Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Zé Vicente

Members
  • Posts

    838
  • Joined

  • Last visited

Recent Profile Visitors

The recent visitors block is disabled and is not being shown to other users.

Zé Vicente's Achievements

Newbie

Newbie (1/14)

3

Reputation

  1. Por Favor, quais locais no hemisfério norte com Latitude e altitude semelhantes a qualquer cidade do Brasil, nas mesmas condições, onde o inverno seja mais quente em médias, tminima e tmáxima? Por Favor, informem.... 1 - Califórnia é mais quente. LA (33N) tem média de 12ºC, igual a de Pelotas (32S). 2 - Arizona é mais quente. 3 - Norte do México é mais quente. 4 - Açores é mais quente. A média de janeiro lá é de 14ºC. 5 - Sul de Portugal é mais quente. Lisboa, paralelo 39N tem média de 11ºC, igual à de Sta. Vitória do Palmar que está em 33S. 6 - O Norte da África é mais quente. Os locais mais frios são: 1 - Sul dos EUA (Texas até norte da FL). 2 - Oriente Médio. 3 - Ásia inteira. Esqueceste o sudoeste da África do Sul. Durban, a 29,5S tem média de julho igual a ridículos 18oC contra 14oC de POA e Ararangua-SC por exemplo; no sudeste/sul da AFS, SVP e Cape Town praticamente empatam na latitude e nas temperaturas de inverno, sendo SVP levemente mais fria no inverno. Ahh, tem de lembrar também o grande degrau climático que é a Florida. Enquanto no norte as cidades tem médias de inverno menores ou iguais as em mesma latitude do sul do BR, Orlando a 28oN (centro) tem média de janeiro ligeiramente superior a de julho em Floripa e Miami (sul) a 25oN já tem 21oC em janeiro , contra 16,XoC em julho de Paranguá a 25,xoS. Também temos um empate com relação a costa leste da Austrália: Sidney a 33,5S tem 12oC contra 11oC de SVP, Brisbane a 27S tem 15oC, contra 16oC no INMET de Floripa, mas 15oC na EPAGRI (não sei se é São José ou é na ilha). O INMET de Floripa é muito distorcido, uma vez que Paranaguá, a menos de 26S já tem 16,XoC, Itajaí a menos de 27oC tem 16oC e outros locais de SC a 28,XS e 0m tem menos de 15oC. Enquanto Brisbane tem 21o/9oC nas normais de julho, o INMET de Floripa tem 20oC/13oC. Mas a EPAGRI tem 20oC/11oC, gerando o empate. Com relação aos extremos de frio, damos surra em todos, menos no sul dos EUA e na Ásia, dos quais perdemos de surra, he he he. Vlw
  2. Julho de 1996 teve média de 6,xoC na escaldante estação do INMET/EPAGRI (he he he , quando comparada ao locais não topo e não encosta de norte, mesmo que mais baixos, como a Villa Francioni, o fundo do Vale da Neve, etc...). Pela minha análise feita ao longo deste inverno com os dados que o Ronaldo postou da Villa Francioni, a média naquele microclima em Julho daquele ano foi de 4oC, sendo que com certeza a média de mínimas foi menor ou igual a zero por lá ! :shock: 6,5, PERDEU APENAS PARA 1990 COM 6,4 E são fantásticos os dados de médias mínimas nos dois anos no INMET super topo! 1990 julho média mínima = 3,7oC 1996 julho média mínima = 2,6oC Com estes dados não resta dúvida de que a MÉDIA de mínimas da Villa naquele mês foi NEGATIVA. Minha assinatura acaba de mudar!
  3. MEMÓRIA CURTA..... INVERNO LONGO E FRIO DO ANO PASSADO. EXTREMOS FORTES DE FRIO DE 2000 PARA CÁ..... Eu acho que o Zé está querendo dizer é de um inverno com evento de neve. O que mais marca não é um inverno com anomalia de -2ºC. Ora, isso não marca na memória, a não ser dos climatólogos, agrônomos, meteorologistas... O que deixa a memória longa é um, só umzinho dia com 15cm de neve, mesmo que no dia seguinte faça 25ºC. 8) Abraços PS: vê se aceite que discordei e não me chame de purga. Purga! :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: Mas era disso que eu tava falando! Tivemos 2000 com boa neve e muito frio, 1999 com neve significativa em agosto em TODA a serra gaúcha e neve com boa acumulação na região de SJ em Abril e Maio. Até o coitado de 1998 teve uma nevasca com meio metro de neve no Morro da Igreja (registrados fantasticamente pelo pessoal do CINDACTA em vídeo que pode ser visto no Restaurante A Taberna de Urubici). 1996 nem se fala! 1994, apesar das alternâncias, teve duas nevadas generalizadas nas serras gaúchas e catarinense e máxima de 16oC com sol no Rio de Janeiro por duas ocasiões. Bom se eu chegar em 1990, 1988, etc... aí é covardia! Portanto, desde 2000 não presenciamos (o sul do Brasil como um todo, e não o RS) um evento de frio/neve violentíssimo e generalizado, algo que era razoavelmente (a cada 3-4 anos) comum até 2000. Médias baixas tem ocorrido, mas não por causa de cavalos e sim por períodos de maior constância de frio.
  4. Julho de 1996 teve média de 6,xoC na escaldante estação do INMET/EPAGRI (he he he , quando comparada ao locais não topo e não encosta de norte, mesmo que mais baixos, como a Villa Francioni, o fundo do Vale da Neve, etc...). Pela minha análise feita ao longo deste inverno com os dados que o Ronaldo postou da Villa Francioni, a média naquele microclima em Julho daquele ano foi de 4oC, sendo que com certeza a média de mínimas foi menor ou igual a zero por lá ! :shock:
  5. A verdade é que desde 2000 não temos uma situação clara de La niña no período de outono-inverno. E é por isso que nossos invernos micharam em termos de eventos extremos de neve e frio... La nina no verão e SOI descendo a ladeira no inverno (em direção ao nino) já virou padrão climático no pós 2000. Vejam, se tivéssemos um nino virando nina durante o inverno é legal e mesmo se consolidassemos uma nina forte e duradoura e fossemos para nino no inverno poderíamos ter coisas legais. MAs o que estamos vendo ao longo desta década é uma irritante monotonia anti-neve.....
  6. Exatamente isso! O modelo capta questões macro, tipo influência de correntes! Ressurgências são questões mais pontuais e de influência limitada. O litoral da Cidade do Rio de Janeiro é o ponto mais ao sul a receber águas geladas da ressurgência do Arraial do Cabo quando a corrente está de leste. Pode ver que em Angra/Parati a água nunca fica gelada... Portanto são 100 km de litoral com água gelada quando a corrente está de leste, cercados de águas cálidas (acima de Rio das Ostras e pra baixo de Mangaratiba.)
  7. Vamos esperar chegar mais perto, Brunão! Mas se confirmar já vai deixar de ser um inverno com uma ou duas ondas de frio de destaque para ser um inverno realmente frio, não? Isso não seria um bom sinal para nós?
  8. ACHO MUITO DIFÍCIL, POIS NA REGIÃO DA SIBÉRIA, COSTA DO PACÍFICO, LEVA MESES PARA CONGELAR. COM SAL TEM QUE ESTAR A -2 OU MENOS, DEPOIS TEM MOVIMENTO E FICA PERTO DA CORRENTO DO GOLFO. FORA O MOVIMENTO DA ÁGUA. TERIA QUE ULTRAPASSAR POR HORAS A FIO OS -20/-30ºC E , CREIO QUE É RARÍSSIMO ISTO POR LÁ, NA ORLA. Mas o Hudson vai por saco, he he he!
  9. Pois eu surfei na praia central de Piçarras no 1o domingo do ano, depois de pegar sensação de 2oC/3oC em São Joaquim no Sábado ao meio dia (meu sogro quiz conhecer a Villa Francioni na volta da Serra Gaúcha) he he he! Um metro e meio em uma praia que nunca tem onda!
  10. Se a 6Z se confirmar Chicago vai a algo como -26oC em 850 hpa ( :shock: valor digno da Sibéria) e New York a algo como -16oC! Congela o Hudson fácil fácil! Mais assutadora é a lingua de frio que vai até a parte norte do interior dos estados do sul com frio em 850 hpa semelhante a NY. Imaginem as partes altas de North Carolina as temperaturas e a neve que não serão registradas?! :shock: :shock:
  11. Deve ser mais para frente porque nos próximos 7 dias só tem "peido polar" nas previsões, engraçado que muda o país mas não a reação das pessoas, tenho entrado em alguns blogs de lá e o pessoal do "Mid Atlantic" só reclama que este inverno está sendo uma piada e os últimos também foram, só dá chuva congelada e sleet, e que a última nevasca nas grandes cidades do leste ao sul de NY (como Washington) foi em 2003, se parar para pensar já faz muito tempo que não tem um mês de inverno rigoroso por lá, em 2004 janeiro foi bem frio mais de NY para cima, depois nada. A frustração eles descarregam em cima dos meteorologistas, coitados. :twisted: Mas acabam esquecendo que grandes ondas de frio lá são exceção mesmo, assim como neve sem virar "sleet" no final, embora a frequência de ambas aparentemente esteja menor nos últimos anos. Acho que essas saídas do GFS vão ser iguais aquelas que tivemos por aqui no último e em quase todos os invernos recentes no pós 2000, que ficam só nas prevsões com neve generalizada no RS e SC, neve em Curitiba ou no Oeste de SP e o caramba, he he he!! Mas a realidade fica muito, mas muito longe disso! O GFS também erra para os EUA, he he he!
  12. Vais passar o Ano Novo Por aí? Eu vou passar em Gramado!
  13. O que não faz uma corrente gelada, he he he !
  14. As rodadas do GFS dão 6-9oC para Curitiba na quinta de manhã. A rodada das 18Z, que atualiza o Wunderground esta dando 7oC de mínima na quinta!
  15. deveras... São todos seres humanos, que é o lado que aflora numa situação desta. Querer enfatizar diferenças por razões étnicas (algo tipo "os portugueses de Itajaí e os Alemães de Blumenau e Brusque) a uma hora destas é deveras ridículo! Aliás, é de emocionar ver na televisão gente pobre de Rondônia, Goiás e do Nordeste, gente mestiça que mora em locais que nas cidades atingidas pelas cheias seriam os piores, se é que existem por lá, doando o pouco que tem para ajudar os catarinenses. A união que se viu não tem nada a ver com ascendência. A união que se viu mobilizou o país inteiro, e mais até do que sentimentos de "somos todos brasileiros" foi movida por "somos todos humanos", além é claro, da extrema simpatia que a maioria dos brasileiros de todos os locais costumam ter pelos catarinenses e por SC, esta terra fantástica! A mensagem que o Ronaldo postou é FANTÁSTICA e deveria motivar a reflexão de todos aqueles engajados em movimentos do tipo " o meu pirulito é maior do que o seu", pois no final, somos todos gente de carne e osso, que na hora do aperto, não tem ascendência, nome, grana, posto, formação, etc.. Abrçs
×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.