Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil - Maio 2012


Recommended Posts

Meu Deus!!! Um raio cortou POA por cima, deu um p*** dum clarão e ficou um silêncio. Depois vieram dois estouros violentos!!! Foi muito feia a coisa. Até o pessoal comentou no Facebook.

 

Chovendo bem fraco com 23,5°.

 

O que aconteceu em Blumenau numa noite de março de 2010 foi algo totalmente descomunal, foram uns 10 minutos de tempestade elétrica que pareciam estavam dinamitando a cidade, parecia que estavam lançando bombas V2. Minha família toda se recorda deste evento, foi muito bizarro.

Comentário da MetSul no Facebook sobre a potente trovoada:

 

"Uma poderosa trovoada foi registrada por volta da 0h16m junto ao Centro de Porto Alegre. Vidros de casas e prédios balançaram e alarmes de carros chegaram a disparar. A noite é de muitos relâmpagos e raios riscando o céu da Capital."

 

Agora 22,0° e chuva muito fraca! Não chegou a nem 1 mm.

 

Abraços com trovoadas!

 

 

Muito legal o Facebook da Metsul! Vou passar a acompanhar agora!

Link to comment
Share on other sites

Ronaldo, ainda não consegui enxergar possibilidade de neve para o dia 4. De onde estás tirando esse coelho da cartola, ou as chances já evaporaram?

 

EM RELAÇÃO AO DAS 0Z, A CONFIGURAÇÃO E TEMPERATURA, NUM RESUMO RESUMIDO! KKKKKKKKK

 

 

EM RELAÇÃO AO CALOR, FOI A MAIS ALTA EM 10 ANOS NO SUL DE SC.

Link to comment
Share on other sites

Meu Deus!!! Um raio cortou POA por cima, deu um p*** dum clarão e ficou um silêncio. Depois vieram dois estouros violentos!!! Foi muito feia a coisa. Até o pessoal comentou no Facebook.

 

Chovendo bem fraco com 23,5°.

 

O que aconteceu em Blumenau numa noite de março de 2010 foi algo totalmente descomunal, foram uns 10 minutos de tempestade elétrica que pareciam estavam dinamitando a cidade, parecia que estavam lançando bombas V2. Minha família toda se recorda deste evento, foi muito bizarro.

Comentário da MetSul no Facebook sobre a potente trovoada:

 

"Uma poderosa trovoada foi registrada por volta da 0h16m junto ao Centro de Porto Alegre. Vidros de casas e prédios balançaram e alarmes de carros chegaram a disparar. A noite é de muitos relâmpagos e raios riscando o céu da Capital."

 

Agora 22,0° e chuva muito fraca! Não chegou a nem 1 mm.

 

Abraços com trovoadas!

 

JÁ VÍ EM DUAS OPORTUNIDADES AQUI, UM RAIO ATRÁS DO OUTRO, UM ESPETÁCULO, MAS DÁ MEDO PELO RISCO DE ESTRAGO.

Link to comment
Share on other sites

Já não tinha gostado muito da 12Z do europeu e achei a 00Z ainda pior. Fatiou o anticiclone e deixou uma erupção forte dividida em duas médias. Como ontem afasta a baixa e enfurece os amigos do sudeste. Tendência também mostrada pelo americano.

 

É frio, mas cada vez mais distante de bomba que havia mostrado. Tinha e tem chão minha gente...

Link to comment
Share on other sites

Já não tinha gostado muito da 12Z do europeu e achei a 00Z ainda pior. Fatiou o anticiclone e deixou uma erupção forte dividida em duas médias. Como ontem afasta a baixa e enfurece os amigos do sudeste. Tendência também mostrada pelo americano.

 

É frio, mas cada vez mais distante de bomba que havia mostrado. Tinha e tem chão minha gente...

 

É isso mesmo, mas em compensação agora está dando -5º C para os Campos de Cima da Serra no dia 7, concentrando o frio no Rio Grande.

 

E no Sudeste eu não vejo nem "fúria" mais, tá mais é pra "fatalismo" mesmo... :dash1:

Link to comment
Share on other sites

Caio, discordo mais uma vez de vc! O Europeu 00Z potencializou o frio. Agora coloca a linha de 0C em 850hpa cobrindo quase todo o RS. A formação do sistema está quase clássica!

 

Bruno, erupção clássica, sob o meu ponto de vista, é aquela que atinge o centro-sul por inteiro e não apenas o RS e SC com força. Esta está excelente para RS, boa para SC, mediana para o PR e ruim para o sudeste. Já foi melhor para o PR, já foi melhor para o sudeste, já teve ciclone mais perto e ativo, e já deu até alguma chance de neve segundo o Ronaldo. Ou seja, está expondo o crescimento da barreira Brasil-Tropical, o que não é melhoria no meu ponto de vista.

Link to comment
Share on other sites

Ontem - 29/05:

 

Torres RS (Conv): 33,5

Torres RS (Aut): 33,1

Tramandaí RS: 30,7

Porto Alegre RS (Conv): 30,3

Irai RS: 30,0

Porto Alegre RS (Aut): 29,7

Vacaria RS: 25,8

Canela RS: 25,3

Bom Jesus RS: 24,6

São José dos Ausentes RS: 23,4

 

Criciúma SC: 34,5

Urussanga SC: 33,7

Siderópolis SC: 33,4

Araranguá SC: 32,6

Florianópolis SC (Ilha): 31,2

Florianópolis SC (S José): 31,0

Itajaí SC: 30,0

Indaial SC: 29,9

Santa Marta SC: 29,1

Urupema SC: 23,0

São Joaquim SC (Aut): 21,8

Morro da Igreja: 19,4

Link to comment
Share on other sites

Ufa, estava com medo de uma mínima acima de 20ºC mas ainda conseguimos uma pífia mínima de 18,6ºC aqui :D

 

No alto da serra minha estação teve momentos de glória: chegou a registrar 13,2ºC ontem, as 22:00, e depois subiu tanto que amanheceu com 16,4ºC, temperatura bem elevada...

 

Agora, sol por aqui mas com uma névoa seca, com 24,6ºC

Link to comment
Share on other sites

Sudeste fora da festa semana que vem ? Eu já esperava por isso, então não me decepciono.

O mais normal mesmo é nossa região ficar de fora do frio mais intenso. Já me acostumei, afinal,

nossa latitude e posição geográfica não favorecem :cray:

 

Já que o frio não vai dar das caras por aqui mesmo, pra variar, só espero não virar sapo com chuvas incessantes.

Aliás, nos últimos anos, tenho percebido que os meses de inverno tem se mostrado mais chuvosos por aqui, o que considero péssimo. :negative:

 

Uma pergunta: onde foram parar aquelas erupções clássicas que abrangiam todo o centro-sul nos anos 70, 80 e primeira metade dos anos 90? Odeio a atual dinâmica dessas MP's, que geralmente restringem o frio "de respeito" para apenas dois estados e que provocam muita chuva e temperaturas amenas pra cá (e só). :dash1:

Link to comment
Share on other sites

Uma pergunta: onde foram parar aquelas erupções clássicas que abrangiam todo o centro-sul nos anos 70, 80 e primeira metade dos anos 90? Odeio a atual dinâmica dessas MP's, que geralmente restringem o frio "de respeito" para apenas dois estados e que provocam muita chuva e temperaturas amenas pra cá (e só). :dash1:

 

Compreendo a indignação, mas você se lembra da freqüência e intervalos dessas MP's clássicas? São eventos corriqueiros, como se toda MP fosse originar um evento clássico, ou são eventos pontuais marcados na memória? Tais como as erupções marcantes de 75, 79, 85, 88, 90, 94, 96, 00 e etc...

Link to comment
Share on other sites

30/05/2012 06h48 - Atualizado em 30/05/2012 08h53

 

Frente fria chega ao RS com chuva e queda de granizo no interior

Casas foram atingidas pelas pedras de gelo no Centro do estado.

 

Em Santa Maria, até as 5h, choveu mais de 98 mm, segundo Inmet.

Do G1 RS, com informações da RBS TV

 

 

7-7.jpg

Pedras de gelo se aproximaram do tamanho de um ovo de galinha (Foto: Luiz Barbará/RBS TV)

 

Depois de praticamente sete meses de estiagem em grande parte do Rio Grande do Sul, a chuva finalmente chegou ao estado. Nesta quarta-feira (30), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) registrava, até as 6h, 98,6 milímetros de precipitação em Santa Maria, no Centro, onde também ventou forte. Na mesma região, queda de granizo atingiu cerca de 100 casas no distrito de Monte Alverne, em Santa Cruz do Sul.

 

As rajadas de vento em Santa Maria foram acompanhadas de nuvens carregadas, raios e trovoadas. Em alguns bairros, árvores foram derrubadas. O município não tem registro de feridos.

Já em Monte Alverne, mesmo que por pouco tempo, durante cerca de um minuto, a queda de granizo atingiu telhados de residências. Defesa Civil, Brigada Militar e Corpo de Bombeiros se dirigiram até a localidade para a distribuição de lonas. Também não houve registro de feridos.

Na Serra, o Corpo de Bombeiros de Caxias do Sul recebeu cerca de 15 chamados devido a estragos provocados pela chuva, principalmente com relatos de destelhamento, além de queda de árvore em dois pontos. Em Farroupilha, os bombeiros também foram acionados nas primeiras horas da manhã devido a destelhamento e alagamento em três bairros.

 

8-8.jpg

Porto Alegre amanheceu com céu encoberto(Foto: Everton Chrisostomo/RBS TV)

 

A chuva, no entanto, ainda não provocou com intensidade a queda das temperaturas. Porto Alegre amanheceu com 19ºC e, até as 6h, o volume de precipitação foi de 14,4 milímetros. Em Rio Pardo, no mesmo horário fez 19,6ºC e havia chovido 40,6 mm. Já em São Borja, com 21ºC, o Inmet já registrou 31 mm de chuva.

Em algumas áreas o tempo já está com predomínio de ar seco e frio. Casos de Uruguaiana e Santa Rosa, com mínimas de 15ºC e 21ºC, respectivamente. Também não houve registro de chuva em cidades como Rio Grande, no Sul, Torres, no Litoral Norte, e Passo Fundo, no Norte.

 

A partir da tarde desta quarta a chuva começa a parar e a quantidade de nuvens diminui no estado. Nas áreas próximas à divisa com Santa Catarina, precipitações podem se estender até a noite. Em áreas isoladas no Centro-Norte, porém, ainda há risco de chuva forte, trovoadas e ventanias. Ao anoitecer, as temperaturas já estarão mais baixas. No Sul, devem ficar em torno dos 8ºC. Na quinta-feira (31), a previsão é de mais frio.

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Uma pergunta: onde foram parar aquelas erupções clássicas que abrangiam todo o centro-sul nos anos 70, 80 e primeira metade dos anos 90? Odeio a atual dinâmica dessas MP's, que geralmente restringem o frio "de respeito" para apenas dois estados e que provocam muita chuva e temperaturas amenas pra cá (e só). :dash1:

 

Compreendo a indignação, mas você se lembra da freqüência e intervalos dessas MP's clássicas? São eventos corriqueiros, como se toda MP fosse originar um evento clássico, ou são eventos pontuais marcados na memória? Tais como as erupções marcantes de 75, 79, 85, 88, 90, 94, 96, 00 e etc...

 

São eventos pontuais, sem dúvidas, no entanto o que observo é que estes eventos aqui no Sudeste estão se tornando mais raros do que o normal. Tivemos

a esperada excessão ano passado, quando enfim ocorreu uma forte erupção de ar frio pra cá no final de Junho. Quero dizer, forte para SP e triângulo mineiro.

Para o caso do Sudeste como um todo, estamos na fila desde 2007. Aquele ano foi o último em que minha cidade registrou mínima abaixo dos 5C.

 

É aquela frase já amplamente falada no BAZ: "Sem ciclone, sem frio pro Sudeste !"

Link to comment
Share on other sites

Uma pergunta: onde foram parar aquelas erupções clássicas que abrangiam todo o centro-sul nos anos 70, 80 e primeira metade dos anos 90? Odeio a atual dinâmica dessas MP's, que geralmente restringem o frio "de respeito" para apenas dois estados e que provocam muita chuva e temperaturas amenas pra cá (e só). :dash1:

 

Compreendo a indignação, mas você se lembra da freqüência e intervalos dessas MP's clássicas? São eventos corriqueiros, como se toda MP fosse originar um evento clássico, ou são eventos pontuais marcados na memória? Tais como as erupções marcantes de 75, 79, 85, 88, 90, 94, 96, 00 e etc...

 

Eu me lembro muito bem da "classica" de 75. Bem nos dias em que ela aconteceu eu estive fora de São Paulo, fizemos uma viagem para Brasília. As noites estavam geladas por lá. Na volta a bordo do 727 da Varig eu vi a clássica foto do jardim do antigo Hotel das Hortênsias todo coberto de neve.

Link to comment
Share on other sites

Santa Maria nas ultimas 15 horas cairam 130,6 mm.......Sendo que sua normal 61/90 para o mês é de 129,1 mm...

 

Um ótimo alívio para a estiagem que castiga o RS ! Sabemos que alguns locais continuarão com um pesado déficit hídrico, mas

com certeza outros deverão se livrar de vez do problema.

Link to comment
Share on other sites

Confesso que, para o Sul, os melhores dias de frio são sem ciclone, ou com ciclone no Prata. Seca bem a atmosfera, as mínimas afundam e a alta passa com o centro sobre o RS e SC. Mas é bom não falar muito senão tem um pessoal que vai bater em mim, hehe.

 

Santa Maria nas ultimas 15 horas cairam 130,6 mm.......Sendo que sua normal 61/90 para o mês é de 129,1 mm...

Confesso que esse dado chegou a me dar um pouco de inveja. Mas se fosse isso aqui deixaria a cidade um caos!! Acumulei modestos 16,9 mm, quase tudo entre 3 e 6 h da manhã.

 

Agora já está aparecendo um pouco de sol e BEM mais agradável: 18,9° com 72%. Quase sem vento e pressão em 1012,7 mb.

 

Abraços chuvosos!

Link to comment
Share on other sites

Uma pergunta: onde foram parar aquelas erupções clássicas que abrangiam todo o centro-sul nos anos 70, 80 e primeira metade dos anos 90? Odeio a atual dinâmica dessas MP's, que geralmente restringem o frio "de respeito" para apenas dois estados e que provocam muita chuva e temperaturas amenas pra cá (e só). :dash1:

 

Compreendo a indignação, mas você se lembra da freqüência e intervalos dessas MP's clássicas? São eventos corriqueiros, como se toda MP fosse originar um evento clássico, ou são eventos pontuais marcados na memória? Tais como as erupções marcantes de 75, 79, 85, 88, 90, 94, 96, 00 e etc...

 

São eventos pontuais, sem dúvidas, no entanto o que observo é que estes eventos aqui no Sudeste estão se tornando mais raros do que o normal. Tivemos

a esperada excessão ano passado, quando enfim ocorreu uma forte erupção de ar frio pra cá no final de Junho. Quero dizer, forte para SP e triângulo mineiro.

Para o caso do Sudeste como um todo, estamos na fila desde 2007. Aquele ano foi o último em que minha cidade registrou mínima abaixo dos 5C.

 

É aquela frase já amplamente falada no BAZ: "Sem ciclone, sem frio pro Sudeste !"

 

Caio e Renan, é duro ser chato, mas infelizmente era mais frequente sim este tipo de evento! Se pegar como base a neve com acumulação, e geadas no Norte do Paraná, teria que entrar aí na lista do Caio também 76(Jul), 78(Agosto), 80(junho e set), 81(jul), 83(set), 84(agosto),87(jun), 89(Jul-geadas pr), 91(agosto), 93(jul), 99(agosto)...

Veja que a lista é exaustiva...

Se juntar a minha lista com a sua dá uma infinidade de eventos!!! Geava em Sp e sul de Minas a cada 4 anos, agora não tem geada nem no norte do Paraná com essa frequência, ficou 11 anos, de 2000 até 2011 sem uma geada forte no norte do Paraná. No sudeste a última vez foi em 94. Vão me dizer que foi a urbanização que diminuiu as geadas no cafezais?! A última vez que teve um "boom" na bolsa de N. York por causa de geada no Brasil foi em 2000, de lá pra cá o maior problema do Brasil foram preços baixos devido a excesso de café. A própria disparada das médias no inverno mostra que a frequência caiu bastante...

Caio, a neve é o termômetro perfeito para o frio abrangente. Quando voltar a nevar novamente a cada 2,3 anos com boa acumulação como era nos anos 80, pode ter certeza que o pessoal do sudeste não vai mais reclamar da falta de frio!

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

'Recordistas da seca'

 

Santa Cruz e Lagoa Grande são cidades vizinhas no sertão pernambucano.

G1 visitou os dois municípios, onde moradores tentam viver de carros-pipa.

 

mapaseca-pe.jpg

 

santa-cruz-3.jpg

 

Nem a palma, que é resistente à estiagem, está durando nas terras de Santa Cruz, Pernambuco (Foto: Henrique Zuba / TV Globo.

 

G1

Link to comment
Share on other sites

Uma pergunta: onde foram parar aquelas erupções clássicas que abrangiam todo o centro-sul nos anos 70, 80 e primeira metade dos anos 90? Odeio a atual dinâmica dessas MP's, que geralmente restringem o frio "de respeito" para apenas dois estados e que provocam muita chuva e temperaturas amenas pra cá (e só). :dash1:

 

Compreendo a indignação, mas você se lembra da freqüência e intervalos dessas MP's clássicas? São eventos corriqueiros, como se toda MP fosse originar um evento clássico, ou são eventos pontuais marcados na memória? Tais como as erupções marcantes de 75, 79, 85, 88, 90, 94, 96, 00 e etc...

 

São eventos pontuais, sem dúvidas, no entanto o que observo é que estes eventos aqui no Sudeste estão se tornando mais raros do que o normal. Tivemos

a esperada excessão ano passado, quando enfim ocorreu uma forte erupção de ar frio pra cá no final de Junho. Quero dizer, forte para SP e triângulo mineiro.

Para o caso do Sudeste como um todo, estamos na fila desde 2007. Aquele ano foi o último em que minha cidade registrou mínima abaixo dos 5C.

 

É aquela frase já amplamente falada no BAZ: "Sem ciclone, sem frio pro Sudeste !"

 

Exatamente, Renan!!! E, se não me engano, SP também teve evento marcante de frio em 1981 (a confirmar), ou seja, antes, esses eventos pontuais de frio mais abrangente eram bem mais frequentes.

 

Mínima de 11,6ºC hoje cedo. Céu claro, sem nuvens no momento.

Link to comment
Share on other sites

Sudeste fora da festa semana que vem ? Eu já esperava por isso, então não me decepciono.

O mais normal mesmo é nossa região ficar de fora do frio mais intenso. Já me acostumei, afinal,

nossa latitude e posição geográfica não favorecem :cray:

 

Já que o frio não vai dar das caras por aqui mesmo, pra variar, só espero não virar sapo com chuvas incessantes.

Aliás, nos últimos anos, tenho percebido que os meses de inverno tem se mostrado mais chuvosos por aqui, o que considero péssimo. :negative:

 

Uma pergunta: onde foram parar aquelas erupções clássicas que abrangiam todo o centro-sul nos anos 70, 80 e primeira metade dos anos 90? Odeio a atual dinâmica dessas MP's, que geralmente restringem o frio "de respeito" para apenas dois estados e que provocam muita chuva e temperaturas amenas pra cá (e só). :dash1:

 

Ano passado no final de Junho entrou um frio absurdo no Sudeste. Geou em MUITAS cidades do interior... Em Agosto entrou frio forte também. Lembro de pelo menos umas 3 ou 4 MPs pesadas que atingiram bem o Sudeste.

Link to comment
Share on other sites

Ano passado foi exceção para os "novos tempos"... não tenho o que reclamar, Luba.

 

Agora, o maior "mico" da década passada foi a MP de julho de 2004, que rolou no encontro do BAZ, na qual eu estava presente. São Joaquim e região registraram mínimas impressionantes (entre -8ºC a -10ºC), mas a neve não deu as caras, o "tiro" foi extremamente curto e em SP mal fez frio (na verdade choveu demais). Essa foi a "assinatura" das erupções polares nos últimos anos. :negative:

Link to comment
Share on other sites

Na minha opinião as grandes MPs não adentram o Brasil por causa do famigerado ASAS. Essa praga/bloqueio consegue ser levemente empurrada para cima nessas ocasiões, trazendo frio forte ao RS, entretanto seus ventos de noroeste acabam fazendo com que a MP se descoloque para o mar e não permitindo o avanço ao Brasil Central.

 

No entanto, há adoradores do ASAS aqui no BAZ, não é Carlos Dias :mosking:

Link to comment
Share on other sites

Caio e Renan, é duro ser chato, mas infelizmente era mais frequente sim este tipo de evento! Se pegar como base a neve com acumulação, e geadas no Norte do Paraná, teria que entrar aí na lista do Caio também 76(Jul), 78(Agosto), 80(junho e set), 81(jul), 83(set), 84(agosto),87(jun), 89(Jul-geadas pr), 91(agosto), 93(jul), 99(agosto)...

Veja que a lista é exaustiva...

Se juntar a minha lista com a sua dá uma infinidade de eventos!!! Geava em Sp e sul de Minas a cada 4 anos, agora não tem geada nem no norte do Paraná com essa frequência, ficou 11 anos, de 2000 até 2011 sem uma geada forte no norte do Paraná. No sudeste a última vez foi em 94. Vão me dizer que foi a urbanização que diminuiu as geadas no cafezais?! A última vez que teve um "boom" na bolsa de N. York por causa de geada no Brasil foi em 2000, de lá pra cá o maior problema do Brasil foram preços baixos devido a excesso de café. A própria disparada das médias no inverno mostra que a frequência caiu bastante...

Caio, a neve é o termômetro perfeito para o frio abrangente. Quando voltar a nevar novamente a cada 2,3 anos com boa acumulação como era nos anos 80, pode ter certeza que o pessoal do sudeste não vai mais reclamar da falta de frio!

 

Sds.

 

Sem reparos, excelente argumentação, Silvio.

 

Dou o meu braço a torcer mas faço a seguinte ressalva: não vamos confundir expectativas e vontades com o que acontece de fato na vida real. Concordo que os eventos extremos foram mais constantes no passado, mas não podemos exigir sempre extremos do passado em cada erupção de ar frio.

Link to comment
Share on other sites

ASAS nojenta. Deixa o Sudeste com frio noturno, apenas mais decente no alto da Mantiqueira, deixa o Sul bem mais quente que o normal e todo mundo sem chuva.

 

Não tem jeito: o bom para o Sudeste e a neve no Sul é o ciclone com mp continentalizada. O único contratempo é o estrago das mínimas no E do RS. Fora isso, o resto é excelente.

 

Agora 19,3° com 65%. Camada de cirrustratus, mas parece que o tempo vai limpar em definitivo.

Link to comment
Share on other sites

Pela precipitação registrada agora, estou com uma séria desconfiança que a estação de Urupema está sendo transportada neste exato momento, onde com o balanço da estação o pluviômetro ficou biruta indo de um lado ao outro estourando os milímetros registrados. Por enquanto sem informações do Shimutz!

Link to comment
Share on other sites

ASAS nojenta. Deixa o Sudeste com frio noturno, apenas mais decente no alto da Mantiqueira, deixa o Sul bem mais quente que o normal e todo mundo sem chuva.

 

Não tem jeito: o bom para o Sudeste e a neve no Sul é o ciclone com mp continentalizada. O único contratempo é o estrago das mínimas no E do RS. Fora isso, o resto é excelente.

 

Agora 19,3° com 65%. Camada de cirrustratus, mas parece que o tempo vai limpar em definitivo.

 

 

O Bruno certa vez em junho passado publicou uma mensagem que reflete esse pensamento anti-ASAS aos amigos do sudeste, quando da invasão polar com registro de mínimas impressionantes pelo estado de SP. O ASAS é o anti-frio. Vou tentar recuperar a mensagem.

Link to comment
Share on other sites

Então, 2011 teve 2 eventos de frio expressivos para o Sudeste, mas não pegaram toda a região como foi em outros anos.

Juiz de Fora "não viu a cor da bola" na MP de Junho, já em Agosto tivemos uma mínima interessante de 6,6C no INMET e

5,8C lá em casa. Mesmo assim, ainda não é o suficiente.

Link to comment
Share on other sites

Caio e Renan, é duro ser chato, mas infelizmente era mais frequente sim este tipo de evento! Se pegar como base a neve com acumulação, e geadas no Norte do Paraná, teria que entrar aí na lista do Caio também 76(Jul), 78(Agosto), 80(junho e set), 81(jul), 83(set), 84(agosto),87(jun), 89(Jul-geadas pr), 91(agosto), 93(jul), 99(agosto)...

Veja que a lista é exaustiva...

Se juntar a minha lista com a sua dá uma infinidade de eventos!!! Geava em Sp e sul de Minas a cada 4 anos, agora não tem geada nem no norte do Paraná com essa frequência, ficou 11 anos, de 2000 até 2011 sem uma geada forte no norte do Paraná. No sudeste a última vez foi em 94. Vão me dizer que foi a urbanização que diminuiu as geadas no cafezais?! A última vez que teve um "boom" na bolsa de N. York por causa de geada no Brasil foi em 2000, de lá pra cá o maior problema do Brasil foram preços baixos devido a excesso de café. A própria disparada das médias no inverno mostra que a frequência caiu bastante...

Caio, a neve é o termômetro perfeito para o frio abrangente. Quando voltar a nevar novamente a cada 2,3 anos com boa acumulação como era nos anos 80, pode ter certeza que o pessoal do sudeste não vai mais reclamar da falta de frio!

 

Sds.

 

Sem reparos, excelente argumentação, Silvio.

 

Dou o meu braço a torcer mas faço a seguinte ressalva: não vamos confundir expectativas e vontades com o que acontece de fato na vida real. Concordo que os eventos extremos foram mais constantes no passado, mas não podemos exigir sempre extremos do passado em cada erupção de ar frio.

 

Obrigado Caio. Concordo com sua ressalva, não é porque semana que vem o frio não vai ser abrangente que quer dizer que está anormal. Nem estou considerando nenhum ano ou evento específico.

O que eu ressalto é a frequência, se pegar a última década como um todo e comparar com as décadas anteriores, a frequência caiu bastante, assim como frequência de neve com acumulação nas serras do sul.

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Em 28/06/2011 depois de uma mega invasão de frio em SP com o registro de -5,2oC na Vila Inglesa:

 

Bruno escreveu:

A grande alegria do dia foi a mínima de Campos do Jordão. Estes -5,2C não foram surpresa para mim e servem definitivamente para silenciar os amantes do ASAS no sudeste, tal como o Carlos Dias. O ASAS é o anti frio. É o que há de mais brochante em termos de clima de inverno no Brasil. Ao invés de ASAS, temos que ter BSAS (baixa subtropical do atlântico sul). Com BSAS o inverno do sul é estendido para o Sudeste.

 

Viva o BSAS!!

 

Caio César escreveu:

Bruno, irretocável esta sua observação!

 

Marcos escreveu:

Assino embaixo! Friozão no Sudeste é ciclone na costa do Sul e mp atropelando o N da Argentina e oeste do Sul. Aí SP vira o RS, ou mais, já que aqui fica ventando e lá a temperatura afundando!!

 

O vento destruiu as mínimas de algumas regiões do E do RS mesmo com tempo bom! Camaquã não baixou de 5,6°, Rio Grande 5,4°, Chuí 5,0° em Jaguarão 4,9°. Essas cidades passaram toda a madrugada em 5°/6°. POA se salvou um pouco com a diminuição do vento. Deve ter chegado a 3° na Lomba do Pinheiro ou na Zona Sul.

 

Incrível os dados de Passo Fundo e foz do Iguaçu: -2,0° em -1,7° respectivamente. O aeroporto de Foz deve ter baixado disso. Corumbá chegou a 9,9°.

 

A baixada de Santa Rosa teve -4,9°.Foi a mínima do RS!! Deu -2,0° no INMET.

 

Agora está calor: 10,1° com 61% e vento NO a 19,8 km/h.

 

Abraços sem ASAS!

Link to comment
Share on other sites

Aqui ainda sob o efeito da Pré-frontal...apenas um aumento das nuvens agora, mas que não impediram de se chegar a casa dos 30ºC neste momento...

 

Broxante ser o último a receber a chuva e o frio, e pior: muitas vezes ficar com a FF retida somente sobre nossas cabeças joinvilenses :negative:

Link to comment
Share on other sites

Galera sinto informar que hoje não foi possível transferir a estação. Muita chuva na região. Fica para a próxima tentativa e agradeço Shimutz pela disposição.

Não dá para acreditar. Estamos a meses com chuva abaixo da média e dias a fio sem chuva, e vai chover NO MOMENTO da troca de lugar da estação??? Espero que isso não seja mau presságio para nosso inverno!!!

 

Por aqui sol mais intenso e 19,7°.

 

Abraços de Murphy!

Link to comment
Share on other sites

quote]

 

Caio e Renan, é duro ser chato, mas infelizmente era mais frequente sim este tipo de evento! Se pegar como base a neve com acumulação, e geadas no Norte do Paraná, teria que entrar aí na lista do Caio também 76(Jul), 78(Agosto), 80(junho e set), 81(jul), 83(set), 84(agosto),87(jun), 89(Jul-geadas pr), 91(agosto), 93(jul), 99(agosto)...

Veja que a lista é exaustiva...

Se juntar a minha lista com a sua dá uma infinidade de eventos!!! Geava em Sp e sul de Minas a cada 4 anos, agora não tem geada nem no norte do Paraná com essa frequência, ficou 11 anos, de 2000 até 2011 sem uma geada forte no norte do Paraná. No sudeste a última vez foi em 94. Vão me dizer que foi a urbanização que diminuiu as geadas no cafezais?! A última vez que teve um "boom" na bolsa de N. York por causa de geada no Brasil foi em 2000, de lá pra cá o maior problema do Brasil foram preços baixos devido a excesso de café. A própria disparada das médias no inverno mostra que a frequência caiu bastante...

Caio, a neve é o termômetro perfeito para o frio abrangente. Quando voltar a nevar novamente a cada 2,3 anos com boa acumulação como era nos anos 80, pode ter certeza que o pessoal do sudeste não vai mais reclamar da falta de frio!

 

Sds.

 

Você não está sendo chato, Colety, mas sim realista. Veja a neve por exemplo. Na serra gaúcha em cidades como Gramado, Canela, mesmo Caxias do Sul, não passava mais de 3 anos sem que desse uma nevada com acumulação, nem que não fosse tão grande. Em Curitiba não se passava mais de uma década sem dar uma neve paraguaia, chuva granular ou coisa que o valha; a neve com acumulação era raríssima por lá, mas ACONTECIA, como se registrou em 1928 e 1975...nos últimos 12 anos, por alguma razão esta frequencia diminuiu consideravalmente. E quando eu morava em Curitiba eu notava que os meses de outono e de inverno sempre que apresentavam anomalias positivas acentuadas (mais de 2ºC), se tratavam de meses em que houve a forte atuação do ASAS, isto é, bloqueios prolongados, os popularmente conhecidos como "veranicos".

Sim, era só a dinâmica mudar, ou seja, cessar esses bloqueios que as médias mensais chegavam a patamares muito próximos ao da média

histórica, quando não até abaixo (julho de 2000).

Tomara que estejamos a adentrar a um ciclo em que a dinâmica fique mais parecida com a que se verificava há 20 anos.

Link to comment
Share on other sites

Na minha opinião as grandes MPs não adentram o Brasil por causa do famigerado ASAS. Essa praga/bloqueio consegue ser levemente empurrada para cima nessas ocasiões, trazendo frio forte ao RS, entretanto seus ventos de noroeste acabam fazendo com que a MP se descoloque para o mar e não permitindo o avanço ao Brasil Central.

 

No entanto, há adoradores do ASAS aqui no BAZ, não é Carlos Dias :mosking:

 

 

PRICIPALMENTE PELO PLANALTO CENTRAL E POR UMA ALTA EM 500 MB, QUE IMPEDEM UMA ENTRADA MAIOR, O RELEVO É BEM DETERMINANTE, POR ISSO AVANÇA COM GOSTO ATÉ A PARTE OCIDENTAL DA AMAZÔNIA.

 

CAIO, É MUITO FRIO, AINDA MANTENHO ENTRE -5/-9°C DE MÍNIMA, MUITO SECA.

 

DEPOIS DE 93 DIAS, VOLTAMOS A TER UMA CHUVA DECENTE!! ATÉ AGORA JÁ TEM 23,3 mm!! (26 DE FEV PASSOU DOS 24 mm)

Link to comment
Share on other sites

Agora faz 30°C no Rio.Mínima de 19°C.

Pois é, depois de uns dias de trégua o inferno volta para casa. Hoje tive que sair 09:00 pra procurar uma fechadura para substituir a de lá do ap. que quebrou ontem de noite e já estava um sol de rachar o couro. Assim não dá!!! :heat:

 

Aproveitando, gostaria de pedir ao pessoal de Curitiba que se possível, me mandem umas dicas por MP de lugares para visitar, onde comer e beber(principalmente) ai na capital e outras dicas, pois procurei na internet e to meio com dificuldades de achar informações específicas como por exemplo transporte e tal.

Me desculpem pelo OFF! :mosking:

Link to comment
Share on other sites

Aqui ainda sob o efeito da Pré-frontal...apenas um aumento das nuvens agora, mas que não impediram de se chegar a casa dos 30ºC neste momento...

 

Broxante ser o último a receber a chuva e o frio, e pior: muitas vezes ficar com a FF retida somente sobre nossas cabeças joinvilenses :negative:

 

A região de Joinville é a última do estado a receber uma FF e MP e junto com o litoral e parte norte do PR são as últimas em todo o sul. Sem contar muitas vezes quando o RS e parte de SC estão limpos e uma frente fria retrocede pegando até Blumenau também, não gosto dessa dinâmica climática do nordeste de SC..

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.