Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil - Julho 2012


Recommended Posts

E aí pessoal, essa é minha primeira mensagem aqui, embora já conhecesse o site há anos. Posto muito em um outro fórum parceiro, o Meteobrasil que, inexplicavelmente está fora do ar há 4 dias...Vejo que muita gente de lá posta aqui tbm, então já me sinto meio que em casa. Lá eu sou(era) o Paulistano.

 

Aqui em São Paulo começou a chover há cerca de meia-hora, já acumulando em algumas estações do CGE, como em Cidade Ademar (4,5mm) e Santo Amaro (2,5mm).

 

Impressionante os modelos a longo prazo. Seriam dias a fio de muito frio até mesmo aqui em SP. Ensemble joga uma alta monstruosa de 1038hPa em boa parte da Argentina do dia 17...

 

18º agora.

Link to comment
Share on other sites

Neste momento temperaturas variando entre 13/15ºC nas automáticas do sudoeste de MT. Vento predominando. Pela saída de 18z do GFS deve fazer entre 9/11ºC amanhã cedo com céu nublado e vento. Uma mP clássica e bloqueada.

 

No MS Corumbá tinha 11ºC no aeroporto ás 20:00hrs. No sul deste estado pela 18z entre 3/4ºC no amanhecer de amanhã.

 

:good2:

Link to comment
Share on other sites

E aí neve?Que isto neve de alguns minutos no Morro da Igreja a 1810m???É muito pouco para um pico desta altitude, e não adianta gente falta algo seguidamente, pra termos neve farta e frequente aqui no sul do Brasil, Soledade teria que estar a 1300m, Bagé a 800m, e o MI a 2500m,aí teria neve garantida e boa todos os anos... :dash1: :sorry:

Cansei de ser caçador de neve, isto é pra quando a gente tem lá seus 20 anos hehehehe, agora só se ela aparecer em meu pátio eu "atiro" ou melhor tiro algumas fotos... :sarcastic: :sarcastic: :laugh: :laugh: :laugh: :laugh: :laugh: :laugh: :laugh:

E finalizando, lembro dos anos 90, dava neve, chuva congelada, granular com mais facilidade, praticamente quase toda frente fria que passava por aqui, com estas massas mais fortes dava alguma coisa, agora não sei como mudou tanto... :russian:

Link to comment
Share on other sites

Quem se habilita? Achei, mas é de Urubici...

DESTACAMENTO DE CONTROLE DO ESPAÇO AÉREO:

MORRO DA IGREJA

DTCEA-MDI

Cx. Postal 41, CEP 88.650-000 - Urubici , SC

DDD: 49

Chefe: 049 3222 1935

 

GAMBOA: AGORA DIGITO EM PAZ....

 

CONFIRMADO SOLDADO DELFINO

 

NEVE,,,,NEVE...NEVE...NEVE....NEVE...NEVE...NEVE...

 

CAI E DERRETE SEM ACUMULAÇÃO

 

NEVE...NEVE...NEVE....

 

Não interessa se é paraguaia, boliviana ou mexirica: nevou e ponto!

o Mafili acertou. acredito que vamos ter outros eventos. Ora, não importa se foi o Zezinho que testemunhou. Se é soldado raso ou não, é um testemunho e temos que levar em conta.

Já é hora de analisarmos o evento do encontro.

Pela última projeção do europeu, poderemos ter uma baita surpresa lá.

Seria o acontecimento da década, para o BAZ.

Aqui, alguns termômetros marcam 7,8 e 9 graus.

aqui em casa 7.9°C, a umidade desabou para 69%.

Céu limpando rapidamente.

Link to comment
Share on other sites

E aí neve?Que isto neve de alguns minutos no Morro da Igreja a 1810m???É muito pouco para um pico desta altitude, e não adianta gente falta algo seguidamente, pra termos neve farta e frequente aqui no sul do Brasil, Soledade teria que estar a 1300m, Bagé a 800m, e o MI a 2500m,aí teria neve garantida e boa todos os anos... :dash1: :sorry:

Cansei de ser caçador de neve, isto é pra quando a gente tem lá seus 20 anos hehehehe, agora só se ela aparecer em meu pátio eu "atiro" ou melhor tiro algumas fotos... :sarcastic: :sarcastic: :laugh: :laugh: :laugh: :laugh: :laugh: :laugh: :laugh:

E finalizando, lembro dos anos 90, dava neve, chuva congelada, granular com mais facilidade, praticamente quase toda frente fria que passava por aqui, com estas massas mais fortes dava alguma coisa, agora não sei como mudou tanto... :russian:

 

calma, Paulo.

 

a idade faz a gente ter mais calma.

 

virá fenômeno melhor.

 

É uma questão de tempo.

 

Aliás, e o encontro?

 

vai ir ou não?

 

Claro, não votamos lá na tua cidade.Mas, seria bom ires.

 

aqui está se acalmando o vento.

 

talvez tenhamos é uma geada, se parar de ventar.

 

provavelmente, uns 4 ou 5 graus teremos.

 

para a felicidade do Marcos.

Link to comment
Share on other sites

E aí pessoal, essa é minha primeira mensagem aqui, embora já conhecesse o site há anos. Posto muito em um outro fórum parceiro, o Meteobrasil que, inexplicavelmente está fora do ar há 4 dias...Vejo que muita gente de lá posta aqui tbm, então já me sinto meio que em casa. Lá eu sou(era) o Paulistano.

 

Aqui em São Paulo começou a chover há cerca de meia-hora, já acumulando em algumas estações do CGE, como em Cidade Ademar (4,5mm) e Santo Amaro (2,5mm).

 

Impressionante os modelos a longo prazo. Seriam dias a fio de muito frio até mesmo aqui em SP. Ensemble joga uma alta monstruosa de 1038hPa em boa parte da Argentina do dia 17...

 

18º agora.

 

Bem vindo, Ricardo! Eu também postava no METEOBRASIL e pretendo continuar postanto nos dois, pois ambos são sites excelentes, com verdadeiros feras em meteorologia. Aqui em Porto Alegre noite muito fria. No bairro Lomba do Pinheiro, no momento, 7,9°c. Abraços!

Link to comment
Share on other sites

Nevou, nevou. E ponto final.

 

Se tivéssemos Soledade com 1oC/0oC por horas a fio como hoje no MI, a Raia da Pedra já estaria incomunicável devido ao acúmulo de meio metro de neve, pedindo aviões da FAB para jogar mantimentos...

 

Essa neve não é paraguaia. É a boa e velha brasileira, a original.

Link to comment
Share on other sites

Nevou, nevou. E ponto final.

 

Se tivéssemos Soledade com 1oC/0oC por horas a fio como hoje no MI, a Raia da Pedra já estaria incomunicável devido ao acúmulo de meio metro de neve, pedindo aviões da FAB para jogar mantimentos...

 

Essa neve não é paraguaia. É a boa e velha brasileira, a original.

 

Sim, este tipo de neve é mais comum do que se pensa aqui no Brasil. Na realidade, capaz de ser a mais comum de todas. Raro é nevar

com acumulação. QUem sabe no encontro ? :mosking:

Link to comment
Share on other sites

Essa neve não é paraguaia. É a boa e velha brasileira, a original.

 

EXATO!

 

SC prova mais uma vez que é o estado da neve no Brasil.

 

Nevou e todos aqui estão de parabéns, por ter previsto, analisado, sugerido, comentado, esperançado e constatado em primeiríssima mão a informação.

 

:hi:

 

Não esqueça do ter torcido :laugh: :laugh: :laugh:

 

Parabéns ao Brasil!!!!!

Link to comment
Share on other sites

BrunoC, em São Francisco de Paula também chove com 2,XC. Pelo wunderground eles apontam neve, mas acho que não é, mesmo com a atmosfera bem congelada aqui no RS. Olhem: http://www.wunderground.com/webcams/UFRGS/1/show.html

 

Acho que ele ta "louco", para ele neva em http://www.wunderground.com/cgi-bin/findweather/getForecast?query=-29.38352203,-50.89227676

 

E chove com 2,7C em São Chico de Paula.

Link to comment
Share on other sites

M.I. 0,1C 0,4mm

 

São Joaquim 2C e garoa na câmera do coutinho.

 

Corto meu braço esquerdo se no MI não estiver ocorrendo ao menos "Aguanieve" o que já seria festa em Buenos Aires.

 

Portanto está nevando no MI.

 

Diminuindo um cadim a chuva ainda posso pensar em acumulação.

 

A janela da neve está aberta.

 

Suponho que ainda possamos ouvir relatos de outras localidades no PLANALTO SUL CATARINENSE.

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

M.I. 0,1C 0,4mm

 

São Joaquim 2C e garoa na câmera do coutinho.

 

Corto meu braço esquerdo se no MI não estiver ocorrendo ao menos "Aguanieve" o que já seria festa em Buenos Aires.

 

Portanto está nevando no MI.

 

Diminuindo um cadim a chuva ainda posso pensar em acumulação.

 

A janela da neve está aberta.

 

Suponho que ainda possamos ouvir relatos de outras localidades no PLANALTO SUL CATARINENSE.

 

Abraços

 

Desencana, eventos estes como hoje já tivemos as dezenas de 2003 pra cá..não fica na memória e ninguém se lembra depois.

 

Está mais fácil de acumular neve na Provincia de Buenas Aires do que nas nossas serras atualmente, a neve não deixou de existir, apenas mudou de endereço :beach:

Link to comment
Share on other sites

Que bom que pelo menos podemos dizer que NEVOUUU no Brasil hoje :)

 

E para chegar ao ponto de nevar no sul a Massa de ar polar nessas alturas já deve estar chegando no Amazonas, e é extamente isso que tá acontecendo no momento. Após uma manhã abafada, com máxima de 32ºC, o choque da massa de ar quente e a massa de ar polar formou muitas nuvens e trouxe temporais durante essa tarde de sábado em todo leste do Acre. Em Rio Branco, devido a tempestade, a temperatura desabou 10ºC em menos de 2 horas.Muitas ruas alagadas com a chuva forte. Agora à noite, aos poucos o ar polar está se estabelecendo na cidade e as rajadas de vento sul chegam aos 45 km/h no Inmet, onde agora às 11 da noite faz 17,7ºC no Inmet, e o aeroporto registra chuva com 18ºC. A sensação térmica já é de frio na rua! Por enquanto estou adorando essa primeira onda de frio de julho!

Link to comment
Share on other sites

Morro da Igreja com -0,3oC e 0,4mm. Se isso não é neve, não sei mais o que é...

 

 

É óbvio que tá nevando! O problema é que tá o chão tá molhado e a neve tá caindo já molhada sobre ele... Ou seja, não vai acumular. O Morro da Igreja deve estar tendo hoje algo muito parecido com o que houve em Canela no Domingo do feriado de Corpus Christi do ano passado: neve da boa, porém molhada, caindo sobre um chão molhado, que não consegue acumular! :ok: Isso não é neve paraguaia, tipo, aquela neve de minutos com a qual tivemos de nos acostumar na década de 2000. Isso é neve real, que infelizmente não deverá acumular!

Vale pela estatística! E fica a expectativa para o findi do EBAZ...

Link to comment
Share on other sites

Nevou, nevou. E ponto final.

 

Se tivéssemos Soledade com 1oC/0oC por horas a fio como hoje no MI, a Raia da Pedra já estaria incomunicável devido ao acúmulo de meio metro de neve, pedindo aviões da FAB para jogar mantimentos...

 

Essa neve não é paraguaia. É a boa e velha brasileira, a original.

Não disse que não nevou, apenas argumentei que esperava mais neve.

Vcs ficam pegando a única exceção em que nevou muito mais aí ou seja agosto de 2010,foi situação atípica , fato.Pela altitude é natural que neve mais aí região de SJ, só que isto na prática não tem ocorrido.Falo daqui pq conheço a Serra do Botucaraí e sei que nos locais de 821, 825m, 827m em nossa localização serrana e central do RS neva tanto quanto em locais bem mais elevados.Ano passado Curuçu e Cerca Velha, neve forte por meia hora, aqui flocos, em 2010 aqui tmbm nevou só que bem menos do que em outros locais, em 2008 o pessoal da Raia da Pedra afirma que nevou de madrugada e bem, em 2007 foi neve boa com acumulação por lá, vc já viram as fotos, então não adianta virem com este papo que a diferença é muito grande etc e tal.E pra finalizar , no início de maio de 2012, nevou sim na Raia da Pedra e em outros locais da Serra do Botucaraí, e neve legítima, brasileira, afinal não vivemos em serras da Argentina... :ok: :ok: :ok: :ok:

Link to comment
Share on other sites

Desencana, eventos estes como hoje já tivemos as dezenas de 2003 pra cá..não fica na memória e ninguém se lembra depois.

Sem problemas.

Alguns objetivos foram atingidos plenamente:

a- demonstrar que há outros quadros sinóticos que levam a precipitação na forma de neve. Atingido.

b- demonstrar que as saídas dos modelos GFS e EUROPEU não são conclusivas quanto a precipitação de neve. Atingido.

c- demonstrar que é possível convivência colaborativa e produtiva com pessoas que pensam de formas diferentes sobre vários temas (valeu Caio Cesar). Atingido.

 

Enfim, foi um dia agradável.

 

Agora chove em Ibiúna como o previsto pelo GFS.

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

Até à meia-noite tivemos esses valores:

 

Floripa: 13,4°

Araranguá: 11,1°

Torres: 10,7°

Tramandaí: 8,8°

Mostardas: 7,5°

POA: 7,0°

Foz do Iguaçu: 6,5°

Rio Pardo: 5,7°

Erechim: 5,1°

São Miguel d´Oeste: 4,6°

Uruguaiana: 3,5°

Camaquã: 3,1°

Rio Grande: 3,1°

Chuí: 2,8°

Livramento: 2,5°

Canela: 2,2°

Palmeiras das Missões: 2,1°

Santa Maria: 2,0°

Dom Pedrito: 1,6°

SJ: 1,2°

Alegrete: 1,0°

Jaguarão: 0,9°

Ausentes: 0,6°

Quaraí: 0,2°

Cruz Alta: 0,0°

MI: -0,3°

Bagé: -0,4°

 

Incrível o frio na campanha, mesmo no litoral! Aqui em casa tenho excelentes 6,8° e 76%! Faz 5,6° na Lomba do Pinheiro!

Link to comment
Share on other sites

A previsão se confirmou: os primeiros flocos de neve deste inverno foram registrados por volta das 19h deste sábado no Morro da Igreja, em Urubici. Segundo informações do Cindacta (Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo), nevou por pouco tempo, mas segue garoando nas cidades da região, o que aumenta a possibilidade da neve voltar a cair durante a madrugada.

Por volta das 23h deste sábado, os termômetros marcavam -3,4ºC em Urubici e 0ºC em São Joaquim. De acordo com Ronaldo Coutinho o frio deve prevalecer nas próximas semanas. “São três ondas de frio que estão chegando. A primeira chegou agora, outra chega na quarta ou quinta-feira e a última deve chegar dia 18. Então a previsão é de frio prolongado na região”,.... AQUI

Link to comment
Share on other sites

Amigos, agora que voltarei a minha realidade, de calor,ha alguma esperanca para o resto do inverno pro planalto central pois ate agora esse tem sido um dos piores invernos que ja vi. E olha que ultimamente nao tem sido dificil enumerar invernos fracos pra nos.

 

Caio, sua previsao bateu direitinho,muito frio e neve na argentina.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.