Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Previsão - Agosto de 2007


Recommended Posts

  • Replies 499
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Alexandre, também estou cansado e frio, mas não vou saciar enquanto não ver a neve de forma intensa. Um inverno como esse merece.

 

Tava dando uma olhada nos dados do wunderground na noite do dia 14 para o dia 15 de agosto de 1999 e constatei que o cenário foi muito parecido com o que ocorreu na noite de entre os últimos 27 e 28 de julho deste ano. A temperatura depois da meia noite ficou entre 8ºC e 7ºC com tempo encoberto em Porto Alegre agora em julho. Naquele agosto a temperatura ficou entre 8ºC e 6ºC em POA, porém as condições aqui eram de chuva e chuvisco. Isso não importa pq na serra havia chuva em ambas as ocasiões (ops, em 1999 era neve...). A pressão tbém era muito parecida. Em 1999 bateu nos 1037, enquanto q agora ficou nos 1036. O vento foi a única variável que foi diferente. Em 1999 o veno ficou quase que constantemente vindo de oeste/noroeste. Agora no último fds ficou entre sul e sul/sudoeste. Teria isso alguma coisa a ver com a posição do ciclone?

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Alexandre, também estou cansado e frio, mas não vou saciar enquanto não ver a neve de forma intensa. Um inverno como esse merece.

 

Tava dando uma olhada nos dados do wunderground na noite do dia 14 para o dia 15 de agosto de 1999 e constatei que o cenário foi muito parecido com o que ocorreu na noite de entre os últimos 27 e 28 de julho deste ano. A temperatura depois da meia noite ficou entre 8ºC e 7ºC com tempo encoberto em Porto Alegre agora em julho. Naquele agosto a temperatura ficou entre 8ºC e 6ºC em POA, porém as condições aqui eram de chuva e chuvisco. Isso não importa pq na serra havia chuva em ambas as ocasiões (ops, em 1999 era neve...). A pressão tbém era muito parecida. Em 1999 bateu nos 1037, enquanto q agora ficou nos 1036. O vento foi a única variável que foi diferente. Em 1999 o veno ficou quase que constantemente vindo de oeste/noroeste. Agora no último fds ficou entre sul e sul/sudoeste. Teria isso alguma coisa a ver com a posição do ciclone?

 

EM 99 TEVE UM CAVADO BEM DEFINIDO SOBRE A SERRA GAÚCHA, O EIXO DO CAVADO FICOU SOBRE O NORDESTE DO RS, POR ISSO A NEVE FOI MAIS FORTE AÍ E RIDÍCULA AQUI.

Link to comment
Share on other sites

um sentimento epidérmico:

 

Teremos coisas extremadas neste mês.

 

Pelo menos aqui no RS está bem interessante. Acredito num breve aquecimento agora de quarta a sexta. Porém, já está entrando algo de frio embora não muito intenso.

 

Há uma espectativa de nevar neste mês por aqui.

 

Sinto um cheiro de algo bom neste mês de agosto.

 

Houve uma sequencia difícil de ocorrer de massas polares.

 

Só gostaria que não se criasse um bloqueio com esta grande massa polar que subiu para o centro do país. Pois, se ela não se dissipar, pode tornar o sonho de um novo"corredor polar" difícil.

Link to comment
Share on other sites

Alexandre, também estou cansado e frio, mas não vou saciar enquanto não ver a neve de forma intensa. Um inverno como esse merece.

 

CONCORDO PLENAMENTE.

 

Lembrando que Agosto de 99 foi excelente para a neve no RS em especial. Dessa vez será bom para o Sul como um todo 8)

 

-Não vem colocar praga, Cacella ! :lol:

Link to comment
Share on other sites

(...) A pressão tbém era muito parecida. Em 1999 bateu nos 1037, enquanto q agora ficou nos 1036. O vento foi a única variável que foi diferente. (...)

A pressão bateu 1039 mb em 1999. Só que tivemos essa pressão e um ar frio absurdos com tempo fechado à noite.

 

Resultado: mínima ridícula, mas tive 5,8° com uma chuva viscosa em torno das 2 h. Era claramente neve derretida ou quase-granular.

 

Amanheceu com chuva fraca e frustrantes 7,3°.

 

Abraços!

Link to comment
Share on other sites

(...) A pressão tbém era muito parecida. Em 1999 bateu nos 1037, enquanto q agora ficou nos 1036. O vento foi a única variável que foi diferente. (...)

A pressão bateu 1039 mb em 1999. Só que tivemos essa pressão e um ar frio absurdos com tempo fechado à noite.

 

Resultado: mínima ridícula, mas tive 5,8° com uma chuva viscosa em torno das 2 h. Era claramente neve derretida ou quase-granular.

 

Amanheceu com chuva fraca e frustrantes 7,3°.

 

Abraços!

 

Nesta ocasião, em agosto de 1999, Curitiba chegou a -1,4C com muito vento e numa noite em que o tempo não limpou direito, pois embora não houvesse nebulosidade baixa, havia muitos cirros. Houve até boatos de "quirera" em alguns pontos da RMC (boatos parecidos houve no ano 2000, e teria sido no bairro de Santa Felicidade, em Curitiba mesmo), mas como ninguém registrou nada, e nenhuma alma conhecida sequer tirou alguma foto, eu não levo em consideração nada disso.

Mas que em 1999 chegou perto de ter uma paraguaia em Curitiba, chegou.

Acho uma pena que agosto não baterá julho, pois eu não estou nem um pouco cansado do frio, eu quero é muito mais, até meados de setembro, isso sim! E tomara que a primavera seja fria também, e que caia paraguaia em São Joaquim em novembro!

Que o verão fique no lugar dele, heheheheh...

No ano passado, o inverno por aqui foi pífio, o verão foi escaldante este ano (especialmente em março, com média de 22,8C), abril foi ridículo (média de 19,7C), e, após a ótima temporada de frio em maio, amargamos um bloqueio que durou do dia 06 de julho até o dia 10 de julho. Chega de calor né?! Deixa o frio durar mais um pouco, hehehe...

Link to comment
Share on other sites

Voltando à "geada do Renan", pelas fotos eu diria que é uma geada fraca, mas como ele disse que ao tocar, as bolinhas sumiam, pode ser que fosse uma orvalhada quase no ponto de se tornar uma geada. Na minha opinião, o mais prováve é que na cidade do Renã tenha tido orvalho forte no topo e geadas fracas nas baixadas. Acho que dá para considerar que houve geada sim! Assim como tem "neve paraguaia", tem também "geada paraguaia", e este parece ter sido o caso, embora pelas fotos até parece que a geada não foi tão paraguaia assim não, pois branqueou o gramado baixinho e não só as moitas de mato. Acho que foi "paraguaia", porém pelo fato de o Renã ter contado que as bolhinhas sumiam ao toque.

Já houve várais "geadas paraguaias" em Curitiba neste ano também, e algumas de intensidade de moderada a forte, dependendo da região da cidade.

Link to comment
Share on other sites

Eu não consigo cansar do frio.

Só acho que pelo trabalho que passamos (com o frio) poderíamos ter algumas recompensas (neve, of course!).

 

Sem dúvida! Não há como se cansar do frio, especialmente se ele vem acompanhado de chuvas intensas e trovoadas! Mas prezo também o verão, quando este dura o tempo certo e tem as chuvas na média (ou acima)!

 

Sds.,

Link to comment
Share on other sites

Eu não consigo cansar do frio.

Só acho que pelo trabalho que passamos (com o frio) poderíamos ter algumas recompensas (neve, of course!).

 

Sem dúvida! Não há como se cansar do frio, especialmente se ele vem acompanhado de chuvas intensas e trovoadas! Mas prezo também o verão, quando este dura o tempo certo e tem as chuvas na média (ou acima)!

 

Sds.,

 

 

Luiz, já que a MetSul coloca que o inverno 2007 já teve seu ápice, e que daqui pra frente vamos descer a ladeira, ou seja, esquentar progressivamente até o verão, vc acha que podemos ter algo interessante para o Paraná nos próximos meses??

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Luiz, já que a MetSul coloca que o inverno 2007 já teve seu ápice, e que daqui pra frente vamos descer a ladeira, ou seja, esquentar progressivamente até o verão, vc acha que podemos ter algo interessante para o Paraná nos próximos meses??Sds.

 

Ápice nas médias, o que não exclui eventos extremos de frio na descida da ladeira.

Link to comment
Share on other sites

O modelo ETA tem uma saída interessante para POA, pois coloca 0ºC na manhã do dia 7. Quem sabe esta MP do final de semana não vai ser mais forte do que se espera ?

 

O mesmo modelo coloca também para São Joaquim uma tarde gelada no dia 6, com máxima inferior a 5C e mínima no dia 7 de -3ºC. O GFS aponta menos frio nesses dias

Link to comment
Share on other sites

As últimas rodadas do GFS vem trasnformando a primeira quinzena de agosto numa repetição do fim de junho/início de julho. O RS pra variar terá temperaturas em torno da média, mas quanto mais para o PR maiores as anomalias para cima.

 

Realmente 2007 começa a dar a entender que deverá passar sem nevasca, sem neve com acumulação decente e com frio restrito ao RS e sul de SC.

 

Acho que os interessados em ver neve decente no BR deveriam largar mão de acompanhar esta bosta de clima enquanto aquela m ... daquela mancha quente estiver presente no Prata. Com ela lá, não interessa se é menino, menina, traveco ou o que for... Não tem neve decente e não tem frio de verdade no PR.

Link to comment
Share on other sites

Cheiro de bloqueão de volta no Paraná!

 

Desde quinta à tarde, pra ser exato. Analisei a minha própria previsão do tempo, a anomalia de temp e estado do tempo começçou a feder muito em relação ao previsto desde ontem à tarde.

 

Pode ser que duro outros 20 dias esse bloqueio, mas a exemplo de maio e julho, a hora que a porta abrir acho q deve vir coisa forte.

Link to comment
Share on other sites

E não haverá nada de interessante para o Sudeste nesta primeira quinzena :evil: :evil:

 

Mais uma vez, o "inverno melhor que 2000" ficará restrito somente para o RS e partes de SC...o único momento bom do inverno por aqui foi o final de Julho -SOMENTE-

 

Por aqui o inverno não foi nada do que vivenciamos desde 2003.

 

longissimo de ser comparado a 2000 que teve média de mínimas mais baixas da historia.

 

E o Paraná que se prepare;;;

Link to comment
Share on other sites

Cheiro de bloqueão de volta no Paraná!

 

Desde quinta à tarde, pra ser exato. Analisei a minha própria previsão do tempo, a anomalia de temp e estado do tempo começçou a feder muito em relação ao previsto desde ontem à tarde.

 

Pode ser que duro outros 20 dias esse bloqueio, mas a exemplo de maio e julho, a hora que a porta abrir acho q deve vir coisa forte.

 

acho que não

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.