Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil - Julho 2012


Recommended Posts

Se pegarmos esse cenário acima em Gramado teremos uma histeria coletiva!! Vamos todos presos por destruir a cidade!!!!! :punish:

 

Marcos, deveríamos trocar de lado. Teríamos muitas surpresas. Imagina se os morros de Porto Alegre ficassem onde fica Guaiba?

certamente, uma alteração substancial teríamos. Mas, Deus quis assim.

Eu estava em CAchoeirinha agora há pouco, e o frio lá já estava maior que o de Porto Alegre. Embora seja praticamente um bairro de Porto Alegre. Já é mais fria.

aqui, 8.9°C

está desabando e teremos uma temperatura muito baixa.

Vamos sonhando!! O que ajuda no nosso frio são as sequências de dias gelados que esfriam muito as águas e nivelam as temperaturas daqui para o interior!

 

Por aqui ganhou força um maldito vento SE. Sopra a 15,5 km/h!! Resultado: esquentou um pouco! Tenho 9,5°! No Belém Novo já está 6,2° enquanto que no Moinhos faz 10,7°!

 

Abraços microclimáticos!

Link to comment
Share on other sites

Raro é nevar com acumulação.

 

Muita calma nessas horas.

 

Os dados do Ronaldo mostram realmente que no período pós 1996 não há histórico de acumulações significativas como regra geral.

 

Os dados do Ronaldo mostram que no período pré 1996 há histórico de acumulações significativas como regra geral.

 

Os relatos que o Gamboa coloca mostram de forma clara (no meu entendimento) períodos com acumulações significativas e outros literalmente passam em branco.

 

Pelo dados do Ronaldo e aos comentários sou induzido a concluir que houve mudança na tal "dinâmica".

 

Porém, com os dados do Gamboa. Sou induzido a concluir que a "tal mudança da dinâmica" é rítmica.

 

Prefiro ritmo no lugar da palavra ciclos ( ciclos para alguns leva a hipótese da mãe natureza....etc...etc...dispersando).

 

O GRÁFICO abaixo mostra algo interessante para a minha compreensão dos períodos acumulativos/não acumulativos (não se trata de aquecimento global).

 

Se as médias para JJA não mudaram ao longo dos últimos 80 anos. E isso é bom.

 

Porém, a realidade mostra uma alteração no ritmo acumulação/não acumulação.

 

Bom vou matutando,

 

sam.jpg

 

concordo em grande parte.

No entanto, as medições de neve são escassas. Imagina se nevar intensamente em Porto Alegre, no centro. Enquanto na estação do Inmet, no Jardim Botânico, nada cair?

 

e isso deve ter acontecido inúmeras vezes. Pois, sabemos muito bem, a neve generalizada, é fenômeno comum em regiões do Canadá e Rússia.

Noutros locais ela não é linear e abrangente. Ocorrem pancadas aqui e ali.

Logo, como não há preparação para registrar o fenômeno, não se tem um método exato.

Certa vez, assistia um programa americano em que o jornalista dizia: "jornalista tal, onde você está?"

"estou aqui na rua tal, nevou...deixa eu ver(e tomava uma régua em polegadas para dizer quanto tinha nevado)"

Segundo vi com o Coutinho, não há outra forma de medir a queda de neve que não seja com a régua.

Não haveria um recipiente em um formato tal que pudesse ser utilizado, como um pluviômetro, para medi-la.

interessante que os cientistas utilizam outros métodos para isso.

é até didático o que retirei da internet

 

Thanks to the wind, it's pretty difficult to measure snowfall. As the wind blows, snow drifts -- so it can build up in places and diminish in others. Therefore, meteorologists rely on a variety of methods to measure snowfall. In one method, they measure the water equivalent of the fallen snow. A rain gauge is used to collect and melt the snow. Then the water is measured. An accumulation of 10 inches of snow in a rain gauge is approximately equal to 1 inch of water. You can also use a ruler to measure snowfall. Measurements are taken at several points in a given area where there has been little or no drifting of snow. These measurements are then averaged.

 

Snow begins as water vapor in the air. As the water cools, it forms droplets that are so light they float in the atmosphere as clouds. Heavy droplets fall as rain, and if it's cold enough, as ice crystals, or snow. Almost everywhere around the world, high-altitude air is very cold, and rain begins as snow that warms up as it falls toward Earth.

 

Snowfall provides water to many areas. Snow that accumulates in mountains feeds into lakes and rivers as it melts in the spring. When snow melts, it makes its way deep into the soil and thus increases the supply of groundwater. Snow provides protection and shelter for plants and wildlife because it is a good insulator.

 

Snow is also a source of entertainment for skiers, snowboarders and snowmobilers. Winter sports are big business, and resort operators are as dependent on Mother Nature as farmers are. Bigger snowfall readings translate into bigger profits. In the U.S. in 2011, dozens of extra inches of snow found resorts in Wyoming serving greater numbers of skiers and, in some cases, extending their seasons and expanding their facilities [source: Moen]. European operators weren't so lucky, as snow depths were off 80 percent in some places; the temperature at Bourg Saint Maurice in France reached 83.5 degrees Fahrenheit (28.6 Celsius) in early April, and many resorts throughout the region closed early [source: Williams].

 

translated:

 

Graças ao vento, é muito difícil medir a queda de neve. Como o vento sopra, montes de neve - para que ele possa construir em locais e diminuir em outras. Portanto, os meteorologistas dependem de uma variedade de métodos para medir neve. Em um método, eles medem o equivalente de água da neve caída. Um pluviômetro é usado para coletar e derreter a neve. Então, a água é medido. Uma acumulação de 10 centímetros de neve em um medidor de chuva é aproximadamente igual a 1 polegada de água. Você também pode usar uma régua para medir queda de neve. Medidas são tomadas em vários pontos em uma determinada área onde houve pouca ou nenhuma deriva de neve. Estas medições são então a média.

Neve começa como vapor de água no ar. Enquanto a água esfria, forma gotículas que são tão leves que flutuam na atmosfera como as nuvens. Gotículas pesados ​​caem como chuva, e se estiver frio o suficiente, como cristais de gelo ou neve. Quase todos os lugares ao redor do mundo, de alta altitude o ar é muito frio, ea chuva começa como neve que se aquece à medida que cai em direção à Terra.

 

Neve fornece água para diversas áreas. Neve que se acumula nas montanhas alimenta em lagos e rios como ela derrete na primavera. Quando a neve derrete, ele faz o seu caminho profundamente no solo e, assim, aumenta a oferta de água subterrânea. Neve oferece proteção e abrigo para as plantas e os animais selvagens porque é um bom isolante.

 

A neve é ​​também uma fonte de entretenimento para os esquiadores, snowboarders e snowmobilers. Esportes de inverno são um grande negócio, e os operadores do resort são tão dependentes da Mãe Natureza, como os agricultores. Leituras maiores nevascas traduzir em maiores lucros. Em os EUA em 2011, dezenas de centímetros extras de neve encontrado em resorts Wyoming servir um maior número de esquiadores e, em alguns casos, estendendo suas estações e expansão de suas instalações [fonte: Moen]. Operadores europeus não tiveram tanta sorte, como profundidade de neve estavam fora de 80 por cento em alguns lugares, a temperatura em Bourg Saint Maurice, na França chegou a 83,5 graus Fahrenheit (28,6 graus Celsius) no início de abril, e muitos resorts em toda a região de código fechado [cedo: Williams].

 

Imagina, se nos lugares tradicionalmente nivosos há a dificuldade, imagina nós que temos uma pequena resga de terras do funil sul onde neva.

Link to comment
Share on other sites

ESTÃO FICANDO ALTAS AS CHANCES DE TERMOS UM EVENTO DE FRIO EXTREMO NO FINDISEMANA DO EBAZ

Até o ETA está generoso: na rodada da 0 Z ele seca totalmente o tempo em POA e dá mínima de 4° de 5ª a sábado com máximas de 13°, 14°, 13° e 16°, respectivamente. Poderíamos baixar 3°/5° todos esse valores para a serra, levando-se em conta o conservadorismo do modelo.

 

A grande novidade é a formação de uma baixa de +- 970 mb no Atlântico Sul, abrindo literalmente um corredor de ar frio sobre a América do Sul. Teremos toda a segunda metade da semana gelada, não tanto pela força do ar frio, mas pela sua drenagem. Creio que o modelo está subestimando o frio.

 

Agora 9,6° com 71% e vento E a 16,7 km/h.

 

Abraços invernais!

Link to comment
Share on other sites

ESTÃO FICANDO ALTAS AS CHANCES DE TERMOS UM EVENTO DE FRIO EXTREMO NO FINDISEMANA DO EBAZ

Até o ETA está generoso: na rodada da 0 Z ele seca totalmente o tempo em POA e dá mínima de 4° de 5ª a sábado com máximas de 13°, 14°, 13° e 16°, respectivamente. Poderíamos baixar 3°/5° todos esse valores para a serra, levando-se em conta o conservadorismo do modelo.

 

A grande novidade é a formação de uma baixa de +- 970 mb no Atlântico Sul, abrindo literalmente um corredor de ar frio sobre a América do Sul. Teremos toda a segunda metade da semana gelada, não tanto pela força do ar frio, mas pela sua drenagem. Creio que o modelo está subestimando o frio.

 

Agora 9,6° com 71% e vento E a 16,7 km/h.

 

Abraços invernais!

 

Pela última saída do GFS, POA vai ficar no 0 a -1C!!! Em Gramado e baixadas serranas vai afundar!

Link to comment
Share on other sites

GAMBOA TRAVESTIDO DE MAFILI???

 

 

???? :rofl: :crazy:

 

:russian:

 

vou repensar minhas escritas.

 

é que sou poeta(isso é fato, escrevo desde os 12 anos, nunca publiquei nada)

 

então, resolvi fracionar um pouco.

 

mas, bah, travestido de Mafili...

 

ficou engraçado...

Link to comment
Share on other sites

ESTÃO FICANDO ALTAS AS CHANCES DE TERMOS UM EVENTO DE FRIO EXTREMO NO FINDISEMANA DO EBAZ

Até o ETA está generoso: na rodada da 0 Z ele seca totalmente o tempo em POA e dá mínima de 4° de 5ª a sábado com máximas de 13°, 14°, 13° e 16°, respectivamente. Poderíamos baixar 3°/5° todos esse valores para a serra, levando-se em conta o conservadorismo do modelo.

 

A grande novidade é a formação de uma baixa de +- 970 mb no Atlântico Sul, abrindo literalmente um corredor de ar frio sobre a América do Sul. Teremos toda a segunda metade da semana gelada, não tanto pela força do ar frio, mas pela sua drenagem. Creio que o modelo está subestimando o frio.

 

Agora 9,6° com 71% e vento E a 16,7 km/h.

 

Abraços invernais!

 

minha teoria é de que Mps grandes geram grandes ciclones na sua direita.

teoria maluca talvez sem uma possível comprovação científica.

pelas projeções, nem a neve pode ser descartada.

seria uma coroação do BAZ?

afinal, quando comemoraremos 20 anos???

ou já comemoramos?

não seria a hora e o local para fazermos um bolo e comemorar em grande estilo?

lanço esta idéia.

Ainda há tempo de fazer ou comprar o bolo.

Bruno, eu ajudo.

Ah, e se tiver nevando...vamos cortá-lo ao lado de um grande boneco de neve!!!

Link to comment
Share on other sites

ESTÃO FICANDO ALTAS AS CHANCES DE TERMOS UM EVENTO DE FRIO EXTREMO NO FINDISEMANA DO EBAZ

Até o ETA está generoso: na rodada da 0 Z ele seca totalmente o tempo em POA e dá mínima de 4° de 5ª a sábado com máximas de 13°, 14°, 13° e 16°, respectivamente. Poderíamos baixar 3°/5° todos esse valores para a serra, levando-se em conta o conservadorismo do modelo.

 

A grande novidade é a formação de uma baixa de +- 970 mb no Atlântico Sul, abrindo literalmente um corredor de ar frio sobre a América do Sul. Teremos toda a segunda metade da semana gelada, não tanto pela força do ar frio, mas pela sua drenagem. Creio que o modelo está subestimando o frio.

 

Agora 9,6° com 71% e vento E a 16,7 km/h.

 

Abraços invernais!

 

minha teoria é de que Mps grandes geram grandes ciclones na sua direita.

teoria maluca talvez sem uma possível comprovação científica.

pelas projeções, nem a neve pode ser descartada.

seria uma coroação do BAZ?

afinal, quando comemoraremos 20 anos???

ou já comemoramos?

não seria a hora e o local para fazermos um bolo e comemorar em grande estilo?

lanço esta idéia.

Ainda há tempo de fazer ou comprar o bolo.

Bruno, eu ajudo.

Ah, e se tiver nevando...vamos cortá-lo ao lado de um grande boneco de neve!!!

Link to comment
Share on other sites

pessoal;

 

a comemoração que eu citei é de 10 anos...

sabe como é...quis digitar rápido e o 1 fica ao lado do 2....

20 anos?

Bah, deixa pra lá

 

POR FALAR NISSO

 

ESTARIA O CARLOS DIAS INFLUENCIADO TAMBÉM PELO PROFESSOR MAFILI??

 

está escrevendo............em .................em...............

 

espaçando com se tivesse respirando cansado entre as frase....

 

:rofl: :rofl: :rofl:

Link to comment
Share on other sites

TEREI CERTEZA DE UMA GRANDE ENCONTRO, COM O QUINTAL CHEIO DE NEVE NO FINDI....O BRUNO NÃO ESTARÁ AQUI!!!!!!!!!!!! KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK NÃO RESISTÍ. VEJAM A TEMPERATURA EM 700 NA QUINTA, PELO DADOS DAS 12Z.

 

ZÉ, AS MÉDIAS DE ALTURA DE NEVE SÃO DO PÁTIO DA CLIMATERRA, EM 2000 FICOU EM +-10 CM OU MAIS NO CRUZEIRO, EM 2002, 3/4 CM E 2006 1,5.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

TEREI CERTEZA DE UMA GRANDE ENCONTRO, COM O QUINTAL CHEIO DE NEVE NO FINDI....O BRUNO NÃO ESTARÁ AQUI!!!!!!!!!!!! KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK NÃO RESISTÍ. VEJAM A TEMPERATURA EM 700 NA QUINTA, PELO DADOS DAS 12Z.

 

ZÉ, AS MÉDIAS DE ALTURA DE NEVE SÃO DO PÁTIO DA CLIMATERRA, EM 2000 FICOU EM +-10 CM OU MAIS NO CRUZEIRO, EM 2002, 3/4 CM E 2006 1,5.

 

 

Agora a neve está garantidíssima!!!!!!!!!!!!!!!! :rofl: :rofl: :rofl:

 

Ronaldo Coutinho não estara em Gramado!!!kkkkkkk...

Brincadeira Ronaldo! Mas se nevar bem em Gramado, e não nevar em SJ, você estará em "maus lençóis" hein?!

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

ESTÃO FICANDO ALTAS AS CHANCES DE TERMOS UM EVENTO DE FRIO EXTREMO NO FINDISEMANA DO EBAZ

Até o ETA está generoso: na rodada da 0 Z ele seca totalmente o tempo em POA e dá mínima de 4° de 5ª a sábado com máximas de 13°, 14°, 13° e 16°, respectivamente. Poderíamos baixar 3°/5° todos esse valores para a serra, levando-se em conta o conservadorismo do modelo.

 

A grande novidade é a formação de uma baixa de +- 970 mb no Atlântico Sul, abrindo literalmente um corredor de ar frio sobre a América do Sul. Teremos toda a segunda metade da semana gelada, não tanto pela força do ar frio, mas pela sua drenagem. Creio que o modelo está subestimando o frio.

 

Agora 9,6° com 71% e vento E a 16,7 km/h.

 

Abraços invernais!

 

Pela última saída do GFS, POA vai ficar no 0 a -1C!!! Em Gramado e baixadas serranas vai afundar!

'

 

 

Torales, vê se dessa vez não vai tentar voltar correndo pro hotel na madrugada hein!!! :mosking:

Nesse frio vai ser perigoso!!! :laugh:

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

e daí?

temos ou não temos históricos de medição de neve?

tirando, evidentemente, os do Ronaldo, que estão bem catalogados.

a maneira de medir a neve também não pode se enquadrar aqui no sul.

Pois, na medida que os pessoal faz em países muito nivosos, utilizam o pluviômetro.

é uma discussão que acho pertinente iniciarmos.

Fiz essa pergunta ao Ronaldo quando do encontro e ele falou que é com a régua.

Mas, pesquisando, vi que há outras maneiras.

quem sabe não adotamos essa do pluviômetro, pelo menos para o MI?

para tanto, deverá ser cronometrado o tempo exato de queda da neve. Aí que reside o problema.

Pois, países com frequencia de neve, os locais de medição são de fácil acesso. Pois a neve cai no quintal de todo mundo.

Link to comment
Share on other sites

Por que você coloca Juquitiba e São Lourenço da Serra como interior e não como RM, Carlos?

 

Pq penso que ficam + de 50km da capital...é isso

 

Sem querer ser chato, mas já sendo.

 

Mas elas ficam oficialmente na RM e eu também estou a 45Kms(pior que aqui tem cara de interior mesmo :mosking: ), Salesópolis, por exemplor, que fica no extremo leste da RMSP está a 80Kms de São Paulo e está a 120Kms daqui, que seria o extremo oeste.

 

Mas tudo bem, não se incomode com isso, é que faz tempo que vejo sua tabela e queria perguntar isso, keep up the good work!

Link to comment
Share on other sites

A 12Z e a 18Z do GFS "ENSAIAM" um evento histórico. Digo "ENSAIAM" porque é óbvio que se der o que elas estão projetando agora vai ser mais um frio punk, talvez "a la junho de 2011", mas que não poderia ser classificado de histórico. Entretanto, a maneira como as projeções começam a se aproximar do cenário apresentado há umas 100 horas por estes mesmos modelos indicam (ao menos para mim) que o frio poderá ser bem maior do que as saídas (já muito boas) de hoje! Lembram quando o GFS mostrou aquele "mini-2000" há uns 4 dias atrás? Então, ele maritimizou tudo e foi recuperando aos poucos. A MP do meio da semana de totalmente marítima já está dando chance de neve de novo (remota, pela secura) e joga a linha de 0oC em 850 lá no paralelo 27 sobre SC! Então, acho que para o EBAZ ainda podem haver incrementos... Óbvio, podem haver reduções! Mas o "desenho" do evento para mim está claro: CORREDOR POLAR! Se isso se confirmar, e levando em conta a espessura do frio que se avizinha, poderemos ter o tal mini-2000!!! Fica a torcida!!! :pleasantry:

Link to comment
Share on other sites

Até o ETA está generoso: na rodada da 0 Z ele seca totalmente o tempo em POA e dá mínima de 4° de 5ª a sábado com máximas de 13°, 14°, 13° e 16°, respectivamente. Poderíamos baixar 3°/5° todos esse valores para a serra, levando-se em conta o conservadorismo do modelo.

 

A grande novidade é a formação de uma baixa de +- 970 mb no Atlântico Sul, abrindo literalmente um corredor de ar frio sobre a América do Sul. Teremos toda a segunda metade da semana gelada, não tanto pela força do ar frio, mas pela sua drenagem. Creio que o modelo está subestimando o frio.

 

Agora 9,6° com 71% e vento E a 16,7 km/h.

 

Abraços invernais!

 

Pela última saída do GFS, POA vai ficar no 0 a -1C!!! Em Gramado e baixadas serranas vai afundar!

'

 

 

Torales, vê se dessa vez não vai tentar voltar correndo pro hotel na madrugada hein!!! :mosking:

Nesse frio vai ser perigoso!!! :laugh:

 

Sds.

 

:rofl: :rofl: :rofl: :rofl: :rofl: :rofl:

 

Muitos amigos irão achar Gramado bastante FANCY.

 

Já está 5 graus em Belém Novo. Acho que hoje chega a 0,x! Será?

Link to comment
Share on other sites

13ºC no aeroporto e 14,5ºC aqui no vale. Continua ventando moderado, o que mostra mais advecção. Isso é fichinha

perto do que será no final desta semana !

 

Pessoal, é hora dos experts começarem a trabalhar na previsão para os dias 13, 14 e 15. Eu estou longe de ser expert,

mas na medida das minhas capacidades também procurarei ajudar. A partir de agora, cada rodada de cada modelo

analisado será importante. Vamos fazer uma bela previsão para o ENBAZ !

Link to comment
Share on other sites

A 12Z e a 18Z do GFS "ENSAIAM" um evento histórico. Digo "ENSAIAM" porque é óbvio que se der o que elas estão projetando agora vai ser mais um frio punk, talvez "a la junho de 2011", mas que não poderia ser classificado de histórico. Entretanto, a maneira como as projeções começam a se aproximar do cenário apresentado há umas 100 horas por estes mesmos modelos indicam (ao menos para mim) que o frio poderá ser bem maior do que as saídas (já muito boas) de hoje! Lembram quando o GFS mostrou aquele "mini-2000" há uns 4 dias atrás? Então, ele maritimizou tudo e foi recuperando aos poucos. A MP do meio da semana de totalmente marítima já está dando chance de neve de novo (remota, pela secura) e joga a linha de 0oC em 850 lá no paralelo 27 sobre SC! Então, acho que para o EBAZ ainda podem haver incrementos... Óbvio, podem haver reduções! Mas o "desenho" do evento para mim está claro: CORREDOR POLAR! Se isso se confirmar, e levando em conta a espessura do frio que se avizinha, poderemos ter o tal mini-2000!!! Fica a torcida!!! :pleasantry:

 

que influência os jatos estão tendo nisso tudo?

fundamentais.

veja que o tropical subiu, enquanto o polar, também.

a briga, a meu ver, é esta. Por isso os desenhos dos modelos estão duvidando das projeções.

toda a salada que é jogada dentro do computador:; vetores, indices oceânicaos, jatos, etc, não conseguem direcionar algo mais exato.

podem mudar ainda. No entanto, estamos bem mais perto do evento.

o mais interessante é que a umidade estará presente.

Poderemos ter um momento de janela para a neve no findi do encontro.

Vai depender da força que entrar o jato polar.

Se houver um ciclone...bom, aí a brincadeira será completa.

Link to comment
Share on other sites

Mafili teus mapas não captaram efeitos do relevo...

 

Captam, sim. São dados de quase 50 estações.

 

Mas hoje foi mais um dia agradável.

 

Amanhã, Nove de Julho. Data máxima do Estado de São Paulo.

 

Nas tuas paragens,

 

Agradecimentos eternos a mais paulista das cidades SOLEDADE.

 

E boas lembranças a memória de Borges de Medeiros.

 

Na linha do quem bate não lembra. Mas quem apanha não esquece.

 

6 contra 1 é fácil.

Link to comment
Share on other sites

A 12Z e a 18Z do GFS "ENSAIAM" um evento histórico. Digo "ENSAIAM" porque é óbvio que se der o que elas estão projetando agora vai ser mais um frio punk, talvez "a la junho de 2011", mas que não poderia ser classificado de histórico. Entretanto, a maneira como as projeções começam a se aproximar do cenário apresentado há umas 100 horas por estes mesmos modelos indicam (ao menos para mim) que o frio poderá ser bem maior do que as saídas (já muito boas) de hoje! Lembram quando o GFS mostrou aquele "mini-2000" há uns 4 dias atrás? Então, ele maritimizou tudo e foi recuperando aos poucos. A MP do meio da semana de totalmente marítima já está dando chance de neve de novo (remota, pela secura) e joga a linha de 0oC em 850 lá no paralelo 27 sobre SC! Então, acho que para o EBAZ ainda podem haver incrementos... Óbvio, podem haver reduções! Mas o "desenho" do evento para mim está claro: CORREDOR POLAR! Se isso se confirmar, e levando em conta a espessura do frio que se avizinha, poderemos ter o tal mini-2000!!! Fica a torcida!!! :pleasantry:

 

Seria bom demais se você fosse conosco, Zé ! Quem sabe se a neve aparecer você não anima ? :mosking:

E o modelo europeu já coloca, há algumas rodadas, uma situação interessante: Lá no dia 16/07, uma grande

área de baixa pressão se formando entre a Argentina e Uruguai, deslocando-se para nordeste e desenvolvendo-se

bem no coração da região Sul ! Puxando ar gelado junto com ela...no mínimo interessante, não acham ?

Link to comment
Share on other sites

Mafili teus mapas não captaram efeitos do relevo...

 

Captam, sim. São dados de quase 50 estações.

 

Mas hoje foi mais um dia agradável.

 

Amanhã, Nove de Julho. Data máxima do Estado de São Paulo.

 

Nas tuas paragens,

 

Agradecimentos eternos a mais paulista das cidades SOLEDADE.

 

E boas lembranças a memória de Borges de Medeiros.

 

Na linha do quem bate não lembra. Mas quem apanha não esquece.

 

6 contra 1 é fácil.

Aham leitura errada, estações 80% em topo, portanto não captam as particularidades das baixadaaaas :ok: :mosking:

Link to comment
Share on other sites

interessante colocação da Metsul no www.correiodopovo.com.br

 

 

A mínima em Porto Alegre, de 1,3ºC em Belém Novo, ficou próxima do registro, por exemplo, de Vacaria. Uma sequência de pulsos de ar polar manterá a temperatura baixa até o dia 20 com reforços contínuos de ar polar. Nova incursão de ar gelado é esperada para quarta-feira e outra no próximo fim de semana.

Link to comment
Share on other sites

A 12Z e a 18Z do GFS "ENSAIAM" um evento histórico. Digo "ENSAIAM" porque é óbvio que se der o que elas estão projetando agora vai ser mais um frio punk, talvez "a la junho de 2011", mas que não poderia ser classificado de histórico. Entretanto, a maneira como as projeções começam a se aproximar do cenário apresentado há umas 100 horas por estes mesmos modelos indicam (ao menos para mim) que o frio poderá ser bem maior do que as saídas (já muito boas) de hoje! Lembram quando o GFS mostrou aquele "mini-2000" há uns 4 dias atrás? Então, ele maritimizou tudo e foi recuperando aos poucos. A MP do meio da semana de totalmente marítima já está dando chance de neve de novo (remota, pela secura) e joga a linha de 0oC em 850 lá no paralelo 27 sobre SC! Então, acho que para o EBAZ ainda podem haver incrementos... Óbvio, podem haver reduções! Mas o "desenho" do evento para mim está claro: CORREDOR POLAR! Se isso se confirmar, e levando em conta a espessura do frio que se avizinha, poderemos ter o tal mini-2000!!! Fica a torcida!!! :pleasantry:

 

Seria bom demais se você fosse conosco, Zé ! Quem sabe se a neve aparecer você não anima ? :mosking:

E o modelo europeu já coloca, há algumas rodadas, uma situação interessante: Lá no dia 16/07, uma grande

área de baixa pressão se formando entre a Argentina e Uruguai, deslocando-se para nordeste e desenvolvendo-se

bem no coração da região Sul ! Puxando ar gelado junto com ela...no mínimo interessante, não acham ?

 

Grande Renan!!! O que eu posso dizer é que estou morrrrrrendo de vontade de ir, mas tem coisas na vida que são mais importantes, he he he! Queria muito rever os Bazianos das antigas que não vejo desde 2006 (principalmente nosso amigo Caio, depois de TUDO que passou) e também conhecer esta nova safra (como tu) que é tudo de bom!

 

Aliás, aproveito para te fazer uma perguntâ: quando tu vais chegar e partir de SC?

Link to comment
Share on other sites

"...Esse ano tem sido um dos melhores (ou o melhor) dos últimos 10 ou 15 anos em termos de MM. Foram pouquíssimas as noites fechadas com estratus enquanto o tempo estava aberto à volta. Outros anos ótimos foram 2000 e 2007. Mas penso que esse ano está melhor, porque está mais seco e temos tido boas quedas à noite. O que falta é maior sequência de mp´s, que só vieram com mais consistência quando começou junho..."

Talvez porque as Altas não estejam se posicionando na costa do RS jogando umidade para o continente.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.