Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil - Maio 2012


Recommended Posts

Vitor V, vi que na tua assinatura tem teus dados pessoais de temperatura. Desde quando tu fazes a medição? E como, sob quais condições?

 

Por aqui céu limpo ao sul e cirrus e cumulus ao norte. Muito agradável. Faz 21,6° com 49%. Bendito ar seco. Aquele bafo de ontem estava um verdadeiro show de horror amazônico!

 

Vento O a 7,6 km/h.

 

Abraços registrados!

Link to comment
Share on other sites

Agora faz 30°C no Rio.Mínima de 19°C.

Pois é, depois de uns dias de trégua o inferno volta para casa. Hoje tive que sair 09:00 pra procurar uma fechadura para substituir a de lá do ap. que quebrou ontem de noite e já estava um sol de rachar o couro. Assim não dá!!! :heat:

tá muito calor mesmo :heat: .Agora faz 32°C.

Link to comment
Share on other sites

Vitor V, vi que na tua assinatura tem teus dados pessoais de temperatura. Desde quando tu fazes a medição? E como, sob quais condições?

 

Por aqui céu limpo ao sul e cirrus e cumulus ao norte. Muito agradável. Faz 21,6° com 49%. Bendito ar seco. Aquele bafo de ontem estava um verdadeiro show de horror amazônico!

 

Vento O a 7,6 km/h.

 

Abraços registrados!

 

Tenho a estação desde Agosto passado, mas essa de anotar os dados das mínimas e etc, faço desde o verão desse ano. :good:

Edited by VitorVM
Link to comment
Share on other sites

Capital Paulista e RM - 14:00HS:

 

Cidade Ademar: 27,6

Pirituba: 27,4

Penha: 27,3

M Boi Mirim: 27,3

Guarulhos (Cumbica): 27,0

Congonhas (Aero): 27,0

Água Funda (Iag/Usp): 26,8

Tremembé: 26,5

Vl Madalena: 26,5

Itaim Paulista: 26,4

Parelheiros: 26,4

Mirante de Santana: 26,0

Aclimação: 26,0

Campo de Marte: 26,0

Sto Amaro: 25,9

Barueri: 25,6

Riacho Grande (SBC): 24,6

 

Bairro da Aclimação

 

WbapQ.jpg

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Em 28/06/2011 depois de uma mega invasão de frio em SP com o registro de -5,2oC na Vila Inglesa:

 

Bruno escreveu:

A grande alegria do dia foi a mínima de Campos do Jordão. Estes -5,2C não foram surpresa para mim e servem definitivamente para silenciar os amantes do ASAS no sudeste, tal como o Carlos Dias. O ASAS é o anti frio. É o que há de mais brochante em termos de clima de inverno no Brasil. Ao invés de ASAS, temos que ter BSAS (baixa subtropical do atlântico sul). Com BSAS o inverno do sul é estendido para o Sudeste.

 

Viva o BSAS!!

 

Caio César escreveu:

Bruno, irretocável esta sua observação!

 

Marcos escreveu:

Assino embaixo! Friozão no Sudeste é ciclone na costa do Sul e mp atropelando o N da Argentina e oeste do Sul. Aí SP vira o RS, ou mais, já que aqui fica ventando e lá a temperatura afundando!!

 

O vento destruiu as mínimas de algumas regiões do E do RS mesmo com tempo bom! Camaquã não baixou de 5,6°, Rio Grande 5,4°, Chuí 5,0° em Jaguarão 4,9°. Essas cidades passaram toda a madrugada em 5°/6°. POA se salvou um pouco com a diminuição do vento. Deve ter chegado a 3° na Lomba do Pinheiro ou na Zona Sul.

 

Incrível os dados de Passo Fundo e foz do Iguaçu: -2,0° em -1,7° respectivamente. O aeroporto de Foz deve ter baixado disso. Corumbá chegou a 9,9°.

 

A baixada de Santa Rosa teve -4,9°.Foi a mínima do RS!! Deu -2,0° no INMET.

 

Agora está calor: 10,1° com 61% e vento NO a 19,8 km/h.

 

Abraços sem ASAS!

 

:mosking:

Link to comment
Share on other sites

Viva a BSAS ! :laugh:

 

Vejo que a temperatura já está caindo em quase todas as áreas do Sul. E Torres, que ontem tinha

33 graus neste horário, hoje tem apenas...20 graus. Esta dinâmica do tempo é realmente interessante.

 

Renan, quantos dias seguidos ficamos com ASAS no Atlântico? Acho que durou umas duas semanas nesse último episódio. Ainda assim, ele não está sendo eliminado com essa MP. Está apenas levemente descolocado para NE. Ele continua lá!! Imagina se fosse uma baixa constante aqui no nosso lado? Duas semanas a fio! Meu, Brasília iria ter média de Jahannesburgo em junho! :mosking:

Link to comment
Share on other sites

Meus amigo.

 

Como o Caio adiantou, não foi possível realizar a troca do local da estação. Combinei com o Sec. Alessandro, mas ambos tiveram compromissos de repente hoje cedo. Eu fui pra lá mesmo assim, mas por volta das 10h, choveu muito forte em Urupema e esfriou bem também.

 

Pelo que vimos no local, levar-se-á uma manhã inteira de serviço, mas com muito bom grato o faremos. Deixamos para sábado de manhã, pois daí, sem pressa, antes do grosso do frio, instalamo-la. Daí, almoçamos com calma e tal...

 

P1020044.thumb.JPG.0bf642a0efc7a933ce9ded9e7752a42c.JPG

P1020046.thumb.JPG.5df6c002201e6de060a96cfbc017580e.JPG

P1020047.thumb.JPG.e313995b1c543eca13a50f2512014c13.JPG

P1020048.thumb.JPG.d0cac529e5b03bdec3f9a43226751494.JPG

P1020049.thumb.JPG.7c7c95b5fa86259cd1d8987ed7656852.JPG

P1020050.thumb.JPG.c1d4e539f05025e7a839d9e9214c4fdf.JPG

P1020051.thumb.JPG.6c028ecbc901e5113a3e4c0af41b8eaf.JPG

Link to comment
Share on other sites

Nesssa ondinha de frio, amanhã devo ter temperaturas na casa dos 2ºC e depois quem sabe uma negativa (segunda noite de ar seco, a temperatura cai como pedra do céu).

 

A partir do dia 4 viria uma MP mais forte e com temperaturas negativas "generalizadas" a partir do dia 5.

 

O único porém é saber se pegaria a serra em cheio, já que a 12Z coloca mais frio pra cá do que pra Serra. :negative:

 

Uma coisa é certa :

 

O frio não vai deixar Bagé tão cedo... :roll:

Link to comment
Share on other sites

Rodada 12Z Europeu excelente. O Ronaldo é bom mesmo! Deve acertar os -9/-7 em cheio!!!!

 

Sem neve, com o amanhecer de terça e quarta congelantes!

 

Outros importantes modelos globais sustentam a solução mais fria do europeu.

 

Shimutz, se tu não instalar essa estação para a próxima semana tu vai ganhar um desafeto (um não, mas uma dezena). KKKKKK

Link to comment
Share on other sites

Shimutz, muito obrigado pela ida a Urupema, pena a chuva e os compromissos atrapalharem. Ansioso pelo novo local no sábado. Ficou naquele lugar que te passei mesmo? Na rua que segue atrás da igreja em direção ao Morro das Torres?

 

esturu1.jpg

 

Expectativa!

 

Em junho passado, quando dos -7,9ºC de Urupema, eu estive nessa estrada antiga, ao amanhecer. O lugar é MUITO frio. O indício mais próximo da presença humana ali são os muros de taipa. Tem um pequeno riacho que passa pela região, muitas árvores e, morros de ambos os lados.

 

Não entendo da dinâmica do resfriamento, mas parece um local ideal para o ar frio "escorrer", vindo do Morro das Torres. A impressão é que o ar frio fica ali bem mais represado do que na cidade.

 

Caio, aposta (chuta) em diferença de quanto para a estação da Epagri-Ciram? 1, 2 graus...

 

Abraços,

 

Mioto.

Link to comment
Share on other sites

Shimutz, muito obrigado pela ida a Urupema, pena a chuva e os compromissos atrapalharem. Ansioso pelo novo local no sábado. Ficou naquele lugar que te passei mesmo? Na rua que segue atrás da igreja em direção ao Morro das Torres?

 

Pois é, mas sábado não passa.

 

Exatamente, Caio. Fomos eu e o ALessandro la no local. Passa o Rio das Trutas, atrás da Igreja. Entra mais uns 500m pela estradinha que vai ao Morro das Torres (passando pela cascata que congela.)

 

Mas não achei TÃO interessante assim. É bom, pois é envolto a morrinhos, mas meio distantes, sabe? O acesso é bem fácil, mas está quase no mesmo nível da cidade...

 

Olha, eu acho que há locais MAIS baixos e frios. O problema é que o GE altera um pouco a realidade e penso que o local atual é bem mais baixada, em V, mais frio e tal. O Alessandro confirma que o novo local é mais gelado?

 

Abraços.

Link to comment
Share on other sites

12Z do Europeu é quase que cópia idêntica do 00Z. Eita modelinho bom esse, sô!

 

Shimutz, o novo local é parecido com o Castelinho. Uma baixa vasta. Mas não se engane não. Este local sofre muito mais os efeitos de captação de ar frio em altitude provocado pelo Morro das Torres que o antigo lugar, bem mais afastado.

Link to comment
Share on other sites

Mas não achei TÃO interessante assim. É bom, pois é envolto a morrinhos, mas meio distantes, sabe? O acesso é bem fácil, mas está quase no mesmo nível da cidade...

 

Olha, eu acho que há locais MAIS baixos e frios. O problema é que o GE altera um pouco a realidade e penso que o local atual é bem mais baixada, em V, mais frio e tal. O Alessandro confirma que o novo local é mais gelado?

 

Abraços.

 

Shima, o grande diferencial perceptível pelo GE é a proximidade com os morros e o relevo mais acidentado a volta. O que poderá gerar alguma diferença, no mais a cidade está toda no mesmo nível. Por ser mais próxima do relevo mais alto e acidentado (pelo GE) me parece um bom local.

 

 

Você achou menos acidentado que o local atual? Na sua opinião devemos manter lá onde está ou enxergas algum melhor?

 

Pelo que medi com a régua no GE, o local atual está bem mais distante do relevo do que o novo local. Será que o GE está errando a mais para um e a menos para outro?

Link to comment
Share on other sites

Caio, penso que a troca é muito mais enriquecedora, mesmo que o local seja pior (o que acredito piamente que não seja), afinal já há uma estação no atual local: a do CIRAM

 

Concordo, também acredito piamente que é. O GE tem que estar muito descalibrado para mostrar uma mais nitidamente mais próxima dos relevos que a outra e não estar na vida real. Acredito no ponto levantado pelo Shimutz, mas acho que na balança o local novo seja mais acidentado e próximo do MT.

 

Foto do local da atual, vista para a face sudoeste onde há a maior elevação a volta.

 

urupemadavis.jpg

Link to comment
Share on other sites

 

Shima, o grande diferencial perceptível pelo GE é a proximidade com os morros e o relevo mais acidentado a volta. O que poderá gerar alguma diferença, no mais a cidade está toda no mesmo nível. Por ser mais próxima do relevo mais alto e acidentado (pelo GE) me parece um bom local.

 

 

Você achou menos acidentado que o local atual? Na sua opinião devemos manter lá onde está ou enxergas algum melhor?

 

Pelo que medi com a régua no GE, o local atual está bem mais distante do relevo do que o novo local. Será que o GE está errando a mais para um e a menos para outro?

 

Puxa, aí é uma opinião muito delicada e de relevo.

 

A diferença que achei era o fato de o atual local ser mais baixada, mais " fundo", com morros mais pronunciados por perto, mais "apertada", entende? O novo local me parece ser mais mais plano e com topos não tão pronunciados...

 

Façamos assim. Conversemos com o Alessandro para ver o que ele acha, pois a melhor opinião é aquela do povo local, que sabe de cór onde faz mais mais frio e acumula mais geada.

Link to comment
Share on other sites

Caio, penso que a troca é muito mais enriquecedora, mesmo que o local seja pior (o que acredito piamente que não seja), afinal já há uma estação no atual local: a do CIRAM

 

Tem razão. Então, eu vou sábado lá, darei uma passeada pela dedondeza com o Alessandro, conversamos com os locais, e vai que dão uma "dica" pra nós? Mas de todo modo, faremos a mudança e se não for tudo isso, mudamos de novo. :good2:

Link to comment
Share on other sites

Expectativa efeito baixada na estação provisória Bairro das Fontes,a oeste do Centro,bastante vegetação nas coxilhas próximas, aprox 655m.Vou deixar lá até sábado,domingo deflagro operação São Tomé, ou Arroio Tatim, a primeira ao sul de Soledade uns 15km, panelão bom; no fundo 500m ,cercado de coxilhas de 700m,em média, a segunda quem passa na BR 386 antes das Tuias e depois do pedágio, 625m na base; baixada suave mas bem ampla, próxima do Pantera. :good2: :good2: :good2: :good2: :good2: :good2: :hi:

Link to comment
Share on other sites

Expectativa efeito baixada na estação provisória Bairro das Fontes,a oeste do Centro,bastante vegetação nas coxilhas próximas, aprox 655m.Vou deixar lá até sábado,domingo deflagro operação São Tomé, ou Arroio Tatim, a primeira ao sul de Soledade uns 15km, panelão bom; no fundo 500m ,cercado de coxilhas de 700m,em média, a segunda quem passa na BR 386 antes das Tuias e depois do pedágio, 625m na base; baixada suave mas bem ampla, próxima do Pantera. :good2: :good2: :good2: :good2: :good2: :good2: :hi:

 

Quando tu mapeares todas as baixadas de Soledade para decidir onde colocar a estação estaremos no verão de 2018...

 

Tu tá parecendo mulher escolhendo sapato no feirão da Arezzo...

Link to comment
Share on other sites

Caio, aposta (chuta) em diferença de quanto para a estação da Epagri-Ciram? 1, 2 graus...

 

Abraços,

 

Mioto.

 

 

Mioto, é difícil responder. Principalmente depois da observação do Shimutz. Mas a sua afirmação e descrição batem também com a característica do local. Acho que essa propriedade que conseguimos fica próxima do centro, porém mais aberta. Quanto mais próxima ao morro, mais fechada a baixada. Para as mínimas acho que pode ou ser muito semelhante ao atual local, ou 0,5oC abaixo. Não acredito que seja mais "quente".

Link to comment
Share on other sites

Expectativa efeito baixada na estação provisória Bairro das Fontes,a oeste do Centro,bastante vegetação nas coxilhas próximas, aprox 655m.Vou deixar lá até sábado,domingo deflagro operação São Tomé, ou Arroio Tatim, a primeira ao sul de Soledade uns 15km, panelão bom; no fundo 500m ,cercado de coxilhas de 700m,em média, a segunda quem passa na BR 386 antes das Tuias e depois do pedágio, 625m na base; baixada suave mas bem ampla, próxima do Pantera. :good2: :good2: :good2: :good2: :good2: :good2: :hi:

 

Quando tu mapeares todas as baixadas de Soledade para decidir onde colocar a estação estaremos no verão de 2018...

 

Tu tá parecendo mulher escolhendo sapato no feirão da Arezzo...

 

:lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

 

Essa muié não se decide!!!! :laugh: :laugh:

Link to comment
Share on other sites

A CÂMARA JÁ ESTÁ NO ESCRITÓRIO, SE DER TUDO CERTO AMANHÃ NO FIM DO DIA ESTÁ NA PÁGINA, PODERÁ SER VISTO DE NOITE TAMBÉM.

 

 

 

O MBAR VAI NO MESMO CAMINHO....OLHA A NEVE NA TERÇA!

 

Show! Duas belas informações!

 

Aqui finalmente a temperatura caiu e estamos com agradáveis 21,8ºC, nublado e com chuvisco ocasional. Até agora, pífios 0,4mm de chuva!

 

Na serra também baixou legal e vou registrar a mínima do dia nesta noite...

Link to comment
Share on other sites

Caio, penso que a troca é muito mais enriquecedora, mesmo que o local seja pior (o que acredito piamente que não seja), afinal já há uma estação no atual local: a do CIRAM

 

Tem razão. Então, eu vou sábado lá, darei uma passeada pela dedondeza com o Alessandro, conversamos com os locais, e vai que dão uma "dica" pra nós? Mas de todo modo, faremos a mudança e se não for tudo isso, mudamos de novo. :good2:

 

VOU TENTAR VER SE CONSIGO IR COM VOCÊS, MAS POSSÓ SÓ DEPOIS DAS 13:30 SAIR DAQUI, +- 1 HORA ATÉ AÍ.

Link to comment
Share on other sites

VOU TENTAR VER SE CONSIGO IR COM VOCÊS, MAS POSSÓ SÓ DEPOIS DAS 13:30 SAIR DAQUI, +- 1 HORA ATÉ AÍ.

 

Se você for mesmo, marcamos para tarde então. O combinado é lá pelas 10h...

 

Shimutz, por trás deste morros estão os colossais morros de 1700 metros e que tu só não vê por causa do tempo encoberto/chuvoso.

 

Isso, na outra face das fotos. Eu tirei as fotos do lado do carona. Do outro, tem casas e os morro mais ao fundo e bem altos.

Link to comment
Share on other sites

 

O MBAR VAI NO MESMO CAMINHO....OLHA A NEVE NA TERÇA!

 

 

Se, de fato nevar, que capricho da natureza, heim?! Apenas um dia para o corpus christi.

 

Eu chego no MI no amanhecer de quinta, com a possibilidade de ter nevado 48h antes... :negative:

 

Morar em Floripa e ter que ver neve na Serra pela TV é de matar...

 

Feliz é o Coutinho, que mora no olho do furacão!!!

 

Mioto.

Link to comment
Share on other sites

PELO AMOR DE DEUS! TROQUEM PARA O LOCAL QUE O CAIO INDICOU. OLHEM NO GOOGLE MAPS O MAPA TERRENO! A ESTAÇÃO FICARÁ NUM LOCAL INFINITAMENTE MELHOR. NUMA GARGANTA DE FACE SUDOESTE E DISTANTE CERCA DE 1KM DE UM MORRO DE 1680 (SENTIDO NE) E DE 1,5KM DO MORRO DAS TORRES (SENTIDO NORTE).

 

NÃO HÁ O QUE DISCUTIR!!!!!!!!!!!!!!

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.