Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Bruno Saraiva

Members
  • Posts

    4078
  • Joined

  • Last visited

About Bruno Saraiva

  • Birthday 01/13/1981

Location

  • Location
    Gramado

Recent Profile Visitors

The recent visitors block is disabled and is not being shown to other users.

Bruno Saraiva's Achievements

Newbie

Newbie (1/14)

4

Reputation

  1. O meu abrigo da microdaq custou USD 65,00 e funciona perfeitamente. Estou muito satisfeito. Os dados de Canela voltarão a ficar online assim que comprar uma no PWS em Maio quando estarei no EUA.
  2. hehe, tomara! O recorde de Goiânia é 1,2ºC, obtido antes dos anos 60. Em julho de 2000, registrou-se 1.5ºC numa estação próxima ao aeroporto. No centro (convencional do inmet), neste dia, registrou-se 4,3ºC. Entretanto, eu tenho certeza que um local de Goiânia já teve mínimas negativas. É uma área no norte da cidade (clube Ferreira Pacheco), onde ano passado mesmo eu mostrei um vídeo aqui em que a área pegou 4,7ºC. É uma baixada violenta. Menos de 1km após sair do local, você já vê a diferença no termômetro (a temperatura sobe). A estação automática do inmet nesta mesma hora registrou 8,2ºC, ou seja, 3,5ºC de diferença. Se Brasília estivesse na localização de Goiânia o clima da capital federal iria ser sensivelmente mais interessante. São apenas 200km de distância, mas já é bastante para mudar a dinâmica. Goiânia consegue beliscar as MPs continentais. Brasília, as vezes, sente o cheiro dela. Brasília na localização de Goiânia teria dias bem interessantes em alguns dias do inverno. Máximas de 12ºC não seriam impossíveis. Volta e meia teríamos alguma geadinha.
  3. Tempo 0% outonal em POA. Pra mim, PHP, inclusive para a serra está bem verão ainda.
  4. Eu acredito que tanto Curitiba quanto Caxias têm meia-estações mais longas que esses 2 meses. O problema é que a data e ínicio das estações climáticas mudam ano a ano. Por exemplo, tem ano que março é outono, maio é inverno, final de agosto é primavera e novembro é verão. Mas tem ano que março é pleno verão, inverno só começa em junho e às vezes vai até o final de setembro. Ano passado, por exemplo, o verão climático começou já era passado meados de dezembro. Isso torna as médias meio confusas. Porém é bem claro que as cidades com maiores amplitudes térmicas tem as meia-estações mais bem definidas e duradouras. Por isso trabalhei com médias.
  5. Michel, quanto maior a amplitude térmica anual, maior é a sensação de 4 estações do ano. Portanto, a cidade que apresenta a maior definição de estações no Brasil é Uruguaiana, cuja amplitude térmica anual é de 13,4ºC. O verão é bem definido, pegando o final de novembro, dezembro (25,0ºC), janeiro (26,7ºC), fevereiro (25,2ºC) e março (23,3ºC). Entra-se no padrão outono em abril (19,6ºC) e maio (16,5ºC), numa sensível mudança em relação ao padrão de verão. O Inverno é composto por junho (13,6ºC), julho (13,3ºC) e agosto (14,9ºC). A primavera já começa em setembro (16,7ºC) com uma sensível mudança de temperatura. Depois vem Outubro (19,2ºC) e novembro (22,2ºC), porém ainda bem mais amenos que o verão. Isso para mim são 4 estações bem definidas. POA, com amplitude anual pouco inferior a 11ºC, ainda tem 4 estações, mas já não chegam a ser bem definidas. Quanto menor a amplitude térmica anual, menor é a duração das estações intermediárias. Aqui em POA, portanto, outono e primavera dificilmente chegam a durar 2 meses cada uma. Aí na serra gaúcha, onde vc mora atualmente, as estações intermediárias duram ainda menos, cerca de 1 mês!!! Veja que no caso de Caxias a mudança entre verão e inverno é muito rápida: Caxias do Sul janeiro: 20,5C (verão) fevereiro: 20,C (verão) março: 19,1C (verão) abril: 15,7C (outono) Outono de um mesinho só!! maio: 13,5C (inverno) junho: 11,9C (inverno) julho: 11,5C (inverno) agosto: 12,6C (inverno) setembro: 13,9C (inverno) outubro: 15,5C (primavera) novembro: 17,5C (primeira metade primavera e segunda metade verão) 1 mês e meio de primavera. dezembro: 19,4C (verão) Ano: 15,9C Curitiba, ao meu ver, devido a baixa amplitude térmica anual (apenas 7,6ºC), o outuno e a primavera são tiro curtíssimos, quase que havendo um pulo direto entre o verão e o inverno. Ctba: janeiro: 19,6C (verão) fevereiro: 19,9C (verão) março: 19,0C (verão) abril: 16,7C (outono) maio: 14,6C (inverno) junho: 12,2C (inverno) julho: 12,8C (inverno) agosto: 14,0C (inverno) setembro: 15,0C (inverno) outubro: 16,5C (primavera) novembro: 18,2C (verão) dezembro: 19,3C (verão) Vejam que, enquanto Uruguaiana tem 4,5 meses de meia estação, Caxias tem apenas 2,5 meses e Ctba menos ainda, com 2 meses (se não for menos. Os curitibanos poderiam confirmar para mim). Acima de Curitiba acredito que nem haja mais meia estação. É verão e inverno e deu.
  6. :?: Então a pergunta do Ronald jamais poderia ter sido feita! Afinal todo lugar tem a sua peculiaridade. Por este teu pensamento não posso dizer que Xanghai é mais fria que POA (ambas 30º de latitude), pois a primeira tem uma sibéria nas suas costas.
  7. Por Favor, quais locais no hemisfério norte com Latitude e altitude semelhantes a qualquer cidade do Brasil, nas mesmas condições, onde o inverno seja mais quente em médias, tminima e tmáxima? Por Favor, informem.... 1 - Califórnia é mais quente. LA (33N) tem média de 12ºC, igual a de Pelotas (32S). 2 - Arizona é mais quente. 3 - Norte do México é mais quente. 4 - Açores é mais quente. A média de janeiro lá é de 14ºC. 5 - Sul de Portugal é mais quente. Lisboa, paralelo 39N tem média de 11ºC, igual à de Sta. Vitória do Palmar que está em 33S. 6 - O Norte da África é mais quente. Os locais mais frios são: 1 - Sul dos EUA (Texas até norte da FL). 2 - Oriente Médio. 3 - Ásia inteira.
  8. Vc está certo. Esta onda de calor não pegou a gente aqui. A máxima absoluta do verão ficará mesmo em dezembro/2008.
  9. Vamos ter que marcar um encontro pra falar disso!! Preparem suas orelhas! Já estou num tratamento de gelo nelas a partir de agora! Imaginem se o Alexandre volta pra POA direto para um encontro do BAZ e no mesmo momento o Grêmio é bicampeão do mundo e dá uma nevasca em POA. O cara simplesmente explode!! BUUUUUUMMMMMMMM!!!!! :lol: Abraços atômicos! :lol: :lol:
  10. Em POA nenhuma cara de outono. Temos atmosfera instável, calor e abafamento. Fora a vegetação, toda verde.
  11. Poxa! Quer comparar os extremos de POA e o Noroeste?? Somo a única região do RS com mínima de litoral e máxima de interior. Eu disse ÚNICA!!! No litoral as máximas ficam constantemente abaixo de 30° no verão fora casos isolados; o noroeste tem mínimas negativas quase todos os invernos e noites de céu limpo. Isso é o que NÃO temos aqui. Se formos para o oeste do Guaíba já temos média de 13,X° no mês mês frio, como disse o Bruno, e essa queda na média compensada ocorre devido as mínimas, já que as máximas ao oeste de POA no inverno são semelhantes. Ao N temos a serra; à E temos o litoral, esse sim com médias similares à POA junto à costa durante o inverno (desconfio que a região entre POA e Osório seja mais fria do que aqui, como S. Antônio da Patrulha), mas com o verão entre 22,X°/23°. Ao S nem comento: é mais ameno no verão e porções como Camaquã tem média de 12,X°/13° no inverno. Agora pegue as médias gaúchas que os bazianos não gostam no inverno e não gostam no verão e ponha no mesmo lugar. Esse lugar é POA. Agora tenho 20,9° e 82% com céu limpo. Pressão em 1012,1 mb e não há vento! Tive máxima de 27,8°. Abraços porto-alegrenses! Taí um cara que captou bem a essência da cidade. Eu rio de amigos curitibanos que reclamam de 30, 31ºC. Chamam de "inferno". Hehehe chega a ser hilário. P.S.: Um dia eu ainda me mudo pra Curitiba pra nao precisar dormir 80% das noites com ar-condicionado ligado no verão... Minha última mensagem foi postada à 0:37. Como coloquei, fazia 20,9° no momento e o tempo estava bom. Sabem qual foi a mínima aqui?? Majestosos 19,9°. É disso que falo: queda de 1,0° durante praticamente toda a madrugada. Isso mesmo: um grauzinho. Agora já está 28,7° com 60% e vamos aos 30°. A temperatura tem dificuldaaaaade para cair, mas sobe rapidinho. Será mais um dia de calor. Abraços porto-alegrenses. Marcos, nosso frio aqui não é de perda de radiação, mas de ingresso de ar frio. Bom é aliar o dois, como ocorre na serra em noites frias de céu claro. Daí é uma maravilha ver temperatura negativa já às 20hs.
  12. Ricardo, a temperatura média de inverno em TM é superior à média de POA no mesmo período ? Não! Mas as médias se aproximam, porquê? Pela continentalidade!!! POA tem máximas mais baixas, mas mínimas mais altas. Mas atentem que isso é uma estimativa pra TM, em 2007 a média das mínimas em julho ficou em 7ºc e pouco, depois procuro nas tabelas. Valores de interpolação no Tempo Agora: Porto Alegre, junho: Mín.: 10,7ºc Máx.: 19,7ºc Média: 15,2ºc Três de Maio, julho: Mín.: 8,9ºc Máx.: 20,8ºc Média.: 14,85ºc Não é exagero falar da amplitude, registramos temperaturas de -5ºc em vales e baixadas (como o de SR) e máximas bem elevadas em outros dias. As médias de POA não devem ser parâmetro para nada, a não ser para nós mesmos porto-alegrenses. Toda e qualquer cidade do paralelo 30ºS da América do Sul possui média do mês mais frio <13,xºC, vide o caso de Santa Maria, Uruguaiana, Rio Pardo, Taquari, Alegrete e Viamão, sendo as duas últimas na casa dos 12,xºC. O caso de Viamão impressiona. É a QB de Porto Alegre. A cidade está a 10km daqui e possui média de julho de quase 2ºC mais baixa. Para quem não conhece Viamão, ela se encontra na face sul do Morro Santana (311 metros, sendo o mais alto de POA). Ela possui um leve efeito baixada nos seus dados. Aliás, na zona rural do município de POA, nas baixadas de 200 metros de altitude entre os morros da Polícia (300 metros) e Santana (311 metros), acredito em média pouco abaixo dos 12ºC em julho. Afinal, temos até Vindima nesta localidade! Meu chefe tem belos parreirais nesta região da cidade. POA, assim como Rio, possui muitos microclimas.
  13. Frio em Março é algo raro!! Tanto que a sua média é quase igual a de janeiro aqui em POA. São décimos de diferença.
  14. Vejam : -Indaial SC : 24,1 - Med Bim Jan09: 23,4 (15,1 / 35,5) - 266,2 mm (-01,0) Fev09: 24,7 (18,3 / 34,9) - 126,6 mm (-00,1) -Florianopolis SC : 24,6 - Med Bim Jan09: 24,0 (15,9 / 34,8 ) - 223,4 mm (-00,3) Fev09: 25,1 (18,5 / 32,1) - 140,0 mm (-00,4) Fez o fechamento de fevereiro? Não vi no site ainda... :idea: É o momento mais esperado do mês
×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.