Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil - Julho 2012


Recommended Posts

821, 825m, 827m

 

821m Base Cerro Soledade

825m Cerca Velha Mountain Resort

827m Pico das Agulhas da Raia da Pedra

 

:laugh: :laugh:

 

São os picos mais nivosos do planeta. O clima lá no alto é extremo, e ninguém sabe exatamente o porquê. Porém, sabe-se

que 90% das massas polares do globo se originam de um destes 3 picos.

Link to comment
Share on other sites

A neve deve ter ocorrido certa por la é que tem menos pessoas pra divulgar, mas é certo, até aqui se houver alguma precipitação agora de manhã pode nevar.

Mas essas previsão mudam muito em 2006 (acho que foi 4 de setembro) tínhamos céu limpo até o meio dia e pasmem com 7 graus de temperatura bandas de nuvens formadas pelo forte vento aquele dia, começou a nevar depois baixou para 4 graus.

A NEVE É TIPO MULHER...VAI ENTENDER, ELA DEVE SER SENTIMENTAL

cuidado com o CAPS LOCK

Link to comment
Share on other sites

se este dado de são chico estiver correto, não seria plausível outra forma de precipitação???

 

07:23 0.0 °C -1.3 °C 1023.9hPa Calm 0.0km/h 91% 0.8mm / 0.8mm total

07:28 0.0 °C -1.3 °C 1023.9hPa Calm 0.0km/h 91% 0.8mm / 0.8mm total

07:33 0.0 °C -1.3 °C 1023.9hPa Calm 0.0km/h 91% 0.8mm / 0.8mm total

07:38 0.0 °C -1.3 °C 1023.9hPa Calm 0.0km/h 91% 0.8mm / 0.8mm total

07:43 0.0 °C -1.3 °C 1023.9hPa Calm 0.0km/h 91% 0.8mm / 0.8mm total

07:48 0.1 °C -1.2 °C 1023.9hPa Calm 0.0km/h 91% 0.8mm / 0.8mm total

07:53 0.3 °C -1.0 °C 1023.9hPa Calm 0.0km/h 91% 0.8mm / 0.8mm total

07:58 0.3 °C -1.0 °C 1023.9hPa Calm 0.0km/h 91% 0.8mm / 0.8mm total

08:03 0.3 °C -1.0 °C 1023.9hPa Calm 0.0km/h 91% 0.8mm / 0.8mm total

 

Fonte: http://www.wunderground.com/weatherstation/WXDailyHistory.asp?ID=IRSSOFRA2

 

:russian:

Link to comment
Share on other sites

Esta semana promete... não entendo quase nada de meteorologia, mas acho que todos os modelos estão aumentando o frio, só achei engraçado na terça-feira ter máxima em torno de 20 e mínima em torno de 3 graus aqui em Caxias é muita variação pra um dia que vai estar fechado.

Tomara que se tenha muita umidade pois pelo menos o frio é certo.

Link to comment
Share on other sites

Esta semana promete... não entendo quase nada de meteorologia, mas acho que todos os modelos estão aumentando o frio, só achei engraçado na terça-feira ter máxima em torno de 20 e mínima em torno de 3 graus aqui em Caxias é muita variação pra um dia que vai estar fechado.

Tomara que se tenha muita umidade pois pelo menos o frio é certo.

 

Tiago, é que vai haver a entrada de outra massa polar. Ativando um pequeno pré-frontal. A elevação sempre se dá nestes casos.

Link to comment
Share on other sites

PHP, um estrangeiro que entra aqui no fórum e lê as tuas mensagens sobre Soledade pensa na hora: trata-se da cidade mais fria do Brasil, afinal é onde mais neva e onde estão as menores mínimas do Brasil!

Vamos ser realistas,:

-O que relatei sobre as ocorrências de neve da Serra do Botucaraí, são os fatos se tu não te agrada deles que posso fazer... :ok: :mail:

-Compreendo a surpresa e insatisfação de alguns, afinal, depois da existência do BAZ muitos mitos caíram, e até então ninguém sabia da existência de uma serra gaúcha bem no Centro do RS, com altitudes equivalentes à Serra Gringa e até mais elevada que algumas cidades como Bento Gonçalves, Garibaldi, Farroupilha... :music:

-Estamos falando de locais de 825m, 827m, a cerca de 270, 280 km distantes do mar, e que sofrem impacto direto do ar frio, pois estamos logo acima do paralelo 30s.

-Sei que incomoda vcs os -10.6º em abrigo nas Tuias,ahhh e como incomoda. :dirol: :dirol: :dirol:

-Repito, neva pouco pela enorme altitude no MI, o problema é o mesmo que faz as serras do leste terem mínimas modestas em face de tamanha altura, a maritimidade, e isto não podemos mudar, assim como não dá aumentar a altitude daqui, então ficamos assim, neve irregular e variável no Brasil, por vezes mais em Urupema BJS e SJ, em outras mais na Serra Gringa e em outras mais PInheiro Machado e claro há vezes que neva mais na Serra do Botucaraí, isto é fato.

Link to comment
Share on other sites

amigo Paulo: Soledade não é Ushuaia!

faz frio?

sim

pode nevar?

sim

Já nevou?

mas, não transformemos isso numa Sibéria

Assim, parece que tu estás forçando a barra.

Eu poderia ficar brigando para Bagé ser a mais fria. Não é.

Faz frio?

faz

Neva?

raramente

pode nevar?

sim

mas tem grande amplitude térmica. O que a torna mais quente que muitas cidades.

Link to comment
Share on other sites

Interessante a carta de hoje. Explica o porquê da temperatura de 0,1 em Rio Grande. O ar frio escou para o oceano.

Também, podemos ver a baixa bem próxima da costa. O que permitiu a janela para neve.

ela não entrou continental, entortou e escoou para o mar parte dela. Tem 1028 esta alta. Pena não ter tido um ciclone na costa. Foi um "quase" teria que baixar mais para permitir a situação.

carta8dejulho.jpg

Link to comment
Share on other sites

Não é o local do encontro?!

 

neve_d6_56.png

 

Coutinho e Cia., uma pergunta: nevar na Serra Gaúcha e não nevar na Catarinense é raro, não é?

 

Mioto.

 

Ps. Não subi a Serra hoje, mas estarei hospedado próximo a Vacas Gordas de 13 a 16. Monitorando e registrando tudo.

Se isso se cofirmar caira neve no sul em pleno meu aniversario. :hang1:

Link to comment
Share on other sites

não sei se foi o repórter que fez a manchete no site do Correio do Povo: " Neva no Planalto sul de Santa Catarina"

Sinceramente, pela escassez do fenômeno, eu faria a seguinte manchete: " nevou fraco e por breves instantes no Planalto Sul de SC"

Senão, dá a impressão que neva e neva mais.

A manchete sempre permite uma interpretação imediata, tem um impacto.

A maioria dos leitores(se que podemos chamar o brasileiro de leitor) olha só as manchetes.

Somente vai ler o conteúdo se for muito de seu interesse.

 

exemplo:

 

Cachorro mata mulher

um cão atravessou a rua causando um acidente que vitimou fulana de tal

 

Cão causa acidente

um cão atravessou....

Link to comment
Share on other sites

Não é o local do encontro?!

 

é próximo. Eu diria que pega de São chico até São Joaquim.

as projeções ainda estão confusas para esta data. Frio, teremos. Agora, neve, acho que é um tanto que cedo para saber.

o certo é que a umidade estará na costa junto à Mp.

 

Agora, se estará tão perto: por que não dar um pulo em Gramado?

 

Claro, não é tãaaaaaaaaaaaaaaao perto assim. Se tivessem concluído o caminho das neves seria mais fácil.

 

Nesta semana o governo disse que a estrada que vai de Cambará à Bom Jesus será executada ou está sendo executada. RS 020. Seria uma grande coisa.

Faltaria somente ligar até São Joaquim

Link to comment
Share on other sites

Erro: a estrada de Cambará à São

Não é o local do encontro?!

 

é próximo. Eu diria que pega de São chico até São Joaquim.

as projeções ainda estão confusas para esta data. Frio, teremos. Agora, neve, acho que é um tanto que cedo para saber.

o certo é que a umidade estará na costa junto à Mp.

 

Agora, se estará tão perto: por que não dar um pulo em Gramado?

 

Claro, não é tãaaaaaaaaaaaaaaao perto assim. Se tivessem concluído o caminho das neves seria mais fácil.

 

Nesta semana o governo disse que a estrada que vai de Cambará à Bom Jesus será executada ou está sendo executada. RS 020. Seria uma grande coisa.

Faltaria somente ligar até São Joaquim

 

refiri-me à estrada de Cambará a São José dos Ausentes

Link to comment
Share on other sites

Considerações:

 

- O Morro da Igreja teve -1oC com 0,2mm as 2h00 e as 3h00. A neve deve ter caído fraca por mais vezes ao longo da madrugada, mas foi neve.

 

- O sincelo e/ou neve deve ter sido registrado no Morro das Antenas.

 

- Os modelos subestimaram o frio em altura, visto o que os topos Ausentes e SJ-Inmet registraram, algo próximo de -2oC na madrugada com vento de advecção. Para ambas o modelo mal zerava em 850mb.

 

- O quadro para o encontro converge para um frio forte e amplo, talvez o melhor do ano em termos de amplitude.

 

- A neve ainda é ponto de divergência, pois as áreas de baixa pressão no oceano estão dançando para lá e para cá.

 

- A linha de congelamento em 850mb parece atingir as serras gaúchas e catarinenses com facilidade.

 

- Pelo CMC neve grande e farta. Global, Europeu e GFS já indicaram algo, mas agora estão mais secos com a baixa pressão mais afastada da costa.

 

- Próxima madrugada afunda nas baixadas, chuto de -5oC a -6oC na Davis-BAZ.

 

- Julho começando quente sem neve e geada, depois vai ficando bem gelado. Justamente o contrário do que prevê a Climatempo.

Link to comment
Share on other sites

00Z do GFS mantém o friozão pro encontro. É, tudo indica que sentirei o maior frio da minha vida daqui a 6 dias !

 

 

E devolveu totalmente a invasão anterior (meio desta semana), já na grade de 75 horas... As serras do sul terão três incursões simultâneas, esta agora a mais fraca e as duas seguintes bem fortes (embora longe de ser as bombas polares democráticas das quais temos saudades)! A linha de 0oC a 850 vai a 27oS no leste da região sul do BR nas duas invasões, sendo que a linha de -2oC a 850 chega a 29oS!!!! :good:

 

Pelo visto, o EBAZ terá muito frio! E no período mais frio do ano eu estarei no Estado do RJ, he he he!!! Agora falta monitorarmos o quesito neve para o evento - o frio forte parece garantido! :good2:

 

Aliás, creio que daqui a pouco deverão aparecer reportagens com base em depoimento de malucos que viram a neve (ou aquanieve / wet snow) de ontem a noite! :ok:

Link to comment
Share on other sites

Raro é nevar com acumulação.

 

Muita calma nessas horas.

 

Os dados do Ronaldo mostram realmente que no período pós 1996 não há histórico de acumulações significativas como regra geral.

 

Os dados do Ronaldo mostram que no período pré 1996 há histórico de acumulações significativas como regra geral.

 

Os relatos que o Gamboa coloca mostram de forma clara (no meu entendimento) períodos com acumulações significativas e outros literalmente passam em branco.

 

Pelo dados do Ronaldo e aos comentários sou induzido a concluir que houve mudança na tal "dinâmica".

 

Porém, com os dados do Gamboa. Sou induzido a concluir que a "tal mudança da dinâmica" é rítmica.

 

Prefiro ritmo no lugar da palavra ciclos ( ciclos para alguns leva a hipótese da mãe natureza....etc...etc...dispersando).

 

O GRÁFICO abaixo mostra algo interessante para a minha compreensão dos períodos acumulativos/não acumulativos (não se trata de aquecimento global).

 

Se as médias para JJA não mudaram ao longo dos últimos 80 anos. E isso é bom.

 

Porém, a realidade mostra uma alteração no ritmo acumulação/não acumulação.

 

Bom vou matutando,

 

sam.jpg

Link to comment
Share on other sites

Isso é verdade, Mafili. Difícil é saber porque isso aconteceu, certo ?

 

Bem, o vento mudou para sudoeste e a temperatura começa a cair. Já choveu no Rio e neste

momento chove na serra fluminense. Teresópolis é bem perto daqui e já faz bastante frio por

lá. Creio que não deve demorar mais do que 2/3h pra esfriar de vez.

Link to comment
Share on other sites

Mafili,

 

Não sei se entendi bem o gráfico, mas a década de 1990 ainda foi pródiga em acumulação. A média anual de acumulação na Região de São Joaquim na normal 1971-2000 dá 22,5 cm, se não me engano. No trabalho do Rodolfo, pegando o período entre 1971 e 1990 dá 21cm. Ou seja, incluir a década de 1990 aumenta a média! Vale lembrar que foram nesta década as nevadas de 94, 96 e 98!

Óbvio que não se trata de um critério estritamente científico, pois aqui se considera para cada evento sempre a maior acumulação verificada no chamado Planalto da Neve (tenha ocorrido em Ausentes, São Chico, São Joaquim ou Morro da Igreja). Mas o importante é que 1990 (1991-2000, por definição) foi uma década nivosa. A tragédia se deu justo na década de 2000 (2001-2010). Se não fosse por 2010, os valores médios anuais de acumulação ficariam em algo como 4 cm!! 2010 sozinho elevou a média pra uns 8cm, o que mesmo assim ainda é ridículo!

Link to comment
Share on other sites

amigo Paulo: Soledade não é Ushuaia!

faz frio?

sim

pode nevar?

sim

Já nevou?

mas, não transformemos isso numa Sibéria

Assim, parece que tu estás forçando a barra.

Eu poderia ficar brigando para Bagé ser a mais fria. Não é.

Faz frio?

faz

Neva?

raramente

pode nevar?

sim

mas tem grande amplitude térmica. O que a torna mais quente que muitas cidades.

Quem tá forçando a barra???Não vai querer comparar os picos de Bagé, com 300m com o platô de mais de 800m daqui vai?Mesmo que Bagé tenha latitude não compensa esta altitude.

Aqui faz frio ?Faz e muito.

Tem as menores mínimas do país seguidamente?Sim

Tem muito vento? Tem,é só tu olhar os dados do topinho Soledade.

Tem neve quase todos os anos, mesmo que em pouca quantidade ou em pancadas ?Tem.

Já teve mais neve aqui que em outros pontos das serras do sul?Já.

Quanto às mínimas e média de minimas já lancei o desafio quantas vezes, pode ser termômetro de mercúrio, digital, estação(em breve deveremos ter uma), vamos lá pq o receio em comparar?Se realmente as baixadas das serras do leste são mais frias,( mínimas) pq não provam isto?Até agora não provaram.E sabe pq? Pq não são, podem até ganhar em algumas vezes mas perdem nas mínimas quase sempre, isto é fato, até Cruz Alta com uma estação em altiplano surra de relho Canela nas mínimas, quanto mais as baixadas da Serra do Botucaraí...

Link to comment
Share on other sites

Frio bom no centro-oeste !

 

Cuiabá deu 13,1ºC hoje cedo e esta mínima deve ser quebrada hoje à noite;

 

Chapadão do Sul, na divisa do MS com GO, registrou 10,7ºC;

 

Em Ponta Porã fez 04,8ºC !

 

Em Campo Grande, 07,1ºC !

 

Mas o frio também chegou no norte: Deu 13,1ºC em Vilhena e 14,7ºC em

Rio Branco, sendo que ao meio dia ainda fazia 16ºC na capital acreana.

 

Boca do Acre, no estado do Amazonas, tem 17 graus ao meio dia !

 

Essa MP está melhor do que a encomenda, heim ? :good2:

Embora não seja muito forte, ela é bastante democrática, e olha

que as duas próximas ondas de frio na sequência poderão ser

ainda mais interessantes.

Link to comment
Share on other sites

Mafili,

 

Não sei se entendi bem o gráfico, mas a década de 1990 ainda foi pródiga em acumulação. A média anual de acumulação na Região de São Joaquim na normal 1971-2000 dá 22,5 cm, se não me engano. No trabalho do Rodolfo, pegando o período entre 1971 e 1990 dá 21cm. Ou seja, incluir a década de 1990 aumenta a média! Vale lembrar que foram nesta década as nevadas de 94, 96 e 98!

Óbvio que não se trata de um critério estritamente científico, pois aqui se considera para cada evento sempre a maior acumulação verificada no chamado Planalto da Neve (tenha ocorrido em Ausentes, São Chico, São Joaquim ou Morro da Igreja). Mas o importante é que 1990 (1991-2000, por definição) foi uma década nivosa. A tragédia se deu justo na década de 2000 (2001-2010). Se não fosse por 2010, os valores médios anuais de acumulação ficariam em algo como 4 cm!! 2010 sozinho elevou a média pra uns 8cm, o que mesmo assim ainda é ridículo!

 

Zé, pelos dados que o Ronaldo postou alguns dias atrás, se não me engano a década de 2000 não chega a 4cm a média! A década de 90 foi boa, mas já inferior as décadas anteriores! Em 98, acho q não acumulou na cidade de S. Joaquim, somente nos arredores do MI, mas o Ronaldo podia confirmar pra gente. Em 94, acho que nevou mais na Serra gaúcha do que na cidade de S. Joaquim.

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

não sei se foi o repórter que fez a manchete no site do Correio do Povo: " Neva no Planalto sul de Santa Catarina"

Sinceramente, pela escassez do fenômeno, eu faria a seguinte manchete: " nevou fraco e por breves instantes no Planalto Sul de SC"

 

"Neva por dois dias na Serra Catarinense".

 

Começou a nevar às 23h55 de ontem e parou à 0h05 de hoje.

 

Ou:

 

"Nevou por 10 minutos intercalados em dois dias"

 

Parafraseando o festejado G. Rosa: "pão ou pães, é questão de opiniães". :mail:

 

 

PS: Ronaldo, eu sei que a primeira está certa, :ok:

Link to comment
Share on other sites

Se isso se confirmar, creio que serei o único nesse dia, horário e local, já que se trata de meio de semana e de tarde. Pelo menos a greve na qual minha instituição esta passando será útil, pois a Dilma não quer saber de negociar com professores e administrativos. Lá se vão 2 anos sem reajuste e ela quer congelá-los por pelo menos um ano!

 

Fazer do limão uma limonada!

1.jpg.a29a0c853a8251037ff3002adfbd4e89.jpg

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.