Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Previsão - Agosto de 2007


Recommended Posts

Jah q estamos falando de modelos, vou aproveitar para fazer uma crítica ao gfs. Esse é o modelo mais instável que conheço, e por isso acho que deveria ser dado menos crédito a ele. Não basta olhar apenas uma rodada do mesmo, para fazer uma previsão baseada nos dados de GFS, deve-se, no mínimo, olhar as últimas 6 rodadas. Outros modelos menos gabaritados nos fornecem dados mais confiáveis consultando até duas rodadas.

 

QUANTOS MODELOS RODAM QUATRO VEZES POR DIA ??????????

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 499
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Jah q estamos falando de modelos, vou aproveitar para fazer uma crítica ao gfs. Esse é o modelo mais instável que conheço, e por isso acho que deveria ser dado menos crédito a ele. Não basta olhar apenas uma rodada do mesmo, para fazer uma previsão baseada nos dados de GFS, deve-se, no mínimo, olhar as últimas 6 rodadas. Outros modelos menos gabaritados nos fornecem dados mais confiáveis consultando até duas rodadas.

 

QUANTOS MODELOS RODAM QUATRO VEZES POR DIA ??????????

 

Tem razão, Ronaldo. Não tinha me ligado nisso....

 

Agora, esse mesmo GFS tá apontando uma bela chance de neve para o outro fds. Aliás, já faz umas 5 rodadas que ele está insistindo nesse interessante pulso polar, potencializando o mesmo na última. Essa deve ser a última ou penúltima chance de verificarmos o fenômeno neste ano. Tá dando -2,2ºC em 850hpa com 3 mm de precipitação sobre a região das hortências exatamente no fim-de-semana do festival de cinema de gramado. Seria um repeteco de 1999, quando toda a galera saia da noitada vendo a cidade coberta por 10cm de neve. Foi muito legal.

 

Quero BIZ!

Link to comment
Share on other sites

Jah q estamos falando de modelos, vou aproveitar para fazer uma crítica ao gfs. Esse é o modelo mais instável que conheço, e por isso acho que deveria ser dado menos crédito a ele. Não basta olhar apenas uma rodada do mesmo, para fazer uma previsão baseada nos dados de GFS, deve-se, no mínimo, olhar as últimas 6 rodadas. Outros modelos menos gabaritados nos fornecem dados mais confiáveis consultando até duas rodadas.

 

QUANTOS MODELOS RODAM QUATRO VEZES POR DIA ??????????

 

Tem razão, Ronaldo. Não tinha me ligado nisso....

 

Agora, esse mesmo GFS tá apontando uma bela chance de neve para o outro fds. Aliás, já faz umas 5 rodadas que ele está insistindo nesse interessante pulso polar, potencializando o mesmo na última. Essa deve ser a última ou penúltima chance de verificarmos o fenômeno neste ano. Tá dando -2,2ºC em 850hpa com 3 mm de precipitação sobre a região das hortências exatamente no fim-de-semana do festival de cinema de gramado. Seria um repeteco de 1999, quando toda a galera saia da noitada vendo a cidade coberta por 10cm de neve. Foi muito legal.

 

Quero BIZ!

 

Com ou sem chance de neve, estaremos lá! hehe

 

Já pensou? Eu quero BIS (porque BIZ é negócio...) 8) :lol:

Link to comment
Share on other sites

Jah q estamos falando de modelos, vou aproveitar para fazer uma crítica ao gfs. Esse é o modelo mais instável que conheço, e por isso acho que deveria ser dado menos crédito a ele. Não basta olhar apenas uma rodada do mesmo, para fazer uma previsão baseada nos dados de GFS, deve-se, no mínimo, olhar as últimas 6 rodadas. Outros modelos menos gabaritados nos fornecem dados mais confiáveis consultando até duas rodadas.

 

00Z e 12Z mais confiáveis, pois têm mais dados. Ademais, sempre vale a pena conferir o ENSEMBLE para descobrir se foi extremada ou não a rodada e quanto!

Link to comment
Share on other sites

Ate o conservador weather ta dando previsão de neve pra lages pros dias 17/18, engraçado hein?

Hoje

9 Ago Encoberto 17°C 11°C

Índice UV: 3 Baixo

 

Sex

10 Ago Encoberto 17°C 7°C

Índice UV: 3 Baixo

 

Sáb

11 Ago Nublado a sol 14°C 8°C

Índice UV: 4 Baixo

 

Dom

12 Ago Parcial. nublado 16°C 9°C

Índice UV: 4 Baixo

 

Seg

13 Ago Encoberto 16°C 9°C

Índice UV: 3 Baixo

 

Ter

14 Ago Nublado a sol 16°C 10°C

Índice UV: 4 Baixo

 

Qua

15 Ago Parcial. nublado 17°C 7°C

Índice UV: 6 Moderado

 

Qui

16 Ago Pancadas esparsas 16°C 4°C

Índice UV: 5 Moderado

 

Sex

17 Ago Ch. / Pancs. de neve 9°C 2°C

Índice UV: 4 Baixo

 

Sáb

18 Ago Ch. / Pancs. de neve 9°C 4°

Link to comment
Share on other sites

Atenção galera baziana, deu reviravolta nas projeções, os modelos começararm a intensificar o frio para o find próximo.Só à título de curiosidade, dia 11 faz um mês da neve deste ano em Soledade,tmbm quero bis 8) :lol:

 

 

Agora sim Paulo.

 

Diferentemente do padrão que vinha apresentando, onde era inclusive acompanhado pelo modelo europeu, a última rodada do modelo americano continentaliza e intensifica a erupção de ar frio por volta do dia 16. Ainda não mosta uma condição boa para o Sul do Brasil como um todo, mas vamos torcer para que não seja uma saída isolada e sim um sentido na mudança em relação ao padrão que antes vinha apresentando. Trata-se de um cavalo polar.

Link to comment
Share on other sites

Esse é o período esquisito que eu comentei hehe...

 

Pode acontecer alguma coisa sim, mas os modelos tão meio divididos... uma tendência positiva já pôde ser notada nas 12Z.

 

E o Caio parece estar substituindo o Alexandre. 8) :lol:

 

E este cavalo ultrapassa o Planalto Sul catarinense? É tudo o que um curitibano ou paulista precisa saber.

Link to comment
Share on other sites

Esse é o período esquisito que eu comentei hehe...

 

Pode acontecer alguma coisa sim, mas os modelos tão meio divididos... uma tendência positiva já pôde ser notada nas 12Z.

 

E o Caio parece estar substituindo o Alexandre. 8) :lol:

 

E este cavalo ultrapassa o Planalto Sul catarinense? É tudo o que um curitibano ou paulista precisa saber.

 

Diante do histórico deste ano é quase impossível fazer alguma afirmação acerca desta evolução.

Link to comment
Share on other sites

Enquanto isso em Santiago do Chile, nevou hoje com uma boa acumulação. he he he

 

 

Fonte: UOL

 

SANTIAGO, 9 ago 2007 (AFP) - Caiu neve na madrugada desta quinta-feira na capital chilena pela primeira vez em oito anos, mas, apesar de alguns transtornos, não houve registro de vítimas ou danos maiores.

 

Depois de uma brusca queda das temperaturas durante a noite, a chuva deu passagem à neve em grande parte da cidade de Santiago, com seis milhões de habitantes.

 

A neve caiu inclusive no centro da capital, onde sofreu um acúmulo de vários centímetros.

 

A paisagem branca foi uma atração para as pessoas, especialmente as crianças, que saíram às ruas para brincar, apesar do frio.

 

A prefeitura voltou a improvisar como abrigo provisório o estádio Víctor Jara, no centro, que recebeu mais de 350 mendigos.

 

As autoridades suspenderam as aulas na capital.

 

Também caiu neve nas cidades do centro-sul do Chile, que enfrenta seu inverno mais frio nos últimos 40 anos.

 

A onda polar já deixou dez mortos e perdas de mais de 150 milhões de dólares na agricultura.

Link to comment
Share on other sites

Esse é o período esquisito que eu comentei hehe...

 

Pode acontecer alguma coisa sim, mas os modelos tão meio divididos... uma tendência positiva já pôde ser notada nas 12Z.

 

E o Caio parece estar substituindo o Alexandre. 8) :lol:

 

E este cavalo ultrapassa o Planalto Sul catarinense? É tudo o que um curitibano ou paulista precisa saber.

 

PEGA O SUL DO BRASIL E CENTRO-OESTE E OESTE DA AMAZÔNIA.

Link to comment
Share on other sites

Enquanto isso em Santiago do Chile, nevou hoje com uma boa acumulação. he he he

 

 

Fonte: UOL

 

SANTIAGO, 9 ago 2007 (AFP) - Caiu neve na madrugada desta quinta-feira na capital chilena pela primeira vez em oito anos, mas, apesar de alguns transtornos, não houve registro de vítimas ou danos maiores.

 

Depois de uma brusca queda das temperaturas durante a noite, a chuva deu passagem à neve em grande parte da cidade de Santiago, com seis milhões de habitantes.

 

A neve caiu inclusive no centro da capital, onde sofreu um acúmulo de vários centímetros.

 

A paisagem branca foi uma atração para as pessoas, especialmente as crianças, que saíram às ruas para brincar, apesar do frio.

 

A prefeitura voltou a improvisar como abrigo provisório o estádio Víctor Jara, no centro, que recebeu mais de 350 mendigos.

 

As autoridades suspenderam as aulas na capital.

 

Também caiu neve nas cidades do centro-sul do Chile, que enfrenta seu inverno mais frio nos últimos 40 anos.

 

A onda polar já deixou dez mortos e perdas de mais de 150 milhões de dólares na agricultura.

 

A METSUL PUBLICOU FOTOS NO SEU BLOG AINDA NO COMEÇO DA MADRUGADA. O ALEXANDRE ME DISSE QUE HOJE A NOITE VAI PUBLICAR FOTOS LINDAS.

Link to comment
Share on other sites

Enquanto isso em Santiago do Chile, nevou hoje com uma boa acumulação. he he he

 

 

Fonte: UOL

 

SANTIAGO, 9 ago 2007 (AFP) - Caiu neve na madrugada desta quinta-feira na capital chilena pela primeira vez em oito anos, mas, apesar de alguns transtornos, não houve registro de vítimas ou danos maiores.

 

Depois de uma brusca queda das temperaturas durante a noite, a chuva deu passagem à neve em grande parte da cidade de Santiago, com seis milhões de habitantes.

 

A neve caiu inclusive no centro da capital, onde sofreu um acúmulo de vários centímetros.

 

A paisagem branca foi uma atração para as pessoas, especialmente as crianças, que saíram às ruas para brincar, apesar do frio.

 

A prefeitura voltou a improvisar como abrigo provisório o estádio Víctor Jara, no centro, que recebeu mais de 350 mendigos.

 

As autoridades suspenderam as aulas na capital.

 

Também caiu neve nas cidades do centro-sul do Chile, que enfrenta seu inverno mais frio nos últimos 40 anos.

 

A onda polar já deixou dez mortos e perdas de mais de 150 milhões de dólares na agricultura.

 

A METSUL PUBLICOU FOTOS NO SEU BLOG AINDA NO COMEÇO DA MADRUGADA. O ALEXANDRE ME DISSE QUE HOJE A NOITE VAI PUBLICAR FOTOS LINDAS.

 

 

O site do Terra, noticiou ontem que algumas localidades no Centro-Sul do Chile, onde não nevava a 41 anos, chegou a nevar 1METRO!!! :shock: :shock:

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Uma questão que postei aqui me deixa curioso: o "La Nina" está em andamento na costa do Peru. O Boletim emitido mensalmente pelo serviço meteorológico chileno coloca para os próximos 3 meses temperaturas normais e abaixo da média em diversas regiões do chile.

pergundo: Não poderíamos ainda ter um evento tardio de frio como a exemplo de 2006, tendo em vista que o fenômeno está em andamento?

Há alguma possibilidade destas massas polares romperem este bloqueio e seguirem Brasil a fora?

Eu trabalho com uma empresa do Chile. Já estive em Santiago. Neva nas partes altas da cordilheira. Na cidade, que fica na parte baixa, não neva fácil. Segundo o que me disse uma amiga nevou assim há 12 anos atras.

Link to comment
Share on other sites

ESTADO ACTUAL DEL CICLO EL NIÑO Y EL PRONÓSTICO CLIMÁTICO

 

Situación Actual

La temperatura superficial del mar (TSM) en la región del Pacífico ecuatorial continúa mostrando enfriamientos, con anomalías negativas de -0.6ºC en el sector centro-oriental (160ºW-90ºW) y -1.1ºC en la costa de Ecuador, Perú y Chile (Ver figura 1).

 

A nivel subsuperficial, la temperatura de aguas oceánicas en la región ecuatorial del Pacífico central y oriental, y a una profundidad de 100 metros, presenta enfriamientos con anomalías entre 2º y 3ºC más bajas que el promedio

 

La actual condición de aguas anormalmente frías en una extensa región del Pacífico ecuatorial, ha favorecido a una mayor intensificación de la circulación atmosférica en el hemisferio sur que se ha caracterizado por un anticiclón subtropical del Pacífico sur más extendido y desplazado más al sur y oeste respecto a su condición normal, debilitando la actividad frontal y reduciendo la precipitación en la zona central y sur de Chile desde mayo pasado (Ver figura 3). Asimismo, una mayor frecuencia de masas de aire subpolar fría y seca han incursionad en ocasiones a la zona central y sur del país, reduciendo significativamente la temperatura del aire.

 

 

Pronóstico de la TSM

 

Según los resultados de los distintos modelos estadísticos y dinámicos inicializados durante junio pasado, la mayoría de ellos indican condiciones frías (anomalías negativas entre -1 y -2ºC) de la TSM, con su máximo enfriamiento esperado entre agosto y septiembre de 2007 (Ver figura 4).

Link to comment
Share on other sites

AS RODADAS DESTA TARDE MUDARAM O PADRÃO DE BLOQUEIO QUE ANTES VINHAM APRESENTANDO E AUMENTARAM ASSUSTADORAMENTE AS CHANCES DO CAVALO POLAR ATINGIR EM CHEIO O CONE-SUL EM 192HS!!!!!!!!!!!!!

 

Esperança de baziano é a última que morre.

 

Qual rodada de qual modelo?

 

Nas 12Z do GFS o padrão de bloqueio foi mantido... Nada de ciclone e a linha de 0oC não chega a SC. O RS congela pra variar... E até o SE teria um frio de infiltrasção legal lá pro dia 19/20, mas frio continental no sul, nada demais.

Link to comment
Share on other sites

Enquanto isso em Santiago do Chile, nevou hoje com uma boa acumulação. he he he

 

 

Fonte: UOL

 

SANTIAGO, 9 ago 2007 (AFP) - Caiu neve na madrugada desta quinta-feira na capital chilena pela primeira vez em oito anos, mas, apesar de alguns transtornos, não houve registro de vítimas ou danos maiores.

 

Depois de uma brusca queda das temperaturas durante a noite, a chuva deu passagem à neve em grande parte da cidade de Santiago, com seis milhões de habitantes.

 

A neve caiu inclusive no centro da capital, onde sofreu um acúmulo de vários centímetros.

 

A paisagem branca foi uma atração para as pessoas, especialmente as crianças, que saíram às ruas para brincar, apesar do frio.

 

A prefeitura voltou a improvisar como abrigo provisório o estádio Víctor Jara, no centro, que recebeu mais de 350 mendigos.

 

As autoridades suspenderam as aulas na capital.

 

Também caiu neve nas cidades do centro-sul do Chile, que enfrenta seu inverno mais frio nos últimos 40 anos.

 

A onda polar já deixou dez mortos e perdas de mais de 150 milhões de dólares na agricultura.

 

A METSUL PUBLICOU FOTOS NO SEU BLOG AINDA NO COMEÇO DA MADRUGADA. O ALEXANDRE ME DISSE QUE HOJE A NOITE VAI PUBLICAR FOTOS LINDAS.

 

 

O site do Terra, noticiou ontem que algumas localidades no Centro-Sul do Chile, onde não nevava a 41 anos, chegou a nevar 1METRO!!! :shock: :shock:

 

Sds.

 

So ta faltando neva no Brasil agora...

Link to comment
Share on other sites

Uma questão que postei aqui me deixa curioso: o "La Nina" está em andamento na costa do Peru. O Boletim emitido mensalmente pelo serviço meteorológico chileno coloca para os próximos 3 meses temperaturas normais e abaixo da média em diversas regiões do chile.

pergundo: Não poderíamos ainda ter um evento tardio de frio como a exemplo de 2006, tendo em vista que o fenômeno está em andamento?

Há alguma possibilidade destas massas polares romperem este bloqueio e seguirem Brasil a fora?

Eu trabalho com uma empresa do Chile. Já estive em Santiago. Neva nas partes altas da cordilheira. Na cidade, que fica na parte baixa, não neva fácil. Segundo o que me disse uma amiga nevou assim há 12 anos atras.

 

A METSUL, CLIMATERRA JÁ VEM AVISANDO DESDE MARÇO/ABRIL, TEMOS ALTA PROB. DE TER GEADAS TARDIAS COM POTENCIAL DE DANOS EM SET./OUTUBRO E NOVEMBRO (EM NOV PARA AS ÁREAS ACIMA DOS 1100/1200 M.)

Link to comment
Share on other sites

AS RODADAS DESTA TARDE MUDARAM O PADRÃO DE BLOQUEIO QUE ANTES VINHAM APRESENTANDO E AUMENTARAM ASSUSTADORAMENTE AS CHANCES DO CAVALO POLAR ATINGIR EM CHEIO O CONE-SUL EM 192HS!!!!!!!!!!!!!

 

Esperança de baziano é a última que morre.

 

Qual rodada de qual modelo?

 

Nas 12Z do GFS o padrão de bloqueio foi mantido... Nada de ciclone e a linha de 0oC não chega a SC. O RS congela pra variar... E até o SE teria um frio de infiltrasção legal lá pro dia 19/20, mas frio continental no sul, nada demais.

 

Padrão de bloqueio mantido na 0Z do GFS. Linha de 0oC em 850 hpa não consegue sequer dominar o RS no final de semana de 17/18 (isso depois de congelar no norte da Argentina e o Paraguai. Do jeito que tá vamos continuar na fila das neves com boa acumulação, apesar do resfriamento da boca do Prata.

 

Neva no mundo todo em lugares que não nevava a 600 anos, menos aqui, onde tinha uma nevasca a cada dois anos e agora caminhamos para 9 sem ter uma! Acho que a próxima notícia de neve que vamos ter vai nos causar até problemas semânticos.... Vamos acabar ouvindo de neve com acumulação no Paraguai. he he he! Vamos ter de rebatizar nossa neve de Jamaicana....

Link to comment
Share on other sites

Calma, Zé :)

 

A gente sabe como essas rodadas mudam de uma hora pra outra. E ainda falta 1 semana para esta incursão de ar polar. É só lembrar que nesse ano mesmo houve umas previsões do GFS incríveis em Julho sobre uma onda polar absolutamente histórica, mas que acabou sendo muito forte (não histórica).

 

Esta MP do próximo fim de semana poderá ganhar muita força ainda nas previsões

Link to comment
Share on other sites

Porém, uma coisa está de fato sendo bastante irritante !!! :evil:

 

Neva muito mais no planalto da neve do que em Buenos Aires, Santiago....e acho que deve nevar tanto quanto em La Paz. Porém, veja oq acontece, já houve queda de neve significativa em todas essas cidades neste inverno (simbolizando que este está sendo histórico, de fato).

 

Mas não nevou praticamente nada em SC e RS...São Joaquim não tem neve decente há 5 anos. Muito triste !

Link to comment
Share on other sites

-levanta a mão quem acredita num super evento?

 

-vamos galera, não to vendo ninguém

 

- Um?

 

_o/

 

Nao pra essa semana especificamente, mas pelo menos até o fim do inverno...

 

Buenas,

 

Não se trata de um súper evento, mas o GFS das 18 hs está dando para a madrugada de sexta p/ sábado da próxima semana, temperatura negativa em 850 e chuva para Gramado e região. Sei que ainda é cedo, mas a informação existe!

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.