Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Zé Vicente

Members
  • Posts

    838
  • Joined

  • Last visited

Everything posted by Zé Vicente

  1. Por Favor, quais locais no hemisfério norte com Latitude e altitude semelhantes a qualquer cidade do Brasil, nas mesmas condições, onde o inverno seja mais quente em médias, tminima e tmáxima? Por Favor, informem.... 1 - Califórnia é mais quente. LA (33N) tem média de 12ºC, igual a de Pelotas (32S). 2 - Arizona é mais quente. 3 - Norte do México é mais quente. 4 - Açores é mais quente. A média de janeiro lá é de 14ºC. 5 - Sul de Portugal é mais quente. Lisboa, paralelo 39N tem média de 11ºC, igual à de Sta. Vitória do Palmar que está em 33S. 6 - O Norte da África é mais quente. Os locais mais frios são: 1 - Sul dos EUA (Texas até norte da FL). 2 - Oriente Médio. 3 - Ásia inteira. Esqueceste o sudoeste da África do Sul. Durban, a 29,5S tem média de julho igual a ridículos 18oC contra 14oC de POA e Ararangua-SC por exemplo; no sudeste/sul da AFS, SVP e Cape Town praticamente empatam na latitude e nas temperaturas de inverno, sendo SVP levemente mais fria no inverno. Ahh, tem de lembrar também o grande degrau climático que é a Florida. Enquanto no norte as cidades tem médias de inverno menores ou iguais as em mesma latitude do sul do BR, Orlando a 28oN (centro) tem média de janeiro ligeiramente superior a de julho em Floripa e Miami (sul) a 25oN já tem 21oC em janeiro , contra 16,XoC em julho de Paranguá a 25,xoS. Também temos um empate com relação a costa leste da Austrália: Sidney a 33,5S tem 12oC contra 11oC de SVP, Brisbane a 27S tem 15oC, contra 16oC no INMET de Floripa, mas 15oC na EPAGRI (não sei se é São José ou é na ilha). O INMET de Floripa é muito distorcido, uma vez que Paranaguá, a menos de 26S já tem 16,XoC, Itajaí a menos de 27oC tem 16oC e outros locais de SC a 28,XS e 0m tem menos de 15oC. Enquanto Brisbane tem 21o/9oC nas normais de julho, o INMET de Floripa tem 20oC/13oC. Mas a EPAGRI tem 20oC/11oC, gerando o empate. Com relação aos extremos de frio, damos surra em todos, menos no sul dos EUA e na Ásia, dos quais perdemos de surra, he he he. Vlw
  2. Julho de 1996 teve média de 6,xoC na escaldante estação do INMET/EPAGRI (he he he , quando comparada ao locais não topo e não encosta de norte, mesmo que mais baixos, como a Villa Francioni, o fundo do Vale da Neve, etc...). Pela minha análise feita ao longo deste inverno com os dados que o Ronaldo postou da Villa Francioni, a média naquele microclima em Julho daquele ano foi de 4oC, sendo que com certeza a média de mínimas foi menor ou igual a zero por lá ! :shock: 6,5, PERDEU APENAS PARA 1990 COM 6,4 E são fantásticos os dados de médias mínimas nos dois anos no INMET super topo! 1990 julho média mínima = 3,7oC 1996 julho média mínima = 2,6oC Com estes dados não resta dúvida de que a MÉDIA de mínimas da Villa naquele mês foi NEGATIVA. Minha assinatura acaba de mudar!
  3. MEMÓRIA CURTA..... INVERNO LONGO E FRIO DO ANO PASSADO. EXTREMOS FORTES DE FRIO DE 2000 PARA CÁ..... Eu acho que o Zé está querendo dizer é de um inverno com evento de neve. O que mais marca não é um inverno com anomalia de -2ºC. Ora, isso não marca na memória, a não ser dos climatólogos, agrônomos, meteorologistas... O que deixa a memória longa é um, só umzinho dia com 15cm de neve, mesmo que no dia seguinte faça 25ºC. 8) Abraços PS: vê se aceite que discordei e não me chame de purga. Purga! :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: Mas era disso que eu tava falando! Tivemos 2000 com boa neve e muito frio, 1999 com neve significativa em agosto em TODA a serra gaúcha e neve com boa acumulação na região de SJ em Abril e Maio. Até o coitado de 1998 teve uma nevasca com meio metro de neve no Morro da Igreja (registrados fantasticamente pelo pessoal do CINDACTA em vídeo que pode ser visto no Restaurante A Taberna de Urubici). 1996 nem se fala! 1994, apesar das alternâncias, teve duas nevadas generalizadas nas serras gaúchas e catarinense e máxima de 16oC com sol no Rio de Janeiro por duas ocasiões. Bom se eu chegar em 1990, 1988, etc... aí é covardia! Portanto, desde 2000 não presenciamos (o sul do Brasil como um todo, e não o RS) um evento de frio/neve violentíssimo e generalizado, algo que era razoavelmente (a cada 3-4 anos) comum até 2000. Médias baixas tem ocorrido, mas não por causa de cavalos e sim por períodos de maior constância de frio.
  4. Julho de 1996 teve média de 6,xoC na escaldante estação do INMET/EPAGRI (he he he , quando comparada ao locais não topo e não encosta de norte, mesmo que mais baixos, como a Villa Francioni, o fundo do Vale da Neve, etc...). Pela minha análise feita ao longo deste inverno com os dados que o Ronaldo postou da Villa Francioni, a média naquele microclima em Julho daquele ano foi de 4oC, sendo que com certeza a média de mínimas foi menor ou igual a zero por lá ! :shock:
  5. A verdade é que desde 2000 não temos uma situação clara de La niña no período de outono-inverno. E é por isso que nossos invernos micharam em termos de eventos extremos de neve e frio... La nina no verão e SOI descendo a ladeira no inverno (em direção ao nino) já virou padrão climático no pós 2000. Vejam, se tivéssemos um nino virando nina durante o inverno é legal e mesmo se consolidassemos uma nina forte e duradoura e fossemos para nino no inverno poderíamos ter coisas legais. MAs o que estamos vendo ao longo desta década é uma irritante monotonia anti-neve.....
  6. Exatamente isso! O modelo capta questões macro, tipo influência de correntes! Ressurgências são questões mais pontuais e de influência limitada. O litoral da Cidade do Rio de Janeiro é o ponto mais ao sul a receber águas geladas da ressurgência do Arraial do Cabo quando a corrente está de leste. Pode ver que em Angra/Parati a água nunca fica gelada... Portanto são 100 km de litoral com água gelada quando a corrente está de leste, cercados de águas cálidas (acima de Rio das Ostras e pra baixo de Mangaratiba.)
  7. Vamos esperar chegar mais perto, Brunão! Mas se confirmar já vai deixar de ser um inverno com uma ou duas ondas de frio de destaque para ser um inverno realmente frio, não? Isso não seria um bom sinal para nós?
  8. ACHO MUITO DIFÍCIL, POIS NA REGIÃO DA SIBÉRIA, COSTA DO PACÍFICO, LEVA MESES PARA CONGELAR. COM SAL TEM QUE ESTAR A -2 OU MENOS, DEPOIS TEM MOVIMENTO E FICA PERTO DA CORRENTO DO GOLFO. FORA O MOVIMENTO DA ÁGUA. TERIA QUE ULTRAPASSAR POR HORAS A FIO OS -20/-30ºC E , CREIO QUE É RARÍSSIMO ISTO POR LÁ, NA ORLA. Mas o Hudson vai por saco, he he he!
  9. Pois eu surfei na praia central de Piçarras no 1o domingo do ano, depois de pegar sensação de 2oC/3oC em São Joaquim no Sábado ao meio dia (meu sogro quiz conhecer a Villa Francioni na volta da Serra Gaúcha) he he he! Um metro e meio em uma praia que nunca tem onda!
  10. Se a 6Z se confirmar Chicago vai a algo como -26oC em 850 hpa ( :shock: valor digno da Sibéria) e New York a algo como -16oC! Congela o Hudson fácil fácil! Mais assutadora é a lingua de frio que vai até a parte norte do interior dos estados do sul com frio em 850 hpa semelhante a NY. Imaginem as partes altas de North Carolina as temperaturas e a neve que não serão registradas?! :shock: :shock:
  11. Deve ser mais para frente porque nos próximos 7 dias só tem "peido polar" nas previsões, engraçado que muda o país mas não a reação das pessoas, tenho entrado em alguns blogs de lá e o pessoal do "Mid Atlantic" só reclama que este inverno está sendo uma piada e os últimos também foram, só dá chuva congelada e sleet, e que a última nevasca nas grandes cidades do leste ao sul de NY (como Washington) foi em 2003, se parar para pensar já faz muito tempo que não tem um mês de inverno rigoroso por lá, em 2004 janeiro foi bem frio mais de NY para cima, depois nada. A frustração eles descarregam em cima dos meteorologistas, coitados. :twisted: Mas acabam esquecendo que grandes ondas de frio lá são exceção mesmo, assim como neve sem virar "sleet" no final, embora a frequência de ambas aparentemente esteja menor nos últimos anos. Acho que essas saídas do GFS vão ser iguais aquelas que tivemos por aqui no último e em quase todos os invernos recentes no pós 2000, que ficam só nas prevsões com neve generalizada no RS e SC, neve em Curitiba ou no Oeste de SP e o caramba, he he he!! Mas a realidade fica muito, mas muito longe disso! O GFS também erra para os EUA, he he he!
  12. Vais passar o Ano Novo Por aí? Eu vou passar em Gramado!
  13. O que não faz uma corrente gelada, he he he !
  14. As rodadas do GFS dão 6-9oC para Curitiba na quinta de manhã. A rodada das 18Z, que atualiza o Wunderground esta dando 7oC de mínima na quinta!
  15. deveras... São todos seres humanos, que é o lado que aflora numa situação desta. Querer enfatizar diferenças por razões étnicas (algo tipo "os portugueses de Itajaí e os Alemães de Blumenau e Brusque) a uma hora destas é deveras ridículo! Aliás, é de emocionar ver na televisão gente pobre de Rondônia, Goiás e do Nordeste, gente mestiça que mora em locais que nas cidades atingidas pelas cheias seriam os piores, se é que existem por lá, doando o pouco que tem para ajudar os catarinenses. A união que se viu não tem nada a ver com ascendência. A união que se viu mobilizou o país inteiro, e mais até do que sentimentos de "somos todos brasileiros" foi movida por "somos todos humanos", além é claro, da extrema simpatia que a maioria dos brasileiros de todos os locais costumam ter pelos catarinenses e por SC, esta terra fantástica! A mensagem que o Ronaldo postou é FANTÁSTICA e deveria motivar a reflexão de todos aqueles engajados em movimentos do tipo " o meu pirulito é maior do que o seu", pois no final, somos todos gente de carne e osso, que na hora do aperto, não tem ascendência, nome, grana, posto, formação, etc.. Abrçs
  16. Zé Vicente

    Como eu gosto de gente inteligente. Por isso que eu digo que Malthus errou o número, mas não o conceito....
  17. Zé Vicente

    Ronaldo, estou agora aqui na Univille, e acabei de ver do dia 1 até 25 de novembro, foram 917mm Será que bate nos 1000 mm?!?!?!? O leste catarinense já pode ser chamado de a Indonésia Brasileira? Pô Brunão, como SC é subtropical, seria mais legal chamar de Valdívia brasileira (Maior cidade do sul do Chile, no início da faixa de clima temperado oceânico, na qual a normal anual de chuvas gira em torno de 3000 mm) , he he he, para não começar outra discussão sobre tropicalidade... A enxurrada que desabou em SC no final de semana, atingindo 500 mm nos locais mais críticos - como São Francisco do Sul e arredores - é típico das chuvas de monção. Agora a gente entende porque quando há enchentes na Índia morrem 500 pessoas e ficas 2 ou 3 milhões desabrigadas. São essas enxurradas como as que ocorreram aqui, mas com três fatores superdimensionados: 1) o país é mais pobre como um todo e com infraestrutura mais precária, tornado as populações alvos mais fáceis de tragédias; 2) as montanhas não são os 1000 m do Planalto Meridional, mas os 4 ou 5000 m dos Himalaias; 3) há várias milhões de pessoas nas áreas. Pequenas porções do norte da Índia têm população igual à do Brasil inteiro!!! Essa combinação só poder dar em morte. Pois é grande Brunão, tá com cara de janeiro, jeito de janeiro, pinta de janeiro, e volta aquele quadro de entrada de ar quente vindo da Argentina, que às vezes torna Soledade até mais quente que PF e outras mais ao norte,noroeste. Só quero ressaltar que não é comum, tanto calor em Soledade em novembro. Dia de verão mesmo! Bati 33,2° aqui em casa, o maior valor desde os 33,4° do dia 26 de março!! Agora faz 22,5° com 76% e um moderado e excelente vento leste! 8) Abraços tropicais!! A dinâmica climática causadora da tragédia em SC é muito mais comum em situações de primavera em regiões subtropicais / temperadas do que a das regiões tropicais, como é o caso das monções. No caso das chuvas de monções, o driver é uma baixa quente continental no subcontinente Indiano, que provocam ventos quentes e úmidos provenientes do Índico (direção sudoeste, a alta no oceano é relativa, pois em valores absolutos tem-se pressões de 1005/1010 hpa), sendo que a época de ocorrência é o verão. No caso do sul do Chile, a causa é justamente uma alta oceânica que provoca ventos de oeste que param na Cordilheira e precipitam sobre Valdívia e região. O auge da chuva por lá é o inverno / primavera. As enchentes da California têm causa semelhante, pois apesar das normais serem bem modestas, são comuns enxurradas de primavera no norte do estado, e até mesmo na região de LA. Muitas vezes, ocorrem severas inundações. Pois bem: no caso de SC a maioria das enchentes se dá no final do inverno ou no início da primavera. As grandes enchentes do Vale do Itajaí são normalmente cusadas por frentes estacionárias no inverno / primavera, associadas ao jato subtropical (anos de El Niño), típico de regiões subtropicais. Mas essa não foi. A frente estacionária estava no Sudeste. O que tínhamos em SC era uma alta polar velha no mar, de alto potencial isobárico, provocando ventos do quadrante leste carregados de umidade, mas não quentes, que precipitavam ao encontrar o relevo da serra. Isso causou a enxurrada. Mas a razão para a tragédia não foi a enxurrada isoladamente e sim o estado do solo, encharcado por meses de chuvas fracas, mas constantes, típicas de climas temperados na primavera. Por isso eu brinquei com associações com climas temperados. Se eu fosse perguntado sobre a relação das mudanças climáticas com esse episódio eu diria "só se for o resfriamento global".
  18. Zé Vicente

    É verdade!! Esqueci do melhor clima (com mais variedade) e da neve (apesar de escassa na última década)!! Abrçs
  19. Zé Vicente

    Ronaldo, estou agora aqui na Univille, e acabei de ver do dia 1 até 25 de novembro, foram 917mm Será que bate nos 1000 mm?!?!?!? O leste catarinense já pode ser chamado de a Indonésia Brasileira? Pô Brunão, como SC é subtropical, seria mais legal chamar de Valdívia brasileira (Maior cidade do sul do Chile, no início da faixa de clima temperado oceânico, na qual a normal anual de chuvas gira em torno de 3000 mm) , he he he, para não começar outra discussão sobre tropicalidade...
  20. Zé Vicente

    Leonardo, Tenho certeza que os catarinenses vão superar esta tragédia e sair por cima! Embora nada vá recuperar as vidas perdidas, SC se engrandecerá ainda mais ao sair desta situação! Na minha opinião, os catarinenses e Santa Catarina são a melhor coisa que o Brasil soube fazer, no que se refere a uma combinação de civilismo, educação, qualidade de vida, humildade, competência e felicidade! Vocês são um modelo para o Brasil e serão ainda mais depois dessa!
  21. Zé Vicente

    Olha a dinâmica aí meu! Joinvile : chuva! Curitiba nublado/cchuvisco. PoA = sol! Joinvile mais para Curitiba devido à DINÂMICA!!!!!! cala a boca cara, que mané dinâmica. Olha no site do Ronaldo, nao se tem registro disso nos ultimos 50 anos.... A chuva não tem nada a ver com dinãmica tropical ou subtropical! Ela afeta todo o leste da região Sul, poupando apenas o RS, do paralelo 30 para baixo. Teve inundação até no alto do Planalto Sul de SC. A causa dela é justamente a alta polar, muito forte para a época do ano, localizada em frente ao litoral de SC. Se nego visse o vendaval que está nas praias, vento de leste, entenderia o que eu estou falando. É uma loucura! Parece muito mais tempestade de início de primavera (época na qual aliás ocorreram a maioria das inundações do Vale do Iajaí) do que de verão...
  22. Zé Vicente

    A FAE tem uma parceria com a Univille e oferece Cursos de Pós Graduação aos finais de semana. Duas vezes por ano eu vou dar aulas nas sextas a noite e sábados pela manhã por aí! Qual o horário das tuas aulas? Se estiveres por lá na sexta a noite podemos nos falar semana que vem... Como estão as coisas aí em Joinville hoje? Minha impressão é que a chuva está mais forte de São Chico pra baixo, mas ontem eu passei 1 hora e meia em um posto Shell e mais um hora em um Posto Texaco da Beira Rio esperando a água baixar...
  23. Zé Vicente

    Tava ótima na hora que eu passei! Só neblina até o alto, e entrando em Campo Alegre já tá sol! A BR101 tá com uma queda de barreira em Garuva que só passa um lado de cada vez. Tá dando mais ou menos 1 hora de retenção. Por isso preferi subir pela Dona Francisca. Acho uma boa pedida!
  24. Zé Vicente

    O que dá trabalhar que nem um louco durante a semana, ter de dar aula de pós em Joinville no final de semana e não ter tempo de ver a previsão do Ronaldo. Combinei com minha esposa de sair no sábado na hora do almoço de Joinville e encontrar ela em Blumenau, na casa do meu cunhado. Ela tinha ido para lá com meus sogros e meu filho na sexta a tarde, no mesmo horário que fui para Joinville. Ao sair da Univille, não consegui retornar ao Hotel Slavieiro. Cheguei no Hotel só as 16:30, pois antes disso ele tava isolado, com a entrada debaixo d´agua. Entrei pelos fundos, pois pela frente, na Beira Rio, ainda não dava para separar o que era rua e o que era rio. Saí de Joinville as 17:00 e fui até Piçarras, pois a Policia Rodoviária me aconselhou a não seguir para Blumenau pois tinha caído uma barreira em Gaspar. A noite de ontem, o Rio Estava em 5 metros. Entrei na internet e vi a previsão do Ronaldo para o final de semana. Não acreditei que tinha combinado este final de semana. Em Piçarras, tinha onda na praia central. Quase dei um queda no final de tarde do sábado, mas não tinha cabeça para tal, preocupado com minha família em Blumenau. A noite, dormi sozinho no ap de Piçarras. O vento quase levava os vidros. Volta e meia entrava agua no quarto. Apesar de ter dormido, ouvi chuva e vento a noite inteira e acordei com minha esposa ao telefone falando que o rio tinha chagado a 10 metros e eles estavam ilhados. Para resumir a história: A polícia disse que dava para sair por Guaramirim, meus sogro decidiu sair de Blumenau e eu sai de Piçarras em meio a alagamentos, queda de barreiras, carros capotados na estrada, etc.. para encontrá-los no caminho para Ctba. Fui a 70 km/h, pois não dava para andar além disso na 101, que o carro aquaplanava. Encontrei eles no Rudnick, sãos e salvos! Vivenciar na pele a primeira enchente em SC na minha vida não foi das experiências mais agradáveis. Ver tanta gente desabrigada e mortes dá um aperto no coração. Subi a serra pela Dona Francisca, e no alto dela já tava sol! Sinistro!
  25. Zé Vicente

    Em anos normais das décadas de 80 / 90 era no mínimo isso... Teve ano com mais de um episódio de nevasca de mais de 30 cm e mais de 3 dias de neve no chão. A julgar pelas últimas rodadas do GFS a região de SJ vai ter um Novembro digno da Região de Puerto Varas, he he he. Em 2000, facilmente a neve deve ter ficado por até 1 semana lá em cima. Imagine as temperaturas que não seriam registadas naquele evento, se já tivéssemos a estação automática ? Afinal, a advecção de frio em 850mb era excepcional naquele evento. Em 2000 acredito numa mínima entre -12ºC/-11°C e máxima de -5ºC/-4ºC no dia 14/07/2000. Tudo isso com ventos constantes de 50km/h. :oops: A neve sumiu do Morro da Igreja já no dia 13/7 daquele ano, porque tinha caído só uns 10 cm por lá no dia anterior e ventava horrores. Nos barrancos e áreas protegidas tinha alguma coisa acumulada, mas o principal era que tu perdia o ar e aguentava no máximo 2 minutos fora do carro (de gorro, caxecol, óculos, luvas de couro, 2 camisas de lã, um casaco de esquiar e um cobertor sobre a cabeça). Era literalmente insuportável a sensação térmica. A máxima por lá deve ter dado por aquela hora (tive lá as 14:30) e realmentre girava em torno de -4oC/-5oC, com sol! Quem tiver a tabela calcule a sensação térmica máxima por lá naquele dia, pois o vento quase te carregava mesmo fora das rajadas (acredito em algo de 50km/h de média ao longo do dia, mesmo!) O engraçado é que no mesmo dia, no Cruzeiro, no Vale da Neve e no Parque da Maça tinha neve pra dedéu ainda (uns 5 cm)! No dia seguinte (14/07, o dia da mínima de -9oC no INMET de SJ e sol forte) ainda fotografei 2-3 cm de neve no Parque da maçã ao meio dia. Os episódios do MI não muito antigos e que foram mais fantásticos foram em 1998, 1996, 1990 (duas vezes) e 1988 (em uma destas duas últimas tem aquela foto do Ronaldo saradão sem camisa, he he he). Nestes, com certeza teve neve no chão pra mais de semana nas encostas. Digo não muito antigos, mas na época da última grande nevasca no MI eu e o Kelly Slater ainda tínhamos cabelo...... já faz um tempinho, he he he!
×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.