que entendes bem mais do que eu de meteorologia (aprendo muito com vocês todos): quando achas que começará o vento gelado aqui em POA? Após o meio dia?

Abraços!

Link to comment
Share on other sites

Bom dia pessoal...

Agora estou com 6,2C e garoa ininterrupta desde ontem a noite...

 

Pelo q vi os modelos não apostam muito em neve aqui pro RS mas acho muito improvável q o estado saia ileso neste evento...

Agora, alguém saberia me dizer quais seriam os dias mais propícios para neve aqui na região de Caxias do Sul, mesmo contrariando alguns modelos, pois já ouvi dizer até q a partir de hj a noite já teríamos alguma surpresa para o RS...

Link to comment
Share on other sites

REDEMET fora do ar... :negative:

 

Muita chuva em Itapevi durante a madrugada, em forma de pancadas. Mínima de 16,2ºC

 

No momento, sol entre nuvens e temperatura em elevação: 19,3ºC. Não há sensação de frio, pelo contrário: está abafado.

 

Do jeito que está meio doido o tempo por aqui, é sinal de coisa boa durante a semana...

Link to comment
Share on other sites

Apesar de seus erros, rezo pra que a Climatempo acerte a previsão pra cá, até o momento é a instituição que mais acredita nesse frio todo...

 

A que mais acredita neste frio todo ??? Tu tá de sacanagem, né ? Só pode !!!

kkkk quero dizer que ela colocou -1°C pra cá, as outras colocam 1,2,3°C é só isso que queria dizer..

Link to comment
Share on other sites

0Z GFS = Pouca neve no RS amanhã

0Z ECMWF = Muita neve e ampla na Metade Norte do RS amanhã

 

Interessante essa divergência dos dois modelos...

Alexandre, pela sua experiência, em qual desses modelos, no quesito neve, podemos nos basear mais?

E no caso do europeu, essa indicação de neve na metade norte incluiria a Serra Gaúcha?

Abs...

Link to comment
Share on other sites

0Z GFS = Pouca neve no RS amanhã

0Z ECMWF = Muita neve e ampla na Metade Norte do RS amanhã

 

Alexandre, pela sua experiência, em qual desses modelos, no quesito neve, podemos nos basear mais?

 

Se eu levar em conta o que ocorreu ontem, no Europeu ! GFS na sexta quase não dava chuva para o RS sábado. Nem para POA apontava pra POA. Europeu cravava chuva no Estado inteiro. E choveu no Estado inteiro.

Link to comment
Share on other sites

Pelo q vi os modelos não apostam muito em neve aqui pro RS mas acho muito improvável q o estado saia ileso neste evento...

 

Europeu dá neve pra Caxias amanhã de ficar branco. Projeta 5 mm com temperatura propícia à neve. Se der 5 mm, fica ao redor de 5 cm. Sendo que sempre há variações pra mais ou menos localmente. Esperemos.

Link to comment
Share on other sites

Aqui em São Chico (900 m), agora tenho 5°, tempo fechado, chuvisco inenterrupto desde ontem à tarde.

 

Em Caxias igual e o frio nem chegou, parece que esta começando a entrar agora por Bagé e Uruguaiana to acompanhando as estações da RBS... E ISSO É SÓ O COMEÇO!!!

 

E Ausentes (Potreirinhos) está agora com 8ºC. Mais uma prova de que o frio ainda nao entrou.

Link to comment
Share on other sites

Grande nevada na cidade de Mendoza na madrugada. Atentem para o metar do aeroporto. Começou a nevar com 5C positivos !!!!!!! Tava muito seco !! Com perfil da atmosfera em que o ar está muito seco perto da superfície com frio muito intenso em altura, o ar seco faz com que o floco de neve que sai da nuvem se preserve. Se tivesse muito úmido ou saturado se desmancharia.

 

SAME 210000Z 14010KT 6000 -SN SCT015 OVC020 05/M01 Q1020

Link to comment
Share on other sites

http://www.meteoblue.com/pt_PT/tempo/previsao/detail/campo-grande_br_14460?locref=last

 

Neve em C. Grande? Seria uma surpresa e tanto!

 

Voltando pra realidade... Ponta Porã está com temperatura abaixo do previsto pro horário. Amigos, isso indica somente que o sistema está adiantado ou frio tenderá será mais forte do que estão prevendo?

Link to comment
Share on other sites

0Z GFS = Pouca neve no RS amanhã

0Z ECMWF = Muita neve e ampla na Metade Norte do RS amanhã

 

Alexandre, pela sua experiência, em qual desses modelos, no quesito neve, podemos nos basear mais?

 

Se eu levar em conta o que ocorreu ontem, no Europeu ! GFS na sexta quase não dava chuva para o RS sábado. Nem para POA apontava pra POA. Europeu cravava chuva no Estado inteiro. E choveu no Estado inteiro.

Então q vença o europeu que por outros eventos foi mais certeiro...

Vamos torcer...

Link to comment
Share on other sites

Pessoal, daqui a 30 minutos estarei rumo a Rio do Rastro e pelo andar da carruagem, São Joaquim e/ou Urubici.

Espero encontrá-los lá, estarei acompanhando o blog via celular.

Abraço a todos!

Bom início de semana, frio e neve pra quem vai correr atrás. :good:

 

 

Blz, daqui a 1h, saio de casa, vou por Bom Retiro/ Urubici/ Sao Joaquim.

e amanha de tarde rumo a Urupema( se conseguir ir)kkkkk

 

:girlwitch: :girlwitch: :girlwitch: :girlwitch: :girlwitch:

Link to comment
Share on other sites

Pelo q vi os modelos não apostam muito em neve aqui pro RS mas acho muito improvável q o estado saia ileso neste evento...

 

Europeu dá neve pra Caxias amanhã de ficar branco. Projeta 5 mm com temperatura propícia à neve. Se der 5 mm, fica ao redor de 5 cm. Sendo que sempre há variações pra mais ou menos localmente. Esperemos.

5cm seria legal mas como vc disse pode variar para mais ou menos... Q seja pra maaaaaaiiiisssss... Vamos aguardar...

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Nenhuma previsão séria que se preze pode se pautar somente em um modelo que varia rodada a rodada, com tem acontecido com o GFS. Ele é mais um ingrediente a ser adicionado a carteira de dados disponíveis para, com o uso da experiência em eventos passados e outros modelos, tentar chegar mais próximo ao cenário factível.

 

O GFS nos dá uma boa dimensão do frio, apesar de ter quase jogado fora em rodadas que não fazem muito tempo. O Europeu se manteve sempre estável com relação a temperatura, embora tenha diminuído a abrangência desta erupção para alguns estados. O Europeu agora também permanece muito estável no quesito precipitação, enquanto o GFS tem colocado e tirado insistentemente a chuva projetada para a coordenada de São Joaquim que utilizo como referência.

 

Tivesse um profissional baseado suas previsões somente no GFS para esta onda de frio, possivelmente ele já estaria louco ou com a sua reputação abalada. Assim, neste momento, como um aficcionado por eventos grandiosos como esses e um snow-chaser de carteirinha, estou com os dois pés fincados no cenário do Europeu. Não porque favorece o que gosto, mas por ser aquele que apresenta uma "linha de raciocínio" em suas saídas que me permite projetar um cenário sabendo que ele possivelmente não irá detonar na rodada seguinte. Traduzindo: me passa confiabilidade!

 

Deste modo, penso que estamos muito próximos de um evento histórico para muitas porções do Sul do Brasil. A neve deve cair com consistência e acumulação em grandes áreas. Praticamente todas as áreas acima de 1.000m em SC tem grandes chances de receber o fenômeno de forma significativa, algo que não ocorre desde 2000. Se pensarmos em um cenário de boa acumulação, desde 1990/1994. Fazendo portanto mais de 20 anos que o cenário que estamos enxergando há dias nos modelos não ocorre em SC e no Sul do Brasil. Ainda sem falar que áreas baixas do RS e SC podem ver o fenômeno como não ocorre há muitos e muitos anos. Algo até de certo pnto impensável nos dias atuais pelo padrão observado nos duas últimas décadas.

 

Se pegarmos o Paraná este evento tende a ser elevado a categoria de "evento do século", em virtude da grande chance de Curitiba e a região central do estado receber o fenômeno como não ocorre a 38 anos. E que poucas vezes ocorreu da maneira como se projeta, com farta acumulação.

 

O RS tende ainda a ser agraciado com fortes instabilidades também na terça-feira. Um cavado nos altos níveis associado a um violento resfriamento da atmosfera pode trazer neve de forma muito ampla, como o RS não assiste desde 2000 e com acumulações que devem ultrapassar as daquele evento que relembramos como histórico.

 

Se pegarmos todas as projeções postadas, todas as sugestões dos modelos, todos os campos de neve, podemos dizer que este forum está vivendo o sonho que sempre sonhou. Depois da secura dos anos 2000, onde eventos de neve desta magnitude foram praticamente apagados da memória, seremos finalmente testemunhas de um evento de frio e neve que pode entrar para a história. As páginas deste tópico poderão ser objeto de pesquisa e estudo, a fim de decifrarmos o que ocorreu neste momento para projetarmos novas páginas da história meteorológica deste país.

 

Bom dia a todos! Agora que comece o NOWCAST (By Alexandre Amaral de Aguiar).

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.