Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil - Maio 2012


Recommended Posts

Aqui a temperatura não esta na casa dos 4ºC porque tivemos um pequeno nevoeiro acho eu a poucas horas, cujo a temperatura subiu rapidamente e depois ficou congelada.

 

Amanhã tenho que acordar cedo, que raiva, odeio frio!!!!!! :negative:

 

Ainda mais com uma possível geada. :cray:

Inveja!!!

Enquanto isso, tive que trocar a fechadura da porta e em quinze minutos de labuta parecia que tinha acabado de tomar banho, pingando suor! :heat:

Agora tenho que ficar com o ventilador no máximo! Espero não precisar ligar o ar hoje!

Link to comment
Share on other sites

Proponho uma estadia ao Vitor V aqui em POA no verão, com direito a uma boa caminhada às 14 h com sol na cabeça e umidade em 60%. Assim tu vais entender o que forma um baziano!!

 

Depois que descobri que nasci no dia mais quente de 1981 (37°) e que o inverno de 1982 foi o pior que já houve desde que nasci (uma espécie de 1998 mais quente), aí comecei a entender meu amor pelo frio, hehehe.

 

Por aqui mínima de 13,3° à meia-noite. Agora faz 13,1° com 73%. Enquanto faz 15,1° no Moinhos a Lomba do Pinheiro crava 10,8°. Microclimas com tudo!! Céu limpo e sem um ventinho!!

 

Finalmente a dinâmica dos próximos dias não repetirá a maldição que vem se mantendo desde o final de janeiro, com frio pontual seguido por dias secos e um escalada na temperatura máxima: deve chover no domingo!!!! É a melhor notícia em meses por aqui, da quebra dessa dinâmica maldita!! GRAÇAS A DEUS!!!

Link to comment
Share on other sites

Paulo Henrique,

 

Não é possível Soledade ter tantas baixadas!!! hehehe

 

Espero que você consiga descobrir, entre tantas, a baixada com maior potencial de frio! Queremos ver essa estação online o quanto antes! :good:

 

De ontem para hoje já são mais 3 baixadas novas, a do Tatim, do Pica e dos Expedicionários!! :mosking:

Assim nem o Carlospedia consegue acompanhar tantas baixadas...

 

Paulo, você é uma figura Paulo!!!

 

Sds.

Isto que nem coloquei ainda no páreo as baixadas de Itapuca, Barros Cassal, Fontoura Xavier, São José do Herval,agora é fato que são centenas e centenas de baixadas.Vamos ter que escolher umas das dezenas de Soledade para colocar a estação hehehe...

Pelo que já obtive de dados e observações, as com maior potencial de frio estão na cota de 580m a 620m...Nestas é possível que o frio acompanhe de perto as marcas de Urupema, digo isto sem medo de errar, falando de mínimas claro. :ok:

A do Pantera está a 611m, e lá já registrei em abrigo os -8.5º em 2009 e -7.6º em 2011.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Proponho uma estadia ao Vitor V aqui em POA no verão, com direito a uma boa caminhada às 14 h com sol na cabeça e umidade em 60%. Assim tu vais entender o que forma um baziano!!

 

Depois que descobri que nasci no dia mais quente de 1981 (37°) e que o inverno de 1982 foi o pior que já houve desde que nasci (uma espécie de 1998 mais quente), aí comecei a entender meu amor pelo frio, hehehe.

 

Por aqui mínima de 13,3° à meia-noite. Agora faz 13,1° com 73%. Enquanto faz 15,1° no Moinhos a Lomba do Pinheiro crava 10,8°. Microclimas com tudo!! Céu limpo e sem um ventinho!!

 

Finalmente a dinâmica dos próximos dias não repetirá a maldição que vem se mantendo desde o final de janeiro, com frio pontual seguido por dias secos e um escalada na temperatura máxima: deve chover no domingo!!!! É a melhor notícia em meses por aqui, da quebra dessa dinâmica maldita!! GRAÇAS A DEUS!!!

 

Em Floripa no verão eu faço essa "caminhada" na praia e etc , e acho a melhor coisa do mundo. :D

Link to comment
Share on other sites

Urupema-BAZ subiu agora de 3,1oC para 9oC em 1h30. Bizarro!

 

Nossa, o que explica isso Caio?

Sds.

 

É vento. Esse é o maior inimigo do efeito baixada.

 

Impressionante como são extremados esses microclimas! Não vi os dados da estação, mas deve ter disparado a u.r pra esquentar tão rápido assim.

No topo pra acontecer isso tem que haver um verdadeira troca entre as camadas de ar! 6C em 1 hora e meia... :shok:

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Paulo Henrique,

 

Não é possível Soledade ter tantas baixadas!!! hehehe

 

Espero que você consiga descobrir, entre tantas, a baixada com maior potencial de frio! Queremos ver essa estação online o quanto antes! :good:

 

De ontem para hoje já são mais 3 baixadas novas, a do Tatim, do Pica e dos Expedicionários!! :mosking:

Assim nem o Carlospedia consegue acompanhar tantas baixadas...

 

Paulo, você é uma figura Paulo!!!

 

Sds.

 

 

A não ser que exista uma diferença enorme entre as baixadas, eu colocaria em alguma boa baixada e pronto. Melhor do que ficar muito tempo procurando o "baixada perfeita" e acabar perdendo alguns eventos de frio. E para saber com exatidão, só mesmo colocando diversos termômetros e medindo nos mesmos dias em diferentes locais. Algo nada prático!

Link to comment
Share on other sites

Depois de 2 semanas de verão alternando com períodos primaveris, o frio voltou!!! :good2:

Tudo nos eixos novamente, graças à Deus. Com isso, minhas reclamações cessam...por enquanto, hehe!!

Vitor, enquanto tu lamenta o frio de Bagé, eu pulo de alegria com esse tempo fantástico em Livramento. Só em sentir o frio no rosto, os ambientes mais frios, colocar uma roupa mais pesada, fico radiante, hehehe!! :laugh: :good2:

Depois que eu vi hoje na Record News, que muitos trabalhadores, entre eles alguns brasileiros, ganham quase o equivalente a R$500,00 por dia em Iqaluit, no Canadá, pensei em passar um tempo lá. Sonho!!!

Link to comment
Share on other sites

Aqui em Sampa amanheceu já encoberto. Temperatura de 18,5ºC. Vai chover daqui há pouco.

 

Sobre o reforço de ar frio da semana que vem, quanto à abrangência, potencial e duração, será:

 

nota 9 para o RS

 

nota 8 para maior parte SC

 

nota 7 sul PR e NE SC

 

nota 6 resto PR e sul SP

 

nota 5 Leste SP e centro SP

 

nota 3 para resto Sudeste

 

Isso demonstra como o ar frio terá dificuldade em avançar. Já é nítido um paredão dificultando o avanço de FF´s mais para o Norte. Para quebrar esse sistema só com ciclone mesmo; acredito que a MP possa ser o mais forte possível, mas ela acaba "perdendo" para o paredão, e o grosso do frio fica represadom no Sul, favorecendo bem mais o RS e sul de SC, especialmente. Mas esse não é o cenário para a neve abrangente e farta no Sul, que aparentemente só ocorre com ciclones na costa.

Link to comment
Share on other sites

7:32 o da praça (termometro) marcava 12º, só que com vento fraco parecia menos de 10º!

Não falei que a recópia estaria em Urupema?

Áh eu lá com um cartaz: "Aqui é Brasil, abaixo de zero"....kkkkk (exagerei agora, menos cocada, menos...kkk) :laugh: :laugh:

 

PS.: Continuo na torcida pela neve, acompanhando o gfs (am.sul), porém cético!

 

Um abraço!

Link to comment
Share on other sites

Para quebrar esse sistema só com ciclone mesmo; acredito que a MP possa ser o mais forte possível, mas ela acaba "perdendo" para o paredão, e o grosso do frio fica represadom no Sul, favorecendo bem mais o RS e sul de SC, especialmente. Mas esse não é o cenário para a neve abrangente e farta no Sul, que aparentemente só ocorre com ciclones na costa.

 

Perfeito. E infelizmente não teremos ciclone desta vez. Ruim para todos.

Link to comment
Share on other sites

AQUI TÁ UMA DROGA, INSUPORTÁVEIS 0,7°C AGORA, TÁ MUITO QUENTE, NOS TEMPOS PASSADOS ESTARIA -10!!! TÁ UMA DROGA ESTE INVERNO!!!

 

 

LÉ EM URUPEMA FOI A VINGANÇA DE S.J, MANDAMOS O NEVOEIRO PARA LÁ!!!

 

Em Farroupilha mínima de +7,3°C( urbana) e +1,5°C(Vicentina)

No Rio Grande do Sul não está bom Ronaldo! Vamos teminar com o maio mais quente em 10 anos!Porto Alegre está, agora com anomalia de +1,8 e Caxias do Sul com +1,6, só perde para 2002! Isto é um fato, concordo que a percepção das pessoas normalmente é errada mas desta vez os dados não mentem! Outro fator negativo é que este junho vai ser um sobe e desce. :negative:

Link to comment
Share on other sites

Amigos, por aqui uma tradicional "branquinha", não aquela do copo, mas a geladinha dos pampas, com temperatura em torno de 2 graus. Acumulei no meu pluviômetro 38 mm na chuva de ontem, chuva bem vinda que já deu novo ânimo aos pecuaristas. Agora, segundo os antigos: "geada em cima do barro é chuva na certa", será que confirmará o ditado com chuva no fim de semana? E quem sabe neve?

Link to comment
Share on other sites

AQUI TÁ UMA DROGA, INSUPORTÁVEIS 0,7°C AGORA, TÁ MUITO QUENTE, NOS TEMPOS PASSADOS ESTARIA -10!!! TÁ UMA DROGA ESTE INVERNO!!!

 

 

LÉ EM URUPEMA FOI A VINGANÇA DE S.J, MANDAMOS O NEVOEIRO PARA LÁ!!!

 

 

Eu entendo sua reclamação Ronaldo, enquanto em 29/05/62 São Joaquim bateu -6,8C no Inmet(topão), você tem que se contentar com esses 0,7C positivo!!! :twisted:

 

Naqueles tempos o clima era hostil mesmo, ainda bem que mudou! Imagina esses -6.8C no Inmet, quanto daria em Urupema?

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Anselmi, a construção daquela fábrica no outro lado da rodovia RS-122 trouxe certamente impactos aquecimentistas a tua estação. Tem feito menos frio na IRIOGRAN1... No passado os valores apresentados eram melhores.

A estação foi instalada no topo do prédio, antes ela estava a 1,7m do solo nos fundos.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

AQUI TÁ UMA DROGA, INSUPORTÁVEIS 0,7°C AGORA, TÁ MUITO QUENTE, NOS TEMPOS PASSADOS ESTARIA -10!!! TÁ UMA DROGA ESTE INVERNO!!!

 

 

LÉ EM URUPEMA FOI A VINGANÇA DE S.J, MANDAMOS O NEVOEIRO PARA LÁ!!!

 

 

Eu entendo sua reclamação Ronaldo, enquanto em 29/05/62 São Joaquim bateu -6,8C no Inmet(topão), você tem que se contentar com esses 0,7C positivo!!! :twisted:

 

Naqueles tempos o clima era hostil mesmo, ainda bem que mudou! Imagina esses -6.8C no Inmet, quanto daria em Urupema?

 

Sds.

 

:mosking:

Link to comment
Share on other sites

Anselmi, a construção daquela fábrica no outro lado da rodovia RS-122 trouxe certamente impactos aquecimentistas a tua estação. Tem feito menos frio na IRIOGRAN1... No passado os valores apresentados eram melhores.

A estação foi instalada no topo do prédio, antes ela estava a 1,7m do solo nos fundos.

 

Hmmm....Qual a altura da estação agora em relação ao solo? Quando ocorreu essa mudança?

Link to comment
Share on other sites

Hoje:

 

Urupema SC: -02,3

São Joaquim SC (Vl Francioni): -01,5

São Joaquim SC (Climaterra): -00,9

São Joaquim SC (Cruzeiro): -00,4

São Joaquim SC (Chapada Bonita); 00,8

Bom Jesus RS: 00,8

Bom Jardim da Serra SC: 01,0

São Joaquim SC (Aut): 01,1

Vacaria RS: 01,3

Farroupilha RS (Vicentina): 01,5

São José dos Ausentes RS: 01,6

São Joaquim SC (Conv): 01,6

Canela RS (Pq do Caracol): 01,9

Cambará do Sul RS: 02,4

Lages SC (RBS): 03,3

Canela RS: 03,4

Quaraí RS: 03,4

Lages SC (Conv): 03,7

Soledade RS: 04,6

Lagoa Vermelha RS: 04,9

Tangará SC: 05,1

Bagé RS: 05,2

Campos Novos SC: 05,3

São Gabriel RS: 05,4

Morro da Igreja SC: 05,5

Dom Pedrito RS: 05,6

Alegrete RS: 05,6

Passo Fundo RS (RBS): 05,6

Curitibanos SC: 05,7

Passo Fundo RS: 05,8

Caxias do Sul RS (RBS): 06,0

Jaguarão RS: 06,0

Uruguaiana RS: 06,1

Link to comment
Share on other sites

Coutinho é afiliado do PNC: Partido da Normalidade Climática

 

Eu estou plenamente convencido de que o nosso perído invernal maio/junho/julho/agosto vai quebrar a boa sequência de 2007 a 2011.

 

É claro que se pintar uma neve farta e generalizada nas serras esse ano o povo vai esquecer rapidinho desse maio ruim.

Link to comment
Share on other sites

Maio teve 2 MPS para o mês, isso é pouco. Uma ali do dia dos trabalhadores que foi uma bomba para a época, e outra dentro dos padrões para maio na sexta retrasada. Eu já falei Urupema/SJ/Bom Jardim da Serra e Morro da Igreja (pouco comentado esse ano) é um mundo paralelo.

 

A sorte de SC é que a velha senhora polar no Atlântico e a ausência de um jato trazendo calor do chaco impediu que as médias subissem, mas que foi uma dinâmica xoxa foi!

Link to comment
Share on other sites

Anselmi, a construção daquela fábrica no outro lado da rodovia RS-122 trouxe certamente impactos aquecimentistas a tua estação. Tem feito menos frio na IRIOGRAN1... No passado os valores apresentados eram melhores.

A estação foi instalada no topo do prédio, antes ela estava a 1,7m do solo nos fundos.

 

Hmmm....Qual a altura da estação agora em relação ao solo? Quando ocorreu essa mudança?

15 metros, ocorreu a um ano, acredito.....Minha intenção foi instalar mais alta para relamente ter dados isentos de microclimas e poder acompanhar a temperatura em 925Mb. O interessante é que tanto as mínimas quanto as máximas ficaram quase identicas as do Inmet do aero de Caxias que está a E 15KM. Veja quadro da temp. em 925 prevista pelo GFS e a leitura da estação das últimas 9 hrs a diferença, hoje é maior devido a falta de vento.

GFS 925 Mb 3D temp. - Etação Anselmi

+ 0. 8.5 8,3

+ 3. 8.5 7,4

+ 6. 8.6 10,1

+ 9. 11.8 13,4

Link to comment
Share on other sites

Porto Alegre RS (Aut): 23,3 MQ

 

Jan12: 24,3 (19,7 / 30,3 / 17,2 / 36,3) 156,6 mm

Fev12: 26,2 (21,7 / 32,7 / 17,9 / 38,4) 168,4 mm

Mar12: 23,2 (18,4 / 29,3 / 10,1 / 36,2) 88,4 mm

Abr12: 19,6 (15,6 / 24,8 / 08,6 / 33,1) 78,0 mm

 

Porto Alegre RS (Salgado Filho- Aero): 23,7 MQ

 

Jan12: 24,7 (20,2 / 30,9 / 16,5 / 35,2)

Fev12: 26,7 (22,2 / 33,4 / 18,8 / 39,0)

Mar12: 23,6 (18,7 / 30,4 / 09,8 / 36,2)

Abr12: 19,8 (15,7 / 26,0 / 09,0 / 33,7)

 

Canoas RS (Base Aerea): 23,9 MQ

 

Jan12: 25,2 (18,5 / 30,6 / 15,0 / 37,0)

Fev12: 26,8 (20,7 / 32,5 / 16,0 / 38,0)

Mar12: 23,7 (17,1 / 29,5 / 06,0 / 36,0)

Abr12: 19,7 (14,1 / 24,9 / 05,0 / 34,0)

Link to comment
Share on other sites

Meia-dia - São Paulo / RM:

 

Parelheiros: 16,7

Riacho Grande (SBC): 16,8

Sto Amaro: 17,7

Congonhas (Aero): 18,0

Aclimação: 18,0

Barueri: 18,3

M Boi Mirim: 18,3

Cidade Ademar: 18,4

Tremenbé: 18,6

Mirante de Santana: 19,0

Campo de Marte: 19,0

Guarulhos (Cumbica): 19,0

Itaim Paulista: 19,3

Pirituba: 19,4

Penha: 19,5

Vl Madalena: 19,5

Freguesia do Ó: 20,3

 

Aclimação - Zona Sul:

 

MxNii.jpg

 

Região do Riacho Grande - SBC:

 

VUjMs.jpg

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Anselmi, a construção daquela fábrica no outro lado da rodovia RS-122 trouxe certamente impactos aquecimentistas a tua estação. Tem feito menos frio na IRIOGRAN1... No passado os valores apresentados eram melhores.

A estação foi instalada no topo do prédio, antes ela estava a 1,7m do solo nos fundos.

Ahhh!! Por isso a diferença muito pequena das mínimas de cá mesmo em dias frios. Teve uma ocasião em que fiquei apenas 2° aqui em casa acima de ti. Está explicado!!

 

Eu até pensei em colocar minha estação no topo da minha casa, já que ela está no pátio, que é cercado por paredes de 5 m, tem água, varal e o ar circula com certa dificuldade. Mas se eu fizer isso, sabendo que a residência tem dois andares, telhado inclinado e o terreno ainda por cima tem um grande desnível em relação à rua, minha estação ficaria a pelo menos 10 m do solo!!!! Aí não dá!

 

Agora 17,7° com 62%. Está quase tão frio quanto ao Castelinho. :mosking:

 

Abraços abrigados!

Link to comment
Share on other sites

Porto Alegre RS (Aut): 23,3 MQ

 

Jan12: 24,3 (19,7 / 30,3 / 17,2 / 36,3) 156,6 mm

Fev12: 26,2 (21,7 / 32,7 / 17,9 / 38,4) 168,4 mm

Mar12: 23,2 (18,4 / 29,3 / 10,1 / 36,2) 88,4 mm

Abr12: 19,6 (15,6 / 24,8 / 08,6 / 33,1) 78,0 mm

 

Porto Alegre RS (Salgado Filho- Aero): 23,7 MQ

 

Jan12: 24,7 (20,2 / 30,9 / 16,5 / 35,2)

Fev12: 26,7 (22,2 / 33,4 / 18,8 / 39,0)

Mar12: 23,6 (18,7 / 30,4 / 09,8 / 36,2)

Abr12: 19,8 (15,7 / 26,0 / 09,0 / 33,7)

 

Canoas RS (Base Aerea): 23,9 MQ

 

Jan12: 25,2 (18,5 / 30,6 / 15,0 / 37,0)

Fev12: 26,8 (20,7 / 32,5 / 16,0 / 38,0)

Mar12: 23,7 (17,1 / 29,5 / 06,0 / 36,0)

Abr12: 19,7 (14,1 / 24,9 / 05,0 / 34,0)

 

Agora o meu quadro pra completar (as médias dos meses são simples):

 

Jan12: 25,8 (20,6 / 31,0 / 17,8 / 37,2)

Fev12: 27,95 (22,4 / 33,5 / 19,0 / 39,6)

Mar12: 24,85 (19,3 / 30,5 / 11,0 / 37,4)

Abr12: 20,9 (16,4 / 25,4 / 9,6 / 33,9)

 

Minhas médias se aproximam das do aeroporto. Inclusive as extremas.

 

---

 

Estranhas essas médias ponderadas da Base Aérea, mesmo tendo mínimas bem mais expressivas do que o INMET e o nosso aeroporto. Ademais, a Base Aérea tem uma queda mais acentuada e rápida à noite, mantendo a temperatura por mais tempo próximo da mínimas.

 

As médias de fevereiro do nosso aeroporto são o quadro do inferno!!

 

Agora 18,0°.

 

Abraços ponderados!

Link to comment
Share on other sites

Pelo GFS 6z é neve na segunda-feira 04... :good2: :clapping:

 

Onde PHP?

Alguém mais se habilita a fazer o mesmo prognóstico?

O Coutinho já alertava sobre esta possibilidade em SJ.

 

Eu também não achei isso no GFS!

se houver alguma possibilidade, certamente, é na região de São Joca. Fora desta região, não.

A não ser que haja algo que eu não tenha visto.

aqui tive 9,6°C.

evidente dia de outono.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.